Mapa da Alemanha: conheça 6 regiões turísticas do país

por Ana Paula Sborz

Mapa da Alemanha: conheça 6 regiões turísticas do país

Olhar para o mapa da Alemanha é como vislumbrar uma verdadeira caça ao tesouro. A grande diferença é que, não importa o caminho que você tome, eu sei que você sempre encontrará a sua recompensa!

Se você está planejando sua viagem, mas, ao olhar para a Alemanha no mapa mundi, sente dificuldades em escolher a melhor região para começar, você está no lugar certo!

Desbravei o mapa da Alemanha e trouxe as principais cidades para visitar. Seu território é dividido em 16 estados, chamados de regiões administrativas.

Aqui, neste artigo, separei 6 desses estados e tomei a liberdade de escolher as principais cidades da Alemanha– na minha opinião, as mais bonitas.

Planeje sua viagem => Hospedagem na Alemanha

É preciso fazer seguro viagem para Alemanha? »

 

Mapa da Alemanha: regiões turísticas

  1. Berlim
  2. Baden-Württemberg
  3. Baviera
  4. Hesse
  5. Renânia do Norte-Vestfália
  6. Saxônia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Alemanha »

 

Regiões para conhecer na Alemanha

Berlim

Mapa da Europa
Capital é uma das cidades mais intrigantes da Europa.

Impossível começar essa lista sem falar de Berlim. Localizada na parte superior do mapa da Alemanha, a capital é uma das cidades mais intrigantes da Europa e é considerada uma cidade-Estado. É palco de acontecimentos que mudaram para sempre a história.

Este é o destino de quem pretende ver a Alemanha sob outro ângulo. É possível encontrar aspectos fortes da cultura, música e gastronomia, mas Berlim é muito mais do que isso.

Quase como uma reação em massa contra a segregação, racismo e xenofobia sofridos no passado, a cidade agora é um caldeirão de diversidade. Alguns desses locais você pode ver em uma excursão a pé por Berlim ou no tour de ônibus turístico em Berlim.

Em cada esquina, você ouve uma língua diferente, vê um estilo de vestir e viver únicos e um senso de liberdade que poucos lugares no mundo experimentam.

Um dos monumentos históricos mais conhecidos da cidade é o Portão de Brandemburgo, construído no final do século XVIII, com traços do estilo neoclássico.

Outra construção histórica muito visitada é o Berliner Dom, a Catedral de Berlim, cuja cúpula verde a destaca dentre os prédios ao redor. Esses são alguns dos principais atrativos de Berlim.

Mapa da Alemanha dividida
O muro de Berlim – ou o que sobrou dele – é o ponto turístico mais visitado da cidade.

O muro de Berlim – ou o que sobrou dele – é o ponto turístico mais visitado da cidade. Hoje, as partes que foram preservadas servem para manifestações artísticas e para passar mensagens de paz. Senti uma energia enorme circulando. Acredite, você também vai sentir.

Caminhando pelas ruas da cidade, é possível perceber que, vez ou outra, você ultrapassa o ponto exato onde o muro se erguia.

Hoje, resta apenas uma linha de tijolos, mas é o suficiente para trazer uma mensagem forte sobre a importância da paz e união.

Leia mais no guia completo de Berlim e, sobretudo, recomendo as atrações gratuitas em Berlim.

Histórico => Excursão a Pé Terceiro Reich e Guerra Fria em Berlim

 

Baden-Württemberg

Alemanha mapa mundi
Essa é a cidade perfeita para quem quer mergulhar no universo automobilístico.

Com mais de 11 milhões de habitantes, o grande estado de Baden-Württemberg está localizado na região sudoeste no mapa da Alemanha.

Para falar dela, que é a segunda mais visitada, depois da Baviera, vamos começar por sua capital: Stuttgart. Não perca tempo e reserve logo seu ônibus turístico em Stuttgart.

Se você ama carros e esportes de velocidade, com certeza já ouviu falar de Stuttgart. Sede de empresas importantes como a Mercedes-Benz e a Porsche – que contam com museus abertos à visitação – essa é a cidade perfeita para quem quer mergulhar no universo automobilístico.

Mas não pense que só de carros vive Stuttgart! A cidade é repleta de outras atrações, como a praça central, chamada de Schlossplatz (que tem um jardim anexo maravilhoso!) e a Torre de Stuttgart, antena com mais de 215 metros de altura que permite uma vista panorâmica incrível. Confira como funciona o aluguel de carro na Alemanha.

Você pode comprar antecipadamente ingresso para a Torre de Stuttgart. Um dos meus lugares favoritos é Bohnenviertel, bairro charmoso e repleto de particularidades.

Você encontrará, por exemplo, diversas lojas de antiguidade, muito artesanato e – não é brincadeira – um hospital de bonecas!

pontos turísticos de Heidelberg
Outra cidade que vale a pena conhecer é Heidelberg.

Em Baden-Württemberg, ainda estão atrações imperdíveis como a Floresta Negra, região formada por montanhas e vegetação composta quase que exclusivamente por pinheiros. Uma ótima opção de passeio é uma caminhada na Floresta Negra.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Alemanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

De negra, essa Floresta não tem nada! O nome é decorrente da cor escura das folhas de sua vegetação e ganhou um toque a mais de suspense através dos contos dos Irmãos Grimm. Teria sido aqui, por exemplo, que a Chapeuzinho Vermelho teria enfrentado o famoso lobo mau.

Outra cidade que vale a pena conhecer é Heidelberg. O coração dele é, sem dúvidas a Heilliggeiskirche, igreja gótica construída no século 13.

Destaco também o Castelo de Heidelberg e a Universidade da cidade, uma das mais famosas. Uma particularidade é que ela contava com uma prisão destinada aos estudantes mais indisciplinados.

As instalações podem ser visitadas e guardam até hoje pichações e inscrições de alguns dos alunos que passaram por lá!

Para conhecer a região, você pode desembarcar já no aeroporto de Stuttgart ou em Munique, que fica a cerca de 230 quilômetros.

Medieval => Excursão em Heidelberg

 

Baviera

Munique mapa da Alemanha
Munique é uma das cidades do estado.

O grande estado da Baviera possui mais de 13 milhões de habitantes e ocupa um território de mais de 70 mil km quadrados no mapa da Alemanha.

Fazendo fronteira com países como Liechtenstein, República Tcheca e Áustria, esse estado abriga duas das cidades mais conhecidas: Munique e Nuremberg.

Uma das atrações mais conhecidas da região é o Castelo de Neuschwanstein, idealizado pelo Rei Ludwig II, conhecido também por rei louco. O projeto inicial era tão gigantesco e detalhado que levou o rei a ruína, financeira e mentalmente falando.

Mesmo que o projeto não tenha sido finalizado, já que ele foi afastado e morreu em seguida, antes de terminar a obra, a beleza do local remete a um conto de fadas.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Não por menos, já foi inspiração de diversas histórias e personagens, até mesmo no mundo fantástico de Walt Disney.

O castelo está localizado na cidade de Füssen, a cerca de 130 km de Munique, capital do grande estado da Baviera. Veja como ter um chip de celular com internet para registrar essa viagem.

E por falar em Munique, essa é uma das cidades que você não pode deixar de fora. Para mim, ela representa um mapa detalhado no que diz respeito à beleza, cultura e gastronomia.

Com ar de cidade grande e acolhimento de cidade pequena, Munique reúne belezas naturais, boa comida e diversas atividades culturais. Uma sugestão para conhecer a cidade de forma prática é adquirir um ingresso de ônibus turístico em Munique.

Além disso, a cidade possui um dos três melhores aeroportos do mundo, que fazem conexão com todas as demais regiões e diversos países da Europa.

Nota da editora: Munique é agradabilíssima, cheia de parques e praças lindas! Além disso, ela é mais barata (a Alemanha como um todo é um país acessível, se comparado a outros destinos europeus). A cidade é um ótimo ponto de partida para conhecer o Leste Europeu de ônibus, assim como eu fiz!

Nuremberg Alemanha
Nuremberg é uma cidade mais voltada para reflexão da história.

Já Nuremberg, distante cerca de 170 quilômetros de Munique, é uma cidade mais voltada para reflexão da história, trazendo diversos pontos turísticos relacionados a época do nazismo.

Como uma volta ao passado, é possível ter uma pequena ideia de como foi um dos capítulos mais tristes da história alemã.

Uma das atrações é o museu do nazismo, junto ao prédio de projeto colossal, que seria destinado às instalações de parte do Partido Nazista.

Você pode conhecer essa região em um tour a pé na Cidade Velha e áreas do Partido Nazista.

O contato direto com objetos, panfletos, fotos e vídeos da época foi bem impactante para mim, me fazendo refletir mais profundamente sobre as decisões e como os atos dos governantes interferem profundamente na história da humanidade.

A melhor maneira de explorar essa região do mapa da Alemanha é chegando pelo aeroporto de Munique. Para acessar as demais cidades, você pode utilizar o eficiente sistema de transporte público alemão ou até mesmo alugar um carro.

Delícia => Tour histórico em Nuremberg

 

Hesse

Wiesbaden Alemanha
Wiesbaden tem cerca de 300 mil habitantes.

A capital do grande estado de Hesse é Wiesbaden, com cerca de 300 mil habitantes, tem como principal atrativo as águas termais, que brotam à superfície e podem chegar a cerca de 70ºC.

Ela também conta com um cassino que ficou famoso por ser o lugar onde Dostoievski, famoso escritor e filósofo russo, teria perdido todo o seu dinheiro. Confira um passeio de Hot Rod em Essen.

Frankfurt, cidade conhecida como sendo a capital financeira da Europa, fica a apenas 40 km. Na minha opinião, é a cidade recomendada para começar o passeio por esta região da Alemanha, já que possui um dos maiores aeroportos do país e acesso direto à estação de trem.

Muitas pessoas que ainda não conhecem Frankfurt tendem a imaginar uma cidade repleta de prédios, com trânsito movimentado e uma vida noturna agitada.  Isso é verdade!

No entanto, você irá se surpreender – assim como eu me surpreendi – com a quantidade de parques e áreas verdes espalhadas entre os atrativos turísticos de Frankfurt.

Frankfurt Alemanha
Frankfurt é a cidade conhecida como a capital financeira da Europa.

Em destaque, está o Grüneburgpark, onde a natureza e adornos seguem o estilo coreano, já que este parque foi um presente concedido pela Coréia.

Ele é lindo e tem uma característica interessante: é dividido em quatro setores, cada uma representando uma estação do ano!

Se você é fã de fotografia, se sentirá realizado ao visitar o Grüneburgpark, pois para onde quer que você olhe, verá uma paisagem digna de registro. Se essa é a sua praia, aconselho fortemente que também vá ao Romer, prédio da prefeitura local.

Construído no século XVI e reconstruído no pós-guerra, as cores e formas compõem um lindo cartão postal. Próximo ao Romer, você ainda encontra a Ponte dos Suspiros, que renderá muitos cliques!

Conheça => Caminhada Guiada pela Cidade Velha de Frankfurt

 

Renânia do Norte-Vestfália

Düsseldorf Alemanha
Muitos viajantes procuram esta cidade pelas atrações relacionadas a moda e arte.

A capital deste grande estado é Düsseldorf, uma das cidades da Alemanha mais reconhecidas por apresentar um dos melhores padrões de vida do país.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CRIANCA, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Muitos viajantes procuram esta cidade por conta da grande variedade de atrações relacionadas a moda e arte.

   

O significado do nome é vilarejo ao longo do rio Düssel, pois a cidade foi construída ao longo do seu leito. É engraçado pensar em Düsseldorf como um vilarejo olhando para o mapa da Alemanha atual, já que a cidade ocupa um importante espaço no cenário econômico e cultural do país e hoje tem mais de 600 mil habitantes.

A cerca de 40 km está Essen, com 600 mil habitantes, é considerada a 8ª maior dentre as cidades da Alemanha.

Uma atração no mínimo inusitada é a piscina instalada no antigo complexo que abrigava a mina de carvão de Zollverein. Onde existia a maior área de mineração de carvão de toda a Europa, hoje existe um centro cultural.

Como é de se esperar, por conta da piscina, o movimento é maior no verão. Você pode conhecer a parte histórica da cidade fazendo um tour pela Cidade Velha de Düsseldorf.

roteiro em Essen
Essen é considerada a 8ª maior dentre as cidades da Alemanha.

Outra cidade que faz parte da Renânia do Norte é Colônia, localizada a cerca de 50 km de Düsseldorf. Se você já procurou por informações dela, com certeza, o destaque foi a catedral. Construída com base no estilo gótico, ela foi erguida no século 13 e está entre as igrejas mais altas do mundo.

A quantidade de detalhes, tanto por fora quanto por dentro, impressiona! Para mim, uma das catedrais mais bonitas da Europa. Para conhecer tudo, faça uma excursão de bicicleta em Colônia ou mesmo passeios diferentes como um tour pelo cemitério em Colônia.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Colônia foi amplamente atacada por mísseis, sendo que cerca de 14 deles atingiram diretamente sua Catedral. Durante a visita, você encontrará um mural com fotos dos destroços deixados pela guerra. A reconstrução da Catedral, em particular, levou 10 anos para ser realizada após o fim da guerra.

Delícia => Excursão Gastronômica em Colônia

 

Saxônia

Onde fica Dresden
Dresden é uma cidade enigmática, que é sinônimo de contraste entre o velho e o novo.

O grande estado da Saxônia tem como capital Dresden, uma cidade enigmática, que é sinônimo de contraste entre o velho e o novo. Sendo uma das cidades que mais sofreu estragos – e que teve mais mortes – durante a Segunda Guerra Mundial.

Ela ainda mostra cicatrizes daquela época. Tudo isso pode ser visto, e sentido, andando pelas ruas. Uma das principais atrações é a Frauenkirche, Igreja Luterana de Nossa Senhora. A catedral de estilo barroco tem como principal característica uma cúpula central no topo.

Dentro dela, o interior em cores claras com pinturas feitas à mão impressiona, em conjunto com o altar repleto de imagens de anjos com as asas e outros detalhes adornados em ouro. Conheça a cidade em tour com ônibus turístico em Dresden.

Leipzig também é outra cidade muito conhecida que pertence ao estado da Saxônia. O passeio deve começar pela Marktplatz, local onde são realizados diversos shows e eventos durante o ano e, no Natal, uma das feiras temáticas mais bonitas do país.

A arte e a música são pontos de destaque em Leipzig, que teve como moradores nomes ilustres como Bach, Schiller e Goethe.

Até hoje, a Universidade de Leipzig é uma das mais procuradas do mundo para os cursos nessas áreas. Leipzig está a cerca de 120 km de Dresden.

Incrível => Tour assustador em Dresden

 

Desbrave o mapa da Alemanha

Conhecer um pouco mais sobre as características do seu destino, antes de viajar, é sempre uma boa ideia! Assim, você consegue se planejar melhor e aproveitar mais o seu roteiro. É o caso do mapa da Alemanha.

Outra questão é importante é se planejar financeiramente. O que você sabe sobre a moeda da Alemanha, por exemplo? E quanto ao clima na Alemanha, você está preparado? Leia todas essas informações aqui no blog!

Ficou com alguma dúvida sobre o mapa da Alemanha? Conte aqui embaixo nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Ana Paula Sborz

ESCRITO POR

Ana Paula Sborz

A Ana tem 30 poucos anos, se especializou em Administração de Empresas e fez parte do mundo corporativo por mais de 15 anos. Aos 31, fez sua primeira viagem internacional, um intercâmbio de 6 meses na Irlanda. Depois disso, emendou um mochilão pela Europa durante o qual conheceu 6 países, pessoas incríveis e uma nova paixão: viajar! Mora em Santa Catarina e já se mudou tantas vezes que a família a chama de cigana. Ama a natureza, filmes de suspense e seu filho de 4 patas, o Nick.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *