Pontos turísticos de Pomerode: o que fazer e turismo em SC

por Flavia Sphair

Pontos turísticos de Pomerode: o que fazer e turismo em SC

Conhecer os pontos turísticos de Pomerode é uma excelente opção de turismo para amigos e familiares que visitam a cidade mais alemã do Brasil.

Essa cidade que faz parte da região do Vale Europeu em Santa Catarina e possui ao redor diversos municípios com a cultura alemã em suas origens e muito o que fazer, como Timbó e Blumenau, cidade em que nasci e moro.

Mas Pomerode é especialmente interessante por sua variedade de atrações gastronômicas e culturais, além de ter boas opções de compras e de passeios para famílias, o que se torna uma excelente viagem para todos os públicos.

Para conhecer e tirar boas fotos de Pomerode, é importante considerar que a cidade é pequena e não possui transporte público disponível. Porém, todos os atrativos são próximos e alugar um carro é uma das melhores maneiras de fazer seu roteiro, além de Uber e táxi.

Você pode esticar a viagem a Blumenau e outros municípios vizinhos; entretanto, uma opção viável é explorar o destino de bicicleta, afinal Pomerode faz parte da rota de cicloturismo no Vale Europeu, perfeita para aqueles turistas que amam pedalar e admirar a natureza local.

Mas, afinal, o que fazer em Pomerode em um dia ou mais?

Para te ajudar no planejamento da viagem, neste artigo selecionei os 10 pontos turísticos de Pomerode mais importantes e que não podem faltar no seu roteiro. Eu como sou moradora da região, conheço muito bem cada um deles e compartilho a minha experiência com você.

Saiba tudo sobre o Museu do Automóvel em Pomerode, a Vila Encantada, onde encontrar o símbolo de Pomerode e muito mais!

Planeje sua viagem => Resorts all inclusive em SC

Onde se hospedar no Vale Europeu »

 

Pontos turísticos de Pomerode, Santa Catarina

  1. Casa do Imigrante Carl Weege
  2. Rota do Enxaimel
  3. Museu do Marceneiro
  4. Museu Pomerano
  5. Casa do Escultor
  6. Memorial da Porcelana Arthur Schmidt
  7. Vila Encantada
  8. Museu do Automóvel
  9. Letreiros e Pórticos de Acesso à Cidade
  10. Praça Torgelow e Centro

CLIQUE AQUI para alugar um carro mais barato em Santa Catarina »

Qual a distância entre Blumenau e Pomerode?

*Vídeo do site oficial de turismo de Santa Catarina

A distância entre Blumenau e Pomerode é de 30,9 km, que pode ser percorrido de carro em 39 minutos de bicicleta em cerca de 1 hora e meia. Fazer uma rota envolvendo as duas cidades é uma ótima oportunidade para conhecer melhor a cultura e os costumes dos imigrantes alemães.

Pomerode fica localizada ao norte do Vale Europeu e possuí as seguintes distâncias paras as cidades turísticas de Santa Catarina:

  • Balneário Camboriú: 84 km.
  • Florianópolis: 171 km.
  • Penha (Beto Carrero World): 77 km.
  • Timbó: 19 km.
  • Bombinhas: 117 km.

 

O que fazer em Pomerode em 1 dia ou mais?

1. Casa do Imigrante Carl Weege

Turismo no Vale Europeu
Possui objetos e móveis da época da colonização | Foto: Casa do Imigrante.

A Casa do Imigrante Carl Weege é um memorial que conta a história do crescimento dessa região de Santa Catarina através da vida de Carl Weege, um dos pioneiros pomeranos na cidade que colaborou com comércio e indústria.

Essas áreas foram de grande importância para o desenvolvimento do município. A casa possui objetos e móveis da época da colonização em espaços de arquitetura autenticamente enxaimel, que é um símbolo da cultura alemã e garantem fotos muito bonitas.

  • Endereço: R. Vidal Ferreira, 1032 – Pomerode
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas
  • Entrada: gratuita

Adquira => Pacote Balneário Camboriú + Blumenau

 

2. Rota do Enxaimel

Cidades alemãs em SC
Passeio pela Rota Enxaimel em Pomerode | Foto: Prefeitura de Pomerode.

A Rota Enxaimel tem cerca de 16 km e percorre várias ruas da cidade, sendo um dos pontos turísticos de Pomerode mais bacanas. A poucos quilômetros do Centro, você já está na área rural de edificações no estilo enxaimel, sendo a maior concentração de casas desse estilo fora da Alemanha.

São aproximadamente 70 casas, sendo algumas delas, inclusive, tombadas pelo Patrimônio Histórico. O cenário é belo e tranquilo; várias dessas casas também são comércios de produtos alimentícios típicos ou estabelecimentos comerciais.

Há muitas informações históricas relacionadas, por isso, há passeios exclusivos com guias.

 

3. Museu do Marceneiro

museu do marcineiro pomerode
Museu do Marceneiro em Pomerode | Foto: TripAdvisor.

O Museu do Marceneiro é um casarão em madeira que mantém uma antiga marcenaria com tornos, serras e outros equipamentos de época, e possui uma roda d’água em funcionamento até os dias atuais, com cerca de 6 metros de altura.

A área do museu é pequena e fica na parte baixa do local, e na parte acima está a loja de fábrica de madeiras Behling, com excelentes produtos de bom preço dos mais diversos tipos, como brinquedos, utensílios de churrasco e outros itens para a casa.

Do museu e loja, é possível apreciar a natureza e um pequeno rio com cascata, que mantém a roda d’água em movimento.

  • Endereço: R. Alfredo Hoge, 525 – Centro.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas; sábado das 9 às 13 horas.
  • Entrada: gratuita – Possui Estacionamento

 

4. Museu Pomerano

Dicas de Pomerode
Museu Pomerano | Foto: Andrevruas, via Wikimedia Commons

Localizado bem no Centro, o Museu Pomerano possui uma série de objetos históricos usados no dia a dia dos primeiros moradores de Pomerode. É um dos museus da lista de pontos turísticos de Pomerode.

O museu possui guias que podem informar mais detalhes de cada um deles. Logo na entrada, há um pequeno espaço com brinquedos para famílias que estão com crianças.

   
  • Endereço: Rua Hermann Weege, 111 – Centro, Pomerode
  • Horário de funcionamento: de terça à sexta, das 10 às 11h30 e das 13 às 17 horas; sábado, domingo e feriado, das 10 às 16 horas.
  • Entrada: 6 reais.

 

5. Casa do Escultor

Pomerode vale a pena
Museu tem acervo de obras esculpidas | Foto: Casa do Escultor.

O escultor alemão Ervin Curt Teichmann viveu na casa onde está agora esse museu, com um acervo de uma série de esculturas e outras obras bem feitas e detalhadas.

Um dos grandes destaques é a Santa Ceia esculpida em madeira, mas obras em porcelana, barro e pinturas com tinta a óleo também são parte da exposição.

O museu é um espaço mantido pelo filho do escultor, que explica com muitos detalhes sobre as obras. Está bem ao lado ao Pórtico Sul, que possui uma ótima praça para as crianças brincarem.

  • Endereço: R. 15 de Novembro, 791 – Centro, Pomerode.
  • Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 15 às 17 horas.
  • Entrada: 10 reais

 

6. Memorial da Porcelana Arthur Schmidt

dicas de turismo em Pomerode
Memorial tem louças e decorações históricas | Foto: Porcelana Arthur Schmidt.

Ao lado da Fábrica e Loja da Porcelana Schmidt está o seu memorial, que mostra um pouco mais da história da porcelana no Brasil. Não apenas peças e objetos deste material estão expostos, mas também fotos, muitos registros de jornais antigos e revistas, e outros objetos relevantes.

Entre as peças desse que é um dos pontos turísticos de Pomerode se destacam louças e decorações históricas, como aquelas produzidas com brasões do governo brasileiro.

A loja de fábrica da Porcelana Schimdt está exatamente ao lado do museu, onde existe uma excelente variedade de produtos para compra de louças e peças decorativas.

  • Endereço: Rua Luiz Abry, 849 – Centro.
  • Horário de funcionamento: de segunda das 12h30 às 18 horas; terça a sexta das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas; e aos sábados das 8h30 às 12 horas e das 13 às 16 horas.
    Entrada: gratuita – Possui Estacionamento

 

7. Vila Encantada

Vila Encantada Pomerode
Parque possui oficinas de fósseis e atividades temáticas | Foto: Vila Encantada.

Programa perfeito para viajar com crianças de todas as idades, a Vila Encantada é um parque educativo onde toda família pode aproveitar e que deixará a viagem mais alegre.

Ela possui como temática os dinossauros de espécies diferentes, sendo que seus brinquedos são feitos não apenas para crianças, mas para adultos participarem da diversão. O parque possui escorregadores, oficinas de fósseis, atividades temáticas com monitores e o mascote Darwin que sempre aparece para tirar fotos com os pequenos.

A Vila Encantada está localizado no centro, a menos de uma quadra do Museu Pomerano, sendo um dos pontos turísticos de Pomerode mais visitados.

  • Endereço: Rua Hermann Weege, 204 – Centro.
  • Horário de funcionamento: de quarta a sexta das 8 às 17 horas; sábado, domingo e feriado das 9 às 18 horas.
  • Entrada: 25 reais (criança de 3 a 12 anos) e 30 reais (adulto). Crianças de até 2 anos não pagam. No caso de 2 ou mais crianças ou adultos, há descontos progressivos.

 

8. Museu do Automóvel

Pontos de interesse de Pomerode
Museu possui 25 veículos fabricados entre 1940 e 1970 | Foto: Museu do Automóvel.

Inaugurado em junho de 2019, o Museu do Automóvel é um dos mais novos pontos turísticos de Pomerode. O local possui 25 veículos fabricados entre os anos de 1940 e 1970.

O acervo inclui modelos como Cadillac, Ford, Mustang e Corvette, dentro de um espaço com decoração temática. Um dos modelos que inspirou o filme “Carros”, da Disney, faz parte do acervo.

Além da exposição, o espaço é interativo e é possível fazer fotos temáticas da visita. O museu também está no centro, no coração de Pomerode.

  • Endereço: Rua Hermann Weege, 544 – Centro.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 9 às 18 horas.
  • Entrada: 25 reais por pessoa.

 

9. Letreiros e Pórticos de Acesso à Cidade

Lugares turísticos em Pomerode
Pértico Sul de Pomerode é um lugar muito comum para tirar fotos | Foto: Marinelson Almeida, via Wikimedia Commons.

A maioria dos viajantes gosta de fazer fotos de Pomerode nos letreiros e pórticos de chegada da cidade. No acesso sul, vindo de Blumenau, está o Pórtico Sul, bem ao lado de uma das principais praças da cidade, a Jorge Lacerda.

Ali também está a Secretaria Municipal de Turismo, que possui uma lojinha de souvenires e um letreiro, bem ao lado de um coreto, que tem um desenho de coração, símbolo da cidade. Há outro letreiro como esse no centro, próximo ao Museu Pomerano e ao Teatro da cidade.

O outro é o Pórtico do Imigrante, que fica após a chegada por Jaraguá do Sul. É um pouco menor e um pouco mais difícil para as fotos, já que a circulação de veículos é maior do que no outro, mas ainda assim é muito bonito.

   

Entradas de Pomerode:

  • Pórtico Sul:Junto a Praça Jorge Lacerda, 821 Centro – ao lado da Casa do Escultor.
  • Pórtico do Imigrante: Rua Presidente Costa e Silva, 980.

 

10. Praça Torgelow e Centro

Atrações de Pomerode
Teatro Municipal de Pomerode fica localizado na praça central | Foto: Andrevruas, via Wikimedia Commons

Principal marco do centro de Pomerode, a Praça Torgelow possuí uma escultura que homenageia os primeiros habitantes e colonos de Pomerode. Dessa forma, ela esta ao lado de lojas de artesanato e cerveja artesanal, assim como vários restaurantes, local onde vale a pena passear a pé.

Não deixe de ver também a bonita fachada do Teatro Municipal de Pomerode, com uma construção que custou 3,5 milhões de reais; a casa realiza espetáculos gratuitos, portanto fique atento à programação. Inclusive, é um bom local para responder o que fazer em Pomerode à noite.

 

Festas em Pomerode

Atrativos turísticos de Pomerode
Festa Pomerana é um dos principais eventos turísticos de Santa Catarina | Foto: Andrevruas, via Wikimedia Commons

Além dos principais pontos turísticos de Pomerode, é imperdível conhecer o que os excelentes restaurantes locais servem de pratos típicos alemães, cafés coloniais,carnes e massas. Esses locais participam do Festival Gastronômico de Pomerode, que ocorre em julho.

A pequena Alemanha conta com um calendário de festas e eventos anual bem elaborado, com destaque para a Festa Pomerana, que celebra as tradições alemãs com brincadeiras, comidas e chope, em janeiro; e a Osterfest (Páscoa Alemã), que ocorre entre os meses de março e abril.

A Festa de Páscoa mostra toda tradição alemã com muitas oficinas e brincadeiras, como confecção de cestas e pintura de cascas de ovos, além concursos culturais, apresentações e os recordes, como a maior árvore de casquinhas naturais do mundo, com mais de 100 mil delas e também o maior ovo de Páscoa do mundo, com mais de 18 metros.

Entre o turismo, gastronomia e os eventos, não deixe também de reservar tempo e orçamento para compras.

Além das diversas lojas, Pomerode possuí um ótimo incentivo aos visitantes: o passaporte turístico; a partir de 30 reais, você receberá um carimbo em seu passaporte. Completando 10 carimbos de estabelecimentos diferentes você recebe um canecão de chope exclusivo.

 

Quantos dias para conhecer Pomerode?

Não é difícil perceber que são muitos pontos turísticos de Pomerode que valem um viagem de pelo menos 2 dias completos. A cidade, que faz parte do Vale Europeu brasileiro, é cheia de atrativos, pois preserva as heranças da colonização europeia, além de contar com belezas naturais exuberantes.

Uma dica importante é fazer a reserva com antecedência do hotel ou pousada escolhida, afinal trata-se de uma região muito turística em todas as épocas do ano e não vale a pena finalizar seu planejamento em cima da hora.

Para finalizar, recomendo o artigo com uma sugestão de roteiro no Vale Europeu, que apresenta dicas para até 7 dias de viagem em todas as cidades da região mais europeia do Brasil.

E você, quais destes pontos turísticos de Pomerode pretende conhecer? Já esteve na cidade e tem alguma dica para compartilhar? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Flavia Sphair

ESCRITO POR

Flavia Sphair

Flávia tem 32 anos, é turismóloga, esposa e mãe de 2 pequenos, pianista e ex-ginasta. Iniciou uma nova graduação online em Mídias Sociais, auxilia o esposo em seu negócio na área de pães artesanais, e se reveza entre os estudos, trabalho e a família. Mora em Curitiba e gosta de escrever, ler, tocar piano, fazer exercícios e conhecer o mundo com quem mais ama.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Hotéis Fazenda

Veja as melhores opções de hotéis fazenda no Brasil

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Hotéis Fazenda

Veja as melhores opções de hotéis fazenda no Brasil

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *