Comida alemã: 13 pratos típicos da culinária na Alemanha

por Ana Paula Sborz

Comida alemã: 13 pratos típicos da culinária na Alemanha

As comidas típicas da Alemanha são, por si só, motivo suficiente para que você queira conhecer a culinária do país. Fãs de gastronomia já conhecem ou ouviram falar de alguns pratos tradicionais da comida alemã, como o chucrute, por exemplo.

Muitas pessoas tendem a sempre imaginar a comida alemã com batata e salsichão. Confesso que eu também tinha uma opinião parecida. Mas descobri durante minha viagem que também há espaço para doces, pães, bolos e até mesmo um tipo de pizza bem original e deliciosa!

Entre os preparos salgados, os mais conhecidos são o Currywurst e o Eisbein. Já entre os doces, estão o Apfelstrudel e o uma deliciosa comida típica de Dresden, chamada de Dresden Stollen. Já está com água na boca? Então, vem comigo nessa viagem gastronômica através da comidas típica alemã!

Se você for um fã de carnes, será um verdadeiro prazer descobrir o que comer na Alemanha. Claro, por haver muita carne de porco nas receitas típicas.

Planeje sua viagem => Hotéis na Alemanha

Seguro viagem Alemanha »

 

Quais são os pratos típicos da Alemanha?

Comida típica da Alemanha
Conheça a comida típica da Alemanha.

Tenho que assumir, ao começar a planejar uma viagem quase sempre logo pesquiso sobre as comidas típicas e pratos populares do país. Foi assim que surgiram vários artigos aqui no blog com esse tema. E hoje, você descobre o que comer na Alemanha!

A culinária da Alemanha possui uma grande variedade incrível de pratos, com receitas que ficaram bastante famosas aqui no Brasil, talvez por causa da região sul que hospeda a Oktoberfest de Blumenau. Apesar de não ser um país da Europa muito grande, cada região possui suas próprias receitas e tradições, possibilitando um verdadeiro tour gastronômico.

Os ingredientes mais comuns na culinária alemã são a carne de porco, o repolho, a batata e as salsichas (Wurst), e nesse post mostrarei alguns dos principais pratos da gastronomia alemã.

  1. Apfelstrudel
  2. Apfelwein
  3. Bretzel
  4. Cervejas alemãs
  5. Wurst
  6. Currywurst com batatas
  7. Dresdner Stollen
  8. Eisbein
  9. Flammkuchen
  10. Kartoffelsalat
  11. Lebkuchen
  12. Sauerkraut
  13. Schneeballen
  14. Schnitzel
  15. Chucrute (Sauerkraut)
  16. Fleischkäse
  17. Brathend’l
  18. Schweinebraten
  19. Eintopf
  20. Kartoffelpuffer
  21. Strudel de Maçã
  22. Grütze Rote
  23. Schwarzwälder Kirschtorte

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na6 Alemanha »

 

1. Apfelstrudel, tradicional doce alemão

Apfelstrudel
Apfelstrudel | Foto: Ximeg, via Wikimedia Commons

O Apfelstrudel é, sem dúvidas, o mais conhecido entre os doces típicos da Alemanha. Foi criado na Áustria, mas de tão bom que é foi se espalhando por toda a Europa central e ganhou o coração dos alemães.

É feito com uma massa folhada, fina e crocante, que envolve maçãs fatiadas, temperadas com açúcar, canela e outras especiarias. Pode ser servido tanto frio quanto quente, normalmente acompanha uma bola de sorvete de creme. Veja como ter internet na Alemanha para registrar essa experiência.

Sentir o cheiro de fornada de Apfelstrudel assando é uma experiência de outro mundo! Falando nisso, veja as curiosidades da Alemanha.

O perfume das maçãs em conjunto com a canela se tornou um dos meus perfumes favoritos no que diz respeito a comidas típicas da Alemanha, sendo um convite para entrar nas lojas de doces e padarias para provar uma generosa fatia dessa doçura.

Histórico => Excursão a Pé Terceiro Reich e Guerra Fria em Berlim

 

2. Apfelwein

Apfelwein
Apfelwein | Foto: SCholewiak, via Wikimedia Commons

O Apfelwein é uma espécie de vinho, feito com maçãs, muito consumido pelos alemães o ano todo. De teor alcoólico relativamente alto — entre 4,8% a 7% — está sempre presente nas tradicionais festas, sendo uma ótima opção para quem não é muito fã de cerveja ou quer apenas variar um pouco.

Apesar de receber o nome de vinho, a bebida é classificada como sendo uma sidra. Com um gosto azedo e um aroma frutado é uma daquelas bebidas ideais para um happy-hour.

Apesar de ser consumida em toda a Alemanha, a bebida é considerada um ícone da região de Hessen. Descubra os pontos turísticos da Alemanha espalhados pelo país.

O Apfelwein normalmente é servido em copos de vidro de 300 ml e obedece a uma prática comum na Alemanha que pode parecer um pouco estranha para os brasileiros. Ao comprar a bebida, você paga um valor a mais — normalmente € 1 — pelo copo. Ao devolver o copo após consumir a bebida, você recebe seu dinheiro de volta.

À noite => Walking tour em Bonn

 

3. Bretzel

Comida alemã receitas
Espécie de pão cujo formato diferente é sua marca registrada.

O Bretzel foi o primeiro item das comidas típicas da Alemanha que eu provei ao chegar ao país. Espécie de pão cujo formato diferente é sua marca registrada, o Bretzel é uma comida alemã com receitas doces e salgadas, atendendo a todos os gostos.

As versões mais populares são as mais simples. Para a versão salgada, o Bretzel é assado depois de ser salpicado com grãos de sal grosso. Já a versão doce, leva nozes e amêndoas, podendo receber também uma fina camada de glacê de açúcar (essa é a minha receita favorita!)

Você encontra o Bretzel em qualquer padaria e loja de doces, mas também pode se deliciar enquanto passeia nas ruas comprando o seu em uma das diversas barraquinhas.

Acompanhado por um café quentinho ou só ele mesmo, o Bretzel é uma comida típica alemã muito democrática e barata, ideal para o café da manhã ou para lanche da tarde.

Delícia => Excursão Gastronômica em Colônia

 

4. Cervejas alemãs

Cerveja na Alemanha
A bebida servida em uma região dificilmente será a mesma servida em outra.

É impossível falar das comidas típicas da Alemanha sem falar da bebida que, invariavelmente, acompanha todas essas delícias: a cerveja!

Apesar de você encontrar cerveja em cada canto do país, a bebida servida em uma região dificilmente será a mesma servida em outra. Cada região tem sua receita específica e se orgulha disso, por isso, elas tendem a ter em seu cardápio poucas opções, além da cerveja da casa.

Na região de Colônia, por exemplo, você encontra a cerveja do tipo kölsch. Em Munique, a cerveja local é a do tipo hefeweizen. Outra coisa que muda também é o copo no qual cada uma é servida, que varia entre os finos de vidro de 200 ml para a kölsch e as canecas de 1 litro contendo a deliciosa cerveja bávara.

Na minha opinião, o fato de haver cervejas alemãs diferentes conforme a localidade, aumenta ainda mais a riqueza da experiência gastronômica que você também terá ao conhecer o país. Para se aprofundar nas delícias, confira mais sobre os restaurantes em Berlim.

Cervejas na Alemanha
Masskruege, o tradicional litro da Oktoberfest | Foto: Ich, via Wiki Commons.

Como todo mundo sabe, a Alemanha é a terra da cerveja. O país abriga mais de 1500 cervejarias, algumas centenárias, que produzem tipos diversos da bebida, e entre os mais comuns estão a Alt, Bock, Dunkel, Kölsch, Lager, Malzbier, Pils e Weizenbier. Então não tem como fugir, se estiver no país tem que experimentar uma boa cerveja alemã.

Diversão => Passeio de Hot Rod em Essen

 

5. Wurst

O que comer na Alemanha
O que comer na Alemanha: Wurst com chucrute | Foto: calflier001, via Wikimedia Commons.

O Wurst é um dos clichês da Alemanha. O termo pode ser traduzido como salsicha, mas passa longe de ser parecida com a nossa! Ela pode ser feita com carnes nobres de porco, vaca ou vitela, ou até mesmo uma combinação de carnes. E dependendo do método de fabricação e dos ingredientes ela pode ter o aspecto de salsicha, de linguiça ou de patês.

Na Alemanha há mais de 1500 tipos diferentes de wurst e você encontrará barraquinhas vendendo salsichas em todos os lugares. Os tipos mais comuns são as bratwurst, que é a salsicha frita, feita de carne de porco moída e especiarias; a weiner (bastante popular em Viena), que é defumada e depois cozida; a blutwurst e a schwarzwurst, que são um tipo de chouriço.

Em Berlim é muito comum o prato “currywurst”, que é uma salsicha com ketchup ao curry. Há ainda a weißwurst da Baviera, uma salsicha branca que você descasca antes de comer e é servida com uma mostarda doce; e o rostbratwurst grelhado, comum em Nurenburg, servido com chucrute.

Interessante => Curiosidades da Alemanha

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Alemanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

6. Currywurst com batatas

Comida alemã com batata
Essa delícia normalmente é vendida em quiosques do tipo grab and go.

Essa é uma das comidas típicas da Alemanha que você não precisará se esforçar para encontrar durante sua passagem pelo destino.

Ideal para ir comendo enquanto caminha, o Currywurst é uma comida típica alemã com batata frita e salsichas fatiadas, servidas com um delicioso molho à base de curry.

Essa delícia normalmente é vendida em quiosques do tipo grab and go, ou seja, a ideia é mesmo que você pegue a comida e continue o passeio. Se você ver uma placa com as palavras Pommes frites mit Currywurst, pode pedir sem medo!

Na maioria dos casos, o Currywurst com batatas é servido num pequeno prato de papelão ou em um cone feito de papel. E aí é só se deliciar enquanto continua seu passeio pela linda e bela Alemanha.

Conheça => Caminhada Guiada pela Cidade Velha de Frankfurt

 

7. Dresdner Stollen

Dresdner Stollen
Dresdner Stollen | Foto: Alice Wiegand, via Wikimedia Commons.

Pão recheado com frutas secas é prato obrigatório para quem quer conhecer mais da comida típica de Dresden. Esse é um exemplo de comida alemã com receitas escondidas a sete chaves! As receitas podem variar um pouco, mas normalmente levam passas, cascas de laranja cristalizadas, amêndoas e raspas de limão.

Os padeiros mais orgulhosos de suas criações não dividem a receita com ninguém, garantindo que o mistério atraia ainda mais pessoas para provar esse tipo de panetone alemão. Mas, durante minha passagem pela Alemanha, curiosa que sou, descobri um dos segredos!

Um dos truques que muitos padeiros usam para garantir um gostinho ainda mais especial é deixar as passas de molho em rum por algumas horas antes de adicionar à receita.

Apesar de ser consumido o ano todo e ser facilmente encontrado nas lojas de doces, a época do ano em que o Dresdner Stollen é mais consumido é no Natal.

Regiões turísticas => Mapa da Alemanha

 

8. Eisbein é a comida alemã mais simbólica

Comida típica alemã
Essa é uma das comidas típicas mais simbólicas da Alemanha.

O Eisbein nada mais é do que o joelho de porco servido cozido ou assado. Eu particularmente prefiro quando o preparo é assado, pois aí a pele por fora fica pururuca enquanto a carne por dentro fica macia e suculenta.

Essa é uma das comidas típicas mais simbólicas da Alemanha e pode ser encontrada em praticamente todos os Biergartens — espaços ao ar livre onde se pode comer e beber a verdadeira comida típica.

Os principais acompanhamentos desse prato delicioso são os Sauerkraut, batatas cozidas ou em forma de purê e saladas variadas. Para beber, nada melhor do que uma caneca da mais tradicional cerveja alemã.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Uma variação do joelho de porco que também é muito consumida, principalmente na região de Munique, é o Schäufele, que é o ombro de porco preparado e servido praticamente da mesma forma que o Eisbein.

Descubra => Como usar WhatsApp no exterior

 

9. Flammkuchen

Flammkuchen
Flammkuchen | Foto: Katrin Gilger, via Wikimedia Commons.

Se chamar a Flammkuchen de pizza ou de foccacia em frente a um alemão, você pode ter problemas. Apesar de parecer muito com esses outros pratos (que eles não nos ouçam), os alemães têm orgulho dessa comida típica e não gostam de comparações.

O ponto de destaque da Flammkuchen é sua massa fina e crocante, que pode receber os mais diversos recheios. A receita mais tradicional tem como cobertura bacon em cubos ou em lascas, cebolas fatiadas e um creme branco chamado de Crème Fraîche, muito semelhante ao creme de leite brasileiro.

Como você pode perceber, a grande diferença quando comparamos essa comida típica da Alemanha com a pizza, é que ela não recebe o famoso molho de tomate e o queijo, imprescindíveis na receita típica italiana.

Explore => Tour a pé em Munique

 

10. Kartoffelsalat

Kartoffelsalat
Kartoffelsalat | Foto: Benreis, via Wikimedia Commons.

A Kartoffelsalat é uma comida alemã com batatas cozidas também muito consumida no Brasil. É a nossa famosa salada de batatas, muito apreciada como acompanhamento do churrasco.

Na Alemanha, ela é preparada de formas diferentes, sendo que cada região do país tem o seu toque especial. A base é praticamente sempre a mesma: batatas cozidas e um creme feito de ovos e óleo. A partir da base cada localidade adiciona ingredientes ao seu gosto, como cenouras, cebolas, salsinha e cebolinha picadas, ovos cozidos, entre outros.

Uma das maiores diferenças entre a salada de batatas alemã e brasileira é que os alemães também gostam de consumir essa preparação ainda morna, enquanto no Brasil a preferência é por consumi-la geladinha.

Visite => Tour histórico Old Town em Nuremberg

 

11. Lebkuchen

Lebkuchen é comida alemã bem tradicional
Lebkuchen | Foto: Cnbrb, via Wikimedia Commons.

É muito comum encontrar o Lebkuchen nas barracas de feiras a céu aberto, sendo ele o escolhido entre os doces para comprar na Alemanha quando o objetivo é presentear alguém que se ama. O nome Lebkuchen significa pão de especiarias, mas na verdade não se trata de um pão, sim, de uma bolacha.

Essa comida típica alemã ganhou um significado especial quando começou a ser cortado em formato de coração e a receber mensagens pintadas em glacê. Dessa forma, passou a ser dado como presente para os entes mais queridos, como forma de demonstrar amor e carinho.

Apesar de o gosto ser completamente diferente, a forma do Lebkuchen lembra muito as famosas bolachas de Natal consumidas no Brasil. A receita alemã leva mais especiarias, mel e açúcar mascavo, o que dá um toque especial e único ao preparo.

A relação do Lebkuchen com o Natal também é forte na Alemanha. Apesar de ser encontrado o ano todo nas lojas de doces para comprar na Alemanha, é no Natal que ele fica mais popular.

No mar => Passe para Cruzeiro no Rio Reno

 

12. Sauerkraut

Chucrute é tradicional comida alemã
O chucrute é uma comida típica alemã a base de repolho.

Nos cardápios de restaurantes que servem comida típica alemã, o Sauerkraut (o chucrute) é item obrigatório. Quem mora no sul do Brasil com certeza já viu ou até mesmo já provou essa delícia, pois esse item também é comum nessa região brasileira por causa do grande número de descentes de alemães.

Para quem nunca provou ou nem sabe o que é, o chucrute é uma comida típica alemã a base de repolho, que passa por um processo de fermentação para adquirir um aroma e um gosto bem peculiares.

Eu adoro chucrute e acredito que ele combina super bem com os outros preparos da cozinha alemã, mas sei que esse é um prato polêmico: você ama ou você odeia! Eu conselho fortemente que você experimente o máximo possível da culinária alemã durante a sua viagem, inclusive o Sauerkraut, e forme assim a sua própria opinião.

Medieval => Excursão em Heidelberg

 

13. Schneeballen

Schneeballen
Schneeballen | Foto: Flominator, via Wikimedia Commons.

O Schneeballen está entre os mais icônicos doces para comprar na Alemanha. Para encontrá-lo, você precisará passar por Rothenberg ob der Tauber, cidade alemã onde é natal o ano todo! A tradução literal de Schneeballen do alemão para o português é bola de neve. O doce recebe esse nome por causa do seu formato.

Feito com retalhos de massa, reunidos habilmente no formato de uma bola, o doce é frito e depois recebe a mais variada gama de coberturas. A versão mais tradicional é apenas polvilhada com açúcar branco, deixando-a ainda mais parecida com uma bola de neve. Confira como é o inverno na Alemanha.

Outras versões também recebem chocolate, nozes e amêndoas, trazendo versões para os mais diferentes gostos.

Incrível => Tour assustador em Dresden

 

14. Schnitzel

Pratos da comida alemã
Finos bifes de carne de vitela, empanados em uma camada finíssima de massa crocante.

Se me pedirem para escolher apenas um dos pratos salgados dentre as comidas típicas da Alemanha, minha escolha será o Schnitzel. Finos bifes de carne de vitela, empanados em uma camada finíssima de massa crocante, sequinha e salgada na medida. Me deu água na boca só de lembrar!

Embora não seja um prato genuinamente alemão, já que tem origem austríaca, o Schnitzel se incorporou na culinária alemã de um jeito irreversível. De tão popular, você pode encontrar essa iguaria na maioria dos restaurantes e até mesmo em quiosques de comida, muito comuns por todo o país.

É também um dos pratos preferidos dentre os servidos nas feiras e mercados públicos de cidades como Frankfurt e Munique, por exemplo.

Comidas tradicionais da Alemanha
O que comer na Alemanha: Rízek | Foto: Kobako, via Wikimedia Commons.

O tradicional schnitzel é feito com carne de porco (mas pode ser preparado com carne de boi ou frango). O prato é um tipo de bife à milanesa, que pode levar ou não queijo (dependendo da região) e servido com diversos molhos.

Ele é muito comum e pode ser encontrado em vários restaurantes e fast foods, mas cuidado com o lugar que vai comer, porque se não for bem preparado ele pode ficar muito oleoso.

Mais => Tour com ônibus turístico em Dresden

 

15. Chucrute (Sauerkraut)

Uma das mais populares comidas alemãs aqui no Brasil é o chucrute, que nada mais é do que uma conserva de repolho fermentado. Como ocorre com receitas muito populares, há diversas maneiras de preparo, e muitas vezes é servido como acompanhamento de um prato principal, geralmente o joelho de porco (Eisbein).

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Incrível => Pontos turísticos da Alemanha

 

16. Fleischkäse

Pratos populares na Alemanha
O que comer na Alemanha: Fleischkäse | Foto: cyclonebill, via Wikimedia Commons.

O fleischkäse é um bolinho assado de carne suína (a carne utilizada é sempre de muita qualidade). Ele é servido quente e em fatias, com pão ou com batatas.

Cidades mágicas => Roteiro de trem na Alemanha

 

17. Brathend’l

Nem só de carne de porco vivem os alemães. O brathend’l é um frango assado (aquele de padaria sabe?) muito consumido no país. É um prato comum nos almoços de domingo e em dias de festa.

 

18. Schweinebraten

Culinária alemã
O que comer na Alemanha: Schweinebraten | Foto: Rainer Zenz, via Wikimedia Commons.

O schweinebraten é muito famoso no país e consiste em um tipo de porco assado. Ele é facilmente encontrado em restaurantes e é geralmente servido junto de uma deliciosa torta.

Incrível => Excursão para Zugspitze na Alemanha

 

19. Eintopf

Gastronomia na Alemanha
O que comer na Alemanha: Eintopf | Foto: FiveRings, via Wikimedia Commons.

É um guisado muito tradicional na Alemanha. Pode ter variações, mas a receita mais comum é preparada com legumes variados, batatas e alguma carne (geralmente de porco, carne de boi ou de frango). É servido bem quente e muito consumido no período do inverno, para espantar o frio.

Cidades mágicas => Mapa da Alemanha

 

20. Kartoffelpuffer

Pratos populares na Alemanha
O que comer na Alemanha: Kartoffelpuffer | Foto: Boris23, via Wikipedia Commons.

O kartoffelpuffer é um tipo de panqueca feita de batata ralada. A massa serve tanto para acompanhar pratos salgados, como carnes, e pratos doces, com purê de maça ou geléia de frutas vermelhas.

 

21. Strudel de Maçã

Principais doces na Alemanha
O que comer na Alemanha: Apple Strudel | Foto: Che, via Wikipedia Commons.

Originalmente de Viena, esta torta de maçã, canela e passas é um dos doces mais populares também na Alemanha. Ela é feita de uma massa folhada, enrolada com o recheio em várias camadas (como um rocambole) e depois assada. É muito comum servi-la com chantilly.

Inesquecível => Tour pelo Castelo de Neuschwanstein na Alemanha

 

22. Grütze Rote

Doces alemães
O que comer na Alemanha: Grütze Rote | Foto: Olaf Simons, via Wikimedia Commons.

O grütze rote é um tipo de pudim, feito com frutas vermelha, muito popular na região norte. Ele é preparado com groselha, framboesas, morangos e cerejas. É servido com creme de leite, creme de baunilha ou leite.

Veja mais => Passeios na Alemanha

 

23. Schwarzwälder Kirschtorte

Melhores sobremesas na Alemanha
O que comer na Alemanha: Schwarzwälder Kirschtorte | Foto: Mikelo, via Wikimedia Commons.

Traduzindo este nome impronunciável para nós brasileiros, seria algo do tipo “floresta negra e cereja”. E nada mais é do que o famoso bolo floresta negra mesmo. Na receita original alemã o bolo leva cereja e licores.

Sinistro => Tour assustador em Dresden na Alemanha

 

Experimente a comida típica alemã

Torne sua viagem ainda mais inesquecível provando os pratos da rica culinária alemã. Sejam salgados ou doces, os pratos alemães são reflexo da sua cultura e costumes. Por isso, durante sua passagem pelo país, experimente coisas novas, aventure-se a diversificar seu paladar e leve sua viagem para outro nível!

A culinária alemã é de fato baseada nas carnes e salsichas, sendo que os pratos mais populares são preparados com porco, além dos deliciosos acompanhamentos.

Porém, as comidas tradicionais vão muito além disso, com variações que farão você perceber que existe um mundo de possibilidades para quem quiser explorar o que e onde comer nas diversas cidades turísticas da Alemanha.

Veja também dicas de viagem à Alemanha, as melhores cidades da Alemanha para visitar e qual é a moeda da Alemanha.

E vê que demais esse vídeo produzido pelo site oficial de turismo da Alemanha convidando você a aproveitar as tradições alemãs. Confere:

Gostou de conhecer mais sobre as comidas típicas da Alemanha? Conta nos comentários qual dos pratos você ficou mais curioso para provar!

Até a próxima! Tschüss!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Ana Paula Sborz

ESCRITO POR

Ana Paula Sborz

A Ana tem 30 poucos anos, se especializou em Administração de Empresas e fez parte do mundo corporativo por mais de 15 anos. Aos 31, fez sua primeira viagem internacional, um intercâmbio de 6 meses na Irlanda. Depois disso, emendou um mochilão pela Europa durante o qual conheceu 6 países, pessoas incríveis e uma nova paixão: viajar! Mora em Santa Catarina e já se mudou tantas vezes que a família a chama de cigana. Ama a natureza, filmes de suspense e seu filho de 4 patas, o Nick.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. camila oliveira

    meu deus, q perdicao, tirando o chucrute ja quero tudo hahahahah