Restaurantes em Florianópolis: onde comer bem e barato em SC

Restaurantes em Florianópolis: onde comer bem e barato em SC

Saber quais são os melhores restaurantes em Florianópolis é um passo importante para aproveitar ao máximo sua viagem para a capital catarinense.

Florianópolis é famosa por suas praias e belezas naturais, isso todo mundo sabe, mas é fato consumado que a ilha guarda outra maravilha: sua gastronomia, com deliciosas opções de restaurantes.

Cada vez que vou para Floripa, procuro conhecer algum estabelecimento diferente, mas existem aqueles que conto as horas para voltar a cidade e saborear pratos inesquecíveis.

Os frutos do mar são a base da alimentação em Florianópolis: a tainha, a ostra, o siri e o camarão são os principais ingredientes dos pratos típicos da região. A cidade oferece ainda ótimos restaurantes de culinária portuguesa, afinal Florianópolis teve colonização açoriana.

Claro que existem muitos outros pratos, como o mexilhão, a arraia e o berbigão, todos fazendo parte de comidas tradicionais… pastel, pirão, moqueca e tantas outras formas de preparo encontradas nos restaurantes em Florianópolis.

Mas afinal, quais os melhores restaurantes de Florianópolis?

Para te ajudar neste planejamento, neste artigo selecionei os 12 melhores lugares em relação a onde comer em Florianópolis, no Centro, Sul da ilha e em praias famosas, como Barra da Lagoa e Canasvieiras.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Florianópolis

Seguro para viajar no Brasil »

 

O que comer em Florianópolis?

*Vídeo oficial do Governo de Santa Catarina

  • Tainha Recheada Assada: este peixe é tão popular em Floripa que, em junho, acontece a Festa da Tainha; ela pode ser preparada também frita, mas essa versão assada com recheio e acompanhada de farofa é a minha dica para pedir nos restaurantes em Florianópolis.
  • Pirão de Peixe: figurinha carimbada nos restaurantes de Florianópolis e conhecido em todo o Brasil, o Pirão é feito com farinha de mandioca e um tempero verde que dá um gosto local todo especial. Existe também a versão do pirão de Feijão, onde a iguaria entra no lugar no peixe.
  • Berbigão: este molusco é muito tradicional em Florianópolis, porém está extinto do litoral catarinense e agora precisa ser importado. O prato mais famoso com ele é o Pastel de Berbigão, praticamente uma “obrigação” para turistas que visitam a Ilha da Magia.
  • Ostra: também é outra iguaria muito comum nos pratos da cidade. Isso porquê Florianópolis é conhecida como a Capital Brasileira das Ostras. O título foi dado pela cidade ser recordista em produção e comercialização deste crustáceo, principalmente gratinado com requeijão, parmesão e provolone.
  • Casquinha de Siri: dentre os frutos do mar em Florianópolis, esse se destaca e é um ótimo petisco para quem está na praia. Também é muito comum os turistas pedirem bolinhos fritos de siri, que combinam muito bem com uma cerveja gelada.
  • Anchova Grelhada: peixe tradicional em Floripa, sua versão mais pedida é a Anchova Escaldada, que significa sem espinhos. Trata-se de um feixe com sabor bem marcante.
  • Filé de Peixe ao molho de Camarão: é claro que o camarão não fica de fora da lista, sendo que ele vem em um molho suculento acompanhado um peixe frito; prato mais do que tradicional em Florianópolis.
  • Estopa de Arraia: trata-se de um prato com peixe desfiado refogado, que parece um emaranhado de fios. É muito comum nos restaurantes do Sul de Florianópolis.
O que comer em Florianópolis
Tainha recheada assada é uma das especialidade da gastronomia em Florianópolis | Foto: www.wikilicias.com.br.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Florianópolis »

 

Quais os melhores restaurantes de Florianópolis?

  1. Porto do Contrato
  2. Bar do Arante
  3. Ostradamus
  4. Bokas
  5. Delícias Portuguesas
  6. Temakin
  7. Coco Bambu Floripa
  8. Restaurante O Timoneiro
  9. Guacamole Cocina Mexicana
  10. Pizzaria Bel Mangio
  11. Mercado Público de Florianópolis
  12. Quinha Bar e Restaurante

Fácil => Alugue um carro mais barato em Florianópolis

 

Onde comer bem em Florianópolis?

1. Porto do Contrato

restaurantes florianópolis sul da ilha
Restaurante fica na areia da praia | Foto: Porto do Contrato.

Quem estiver na cidade e quiser experimentar as delicias feitas com a tainha não terá dificuldades, pois está incluída no cardápio de quase todos os restaurantes de Floripa, mas entre os mais famosos está o Porto do Contrato, em Ribeirão da Ilha, Sul de Florianópolis.

A tainha é um dos ingredientes mais comuns da culinária local e os pratos feitos com esse peixe variam muito.

Pode ser na brasa, no forno, recheada com farofa de camarão, assada com sal grosso ou como o gosto e a imaginação mandam. Independente da forma de preparo, os moradores locais afirmam que o segredo para uma boa tainha é o tempero!

Além do sabor incrível dos pratos, o restaurante em si é um charme, pois ele fica em cima da areia, praticamente colado nas águas rasas e calmas de Ribeirão da Ilha.

O estabelecimento reflete a influência portuguesa no bairro, sendo construído todo com paredes de pedras e tijolos aparentes, além de cercas de madeira e mesas decoradas no estilo dos restaurantes portuários da Europa. Incrível!

  • Endereço: Rod. Baldicero Filomeno, 5544 – Ribeirão da Ilha.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 12 às 22 horas; domingo das 11 horas e 30 minutos às 17 horas e 30 minutos.

Adquira => Pacote de viagem para Florianópolis

 

2. Bar do Arante

O tradicional Bar do Arante
O tradicional Bar do Arante, no Pântano do Sul em Florianópolis.

A tainha também faz parte da história do Brasil e de Floripa desde o século XVIII e a pesca acontece de março a junho, envolvendo toda a comunidade das vilas de pescadores.

Os pescadores partem para as praias de Floripa com águas mais quentes, principalmente a Praia dos Ingleses e a Barra da Lagoa, com seus pequenos barcos de madeira e aguardam dia e noite a chegada dos cardumes que se aproximam do sul.

Por isso outro lugar para experimentar esse tradicional prato típico de Florianópolis é o Bar do Arante. Ele fica de frente para a praia e também é muito elegante, com mesas de madeira e uma decoração muito peculiar: os clientes escrevem o que acharam da experiência em folhas de papel, que ficam expostas em todo o local.

  • Endereço: R. Abelardo Otacílio Gomes, 254 – Pântano do Sul.
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 11 horas às 23 horas.

 Imperdível => Tour Panorâmico em Florianópolis

 

3. Ostradamus

Restaurantes em Florianópolis
Ostras são tradição no Ribeirão da Ilha | Foto: Floripa Xperience.

A ostra é realmente uma tradição local. Só no bairro do Ribeirão da Ilha, são cerca de 130 fazendas marinhas produtoras de ostras.

Para quem quiser experimentar, o bairro do Ribeirão da Ilha é o melhor no quesito restaurantes que servem ostras na cidade. A maioria está a beira-mar, e além dos pratos deliciosos, você aproveitará uma vista incrível da Baía Sul e do Morro do Cambirela.

Entre os restaurantes mais famosos da região destaco o Ostradamus, que possuí mesas em cima do mar, proporcionando uma experiência incrível.

O Ostradamus é um local que serve pratos com ostras frescas e dispõe de uma carta de vinhos interessante para acompanhar. Além dos pratos tradicionais, as porções de pastéis também são uma delícia.

  • Endereço: Rodovia Baldicero Filomeno 7640 z – Ribeirão da Ilha.
  • Horário de funcionamento: de terça a sábado das 12 horas às 23 horas; domingo da 12 horas às 17 horas.

Conheça => Tour pelo Ribeirão da ilha em Florianópolis

 

4. Bokas

Onde comer em Florianópolis
Saboreie pratos excelente com camarão em Floripa | Foto: Bokas Restaurante.

Apesar de não estar entre os três pratos mais típicos de Floripa, a culinária da ilha é à base de frutos do mar, logo o camarão também tem um lugar especial no coração dos manézinhos, e por que não dos turistas.

O Boka’s é um dos mais famosos restaurantes para comer camarão em Florianópolis, com unidades na Lagoa da Conceição, Jardim Atlântico (continente) e Cachoeira do Bom Jesus. O slogan deles é “as maiores porções continuam sendo as melhores”. Realmente é muito bom!

Um prato bem típico é a sequência de camarão, que já virou uma tradição nos restaurantes de Florianópolis, onde é oferecida uma sequência de pratos, que variam de casa para casa, mas geralmente incluem: casquinha de siri, porções de camarão frito ao alho e óleo, frito à milanesa e ao bafo e, finalizando, um filé de peixe grelhado ao molho de camarão com acompanhamentos.

Experimente também a Moqueca de Salmão da casa, que é espetacular, principalmente se estiver visitando Florianópolis no inverno.

Para quem gosta de camarão é imperdível né? É tanto camarão que dá até para enjoar! Os principais restaurantes que servem a sequência de camarão estão na Lagoa da Conceição, principalmente na Avenida das Rendeiras. O Diego, morador de Floripa e autor do blog Meus Roteiros de Viagem, escreveu um guia sobre onde comer na Lagoa da Conceição.

  • Endereço: Av. Marinheiro Max Schramm, 3771 – Jardim Atlântico.
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 11 horas às 14 horas e das 18 horas à meia-noite.

De Florianópolis => Excursão às praias de Bombinhas

   
   

 

5. Delícias Portuguesas

restaurante português em Florianópolis
Armazém vende as principais iguarias da culinária portuguesa | Foto: Delícias Portuguesas.

Por conta da colonização açoriana, a culinária de Portugal está muito presente em Florianópolis. E a a maior prova disso é o restaurante Delícias Portuguesas, que apresenta em seu cardápio o melhor da gastronomia lusitana.

Se visitar o local não deixe de experimentar o Bacalhau do Chef, especialidade da casa que é simplesmente divina; além disso, os tradicionais doces portugueses são deliciosos, então “guarde um espaço” para eles na hora da refeição.

Ainda no local, você encontrará uma armazém, que vende as mais famosas iguarias portuguesas, como tremoços, queijos, bolos e outros aperitivos.

  • Endereço: R. Visc. de Ouro Preto, 559 – Centro.
  • Horário de funcionamento: de terça a sábado das 12 horas às 22 horas e 30 minutos.

Conheça => Excursão de Florianópolis para Blumenau e Pomerode

 

6. Temakin

restaurante japonês em Florianópolis
Comida japonesa também faz sucesso em Floripa | Foto: Temakin.

Para quem procura por um bom restaurante japonês em Florianópolis, recomendo o Temakin, que também possuí unidades e m Palhoça e entre os restaurantes em Balneário Camboriú.

O restaurante possuí uma elegante decoração oriental e poltronas muito confortáveis para se sentar. Você pode pedir as iguarias à la carte ou no tradicional rodízio, com entradas, sashimis, hossomakis, carpaccios, uramakis e muito mais.

Aproveite o melhor da culinária japonesa em Floripa!

  • Endereço: SC-401, 4850 – Saco Grande, Florianópolis.
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 19 horas às 23 horas e 30 minutos.

Tradicional => Excursão a Balneário Camboriú e Parque Unipraias

 

7. Coco Bambu Floripa

Shopping Iguatemi Florianópolis
Famoso restaurante fica no Shopping Iguatemi | Foto: Coco Bambu Florianópolis.

Se você é um daqueles turistas que desejam comer após fazer compras e passear por um bom shopping em Florianópolis, o Coco Bambu Florianópolis é uma opção muito boa.

Ele fica localizado no Shopping Iguatemi, um dos mais famosos da cidade, tendo um ambiente inmista, mais escuro; é ótimo para quem deseja ter um jantar agradável e sair para conversar em casal ou entre amigos.

Como não poderia ser diferente, no cardápio do Coco Bambu em Florianópolis predominam os frutos do mar, como a Tilápia, o Pirarucu e, claro, o Peixe ao molho de camarão.

Além disso, a casa ainda conta com petiscos, opções vegetarianas, carnes e drinques deliciosos.

  • Endereço: Shopping Iguatemi, Av. Me. Benvenuta, 687 – Santa Monica.
  • Horário de funcionamento: todos os dias 11 horas e 30 minutos à meia-noite.

Conforto => Traslados do aeroporto para o hotel em Florianópolis

 

8. Restaurante O Timoneiro

restaurante o timoneiro Florianópolis
Restaurante proporciona um visual espetacular | Foto: Restaurante O Timoneiro.

Se você estiver na ela Barra da Lagoa, no Leste de Florianópolis, recomendo que visite o Restaurante o Timoneiro, que é, sem dúvidas, um dos mais tradicionais da cidade.

Como ele fica localizado bem na beira da lagoa, das mesas é possível fazer as refeições observando as águas cristalinas, proporcionando um clima muito agradável.

No cardápio do restaurante, destaco nas entradas os bolinhos de bacalhau e as ostras gratinadas; nos pratos principais, experimente a Anchova Grelhada ou o Salmão ao molho de maracujá; caso prefira pedir porções, te indico a de Camarão a La Grillo ou a de Lula à Milanesa.

  • Endereço: R. Laurindo José de Souza, 205 – Barra da Lagoa.
  • Horário de funcionamento: de segunda à sábado das 11 horas às 23 horas; domingo das 11 horas às 22 horas.

Agende o seu => Tour pelas praias de Florianópolis

 

9. Guacamole Cocina Mexicana

restaurante mexicano em Florianópolis
Temática do restaurante é toda remetida ao México | Foto: Guacamole Cocina Mexicana.

Para quem procura por um bom restaurante mexicano em Florianópolis, o Guacamole Cocina Mexicana te faz ter um jantar tradicionalmente mexicano, pois, além da gasronomia, possuí uma decoração toda temática em homenagem ao país da América do Norte.

O ambiente é muito animado, com garçons que usam sombreiros e eventualmente com bandas mexicanas tocando músicas locais ao vivo.

Quanto ao cardápio, nele você encontrará Nachos, Antokitos, Tacos, Quesadillas, Burritos e, claro, a Guacamole que dá nome ao local. Você ainda pode pedir combos especiais para crianças (em homenagem ao Chapolim Colorado), cervejas, doces típicos e coquetéis especiais.

  • Endereço: Av. Jorn. Rubéns de Arruda Ramos, 2006 – Centro.
  • Horário de funcionamento: de terça a quinta e aos domingos das 18 horas e 45 minutos à meia-noite; sexta e sábado das 18 horas e 45 minutos à 1 hora.

Prático => Excursão de Floripa para o Beto Carrero World

 

   
   

10. Pizzaria Bel Mangio

pizzaria em Florianópolis
Bordas vulcão recheadas fazem sucesso entre os turistas | Foto: Pizzaria Bel Mangio.

O que não faltam na cidade são pizzarias e restaurantes em Florianópolis de cozinha italiana, de comida alemã, francesa, entre várias outras opções! É muito fácil comer bem em Floripa!

Por isso, te indico a Bel Mangio, que fica no Centro e é uma referência quando se pesquisa por pizzarias em Florianópolis. Ela possuí um visual rústico europeu e aconchegante, ótimo para um jantar em família ou em casal.

O grande destaque da casa vai para a borda vulcão, que possuí pedaços recheados e dão um sabor a mais para as pizzas, que podem ser pequenas, grandes ou gigantes.

Outro detalhe é que você ainda tem a opção de montar pizzas ao seu gosto, sejam salgadas ou doces.

  • Endereço: R. Des. Arno Hoeschl, 269 – Centro.
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 17 horas à meia-noite.

Rota Italiana => Excursão para Nova Trento e Brusque

 

11. Mercado Público de Florianópolis

Mercado central Florianópolis
Local é muito frequentado por locais e turistas | Foto: Mercado Público de Florianópolis.

Além de encontrar diversos tipos de produtos locais como artesanato, calçados, roupas e serviços gerais, o Mercado Público de Florianópolis se destaca também pela enorme quantidade de restaurantes, sendo uma das melhores dicas sobre onde comer em Florianópolis

Ao todo são 21 pontos de alimentação no local, entre eles, um fast-food, restaurante português, cafeterias, bares e muito mais. O mercado conta com uma espécie de praça de alimentação, com diversas mesas e cadeiras para comer confortavelmente; mas também existem outros lugares para comer entre as lojas, também com lugar para sentar.

Confira a lista com todos os restaurantes do Mercado Público de Florianópolis:

  • Norte – Quintal Açoriano Bar, Gelateria 32, Caldo de Cana Elias, Tampa’s Cafeteria, Cafeteria 53, Preço Bom, Paradinha do Fernando, Grigório Gelateria, Beer Boss, Quintal Açoriano, Colher de Pau, Boteco Vaiquemquer e Bob’s.
  • Sul – Restaurante Rancho da Ilha, Bar do Eloi, Quiosque da Brahma, Trapiche Bar, Sucos da Ilha, Box 32, Stazione Café e Balcão Mané.

Como todo Mercado Central de uma grande capital, nele você encontrará boxes para comprar (e experimentar) frutas típicas da região; agora, um diferencial deste local é que ele conta com muitas peixarias, com diversas opções de peixes e frutos do mar para comprar. Isso se deve a tradição da cidade com a pesca.

Não deixe de conhecer o Mercado Público, pois ele é, sem dúvidas, um dos principais pontos turísticos de Florianópolis.

  • Endereço: R. Jerônimo Coelho, 60 – Centro.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 7 horas às 22 horas; sábado das 7 horas às 14 horas (bares até às 17 horas).

Completo => City Tour em Florianópolis

 

12. Quinha Bar e Restaurante

restaurantes em florianópolis canasvieiras
Restaurante é ótimo para quem ama camarão | Foto: Restaurante Quinha.

A Praia de Canasvieiras, no Norte da ilha, também conta com um dos melhores restaurantes em Florianópolis e que atende muito bem a quem se hospeda nessa área.

Trata-se do Quinha Bar e Restaurante, que, entre outras iguarias, é especializado em uma das maiores paixões da gastronomia catarinense: o camarão.

A sequência de camarão da casa é muito famosa, assim como o Camarão an Moranga; em média, os pratos são bem servidos e servem duas pessoas. Trata-se de um ótimo lugar para comer frutos do mar na beira da praia.

  • Endereço: R. Me. Maria Villac, 301 – Canasvieiras.
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 11 horas à meia-noite.

 

Dicas de restaurantes em Florianópolis

Como você pôde ver, os restaurantes em Florianópolis agradam a diferentes tipos de paladar, mas a maioria deles não foge a especialização nos frutos do mar, que predominam entre as comidas típicas de Floripa.

Posso te assegurar que perto de qualquer uma das melhores praias de Florianópolis  ou dos pontos turísticos que estiver, você terá um bom lugar para se alimentar bem.

Para finalizar, recomendo o artigo roteiro em Florianópolis, com dicas para conhecer os principais atrativos da cidade e otimizar tempo, sabendo o que fazer em cada dia de viagem.

E você, quais destes restaurantes em Florianópolis pretende conhecer? Ainda tem dúvidas sobre o que comer em Florianópolis? Gostaria de compartilhar suas histórias e dicas? Deixe seu comentário abaixo!!!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Oswaldo Laranjeira Filho

    Qual o melhor lugar de Floripa para se comer frutos do mar,principalmente em Canasvieiras,onde vou ficar.

  2. Guilherme Tetamanti

    Olá Oswaldo, Indico o Quinha Bar e Restaurante. Abraços

  3. Diego M.

    A gastronomia da ilha realmente é muito boa. Mandou bem no post! Obrigado por citar o Meus Roteiros de Viagem!

  4. Guilherme Tetamanti

    Sempre um prazer indicar seu trabalho :)