Florianópolis

O turismo em Florianópolis é uma das maravilhas que o Brasil tem para oferecer aos viajantes, sejam esses brasileiros ou estrangeiros.

Isso porque a capital de Santa Catarina possui diversas praias lindas, dunas, áreas verdes, manguezais. Além de uma gastronomia deliciosa, cheia de frutos do mar e com influência dos países vizinhos, do artesanato típico e da população sempre simpática.

Com tudo isso, fica bem fácil entender dois pontos importantes sobre Floripa: o porque a cidade é um dos destinos mais procurados no Brasil e os motivos pelos quais Florianópolis é conhecida como a Ilha da Magia. É só chegar que você já fica “enfeitiçado”.

Quer saber mais sobre o turismo em Florianópolis? Veja neste artigo os pontos turísticos da cidade, clima, onde se hospedar na cidade e tudo para montar seu roteiro na capital de Santa Catarina.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Florianópolis

Seguro viagem para o Brasil »

 

Turismo em Florianópolis: mapa

  • Unidade federativa: Santa Catarina
  • Área total: 675,409 km²
  • População: 508 826 hab.
  • Clima: Subtropical úmido, temperado

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para os melhores passeios em Florianópolis »

 

O que não pode deixar de conhecer em Florianópolis?

tudo sobre Florianópolis

Florianópolis é a capital de Santa Catarina e a 2ª cidade mais populosa do estado, com mais de 492,9 mil habitantes, ficando atrás apenas de Joinville, que tem mais de 583 mil habitantes. Com essa população é a 47ª cidade mais populosa do Brasil.

A cidade de Florianópolis é formada uma grande ilha, chamada Ilha de Santa Catarina, diversas ilhotas, mas parte dela também está no continente, sendo ligadas pelas pontes apelidadas de Três Irmãs: Ponte Hercílio Luz (a mais famosa), Ponte Colombo Salles e Ponte Pedro Ivo Campos.

A Ilha da Magia tem elevada qualidade de vida. É uma das cidades que mais recebe viajantes brasileiros e estrangeiros, sendo em 2018 a cidade mais procurada para reservas no Réveillon.

Já foi eleita o destino do ano de 2009 pelo jornal The New York Times, ficou entre as 10 cidades mais dinâmicas de 2006 da revista Newsweek e foi eleita uma das Cidades Criativas de 2014 pela Unesco.

Completo => City Tour em Florianópolis

 

Mais da história de Florianópolis

dicas de florianopolis

Ruínas e inscrições rupestres encontradas na cidades indicam que a região de Floripa foi habitada por volta do ano 4800 a.C. Já no ano 1000 d.C., assim como todo o litoral brasileiro, a região era ocupada por índios tapuias. Mas, quando os primeiros europeus chegaram, no século XVI, o local era habitado por carijós, da tribo tupi.

O primeiro povoado foi formado em 1673, quando os bandeirantes passaram a explorar o estado catarinense. O local foi chamado de Nossa Senhora do Desterro e, em 1726 foi elevada a categoria de vila. A partir do século XVIII, houve uma grande onda de imigração, sobretudo de portugueses da região de Açores.

Em 1823, Florianópolis virou cidade e se tornou a capital da Província de Santa Catarina. Já no século XX, houve um grande boom de crescimento da cidade o que fez com que o setor da construção civil também tivesse grande desenvolvimento, mudando a “cara”de Floripa.

Incrível => Tour pelo Sul da ilha em Florianópolis

 

Como passear em Florianópolis?

passeios em florianopolis
Três pontes ligam a ilha ao continente, como a Hercílio Luz.

Para aproveitar bem os seus passeios em Floripa, é bom saber que o clima da cidade é subtropical, com estações do ano bem definidas e chuvas espalhadas ao longo do no todo. Faz bastante calor no verão, com temperaturas que passam constantemente dos 30°C, e temporais típicos de verão. Já o inverno é bem frio, sendo a 3ª capital mais fria do país, e chove menos.

O código telefônico para ligar para Florianópolis é 48. O fuso horário é o mesmo que o horário oficial de Brasília, inclusive no horário de verão que é adotado no estado de Santa Catarina.

Prático => Excursão para o Beto Carrero World

 

O que fazer em Florianópolis

Pensa que o turismo em Florianópolis é baseado somente na Praia dos Ingleses, Jurerê, Canasvieiras, Praia Mole e as demais praias. É verdade que são o principal atrativo que atraem os turistas, mas existe muito mais atrações espalhadas pela área total de Floripa, com 55 km de comprimento e 18 km de largura.

São construções e vilarejos históricos, mangues, lagoas e uma série de lugares turísticos para preencher seus dias de férias, feriado ou réveillon em Florianópolis.

Veja este vídeo do site oficial do turismo de Florianópolis sobre os atrativos turísticos da capital de Santa Catarina, no Brasil:

 

Pontos turísticos e passeios

capital de santa catarina
Praia da Joaquina | Foto: Camilla Costa Gonçalves, via Wikimedia Commons.

Se você nunca foi para Floripa, saiba que a capital de Santa Catarina é um lugar muito democrático: recebe pessoas de todo o canto do mundo, tem uma lista grande atrativos, praias de mar calmo e mais agitado, lagoa, dunas. Além de hospedagem e restaurantes para todos os gostos e bolsos.

Para ajudar na organização do seu roteiro, fiz um artigo com os 10 principais pontos turísticos de Florianópolis. A cidade possui vários outros, que também são bem bacanas, mas separei os mais famosos.

Entre eles estão a Ponte Hercílio Luz, o principal cartão-postal de Florianópolis. Ela foi inaugurada em 1926, foi construída com o objetivo de facilitar o transporte em Florianópolis, mas foi interditada em 1981, por medida de segurança. Hoje a Hercílio Luz também enfeita a paisagem e é muito fotografada à noite, quando fica toda iluminada.

atrações de floripa
Ponte Hercílio Luz à noite | Foto:  FREITASFOTOS, via Wikimedia Commons.

Agora revitalizada, a ponte possibilita também corridas, caminhadas e passeios de bicicleta para locais e turistas, além de uma vista linda do mar. Aproveite também para avistá-la da Avenida Beira Mar Norte, pois a vista noturna é linda.

Não deixe de visitar o mirante situado no Parque da Luz, proporcionando uma das mais belas vistas panorâmicas do centro da cidade. Planeje-se para chegar no fim da tarde, pois poderá curtir o pôr do sol e ainda observar a Hercílio Luz à noite, quando a ponte ganha uma iluminação especial.

pontos turísticos florianopolis
Parque da Luz | Foto: Eugenio Hansen, via Wikimedia Commons.

E ainda o Morro da Cruz, o Mercado Central. Praticamente toda cidade tem um “Mercado Central”, e eles são um ótimo espaço para imergir na cultura local, principalmente para conhecer a gastronomia e os produtos fabricados na região.

Mercado Público de Florianópolis não podia ser diferente, pois nele você encontra de tudo e ainda pode aproveitar os pratos da culinária típica.

A Catedral Metropolitana de Florianópolisfoi construída em 1908, mas o local abrigava antes uma antiga capelinha, erguida em 1678 pelo fundador da cidade, o bandeirante Francisco Dias Velho.

Esta igreja conta com um grande acervo de arte sacra, como a escultura “Fuga para o Egito”, talhada em Tirol, Áustria, pelo artista Demetz. Ela abriga ainda um órgão de tubos alemão, inaugurado em 1924.

O edifício é patrimônio tombado pelo Estado e pelo Município. Apesar de simples, a catedral possuí um altar muito bonito e, no final do ano, monta um belíssimo presépio em homenagem ao nascimento de Jesus Cristo.

o que conhecer em florianopolis
Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Foto: Diogo de Miranda e Doria,  via Wikimedia Commons

Para quem procura por lugares históricos entre os pontos turísticos de Florianópolis, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa é uma excelente dica.

A Lagoa da Conceição, onde há muitos restaurantes, bares, lojas com produtos artesanais feitos pelas rendeiras de Floripa, a Barra da Lagoa e, é claro, diversas praias.

Para conhecer melhor as praias, fiz um guia definitivo para desvendar as praias de Florianópolisdestacando as melhores praias das regiões Norte (Santinho, Jurerê Internacional, Canasvieiras, entre outras), Sul (Joaquina, onde há belas dunas, Mole, Barra da Lagoa, entre outras) e Leste (Açores, Naufragados, Armação, Campeche, etc).

Floripa é um lugar tão maravilhoso e tão querido que faz parte de várias listas deste blog de viagem. Confira os demais artigos:

Fácil => Excursão para Balneário Camboriú

 

restaurantes em florianopolis
Mercado Central | Foto: Céline, via Wikimedia Commons.

Na hora de organizar seu roteiro, também é importante conhecer os restaurantes em Florianópolis, assim você já seleciona os mais bacanas, escolhe onde comer a sequência de camarão (caso você curta frutos do mar) e já planeja seu orçamento. Outra dica bacana é este artigo onde conto tudo sobre o que fazer em Florianópolis.

Aventura => Trilha, rapel e escalada em Florianópolis

 

O que fazer em Florianópolis com pouco dinheiro?

Eu sou sempre suspeito para falar de Floripa porque é um dos lugares que mais gosto no mundo. E, sempre que posso dou uma “fugidinha” para aproveitar a cidade.

A Ilha da Magia é linda, super alto astral, com muitos lugares bacanas para conhecer, inclusive para aqueles que estão com pouco dinheiro. Um roteiro pelas praias da cidade já é suficiente para você perceber que dá para se divertir sem gastar muito.

Além de uma gastronomia deliciosa, com muitos frutos do mar. E, ainda uma população fantástica, animada, simpática e que recebe os turistas sempre bem.

Para outras informações sobre Florianópolis, visite o site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e procure o post índice de Santa Catarina. Lá estão relacionados artigos sobre diversos destinos produzidos por blogueiros viajantes de todo o Brasil.

Já conhece Florianópolis ou a cidade ainda está na sua lista de destinos? Conte nos comentários o que mais te interessa.

Até + !!!

 

Background Tickets
Florianópolis

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Florianópolis

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Florianópolis

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *