Restaurantes em Blumenau: onde comer e pratos típicos

por Mariana Fernandes

Restaurantes em Blumenau: onde comer e pratos típicos

Além da Oktoberfest, os restaurantes em Blumenau também contam com a forte influência da colonização alemã. Mas, nem só de costumes da Alemanha vive esse município do Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

Blumenau conta com opções gastronômicas variadas e excelente qualidade para todos os públicos. Assim, saber onde comer em Blumenau deixará sua experiência de viagem ainda mais rica.

Este artigo foi elaborado para apresentar a você as melhores e mais amadas opções de onde comer em Blumenau. São opções para almoço, café e jantar e para os domingos. Confesso que, como nasci e moro na cidade, tive dificuldade em selecionar apenas 12 para te ajudar no seu planejamento, pois são diversas as opções.

Prepare- para comer muito bem e venha fazer essa leitura com muita fome! Conheça restaurantes alemães, hamburgueria, pizzaria, cervejaria, churrascaria em Blumenau e muito mais!

Selecione as opções que mais gostar ou, se estiver com tempo, visite todos os restaurantes de Blumenau que puder, como o Figueira, Moinho do Vale, Thapyoka entre outros.

Te garanto que será divertido e delicioso!

Planeje sua viagem => Hotéis indicados em Blumenau

Seguro viagem para contratar no Brasil »

O que pedir para comer em Blumenau?

*Vídeo oficial da Santur SC

São vários os pratos típicos de Blumenau. Os mais famosos, claro, são de origem alemã. É muito comum, principalmente durante a Oktoberfest, encontrar opções como Joelho de Porco (Eisbein) e Marreco Recheado (Gefüllte Ente).

Mas há outras opções como salsichas especiais e chucrute, que é repolho fermentado e uma opção muito utilizada no cachorro-quente.

Você também encontrará o delicioso pão com bolinho, um lanche feito com um pão bastante parecido com o francês e recheado com uma espécie de almôndega grande e bem temperadinha.

Delicie-se também com bretzels, cucas, roscas e o delicioso Strudel de maçã!

A Cuca, para quem não conhece, é uma espécie de bolo coberto com farofa doce, banana e às vezes chocolate. O pessoal em Santa Catarina costuma comer com nata (um creme feito com a nata do leite).

Já as roscas são feitas de polvilho e costumam ser bem grandes e redondas, uma delícia! Dá para comer com nata, com doce de leite e até mesmo com chimias, como são chamadas alguns tipos de geleias de frutas na região Sul.

CLIQUE AQUI para adquirir seu pacote de viagem para Blumenau »

Restaurantes em Blumenau

  1. Abendbrothaus
  2. Nana Hamburgueria
  3. Per Tutti Restaurante e Grill
  4. Senac Blumengarten
  5. Aikau Poke
  6. Âme Gastronomia Funcional
  7. Eisenbahn Bierhaus
  8. Moinho do Vale
  9. Cafehaus
  10. Figueira
  11. Mortadella Ristorante e Pizzeria
  12. Thapyoka

Restaurantes baratos em Blumenau

1. Abendbrothaus

Abendbrothaus blumenau
Restaurante serve a melhor comida alemã de Blumenau | Foto: Abendbrothaus.

Em um casarão típico, no bairro mais alemão de Blumenau, a Vila Itoupava, uma família da cidade abre as portas todos os domingos e atende a um número limitado de pessoas, somente mediante reservas.

O Abendbrothaus é um dos restaurantes em Blumenau que dá um show de tradição germânica à mesa; por muitos, ele serve a melhor comida alemã do Sul do país. Geralmente, os pratos são compostos por arroz, feijão, carnes, chucrute, purê de batata e outras guarnições.

Além do cardápio, a arquitetura alemã também é encantadora; especialmente por conta do jardim e das mesas do lado de fora.

Se você é simpatizante dessa cultura, precisa conhecer!

  • Endereço: Rua Henrique Conrad, 1194 – Vila Itoupava.
  • Horário de funcionamento: domingos, das 11h30 às 15h30.

2. Nana Hamburgueria

Restaurantes Blumenau Veja
Local conta com opções inusitadas e deliciosas de sanduíches | Foto: Nana Hamburgueria.

A chef Nana é uma das pioneiras na cidade no quesito hamburgueria. Trata-se de uma alternativa aos fast-foods, mas muito mais saborosa em Blumenau.

Conhecida pelos lanches artensanais no cardápio, a Nana Hamburgueria conta com opções inusitadas, como por exemplo o hambúrguer de grão de bico, além de sanduíches com Linguíca Blumenau, creme de gorgonzola, comidas japonesas (shitaki e shimeji), espinafre e muito mais.

Ela também conta com pratos que acompanham fritas e refrigerantes; o cardápio ainda apresenta opções de sobremesas. Trata-se de um ambiente super jovem, que vale a pena conhecer!

  • Endereços: Alameda Rio Branco, 247 – Vila Formosa | Rua Antonio da Veiga, 464 – Vila Nova (Food Truck).
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 18 às 23 horas.

3. Per Tutti Restaurante e Grill

Restaurante Blumenau, Santa Catarina
Local é bem grande e iluminado | Foto: Per Tutti Restaurante/Divulgação,

Cheio de variedades, o Pert Tutti Restaurante e Grill, que fica localizado no Centro de Blumenau (próximo à Prefeitura), tem um buffet self-service com muita comida japonesa, saladas, carnes, pratos quentes e o melhor de tudo: a sobremesa é gratuita.

Esta é uma ótima dica para quem procura restaurantes em Blumenau para almoço, sendo frequentado por moradores locais que buscam uma refeição mais rápida para o dia a dia.

O local é bem grande, iluminado, com dois andares e geralmente fica lotado. Por estar localizado em uma região de difícil estacionamento, é um dos restaurantes em Blumenau que oferece vagas gratuitas.

O atendimento é excelente e o preço justo.

  • Endereço: Rua Amadeu da Luz, 40 – Centro.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h30 às 15 horas.

4. Senac Blumengarten

Comida alemã em Santa Catarina
Restaurante mescla comida alemã e brasileira | Foto: Senac Blumengarten/Divulgação.

Em um lindo ambiente, amplamente arborizado, o Senac Blumengarten fica bem no centro de Blumenau. Sua filosofia é a de mesclar comida típica alemã com um toque de brasilidade.

Local de uma antiga maternidade, a casa tem como destaques no cardápio as salsichas artesanais, a porção de bolinhos de joelho de porco, as pizzas alemãs e os tradicionais Schnítzels, que é a especialidade do estabelecimento.

 
Procurando uma agência de turismo confiável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é utlizar os serviços de empresas conhecidas para evitar dores de cabeça ao organizar sua viagem.

Por isso, faça um orçamento sem compromisso com a Koa Viagens, que oferece atendimento diferenciado e personalizado para seu perfil de viajante. Algumas vantagens de viajar com a Koa Viagens:

  • Pagamento em até 12x sem juros;
  • Grupos exclusivos à partir de 2 pessoas;
  • Atendimento 100% online;
  • Suporte total antes e durante a viagem.
 
   

O sistema de buffet da casa durante o almoço é incrível e as opções de pratos são realmente muito diversificadas e saborosas. Aproveite as sobremesas e experimente a Banoffe, uma torta recheada com bananas e doce de leite. Indescritível!

Tudo isso comandado pelo chef Heiko Grabolle.

  • Endereço: Alameda Rio Branco, 165 – Centro.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 11 às 14 horas, aos sábados, das 11h30 às 14 horas, e de terça a sábado, das 18 às 23 horas.

Restaurantes com bom custo-benefício

5. Aikau Poke

Poke em Santa Catarina
Pokes são aqueles bowls com ingredientes variados | Foto: Aikau Poke/Divulgação.

O Aikau Poke talvez seja o local mais alto astral e jovial desta lista de restaurantes em Blumenau.

Em um ambiente cheio de cores e com temática floral e descontraída, o público fã de comida havaiana, que tem ganhado bastante espaço entre nossa culinária ultimamente, encontra um espaço muito confortável para apreciar os deliciosos pokes.

Para quem nunca experimentou, pokes são aqueles bowls com uma variedade de ingredientes deliciosos, como por exemplo, frutas, shoyu e carne de porco; nas casa, eles vêm acompanhados de pastéizinhos deliciosos. Sua decoração é toda típica em homenagem ao Hawaii.

O valor das refeições é médio, mas vale a pena experimentar se você ainda não conhece. 

  • Endereço: Rua Curt Hering, 85/117 – Centro.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 11 às 14 horas e das 18 às 23 horas.

6. Âme Gastronomia Funcional

Restaurante saudável em Santa Catarina
É especializado em culinária saudável | Foto: Âme Gastronomia Funcional/Divulgação.

Em um espaço ecologicamente correto, com uma pegada  saudável e sustentável, o Âme Gastronomia Funcional tem muito verde na decoração e na gastronomia.

Especializado em culinária saudável, o restaurante também oferece opções low carb e veganas. Para o almoço, você pode aproveitar todas as opções do buffet; às tardes, o forte da casa está os lanches. À noite, pizzas e sopas predominam no cardápio.

Um detalhe interessante é que o lugar é perfeito para quem almoça tarde, pois ele é uma das opções de Blumenau que serve a refeição após às 15 horas.

Opções deliciosas e variadas para o dia inteiro, vale a pena conhecer o espaço.

  • Endereço: Rua Marechal Deodoro, 555 – Velha.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 11h30 às 22 horas, e aos sábados, das 11h30 às 19 horas.

7. Eisenbahn Bierhaus

Conhecida também como a Casa da Cerveja, a Eisenbahn Bierhaus é um dos restaurantes em Blumenau que está localizado dentro do espaço do Parque Vila Germânica, local que recebe a Oktoberfest no mês de outubro.

Prestes a completar quatro anos na cidade, o espaço é uma ótima opção para almoço e tem uma decoração ambientada em uma estação de trem. O restaurante oferece buffet livre com pratos típicos da culinária alemã a um preço médio, como o famoso marreco, além de uma variedade de cervejas artesanais muito boas.

Certamente, trata-se de uma espetacular opção de cervejaria em Blumenau.

  • Endereço: Rua Alberto Stein, 199 – Setor 4, Velha.
  • Horário de funcionamento: de domingo a sexta, das 11h30 às 14h30.

8. Moinho do Vale

Restaurante contemporâneo em Blumenau
Restaurante serve pratos contemporâneos | Foto: Moinho do Vale/Divulgação.

Local de alta gastronomia variada, o Moinho do Vale em Blumenau serve pratos contemporâneos em um ambiente espaçoso e elegante, com uma vista excelente para o rio Itajaí-Açú e mesas em terraço panorâmico.

O sistema de almoço é buffet livre, o que permite que o viajante conheça um pouquinho de cada opção para depois poder chamar uma delas de sua. Experimente visitá-lo durante o dia e apaixone-se por todo o verde que rodeia o local!

  • Endereço: Rua Porto Rico, 66 – Ponta Aguda.
  • Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 11h30 às 15 horas e das 19 horas a meia-noite. Aos domingos, das 11h30 às 15 horas.

Melhores restaurantes em Blumenau

9. Cafehaus

Melhor cafeteria de Blumenau
Cafehaus é conhecido por sua qualidade e prestígio. | Foto: Cafehaus/Divulgação.

Local ideal para um inesquecível café colonial, o Cafehaus é conhecido por sua qualidade e prestígio. Tudo começou devido aos cafés servidos no hotel Glória, um dos melhores hotéis de Blumenau. O cardápio era tão elogiado que a equipe começou a receber encomendas de pratos para festas.

Diante disso, resolveram se estabelecer também fora do hotel. São dois endereços em Blumenau e um na cidade de Balneário Camboriú. Parada obrigatória para os viajantes que precisam conhecer a famosa torta glória.

Este estabelecimento serve até almoço! Experimente e adicione essa parada como favorita em seu roteiro ao sul.

  • Endereços: Rua 7 de setembro, 954 (Centro) | Rua Humberto de Campos, 1091 (Velha).
  • Horários de funcionamento: de segunda a sábado, das 8 às 21 horas (Centro) | de segunda a sábado, das 11 às 20 horas, e aos domingos, das 15 às 20 horas (Velha).

10. Figueira

Restaurante Figueira em Blumenau
Ambiente extremamente refinado | Foto: Figueira/Divulgação.

A melhor opção de restaurantes em Blumenau para quem é fã de cortes variados de carnes, o Figueira é um ambiente extremamente refinado em Blumenau, ideal para estar com os amigos e também com a família.

Com ambientação rústica e muito arborizado, o restaurante conta com espaço kids e uma carta de vinhos e cervejas espetacular.

   
  • Endereço: Rua Mariana Bronnemann, 527 – Velha.
  • Horário de funcionamento: de terça a sexta, a partir das 18h30. Aos sábados, a partir das 19 horas, aos domingos, das 11h30 às 14h45.

11. Mortadella Ristorante e Pizzeria

Restaurante italiano em Blumenau
Mortadella Pizzeria | Foto: Mortadella Ristorante e Pizzeria/Divulgação.

Elegante e um clássico da noite blumenauense, o Mortadella Risorante e Pizzeria oferece uma das melhores pizzas da cidade há 10 anos. Instalado em uma casa muito parecida com uma cantina italiana tradicional, o restaurante oferece pizzas de massa bem fininha, preparadas com os melhores ingredientes.

Mas não é só de pizza que o espaço se garante, há opções de massas e carnes selecionadas para o almoço também. Além de entradas, petiscos, saladas e risotos. Para os amantes de vinho, há uma carta de opções incríveis. Este é também um dos melhores restaurantes românticos em Blumenau.

O preço da experiência é de médio a alto, mas também há a opção de delivery. O local é uma ótima opção para casais que buscam um clima aconchegante!

É uma excelente sugestão sobre onde comer em Blumenau à noite.

  • Endereço: Av. Martin Luther, 1001, Victor Konder.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, a partir das 11h30. No jantar, a partir das 18 horas.

12. Thapyoka

Restaurante Thapyoca Blumenau
Este é um dos grandes restaurantes na cidade | Foto: Thapyoca.

Outro lugar ótimo no coração da cidade, o Thapyoka é um dos grandes restaurantes em Blumenau. Fica no Centro Histórico, em frente ao Museu da Cerveja e com uma bela vista para o rio Itajaí-Açú. O ambiente é incrível!

Ao mesmo tempo que está no Centro, é calmo e arborizado do lado de fora; do lado de dentro, o ambiente é amplo, climatizado e tem um bufê cheio de variedades! A partir de quinta tem até música ao vivo!

No almoço, eles trabalham com o self-service, no jantar, à la carte; aos sábados, o cardápio é feijoada e aos domingos é comida típica alemã. Além disso, as opções de cervejas são variadas e deliciosas.

Não perca a oportunidade de conhecer esse local, os preços ficam entre médio e alto, mas o atendimento é bastante elogiado.

  • Endereço: Rua XV de Novembro, 160 – Centro.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 11 às 14 horas e das 17 horas à meia-noite; sábados e domingos, das 11 horas à meia-noite.

Churrascarias em Blumenau

Lugares para comer em Blumenau
Churrascarias são tradicionais em Santa Catarina | Foto: Ataliba Churrascaria.

A região Sul do Brasil é muito famosa pela rica tradição em carnes nobres e churrascarias famosas. E é claro que Blumenau não fica atrás nesse quesito, pois conta com excelentes opções para um bom rodízio de carne em todas as épocas do ano.

Confira quais são as mais famosas churrascarias em Blumenau e onde ficam localizadas:

  • Ataliba Churrascaria:  trata-se da churrascaria mais famosa de Blumenau, pois conta com um buffet farto de opções e um rodízio de carnes muito bem avaliado. Endereço: Rua Porto Rico, 77 – Ponta Aguda.
  • Empório Splendore:  este é um ótimo lugar tanto para comer como para compar carnes, pois conta com um excelente açougue; o mezanino no andar de cima é muito frequentado para happy hours, servindo cerveja artesanal e hambúrgueres gourmet. Endereço: R. Humberto de Campos, 1091 – Velha.
  • Churrascaria Na Brasa:  outra churrascaria bem avaliada em Blumenau, ela apresenta variados cortes de carnes e um buffet diverso, especialmente no que diz respeito as saladas. Endereço: Rua Dr. Pedro Zimmermann, 2599 – Itoupavazinha.

Qual o melhor restaurante de Blumenau?

Viu só como são variadas as opções de restaurantes em Blumenau? Por isso, não é fácil responder sobre qual o melhor restaurante de Blumenau. Espero que tenha gostado dessa lista e faça sua própria escolha.

Mesmo que você não seja fã de culinária alemã, com certeza, um desses locais vai te agradar. Além de pontos turísticos, experimente algum dos pratos típicos de Blumenau e conheça os restaurantes da cidade. Vale a pena.

Como você pôde perceber, a maioria dos restaurantes em Blumenau fica no centro da cidade; porém em qualquer bairro que estiver, terá uma boa opção para poder saborear a gastronomia local.

Para finalizar, recomendo também que leia sobre o roteiro da cerveja em Blumenau, tradicional circuito que te leva aos principais polos cervejeiros da cidade, que é referência na produção da bebida em território nacional.

E você, quais destes restaurantes em Blumenau mais te interessou? Já esteve na cidade e tem mais algum para indicar? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

ESCRITO POR

Mariana Fernandes

ESCRITO POR

Mariana Fernandes

Mariana Fernandes, 25 anos, é jornalista e leitora assídua. Nasceu em Blumenau (SC), mudou-se para São Paulo ainda criança e lá ficou por 17 anos. Agora, de volta às origens, vive em Blumenau novamente e é apaixonada por (re) conhecer sua cidade e o Estado de Santa Catarina. Faz pós-graduação em Marketing Digital e ama passar tempo com seu vira-lata de 4 anos: Bolt, o supercão.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Oktoberfest

Apaixone-se por opções de hotéis à beira-mar

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#07
Icone
Vida Noturna

Veja tudo sobre o que fazer à noite no destino

#08
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#09
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Oktoberfest

Apaixone-se por opções de hotéis à beira-mar

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#07
Icone
Vida Noturna

Veja tudo sobre o que fazer à noite no destino

#08
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#09
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *