Cicloturismo no Vale Europeu: guia completo do circuito

Cicloturismo no Vale Europeu: guia completo do circuito

Fazer cicloturismo no Vale Europeu é uma das melhores formas de conhecer as belezas naturais de Santa Catarina em uma experi6encia certamente inesquecível. Se você gosta de esportes de aventura e passeio de bike, este circuito será perfeito para sua próxima viagem!

Como sou nascida e moro nesta região, me sinto a vontade para recomendar este roteiro o ano todo; afinal, diferentemente das praias (mais bacanas no verão) e da serra catarinense (cobiçada no inverno), o circuito do Vale Europeu pode ser visitado em qualquer época.

Assim, o turista nunca fica entediado quando viaja para a região, que além das belezas proporcionadas pela natureza ainda possuí muita estrutura e todo o charme da cultura europeia, refletida na culinária, nas festas, nos costumes e, principalmente, na arquitetura.

Essa parte de Santa Catarina é bastante famosa por suas trilhas e rotas para percorrer; afinal de contas, trata-se do primeiro circuito brasileiro feito especialmente para ser percorrido de bicicleta

Por isso, para os viajantes que gostam de pedalar, o mapa do circuito Vale Europeu é o cenário perfeito para uma aventura inesquecível!

Quer conferir dicas para planejar essa viagem e também descobrir qual a melhor época para visitar cada cidade? Saiba que, neste artigo, trago tudo o que precisa saber sobre o cicloturismo no Vale Europeu: quanto custa, o que fazer em cada dia, onde se hospedar e onde comer durante a viagem.

Então, continue acompanhando este artigo, confira todas as dicas e monte sua planilha do circuito Vale Europeu de bike para a viagem. Boa leitura!

Planeje sua viagem => Onde ficar no Vale Europeu

Seguro viagem para viajar no Brasil »

 

O que é o Vale Europeu?

*Vídeo oficial da Santur SC

O vale Europeu é uma região de Santa Catarina localizada ao noroeste da capital Florianópolis. A região possuí este nome pelo fato de ter sido colonizada por povos europeus, especialmente alemães e italianos, que até hoje possuem suas raízes e costumes preservados em cada canto destas cidades.

Ao todo, são 15 cidades que compõem toda a região, sendo que cada uma delas possuí ao menos um tipo de turismo que atraí muitos viajantes.

Como muitos destes municípios apresentam o cenário perfeito para se aventurar e curtir a natureza, foi criado o Cicloturismo no Vale Europeu, para que os turistas possam conhecer os pontos turísticos em passeios fantásticos de bicicleta.

Dentre as cidades do Vale Europeu que fazem parte do cicloturismo, Pomerode é a que mais recebe turistas e possuí maior infraestrutura hoteleira e comercial para os viajantes, por isso é uma base para o seu roteiro.

CLIQUE AQUI para adquirir pacote de viagem para Santa Catarina »

 

Cidades para Cicloturismo no Vale Europeu

  1. Timbó
  2. Pomerode
  3. Indaial
  4. Rodeio
  5. Ascurra
  6. Doutor Pedrinho
  7. Rio dos Cedros
  8. Apiúna
  9. Benetido Novo

Fácil => Alugue um carro mais barato em Santa Catarina

 

Cicloturismo no Vale Europeu: como fazer

Cicloturismo Vale Europeu quanto custa
Roteiro de cicloturismo foi criado em 2006.

O passeio começa em Timbó, no restaurante Thapyoka, mesmo local em que o interessado deve fazer sua inscrição. O ciclista paga a taxa, ganha um mapa do trajeto, planilha detalhada e um guia com orientações técnicas.

Quem finaliza a rota ganha um certificado de conclusão, mas é preciso apresentar os carimbos que podem ser obtidos em estabelecimentos dentro da rota. Este trajeto é circular, pois começa e acaba no mesmo lugar.

Trata-se do primeiro roteiro brasileiro planejado especialmente para o cicloturismo surgiu em 2006 e inclui 350 quilômetros de estradas de terra próprias para passeio. Essas estradas atravessam cidadezinhas do Circuito do Vale Europeu, que existem desde a colonização europeia.

A maior parte dessas cidades possui traços estrangeiros, principalmente germânicos, que podem ser notados na arquitetura e na gastronomia.

O roteiro no Vale Europeu foi criado para que a cultura de contato com a natureza fosse incentivada na região  e atraísse turistas de todas as partes do Brasil. Por isso, tudo é muito bem organizado: existem pontos de apoio, hospedagens e restaurantes; tudo para que o viajante se sinta amparado durante todo o tempo.

Mas, para quem gosta da sensação de solidão e liberdade, há trechos do caminho em que você pode se sentir como se estivesse sozinho em meio à natureza.

Quem faz essa rota se surpreende com a quantidade de nascentes, cachoeiras, rios e riachos. Além disso, é importante dizer que há sinalização em toda parte. Logo, mesmo os mais inexperientes saberão se localizar. Esse tipo de caminho é chamado de self-guided (auto-guiado).

Agende => Melhores passeios em Santa Catarina

 

Onde pedalar em Santa Catarina?

Ciclismo em Santa Catarina
Aproveite o circuito para conehcer Pomerode | Foto: Marinelson Almeida, via Wikimedia Commons.

Nove municípios, conveniados ao Clube de Cicloturismo do Brasil, fazem parte dessa rota: Timbó, Pomerode, Indaial, Ascurra, Rodeio, Dr. Pedrinho, Rio dos Cedros, Benedito Novo e Apiúna. O roteiro oficial indica que o ciclista faça o passeio em sete dias de pedaladas, com cerca de 50 km por dia.

Assim, a média é de um dia de pedalada por cidade. Mas, nem todos fazem o roteiro completo ou conseguem finalizá-lo no cronograma. Tudo varia do tempo e da disposição do ciclista. Também vale a pena conhecer bem o mapa do Vale Europeu.

Saindo de Timbó, os pedais seguem viagem para Pomerode, Indaial, Ascurra, Apiúna, Rodeio e Benedito Novo. depois seguem para Dr. Pedrinho, Rio dos Cedros (Altos Cedros e Palmeiras) e voltam para Timbó.

Mesmo que você faça o roteiro por puro lazer, não se engane: é preciso preparo físico. O percurso pode ser dividido em parte alta e baixa, sendo que alguns ciclistas optam por fazer apenas um trecho do roteiro.

Ao invés dos 350 km em sete dias, a parte baixa pode ser percorrida em três dias, e a alta, que parte de Rodeio, em quatro.

Adquira => Rota Alemã em Blumenau e Pomerode

 

Cicloturismo Vale Europeu: quanto custa

Circuito Vale Europeu 2018
Faça o planejamento correto para aproveitar ao máximo esta experiência.

Isso vai depender da maneira que você deseja realizar o percurso. Para fazer o circuito de forma individual, a taxa de inscrição para o cicloturismo no Vale Europeu é de 16 reais.

Outra alternativa é fazer o passeio através de uma agência local, onde você pode alugar uma bicicleta e fará os trechos todos em grupo. As empresas mais famosas que organizam este percurso são a Biketour Vale Europeu e a ViaPedal.

Imperdível => Excursão Rota Italiana em Santa Catarina

 

Roteiro de Cicloturismo no Vale Europeu

vale europeu sc mapa
Mapa da área de cicloturismo no Vale Europeu | Foto: Site oficial.
  • 1º Dia: de Timbó a Pomerode
  • 2º Dia: de Pomerode a Indaial
  • 3º Dia: de Indaial a Rodeio
  • 4º Dia: de Rodeio a Doutor Pedrinho
  • 5º Dia: de Doutor Pedrinho a Altos Cedros
  • 6º Dia: de Altos Cedros a Palmeiras
  • 7º Dia: de Palmeiras a Timbó

De acordo com as indicações do site do Cicloturismo, o passeio começa na cidade de Timbó e dura sete dias. Veja agora como funciona o roteiro de cicloturismo no Vale Europeu a cada dia. 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Importante: o nível de dificuldade física e técnica é medido de 1 a 5 pela organização, sendo que quanto maior a numeração, mais habilidades para condução da bicicleta e condicionamento físico é exigido para percorrê-lo. Caso seja inexperiente, opte somente pela parte baixa do percurso.

 

1º dia: de Timbó a Pomerode

vale europeu de bike santa catarina
Circuito de Timbó a Pomerode é cercado de muita natureza | Foto: Prefeitura de Pomerode.

De Timbó a Pomerode, o ciclista passa neste primeiro dia por uma pequena estrada de terra que cruza a cidade de Rio dos Cedros para então subir um grande morro, antes do Rio Ada. Apesar de cansativo, o visual da Mata Atlântica é espetacular.

Na sua planilha, preste atenção que no Rio Ada existem bifurcações. A ascensão máxima do circuito é de 510 metros.

Aproveite o caminho para observar a Rota Enxaimel e suas construções típicas alemãs. E, quando chegar na cidade, aproveite os mais badalados pontos turísticos de Pomerode, como a Casa do Imigrante, o Museu Pomerano e a Vila Encantada.

  • Extensão: 45 km.
  • Dificuldade física: 3.
  • Dificuldade técnica: 2.

 

2º dia: de Pomerode a Indaial

cicloturismo em Indaial
Mirante de Carijós é uma das paradas do percurso | Foto: Turismo de Indaial.

Neste segundo dia, o caminho é bastante povoado e cheio de belas paisagens e jardins você conhecerá os bairros de Wunderwald em Pomerode e Mulde em Timbó. Ao longo da subida, as casas dão lugar aos riachos, pássaros e diversas árvores.

O percurso de Pomerode a Indaial conta com duas subidas longas, mas que são mais leves do que o morro do primeiro dia. A ascensão máxima que o trajeto chega é de 520 metros.

Caso queira explorar melhor o trajeto, tem a possibilidade de subir até o Morro Azul, um dos pontos turísticos mais bonitos da região; porém saiba que terá pela  frente uma subida, além de precisar deixar a bicicleta e subir um trecho a pé. É possível fazer um camping selvagem no topo, que vale muito a pena.

Os pontos turísticos de Indaial inclusos nesta rota são: Mirante de Carijós, Avenida Beira-rio e a Ponte dos Arcos.

A recomendação é ter atenção aos pontos de encontro das estradas de terra com o asfalto, evitando acidentes. O primeiro deles é um trecho de 1 km, que liga Pomerode à BR-470; o outro fica no momento de cruzamento da 470, sempre muito movimentada.

  • Extensão: 40,1 km.
  • Dificuldade física: 3.
  • Dificuldade técnica: 2.

3º dia: de Indaial a Rodeio

cicloturismo em rodeio
Aprecie a bela Cascatas o Salto no trajeto | Foto: Turismo de Rodeio.

De Indaial a Rodeio, você passará pela parte mais baixa e tranquila de todo o circuito; o caminho é plano e vai beirando o rio Itajaí-Açú, com muitas pontes e arcos em Indaial, até cruzar novamente a BR-470 e chegar a Ascurra, e logo depois, Rodeio.

É importante ressaltar que não é obrigatório fazer o cruzamento destas pontes para permanecer no circuito; porém recomendo que as atravesse, pois é muito mais emocionante. A ascensão máxima deste circuito é de 170 metros.

No trecho até Ascurra que passa pela BR-470 tome cuidado novamente, pois trata-se de uma estrada com histórico em acidentes.

Os atrativos de Indaial que você conhecerá neste dia são: Região Histórica do Warnow, Igreja Evangélica Luterana (única em estilo enxaimel do Brasil), Ponte Pênsil e a ponte coberta de madeira.

Já os pontos turísticos de Rodeio que você passará ao fazer este trajeto são: Vinícola San Michele, Cascata O Salto, Caminho dos Anjos, Capela Nossa Senhora de Lourdes, Eremitério Beato Egídio de Assis e a tirolesa no Big Mountain Adventure Park.

A parte baixa do circuito termina aqui; são mais 16 km no caminho de volta para Timbó, pelo asfalto com acostamento.

  • Extensão: 26,9 km.
  • Dificuldade física: 1.
  • Dificuldade técnica: 2.

 

4º dia: de Rodeio a Doutor Pedrinho

Circuito Vale Europeu 2019
No quarto dia começa a parte alta do cicloturismo no vale Europeu.

De Rodeio a Dr Pedrinho, tem início a parte alta do trajeto. Apesar de não ser regra, esse trecho do percurso é mais indicado para quem tem um melhor preparo físico ou já é habituado a pedalar.

Trata-se da parte mais alta de todo o percurso, com 8 km de subida! A ascensão máxima que este trajeto chega é de 1.120 metros.

Mas, apesar de difícil, o caminho tem sombra e pontos de parada para descanso, como acontece no meio da subida, onde é possível se recuperar para seguir na estrada de frente para o caminho dos anjos; depois disso, a estrada segue plana com alternância de caminhos retos e outras subidas.

Dentre os pontos turísticos de Doutor Pedrinho que você encontrará neste percurso, o grande destaque é para a Cachoeira do Zinco, onde é necessário fazer um desvio para conhecê-la; é importante saber entretanto, que são 16 km a mais de trajeto, contando ida e volta.

  • Extensão: 41,1 km.
  • Dificuldade física: 5.
  • Dificuldade técnica: 2.

 

5º dia: de Doutor Pedrinho a Altos Cedros

cicloturismo em rio dos cedros
Visual deste percurso é simplesmente deslumbrante | Foto: Turismo de Rio dos Cedros.

O quinto dia tem o trajeto de Dr Pedrinho a Altos Cedros, um caminho super isolado e até mesmo com pouca sombra. São várias subidas, curtas, mas que cansam tanto como a do dia anterior; inicie o trajeto o mais cedo possível para aproveitar melhor o caminho.

Lembre-se de levar comida e hidrate-se, pois no final do percurso, haverá uma represa e uma estrada mais plana. A ascensão máxima do percurso é de 860 metros, sendo outra parte alta do circuito.

Ainda em Doutor Pedrinho, conheça a Cachoeira Véu de Noiva, que para conhecer você terá que caminhar por 20 minutos.

No caminho até de Rio dos Cedros, você passará por diversas casas e fazendas isoladas, por araucárias, e por uma represa; fique apenas atento pois no final do dia você irá se deparar com um trecho de grade circulação de veículos.

 
Procurando opção de hospedagem mais segura por causa do Coronavírus?

A melhor alternativa é alugar imóveis, para se hospedar com conforto e segurança!

Devido a nossa parceria com a Airbnb, você receberá até R$ 350,00 de desconto na primeira reserva, e o cadastro é sem compromisso. Algumas vantagens do Airbnb:

  • Possibilidade de dividir o imóvel com um grupo de amigos ou família;
  • Tarifas mais baratas que hotéis;
  • Comentários 100% autorais;
  • A comodidade de sertir-se em casa.
 
  • Extensão: 40 km.
  • Dificuldade física: 4.
  • Dificuldade técnica: 2.

6º dia: de Altos Cedros a Palmeiras

cicloturismo vale europeu cachoeiras
Trajeto até Palmeira é um dos mais bonitos de toda Santa Catarina | Foto: Site oficial.

De Altos Cedros a Palmeiras é a parte mais bonita de todo o caminho, que também é isolado e com pouca sombra. Mais uma vez: lembre-se de se manter hidratado e alimentado!

Neste terceiro dia, siga rumo a uma paisagem maravilhosa, rica em área verde, rochas e que conta com duas represas; após passar por elas a subida começa, com o tapete verde da Mata Atlântica embelazando o local.  O ponto mais alto deste trajeto é de 840 metros.

O caminho final desse percurso tem um fluxo de carros que pode ser alto, principalmente na alta temporada e durante os feriados prolongados.

  • Extensão: 41 km.
  • Dificuldade física: 4.
  • Dificuldade técnica: 2.

 

7º dia: de Palmeiras a Timbó

Circuito do Vale Europeu Timbó - SC
Circuito completo começa e termina em Timbó, em uma paisagem exuberante.

De Palmeiras a Timbó, cidade onde se inicia o percurso, as paisagens mais habitadas voltam a fazer parte do cenário no último dia; mas ainda há riachos e mata em abundância no trajeto. Se antes as subidas eram exaustivas, agora as descidas são revigorantes!

Tudo isso para preparar o ciclista para a última, e talvez mais forte subida do percurso, em Rio Cunha, após Cedro Alto. A ascensão máxima do circuito é de 670 metros.

Depois de passar por ela e atravessar Benedito Novo, você deve alcançar a estrada que liga Rodeio a Timbó, para então chegar ao final deste incrível percurso.

  • Extensão: 53 km.
  • Dificuldade física: 3.
  • Dificuldade técnica: 2.

Leia também => Roteiro no Vale Europeu

 

Onde se hospedar no Vale Europeu

Tour de bike no Brasil
Pomerode tem boas opções de hospedagem, como a Pousada Casarão Schmidt | Foto: Booking.

Opções não faltam na hora de escolher onde ficar no Vale Europeu para fazer o roteiro de cicloturismo da região. Como são diversas cidades que fazem parte desse roteiro, deixo aqui indicadas as mais bem avaliadas pelo Booking. Veja sugestão de cidades para ficar:

  • Ascurra: o Nona Rosina conta com jardim e wi-fi gratuito, todas as unidades do Nona Rosina dispõem de ar-condicionado e TV de tela plana. Há também um lounge compartilhado na propriedade, e você pode andar de bicicleta nas proximidades. Classificação: 9,4 | Fantástico. Veja outras opções entre os hotéis em Ascurra.
  • Benedito Novo: a Pousada Borboleta oferece bicicletas gratuitas, uma linda vista para o jardim, lounge compartilhado e wi-fi gratuito. Esta propriedade dispõe de cozinha compartilhada e churrasqueira, além de ter quartos com ar-condicionado e mesa de trabalho. Um buffet de café da manhã é servido diariamente e há uma variedade de atividades disponíveis na área ao redor da acomodação, incluindo ciclismo e pesca. Classificação: 9,6 | Excepcional. Veja outros hotéis em Benedito Novo.
  • Indaial: o Hotel Romer oferece quartos com ar-condicionado, wi-fi gratuito e recepção 24 horas, além de depósito para bagagem e buffet diário de café da manhã. No hotel, todos os quartos estão equipados com guarda-roupa, TV de tela plana e banheiro privativo. Classificação: 9,3 | Fantástico. Dicas de hotéis em Indaial.
  • Pomerode: a Pousada Casarão Schmidt tem um jardim e oferece serviço de concierge e piscina ao ar livre. Além disso, a acomodação tem recepção 24 horas por dia, serviço de traslado, cozinha compartilhada e wi-fi gratuito. Na pousada, os quartos têm TV, banheiro privativo, ar-condicionado.  Um café da manhã continental é servido todas as manhãs na acomodação, que também oferece um parquinho infantil. Classificação: 9,5 | Excepcional. Veja mais hotéis em Pomerode.
  • Rio dos Cedros: a Pousada LindnerHof oferece bicicletas gratuitas, jardim, bar e lounge. Também possui restaurante e um terraço ao ar livre, karaokê, wi-fi gratuito, e os quartos incluem TV, banheiro privativo e varanda. Você pode aproveitar um buffet de café da manhã e se divertir jogando bilhar e dardos. A pousada é um local famoso para trilhas a pé e mergulho. Classificação: 8,9 | Fabuloso. Veja hotéis baratos em Rio dos Cedros.
  • Rodeio: uma opção é o Cama Café Stolf, que dispõe de piscina e wi-fi gratuito. Todas as unidades tem ar-condicionado e TV, banheiro privativo com sabonetes e shampoos gratuitos. Você poderá desfrutar de um buffet de café da manhã e também relaxar no lounge. Classificação: 9,7 | Excepcional. Mais opções de hotéis em Rodeio.
  • Timbó: o Eco Locanda Tirolese oferece bicicletas gratuitas, piscina, jardim e bar. Com lounge compartilhado e parquinho infantil, os quartos do Eco tem ar-condicionado, vista para o jardim, guarda-roupa e wi-fi gratuito. Você pode desfrutar de um buffet de café da manhã, mesa de bilhar, pingue-pongue e fazer trilhas a pé ou de bicicleta. Classificação: 9,9 | Excepcional. Veja mais hotéis em Timbó.
Cicloturismo em Santa Catarina
Pousada Eco Locanda Tirolese, em Timbó, é uma ótima dica de “base”para o trajeto | Foto: Booking.

Mais opçoes => Hotéis em oferta Santa Catarina

 

Dicas de restaurantes e onde comer

Comida Santa Catarina
Há bons restaurantes no circuito de cicloturismo do Vale Europeu.

Existem diversas possibilidades para você se alimentar durante o trajeto por todas as cidades que compõem o circuito de cicloturismo no Vale Europeu, que trazem o melhor das comidas típicas locais e contam com um sabor fabuloso; afinal é importante comer bem para ter energia durantes os percursos.

Para te ajudar a se alimentar bem durante o circuito, confira abaixo uma dica de bom restaurante em cada cidade e bom apetite!

  • Timbó | Thapyoka: trata-se uma choperia e restaurante, que apresenta no cardápio carnes nobres deliciosas e, claro, especialidades da gastronomia alemã. Endereço: Av. Getúlio Vargas, 201 – Centro.
  • Pomerode | Restaurante Colonial Wunderwald:, com ambiente confortável, bonito e comida típica alemã, italiana e frutos do amr, possuí pratos que servem de 1 a 4 pessoas. Endereço: Avenida, R. 15 de Novembro, 8444.
  • Indaial | Krueger Restaurante: com um buffet tradicional e simples, baseado nas culinárias alemã e brasileira o localproporciona um lindo visual do lado de fora. Endereço;  R. dos Atiradores, 152 – Centro
  • Rodeio | Caminetto: este restaurante é ideal para quem gosta de massas, pois conta com diversas opções do melhor da culinária italiana. Aprecie também o chpp artesanal da casa. Endereço: R. Quatorze de Março, 50 – Centro.
  • Doutor Pedrinho | Container da Serra: localizado em uma rodovia, é uma excelente parada para fazer um lanche rápido e que conta ainda com uma loja de conveniência Endereço: Rodovia SC 477 São João da Esperança.
  • Rio dos Cedros | Lindnerhof: decorado de forma personalizada, o restaurante fica dentro de uma pousada na cidade; o restaurante conta ainda com uma linda vista para a cachoeira. Endereço: Estr. Geral Alto Cedros.

Incrível => Rota da Cerveja em Blumenau

 

Dicas para o passeio de bike

Informações Circuito do Vale Europeu
Faça o roteiro em estações de transição, como outono e primavera.
  • O outono é um dos períodos mais indicados para o passeio. Mas a primavera também é uma boa opção.
  • Conheça o clima de Santa Catarina: as temperaturas caem bastante durante o inverno, e no verão o calor chega a ser insuportável! Isso sem contar os períodos de chuva.
  • O circuito é abastecido com locais para hospedagem e alimentação, mas não esqueça seus próprios lanches e água para a parte mais alta do percurso. Hidrate-se!
  • Organize seu roteiro pegando as dicas do site do Cicloturismo no Vale Europeu. Utilize esse meio inclusive para entrar em contato com os organizadores do roteiro e saber valores atualizados para ter direito ao seu certificado no final da rota.

Como comprar? => Passagens aéreas baratas

 

Tudo sobre Cicloturismo no Vale Europeu

Você acabou de conhecer o primeiro roteiro de Santa Catarina e do Brasil que foi exclusivamente pensado para passeios com bicicletas. Em meio a uma natureza exuberante e uma estrutura preparada para receber turistas, a rota de cicloturismo do Vale Europeu é uma das melhores do Brasil para uma experiência única com a natureza!

Em família, sozinho, ou com os amigos, sua passagem por essas cidades incríveis com certeza será inesquecível, se você é fã de natureza, claro!

Assim, programe sua viagem, pesquise as melhores hospedagens e paradas utilizando o auxílio do site oficial e salve esse post em seus favoritos para as próximas férias!

Para finalizar, leia o artigo cidades de Santa Catarina, com dicas dos principais destinos turísticos presentes em todo os estado.

E você, pretende fazer cicloturismo no Vale Europeu em Santa Catarina? Já fez estes percusos e temexperiências para compartilhar? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Mariana Fernandes

ESCRITO POR

Mariana Fernandes

Mariana Fernandes, 25 anos, é jornalista e leitora assídua. Nasceu em Blumenau (SC), mudou-se para São Paulo ainda criança e lá ficou por 17 anos. Agora, de volta às origens, vive em Blumenau novamente e é apaixonada por (re) conhecer sua cidade e o Estado de Santa Catarina. Faz pós-graduação em Marketing Digital e ama passar tempo com seu vira-lata de 4 anos: Bolt, o supercão.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *