Pontos turísticos de Florianópolis: 15 principais lugares

Pontos turísticos de Florianópolis: 15 principais lugares

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Conhecer os pontos turísticos de Florianópolis, Santa Catarina, é fundamental para aproveitar seu roteiro pela Ilha da Magia, que certamente é uma das capitais mais interessantes do Brasil.

Se engana quem pensa que o turismo em Florianópolis é baseado somente na Praia dos Ingleses, Jurerê, Canasvieiras, Praia Mole e as demais praias. É verdade que são o principal atrativo que atraem os turistas, mas existe muito mais atrações espalhadas pela área total de Floripa, com 55 km de comprimento e 18 km de largura.

São construções e vilarejos históricos, mangues, lagoas e uma série de lugares turísticos para preencher seus dias de férias, feriado ou réveillon em Florianópolis.

Mas afinal, quais são os pontos turísticos de Florianópolis? E qual o lugar mais bonito de Florianópolis?

Para ajudar em seu planejamento de viagem, selecionei neste artigo os principais pontos turísticos de Florianópolis e te confesso foi difícil de escolher, pois são muitos os lugares que valem a pena uma visita.

Trata-se de uma das capitais mais bonitas e com melhor qualidade de vida do Brasil, mas sou suspeito pra falar, afinal já fui a Floripa mais de 20 vezes. A cidade une uma estrutura moderna e praias incríveis, e quem visita fica até perdido em meio a tantas opções para conhecer.

Portanto confira abaixo o que fazer em Florianópolis e aproveite a viagem!

Planeje sua viagem => Encontre a melhor hospedagem em Florianópolis

A importância de ter um seguro para viajar no Brasil »

Quais os pontos turísticos de Florianópolis?

  1. Ponte Hercílio Luz
  2. Mercado Público de Florianópolis
  3. Praça XV de Novembro
  4. Catedral Metropolitana
  5. Praia da Joaquina
  6. Campeche
  7. Praia Mole
  8. Barra da Lagoa
  9. Santo Antônio de Lisboa
  10. Jurerê Internacional
  11. Morro da Cruz
  12. Fortaleza de São José da Ponta Grossa
  13. Lagoa da Conceição
  14. Ribeirão da Ilha
  15. Palácio Cruz e Souza

CLIQUE AQUI para alugar um carro mais barato em Florianópolis »

Qual a melhor praia em Florianópolis?

Ao todo, Florianópolis possuí 42 praias espalhadas por toda a ilha, separadas nas regiões norte, leste, centro e sul, sendo que algumas são melhores para banho, outras para surfar e existem até as que são praticamente desertas e ideais para quem busca sossego em meio a natureza.

Dentre todas as praias de Florianópolis, as mais famosas são: Praia do Santinho, Praia dos Ingleses, Praia Brava, Praia da Lagoinha, Praia das Canasvieiras, Jurerê Internacional, Praia do Forte e a romântica Praia de Santo Antônio de Lisboa.

Por isso, todos os turistas que buscam fazer turismo em Florianópolis se baseiam nas praias para definir sua hospedagem, restaurantes, baldas e lojas que vão frequentar; ou seja, a região escolhida vai guiar o seu roteiro na cidade.


Alugue carro na Rentcars em até 10x s/ juros e zero IOF!


Encontre o melhor preço para aluguel de carro no Brasil e no exterior, e garanta 5% OFF com o cupom QUERO5OFF.


O ideal é usar roupas confortáveis para fazer os passeios, ainda mais que fará muitas caminhadas para explorar os pontos turísticos. Por isso, recomendo as roupas da Columbia Sportswear, por causa da tecnologia para amenizar os efeitos nocivos que a exposição ao sol podem causar na pele.

Por exemplo, vale super a pena usar as camisetas com tecnologia Omni-Shade™ de proteção solar, com fator de proteção FPS 40 para bloquear a passagem de raios UVA e UVB.

Ao clicar nos links acima, você ganha 10% de desconto ao comprar qualquer item no site da Columbia Sportswear!

O que fazer em Florianópolis?

1. Ponte Hercílio Luz

Atrações turísticas de Florianópolis
Ponte Hercílio Luz à noite | Foto: FREITASFOTOS, via Wikimedia Commons.

Quando pensamos em Floripa, logo vem em nossa memória a imagem da Ponte Hercílio Luz, o principal cartão-postal de florianópolis.

Após ter ficado mais de 38 inativa, em setembro de 2020 a Ponte Hercílio Luz voltou a receber tráfego de veículos de passeio, o que ajuda muito no trânsito local, pois trata-se do principal elo de ligação entre continente e ilha.

Ela foi inaugurada em 1926, foi construída com o objetivo de facilitar a locomoção em Florianópolis, mas foi interditada em 1981, por medida de segurança. Hoje a Hercílio Luz também enfeita a paisagem e é muito fotografada à noite, quando fica toda iluminada.

Agora revitalizada, a ponte possibilita também corridas, caminhadas e passeios de bicicleta para locais e turistas, além de uma vista linda do mar. Aproveite também para avistá-la da Avenida Beira Mar Norte, pois a vista noturna é linda.

Falando nisso, não deixe de visitar o mirante situado no Parque da Luz, proporcionando uma das mais belas vistas panorâmicas do centro da cidade. Planeje-se para chegar no fim da tarde, pois poderá curtir o pôr do sol e ainda observar a Hercílio Luz à noite, quando a ponte ganha uma iluminação especial.

Melhores => Passeios guiados em Florianópolis

2. Mercado Público de Florianópolis

Mercado Central florianópolis
Mercado Central de Florianópolis | Foto: Céline, via Wikimedia Commons.

Praticamente toda cidade tem um “Mercado Central”, e eles são um ótimo espaço para imergir na cultura local, principalmente para conhecer a gastronomia e os produtos fabricados na região.

O Mercado Público de Florianópolis não podia ser diferente, pois nele você encontra de tudo e ainda pode aproveitar os pratos da culinária típica. Por falar nisso, conheça o nosso guia dos melhores restaurantes em Florianópolis.

Quem passar pelos pontos turísticos de Florianópolis no Centro, não pode deixar de parar para almoçar no mercado experimentar o famoso pastel de camarão, um dos principais motivos que fazem do Mercado Central ser um ótimo local para o happy hour.

Mas as opções de onde comer no Mercado Público de Florianópolis não param por aí, afinal são 21 pontos de alimentação entre bares, cafeterias, restaurantes e até mesmo um famoso fast-food.

Como Floripa é uma cidade famosa pela pesca como forma de economia, você encontrará vários boxes que vendem peixes e outros frutos do mar; você encontrará ainda lojas de frutas, açougue, artesanato, calçados, confecção, casa lotérica e diversos outros serviços.

  • Endereço: R. Jerônimo Coelho, 60 – Centro.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 7 horas às 22 horas; sábado das 7 horas às 14 horas (bares até às 17 horas).

3. Praça XV de Novembro

Praça XV Florianópolis
Praça XV de Novembro em Florianópolis | Foto: pepsiline, via Wikimedia Commons.

Próxima ao Mercado Central, a Praça XV de Novembro é um refúgio arborizado no centro da cidade, ótima para caminhar, parar para conversar ou simplesmente tirar fotos de Florianópolis. Tanto que é normal ver no local turistas (principalmente argentinos e uruguaios) acompanhados de um guia turístico.

Em meio a tantas árvores, uma certamente chama a atenção: a Figueira centenária, que impressiona por seu tamanho e beleza. Ela é realmente bem grande, sendo que você pode sentar embaixo dela nos bancos da praça.

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendo de olhos fechados esses passeios da Civitatis em Florianópolis. Tenho certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Na Praça XV de Novembro também passam as principais procissões religiosas, como por exemplo a que acontece anualmente na Sexta-feira da Paixão, que antecede o feriado de Páscoa.

É muito comum ver famílias com crianças no local, mas sempre vale a pena tomar aquele cuidado com a segurança.

Prático => Excursão de Florianópolis para o Beto Carrero World

4. Catedral Metropolitana

Catedral Metropolitana Florianópolis
Igreja fica na Praça XV de de Novembro | Foto: Catedral Florianópolis.

Bem em frente à praça está um atrativo muito interessante para quem deseja fazer turismo religiosos em Santa Catarina, afinal trata-se da principal igreja de Florianópolis e é uma das coisas para fazer em Florianópolis de graça, mas pode ser feito dentro do City Tour em Florianópolis.

A Catedral Metropolitana de Florianópolis (Matriz Catedral de Nossa Senhora do Desterro) foi construída em 1908, mas o local abrigava antes uma antiga capelinha, erguida em 1678 pelo fundador da cidade, o bandeirante Francisco Dias Velho.

Esta igreja conta com um grande acervo de arte sacra, como a escultura “Fuga para o Egito”, talhada em Tirol, Áustria, pelo artista Demetz. Ela abriga ainda um órgão de tubos alemão, inaugurado em 1924.

O edifício é patrimônio tombado pelo Estado e pelo Município. Apesar de simples, a catedral possuí um altar muito bonito e, no final do ano, monta um belíssimo presépio em homenagem ao nascimento de Jesus Cristo.

Além disso, ela recebe todas às sextas, no largo da Catedral, das 8 às 18 horas, a Feirarte, uma feira de artesanato e quitutes caseiros administrada pela Fundação Franklin Cascaes.

  • Endereço: R. Padre Miguelinho, 55 – Centro
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 6 horas às 12 horas.

5. Praia da Joaquina

Pontos turísticos de Floripa
As dunas e praia da Joaquina.

A Praia da Joaquina é um dos pontos de parada obrigatórios para quem visita Floripa e certamente poderia está incluso no seu roteiro de viagem em Florianópolis.

Localizada a 15 km do centro da cidade, ela ficou famosa pela qualidade de suas ondas e já foi palco de campeonatos internacionais de surf; além disso, o mar é limpo e a faixa de areia é larga.

Ao longo da praia, não é difícil encontrar bons quiosques, bares, restaurantes e opções de bons hotéis; assim como chuveiros e estacionamentos. Em Joaquina vale a pena ainda desfrutar da bela iluminação noturna, sendo uma ótima dica do que fazer em Florianópolis à noite.

Também é nesta praia que ficam as famosas dunas da “Joaca”, de onde se tem uma vista incrível do alto!

Além disso, as dunas da Joaquina servem de palco para a prática do sandboard, uma espécie de surf na área que ganhando cada vez mais evidência, principalmente para turistas. Não deixe também apreciar do pôr do sol no local, que é simplesmente inesquecível.

Esta Praia de Joaquina oferece uma ótima estrutura, com muitos bares, restaurantes, lojas e pousadas.

De Florianópolis => Tour para Serra do Rio do Rastro e Urubici

6. Campeche

Locais turísticos de Florianópolis
Fim de tarde na Praia do Campeche.

Outro dos pontos turísticos de Florianópolis bem famoso é o Campeche, ótima praia para quem gosta de praticar esportes. Ela fica a 13 km do Centro de Floripa, mas seu acesso é bem sinalizado via SC-405. Por falar em lugares mais próximos, conheça as melhores cidades perto de Florianópolis.

O ‘Riozinho’, região da praia em que um pequeno córrego desemboca no mar, é a área mais popular e visitada. Isso porque lá são praticados diferentes tipos de modalidades, como kitesurf, windsurf, frescobol, futebol de areia, futvôlei e slackline.

A Praia do Campeche possuí areia bem fofa e um mar bastante agitado com fortes ondas; portanto não é muito recomendada para crianças. Ela conta com alguns restaurantes e bares nos arredores, mas são raríssimos os vendedores ambulantes.

Outra dica é aproveitar e estender o passeio até a ilha do Campeche, que fica bem em frente à praia, através de um passeio de barco que pode ser contratado nas agências locais.

Fácil => Excursão de Florianópolis para Balneário Camboriú

7. Praia Mole

Pontos de interesse
Praia Mole | Foto: Leandro Kibisz, via Wikimedia Commons.

Uma das praias mais badaladas de Floripa é a Praia Mole. Ótima para a prática de surf, reduto de jovens na capital catarinense, é famosa também por ser um dos destinos prediletos da comunidade GLBT.

Com fácil acesso aos visitantes por ficar bem em frente à rodovia, a Praia Mole se tornou muito badalada, tendo muitos quiosques restaurantes e bares à beira-mar; além de opções boas de hotéis em Florianópolis no centro e à beira-mar.

Ponto de encontro de surfistas e galera sarada de Floripa, também é onde o público LGBT encontrou seu espaço, nos bares do canto esquerdo.

A Praia Mole em Florianópolis também possuí uma faixa de areia fofa (convidativa para esportes) e um mar agitado com muitas ondas.

8. Barra da Lagoa

Melhores praias de Florianópolis, Brasil

A Barra da Lagoa é uma região que vale muito a pena ser visitada. Ela fica na parte leste da ilha, entre o Oceano Atlântico, a Lagoa da Conceição e o Morro da Galheta, além disso, é cortada pelo Canal da Barra, que tem uma de suas principais atrações, a ponte pênsil, além de ser um bom lugar para fazer trilhas em Florianópolis.

A beira da Lagoa é cheia de bares e restaurantes, onde é possível fazer passeios de barco. A praia é lindíssima, sendo uma área de preservação ambiental com águas muito claras.

Trata-se da área favorita dos pescadores em Florianópolis, por isso é corriqueiro ver barcos de pesca navegando pela suas águas. ë realmente uma praia bem calma, muitos mais tranquila dos que as áreas mais movimentadas do litoral de Forianópolis.

O rio que a liga a costa da Lagoa da Conceição é conhecido como o Canal da Barra da Lagoa, que possuí águas transparentes e é convidativo para mergulho com snorkel; se estiver com sorte, no inverno você pode até se deparar com alguns pinguins no local. Por falar em épocas frias, descubra onde ver neve em Santa Catarina.

9. Santo Antônio de Lisboa

Melhores pontos turísticos de Florianópolis
Casal curtindo o fim de tarde em Santo Antônio de Lisboa / Florianópolis.

Localizado a 12km ao norte do Centro, Santo Antônio de Lisboa foi um dos primeiros bairros colonizados de Florianópolis e até hoje preserva muitos aspectos da tradição açoriana, principalmente em sua arquitetura.

O bairro tem uma ótima vista para o continente e para a ponte Hercílio Luz. Além disso, a região é famosa pelo seu centro gastronômico, cheio de restaurantes especializados em frutos do mar.

Confesso que, dentre todas estas maravilhas que são os pontos turísticos de Florianópolis, a minha favorita é a Praia de Santo Antônio de Lisboa, que fica  entre Sambaqui e Cacupé.

O que a tona incrível é que trata-se da praia mais romântica de Santa Catarina, sendo ótima para curtir o pôr do sol; ela possuí uma curta faixa de areia branca fofa e águas calmas, onde aportam diversos barcos diariamente.

No bairro, você pode passear pelas ruas para admirar as casas de arquitetura colonial, almoça no restaurantes e comprar uma lembrança na loja e artesanato; ou seja, é ótimo para uma tarde tranquila a dois.

10. Jurerê Internacional

Jurerê Florianópolis
Jurerê Internacional em Santa Catarina | Foto: Rafael Ghidini, via Wikimedia Commons.

Sem dúvidas, Jurerê Internacional é a praia mais badalada e glamurosa da cidade. A região, uma espécie de “Beverly Hills brasileira”, é cercada por mansões e frequentada por ricos e famosos. Pode ser visitada no Tour pelas praias de Florianópolis.

Esta é a praia é onde as pessoas de alta renda resolveram morar em Santa Catarina, com ótima infra-estrutura, incríveis bares, restaurantes, hotéis, cafés, supermercado, lojas, farmácias, escola e um shopping a céu aberto, com ótimas opções de compras, alimentação e lazer.

Além disso, Jurerê é o destino favorito dos turistas para o Réveillon em Florianópolis e para feriados também; por isso é muito comum nessas datas ela ficar repleta de turistas (brasileiros e argentinos.

Muito por isso, é na região que ficam as principais baladas em Florianópolis, como a P12, Milk e Café de La Musique.

A praia é belíssima, com águas calmas e quentes.

Conforto => Traslados do aeroporto para o hotel em Florianópolis

11. Morro da Cruz

Lugares para visitar
Vista do alto do Morro da Cruz é uma ótima dica para um roteiro em Florianópolis.

O Morro da Cruz é considerado o principal mirante da cidade, por isso está entre os pontos turísticos de Florianópolis, proporcionando uma vista panorâmica da ilha, devido a sua altitude e localização.

Com 285 metros de altitude, do seu topo é possível avistar a ponte Hercílio Luz, as duas baías, as pistas do aeroporto e grande parte costeira da ilha.

Uma dica importante é não fazer esta visita à noite, pois ultimamente o local vem se tornando um pouco perigoso e sua iluminação é precária.

A menos de 4 km de distância do Morro da Cruz, você encontrará o Shopping Iguatemi, um dos principais lugares para fazer compras em Florianópolis e também para se alimentar na praça de alimentação.

12. Fortaleza de São José da Ponta Grossa

forte são José Florianópolis
Fortaleza São José da Ponta Grossa | Foto: Diogo Miranda e Doria, via Wikimedia Commons.

Para quem procura por lugares históricos entre os pontos turísticos de Florianópolis, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa é uma excelente dica.

Situada no alto de um morro ela foi idealizada pelo Brigadeiro José da Silva Pires nos anos 1700, como um dos vértices do triângulo de fogo. Em sua construção, ela conta com um paiol de pólvora, uma capela dedicada a São José, a casa onde habitava o comandante, os muros de proteção e um canhão original da época.

Este forte foi revitalizado em 1938 quando foi tombado pelo patrimônio histórico e passou por novas reformas nos anos 80.

Administrada atualmente pela Universidade Federal de Santa Catarina, ela fica localizada na Praia do Forte, nas proximidades de Jurerê Internacional, em uma região com muitos restaurantes de frutos do mar por perto.

  • Endereço: Servidão da Carioca, s/n – Praia do Forte.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 8 horas às 12 horas e da 14 horas às 18 horas.

13. Lagoa da Conceição

Lagoa da Conceição Florianópolis
Lagoa da Conceição é outro cartão-postal de Florianópolis | Foto, via Wikimedia Commons.

Entre os pontos turísticos de Florianópolis no centro, a Lagoa da Conceição se destaca por sua beleza, tanto que é considerada uma das principais atrações em Santa Catarina.

maior lagoa da capital catarinense, ela possuí 15 km² de águas calmas, ótimas para se banhar e praticar modalidades aquáticas como o stand-up paddle e também o windsurf.

Em terra, é comum ver pessoas fazendo piqueniques no local, além de caminhadas, corridas e passeios de bicicleta. Nas proximidades, não deixe de conhecer alguns dos restaurantes e bares que a cercam.

Outro atrativo sobre o que fazer na Lagoa da Conceição é o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, um dos primeiros do Brasil, datado de 1750 e que guarda itens originais doados por D. Pedro II.

Tour => Excursão às praias de Bombinhas

14. Ribeirão da Ilha

sul de Florianópolis
Ribeirão da ilha é um dos lugares mais legais de Florianópolis | Foto: Ademir Santos, via Wikimedia Commons.

Localizada no Sul de Florianópolis, a exatos 18 km do Centro, esta simpática vila merece que você faça um tour pelo Ribeirão da ilha em Florianópolis.

Ribeirão da Ilha possuí uma pequena praia, casas antigas preservadas, uma pracinha típica de interior, uma igreja e ruas de pedra muito charmosas, tudo com uma arquitetura colonial; a impressão que passa é que se está um uma cidadezinha de Portugal.

Mas o grande destaque de Ribeirão da Ilha fica para a gastronomia, afinal conta com restaurantes diversos, com especialidade, claro, para os frutos do mar.

Se estiver com tempo, visite também a bela Praia Lagoinha do Leste, que fica na mesma região, a 12 km de distância.

15. Palácio Cruz e Souza

Palácio Souza e Cruz Florianópolis
Palácio Cruz e Sousa é o principal museu de Florianópolis | Foto: Boaventuravinicius, via Wikimedia Commons.

Para fechar a lista de pontos turísticos e Florianópolis, trago o principal museu da capital de Santa Catarina. Esse é um dos pontos turísticos de Florianópolis para conhecer com chuva, pois oferece abrigo. Ele está incluso dentro do Tour Panorâmico em Florianópolis.

Conhecido também como o Museu Histórico de Santa Catarina. O Palácio Souza e Cruz possuí traços barrocos do século XIX; ele fica na Praça XV de Novembro, bem no Centro, sendo de muito fácil acesso para quem deseja aprender sobre a história da colonização de Florianópolis.

Trata-se de um grande casarão muito elegante que já fora habitado, que conta com móveis originais de época, assim como os talheres, quadros, castiçais e todos os outros objetos preservados.

A entrada para o museu custa 5 reais (inteira) e 2 reais (meia-entrada).

  • Endereço: Praça XV de Novembro, 227 – Centro.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 10 horas às 18 horas; sábado e domingo das 10 horas às 16 horas.

Qual o lugar mais bonito de Florianópolis?

Essa é uma resposta que deixo para você responder, agora que já conhece os principais pontos turísticos da cidade!

Posso assumir que Floripa está entre meus destinos turísticos preferidos no Brasil, concorrendo com o Jalapão, Praia da Pipa e Caraíva. Eu sempre digo para meus amigos que um dia pretendo morar em Florianópolis, principalmente por causa da perfeita harmonia entre a cidade e suas belezas naturais.

A Ilha da Magia é ótima para passear em família, com amigos e, claro, sozinho também! Afinal não faltam belas praias, bons restaurantes, vistas panorâmnicas, atrativos turísticos interessantes e ainda as sempre animadas .

Caso viaje na alta temporada, minha dica é que faças as reservas de hotel, aluguel de carro e passeios com antecedência, pois trata-se de um destinos que atraí turistas não só do Brasil, mas de muitos países da América do Sul também.

Para finalizar, é importante que você leia o artigo quanto gasto em Florianópolis, onde é possível ter uma noção muito boa do custo de uma viagem para a cidade em cada item fundamental, como passagem aérea, hospedagem, alimentação, passeios e transporte.

Paneje-se bem, pois aí é só chegar em Floripa e curtir!

E você, quais destes pontos turísticos de Florianópolis pretende conhecer? Ainda tem dúvidas sobre o que fazer em Florianópolis? Gostaria de compartilhar suas histórias? Deixe seu comentário abaixo!!!

Até + !!!

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Paulo Alberto Souza Silva
    Boa tarde gostaria de mais informações gostaria fazer os passeios em Florianópolis tem como me enviar mais informações
  2. Polly Batista
    Oi, Paulo Alberto. Tudo bem? Sugiro esse artigo com 18 passeios imperdíveis em Floripa: https://www.queroviajarmais.com/passeios-em-florianopolis/ Boa viagem!
Quero Viajar Mais