Serra do Rio do Rastro: o que fazer, mapa, hotéis e restaurantes

Serra do Rio do Rastro: o que fazer, mapa, hotéis e restaurantes

Você já ouviu falar na Serra do Rio do Rastro? Sabe quantos quilômetros ela tem? Já viu um mapa da região? Neste artigo você saberá mais desse ponto turístico da Serra de Santa Catarina.

A Serra do Rio do Rastro é uma rodovia de aproximadamente 35 km de extensão com 284 curvas. E, se por fotos já é incrível, tenho uma notícia, ao vivo é ainda mais. E, engana-se quem pensa que agrada somente a subida ou a descida da serra.

Há muito o que fazer nas cidades próximas durante o passeio e ótimas opções de hotéis. A região é bastante visitada no inverno, mas você pode visitá-la durante o ano todo. Recomendo apenas que, se quiser boas fotos, vá nas estações mais quentes, com sol forte.

Se você está pensando “o que pode ter demais em atravessar uma serra?”. Te respondo: tudo! Essa experiência única é cheia de beleza e adrenalina. Para você ter uma noção, algumas curvas são tão fechadas que caminhões precisam utilizar as duas pistas e avisar os outros motoristas, buzinando, que eles estão manobrando.

O ponto mais alto da Serra do Rio do Rastro fica a mais de 1.400 metros de altitude. É onde está o mirante principal além de muita Mata Atlântica preservada. Prepare-se para ver alguns dos monumentos e cachoeiras mais interessantes do Brasil.

Você pode fazer o caminho em qualquer sentido, mas a descida é mais impactante. Preparado para conhecer esse local incrível? Então, veja o mapa da Serra do Rio Rastro e aproveite o caminho!

Planeje sua viagem => Hotéis na Serra do Rio do Rastro

Seguro viagem com cobertura nacional »

 

Dicas da Serra do Rio do Rastro

Quantos km tem a Serra do Rio do Rastro
Serra do Rio do Rastro | Foto: Otávio Nogueira, via Wikimedia Commons.

A Serra do Rio do Rastro é uma rodovia de aproximadamente 35 km de extensão com 284 curvas cortada pela SC-390 e fica localizada entre as cidades de Bom Jardim da Serra e Lauro Muller, no sul do estado.

De tão cheia de curva, não é nada incomum um veículo ter que dar espaço para outros maiores durante a descida.

Para você conhecer melhor essa que é uma das principais atrações de Santa Catarina, darei as seguintes informações neste artigo:

  • Como chegar na Serra do Rio do Rastro
  • Pontos turísticos na Serra do Rio do Rastro
  • Hotéis na Serra do Rio do Rastro
  • Restaurantes na Serra do Rio do Rastro

CLIQUE AQUI para reservar seu carro em Florianópolis »

 

Como chegar na Serra do Rio do Rastro

Serra do Rio do Rastro ao vivo
Há vários caminhos saindo de Floripa | Foto: Zelobio, via Wikimedia Commons.

Partindo da capital do estado, Florianópolis, você deverá passar pela SC-282 e consequentemente pelos municípios de Santo Amaro da Imperatriz, Rancho Queimado e Bom Retiro. Em Bom Retiro, você pegará a SC-110 para passar por Urubici e chegar até a SC-390.

Ali, você deve se dirigir para a cidade de Lauro Muller e então, dentro de 40 km percorridos você estará no topo da Serra do Rio do Rastro. Você também pode sair de Florianópolis pela BR-101 e seguir até encontrar a sinalização que indique o caminho para a Serra do Rio do Rastro.

Essa sinalização fica perto da cidade de Criciúma, cerca de 2h30 depois. Por essa opção você passará por Orleans, cidade vizinha de Lauro Muller, utilizando a SC-446. De Lauro Muller até Bom Jardim da Serra você percorrerá os 35 km que passam pela Serra do Rio do Rastro.

Agora, se você vem de mais longe, como de São Paulo são cerca de 850 km de estrada para rodar. Por isso, o avião costuma ser a melhor escolha. Sugiro que pegue um voo até Florianópolis, alugue um carro no aeroporto de Florianópolis para seguir até a região da serra. E divirta-se!

 

Pontos turísticos na Serra do Rio do Rastro

A Serra do Rio do Rastro possui diversos atrativos ao longo de seu percurso para que você aproveite o passeio com tudo o que tem direito além de uma bela vista.

Já ressalto que existem três cânions bastante conhecidos na região, sendo que a formação deles data de algo entre 120 e 150 milhões de anos atrás.

Por isso, vale muito a pena a visita! Veja os principais atrativos da região.

  • Cânion da Ronda
  • Cânion das Laranjeiras
  • Cânion do Funil
  • Cascata da Barrinha
  • Mirante da Serra do Rio do Rastro
  • Parque Eólico

 

Cânion da Ronda

Serra do Rio do Rastro cidades próximas
Cânion da Ronda | Foto: Germano Roberto Schüür, via Wikimedia Commons.

O mais bonito dos três cânions para a maior parte das pessoas, o Cânion da Ronda pode ser acessado a partir do Parque Eólico (que está mais abaixo nesta lista). Ele recebeu esse nome, pois era ali que os tropeiros faziam a ronda toda a noite, para vigiar o gado e impedir que alguém o roubasse.

O passeio completo tem 3 km de caminhada leve, ida e volta. Os 6 km podem ser percorridos em  2 horas de caminhada.

 

Cânion das Laranjeiras

Serra do Rio do Rastro mapa
Cânion das Laranjeiras | Foto: Marcell Leonard Besser, via Wikimedia Commons.

Espetacular! Essa trilha de 12 km de percurso pode ser percorrida de carro em estrada de chão e mais 2,5 km que em uma caminhada. O passeio todo dura 4 horas e meia e também pode ser feito a cavalo.

O Cânion das Laranjeiras fica em propriedade particular, por isso, é preciso autorização para visitar.

 

Cânion do Funil

Serra do Corvo Branco
Cânion do Funil | Foto: João Batista Gonçalves Lostada, via Wikimedia Commons.

Esse passeio incrível tem 14 km que podem ser percorridos em uma caminhada que dura 4h30, mas também pode ser feito em veículos maiores. O Cânion do Funil fica em propriedade particular, por isso, é preciso autorização para visitar.

 

Cascata da Barrinha

Serra do Rio do Rastro notícias
Cascata da Barrinha | Foto: Larissa Fraga, via Wikimedia Commons.

A Cascata da Barrinha é pequena em seu tamanho, mas possui uma beleza impressionante. Abaixo do nível da estrada, ela fica perto do pórtico de entrada da cidade de Bom Jardim da Serra, uma das lindas cidades da serra de Santa Catarina que valem a visita.

Há um amplo estacionamento no local e um restaurante logo em frente. Apesar de a água ser muito fria, você pode nadar, se quiser.

No verão, é bastante comum que as pessoas se reúnam às margens da Cascata. E no inverno, as águas costumam congelar. Portanto, aproveite para curtir esse momento!

 

Mirante da Serra do Rio do Rastro

Paisagens Serra do Rio do Rastro
Mirante da Serra do Rio do Rastro | Foto: Vinicius Lannes Duer, via Wikimedia Commons.

A Serra, por si só, já é uma grande atração. Mas, o que deixa o passeio ainda mais legal é a possibilidade de apreciar a vista parando nos mirantes pelo caminho da subida, ou descida, para apreciar a vista e fazer registros da paisagem cercada pela Mata Atlântica preservada.

O Mirante da Serra do Rio do Rastro, considerado o principal, é o que fica mais alto, a mais de 1.000 metros de altitude e reserva os melhores registros. Os ventos são fortes, por isso, agasalhe-se!

Mesmo que lá embaixo, antes de subir a Serra não esteja tão frio. Se você fizer o percurso à noite, poderá apreciar uma de suas particularidades: a Serra é iluminada!

   

 

Parque Eólico

Parque eólico Brasil
Parque eólico tem 62 torres | Foto: Galoware, via Wikimedia Commons.

O Parque Eólico é uma daquelas coisas que você acha que nunca vai ver na vida, mas vai. É um passeio muito legal pra entender como parte da energia que alimenta a região é concebida. São 62 torres com 100 metros de altura e 37,5 m de hélice cada uma. Uma espécie de catavento gigante!

Cada torre pode gerar até 1,5 Mw/h, e abastecer uma cidade de cerca de 200 mil habitantes. É uma pena que nem todas as torres funcionem.

Por falta de manutenção e orçamento, há bastante unidades com defeito. Você já consegue visualizar as torres durante a subida da Serra. Mas, se quiser ver de pertinho, vai precisar pagar uma taxa de cerca de R$ 10.

 

Hotéis na Serra do Rio do Rastro

Você também encontra algumas opções de hospedagem bem bacanas na região da Serra do Rio do Rastro. Algumas delas até poderiam estar na lista de melhores hotéis em Santa Catarina. Confira:

 

Hotel Fazenda Boutique Terra do Gelo

Serra do Rio do Rastro hotel fazenda
Hotel Fazendo Boutique | Foto: Booking.

O mais acessível de nossa lista, o Hotel Fazenda Boutique fica em Bom Jardim da Serra. Com decoração rústica, toda de madeira, ele esbanja conforto e aconchego. Há uma cozinha compartilhada no local, mas o café da manhã é servido todos os dias.

O hotel também oferece espaço com churrasqueira e mesa de bilhar. Para os aventureiros, dá para fazer trilhas ou passear de bicicleta nas redondezas. No Booking ele é classificado como uma hospedagem Fantástica, e tem nota 9,2.

 

Hotel Fazenda Rota dos Cânions

Pousada Serra do Rio do Rastro
Hotel Fazenda Rota dos Cânions | Foto: Booking.

Com valores um pouco mais elevados do que a primeira opção, mas ainda mais baixos do que nossa próxima hospedagem, o Hotel Fazenda Rota dos Cânions fica bem no meio da Mata. Por onde você olhar, só enxergará verde e mais verde. Sem dúvida, é uma paisagem deslumbrante.

Com nota 8,8 no Booking, essa hospedagem é considerada Fabulosa por quem a visita. Na SC-390, a 7 km do Centro de Bom Jardim da Serra, o local oferece quartos com Wi-Fi gratuito, TV, banheiro, calefação, varanda, lençol térmico, lareira e vista da paisagem campestre.

Com uma decoração rústica e piso em parquet, assim como muitos hotéis fazenda em Santa Catarina, esse lugar tem móveis de madeira e cores aconchegantes.

O café da manhã diário e o lanche da tarde são preparados com produtos frescos da fazenda e o restaurante, que abre para o jantar, também serve uma variedade de pratos locais.

Aproveite para desfrutar de passeios de quadriciclo e a cavalo na região. Por fim, você ainda pode passear pelo Cânion do Funil, outro ponto turístico superimportante, que fica a cerca de 25 minutos de carro dali, e o Cânion das Laranjeiras, a menos de 1 hora.

 

Rio do Rastro Eco Resort

Resort Sul do Brasil
Rio do Rastro Eco Resort | Foto: Booking.

Extremamente luxuoso, essa opção é, sem dúvida, a mais cara da lista. Durante a alta temporada então, os preços disparam!

Mas, se você busca experiência, e pode investir, esse é o seu local. Avaliado com nota 9 no Booking, é considerado Fantástico pelo público que já conheceu o lugar.

Também pudera, toda a estrutura fica em meio à Serra, dentro mesmo, quase escondidinha entre a Mata Atlântica do local.

O Rio do Rastro Eco Resort fica em meio aos cânions e de frente ao mirante da Serra do Rio do Rastro. Um resort ecológico, o local tem lago, piscina coberta, banheira de hidromassagem, academia e restaurante.

É possível passear a cavalo, fazer trilhas e praticar canoagem. Cada um dos chalés por ali possui Wi-Fi gratuito e vista para o lago. Há também ar-condicionado, lençol térmico, varanda climatizada, banheiro, tv, telefone, cofre e frigobar dentro de cada chalé. Sem dúvida, uma verdadeira casa!

 

Mapa dos hotéis na Serra do Rio do Rastro



Booking.com

 

Restaurantes na Serra do Rio do Rastro

Cervejaria Lohn Bier

Restaurantes na Serra do Rio do Rastro
Lohn Bier | Foto: QVM.

Estado de Santa Catarina não poderia deixar de contar com uma boa cervejaria, mesmo na Serra. Logo na descida da Serra, a Lohn Bier, considerada por alguns como uma das melhores cervejas do estado, já tendo sido até premiada, está localizada logo ao lado direito da rodovia.

No mesmo local funciona também uma loja e um pub, garantindo, assim, a diversão de quem viaja entre amigos e os presentinhos da família. Lembre-se apenas de que se você pretende beber, não deve dirigir. Aliás, em local nenhum, muito menos perto de uma Serra.

   
pub perto da Serra do Rio do Rastro
Cerveja da Lohn Bier | Foto: QVM.

A Cervejaria Lohn Bier fica na Rodovia SC 390, Km 432 – Km Cento e Sete, Lauro Muller. Ela funciona de segunda à sexta, das 8 às 18 horas, aos sábados, das 9 às 18 horas e aos domingos, das 10 às 19 horas.

 

Churrascaria Cascata

Churrascaria Santa Catarina
Churrasco | Foto: Eduardo Gerhardt Martins, via Wikimedia Commons.

Ao lado do ponto turístico Cascata da Barrinha, essa opção é prática para quem está no meio do passeio e sente a fome apertar. Além da boa localização e vista para a cachoeira, a comida é excelente e muito bem recomendada.

A Churrascaria Cascata fica na Rodovia SC-390, 1379, Bom Jardim da Serra. Ela funciona de segunda a domingo, das 11 às 15 horas.

 

Restaurante Califórnia

Onde almoçar na Serra do Rio do Rastro
Restaurante usa fogão à lenha | Foto: Jonathan Wilkins, via Wikimedia Commons.

Simplicidade define o Califórnia. Se você gosta daquela sensação de comida de casa, feita em fogão à lenha, esse é o seu lugar. O preço é justo e o sabor junto ao atendimento são muito recomendados.

O Restaurante Califórnia fica na Rua Venâncio Borges Carvalho, 581 – Centro – Bom Jardim da Serra. Ele funciona de terça a domingo, das 11h30 às 15 horas.

 

Restaurante Carvalho

Comida a kg Serra do Rio do Rastro
Local tem ótima comida e preço justo.

Em um lindo local, em meio à natureza, o Restaurante Carvalho, sem dúvida, agrada quem busca ótima comida e preço justo. A paisagem é linda, e a quantidade de opções disponíveis no buffet, também.

O Restaurante Carvalho fica na Rodovia SC-438, Km 121 – Bom Jardim da Serra. Ele funciona todos os dias, com exceção das terças-feiras, das 11 às 15 horas.

 

Restaurante Tropeiro

Comida Serra do Rio do Rastro
É famoso por servir uma excelente costela assada (de chão!).

Serra e inverno pedem o quê? Churrasco, claro! Famoso por servir uma excelente costela assada (de chão!) e um ótimo espeto corrido, o Tropeiro ainda tem muitas opções de salada, pratos quentes e sobremesas. Além disso, conta com uma vista apaixonante da Serra. Alguns consideram esse o melhor restaurante da região.

O Restaurante Tropeiro fica na Rodovia SC-390, Km 123 – Barrinha, Bom Jardim da Serra. Ele funciona de segunda a domingo, das 11 às 15 horas.

 

Como aproveitar a Serra do Rio do Rastro

O que fazer na serra de Santa Catarina
Estrada da Serra do Rio do Rastro | Foto: Rog 800, via Wikimedia Commons.

Nada como uma boa dica para te ajudar a aproveitar ainda mais a viagem! Então, olha só algumas informações que podem te ajudar:

  • Se você quiser tirar boas fotos, espere para chegar ao Mirante da Serra, no final do percurso. São 1.460 metros de altura e muitas fotos incríveis esperando por você;
  • No Mirante você encontra estacionamento, banheiros, lojas, restaurantes e cafés. Mas lembre-se que como vimos, há muitas outras possibilidades para você se alimentar na região. A comida nesses lugares costuma ser cara porque o turista nunca acha que vai encontrar algo bom por perto;
  • O melhor horário para visitar o mirante da Serra do Rio do Rastro é entre 11 e 15 horas, para fugir da cerração, uma espécie de neblina. Esse também é o horário em que todos os restaurantes funcionam. Com sorte e um bom dia de sol, você consegue ver até 100 km de distância;
  • Na Serra tem trânsito. Então prepare-se para andar devagar!
  • O chão da Serra do Rio do Rastro é de concreto. Isso possibilita uma descida segura, para que os veículos não deslizem e causem acidentes em dias de neve e pista molhada;
  • Se você pretende visitar o Parque Eólico durante a semana, atenção, é preciso fazer agendamento prévio. O valor para conhecer o local é de 10 reais.

 

Tudo sobre a Serra do Rio do Rastro

Viu só quanta coisa legal você pode aproveitar na Serra do Rio do Rastro? Com uma programação antecipada e muitos agasalhos na mala, com toda a certeza, é possível desfrutar de momentos inesquecíveis durante esse passeio maravilhoso. Para saber mais sobre essa região leia também o post com um roteiro pelo Sul de Santa Catarina.

Confira o vídeo que o site oficial de turismo de Santa Catarina produziu sobre a serra catarinense!

E você, já foi para a Serra do Rio do rastro e tem uma história legal para contar, compartilhe nos comentários.

Até a próxima!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Mariana Fernandes

ESCRITO POR

Mariana Fernandes

Mariana Fernandes, 25 anos, é jornalista e leitora assídua. Nasceu em Blumenau (SC), mudou-se para São Paulo ainda criança e lá ficou por 17 anos. Agora, de volta às origens, vive em Blumenau novamente e é apaixonada por (re) conhecer sua cidade e o Estado de Santa Catarina. Faz pós-graduação em Marketing Digital e ama passar tempo com seu vira-lata de 4 anos: Bolt, o supercão.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Hotéis Fazenda

Veja as melhores opções de hotéis fazenda no Brasil

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Hotéis Fazenda

Veja as melhores opções de hotéis fazenda no Brasil

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *