Cidades da Serra Catarinense: 5 lugares para o roteiro em SC

Cidades da Serra Catarinense: 5 lugares para o roteiro em SC

As cidades da Serra Catarinense são um espetáculo à parte para quem é fã das temperaturas mais baixas, principalmente no inverno. Os 19 municípios dessa região da Serra de Santa Catarina são incríveis, cada um a sua maneira. Mas, neste artigo destacarei apenas cinco deles no mapa da Serra Catarinense. O motivo?

É que além de pontos turísticos maravilhosos, pode haver a ocorrência de neve nessas cidades durante os invernos mais rigorosos. E, convenhamos que neve no Brasil não é algo tão comum e, por isso, que merece ser destacado.

Caso você esteja de viagem marcada para essa região incrível de Santa Catarina ou ainda pensando em visitar um dia as cidades da Serra Catarinense, este artigo será o guia para os melhores passeios que a região tem a oferecer.

Preparado para mais uma viagem? Então, veja o roteiro da Serra Catarinense, não esqueça o seu agasalho, e boa leitura!

Planeje sua viagem => Hotéis no litoral de Santa Catarina

Melhor seguro para viagem no Brasil »

 

Cidades turísticas da Serra Catarinense

  • Bom Jardim da Serra
  • Lages
  • São Joaquim
  • Urubici
  • Urupema

CLIQUE AQUI para ver os melhores passeios em Santa Catarina »

 

O que fazer nas cidades da Serra Catarinense

Dicas de Santa Catarina
Serra Catarinense | Foto: Rodrigo Postol, via Wikimedia Commons.

A Serra Catarinense é uma região rica em natureza e montanhas, conhecida por abrigar cidades do Norte e do Oeste do estado de , a cerca de 100 km do litoral.

A maior parte dessa região fica a mais de mil metros de altitude e, por isso, as temperaturas costumam ser bastante baixas, e no inverno, negativas, o que propicia geadas e a precipitação de neve. No artigo, saiba mais sobre as cidades para ver neve em Santa Catarina.

Grande parte do que fazer na Serra Catarinense tem a ver com o que se pode chamar de turismo de aventura. Muitos passeios em meio à natureza e vistas estonteantes, de tirar o fôlego.

São 19 as cidades que fazem parte da Serra: Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Curitibanos, Lages, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta, Rio Rufino, São José do Cerrito, São Joaquim, Urubici e Urupema.

 

Bom Jardim da Serra

Roteiro Serra Catarinense
Bom Jardim da Serra | Foto: Ieda Funari, via Wikimedia Commons.

Na lista das cidades mais frias do Brasil, Bom Jardim da Serra está a 1.245 metros de altitude, a 227 km de Florianópolis, e conta com várias belezas naturais.

O Cânion das Laranjeiras e o Mirante da Serra do Rio do Rastro tem vistas impressionantes e são os pontos turísticos mais famosos da pequena cidade com pouco mais de 4 mil habitantes. O melhor de tudo é que no inverno neva por ali.

A cidade é conhecida como “capital das águas”, pois possui 35 cachoeiras e 14 nascentes de rios. Muito simples, o município tem foco no turismo rural e não possui grandes atrativos urbanos. Por isso, não vá esperando grandes passeios pelo Centro.

Prepare seus tênis e vá pronto para explorar. Também é possível visitar o Cânion da Ronda e a Cascata da Barrinha. Não deixe de conhecer mais essa linda cidade da Serra Catarinense.

 

Lages

Rotas da Serra Catarinense
Centro de Lages | Foto: Lucas Migliorelli, via Wikimedia Commons.

Conhecida como Capital do Turismo Rural, Lages é a maior cidade da Serra Catarinense, com 150 mil habitantes e a 230 km da capital do estado, Florianópolis.

Famosa pela festa do Pinhão, que acontece em junho, a cidade atrai milhares de turistas e também conta com diversos outros pontos turísticos, tudo a um estilo bastante bucólico e com ares de cidade de interior.

Você pode conhecer o Morro da Cruz, que fica em um dos pontos mais altos da cidade e oferece uma vista lindíssima. Para os aventureiros, são 500 degraus para subir a pé, mas também é possível fazer o trajeto de carro.

Visite também a Catedral de 1922, no Centro, e logo em frente, a Praça João Ribeiro, com construções bem preservadas a cheias de história. Falando em história, a cidade é cheia de monumentos que retratam a tradição lageana.

   

No coração da cidade fica o Parque Jonas Ramos, uma área verde com um lago gigante, pista para caminhada e pedalinho aos finais de semana. Há também diversos museus com objetos antigos, como armas e outros artigos, que contam ainda melhor a história da cidade.

Vale a pena a visita e também se hospedar por lá.

 

São Joaquim

Cidades de Santa Catarina
São Joaquim | Foto: Caio Cesar, via Wikimedia Commons.

A 1.360 metros de altitude e a 228 km da capital, São Joaquim é considerada uma das cidades mais frias do Brasil, com termômetros que podem chegar a -10ºC nas épocas mais rigorosas do inverno. Com pouco mais de 26 mil habitantes, a cidade é ideal para curtir a estação.

Hotéis e algumas das melhores pousadas de SC ficam cheias de viajantes que aproveitam a beleza do local para curtir o frio, provar os bons vinhos produzidos na região e, quem sabe, ver as precipitações de neve.

Inclusive, se houver neve os funcionários do hotel acordam os hóspedes, mesmo que seja de madrugada.

O turismo histórico no local fica por conta dos cartões postais da cidade, a Praça João Ribeiro e a linda Igreja Matriz. Para os apreciadores de uma bela paisagem, há a Cascata do Pirata, uma queda d’água de 15 metros de altura.

E, para quem gosta de comida boa, tem a Festa Nacional da Maçã, em abril, e o Festival de Inverno Serra Catarina, em vários municípios da Serra Catarinense durante os meses de inverno.

 

Urubici

cidade mais alta de santa catarina
Serra em Urubici.

A 950 metros de altitude, Urubici fica a 168 km da capital do Estado e a 60 km de São Joaquim. O município, que tem 10 mil habitantes, é cercado de montanhas.

A cidade é recheada de cavernas e cachoeiras sendo, inclusive, patrimônio da Unesco, pois faz parte da Reserva Mundial da Biosfera da Floresta Atlântica.

Considerada a terra das hortaliças, ela também se destaca pelo ecoturismo, turismo de aventura, pelo cultivo da maçã e também pelo chimarrão. Além disso, essa também é uma das cidades em que se pode ver neve em Santa Catarina.

Em Urubici você pode visitar locais como o Morro da Igreja, com 1.822 metros de altitude, é o ponto habitado mais alto do Brasil e também a grande atração da cidade, inclusive quando neva.

Pontos turísticos da Serra Catarinense
Igreja em Urubici | Foto: caetano051068, via Wikimedia Commons.

Desde julho do ano passado, o Morro está com a passagem bloqueada, por tempo indeterminado, pois a estrada que dá acesso ao local está passando por obras.

Há também muitos outros lugares especiais, como a Pedra Furada, a Serra do Corvo Branco, a Cascata Véu da Noiva, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, a Pedra da Águia e o Cânion do Espraiado.

Todos lugares lindos, em meio à natureza, que valem a pena a visita e o registro. A cidade também conta com pontos de registro arqueológico, que tem várias inscrições rupestres.

O mais conhecido deles é a Máscara do Guardião. A visita ao Morro da Igreja é gratuita, porém, necessita de autorização, devido às poucas vagas de estacionamento. Para conseguir permissão, deve-se ir até o Parque Nacional de São Joaquim, em Urubici mesmo.

   

 

Urupema

Cidades mais frias da Serra Catarinense
Urupema | Foto: Jefferson Rech, via Wikimedia Commons.

A última cidade da nossa lista também é considerada uma das mais frias do Brasil. Com cerca de 2,5 mil habitantes, 1.335 metros de altitude e a 206 km de Florianópolis, Urupema é vizinha de São Joaquim.

Rica em belezas naturais e costumes gaúchos, como o Torneio de Laço, que acontece em novembro, e outros festivais e bailes, a cidade é conhecida pela Cachoeira que Congela, uma das únicas em que esse fenômeno acontece durante o inverno brasileiro.

E também pelo Morro das Torres ou Morro das Antenas, como também é chamado, com 1.700 metros de altitude e sensações térmicas que podem chegar a -30C. O local é um dos que costuma haver precipitações de neve no inverno.

Urupema também tem a Festa da Truta, em junho, a fazenda do Barreiro, fundada no ano de 1782 e que ainda pertence à mesma família. Há também o passeio pela Rota Santana, uma cavalgada que dura 2 dias, além de locais para pescaria e descida do rio em botes.

Quem visita a cidade, geralmente não vai para se hospedar. Por ser muito pequena, Urupema não está preparada para receber muitos turistas e as pousadas ficam lotadas com facilidade.

 

Dicas das cidades da Serra Catarinense

Uma das regiões mais bonitas do Brasil, a Serra de Santa Catarina é, sem dúvidas, um destino que você deve conhecer um dia. E, depois de ler este artigo, acredito que você montará um belo roteiro da Serra Catarinense.

A região tem paisagens incríveis e passeios que, com certeza, ficarão em sua memória para sempre, as cidades desse destino merecem alguns dias em seu próximo roteiro de viagem ao Sul.

Mesmo que não seja durante o inverno, cada uma das cidades da Serra Catarinense conta com opções incríveis de passeio que irão tirar seu fôlego tanto quando a neve.

Você já conhece as cidades da Serra Catarinense? Viu neve? Comente aqui embaixo!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Mariana Fernandes

ESCRITO POR

Mariana Fernandes

Mariana Fernandes, 25 anos, é jornalista e leitora assídua. Nasceu em Blumenau (SC), mudou-se para São Paulo ainda criança e lá ficou por 17 anos. Agora, de volta às origens, vive em Blumenau novamente e é apaixonada por (re) conhecer sua cidade e o Estado de Santa Catarina. Faz pós-graduação em Marketing Digital e ama passar tempo com seu vira-lata de 4 anos: Bolt, o supercão.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Hotéis Fazenda

Veja as melhores opções de hotéis fazenda no Brasil

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Hotéis Fazenda

Veja as melhores opções de hotéis fazenda no Brasil

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *