Neve em Santa Catarina: qual é a melhor época e onde ver

por Mariana Fernandes

Neve em Santa Catarina: qual é a melhor época e onde ver

Você já imaginou ver neve em Santa Catarina? Acredite, se você é fã do inverno, é possível ver o fenômeno sem precisar sair do país!

Esse estado da região Sul que faz sucesso entre os turistas no verão e é rico em belas praias, mas também é um dos únicos no país onde é possível registrar o fenômeno das temperaturas baixíssimas e até mesmo observar os registros de neve.

Inclusive, Santa Catarina é o estado onde neva com mais frequência no Brasil, isso acontece por conta de sua altitude, que é bem elevada. Como catarinense que sou, já tive a chance de ver este fenômeno natural algumas vezes e posso te garantir que é algo fascinante!

Mas afinal, qual o período de neve em Santa Catarina? Por que Cai Neve em Santa Catarina? E onde cai neve em Santa Catarina?

Para te ajudar a presenciar este momento incrível, conheça neste artigo a época de previsão de neve em Santa Catarina, além das regiões e as cidades onde ela ocorre.

Leia com atenção, programe sua próxima viagem e, quem sabe, tenha a chance de construir seu boneco de neve no Brasil!

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Santa Catarina

Seguro viagem com cobertura para o Brasil »

Qual o período de neve em Santa Catarina?

*Vídeo oficial da Santur SC.

O inverno é, sem dúvidas, a única estação do ano em que pode haver possibilidade de neve em Santa Catarina, na região Sul do Brasil.

A estação mais fria começa em dia 21 de junho e vai até o dia 22 de setembro, quando se despede para a chegada da primavera. Porém, não é durante todo o inverno que podemos registrar neve e registros de chuva congelada.

Os noticiários do país, ficam alertas durante as previsões e, conforme os meteorologistas estimam as baixas temperaturas e possibilidade de o fenômeno acontecer, o turismo em Santa Catarina já começa a ficar aquecido e as vagas nos hotéis se esgotam.

Quando isso acontece? Cada ano é uma novidade: em 2017, por exemplo, caiu neve em Santa Catarina antes mesmo de o inverno começar, no início do mês de junho, dia 9, a poucos dias do fim do outono.

A temperatura era de 6ºC, mas a sensação era de -6ºC, devido aos ventos na região da Serra Catarinense, que eram de 35 km/h.

Na época, turistas ficaram de olho na previsão do tempo e passaram a madrugada dormindo dentro de carros nas regiões em que o fenômeno iria acontecer, a 1,7 mil metros acima do nível do mar. Por sorte, deu certo.

Mas, em geral, dizer exatamente uma data em que vai nevar é muito impreciso na região. A dica mesmo é ficar de olho nos noticiários.

O mais provável é você pode tentar a sorte no início de julho, e também no início de agosto. Geralmente, é nesse período do inverno em que há mais possibilidades de cair neve em Santa Catarina. Em 2018, por exemplo, a única vez em que nevou nas cidades da região foi no dia 10 de julho.

Em relação aos horários, há também muitas variáveis. Mas, a maioria das incidências de neve acontece mais no período que vai da madrugada até o fim da manhã. Algumas vezes, também dá para observar o fenômeno no início da tarde.

Lugares para ver neve em Santa Catarina

  1. São Joaquim
  2. Urupema
  3. Urubici
  4. Bom Jardim da Serra
  5. Lages


Um dica importante é que essas cidades pertencem a serra catarinense e ficam a cerca de 200 km da grande Florianópolis, por isso o ideal é alugar um carro para se locomover até a região e ainda apreciar a linda paisagem do caminho.

CLIQUE AQUI para reservar os melhores carro em Santa Catarina »

Porque Cai Neve em Santa Catarina?

A combinação ideal para a precipitação de neve é haver baixas temperaturas, uma alta umidade relativa do ar e também grandes altitudes.

A cidades da Serra Catarinense, região mais alta do Brasil, possuem altitudes que variam entre 900 e 1.800 metros; trata-se do cenário onde toda essa magia acontece em Santa Catarina.

Geralmente, quando neva em uma cidade, acaba nevando também nas outras da lista, pois, todas são muito próximas, algumas até cidades vizinhas umas das outras. Por isso, é possível ver o fenômeno em locais diferentes se você estiver com tempo.

Todas as cidades, por estarem na Serra, são as cidades mais frias, com temperaturas mais baixas durante o ano inteiro. No inverno, as temperaturas quase sempre são negativas. A sensação é de um frio intenso. Por isso, vá muito bem agasalhado, em qualquer estação do ano.

A seguir, você saberá quais as cidades do estado que têm tudo isso em sua receita e são o cenário ideal para ver o cair da neve no Sul do Brasil.

Melhores => Hotéis fazenda em Santa Catarina

Onde cai neve em Santa Catarina?

1. São Joaquim

Previsão de neve em Santa Catarina
Vegetação em São Joaquim | Foto: Arthur Puls, via Wikimedia Commons.

Localizada no Planalto Serrano do estado, a 1.360 metros de altitude e a 228 km da capital, São Joaquim é considerada simplesmente a cidade mais fria do Brasil, com termômetros que podem chegar a menos 10ºC nas épocas mais rigorosas do inverno. É um frio intenso!

Com pouco mais de 26 mil habitantes, a cidade é ideal para curtir a estação, inclusive, essa é a época em que o turismo por fica em alta e fica repleta de visitantes.

Hotéis e pousadas ficam cheias de turistas que aproveitam a beleza do local para curtir o frio, provar os bons vinhos produzidos na região e, quem sabe, ver as precipitações de neve em solo catarinense.

Uma curiosidade é que os turistas que viajam para a região e se hospedam em hotéis são acordados pelos funcionários no meio da noite, caso comece a nevar durante a madrugada.

   

O turismo histórico no local fica por conta dos cartões-postais da cidade, a Praça João Ribeiro e a linda Igreja Matriz.

Para os apreciadores de uma bela paisagem, há a Cascata do Pirata, uma queda d’água de 15 metros de altura, e para quem gosta de comida boa, tem a Festa Nacional da Maçã, em abril, e o Festival de Inverno Serra Catarina, em vários municípios da Serra Catarinense durante os meses de inverno .

Lugar com maior possibilidade de nevar no estado, São Joaquim é perfeita para saborear um bom vinho e curtir o charmoso clima gelado.

  • Distância para Florianópolis: 232 km.
  • Temperatura média no inverno: de 3ºC a 14ºC.

Onde ficar em São Joaquim

  • Hotel barato em São Joaquim | São Joaquim Park Hotel: trata-se de uma opção muito funcional para conhecer a região, pois conta com café da manhã, um bar, estacionamento e possuí frigobar, mesa de trabalho e TV nos quartos. Outra vantagem é que a propriedade aceita pets.
  • Hotel custo-benefício em São Joaquim | Chalé Alto da Serra: é uma ótima dica para viajar em casal, pois é um lugar romântico, com aquecimento nos quartos e banheira de hidromassagem bem grande. As acomodações dispõem de frigobar, mesa para refeições e TV a cabo.
  • Melhor hotel em São Joaquim | Solar do Oriente: um ambiente aconchegantes, com lareira, churrasqueira e jardim. Esta propriedade aceita pets e organiza passeios por bares e pela cultura local.

2. Urupema

Neve no Brasil
Área rural de Urupema | Foto: Jefferson Rech, via Wikimedia Commons.

A próxima cidade da lista é vizinha de São Joaquime também é considerada uma das mais frias do Brasil. Com cerca de 2,5 mil habitantes e 1.335 metros de altitude, Urupema é a cidade mais alta de Santa Catarina e, por isso, apresenta um cenário deslumbrante.

Rica em belezas naturais e costumes gaúchos, como o Torneio de Laço, que acontece em novembro, e outros festivais e bailes, a cidade é conhecida pela Cachoeira que Congela, uma das únicas em que esse fenômeno acontece durante o inverno brasileiro

Outro ponto turísticos de Urupema é Morro das Torres (Morro das Antenas), com 1.700 metros de altitude e sensações térmicas que podem chegar a -30ºC. O local é um dos mais conhecidos em que costuma haver precipitações de neve em Santa Catarina no inverno.

Urupema também tem a Festa da Truta, em junho, na Fazenda do Barreiro, que é também uma pousada, fundada no ano de 1782 e que ainda pertence à mesma família.

Há também o passeio pela Rota Santana, que é feito a cavalo, em uma cavalgada que dura 2 dias; além de locais para pescaria e descida do rio em botes.

Quem visita à cidade, geralmente não vai para se hospedar. Por ser muito pequena, Urupema não está preparada para receber muitos turistas.

Claro que algumas das pousadas mais charmosas de Santa Catarina estão por aqui, mas, no inverno, elas podem ficar lotadas com muita facilidade. Se pretender ficar mais do que algumas horas, faça sua reserva com antecedência.

  • Distância para Florianópolis: 210 km.
  • Temperatura média no inverno: de 6ºC a 15ºC.

Onde ficar em Urupema

  • Hotel barato em Urupema | Pousada Senadinho: é uma excelente sugestão de hospedagem barata em Urupema, com direito a café da manhã incluído, wi-fi, estacionamento, jardim e uma cama de casal grande ou extragrande.
  • Hotel custo-benefício em Urupema | Chalé Vale das Auracárias: ótimo para ter uma viagem confortável, o local dispõe de quartos com TV de tela plana, guarda-roupa, mesa de trabalho, cozinha compacta com micro-ondas e área de estar com sofá.
  • Melhor hotel em Urupema | Pousada Morro das Torres: localizada em uma área de natureza exuberante, o local conta com salão de jogos, churrasqueiras e quartos família, com isolamento acústico, TV de tela plana e frigobar.

3. Urubici

Neve em Santa Catarina 2018
Pedra da Água – Urubici | Foto: Nelson Tonon, via Wikimedia Commons.

A 950 metros de altitude, Urubici fica a 60 km de São Joaquim e é uma das cidades mais belas para apreciar a natureza.

O município conta com uma população de 10 mil habitantes e é cercado de montanhas. Sua natureza, recheada de cavernas e cachoeiras é, inclusive, patrimônio da Unesco, pois faz parte da Reserva Mundial da Biosfera da Floresta Atlântica.

Considerada a terra das hortaliças, ela também se destaca pelo ecoturismo, turismo de aventura, pelo cultivo da maçã e também pelo chimarrão. Além disso, essa também é uma das cidades em que se pode ver neve em Santa Catarina.

Na cidade, você pode visitar locais como o Morro da Igreja, com 1.822 metros de altitude, é o ponto habitado mais alto do Brasil e também a grande atração da cidade, inclusive quando neva. Desde julho do ano passado, o Morro está com a passagem bloqueada, por tempo indeterminado, pois a estrada que dá acesso ao local está passando por obras.

Há também muitos outros lugares especiais, como a Pedra Furada, a Serra do Corvo Branco, a Cascata Véu da Noiva, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, a Pedra da Águia e o Cânion do Espraiado, todos lugares lindos, em meio à natureza, que valem a pena a visita.

A cidade também conta com pontos de registro arqueológico, que tem várias inscrições rupestres. O mais conhecido deles é a Máscara do Guardião.

A visita ao Morro da Igreja é gratuita, porém, necessita de autorização, devido às poucas vagas de estacionamento. Para conseguir permissão, deve-se ir até o Parque Nacional de São Joaquim, em Urubici mesmo.

  • Distância para Florianópolis: 171 km.
  • Temperatura média no inverno: de 7ºC a 16ºC.

Onde ficar em Urubici

  • Hotel barato em Urubici | Pousada Rio Canoas: caminhe por um jardim bem preservado, brinque com seus filhos no balanço e, claro, aprecie a natureza em um ambiente limpo e com café da manhã delicioso. As acomodações contam com TV, área de estar e chuveiro de água quente.
  • Hotel custo-benefício em Urubici | Pousada Caminhos da Natureza: próxima da Cascata do Avencal, ela apresenta acomodaçoes confortáveis em móveis de madeira, com poltrona e espelho grande; o café da manhã possuí uma boa variedade de frutas e bolos.
  • Melhor hotel em Urubici | Cascata dos Amores: se você procura um hotel romântico na serra catarinense, saiba que este conta com uma banheira de hidromassagem e lareira nas acomodações; além disso, pode aproveitar as trilhas e a cachoeira nos arredores.

4. Bom Jardim da Serra

Quando neva em SC
Vista da Serra do Rio do Rastro | Foto: Fernanda Nucci, via Wikimedia Commons.

Mais uma na lista das cidades mais frias do Brasil, Bom Jardim da Serra está a 1.245 metros de altitude e conta com várias belezas naturais.

O Cânion das Laranjeiras e o Mirante da Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina, que conta com uma vista impressionantes são os pontos turísticos mais famosos desta pequena cidade com pouco mais de 4 mil habitantes. O melhor de tudo é que também pode cair neve nesta região de Santa Catarina.

A cidade é conhecida como “capital das águas”, pois possui 35 cachoeiras e 14 nascentes de rios. Muito simples, o município tem foco no turismo rural e não possui grandes atrativos urbanos.

   

Por isso, não vá esperando grandes passeios pelo centro da cidade: prepare seus tênis e vá pronto para explorar. Em Bom Jardim da Serra também é possível visitar o Cânion da Ronda e a Cascata da Barrinha.

Não deixe de conhecer mais esta linda cidade com neve em Santa Catarina.

Se você quer ter mais opções para conhecer nos arredores da Serra do Rio do Rastro, minha sugestão é que você faça um roteiro pelo sul de Santa Catarina Você não vai se arrepender!

  • Distância para Florianópolis: 231 km.
  • Temperatura média no inverno: de 10ºC a 18ºC.

Onde ficar em Bom Jardim da Serra

  • Hotel barato em Bom Jardim da Serra | Pousada Morro Grande: hospede-se em um clima caseiro com o atendimento personalizado dos proprietários e faça amizades na tradicional roda de fogo de chão. O café da manhã é incluído e os quartos são grandes e aconchegantes.
  • Hotel custo-benefício em Bom Jardim da Serra | Pousada Vista Alegre: aprecie o visual da natureza local dos quartos, que dispõem de TV a cabo, frigobar, lareira, secador de cabelo e roupa de cama confortável para o frio; o café da manhã é continental e servido diariamente.
  • Melhor hotel em Bom Jardim da Serra | Hotel Fazenda Rota dos Cânions: contando com quartos com calefação, este hotel fica em meio a uma bela paisagem campestre e conta com passeios a cavalo, parquinho infantil, academia, salão de jogos e um restaurante.

5. Lages

lages santa catarina
Lages tem aeroporto e é uma cidade belíssima | Foto: leonir angelo lunard, via Wikimedia Commons.

Conhecida como Capital do Turismo Rural, Lages é a maior cidade da Serra Catarinense, com 150 mil habitantes e muitas belezas naturais e também possui registro de neve.

Famosa pela festa do Pinhão, que acontece em junho, a cidade atrai milhares de turistas e também conta com diversos outros pontos turísticos, tudo a um estilo bastante bucólico e com ares de cidade de interior.

Você pode conhecer o Morro da Cruz, que fica em um dos pontos mais altos da cidade e oferece uma vista lindíssima. Para os aventureiros, são 500 degraus para subir a pé, mas também é possível fazer o trajeto de carro. Descubra outros destinos para fazer ecoturismo no Brasil.

Visite também a Catedral de 1922,no Centro e, logo em frente, a Praça João Ribeiro, com construções bem preservadas a cheias de história. A cidade é cheia de monumentos que retratam a tradição lageana.

No coração da cidade fica o Parque Jonas Ramos, uma área verde com um lago gigante, pista para caminhada e pedalinho aos finais de semana. Há também diversos museus com objetos antigos, como armas e outros artigos, que contam ainda melhor a história da cidade.

Outro detalhe importante é que Lages possuí um aeroporto próprio, que recebe voos das principais capitais brasileiras, o que pode te ajudar muito para conhecer a serra catarinense em uma locomoção mais prática. 

Vale a pena a visita e também se hospedar nesta cidade incrível.

  • Distância para Florianópolis: 228 km.
  • Temperatura média no inverno: de 7ºC a 17ºC.

Onde ficar em Lages

  • Hotel barato em Lages | Refúgio do Lago: esta é um boa opção para se hospedar barato e ainda fazer trilhas pela região. A pousada conta com café da manhã, bar, jardim e churrasqueira; os quartos possuem ar-condicionado, TV de tela plana e frigobar.
  • Hotel custo-benefício em Lages | Map Hotel: além de uma café da manhã muito variado, possuí wi-fi em todas as áreas estacionamento e aceita pets; os quartos dispõem de isolamento acústico, TV de tela plana, ar-condicionado e frigobar.
  • Melhor hotel em Lages | Zago Hotel: elegante do restaurante aos quartos, a propriedade conta com quartos compostos por frigobar, mesa e trabalho, TV e guarda-roupa; o café da manhã é muito elogiado e você pode obter dicas sobre a região com os funcionários.

Curta a previsão de neve em Santa Catarina

Santa Catarina é um estado realmente exuberante! A grande beleza que apresenta no verão é ainda multiplicada no charme e na elegância do inverno. Quando existe a possibilidade de haver neve em um país conhecido por ser tropical, não há quem não se encante!

No entanto, não é em qualquer lugar que isso acontece. Como visto, existem cidades específicas da região da Serra Catarinense em que a neve pode cair.

Não dá para afirmar com certeza que você passará por essa experiência, afinal, o clima é de certa forma imprevisível e, mesmo as estações mais frias do ano, tem sido cada vez mais quentes nos últimos anos.

Agora que você já viu a época de neve em Santa Catarina, além das regiões e as cidades, a exemplo de São Joaquim, em que neva no estado, se puder passar por essa experiência, programe-se e faça suas malas para essa viagem que vale super a pena. O inverno catarinense espera por você!

Para finalizar, leia também o artigo sobre os destinos turísticos de Santa Catarina, com dicas de lugares incríveis para conhecer em todas as épocas do ano.

E você, para qual cidade pretende viajar para ver neve em Santa Catarina? Já viu de perto este fenômeno e te mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Mariana Fernandes

ESCRITO POR

Mariana Fernandes

Mariana Fernandes, 25 anos, é jornalista e leitora assídua. Nasceu em Blumenau (SC), mudou-se para São Paulo ainda criança e lá ficou por 17 anos. Agora, de volta às origens, vive em Blumenau novamente e é apaixonada por (re) conhecer sua cidade e o Estado de Santa Catarina. Faz pós-graduação em Marketing Digital e ama passar tempo com seu vira-lata de 4 anos: Bolt, o supercão.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Hotéis Fazenda

Veja as melhores opções de hotéis fazenda no Brasil

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Hotéis Fazenda

Veja as melhores opções de hotéis fazenda no Brasil

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *