Roteiro no Vale Europeu, Santa Catarina: 7 dias no circuito

por Mariana Fernandes

Roteiro no Vale Europeu, Santa Catarina: 7 dias no circuito

Fazer um roteiro no Vale Europeu, lindo circuito localizada em Santa Catarina, certamente será uma viagem inesquecível se você tiver tempo e puder programar direitinho cada passeio, cada refeição e cada momento na região mais europeia do Brasil.

São várias as cidades que compõem essa rota e você pode não conseguir visitar tudo, mas, como moradora da região que sou, garanto que com a disponibilidade de até uma semana, é possível aproveitar as principais oportunidades que o Vale Europeu tem a oferecer.

Esta região é conhecida por ter sido colonizada especialmente por povos alemães e italianos, as cidades do Vale Europeu preservam os traços culturais da colonização, refletidos na culinária, nas festas e na arquitetura.

Mas afinal, quais cidades visitar no Vale Europeu? E o que fazer em cada uma delas?

Para te ajudar a conhecer este circuito fantástico, neste artigo sugiro dicas para fazer um roteiro no Vale Europeu até 7 dias. A ideia não é te limitar, mas sim te ajudar na organização de um cronograma com dicas incríveis.

De qualquer forma, este artigo servirá também como uma inspiração para que monte seu próprio roteiro e divirta-se em cada um dos passeios na região.

Espero que aproveite bastante! Boa leitura!

Planeje sua viagem => Onde ficar no Vale Europeu

Seguro viagem para viajar no Brasil »

 

Mapa do circuito Vale Europeu para roteiro

  1. Timbó
  2. Bendito Novo
  3. Rio dos Cedros
  4. Pomerode
  5. Blumenau
  6. Botuverá
  7. Nova Trento

CLIQUE AQUI para alugar um carro mais barato em Santa Catarina »

 

Como montar um Roteiro no Vale Europeu?

Organizar um roteiro no Vale Europeu é mais fácil do que parece. Essa rota conta com dezenas de cidades, mas que ficam bem pertinho uma da outra. Em raros casos você precisará dirigir cercas de 2 horas de carro para chegar a algum lugar. Mas, em geral, dá para conhecer mais, dirigindo bem menos.

Existe também a opção de fazer o roteiro de bicicleta, essa rota é muito famosa por receber turistas interessados em fazer cicloturismo.

Agende => Passeios guiados em Santa Catarina

 

Roteiro de 3 dias no Vale Europeu

Em um roteiro no Vale Europeu de 3 dias, o tempo será curto para aproveitar todas as belezas e atrações turísticas da região; por isso, se tiver poucos dias procure conhecer os destinos que mais deseja conhecer.

Já no caso de ter mais dias de roteiro, recomendo que comece sua viagem tendo um contato fantástico com a natureza, nas cidades de Timbó, Benedito Novo e Rio dos Cedros.

Completos => Pacotes para o Beto Carrero World

 

Dia 1: Timbó

Mapa do Vale Europeu
Timbó é onde começa a rota do cicloturismo no Vale Europeu | Foto: Elias, via Wikimedia Commons.

O primeiro dia do seu roteiro pode começar por Timbó, onde se inicia e termina a rota de cicloturismo do Vale Europeu, um circuito feito especialmente para ser percorrido de bicicleta, que engloba nove cidades da região.

Hospedando-se na cidade por 3 dias você também consegue dirigir-se às cidades ao redor com mais facilidade e rapidez.

Com cerca de 40 mil habitantes, Timbó foi colonizada por alemães e italianos; nela você pode conhecer as belezas naturais da cidade e também os atrativos das localidades próximas.

Aproveite a força do ecoturismo para praticar esportes radicais nas cachoeiras, fazer trilhas e explorar os pontos turísticos de cada lugar. Trata-se de uma cidade localizada entre montanhas e com várias possibilidades de passeios aventureiros e em parques.

Timbó, diferente de algumas outros lugares do sul que conhecidos por ter um povo mais fechado, é mais hospitaleira e acolhedora; além de ser muito bonita, principalmente nas praças e jardins, que são bem cuidados e floridos.

Roteiro de 3 dias no Vale Europeu
Aproveite para praticar voo livre em Timbó | Foto: Cleison Cipriani, via Wikimedia Commons.

O Morro Azul é o local mais alto da cidade, e costuma receber amantes do voo livre e de acampamentos; já o Morro Arapongas é para aqueles que gostam de aventuras mais difíceis e que exijam mais esforço.

Se você procura por agito, em outubro acontece a Festa do Imigrante, que celebra a colonização de Timbó e mistura desfiles típicos com atividades e culinária alemã, italiana e brasileira.

Para quem gosta de arte, a Casa do Poeta Lindolf Bell traz um museu e leituras, homenageando o poeta que dá nome à casa; há também o Museu da Música, com exposição de objetos e recitais. No centro você encontra o Complexo Turístico Thapyoka, com restaurante , ponte turística e cachoeira com roda d’agua do moinho antigo.

Lugares para conhecer em Santa Catarina
Casa do poeta Lindolf Bell em Timbó | Foto: Thomoesch, via Wikimedia Commons.

Timbó tem de tudo um pouco e essa com certeza é uma cidade que você não pode deixar de incluir em seu mapa do Vale Europeu.

Estando por ali, você também pode aproveitar para visitar Rio dos Cedros (8 km), Benedito Novo (18 km), Rodeio (22 km) e Indaial (15 km); nesta última, você poderá conhecer a famosa planta vitória-régia fora da Amazônia, sendo no clima catarinense elas ficam ainda mais bonitas.

Todas essas cidades fazem parte do Circuito Vale Europeu; porém, Rio dos Cedros e Benedito Novo são destaque pois oferecem mais opções atrativas para os turistas.

Encontre hotéis em oferta em Timbó »

 

Dia 2: Benedito Novo

Cidades que fazem parte do Vale Europeu
Benedito Novo possuí trilhas incríveis | Foto: Elias C, via Wikimedia Commons.

Já em Benedito Novo, você pode ter um contato ainda maior com a natureza, tendo a disposição tirolesa, diversas trilhas e várias cachoeiras com até centro de altura, sendo que as mais famosas são a Salto do Zinco e a Sitio Begalke.

A cidade é muito bem preservada, por isso você também consegue identificar traços da colonização na arquitetura e nos jardins; visite também a única igreja em estilo enxaimel do Brasil por ali.

Por falar nesse estilo alemão de arquitetura, aproveite para conhecer a Casa Reinoldo Henschel, a Casa Hennich, a Casa Ingo Kühl e a Casa Alcides Doege; que são construções muito interessantes e bem conservadas.

Não deixe de visitar também Gruta de Pedra Nossa Senhora de Lourdes, que é uma construção belíssima, sendo uma excelente sugestão para quem deseja fazer turismo religioso em Santa Catarina.

Além das cachoeiras, a ponte pênsil, localizada no centro da cidade, é uma atração. Se você gosta de acampar, a Praça do Pescador, também no centro, é o local perfeito para você; são cerca de 3 milhões de metros quadrados de área verde, com churrasqueira e um rio, adorado por pescadores de lambari.

Encontre hotéis em oferta em Benedito Novo »

 

Dia 3: Rio dos Cedros

Belezas naturais em Santa Catarina
Naturezas é belíssima em Rio dos Cedros | Foto: Maikon Almeida, via Wikimedia Commons.

Em Rio dos Cedros você pode respirar natureza. Com pouco mais de 11 mil habitantes, descendentes de italianos e alemães, a cidade está a mil metros acima do nível do mar; em uma paisagem composta por rios, cachoeiras, montanhas e barragens.

De novembro a fevereiro, as ruas que levam até as barragens estão preenchidas por hortênsias, proporcionando uma paisagem espetacular.

Também no verão é possível mergulhar nas barragens e conhecer as cachoeiras da cidade. Visite a cachoeira Gruta de Índio, a região dos Lagos e o Parque Aquático Águas de São Bernardo.

Se viajar no inverno, aproveite o frio bem agasalhado e nos chalés locais; nos meses de setembro a cidade promove a Festa Trentina, atração com muita música e dança folclórica, celebrando a cultura dos imigrantes e o artesanato em vime.

Deseja conhecer o estado na temporada de frio? Então, saiba onde encontrar neve em Santa Catarina.

Rio dos Cedros é uma cidade muito tranquila e muito gostosa de passar um tempo; se puder, vá com calma e aprecie todos os detalhes desse lugar incrível. Caso você queira relaxar e ainda sim curtir um pouco de agito entre a natureza, esses três dias de roteiro nessas cidades maravilhosas são ideais!

Encontre hotéis em oferta em Rio dos Cedros »

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

Roteiro de 5 dias no Vale Europeu

Para quem tem um pouco mais de tempo para aproveitar um roteiro de 5 dias no Vale Europeu, pode dar continuidade às atividades no roteiro acima e, com mais dois dias livres, você pode conhecer as duas cidades mais famosas da região: Pomerode e Blumenau.

Estas duas cidades que ficam uma ao lado da outra e que são as mais alemãs de Santa Catarina; se preferir, você pode ficar mais dias e focar seu roteiro nestes munícipios, principalmente se viajar na época das festas típicas.

Adquira => Rota Alemã em Blumenau e Pomerode

 

Dia 4: Pomerode

Cidades com influência européia em Santa Catarina
Arquitetura é destaque em Pomerode | Foto: Andrevruas, via Wikimedia Commons.

Pomerode é a cidade mais alemã do Brasil. pois conta com marcas históricas dos imigrantes da Alemanha, mais especificamente da Pomerânia.

Semelhanças encontradas em cada cantinho da cidade, da arquitetura, à culinária e aos costumes, tanto que não é nada raro encontrar moradores falando alemão por ali e as crianças – que em grande maioria são loiras dos olhos azuis – já aprendem o idioma junto ao português.

A cidade possui o maior número de construções do tipo enxaimel fora da Alemanha, são 300. Isso foi o que fez Pomerode se tornar a maior cidade alemã do Brasil; inclusive, parte dos atrativos da cidade é tombada pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com cerca de 100 imóveis.

Pomerode, com seus cerca de 30 mil habitantes, é uma cidade muito tranquila e com ares bucólicos devido a sua bela paisagem, ainda mais incrementada pela grande quantidade de lindas flores que dão mais charme ao local.

Lista das cidades do Vale Europeu
Foto: Andrevruas, via Wikimedia Commons.

Os Pomerodenses também sabem fazer festa e fazem diversos eventos que movimentam a região. Todo ano, em janeiro, acontece a tradicional Festa Pomerana, cheia de pratos típicos, dança e música.

Em fevereiro, março e abril acontecem o Stammtisch e a Osterfest, esta em homenagem à Páscoa, que possui o maior ovo de Páscoa do mundo, com 15 metros de altura e a Osterbaum, a árvore gigante feita com galhos secos e cascas de ovos pintadas. Saiba também quais são as principais atrações em Santa Catarina.

Já julho é o mês do Festival Gastronômico de Pomerode, em que vários restaurantes locais se reúnem e formam uma Vila Gastronômica.

Pomerode Vale Europeu
Foto: Marinelson Almeida, via Wikimedia Commons.

Para quem gosta de passear, indico o Museu Pomerano. Outra opção de lazer ótima para quem viaja com crianças é a Vila Encantada, que conta com dinossauros em tamanho real e diversos brinquedos que divertem os pequenos.

Essa é uma opção que conta com atividades lúdicas, piratas, dinossauros e insetos gigantes. A Vila também tem museu com fósseis de verdade, vale muito a pena conhecer!

Há também a opção de explorar trajetos da cidade de charrete, para aqueles que preferem um clima mais reservado e intimista. Para conhecer todos estes atrativos, leia mais sobre os pontos turísticos de Pomerode.

Entre os trajetos está a rota do Enxaimel, estilo de arquitetura bastante comum em Pomerode. São mais de 100 construções desse tipo que podem ser contemplados e fotografados, em grande maioria somente do lado de fora, mas o passeio já resulta em fotografias incríveis.

Encontre hotéis em oferta em Pomerode »

 

Dia 5: Blumenau

Oktorberfest em Santa Catarina
Oktorberfest de Blumenau é a maior fora da Alemanha  atraí turistas de toda a América do Sul.

Em Blumenau, uma das principais cidades para no Circuito Vale Europeu em 4 dias ou mais, com cerca de 300 mil habitantes. Você vai ouvir muito falar de Oktoberfest de Blumenau, pois a cidade é mundialmente conhecida pela maior realização da festa fora da Alemanha, que já acontece há mais de 3 décadas.

Muito estruturada para turistas e muito charmosa, Blumenau também se destaca por ser maior o polo econômico e turístico do Vale do Itajaí, região em que também fica localizada.

Fundada em 1850, Blumenau respira a cultura do povo alemão em cada canto e atrativo turístico, mas também nos costumes e na gastronomia. Para aproveitar esta cidade tão turística, aproveite este pacote de viagem para Blumenau.

Por ser a maior cidade do Vale Europeu, é ali que estão os grandes hotéis da região e também as maiores estruturas em relação a lazer e entretenimento.

Museu da Cerveja em Blumenau | Foto: MTur Destinos, via Wikimedia Commons.

Se a dúvida for o que fazer em Blumenau, saiba que, por ser uma cidade que respira cerveja, você encontra várias oportunidades de aprender mais sobre o assunto.

Visite o Museu da Cerveja, conheça os primeiros barris utilizados na Oktoberfest e também acompanhe a fabricação da bebida em uma das várias fábricas da cidade. Aproveite para explorar a Rota da Cerveja de Blumenau.

Caso tenha interesse em conhecer mais do que a história da cerveja, vá até o Museu da Família Colonial e saiba detalhes da história de Blumenau por meio dos mais de 6 mil objetos do acervo.

Aproveite também para degustar os rótulos de cervejas artesanais produzidas na cidade, que variam nos mais variados tipos da bebida e encantam tanto a locais como turistas.

Parque no Vale Europeu
Parque Spitzkopf proporciona paisagens naturais fantásticas | Foto: Rodrigo Tetsuo Argenton, via Wikimedia Commons.

Respire o verde de Blumenau em um dos vários parques que a cidade oferece: tem o famoso “Ramiro”, parque Ramiro Ruediger, bem no centro da cidade.

Além disso, não deixe de conhecer o famoso Parque Ecológico Spitzkopf, que fica em um dos pontos mais altos de Blumenau, em que as pessoas costumam visitar para escalar e avistar as cidades vizinhas do Vale a vários metros de altura. É incrível!

Visite a Vila Germânica, local onde acontece a Oktoberfest e outros eventos durante o ano; o local possuí lojinhas, cafés e restaurantes em Blumenau que exaltam ainda mais a arquitetura e os costumes alemães da cidade.

Conheça também no centro da cidade o Teatro Carlos Gomes, que apresenta uma arquitetura impressionante e grandes jardins na entrada,;vai ser impossível não passar por ali e ficar impressionado.

Encontre hotéis em oferta em Blumenau »

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Roteiro de 7 dias no Vale Europeu

Para fechar nosso roteiro no Vale Europeu com chave de ouro, eis aqui mais sugestões para quem tem 7 dias disponíveis para passear e explorar ainda mais possibilidades dessa região tão encantadora do Vale do Itajaí.

Agora que você já conhecer praticamente as maiores e principais cidades do Vale Europeu, indico aquelas que funcionam como a cerejinha do bolo e vão incrementar mais ainda as experiências especiais que pode poderá viver nessa viagem: Botuverá e Nova Trento, a principal cidade que compõe a Rota Italiana do estado.

Imperdível => Excursão Rota Italiana em Santa Catarina

 

Dia 6: Botuverá

Lugares bonitos no Vale Europeu
Foto: Cristian Janke, via Wikimedia Commons.

Aproveite para conhecer Brusque (famosa pelas lojas de roupa), São João Batista (rica em cultura alemã) antes de chegar em Botuverá, pois trata-se de um caminho de cerca de 40 km, ótimo para quem quem tem mais tempo e deseja fazer boas compras.

Botuverá é uma cidade famosa em todo país por suas formações rochosas, que não deixam a desejar a nenhuma cidade do mundo no quesito arqueologia.

Ela abriga diversas grutas e cavernas por lá, inclusive, a maior caverna da região Sul do país, a Caverna de Botuverá, no Parque das Grutas. Em seu interior de mais de 1.200 metros é possível encontrar esculturas naturais com mais de 65 milhões de anos.

Há passeios guiados no local que explicam toda a história do local e exploram de pertinho todas as formações rochosas das cavernas.

Ao todo, são 45 minutos de muito aprendizado e fascinação; uma pena que lá dentro não é possível tirar fotos, mas o site oficial do passeio conta com diversas imagens para você ficar impressionado também!

Já sabe onde se hospedar nas áreas rurais do estado? Conheça os melhores hotéis fazenda de Santa Catarina.

Para quem não curte muito cavernas e passeio subterrâneos, você também pode visitar as cachoeiras, trilhas e quedas d’água. Tenho certeza que você vai se apaixonar pelas belezas desta cidade.

Se você visitar a cidade em junho, a Festa Bergamasca, que celebra a cultura dos primeiros imigrantes vindos de Bérgamo, no norte da Itália, também é um evento que atrai diversos turistas para a cidade, pois conta com comidas típicas, danças tradicionais e muitas atividades.

Encontre hotéis em oferta em Botuverá »

 

Dia 7: Nova Trento

Principais destinos religiosos no Brasil
Santuário de Santa Paulína é um dos principais templos da fé brasileira | Foto: Vinicius Duer, via Wikimedia Commons.

Já Nova Trento é o segundo destino religioso mais visitado do Brasil, pois é a sede do Santuário de Santa Paulina, que homenageia a primeira santa brasileira. Ele fica atrás apenas de Aparecida no Norte, em São Paulo.

No entorno do Santuário fica o Parque Colina, cheio de colinas e memoriais. Vá com tempo de sobra e explore a região, afinal são mais de 30 pontos de visitação no complexo; inclusive uma loja oficial, ótima para levar lembranças para casa.

Visite também os pontos de produção de vinhos, sucos de uva, queijo, linguiça, cachaças e produtos artesanais; no caminho ao Santuário Santa Paulina você pode encontrar vários locais que comercializam esses produtos. Conheça também o Santuário da Nossa Senhora do Bom Socorro e as muitas outras igrejas da cidade.

Colonizada por italianos, a cidade, com cerca de 13 mil habitantes, recebe anualmente milhares de fiéis que visitam as diversas atrações da cidade.

Nova Trento e Botuverá são paradas obrigatórias em seu roteiro no Vale Europeu de 7 dias. Independentemente de religião, se você aprecia locais com boa energia, gastronomia e natureza vai adorar se conectar com esses destinos.

Encontre hotéis em oferta em Nova Trento »

 

Roteiro no Vale Europeu de 7 dias

Dicas para visitar o Vale Europeu em Santa Catarina
Conheça as belezas naturais e a influência europeia em Santa Catarina.

Agora que você já conhece as mais importantes opções de roteiro para passar até uma semana no badalado Vale Europeu, é importante se planejar para que sua viagem seja inesquecível!

Existem ainda outros lugares muito legais na região para conhecer, como as cidades de Doutor Pedrinho e Indaial; ambas fazem parte do Circuito Vale Europeu.

Seja o clima em Santa Catarina de inverno ou verão, a passagem por essa belíssima região tem tudo para ser muito feliz e satisfatória. Combine com sua família ou seus amigos e já comece a se planejar para as próximas férias em grupo.

A beleza e a tranquilidade do Vale Europeu vão impressionar você!

Para finalizar, recomendo que leia o artigo cidades de Santa Catarina, com dicas dos lugares mais turísticos para você conhecer no estado, incluindo as belas praias do litoral e todo o charme da serra catarinense.

E você, quais cidades pretende conhecer no seu roteiro no Vale Europeu? Já esteve nesta região e tem alguma dicas para compartilhar? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Mariana Fernandes

ESCRITO POR

Mariana Fernandes

Mariana Fernandes, 25 anos, é jornalista e leitora assídua. Nasceu em Blumenau (SC), mudou-se para São Paulo ainda criança e lá ficou por 17 anos. Agora, de volta às origens, vive em Blumenau novamente e é apaixonada por (re) conhecer sua cidade e o Estado de Santa Catarina. Faz pós-graduação em Marketing Digital e ama passar tempo com seu vira-lata de 4 anos: Bolt, o supercão.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *