O que fazer em Florianópolis: dicas incríveis de Floripa

O que fazer em Florianópolis: dicas incríveis de Floripa

Se você vai viajar pela primeira vez e não sabe muito bem o que fazer em Florianópolis durante seu passeio, esse é seu post ideal!

Aqui, você vai poder conhecer tudo o que há de mais importante sobre uma das capitais mais visitadas do Sul do Brasil para realizar sua próxima viagem como um expert no assunto, desde as famosas praias do norte até os principais pontos turísticos de Florianópolis.

Tenha informações sobre as opções de hospedagem para ficar. Saiba quais são os possíveis meios de locomoção e quais são os melhores para você e seu tipo de viagem.

Confira também o que fazer em Florianópolis com chuva, com museus e outros programas que te permitem aproveitar a viagem mesmo quando o clima não favorece para pegar uma praia.

Além disso, saiba onde comer em Florianópolis e tenha mais dicas incríveis para fazer com que sua viagem a Floripa seja inesquecível.

Planeje-se => Hotéis em Florianópolis

Seguro para viajar no Brasil »

 

O que não pode deixar de conhecer em Florianópolis?

*Vídeo oficial da Prefeitura de Florianópolis

Se você não conhece ou não pretende viajar a Florianópolis, mas chegou até aqui, saiba que este texto irá te fazer mudar de ideia. Floripa é a capital do estado de Santa Catarina, no Sul do Brasil, e atrai milhares de turistas, nacionais e internacionais, durante o ano todo, principalmente no verão, é claro.

Mas saiba que nem só de belas praias esse lindo estado é feito. Conheça aqui neste post tudo o que a famosa Ilha da Magia tem de melhor para te oferecer. Apaixone-se e faça desse um de seus destinos favoritos para viajar e relaxar, no Brasil e no mundo.

Preparado para virar um expert e conhecer tudo sobre Florianópolis? Então, vamos lá! Boa leitura!

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours em Florianópolis »

 

Pontos turísticos de Floripa

Praias de Floripa
Ponte Hercílio Luz é o cartão-postal de Florianópolis

Florianópolis certamente é uma cidade incrível. Além de lindas praias (mais de 40!), que são suas maiores atrações, há pontos turísticos em Florianópolis como a imponente ponte Hercílio Luz, que liga a parte da capital que fica no continente à Ilha de Santa Catarina.

Há também as dunas de areia da Praia da Joaquina, a Praia do Campeche com a ilha em frente, a Praia da Lagoinha, a incrível Lagoa da Conceição com uma piscina natural com uma paisagem lindíssima e uma incrível vista do pôr do sol; além de um belíssimo Centro Histórico, cheio de construções dos séculos passados e muito história para contar.

Incrível => Excursão de 1 dia na Ilha do Campeche

 

O que fazer em 4 dias em Florianópolis?

Turismo de Experiência é uma crescente em Florianópolis | Foto: Floripa Xperience.

Você já ouviu falar em Turismo de Experiência? Bom, o conceito foge um pouco do padrão e destina-se aos turistas que pretendem vivenciar a fundo a Ilha de Florianópolis, conhecer suas histórias, costumes e aprender mais afundo sobre suas tradições.

A experiência diferencia-se do turismo convencional, pois incorpora vivência e emoção, tornando memorável o próprio ato do consumo, dessa forma o turista não se limita apenas em ser um simples observador, ele participa e interage nas atividades; é o ator principal do turismo que escolheu.

Este modelo cresce a cada dia, pois o novo turista deseja ser surpreendido e emocionado.

O objetivo do turismo de experiência é estimular o envolvimento com as comunidades locais, o aprendizado de novas atividades através da arte de explorar os sentidos, como a produção de artesanato, práticas gastronômicas, realização de esportes, aventuras, brincar com o folclore local e conhecer as práticas religiosas, e assim envolver o turista em uma atividade em que ele é o personagem principal.

Esta modalidade de turismo ganha novos adeptos ano após ano, atraindo um público mais exigente que procura participar das experiências, com isso criando oportunidades de negócios para pequenas empresas desenvolverem a partir das suas histórias, hábitos, costumes e experiências únicas.

Conforto => Traslados do aeroporto de Florianópolis para o Centro

 

A Magia do Barro

Turismo de Experiência
Objetos de barro que fazem parte do folclore local.

O roteiro cultural das Meninas da Terra começa com um visita na Olaria Beira Mar para contar a história dos oleiros, equipamentos e antigas técnicas de barro. Em seguida, um passeio pelo Centro Histórico de São José resgata a cultura e religiosidade dos casarões.

Por fim, a experiência no ateliê das Meninas, uma casa super charmosa com vista para o distrito de São José. Aqui você aprenderá sobre as peças do folclore açoriano, como o boi de mamão, passarinhos e anjos, produzidos em barro e com pintura manual que dão um toque feminino e delicado no acabamento das peças.

Além do prazer de desenvolver uma peça artesanal em barro, as Meninas da Terra oferecem um local extrovertido, acolhedor, de genuína amizade regada a um saboroso café da tarde.

Completo => City Tour em Florianópolis

 

Feira da Freguesia

O que tem pra fazer em Floripa
Boi Brasão, na Feira da Freguesia em São José/SC.

São José está localizada na região continental de Florianópolis. Com a proposta de movimentar seu Centro Histórico e resgatar a tradição dos encontros dos moradores na praça, nasceu a Feira da Freguesia. Idealizada pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo, é aberta ao público e realizada sempre no segundo domingo do mês.

A feira é diversificada, onde os visitantes encontram desde o artesanato tradicional, como louças de barro, até antiguidades e móveis de madeira de demolição. As atrações folclóricas são apresentadas na praça Hercílio Luz, num palco montado, mas também aproveitam o coreto histórico do local.

Romântico => Tour ao pôr do sol com fotos na Lagoa da Conceição

 

Rafting no Rio Cubatão

Rafting em Florianópolis
Rafting no Rio Cubatão é um programa muito comum para quem viaja para Floripa | Foto: Apuama Rafting.

A cerca de 40 km distante da Ilha de Florianópolis, o município de Santo Amaro da Imperatriz é bastante conhecido por suas estâncias de água termal. Além disso, as opções de aventura também são populares, e agora ganhou algo a mais com o turismo de experiência.

Esta prática da experiência inicia-se com a confecção de bombas de barro e sementes de árvores nativas que serão arremessadas com um estilingue nas margens do rio para semeadura e reparação da mata ciliar.

Durante a oficina o turista recebe uma aula sobre o ecossistema local, flora e fauna visando identificar durante o percurso as árvores nativas. Na beira do rio com os equipamentos, o turista recebe a orientação necessária sobre segurança e procedimentos durante a descida do rio Cubatão Sul.

Essa nova modalidade da Apuama Rafting busca a interação do turista com o meio ambiente, para que ele tenha a aventura de descer uma corredeira, além de conhecer o percurso e a mata nativa que margeia o rio, aprendendo a importância da preservação ambiental.

Aventure-se => Rafting no Rio Cubatão

 

Ônibus turístico em Florianópolis

Coisas pra fazer em Floripa
Ônibus turístico | Foto: Floripa by Bus.

Passeio interativo de ônibus panorâmico na ilha da magia para apresentação dos atrativos turísticos com música nativa e histórias da cultura local, oferecido pela Floripa by BusVários passeios podem ser realizados interagindo com a cultura local e apreciando a gastronomia e a noite da ilha.

Prático => Passeio de ônibus turístico em Florianópolis

 

Experiência de Mergulho

snorkel em florianopolis
Aproveite a experiência incrível que é mergulhar em Santa Catarina | Foto: Água Viva Mergulho.

Mergulhar já uma experiência e tanto! Estar em contato com a natureza na sua forma sublime onde os seres vivos não possuem medo do homem, é uma forma mágica de contato.

Nessa experiência com a Água Viva Mergulho, além do mergulho tradicional o turista recebe uma aula no fundo do mar sobre as espécies que tem contato, conhece os vários tipos de peixes, moluscos e plantas, assim interagindo com o grupo e instrutor.

Desfrute => Snorkel com tartarugas em Floripa

 

Alimentação interativa e banho das tartarugas

Projeto Tamar
Objetos de plástico encontrados dentro de tartarugas.

O centro de visitantes do Projeto Tamar auxilia no trabalho de conscientização e educação ambiental de visitantes, comunidades e pescadores.

Conta com infraestrutura que inclui cinco tanques de observação com exemplares de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que desovam no Brasil, sala de vídeo e exposições, espaço infantil e loja para venda de produtos Tamar.

Nessa experiência incrível, de interação com as tartarugas, o visitante pode dar banho e alimentá-las!

Barra da Lagoa => Voo de Parapente em Florianópolis

 

Ostra Xperience no Ribeirão da Ilha

Ostra Xperience
Ostras fresquinhas são uma atração a parte no Ribeirão da Ilha | Foto: Floripa Xperience.

A experiência é uma conversa sobre maricultura, explicando desde o período que o molusco é uma semente, passando por todo o processo de manejo até a mesa do consumidor, seguido por uma degustação de ostras in natura e ao bafo harmonizados com espumante catarinense.

Essa incrível experiência da Floripa Xperience no sul da ilha visa difundir o consumo da Ostra no Brasil, que cultiva o molusco há cerca de 20 anos, enquanto na Europa o cultivo é milenar.

   
   

A ostra é conhecida pelo alto teor de ômega 3. Segundo reza a lenda, os jogadores de xadrez russos consumiam muita ostra antes dos torneios, visando reduzir o stress e oxigenar o cérebro. Além do ômega 3, possui cálcio, ferro e zinco, sendo considerada um “viagra natural” para os brasileiros.

Confira => Tour por Ribeirão da Ilha

 

O que fazer em Florianópolis com chuva

Palácio Souza e Cruz Florianópolis
Conheça os melhores museus de Florianópolis | Foto: Boaventuravinicius, via Wikimedia Commons.

Se você procura por o que fazer em 5 dias em Florianópolis, deve se preparar para ao menos 1 dia chuvoso durante a viagem.

Não é somente de dias de sol e praias que vive o turismo em Florianópolis, afinal o clima em Santa Catarina indica que, até mesmo no auge do verão, muitos dias de chuva podem surgir no caminho dos turistas; mas nem por isso você precisa deixar de aproveitar a viagem para este lugar tão turístico.

Existem boas opções sobre o que fazer em Florianópolis com chuva, principalmente os museus, que propiciam um ótimo roteiro cultural em Floripa.

Os museus em Florianópolis que mais recomendo são o Museu Histórico de Santa Catarina, o Museu de Arte Moderna de Florianópolis e o Museu da Imagem e Som; os dois últimos com entrada gratuita.

Além disso, nos dias chuvosos você pode conhecer o Mercado Público, os restaurantes da cidade ou até mesmo fazer um bate-volta até o Beto Carrero World, que fica a 121 km de Floripa.

Recomendo => Excursão para o Beto Carrero World

 

O que fazer em Florianópolis com pouco dinheiro

Regiões de Florianópolis
Casal curtindo um fim de tarde romântico na Praia de Santo Antônio de Lisboa.

Caso você não tenha um orçamento muito elevado para a viagem, fique tranquilo, pois existem várias formas de aproveitar Florianópolis de graça ou pagando pouco.

Se você procura o que fazer em Florianópolis com pouco dinheiro, pode, primeiro, aproveitar os belos lugares públicos ao ar livre que a cidade possuí, como a Lagoa da Conceição, o Parque Ecológico do Córrego Grande ou até mesmo a Praça XV de Novembro, que fica no centro e nela fica uma enorme figueira centenária.

Para quem gosta de história, pode visitar a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, que fica na Praia do Forte e para entrar o preço do ingresso é 8 reais (inteira ou 4 reais (meia).

Uma dica, especialmente para casais, é passear pelo bairro Santo Antônio de Lisboa, que fica a somente 12 km ao norte do centro e é certamente o lugar mais romântico de Florianópolis; nele é possível admirar os casarões coloniais portugueses, saborear a gastronomia local e apreciar um lindo pôr do sol.

E, claro, você pode se esbaldar nas praias de Florianópolis, nas quais não paga nada para aproveitar o sol e o mar e valem a pena certamente!.

Descubra => Quanto gastar em Florianópolis

 

Onde ficar em Florianópolis

Hotéis em Florianópolis
Pousada dos Sonhos | Foto: Booking.

Floripa possui diversas regiões que são consideradas ótimos pontos de hospedagem. Inclusive, essa costuma ser uma dúvida bastante comum a quem viaja pelas primeiras vezes à região.

Com tantas praias e lugares bonitos, fica difícil escolher onde ficar sem ter muitas referências.

Os melhores bairros para se hospedar em Florianópolis estão na região da Praia dos Ingleses, da Lagoa da Conceição, do Campeche, das famosas Jurerê e Jurerê Internacional, da região do Centro e de Canasvieiras, local conhecido por ser superfamília.

Para descobrir todos os detalhes de cada uma das regiões, assim como receber indicações de hospedagens baratas, com ótimo custo-benefício e de hotéis um pouco mais caros, considerados os melhores de cada bairro, veja o post sobre onde ficar em Florianópolis e confira dicas de hotéis em cada uma dessas praias.

Além de se informar melhor sobre quais são os melhores locais para se hospedar, sozinho ou com sua família, nesse post você vai descobrir também quais são as regiões nas quais você deve evitar reservar um hotel, por não serem tão seguras como as já mencionadas aqui em cima.

Florianópolis, com toda a certeza, não é um local considerado perigoso. Esse tipo de informação não tem a intenção de te assustar ou adiar a sua viagem.

O artigo busca apenas trazer um alerta para lugares que merecem atenção nesse sentido de periculosidade. Afinal, sabemos que nenhuma cidade é perfeita e 100% segura. Da mesma forma, mesmo nos bairros que são mais recomendados, aconselho que você evite andar distraído pelas ruas com dinheiro, celular e pertences importantes.

Principalmente se estiver sozinho e resolver dar um mergulho no mar. Saia com a menor quantidade possível de coisas, relaxe, desapegue, você está de férias!

Encontre hotéis em oferta em Florianópolis e faça sua reserva »

 

Como se locomover em Florianópolis

Como se locomover em Florianópolis
Se locomover de carro em Florianópolis é bastante prático | Foto: Herr stahlhoefer, via Wikimedia Commons.

Florianópolis é uma capital conhecida por estar parte no continente e parte em uma grande ilha, a Ilha de Santa Catarina. Você deve estar meio confuso nesse momento. Talvez esteja pensando: como é que eu devo fazer para entrar e sair da cidade?

Eu também já fiquei bastante confusa e demorei a entender como a dinâmica funcionava.

A locomoção em um lugar novo, a princípio, pode parecer confusa. Ainda mais quando pensamos em uma grande e conhecida capital. A sensação de medo do desconhecido pode ficar ainda mais intensa.

Contudo, Florianópolis é um local de fácil acesso e você consegue chegar com qualquer meio de transporte.

A parte que liga o continente à Ilha é a belíssima e recentemente reativada Ponte Hercílio Luz. É por ali que essa passagem é feita, sem transtornos (exceto o trânsito). Mesmo sendo aqui no Sul, Floripa conta com todas as utilidades que os outros grandes estados do Sudeste do Brasil possuem.

Você não encontrará dificuldades para se locomover de carro, ônibus ou avião. O transporte público inclusive, é muito bem organizado.

Descubra mais sobre como sair do aeroporto de Florianópolis da melhor forma possível e também como se locomover em Florianópolis utilizando transporte público, carros alugados e aplicativos de transporte como Uber e 99. Você verá que é mais fácil do que imagina!

Fácil => Alugue um carro mais barato em Florianópolis

 

O que fazer nos arredores de Florianópolis

balneario camboriu sc
Balneário Camboriú é um dos destinos que voc6e pode conhecer a partir de Florianópolis

Mas uma das melhores partes relacionadas à localização de Floripa é que a capital conta com várias cidadezinhas incríveis ao redor. Elas são bastante conhecidas pelos turistas que vão à região com tempo de sobra.

   
   

Ali, você encontra também locais bem legais para explorar e todos os passeios nos arredores de Florianópolis acabam se tornando igualmente impressionantes e divertidos. Sem dúvida você precisa conferir pessoalmente!

Agora, se sua passagem por Floripa for algo relâmpago, apenas uma viagem rápida de algumas horas, ou uma conexão entre dois voos, saiba que você também conta com opções para explorar a região e tirar lindas fotos.

Veja o artigo com dicas sobre passeios em Florianópolis, que possui dicas de passeios rápidos e aproveite para tirar suas mini-férias.

Saiba o que fazer com poucas horas na cidade, 5 ou 10 horas de intervalo; descubra passeios diferentes e super interessantes; e conheça as melhores maneiras de chegar até cada um desses lugares.

Com muito ou pouco tempo, sua passagem por Floripa será incrível, com toda a certeza!

Fácil => Excursão para Balneário Camboriú

 

Onde comer e dicas de restaurantes em Florianópolis

Onde comer em Santa Catarina
Surpreenda-se coma incrível gastronomia de Florianópolis

Não sei se você também é assim em relação à gastronomia dos lugares para onde você viaja. Mas eu, quando vou para algum lugar, quero logo fugir da badalação; gosto de procurar algum local que seja realmente tradicional, típico, e que só quem é da cidade mesmo vá conhecer.

Ir para qualquer cidade diferente e não provar da culinária faz com que surja aquela sensação de que está faltando alguma coisa.

Em Floripa, não há muito o que pensar: os frutos do mar estrelam os cardápios dos bares e restaurantes. Você encontra ótimas opções de restaurantes em Florianópolis na região central, no Mercado Municipal e também em um dos bairros mais queridos: Santo Antônio de Lisboa. Ele é conhecido por sua tradição portuguesa e por ter a melhor visão do pôr do sol na Ilha.

O mais legal é que você encontra uma grande variedade de opções, muito conhecidas e frequentadas pelos nativos e turistas. Também há uma variedade de preços satisfatória, para que você aproveite de acordo com as suas possibilidades financeiras.

Melhores restaurantes em Florianópolis

  • Porto do Contrato: localizado em Ribeirão da Ilha, o restaurante fica em cima da areia e praticamente ao lado do mar; construído todo em pedras, você encontrará nele frutos do mar e pratos típicos da culinária portuguesa.
  • O Timoneiro: este restaurante fica na Barra da Lagoa e possuí mesas em cima da água, o que proporciona um visual lindo. Saboreie o melhor dos frutos do mar, com porções e pratos deliciosos.
  • Bar do Arante: fica em Pântano do Sul e serve o melhor da culinária portuguesa, além de ter a peculiaridade de, antes de saíres, os clientes escrevem em um papelzinho como foi a experiência e e este fica exposto na decoração.
  • Pizzaria Bel Mangio: situada no Centro de Florianópolis, ela faz sucesso com suas pizzas com borda vulcão; além disso, é puro char com o design rústico na decoração.

Além de boa comida, férias não são férias sem uma boa festa para aproveitar. Em Florianópolis, a vida noturna é muito rica.

Há opções que são descontraídas e outras que são um luxo só. Para saber direitinho qual é o lugar que toca suas músicas favoritas e onde você pode se divertir mais com sua família e amigos, leia o post sobre as baladas em Florianópolis, que cita boates, bares e tudo sobre a vida noturna em Floripa.

Delícia => Aula de Culinária em Florianópolis

 

Mais dicas sobre Floripa

Dicas viagem Floripa

Seria bom se para todo lugar que fôssemos viajar tivéssemos um guia completo de informações relevantes sobre ele, com dicas de quem já viu de perto e somente as melhores sugestões do que fazer e para onde ir, não é mesmo?

Que bom que no caso daqui, isso tudo já existe. Com tantas opções de coisas legais pra fazer em Florianópolis, às vezes acabamos desistindo de realizar um passeio incrível por não ter muito tempo ou dinheiro.

Mas, calma! Tenho uma dica incrível para você: saiba planejar melhor sua viagem e tenha acesso às melhores opções de shopping em Florianópolis, como o Floripa, Iguatemi e o BeiraMar Shopping.

Com a ajuda desses posts incríveis, será impossível errar em sua passagem por Floripa!

Adquira => Excursão às Praias de Bombinhas

 

Tudo sobre o que fazer hoje em Florianópolis

Espero que tenha gostado e considerado úteis todas as dicas deste post e de todos os outros que cito aqui. Confira também o que fazer em Balneário Camboriú, segunda cidade mais turística de Santa Catarina.

Use todos eles para conhecer profundamente essa linda cidade que é Florianópolis. Dessa forma, otimize suas pesquisas e experiências e faça uma bela e inesquecível viagem!

Para finalizar, recomendo o artigo roteiro em Florianópolis, com dicas sobre que fazer em cada dia de viagem na Ilha da Magia.

E você, gostou de conhecer tudo sobre o que fazer em Florianópolis? Tem algum outro lugar que você quer conhecer? Conte pra mim aqui nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Mariana Fernandes

ESCRITO POR

Mariana Fernandes

Mariana Fernandes, 25 anos, é jornalista e leitora assídua. Nasceu em Blumenau (SC), mudou-se para São Paulo ainda criança e lá ficou por 17 anos. Agora, de volta às origens, vive em Blumenau novamente e é apaixonada por (re) conhecer sua cidade e o Estado de Santa Catarina. Faz pós-graduação em Marketing Digital e ama passar tempo com seu vira-lata de 4 anos: Bolt, o supercão.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *