Circuito Vale Europeu: 20 dicas do que fazer na região

por Mariana Fernandes

Circuito Vale Europeu: 20 dicas do que fazer na região

O Circuito Vale Europeu em Santa Catarina é, sem dúvidas, uma das principais rotas turísticas do Brasil, pois conta com uma abundante natureza composta por matas, montanhas e cachoeiras; além da charmosa arquitetura e todos os traços culturais referentes a colonização europeia na região.

Se você procura pelas melhores dicas do circuito Vale Europeu, então, você com certeza está no post certo. Como sou nascida e moradora da região, preparei esta informações para te ajudar a desbravar estas cidades tão incríveis do sul do Brasil.

Esse pedacinho do país, repleto de costumes europeus, fica localizado no interior de Santa Catarina, mais precisamente na região do Vale do Itajaí. O Vale Europeu tem a vantagem de receber turistas nacionais e internacionais o ano todo, pois possuí clima e atrativos propícios para as 4 estações.

Porém, muitas vezes, as pessoas que vêm de fora de Santa Catarina não sabem muito bem como elaborar um roteiro eficiente ou como chegar às principais cidades desse circuito da forma mais direta.

Por isso, se você quer saber quando vir, como chegar bem, como fazer excursão, onde se hospedar, roteiro e como fazer o Circuito Vale Europeu em 4 dias, este post vai ser o seu guia completo.

Preste atenção em tudo que verá por aqui e ao final de sua leitura já salve essa página nos seus sites favoritos para consultar mais tarde. Espero que goste das dicas e que elas sejam úteis para você!

Planeje sua viagem => Onde ficar no Vale Europeu

Seguro viagem para viajar no Brasil »

 

Quantos km tem o Vale Europeu?

*Vídeo do site oficial de turismo de Santa Catarina

Dentre as 15 cidades que compõem o Vale Europeu, a maior distância entre municípios da região é de Nova Trento (sul) a Doutor Pedrinho (norte): 146 km; já as que possuem o trajeto mais curto entre si é de Rodeio a Ascurra: 5 km.

No circuito de cicloturismo no Vale Europeu, que começa e termina em Timbó e passa por mais 8 cidades, possuí ao todo 287,1 km, que são percorridos em 7 dias de bicicleta.

No caso de você alugar um carro para conhecer as cidades do Vale Europeu, confira abaixo as distâncias dos os principais deslocamentos entre os municípios do circuito:

  • De Blumenau a Pomerode: 30 km.
  • De Blumenau a Timbó: 29 km.
  • De Blumenau a Benedito Novo: 45 km.
  • De Blumenau a Nova Trento: 78 km.
  • De Pomerode a Timbó: 18 km.
  • De Pomerode a Rio dos Cedros: 17 km.
  • De Timbó a Doutor Pedrinho: 34 km.
  • De Timbó a Indaial: 11 km.
  • De Benedito Novo a Rio dos Cedros: 23 km.
  • De Botuverá a Nova Trento: 51 km.

CLIQUE AQUI para alugar um carro mais barato em Santa Catarina »

 

Como chegar no Vale Europeu?

Dicas do Vale Europeu SC
Mapa das cidades que compõem o cicloturismo no Vale Europeu | Fonte: Site oficial.

Primeiro, acho importante dizer que o Vale Europeu tem esse nome por conta de sua colonização, em grande maioria realizada por povos alemães e italianos.

Além de estar presente em nossos costumes, é possível ver mais marcas dessa colonização na arquitetura e nas celebrações, o que acaba atraindo muita gente para essa região do sul do Brasil.

Além disso, o ecoturismo tem bastante força em algumas dessas cidades e amantes de esportes encontram no circuito Vale Europeu um refúgio para relaxar em contato com a natureza e praticarem suas atividades preferidas de forma tranquila e satisfatória.

Por ser uma região bastante procurada pelos turistas, sobretudo por quem viaja em busca de conhecer as principais atrações em Santa Catarina, posso dizer que a chegada ao Vale Europeu é muito democrática, tem gente chegando de todos os lados, por vários meios de transporte.

Há quem venha ao Vale Europeu de avião, de ônibus, de carro, e até mesmo de bicicleta, já que essa rota é muito famosa pelo cicloturismo no Vale Europeu; tudo vai depender do seu objetivo de viagem e de onde você virá.

Porém, se você vem de longe e pelo ar, o aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Navegantes – Ministro Victor Konder, que fica em Navegantes. Ele fica localizado a 53 km de Blumenau.

Se desembarcar em Navegantes, você pode alugar um carro no aeroporto de Navegantes ou pegar o ônibus que fica dentro do aeroporto, assim que desembarcar do voo, e descer direto no centro da cidade de Blumenau. Pronto! Uma horinha de viagem e você já está no coração do Vale Europeu.

Caso não tenha outra opção, você pode também passar pelo Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, mas vindo da capital, tenha em mente que levará um pouco mais de tempo para chegar às cidades da rota. A distância deste aeroporto para Pomerode, por exemplo, é de 182 km.

Blumenau é tida como a maior e principal cidade do Vale, pois concentra a maior quantidade de serviços e também uma boa estrutura de transporte público.

O bom de ficar por aqui é que você já conhece uma cidade importante do roteiro no Vale Europeu e ainda fica próximo de outras que ficam nas redondezas. Para visitá-las, mas uma vez, a escolha de como chegar fica a seu critério: ônibus, carro ou bicicleta, que acredito que sejam os meios mais práticos.

Quem não é de Santa Catarina e vem de carro, pode acessar a região pela BR 101 e pela  BR 116  para pegar a BR 470, que corta todas cidades do Vale Europeu de um lado a outro.

Agende => Passeios guiados em Santa Catarina

 

Quando fazer o circuito Vale Europeu?

atividade comercial de destaque do vale europeu sc
Região é ideal para cicloturismo. | Foto: Get Your Guide.

Diferente das mais belas praias de Santa Catarina, populares no verão e da Serra Catarinense, muito requisitada no inverno, o circuito Vale Europeu pode ser visitado o ano todo. Um dos pontos positivos dessa região é que há atividades para praticamente todas as épocas e o turista nunca fica entediado por aqui.

Essa região do Estado é bastante famosa por trilhas e rotas do cicloturismo, primeiro circuito do brasil para ser percorrido por bicicletas; por isso, para os viajantes que vêm pensando em pedalar, indico o outono, que tem poucas chuvas e temperaturas mais amenas.

O mesmo vale para a primavera, onde você pode vir tranquilamente nessa época do ano e ainda somar boas condições climáticas à beleza das flores, que deixam as paisagens ainda mais bonitas!

A única estação do ano que merece mais atenção para uma visita a esta região é o verão, pois faz muito, mas muito calor; por ser um vale, não venta muito, sendo assim a sensação térmica é torna o clima ainda mais quente. Porém é quando ocorre a Festa Pomerana em Pomerode, principal evento local depois da Oktobertfest de Blumenau.

Para fechar as estações do clima em Santa Catarina, saiba que no inverno você pode até vir passear e conhecer a região se prefere visitá-la mais vazia, pois é a época que menos atraí turistas no ano.

Barato => Pacote de viagem para Pomerode

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Como se locomover no Vale Europeu

vale europeu globo reporter
Alugar um carro é a opção mais recomendada.

Já te disse também que você pode percorrer o caminho entre as paradas da forma que desejar, mas indico que você venha de carro ou alugue um na cidade em que for se hospedar.

Blumenau, que é a principal cidade da região, tem várias empresas que trabalham com esse serviço. Inclusive, você pode até aproveitar também na região a Rota da Cerveja em Blumenau.

Assim, você chega mais rápido ao destino desejado e ainda pode conhecer mais atrações de cada lugar. E falando em chegar mais rápido, acho legal que você saiba que as cidades mais legais do Vale ficam entre 20 e 60 km de distância uma da outra.

Nada extraordinário para quem está passeando; caso escolha vir nas férias, saia cedo de casa, Blumenau costuma ter bastante trânsito nos horários de pico do dia.

Adquira => Rota Alemã em Blumenau e Pomerode

 

20 dicas sobre o que fazer no Vale Europeu

Prédio da Prefeitura de Blumenau é um dos mais bonitos da região | Foto: Marcelo Campi, via Wikimedia Commons.

1. Saiba onde fazer compras: Blumenau e Brusque são ótimas cidades para compras; a última principalmente. Vale a pena visitar o local se você quer gastar com presentes e adquirir bons produtos para você e para a família toda.

2. Conheça o prédio da Prefeitura de Blumenau: este é um espetáculo à parte. Construído em estilo enxaimel, da arquitetura alemã, ele está situado no local em que ficava a estação ferroviária da cidade. Até hoje é possível ver a Macuca em frente ao local, a locomotiva importada da Alemanha em 1908.

3. Visite o Teatro Carlos Gomes em Blumenau: Ainda na rua XV, quase ao fim, encontra-se esta construção linda, que abriga escolas de dança, música e também espetáculos culturais; além de uma bela praça com jardins em sua entrada.

4. Conheça os museus de Blumenau: para conhecer mais sobre história e tradição da cidade, visite o Museu da Família Colonial, o Museu Hering (conta a história da marca e da indústria têxtil do país), o Museu da Cerveja (mostra como a bebida é fabricada e também tem os primeiros barris utilizados na Oktoberfest) e o Museu da Água, que garante uma vista linda da cidade.

Festas em Blumenau
Blumenau realiza a maior Oktoberfest fora da Alemanha | Foto: Oktoberfest Blumenau.

5. Divitar-se na maior festa da região: se vier para Santa Catarina em outubro, não perca os desfiles da Oktoberfest de Blumenau; eles são realizados na rua XV de Novembro, bem no centro da cidade.

6. Conheça a Vila Germânica: este é o local onde acontece a Oktoberfest, shows e também outros eventos festivos durante o ano, como a Sommerfest, a Festitália, a Vila de Natal e a Vila de Páscoa.

7. Apaixone-se pela natureza de Rio dos Cedros: com um povo descendente de italianos e alemães, a cidade está a mil metros acima do nível do mar e conta com uma paisagem composta por rios, cachoeiras, montanhas e barragens. Visite a cachoeira Gruta de Índio, a região dos Lagos e o famoso Parque Aquático Águas de São Bernardo.

8. Conheça o Santuário de Santa Paulina: trata-se simplesmente do segundo templo religioso mais visitado do Brasil; ele fica em Nova Trento e, além de todas as celebrações que realiza, ainda proporciona uma natureza exuberante ao redor. Para conhecê-lo, você pode fazer a Rota Italiana em Santa Catarina, que parte de Balneário Camboriú.

9. Explore a Caverna de Botuverá: esta cidade vizinha de Nova Trento apresenta uma formação rochosa muito interessante, com destaque para sua caverna, que é a maior da região Sul do Brasil.

Circuito do Vale Europeu Timbó - SC
Se gosta de pedalar, não deixe de fazer cicloturismo no vale Europeu.

10. Faça o Circuito Vale Europeu de Bike: se você quer pedalar e praticar esportes, se desloque para Timbó e faça a rota do cicloturismo no Vale Europeu que passa por todas as nove cidades do circuito de bicicleta. O roteiro de 300 km de extensão sai de Timbó, passa por Pomerode, Indaial, Rodeio, Doutor Pedrinho, Alto Cedros e Palmeiras, e leva cerca de 7 dias para ser completado, com direito a um certificado de conclusão.

11. Conheça os pontos turísticos de Timbó: visite o Morro Azul, o local mais alto da cidade e que é ótimo para praticar voo livre que costuma receber amantes do voo livre; já o Morro Arapongas é ideal para aqueles que gostam de aventuras que exigem mais esforço. Para quem é amante de arte, a Casa do Poeta Lindolf Bell e o Museu da Música são excelestes sugestões.

12: Divirta-se na Festa do Imigrante em Timbó: esta é uma das principais manifestações de celebração das heranças deixadas pelo imigrantes europeus na região. Como ela acontece em meados de outubro, você pode conhecê-la junto a Oktoberfest.

13. Veja de perto a Vitória-régia de Indaial: as lendárias da Amazônia ficam localizadas na praça em frente a Prefeitura de Indaial. Um fato interessante é que, pelo clima catarinense, as vitórias-régias são mais coloridas e volumosas do que no norte do Brasil.

14. Desfrute das Cachoeiras de Benedito Novo: composta por quedas d’água fabulosas, a cidade é destino certo para quem gosta de ecoturismo. Não deixe de conhecer a Cachoeira salto do Zinco e a Cachoeira Sitio Begalke.

Pomerode dicas
Festa Pomerana é um dos principais eventos da região Foto: Andrevruas, via Wikimedia Commons.

15. Aproveite as festas típicas em Pomerode: você pode curtir a Festa Pomerana (janeiro), com comidas e danças típicas e a Osterfest (janeiro fevereiro e março), que conta com atrativos como a Osterbaum, uma grande árvore de Páscoa, onde é exibido o maior ovo de Páscoa do mundo, com 15 metros de altura.

16. Conheça os atrativos de Pomerode: você também pode explorar o Museu Pomerano e conhecer a Vila Encantada, com fósseis e dinossauros em tamanho real, sendo um passeio ótimo para fazer com crianças. Conheça outros pontos turísticos de Pomerode.

17. Saboreie os pratos típicos da Alemanha: quando o assunto é alimentação, você pode procurar por restaurantes típicos alemães, principalmente em Pomerode, mas, se quer começar devagar, recomendo que não vá embora sem experimentar as famosas cucas de banana e as roscas da região (isso você encontra em todas as cidades por aqui). São ótimas opções para o café da manhã ou café da tarde. Garanto que você não irá se arrepender!

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

18. Conheça a cidade de Rodeio: outra cidade com forte influência italiana, ela conta com uma histórica vinícola (San Michele), uma linda cascata com vegetação ao redor ( O salto) e é conhecida como a “Cidade dos Anjos”, possuindo até um caminho que termina na réplica do Cristo Redentor na cidade.

19. Visite a cidade de Ibirama: nela você pode praticar rafting, rapel e caminhar por trilhas ecológicas. Visite também o Parque Nacional de Ibirama e conheça uma  variedade enorme de espécies de plantas e animais silvestres.

20. Conheça a natureza de Doutor Pedrinho: trata-se de outra cidade repleta de cachoeiras, como a Salto Donner, a Véu de Noiva e a Cachoeira Paulista. Trata-se de uma ótima opção de bate-volta caso esteja em Timbó.

Prático => Pacote de viagem para Blumenau.

 

Circuito Vale Europeu: hospedagem

planilha circuito vale europeu
Blumenau é o polo econômico do Vale Europeu e possuí os melhores hotéis de grande porte.

Dentre todas as cidades do Vale Europeu, existem três que possuem uma estrura melhor de rede hoteleira para se hospedar: Blumenau, Pomerode e Timbó.

Blumenau é o principal polo da região, por isso conta com os grandes hotéis; além de ser a cidade mais próxima dos principais aeroportos catarinenses. Por isso, se você procura conforto e praticidade recomendo que se hospede nesta cidade.

Pomerode possuí excelentes pousadas e é ótima para aqueles turistas que desejam conhecer o Vale Europeu todo, pois fica a uma curta distância da maioria dos municípios

Por sua vez, Timbó é a sugestão ideal para quem for fazer o cicloturismo, pois ele começa e termina na cidade e se hospedar nela te faz ganhar tempo para começar a aventura logo pela manhã.

Confira abaixo sugestões de hotéis e pousadas nestas três cidades, com dicas de hospedagens baratas, com custo-benefício e as melhores da região.

  • Hotel barato em Blumenau | Hotel Ibis Budget Blumenau: localizado a apenas 2 km do Parque Vila Germânica, este local oferece quartos com ar-condicionado, TV de tela plana a cabo e mesa de trabalho; utilize o bar e a recepção, que é 24 horas, além de desfrutar de diversas opções de entretenimento como teatro e shopping a uma curta distância.
  • Hotel com custo-benefício em Blumenau | Hotel Glória: fica a apenas 200 m do shopping e do teatro da cidade. Dispõe de wi-fi gratuito, café-da-manhã diário no restaurante e também é possível contratar serviços de lavanderia; as acomodações contam com ar-condicionado, TV a cabo e frigobar.
  • Melhor hotel em Blumenau | Hotel Slaviero Essential Blumenau: localizado no centro de Blumenau, dispõe de uma recepção 24 horas, além de acomodações  com wi-fi gratuito, ar-condicionado, aquecimento, área de estar, TV a cabo, telefone e banheiro privativo. A propriedade serve um buffet de café da manhã com itens variados; é possível solicitar serviço de quarto ou desfrutar da refeição na área de jantar.
  • Hotel barato em Pomerode | Dein Haus Pousada: com  direito a piscina ao ar livre e banheira de hidromassagem, oferece quartos no centro de Pomerode, próximos da Vila Encantada. Esta pousada também conta com bar e quartos dispõem de ar-condicionado, TV de tela plana, frigobar e banheiro privativo; além disso, um buffet de café da manhã é servido diariamente.
  • Hotel com custo-benefício em Pomerode | Pousada Harmonia Pomerana: dispõe de jardim, café da manhã diário e wi-fi gratuito; todas as acomodações contam com de ar-condicionado e TV de tela plana.
  • Melhor hotel em Pomerode | Hotel Bergblick: localizado em uma área colonizada por alemães e construído com arquitetura enxaimel e belos jardins, ele fica a apenas 2 km do centro da cidade. Os quartos são espaçosos e possuem de ar-condicionado, TV, e frigobar.
  • Hotel barato em Timbó | Pousada Tiroler Dorf: conta com várias comodidades, entre elas um jardim e um terraço para que o hóspede possa desfrutar de vistas da montanha As acomodações incluem uma varanda com vista para o jardim e dispõem de área de estar; o café da manhã é servido diariamente na propriedade.
  • Hotel com custo-benefício em Timbó | Timbó Park Hotel: fica na rua principal de Timbó, com uma piscina ao ar livre, estacionamento gratuito, uma academia e um restaurante, que serve o buffet de café-da-manhã. Os quartos 5 estrelas do hotel oferecem ar-condicionado, TV e frigobar; alguns deles têm uma varanda com vista dos belos jardins.
  • Melhor hotel em Timbó | Blue Hill Hotel: com wi-fi gratuito, todos os quartos do hotel contam com uma TV de tela plana com canais a cabo; algumas unidades dispõem também de área de estar para relaxamento. Aproveite o restaurante e a piscina ao ar livre da propriedade.

Encontre => Melhores hotéis em Blumenau

 

 

Tudo sobre o Circuito Vale Europeu SC

Aposto que você já sabia tudo sobre as praias de Santa Catarina! Mas agora é hora de concordar que o Vale Europeu também é mesmo uma região impressionante!

Afinal ela possuí várias cidades turísticas, com a vantagem de serem próximas uma das outras e extremamente ricas em cultura e natureza; esse é um destino que você precisa conhecer em Santa Catarina.

Aventure-se sozinho, com seus amigos ou família pelas trilhas e cachoeiras que o Vale Europeu tem a oferecer. Viva também a experiência das festas típicas de cada cidade; além de conhecer os museus, admirar as construções em enxaimel e provar os sabores dos pratos típicos, com gastronomia predominantemente alemã.

Espero que tenha gostado das dicas que te dei aqui e que elas te ajudem na sua organização de um passeio incrível ainda este ano se possível! Uma dica importante é reservar o hotel ou pousada que escolher com antecedência; dessa forma fica mais fácil planejar a logística dos eu roteiro.

Para finalizar, recomendo que leia o artigo cidades de Santa Catarina, onde te mostro quais são os principais destinos turísticos espalhados por todo o estado, que vão desde o litoral norte até a charmosa serra catarinense.

E você, o que pretende conhecer no Circuito Vale Europeu em Santa Catarina? Já esteve na região e tem mais experiências para compartilhar? Deixe seu relato  nos comentários. Participe!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Mariana Fernandes

ESCRITO POR

Mariana Fernandes

Mariana Fernandes, 25 anos, é jornalista e leitora assídua. Nasceu em Blumenau (SC), mudou-se para São Paulo ainda criança e lá ficou por 17 anos. Agora, de volta às origens, vive em Blumenau novamente e é apaixonada por (re) conhecer sua cidade e o Estado de Santa Catarina. Faz pós-graduação em Marketing Digital e ama passar tempo com seu vira-lata de 4 anos: Bolt, o supercão.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *