Onde ficar em Nova Veneza, Santa Catarina: pousadas e hotéis

Onde ficar em Nova Veneza, Santa Catarina: pousadas e hotéis

Conhecida como a cidade mais italiana do Brasil, é preciso saber onde ficar em Nova Veneza, ao sul de Santa Catarina, para aproveitar bem tudo o que ela oferece.

Eu passei 2 dias na cidade e fiquei muito bem hospedada, pois apesar de pequena, Nova Veneza oferece uma boa estrutura turística, com restaurantes fantásticos, ruas seguras, lojas formidáveis e, claro, lindas pousadas e ótimos hotéis. E isso se reflete nos serviços oferecidos.

Para te ajudar a decidir onde se hospedar, neste artigo selecionei os melhores hotéis em Nova Veneza, como Hotel Bormon, Hotel Dolomiti e pousadas em Nova Veneza que são fantásticas.

Além disso, te conto quando ir, quantos dias ficas e quais são as festas típicas da cidade, pois dessa forma você pode planejas a sua viagem com tranquilidade e pode conhecer melhor e decidir o que fazer em Nova Veneza.

Conheça agora as melhores indicações de hospedagem e aproveite, este pedaço italiano no Sul do Brasil.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Nova Veneza

Seguro viagem para viajar no Brasil »

 

Nova Veneza: turismo

Localizada a 17 km de Criciúma, a 72 km do Aeroporto de Jaguaruna e 233 km do Aeroporto Hercílio Luz na capital Florianópolis, Nova Veneza faz parte do roteiro Encantos do Sul e tem muito a oferecer.

A cidade também é uma boa opção para uma viagem de 1 dia se estiver em Porto Alegre ou outras cidades do Rio Grande do Sul, afinal ela fica a 3 horas e meia de carro da capital gaúcha.

Ela é conhecida como a Capital da Gastronomia Típica Italiana e também sedia o Carnevale di Venezia, evento que replica todo o charme do clássico Carnaval italiano em outro país preservado por séculos, com bailes e máscaras e muito requinte.

Entre outros atrativos do destino, está uma gôndola original veneziana doada pelo governo de Vêneto que fica na praça central, um museu sobre o Carnevale di Nova Venezia.

Além disso, na cidade encontra-se um santuário que reúne 70 mil peregrinos no mês de maio, casas de Pedra com mais e 120 anos com muitas histórias da imigração italiana e uma hospitalidade aconchegante do povo neovenezianos.

CLIQUE AQUI para alugar um carro mais barato em Santa Catarina »

 

Quando ir a Nova Veneza?

foto da Gôndola em Nova Veneza
Gôndola Lucille | Foto: QVM.

Antes de te dar sugestões de onde ficar em Nova Veneza, falarei sobre quando ir para Nova Veneza. A alta temporada na cidade, que fica ao sul de Santa Catarina, acontece no mês de junho, graças a dois eventos importantes que ocorrem quase que simultaneamente:

  • Festa da Gastronomia Típica Italiana
  • Carnevale de Venezia

Tudo sobre => Clima em Santa Catarina

 

Festa da Gastronomia Típica Italiana

Festa da Gastronomia Típica Italiana
Quarto da Casa de Pedro | Foto: QVM.

Cerca de 95% dos moradores de Nova Veneza são descendentes de italianos. Logo, não é exagero afirmar que essa é a cidade mais italiana do Brasil. A cultura da Itália está presente nos sobrenomes, mas também no jeito de se comunicar, na dança, nos eventos, e, claro, na cozinha.

E é esse cômodo das casas que guarda as melhores histórias! Histórias de luta pela sobrevivência, de amor pelas tradições e de vínculos familiares inesquecíveis. Por isso, a comida tem um papel importante em Nova Veneza.

Festa em Nova Veneza Santa Catarina
Comida em Nova Veneza | Foto: QVM.

As receitas foram passadas de geração em geração e elas são as maiores estrelas da Festa da Gastronomia Típica Italiana. O nome do evento faz jus à herança europeia, mas com pratos que acabaram se adaptando ao Brasil, com ingredientes locais.

O evento ocorre em dois finais de semanas seguidos, em 2020 será entre 11 e 13 de junho; e 18 a 21. Na programação, além da farta comida típica italiana, há apresentações culturais e artísticas, concursos e diversas atrações.

Ah e para saber mais sobre gastronomia da cidade, sugiro a leitura do artigo sobre os restaurantes em Nova Veneza, com opções para o ano todo.

 

Carnevale de Venezia

Museu do Carnavale di Venezia
Quarto da Casa de Pedro | Foto: QVM.

O Carnevale de Venezia é o ponto alto da Festa da Gastronomia Típica Italiana. Ele ocorre como parte da programação, mas tem tanto brilho que hoje é uma das maiores atrações de Nova Veneza.

E não é para menos: imagine um Carnaval típico da Veneza original com máscaras, fantasias e marchinhas de Carnaval cantadas em italiano. Demais, não? Vale lembrar que esse é o maior evento desse gênero fora da Itália.

Por isso, atrai muitos turistas nos dias da sua realização, todos ávidos para viver o glamour e mistério dos mascarados nos desfiles e bailes tradicionais.

Interior de Santa Catarina
Personagens do Carnevale di Venezia na entrada da cidade | Foto: QVM.

Os desfiles pelas ruas de Nova Veneza reúnem cerca de 500 personagens distribuídos em carros alegóricos e blocos temáticos.

As máscaras e roupas são produzidas por artesãos e artistas locais. Em 2019, 120 mil pessoas passaram por Nova Veneza durante a realização do evento.

Se você não visitar a cidade nessa época (como eu), vale a pena conhecer um dos principais pontos turísticos de Nova Veneza, o Palazzo Carnevale de Venezia, um museu que expõe peças usadas durante o carnaval, onde você pode até se vestir como um folião veneziano e tirar fotos.

 

Nova Veneza no inverno

Nova Veneza no inverno
Personagens do Carnevale di Venezia | Foto: QVM.

Além de junho, os demais meses de inverno também são ótimas pedidas para aproveitar Nova Veneza. A gastronomia combina muito com o clima mais frio e você pode se esbaldar nos vinhos, carnes e sequência de fondues de queijo e chocolate.

   

O clima europeu da região influenciou na escolha de Nova Veneza para receber os imigrantes de Vêneto em 1891.

Hotel em Nova Veneza
Fondue em Nova Veneza | Foto: QVM.

Suas características territoriais também pesaram, já que as montanhas da Serra Geral têm escarpas que lembram em menor escala as Dolomitas na Itália, uma cadeia montanhosa dos Alpes orientais no norte da Itália, que se estende entre as províncias de Belluno, Bolzano, Trento, Údine e Pordenone.

Em 2019, nos dias mais frios, os termômetros registraram 4°C com sensação térmica ainda menor durante a madrugada.

arredores de Nova Veneza
Serra do Rio do Rastro | Foto: QVM.

E sua proximidade com a Serra Catarinense (26 Km) garante passeios agradáveis nos arredores, como para Serra do Rio do Rastro, uma das paradas imperdíveis em um roteiro pelo Sul de Santa Catarina.

Adquira => Passeios guiados em Santa Catarina

 

Verão em Nova Veneza

Tours guiados em Nova Veneza
Casas de Pedra em Nova Veneza | Foto: QVM.

Se por um lado o inverno propicia experiências para aquecer, no verão, Nova Veneza é um ótimo destino para o ecoturismo em Santa Catarina. Embora não tenha explorado essa vertente, os arredores de Nova Veneza oferecem cachoeiras e trilhas em meio à natureza exuberante.

Ecoturismo em SC
Reserva ecológica em Nova Veneza | Foto: QVM.

Nos dias mais quentes dá para acampar próximo à Serra e encontrar mirantes em meio à Mata Atlântica, além de fazer trilhas até as Casas de Pedra ou visitar a Barragem do Rio São Bento, na vizinha Siderópolis. Nas proximidades, também tem vinícolas e cervejarias artesanais, bem refrescantes para os dias mais quentes.

Capital => City Tour em Florianópolis

 

Quantos dias ficar em Nova Veneza?

Onde tirar foto em Nova Veneza
Letreiro em Nova Veneza | Foto: QVM.

Algumas pessoas fazem um roteiro de 1 dia em Nova Veneza. Eu acho pouco se você quer ir além da maravilhosa Gôndola Lucille, que fica na Praça central Humberto Bortoluzzi em um lago artificial.

Recomendo 3 dias para aproveitar bem a gastronomia e cultura italianas da cidade e arredores ou, no mínimo, 2 dias para ficar só na cidade e partir para outros destinos no Sul de Santa Catarina.

Conforto => Hotéis fazenda em Santa Catarina

 

Onde ficar em Nova Veneza?

Onde ficar em Nova Veneza?
Hotel Dolomiti em Caravaggio, Nova Veneza | Foto: QVM.

Por ficar pertinho de Criciúma (17 km) muitas pessoas costumam se hospedar nessa cidade vizinha. Mas não indico, já que Nova Veneza oferece estabelecimentos confortáveis e bem estruturados para os turistas.

Além disso, para vivenciar a experiência tipicamente italiana é interessante aproveitar cada minuto na cidade, como os cafés da manhã fartos e jantares regados à vinho e muita massa. Por isso, minha dica de hotel em Nova Veneza é o lugar onde fiquei hospedada: o Hotel Dolomiti Caravaggio.

 

Hotel Dolomiti Caravaggio

Melhor hotel em Nova Veneza SC
Hotel Dolomiti em Caravaggio, Nova Veneza | Foto: QVM.

O Hotel Dolomiti em Caravaggio foi onde me hospedei em Nova Veneza. Na verdade, ele está localizado no distrito de Caravaggio, ele está a 6 km da área central de Nova Veneza e também pertence a cidade.

Essa hospedagem fica em uma área menos urbana da cidade e você pode apreciar momentos de calma e vista para as montanhas da Serra Geral.

Lugares para ver em Nova Veneza
Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, Nova Veneza | Foto: QVM.

Um ponto turístico de Nova Veneza está bem à sua frente: o Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio. É só atravessar a rua e você estará no espaço que recebe até 70 mil peregrinos no mês de maio.

Este hotel é novo e tem arquitetura inspirada nos Alpes Italianos. Com apenas 2 anos no Booking, ele tem nota 9.5 e é avaliado com excepcional pelos hóspedes que nele ficaram hospedados.

Hotel com café da manhã em Nova Veneza SC
Café da manhã diário no Dolomiti em Nova Veneza | Foto: QVM.

Para mim, os destaques são para os quartos com uma cama super confortável, a varanda com uma vista espetacular e o café da manhã bem servido, com bolos e frutas sempre fresquinhas.

Hospedagem em Nova Veneza
Café da manhã no Dolomiti, Nova Veneza | Foto: QVM.

Cada quartos deste hotel possuí TV de tela plana a cabo, banheiro privativo, varanda, ar-condicionado, varanda com um lindo visual e mesa de trabalho.

   
Hotel bom e barato em Nova Veneza Santa Catarina
Quarto do Dolomiti com cama de casal é bem compelto | Foto: QVM.

O staff também foi excelente no atendimento me auxiliando com o mapa da cidade, localização, distâncias e dicas de turismo.

Na hora de fazer sua reserva tenho uma dica especial: peça um quarto com varanda para a Santuário e acorde mais cedo para pegar uma luz solar perfeita!

Pontos turísticos em Nova Veneza dicas
Vista exuberante da varanda do Hotel Dolomiti para começar bem o dia | Foto: QVM.

Importante salientar que o hotel tem acessibilidade com elevador e rampa e também mantém práticas sustentáveis, como mecanismos inteligentes de controle do consumo de água e energia e fazem a separação do lixo para reciclagem. Ações super relevantes para quem procura fazer um turismo sustentável e com menos impacto no meio ambiente.

Onde ver? => Neve em Santa Catarina

 

Outros hotéis e pousadas em Nova Veneza

hotel bormon nova veneza
Aproveite o visual durante o café da manhã no Bormon Hotel | Foto: Booking.
  • Bormon Hotel: um pouco mais à frente, na chegada de Nova Veneza, fica este hotel muito famoso na cidade. Com piscina ao ar livre e uma extensa área verde para aproveitar, o destaque do local vai para o visual, simplesmente deslumbrante. O wi-fi funciona muito bem e os quartos contam com ar-condicionado, TV e frigobar. Nota dos hóspedes: 9,4.
  • Pousada Pouso das Águas: situada em uma área com bastante verde, trata-se de uma casa de temporada completa,  onde os hóspedes podem aproveitar a cozinha com micro-ondas, churrasqueira, cama de casal e mesa de jantar. Nota dos hóspedes: 9,2.
  • La Nostra Terra Pousadatambém com um belo jardim, estes chalés em Nova Veneza possuem quartos bem equipados, com ar-condicionado, TV e varanda; além de contar com um ótimo café da manhã. Nota dos hóspedes: 9,9.


Booking.com

 

Quartos, apartamentos e casas para alugar em Nova Veneza

Incrível => Rota da Baleia Franca em Santa Catarina

 

Saiba onde ficar em Nova Veneza

Com um pouco mais que 13 mil habitantes, Nova Veneza é um destino turístico que vale a pena incluir no seu roteiro pelo sul de  Santa Catarina.

Apesar de pequena, a cidade conta com uma boa infraestrutura para receber bem seus visitantes. São restaurantes, eventos e hotéis preparados para uma típica experiência italiana. Vale a pena conferir.

Uma dica importante é para que você faça a reserva com antecedência do hotel escolhido, pois assim você garante a hospedagem e o quarto desejado; além de planejar sua sua logística de roteiro com maior tranquilidade.

Para finalizar, recomendo o artigo cidades de Santa Catarina, onde você conhecerá os destinos mais turísticos deste estado que é tão plural e que atraí tantos turistas todos os anos.

E você, já decidiu onde ficar em Nova Veneza? Tem algum hotel ou passeio para indicar na cidade mais italiana do Brasil? Deixe sua resposta nos comentários abaixo.

Até + !!!

 

A viagem a Nova Veneza foi um convite do Visite Nova Veneza, receptivo da Roteiros do Sul, com apoio do SebraeSC, mas as opiniões são de livre expressão da autora.

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Polly Batista

ESCRITO POR

Polly Batista

Penso que todas as coisas são parte de mim. Procuro pelo mundo pedaços da minha alma escondidos em cada novo destino, cada pessoa, cada cultura, cada monumento. Os lugares me revelam o quanto sou pequena, ignorante e humana e, ao mesmo tempo, o quanto somos ricos, parecidos e divinos. Me sinto grata em redescobrir isso em cada viagem.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *