Roteiro em Florianópolis: o que fazer em 1, 2 e 3 dias de viagem

Roteiro em Florianópolis: o que fazer em 1, 2 e 3 dias de viagem

Se você está pensando em passar alguns dias na capital de Santa Catarina, mas não sabe bem como montar um roteiro em Florianópolis com tantas opções de passeios para escolher, este post vai te ajudar nessa missão que está longe de ser impossível.

Florianópolis é muito movimentada e conhecida por suas lindas praias, mas há também muitas outras regiões que valem a pena serem visitadas, como a Lagoa da Conceição e o centro histórico. Preparado para conhecer todas elas? Então, arrume suas malas, salve este post em seus favoritos e vamos lá!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Florianópolis

Seguro viagem Brasil »

 

Como montar um roteiro em Florianópolis?

Você encontra aqui neste post roteiros com atividades para 1, 2 ou 3 dias de viagem, nas praias e no centro, tudo de acordo com o tempo que você tiver disponível para conhecer esse belíssimo estado da região Sul do Brasil.

Claro que quanto mais tempo para aproveitar, melhor. Mas, mesmo que você tenha apenas um único dia de viagem, sua experiência será inesquecível.

Como Floripa é uma região praiana e cheia de opções para aproveitar o mar, sugiro que você deixe para fazer esse passeio no verão.

E também, por ser um roteiro curto, aconselho que se hospede no Centro da ilha. Assim, seu deslocamento não será prejudicado e você poderá até mesmo utilizar o transporte público. Veja algumas das belezas da cidade no vídeo acima feito pelo Ministério do Turismo.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours em Florianópolis »

 

Roteiro de 1 dia em Florianópolis

Centro de Florianópolis
O Centro da cidade é uma ótima opção para começar a conhecê-la. | Foto: Andreia Reis, via Wikimedia Commons

Para o primeiro dia, considere também o tempo que você vai levar para chegar a Floripa. Se chegar durante a manhã, ou no meio da tarde, aproveite para começar seu roteiro pelo Centro.

Vá apreciar a vista do alto do Mirante do Morro da Cruz, tire aquela foto digna de cartão postal direto da famosa ponte Hercílio Luz, caminhe pela Avenida Beira Mar Norte, faça registros no trapiche e passeie de patinete elétrico.

Termine a noite no Mercado Municipal, comendo e bebendo muito bem, e ainda curtindo uma excelente música ao vivo.

Além de saborear um excelente cardápio, aproveite para apreciar a grandeza do Mercado Municipal, uma das principais atrações de Florianópolis. Uma construção antiga que data de 1898, onde você vai encontrar produtos artesanais, alimentos e excelentes frutos do mar.

Completo => City Tour em Florianópolis

Mercado Municipal de Florianópolis
Mercado Municipal é um passeio que não pode faltar | Foto: Rodrigo Soldon, via Wikimedia Commons.

Se você chegar no começo do dia e conseguir visitar o Centro com tranquilidade, saiba que a cerca de 20 minutos de carro, pouco mais a leste da ilha, você também pode visitar a Lagoa da Conceição e o Morro da Lagoa, com uma vista panorâmica incrível.

Seguindo esse trajeto, aproveite e vá parando pelas praias da região. Comece pela Praia Mole (águas frias, mar agitado, muito surf e areia fofinha), vá até a Praia da Joaquina (famosa por suas ondas, dunas e prática de esportes radicais nos dois locais) e um pouco mais adiante, chegue à Praia do Campeche.

Ela é outro cartão postal bem conhecido e fica em frente à Ilha do Campeche, além de ser ótima para banho e mergulho. Aproveite e descubra quais são as praias de Florianópolis.

Aproveite para conhecer também a Lagoa Pequena que fica ali perto, formada por água doce e localizada em um cenário com paisagem incrível.

Por ali, nas redondezas da Praia Mole, também fica a Barra da Lagoa, com um outro mirante belíssimo: o Ponto de Vista.

Na mesma região você também pode visitar a sede catarinense do Projeto Tamar, que fica em Floripa. Aproveite para conhecer de pertinho os cuidados da equipe com a proteção das tartarugas marinhas.

Incrível => Tour pelo Sul da ilha em Florianópolis

praias de florianópolis
Praia da Joaquina, uma das mais famosas de Florianópolis. | Foto: Mike Vondran, via Wikimedia Commons

A cerca de 10 minutos do Campeche, fica o Mirante do Morro das Pedras. Lá de cima a vista é incrível e você pode apreciar as belíssimas ondas da Praia da Armação.

Ainda na região da Lagoa, você encontra a Avenida das Rendeiras, onde ficam várias lojinhas que vendem artesanato local, inclusive as rendas tradicionais da região.

Por ali, você também encontra restaurantes, ótimas opções para o almoço ou lanche da tarde. Conheça também os melhores restaurantes de Florianópolis e dicas do que comer.

Aproveite para apreciar o pôr do sol na região, inesquecível, com toda certeza.

Se você for passar a noite em Floripa e se hospedar na Lagoa, aproveite para curtir as baladinhas do entorno, que são o point da ilha entre a galera mais jovem.

Fácil => Excursão para Balneário Camboriú

 

Jurerê Internacional

Agora, se você já ouviu falar de Jurerê Internacional, ficou fascinado pelo luxo e é pra lá que você quer ir assim que chegar em Floripa, então sugiro que inverta todo o processo e comece direto por Jurerê.

A praia está bem mais longe do centro e vai te tomar um certo tempo de deslocamento, mas é uma ótima opção para banho, com águas mais quentes, típicas do litoral norte da ilha. Deixe a visita às outras praias, dunas, centro, Mercadão e bares para o caminho de volta.

melhores praias de Florianópolis
Águas de Jurerê Internacional são calmas e quentes. | Foto: Tiago Vidal Dutra, via Creative Commons.

Caso viaje durante a alta temporada, as chances de que você fique por lá mesmo são grandes, pois há muita variedade de beach clubs que oferecem boa música e um cenário cheio de gente bonita durante todo o dia e também à noite.

Se você tem dúvidas de onde se hospedar, aproveite para conhecer os melhores hotéis de Florianópolis.

A 15 minutos de Jurerê você encontra o bairro português Santo Antônio de Lisboa, muito aconchegante e famoso pela bela vista que tem do pôr do sol. Uma das mais lindas da ilha, sem dúvidas!

Também a 15 minutos de Jurerê, mas na direção contrária a Santo Antônio de Lisboa, fica a praia de Canasvieiras.

Uma praia ótima, com águas calmas e muito bem frequentada, principalmente por turistas argentinos. Essa praia comumente acaba sendo a escolha de famílias que viajam com crianças.

São várias opções de rotas e lugares, mas se você não se alongar demais em cada uma delas, vai conseguir cumprir o roteiro em Florianópolis de um dia com sucesso.

   
   

Planejando alugar um carro em Florianópolis?
Dicas definitivas para alugar carros baratos em viagens

 

Roteiro de 2 dias em Florianópolis

Ilha do Campeche
Praia do Campeche é um ótimo local para prática de mergulho. | Foto: Rafael Baumer, via Wikimedia Commons.

Agora que você já visitou os pontos primordiais que um bom turista deve conhecer: Lagoa da Conceição, Dunas da Joaquina, Centro, Mercado Municipal e Jurerê, podemos partir para passeios um pouco mais elaborados.

Lembra que falamos sobre a Praia do Campeche? Pois é… na frente da praia encontra-se a Ilha do Campeche, um lugar super visitado por quem passa por Floripa. São cerca de 400 turistas por dia.

Faça um mergulho e observe a infinidade de peixinhos que existem sob as águas claras e calmas da ilha. Se você não curte mergulhar, existem diversas trilhas à disposição.

Se quiser almoçar por ali, também pode. O Campeche conta com opções de restaurantes para você aproveitar.

Paraísos => Tour pelas praias de Florianópolis

 

Programe-se com antecedência

Os passeios à Ilha do Campeche duram cerca de 4h e os barcos costumam sair de algumas praias que ficam nas proximidades.

Mas atente-se: esse passeio é procurado por muita gente, alguns barcos reservam espaço para agências de turismo em Florianópolis, por isso chegue bem cedo, ou vá direto a uma dessas agências. Caso contrário, você corre o risco de não conseguir espaço nos barcos e perder a viagem.

Eu já falei da Lagoa da Conceição por aqui, mas quem tem um pouco mais de tempo pode aproveitar para praticar alguns esportes bem legais em suas águas calmas.

Você pode praticar windsurf, kitesurf, vela, caiaque e até experimentar treinar seu equilíbrio ficando em pé em cima da prancha durante a prática do stand-up paddle.

Agora, que tal despir-se dos preconceitos e experimentar o que pode ser o passeio mais diferente do seu roteiro em Florianópolis?

A Praia da Galheta, é uma praia de nudismo bastante conhecida na região. Você consegue chegar até lá por meio de uma trilha, partindo da Praia Mole. Se você não quiser tirar a roupa tudo bem, o nudismo não é obrigatório por ali. Mas vale a experiência!

De Floripa => Excursão até Blumenau

Casa da Alfândega Florianópolis
Casa da Alfândega é um dos prédios históricos da cidade. | Foto: Rodrigo Soldon, via Wikimedia Commons.

De volta ao centro, o que acha de explorar essa região tão rica culturalmente com um olhar um pouco mais aguçado? Conheça a história e a tradição por trás do Centro de Floripa. A região não é tão grande e você consegue explorar tudo em uma tranquila caminhada.

Você pode começar pela Praça 15 de Novembro, ponto que marca o local em que a cidade foi fundada. Ali, bem no centro da praça, há uma figueira enorme, com mais de cem anos.

Dizem as boas histórias que se você der a volta na árvore algumas vezes vai atrair fortuna e casamento para a sua vida. Não custa tentar!

Ao redor da praça há também o Memorial ao Miramar e o Palácio Cruz e Sousa, que abriga o Museu Histórico de Santa Catarina. Aproveite para conhecer também o Forte Santana, praticamente embaixo da ponte Hercílio Luz e o Forte de São João da Ponta Grossa.

Visite também a Catedral Metropolitana, fundada em 1773, no ponto mais alto da ilha. Depois, passe na Casa da Alfândega, prédio fundado em 1876, e aprecie as inúmeras barracas que vendem cerâmica e outros tipos de artesanato local.

No Museu Victor Meirelles você encontra um acervo com pinturas do artista catarinense da época do século 19. Bastante interessante para quem gosta de arte e será um incremento e tanto em seu roteiro em Florianópolis.

Aventura => Trilha, rapel e escalada em Florianópolis

 

Roteiro de 3 dias em Floripa

Praias de Floripa
Não importa a praia escolhida, a vista será sempre privilegiada.

Agora que você já conheceu tudo o que deveria e até um pouco mais, chegou a hora de aproveitar seu tempo em Floripa para apreciar com calma outras belezas naturais além do que já é muito bem frequentado por turistas.

Confira algumas sugestões que, não necessariamente ficam próximas umas das outras. São apenas lugares legais que funcionarão como um passeio extra e entrarão como um bônus em seu roteiro. Descubra passeios para fazer em Florianópolis.

Aproveite para conhecer uma outra praia que também é muito conhecida: a dos Ingleses. Com suas areias movimentadas e águas quentes e tranquilas, ir aos Ingleses é certeza de encontrar praia sempre cheia de turistas.

   
   

As trilhas que ficam por ali levam para outras praias que ficam bem pertinho, como a Brava e Santinho. A Daniela também é uma praia que fica nessa região e é conhecida por ser muito tranquila.

Passeie também pela Avenida das Nações e visite outras ilhas menores de Florianópolis, como a Anhatomirim e Ratones, que são ótimas indicações para um passeio mais completo.

 

Compras de lembrancinhas

Vá até a Feirarte, feira que é uma tradição local no quesito artesanato e acontece religiosamente todos os domingos. A feira é um ótimo local para adquirir algumas lembrancinhas de viagem.

A Casa Açoriana também é uma ótima opção cultural se você tiver mais tempo disponível. Construída no século 18, ela também abriga obras de arte e peças feitas à mão por artistas da região. Confira também outras opções de shopping em Florianópolis para fazer compras na cidade.

Se você quer passeios diferentes em seu roteiro em Florianópolis, conheça Ribeirão da Ilha, distrito que é o maior produtor de ostras do Brasil, e delicie-se se você for fã desse fruto do mar.

Ribeirão da Ilha Floripa
Ribeirão da Ilha é um distrito calmo e paradisíaco. | Foto: Ademir Santos, via Wikimedia Commons.

Se você gosta de esportes e caminhada, faça a Trilha do Morro do Lampião, no Campeche, e visite também a Lagoa do Peri, bastante parecida com a da Conceição, mas com águas mais quente e claras. Ali você também pode praticar stand-up paddle e andar de caiaque.

Se você optar por viajar em meados de setembro, pode ser que encontre as famosas baleias brancas passeando pelo litoral de Floripa. É mais comum vê-las na Armação e na Praia Brava.

Prático => Excursão para o Beto Carrero World

 

Vida noturna

Existem diversos restaurantes e bares que você pode aproveitar na cidade. Claro que há aqueles que são mais famosos e isso você vai descobrir assim que chegar no local.

Neste post, preferi não te indicar nenhum local específico para não influenciar em sua experiência, afinal, comida, bebida e gosto musical são coisas bem particulares, não é mesmo? Se você busca por agito, leia também sobre as principais baladas de Florianópolis.

Agora, um estabelecimento que é legal que você conheça, é o Café Cultura, independentemente de seu gosto por café. Explico: assim como a Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro, o Café Cultura é uma relíquia de Floripa.

O prédio local já foi tombado como patrimônio histórico, e o café é considerado por uma revista de grande circulação nacional como a melhor cafeteria de Santa Catarina. Vale a pena conhecer! Além de café, você encontra um cardápio variado à disposição.

 

1 é pouco, 2 é bom e 3 é bom demais!

Planejar o roteiro de uma viagem é quase tão importante quanto a viagem em si. De acordo com o tempo que você tem disponível, você saberá com mais certeza como aproveitar melhor determinado lugar.

Este post buscou trazer variadas opções de roteiro em Florianópolis e também te mostrar que com 3 ou mais dias de viagem você pode ver tudo com mais de calma e até mesmo voltar aos seus pontos favoritos desse roteiro.

Não importa se você vai cumprir o guia completo ou se está em Floripa só de passagem, nosso objetivo principal é te ajudar a se sentir mais animado, localizado e familiarizado com todas as opções disponíveis para visitação. Tudo isso para que você faça uma excelente viagem!

E aí, gostou do roteiro em Florianópolis? Conte nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Mariana Fernandes

ESCRITO POR

Mariana Fernandes

Mariana Fernandes, 25 anos, é jornalista e leitora assídua. Nasceu em Blumenau (SC), mudou-se para São Paulo ainda criança e lá ficou por 17 anos. Agora, de volta às origens, vive em Blumenau novamente e é apaixonada por (re) conhecer sua cidade e o Estado de Santa Catarina. Faz pós-graduação em Marketing Digital e ama passar tempo com seu vira-lata de 4 anos: Bolt, o supercão.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *