Pontos turísticos de Florianópolis: principais lugares para visitar

por Guilherme Tetamanti

Pontos turísticos de Florianópolis: principais lugares para visitar

Para ajudar em seu planejamento de viagem, preparei uma lista com os principais pontos turísticos de Florianópolis, capital de em Santa Catarina, confesso foi difícil de escolher. Florianópolis é uma das capitais mais bonitas e com melhor qualidade de vida do Brasil, mas sou suspeito pra falar, afinal já fui a Floripa mais de 20 vezes. A cidade une uma estrutura moderna e praias incríveis, e quem visita fica até perdido em meio a tantas opções para conhecer 😉

Se engana quem pensa que o turismo na ilha é baseado somente em suas praias. É verdade que são o principal atrativo, mas existe muito mais atrações espalhadas pela área total de Floripa, com 55km de comprimento e 18km de largura. São construções e vilarejos históricos, mangues, lagoas e uma série de lugares turísticos para preencher seus dias de férias na ilha da magia.

Planeje-se => Onde ficar em Florianópolis

Seguro para viajar no Brasil »

 

Pontos de interesse em Florianópolis

Floripa, como é carinhosamente chamada, está entre as cidades com melhor índice de qualidade de vida no Brasil. Capital do Estado de Santa Catarina, a ilha da magia possui pontos de interesse que a fazem ser, também, um dos principais destinos turísticos do país.

  • Ponte Hercílio Luz
  • Mercado Central
  • Praça XV e Catedral Metropolitana
  • Praia de Joaquina
  • Campeche
  • Praia Mole
  • Barra da Lagoa
  • Santo Antônio de Lisboa
  • Jurerê Internacional
  • Morro da Cruz

 

1. Ponte Hercílio Luz

Atrações turísticas de Florianópolis
Ponte Hercílio Luz à noite | Foto: FREITASFOTOS, via Wikimedia Commons.

Quando pensamos em Floripa, logo vem em nossa memória a imagem da Ponte Hercílio Luz. Apesar de estar inativa a mais de 20 anos, ela é sem dúvida o mais famoso cartão postal da cidade. Inaugurada em 1926, foi construída com o objetivo de ligar a ilha ao continente, mas foi interditada em 1981, por medida de segurança. Hoje a Hercílio Luz somente enfeita a paisagem e é um dos ícones de Florianópolis.

Não deixe de visitar o mirante situado no Parque da Luz, proporcionando uma das mais belas vistas panorâmicas do centro da cidade. Planeje-se para chegar no fim da tarde, pois poderá curtir o pôr do sol e ainda observar a Hercílio Luz à noite, quando a ponte ganha uma iluminação especial.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours em Florianópolis »

 

2. Mercado Central

Mercado Central
Mercado Central de Florianópolis | Foto: Céline, via Wikimedia Commons.

Praticamente toda cidade tem um “Mercado Central”, e eles são um ótimo espaço para imergir na cultura local. O Mercado Público de Florianópolis não podia ser diferente, pois você encontra de tudo e ainda pode aproveitar os pratos da culinária típica nos restaurantes do local.

Quem passar por esse pontos turísticos de Florianópolis, não pode deixar de experimentar o famoso pastel de camarão, um dos principais motivos que fazem do Mercado Central ser um ótimo local para o happy hour.

Completo => City Tour em Florianópolis

 

3. Praça XV e Catedral Metropolitana

A Praça XV é um refúgio arborizado no centro da cidade, e em meio a tantas árvores, uma chama a atenção: a figueira centenária, que impressiona por seu tamanho e beleza.

Bem em frente à praça, outro atrativo, a Catedral Metropolitana de Florianópolis (Matriz Catedral de Nossa Senhora do Desterro). A atual igreja foi construída em 1908, mas o local abrigava antes uma antiga capelinha, erguida em 1678 pelo fundador da cidade, o bandeirante Francisco Dias Velho.

A catedral conta com um grande acervo de arte sacra, como a escultura “Fuga para o Egito”, talhada em Tirol, Áustria, pelo artista Demetz. Ela abriga ainda um órgão de tubos alemão, inaugurado em 1924. O edifício é patrimônio tombado pelo Estado e pelo Município. Além disso, ela recebe todas às sextas, no largo da Catedral, das 8 às 18 horas, a Feirarte, uma feira de artesanato e quitutes caseiros administrada pela Fundação Franklin Cascaes.

Incrível => Tour pelo Sul da ilha em Florianópolis

 

4. Praia de Joaquina

Pontos turísticos de Floripa
As dunas e praia da Joaquina.

A Praia de Joaquina é um dos pontos de parada obrigatórios para quem visita Floripa, e certamente poderia figurar entre as melhores praias do Brasil. Localizada a 15 quilômetros do centro da cidade, ela ficou famosa pela qualidade de suas ondas e já foi palco de campeonatos internacionais de surf.

Também é na Joaquina, que ficam as famosas dunas da “Joaca”, de onde se tem uma vista incrível! Além disso, as dunas servem de palco para a prática do sandboard, uma espécie de surf na área. A Praia de Joaquina oferece uma ótima estrutura, com muitos bares, restaurantes, lojas e pousadas.

Prático => Transfer para Beto Carrero World

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

5. Campeche

Locais turísticos de Florianópolis
Fim de tarde na Praia do Campeche.

Outro pontos turísticos de Florianópolis bem famoso é o Campeche, ótima praia para quem gosta de esportes. O ‘Riozinho’, região da praia em que um pequeno córrego desemboca no mar, é a área mais popular e visitada. Isso porque lá são praticados diferentes tipos de esportes, como kitesurf, windsurf, frescobol, futvôlei e slackline.

Outra dica é aproveitar e estender o passeio até a calma ilha do Campeche, que fica bem em frente à praia, através de passeios de barco que podem ser contratados nas agências locais.

Fácil => Excursão para Balneário Camboriú

 

6. Praia Mole

Pontos de interesse
Praia Mole | Foto: Leandro Kibisz, via Wikimedia Commons.

Uma das praias mais badaladas de Floripa é a Praia Mole. Ótima para a prática de surf, reduto de jovens, é famosa também por ser um dos destinos prediletos da comunidade GLBT. Além da bela praia, por lá não faltam opções de bares e restaurantes.

Planejando alugar um carro em Florianópolis?
Dicas definitivas para alugar carros baratos em viagens

 

7. Barra da Lagoa

Melhores praias de Florianópolis, Brasil

A Barra da Lagoa é uma região que vale muito a pena ser visitada. Ela fica na parte leste da ilha, entre o Oceano Atlântico, a Lagoa da Conceição e o Morro da Galheta, além disso, é cortada pelo Canal da Barra, que tem uma de suas principais atrações, a ponte pênsil.

A beira da Lagoa é cheia de bares e restaurantes, onde é possível fazer passeios de barco. A praia é lindíssima, uma área de preservação ambiental com águas muito claras.

Paraísos => Tour pelas praias de Florianópolis

 

8. Santo Antônio de Lisboa

Melhores pontos turísticos de Florianópolis
Casal curtindo o fim de tarde em Santo Antônio de Lisboa / Florianópolis.

Santo Antônio de Lisboa foi um dos primeiros bairros colonizados de Florianópolis e até hoje preserva muitos aspectos da tradição açoriana, principalmente em sua arquitetura. O bairro tem uma ótima vista para o continente e a ponte Hercílio Luz. Além disso, a região é famosa pelo seu centro gastronômico, cheio de restaurantes especializados em frutos do mar.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

De Floripa => Excursão até Blumenau

 

9. Jurerê Internacional

Jurerê Internacional é a praia mais badalada e glamurosa da cidade. A região, uma espécie de “Beverly Hills brasileira”, é cercada por mansões e frequentada por ricos e famosos. Muito agitada, são diversas opções de bares, restaurantes e casas noturnas. A praia é belíssima, com águas calmas e quentes.

Aventura => Trilha, rapel e escalada em Florianópolis

 

10. Morro da Cruz

Lugares para visitar
Vista do alto do Morro da Cruz.

O Morro da Cruz é considerado o principal mirante da cidade, por isso está entre os pontos turísticos de Florianópolis, proporcionando uma vista panorâmica da ilha, devido a sua altitude e localização. Com 285 metros de altitude, do seu topo é possível avistar a ponte Hercílio Luz, as duas baías, as pistas do aeroporto e grande parte costeira da ilha.

Divertido => Passe de 1 dia para Beto Carrero World

 

Pontos turísticos de Florianópolis

Floripa está entre meus destinos turísticos preferidos no Brasil, concorrendo com o Jalapão, Praia da Pipa e Caraíva. Eu sempre digo para meus amigos que um dia pretendo morar em Florianópolis, principalmente por causa da perfeita harmonia entre a cidade e suas belezas naturais.

Para conferir mais, veja esse vídeo sobre as lugares mais bonitas de Florianópolis, produzido pelo Visit Brazil, do Ministério do Turismo.

Pesquisando sobre os pontos turísticos de Florianópolis? Ainda tem dúvidas sobre o que fazer em Florianópolis? Gostaria de compartilhar suas histórias? Deixe seu comentário abaixo!!!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *