Dicas da Alemanha: tudo sobre o que fazer e ver na viagem

Dicas da Alemanha: tudo sobre o que fazer e ver na viagem

Conhecer as principais dicas da Alemanha é fundamental para aproveitar e conhecer um dos países mais turísticos de toda a Europa.

Se você está se preparando para conhecer o país germânico e todas as suas atrações, vai gostar deste artigo aqui no blog com algumas dicas práticas da Alemanha, com informações para organizar tudo o que fazer e visitar durante esta viagem.

Viajar para Alemanha é um dos principais destinos turísticos do Velho Continente, eu mesmo já fui várias vezes e sempre tem algo a mais para se conhecer. Sua história, cultura, arquitetura, museus e gastronomia fazem do país um dos mais interessantes de serem visitados.

Quanto as dicas de roteiro pela Alemanha, Berlim (capital) e Munique (terra da Oktoberfest) são sem dúvida as cidades mais cobiçadas pelos turistas, mas se engana quem pensa que o turismo para por aí.

São dezenas de destinos que valem a visita, tanto por sua história, quanto pela beleza natural e até mesmo pela famosa rota romântica na Alemanha, que passa por cidades pequenas belíssimas. E para quem gosta de beber, a visita é sempre regada a muita cerveja, de norte a sul do país!

Para te ajudar neste planejamento de viagem para Alemanha, neste artigo trago as principais dicas para quem deseja ou então para quem já está de passagem marcada para o país.

Conheça melhor o mapa da Alemanha, como se locomover pelo país, sua gastronomia, moeda, idioma, internet, hospedagem, passeios guiados, tomada e, claro, tudo sobre o clima da Alemanha.

Aproveite bem as dicas e boa viagem!

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Alemanha

Seguro viagem Alemanha »

 

13 dicas de viagem para a Alemanha

*Vídeo do site oficial de turismo da Alemanha

  1. Visto para a Alemanha
  2. Moeda da Alemanha
  3. Idioma da Alemanha
  4. Melhor época para viajar
  5. Gastronomia da Alemanha
  6. Melhores cervejas alemãs
  7. Principais cidades para visitar na Alemanha
  8. Tipo de tomada na Alemanha
  9. Transporte público na Alemanha
  10. Viajar de trem na Alemanha
  11. Internet na Alemanha
  12. Rota romântica na Alemanha
  13. Passeios guiados na Alemanha

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios guiados para a Alemanha »

 

Turismo na Alemanha: dicas

Dicas de viagem para a Alemanha

Ao começar os planos da viagem para a Europa, busquei dicas da Alemanha que serão úteis no destino: qual a taxa de câmbio, expressões básicas e gírias no idioma local, quais é a melhor época do ano para viajar.

Enfim, faço um balanço geral para garantir que nada falte e eu consiga aproveitar com mais tranquilidade a viagem à Alemanha. Veja como contar com o apoio de uma guia brasileira em Munique.

Como comprar? => Passagens aéreas baratas

 

1. Visto para a Alemanha

visto para alemanha
A partir de 2022 será necessário visto para desembarcar na Alemanha.

Ao contrário do que acontece até 2021, em que é possível ficar por até 90 dias na Alemanha ou qualquer outro dos países que fazem parte do espaço de Schengen no Velho Continente somente com a apresentação do passaporte válido e do seguro viagem, a partir de 2022 os brasileiros agora precisarão de visto (ETIAS) para visitar a Europa.

O procedimento de cadastro do seu ETIAS é todo feito online, no qual você pedirá um requerimento e, em seguida, preencherá o formulário com seus dados pessoais, além de informar o país de entrada e todos que pretende visitar. É preciso também responder a um questionário sobre saúde e segurança.

Caso ainda não o tenha, saiba que tirar passaporte ou ter ele válido é estritamente necessário. A taxa de pagamento para emitir o visto Etias é de 7 euros e ele está sujeito a aprovação ou não do sistema de segurança europeu.

Com este visto, você pode, ao longo de 90 dias, circular livremente por todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen: Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça.

Mas saiba que para entrar no país ainda é preciso adquirir um seguro na Seguros Promo com cobertura de pelo menos 30 mil euros, além de comprovar ter 60 euros por dia de viagem. É necessário também que o passaporte tenha validade de pelo menos 6 meses.

Caso você queira ficar mais de 90 na Alemanha, terá que solicitar outra autorização, que é chamada de Permisso.

Caso ocorra qualquer problema, você pode procurar a Embaixada Brasileira em Berlim. Caso precise ficar mais tempo no país, entre em contato com a Embaixada da Alemanha em Brasília, ou então um dos consulados em Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Tudo sobre => Visto para Europa em 2021

 

2. Moeda da Alemanha

dinheiro na alemanha
Levar euros em espécie facilita muito sua viagem para a Alemanha.

Este é um dos países que pertencem a zona do euro, portanto a moeda da Alemanha em circulação é o euro (€).

Ele está disponível em notas de 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 e moedas de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 cêntimos e 1 e 2 euros. Além disso há bancos e casas de câmbio espalhadas por todas as cidades grandes do país.

Visa e MasterCard são as principais bandeiras de cartão de credito aceitas no país. Porém muitos restaurantes, bares e outros estabelecimentos não aceitam cartões, por isso é fundamental que você leve consigo euros em espécie durante o seu roteiro.

A dica aqui é tentar encontrar as melhores taxas para comprar Euros, facilmente verificadas pelo site da Confidence Câmbio. A partir de sua localização, o aplicativo disponibiliza as casas de câmbio com tarifas mais baratas perto de você.

Para comprar Euros ainda no Brasil, indico utilizar agências online, para receber o dinheiro em casa e evitar riscos desnecessários. Sempre compro com a Confidence Câmbio, uma das maiores agências online do Brasil.

Para ter mais detalhes sobre o custo para uma viagem para a Alemanha, leia o artigo quanto custa viajar para Colônia, com dicas de orçamento médio para visitar uma das cidades mais turísticas do país.

Para ter uma ideia do custo de vida no país, confira alguns do preços na Alemanha mais importantes:

  • Água (garrafa): 0,4 euros.
  • Cerveja (garrafa ou lata): 1 euro.
  • Leite (litro): 0,8 euros.
  • Pão (500g): 1,30 euros.
  • Bretzel: 2 euros cada.
  • Bilhete de ônibus ou metrô: 2,80 euros
  • Ingressos para museus: de 8 a 20 euros.
  • Hospedagem (preço médio): 90 euros a diária.

Saiba como => Comprar dólar e euro online

 

3. Viajar de trem na Alemanha

rotiro de trem na alemanha
Viajar de trem é uma ótima maneira de conhecer a Alemanha e seus arredores.

Uma das dicas da Alemanha que mais recomendo a que pretende fazer esta viagem é visitar o país de trem; afinal as distância são relativamente curtas e ainda por cima as paisagens são lindas; fora o preço que para mim valeu a pena.

Fazer um roteiro de trem na Alemanha te permite muitas possibilidades, pois as cidades turísticas são ligas entre si e, assim sendo, é possível escolher quais visitar. As 8 cidades mais populares deste roteiro são: Frankfurt, Colônia, Hannover, Hamburgo, Berlim, Dresden, Nuremberg e Munique.

Confira qual o tempo de viagem entre as principais rotas de trem na Alemanha:

  • De Berlim para Hamburgo: 1 hora e 55 minutos.
  • De Berlim para Colônia: 4 horas e 40 minutos (conexão em Hamburgo).
  • De Berlim para Munique: 9 horas e 50 minutos (com conexões) ou 4 horas (direto).
  • De Berlim para Dresden: 2 horas.
  • De Munique para Nuremberg: 1 hora e 7 minutos.
  • De Munique para Frankfurt: 3 horas e 15 minutos.
  • De Frankfurt para Colônia: 1 hora e 20 minutos.
  • De Hamburgo para Hannover: 1 hora e 25 minutos.

Quanto aos preços das passagens de trem na Alemanha, elas começam em 5 euros e variam conforme a distância e tipo de assento (1ª classe, 2ª classe ou leito).

Como é de conhecimento geral, a Alemanha faz fronteira com mais 8 países, o que significa que você pode conhecê-los também de trem; especialmente se estiver em uma cidade alemã mais próxima do local que deseja visitar.

Os países que fazem fronteira com a Alemanha são; Dinamarca (197 km de Hamburgo), Holanda (59 km de Düsseldorf), Luxemburgo (174 km de Colônia), Bélgica (90 km de Colônia), França (152 km de Sttutgart), Suíça (228 km de Munique), Áustria (89 km de Munique), República Tcheca (69 km de Dresden) e Polônia (91 km de Berlim).

Compre com antecedência => Bilhetes de trem na Alemanha

 

4. Internet na Alemanha

chip internet alemnaha
Contrate um plano de internet e poste na hora as suas fotos tiradas na Alemanha.

Entre as dicas da Alemanha mais importantes, com certeza o turista precisa saber como ficar conectado o tempo todo no país sem gastar muito por isso.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Alemanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Para se ter internet na Alemanha com qualidade e bom preço, recomendo que utilize o chip da America Chip, pois diferente das operadoras locais, ela proporciona cobertura em toda a Europa, o que facilita se você for visitar outros países e até mesmo outras regiões da Alemanha.

Outra vantagem é que você pode adquirir este chip online ainda no Brasil, o que facilita muito ao planejar o seu orçamento para a viagem; fora a praticidade já embarcar com a internet garantida.

Claro que os hotéis na Alemanha possuem wi-fi, porém é muito mais confortável poder checar suas redes sociais a hora que desejar; sem contar a utilidade ter o GPS e os aplicativos de viagem na Europa em mãos.

Barato e funcional => Comprar chip de internet para Alemanha

 

5. Idioma da Alemanha

ligua alemã dicas
Aprenda palavras básicas para se comunicar e fazer amigos na viagem.

O idioma oficial da Alemanha é o alemão, primeiro idioma de cerca de 95 milhões de pessoas ao redor do mundo, especialmente no território nacional e nos arredores, como Áustria, suíça e Liechtenstein.

Nas principais cidades alemãs você consegue se comunicar bem com o inglês, especialmente nos hotéis e restaurantes, mas é importante aprender pelo menos algumas palavras básicas.

As palavras essenciais em alemão para um turista aprender são:

  • Hallo: oi, olá.
  • Tschüss (pronuncia “Tieeuss”): tchau.
  • Guten Morgen: bom dia.
  • Gute Nacht: boa noite.
  • Danke (pronuncia “Dan-ke”): obrigado.
  • Bitte (pronuncia “Bi-te”): por favor.
  • Bitte schön: de nada.
  • Ja: (pronuncia “Iá”): sim.
  • Nein (pronuncia “Nain”): não.
  • Badezimmer: banheiro.
  • Wasser: água.
  • Entschuldigung: desculpa.

Conforto => Traslado do aeroporto de Brademburgo em Berlim

 

6. Melhor época para viajar

alemanha clima
Alemanha apresenta diversos cenários bonitos no verão.

A Alemanha é um país bem frio, ainda mais no extremo norte, e as estações do ano são bem definidas. A temperatura no verão (julho a setembro) varia de 18°C a 24°C, mas alguns dias mais abafados podem esquentar mais.

Na primavera e no outono, estações de transição, a temperatura fica entre 8°C e 18°C. Agora, se sua viagem for no inverno (dezembro a março) a temperatura pode chegar a mínima de -5°C. Saiba mais sobre o clima na Alemanha.

A melhor época para viajar na Alemanha é sem dúvida entre maio a setembro (primavera e verão), quando as temperaturas estão mais altas. Apesar de chover um pouco mais, isso não atrapalhará sua viagem.

Dicas e destinos => Alemanha no inverno

 

7. Gastronomia da Alemanha

Dica de viagem na Alemanha
Eisbein, ou joelho de porco, é um dos pratos típicos da Alemanha | Foto: Clemens Pfeiffer, via Wikimedia Commons.

Apesar de não ser um país muito grande, cada região da Alemanha possui suas próprias receitas e tradições. Os principais ingredientes da culinária alemã são a carne de porco, o repolho, a batata e as salsichas (Wurts).

Se estiver nos principais restaurantes em Berlim ou em outras cidades, não deixe de experimentar alguns tipos de salsicha, que são vendidas em todos os lugares, até mesmo barraquinhas de rua. O joelho de porco e o chucrute (repolho), também estão entre os pratos mais famosos do país.

Confira quais são as mais famosas comidas típicas da Alemanha:

  • Apfelstrudel: doce de massa folhada, recheada de maçã e coberta de açúcar e canela; geralmente é servida com sorvete de creme.
  • Bretzel: conhecido nas américas como Pretzel este é um item muito consumido na Alemanha. Ele pode ser doce ou salgado e é muito popular na Oktoberfest.
  • Wurst: trata-se das famosas salsichas alemãs, que estão presentes nas mesas de todo o país e diferenciadas em mais de 1.500 tipos diferentes. Dentre elas, a Currywurst é servida com curry e popular em Berlim, a Bratwurst é a salsicha mais tradicional, a Weisswurst é a salsicha branca e a Landjäger é mais fina e defumada.
  • Eisbein: é o popular joelho de porco, que é servido cozido ou assado e são servidos com batatas cozidas (ou purê), saldas, chucrute e, claro, com a cerveja alemã.
  • Schnitzel: são bifes fininhos feitos com carne de vitela e empanados com massa crocante; é basicamente uma variação do bife à milanesa. Ele é um prato muito presente em diversos restaurantes e fast-foods alemães, especialmente nas cidades do Sul.
  • Chucrute (Sauerkraut): símbolo da culinária alemã, este repolho em conserva está sempre presente como acompanhamento de vários pratos; ou até mesmo é consumido sozinho.
  • Eintopf: trata-se de um ensopado feito com carne de porco (ou boniva) batatas e outros legumes, que é consumido em toda a Alemanha.
  • Strudel de Maçã: doce tradicional alemão e espalhado em todo o mundo, ele uma torta feita de massa folhada mais dura, que combina muito bem com um café da tarde ou como sobremesa após o jantar.
  • Schwarzwälder Kirschtorte: este é o popular bolo Floresta Negra, feito com chocolate, cereja e licores no recheio.

Descubra => Tour gastronômico em Berlim

 

8. Melhores cervejas alemãs

cervejas alemanha
Aproveite o sabor inigualável dos diversos tipos de cerveja na Alemanha.

As cervejas alemãs estão entre as melhores do mundo. Então, experimenta-las é quase uma obrigação de quem visita o país!

Entre os tipos mais comuns de cervejas na Alemanha estão: Alt, Bock, Dunkel, Kölsch, Lager, Malzbier, Pils e Weizenbier. No artigo que indiquei acima também falo sobre cervejas.

Em relação as principais marcas de cerveja na Alemanha, entre as preferidas dos alemães estão a Oettinger, Paulaner, Augustiner, Erdinger, Veltins e Krombacher; porém existem muitas e muitas outras que você encontrará ao viajar para a Alemanha.

Por falar nisso, as cidades mais interessantes para saborear a cerveja alemã estão, além de Munique e a sua Oktoberfest, lugares como Andechs, Berlim, Bremen, Colônia, Erding, Frankfurt, Freising e Heidelberg.

   

Adquira => Noite de cerveja e gastronomia em Munique

 

9. Principais cidades para visitar na Alemanha

  • Berlim
  • Munique
  • Colônia
  • Dresden
  • Frankfurt
  • Essen
  • Hannover
  • Nuremberg
  • Hamburgo

É possível fazer uma viagem de meses apenas explorando as cidades da Alemanha, sou a prova disso. O país tem cidades incríveis que valem muito a pena incluir em qualquer roteiro, e entre as mais famosas estão:

Fácil => Roteiro de carro na Alemanha

 

Berlim

Melhores pontos turísticos de Berlim
Portão de Brandemburgo é um dos principais atrativos da capital da Alemanha.

A capital do país, Berlim, é destino obrigatório para quem visita a Alemanha. Com uma história incrível, a cidade é um museu ao céu aberto, onde encontramos vários marcos da história mundial recente. Além disso, ela tem várias galerias de arte contemporânea, museus, eventos e festas.

Para ter uma hospedagem bem localizada e que combine com o seu bolso na capital, confira onde ficar em Berlim

Entre os principais pontos turísticos de Berlim, não deixe de visitar o  Portão de Brandemburgo, o Reichstag, o Memorial do Holocausto, as ruínas restantes do Muro de Berlim, a Igreja Memorial Kaiser Wilhelm a Museumsinsel (Ilha dos Museus), Bebelplatz e a Torre de TV.

Prático => Roteiro em Berlim

 

Munique

Dicas para viajar na Alemanha
Munique recebe milhões de turistas na época da Oktoberfest.

Famosa por ser a casa da Oktoberfest de Munique, a cidade reúne muita história, museus incríveis, muitas festas e vários tipos de comida típica alemã. Quem gosta de cerveja, não pode deixar de conhecer.

Além de ser a principal sede da famosa Oktoberfest, a cidade é cheia de cervejarias, ou seja, não importa a época, você sempre encontrará boas e muitas cervejas para consumir!

Para saber onde ficar e planejar sua ida para o Sul da Alemanha, pesquise hotéis em oferta em Munique.

A região da Baviera fascina os viajantes com seus pequenos vilarejos, cheio de casinhas coloridas com floreiras na janela, castelos que parecem ter sido tirados de um conto de fadas e montanhas.

Guia completo => Oktoberfest em Munique

 

Colônia

o que fazer em Colônia
Colônia é uma da mais belas cidades da Alemanha.

A simpática cidade de Colônia fica às margens do Rio Reno. Quem visita a cidade tem a sua disposição, castelos medievais, museus famosos, vinhedos, cruzeiros românticos pelo Reno, uma rua onde ficam lojas das principais marcas do mundo, e ainda a famosa cerveja Kölsch.

Após escolher em qual dos hotéis em Colônia se hospedar, aproveite para conhecer a cidade e seus atrativos, como a Catedral de Colônia, o Museu do Chocolate, a ponte Hohenzollernbrücke e o Olympia Museum.

A cidade também sedia o famoso Carnaval de Colônia, que começa todos os anos no dia 11 de novembro e vai até fevereiro, quando a festa é amis animada.

Confira => O que fazer em Colônia

 

Dresden

Principais pontos turísticos de Dresden
Dresden foi reconstruída após a unificação da Alemanha.

A cidade Dresden é a capital do império saxônico e fica localizada a 193 km ao sul de Berlim.

Reconhecida mundialmente por sua arquitetura barroca e pelos artesanatos de porcelana, esta cidade foi dizimada pelos bombardeios durante o final da Segunda Guerra Mundial, mas se reconstruiu .

De Dresden, você pode visitar a Ponte Bastei no parque da Suiça Saxônica e se deparar com as mais belas paisagens do país, com cânions, floresta, trilhas e muitos belos lugares para tirar fotos inesquecíveis.

Hoje é uma das cidades mais visitadas da Alemanha e abriga diversos museus, construções históricas, entre outros.

O principais atrativos turísticos de Dresden são a Ópera, o Palácio Real, o Palácio Zwinger, o Fürstenzug, a Frauenkirche e a famosa Pfund’s Dairy, a queijaria mais bonita do mundo.

Conheça => Pontos turísticos de Dresden

 

Frankfurt

turismo em frankfurt
Praça central de Frankfurt, na Alemanha.

Uma das maiores cidades da Alemanha, Frankfurt é repleta de arranha-céus, sendo um dos principais polos econômicos e culturais da Europa. A cidade possui diversos museus, restaurantes, casas noturnas e uma noite para lá de animada.

Escolha entre os hotéis em Frankfurt para se hospedar e depois planeje sua viagem para conhecer atrações muito interessantes.

Dentre os principais atrativos encontrados em Frankfurt, visite a Praça do Römerberg, a  Catedral de São Bartolomeu, a Antiga Ópera, o Kleinmarkhalle, a Maintower e os Bares de Sachsenhausen.

Principais => Pontos turísticos de Frankfurt

 

Essen

vale do ruhr alemanha
Essen é uma das mais belas cidades da Alemanha.

Segunda maior cidade do Vale do Ruhr, no Oeste da Alemanha, onde estão sediadas algumas das maiores empresas do país, Essen tem como atrativos turísticos o Castelo Schellenberg, a Basílica de St. Ludgerus e o Zauber Theater Essen.

Para se hospedar e aproveitar ao máximo a cidade, pesquise os melhores hotéis em Essen.

Quais são => Feriados na Alemanha

 

Hannover

o que fazer em hannover
New Town Hall é o principal ponto turístico de Hannover.

Localizada a 286 km de Berlim e a 375 km de Amsterdam, capital da Holanda, Hannover é uma cidade que merece ser olhada com carinho e por isso está entre as minhas dicas da Alemanha.

Para conhecer todos os atrativos turísticos e aproveitar a cidade, descubra onde ficar em Hannover.

Dentre os principais pontos turísticos de Hannover, recomendo que conheça a Estação Ferroviária Central, a Opernhaus, os Jardins de Herrenhausen, o Sprengel Museum e a Casa de Leibniz.

Planeje => Roteiro em Hannover

 

Nuremberg

turismo em nuremberg
Mercado de Natal de Nuremberg é um dos principais da Alemanha.

Situada a 169 km de Munique, Nuremberg é uma das cidades mais interessantes para fazer turismo na Alemanha, especialmente para quem viaja em família.

Se estiver com crianças, aproveite para conhecer o Playmobil Fun Park na cidade, que possuí bonecos em tamanho grande e cenários temáticos deste brinquedo que marcou tantas gerações.

Visite também o castelo Imperial de Nuremberg, o Museu dos Brinquedos, o Museu nacional Germanisches e, claro, a Feira de Natal de Nuremberg, com atrações para se divertir e muitas coisas interessantes para comprar.

Para conhecer todos estes atrativos, pesquise em qual dos hotéis em Nuremberg deseja se hospedar.

Mais famosas => Feiras de Natal na Alemanha

   

 

Hamburgo

porto de hamburgo
Porto de Hamburgo é um dos mais belos e importantes de toda a Europa.

Após escolher um dos hotéis em oferta em Hamburgo para se hospedar, prepara-se para curtir a cidade mais linda do Norte da Alemanha.

A cidade conta com um dos portos mais importantes da Europa, com belos canais que margeiam a cidade e outros pontos turísticos interessantes, como a Praça dos Beatles, a Miniatur Wunderland e a Speicherstadt.

Regiões turísticas => Mapa da Alemanha

 

10. Tipo de tomada na Alemanha

tomada tipo c
Na Alemanaha se usam mais as tomadas tipo C, com tensão de 230 Voltz | Foto: digitalpush, via Wikimedia Commons..

Na Alemanha, a voltagem das tomadas é de 230 volts com uma frequência de 50 Hz.

As tomadas mais comuns na Alemanha são do tipo C, com dois pinos, diferente do padrão atual brasileiro. Então, você precisará de um adaptador universal para carregar seu smartphone e seu notebook ao longo da viagem.

Para facilitar essa que é uma das dicas da Alemanha mais frequentes, saiba mais sobre os tipos de tomadas utilizados em todo o mundo.

Leia também => Curiosidades da Alemanha

 

11. Transporte público na Alemanha

Transporte público na Alemanha
Saber como se locomover é fundamental ao planejar um roteiro pela Alemanha.

Entre os meios de transporte mais utilizados na Alemanha estão trem, ônibus e avião, e conhecer bem cada uma das opções é essencial para saber qual deles é o ideal para você.

Como fiquei vários dias em Berlim, também conheci bastante sobre o transporte urbano local, e escrevi um artigo sobre como ir do aeroporto ao centro de Berlim.

Apesar da locomoção de trem e via transporte público ser muito tradicional e funcional no centro da Europa, alugar um carro também pode ser uma excelente opção, pois te permite fazer suas rotas e visitar cidades e países nos arredores no seu ritmo.

Além disso, você tem também a opção de retirar o veículo em um aeroporto e devolver no outro, desde que a locadora escolhida esteja em ambos os lugares.

Planejando alugar um carro na Alemanha?
Compare preços e faça sua reserva no portal RentCars.

 

12. Rota Romântica na Alemanha

rota romantica alemnaha
Rústica e charmosa Rothenburg é destaque da Rota Romântica.

Dentre as dicas da Alemanha, uma das mais agradáveis vai para os casais apaixonado, que podem fazer da viagem para a Alemanha um momento inesquecível da vida à dois.

Trata-se da Rota Romântica na Alemanha, que “foge” das cidades mais turísticas  e passa por vilarejos muito charmosos espalhados pelo país, com repletos atrativos que são perfeitos para conhecer ao lado de quem você ama.

Confira quais são as principais cidades que fazem parte da Rota Romântica na Alemanha:

  • Würzburg: localizada a 120 km de Frankfurt, é nessa cidade que a rota começa. Trata-se de um verdadeiro museu ao ar livre em cada canto, com atrativos lindos da arquitetura barroca, como a Capela Schönborn e o Neumünster. Não deixe de jantar na cidade a apreciar o vinho local que é incrível.
  • Tauberbischofsheim: na mesma região fica esta cidade e suas lindas casas tradicionais em enxaimel, além de se ronde fica o belo Castelo Kurmainz; além disso, nela fica um moderno centro de treinamento de esgrima.
  • Rothenburg ob der Tauber: situada a 104 km a oeste de Nuremberg, esta é a minha cidade favorita da rota, onde foram filmadas cenas de um filme da saga “Harry Potter” e serviu de inspiração para Vila do Gepeto, de “Pinóquio”. Eu a escolhi para pernoitar e recomendo que faça o mesmo; para isso, confira os hotéis em oferta em Rothenburg.
  • Donauwörth: a 116 km de Munique fica esta simpática cidadezinha de 19 mil habitantes que pertence a região da Bavária, erguida onde se dá o encontro dos rios Danúbio e Wörnitz. Bem no centro está a pequena ilha Ried e atrações como Hoher Meer, Heimatmuseum e Fischerplatz.
  • Augsburg: bem pertinho e a 79 km de Munique fica esta bela cidade; recomendo que escolha um dos hotéis de Augsburg para se hospedar, pois vale muito a pena jantar e desfrutar de um dia para conhecer a vila projetada de Fuggerei e ver suas lindas construções.
  • Landsberg am Lech: localizada a 62 km de Munique, esta cidade foi idealizada por Hubert von Herkome em meados do século XIX e foi a grande inspiração para a criação do conto de fadas “Rapunzel”, tanto que a Torre mãe da cidade é seu principal ponto turístico e é conhecida como a Torre de Rapunzel.
  • Füssen: no extremo sul da Alemanha, bem na fronteira com a Áustria, é aqui que a rota de 29 cidades se encerra. Seu atrativo mais famoso e procurado é o castelo que inspirou Walt Disney a criar o conto da “Bela Adormecida”. Para conhecê-lo faça o tour pelo Castelo de Neuschwanstein saindo de Munique.

De Munique => Tour para Rothenburg pela Rota Romântica na Alemanha

 

13. Turismo esportivo na Alemanha

alemanha estádio
Estádio Olímpico de Berlim é um dos mais bonitos e modernos da Europa.

Sem dúvidas, uma das grandes paixões do povo alemão é o futebol, tanto que a Bundesliga, primeira divisão do esporte no país, possuí a maior média de público entre as ligas nacionais europeias, com cerca de 40.800 pessoas por jogo. Por isso esta é mais uma das dicas da Alemanha.

Somando ao fato da Alemanha ser uma das potências do futebol mundial e possuir alguns dos melhores times e jogadores do planeta, muitos turistas desejam visitar o país para conhecer os estádios e as histórias futebolísticas que envolvem os alemães. Saiba também como assistir a um jogo da Liga dos Campeões da UEFA.

Veja, abaixo quatro opções de tours guiados para fazer turismo esportivo na Alemanha:

  • Tour guiado pela Allianz Arena e Museu do Bayern de Muniqueaproveite este tour, que começa com um ônibus turístico que passa pelos principais atrativos da cidade e chega a Allianz Arena onde você poderá conhecê-lo melhor; depois é a vez de, ao lado de um guia em inglês, visitar o museu, onde estão as taças e as histórias do Bayern de Munique. Aproveite também para ver a loja do clube e comprar camisas e outros itens.
  • Tour pelo Museu do Futebol Alemão em Dortmundvisite este museu que conta as histórias mais marcantes do futebol tetracampeão do mundo, com mais de 1.600 exposições e cinema 3D; mergulhe nas campanhas do títulos mundiais e ainda faça atividades interativas muito dvivertidas.
  • Passeio pelo Signal Iduna Park em Dortmundconheça o estádio que mais recebe torcedores no mundo, com média de 81.000 pessoas por jogo e casa da Muralha Amarela, como é conhecida a torcida do Borussia Dortmund. Este tour de 2 horas é autoguiado e você, além de pisar no gramado, irá curtir diversas atrações muito interessantes.
  • Tour pelo Estádio Olímpico de Berlimvisite um dos mais belos e históricos estádios da Europa, em um tour com guia de áudio em 5 idiomas, entre eles inglês e espanhol. Trata-se de um local que já recebeu os principais eventos esportivos do planeta e que possuí uma arquitetura espetacular, com um teto de vidro que cobre todas as arquibancadas.

Veja também => Cidades da Eurocopa 2021

 

14. Passeios guiados na Alemanha

o que fazer na Alemanha
Conheça os principais atrativos turísticos da Alemanha.

Fazer passeios e excursões guiadas é uma das dicas da Alemanha mais importantes; afinal de contas falamos de um país com muitos elementos históricos que são importante, sendo que estar ao lado de um guia enriquecerá muito mais sua visita aos lugares mais turísticos do país.

Além disso, na Alemanha existem muitos lugares afastados ou nos arredores das grandes cidades. Contratando um passeio para conhecê-los, você poderá faze este trajeto com muito conforto, com guias experientes que conhecem bem as estradas e os locais.

Confira quais são os mais procurados tours guiados na Alemanha:

  • Ingresso sem fila para o Panoramapunkt em Berlimtrata-se da tradicional Torre de TV de Berlim, que você pode conhecer neste tour. Com este ingresso, é possível ter a melhor vista panorâmica da capital alemã e suba no elevador mais rápido do mundo, que sobre 100 metros em 20 segundos.
  • Ônibus turístico em Berlimo tradicional circuito hop-on hop-off te leva para conhecer os principais pontos turísticos de Berlim. São mais de 20 atrações em dois itinierários; seu bilhete pode ser de 24 ou 48 horas e você pode descer e subir quantas vezes desejar.
  • Ingresso para o Illuseum em Berlimconheça um dos mais incríveis museus interativos do mundo, onde nada realmente é o que se parece. Se divirta com os túneis, hologramas, enígmas 3D e espaços repletos de ilusões de ótica. O ingresso te exime das filas e você pode fazer e é válido por 1 dia.
  • Excursão a pé sobre a história nazista em Muniqueno Sul da Alemanha, conheça mais sobre a história do país acompanhado de um guia fluente em inglês. Veja locais importantes deste período e conheça os fatos marcantes em um tour a pé com duração de 2 horas que acontece à tarde.
  • Cruzeiro com barco a motor em Leipzignavegue pelos canais desta bela cidade que pertencia a antiga Alemanha Oriental. Este passeio de 70 minutos tem seu começo no porto de Leipzig e te permite visualizar os principais pontos turísticos, como o imponente restaurante Stelzenhaus.
  • Passeio noturno pela cidade velha em Colôniaaproveite este tour de 1 hora e meia, onde você conhecerá as ruas estreitas de Colônia e entrada, na companhia de um guia, como ela era no período medieval, com todas as suas histórias e curiosidades.
  • Cruzeiro noturno em Hamburgose você gosta de um cruzeiro e belos visuais, vai adorar este tour noturno em Hamburgo, onde você poderá ver de perto todos os transatlânticos e cargueiros que atracam neste porto tão importante para a economia europeia, além de navegar pela cidade e conhecê-la melhor.
  • Excursão Elbphilharmonie, Speicherstadt e HafenCity em Hamburgoconheça os principais pontos turísticos da cidade de Hamburgo neste tour que dura 2 horas e meia, com guia urístico que fala inglês e ingresso para a Elbphilharmonie, imponente sala de concertos às margens do Rio Elba.
  • Tour pela Dresden histórica com ônibus turísticoconheça os atrativos turísticos desta cidade que foi destruída durante as guerras mundiais, se reconstruiu e se transformou em um das principais heranças da antiga Alemanha Oriental. O bilhete tem validade de 48 horas.
  • Excursão para o Parque Nacional da Suíça Saxônicase estiver em Dresden, não deixe de fazer este tour, que te leva para este parque tão bem preservado na fronteira com a República Tcheca. Faça as trilhas, conheça a Ponte Bastei e aprecie o visual deslumbrante que ela proporciona.
  • Ônibus turístico em Frankfurtclaro que não poderia faltar um tour na turística cidade de Frankfurt, pois são muitos os atrativos para visitar no oeste do país. Além de economizar na locomoção para as atrações, no veículo você conta com um guia de áudio em 10 idiomas, entre eles o português.

Transporte e descontos => Berlim Welcome Card

 

Aproveite as dicas da Alemanha na viagem

Para ficar com ainda mais vontade de visitar as terras germânicas, veja esse vídeo lindo produzido pelo site oficial de turismo da Alemanha convidando você a sentir o país. Inspirador!

É fato que a Alemanha está entre os países mais cobiçados por turistas brasileiros que viajam para o Velho Continente. Talvez não em primeiro lugar para alguns, mas certamente entre os mais queridos entre todos os países da Europa.

É verdade que os destinos são incríveis, a Oktoberfest, a história de Berlim e tantos outros lugares que merecem a atenção de qualquer viajante. Enfim, são infinitas possibilidades e espero que as dicas que publico no blog sejam boas razões para te inspirar e ajudar a conhecer a Alemanha!!!

Para finalizar, recomendo que leia o artigo roteiro na Alemanha, com ótimas sugestões de quais cidades e pontos turísticos conhecer em da um dos dias de viagem; dessa forma, você otimiza seu tempo e não deixa de visitar os lugares mais incríveis do país.

E você, quais destas dicas da Alemanha achou mais interessante? Ainda tem dúvidas sobre o planejamento? Gostaria de compartilhar suas dicas da Alemanha e experiências? Deixe seu comentário abaixo!!!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Cinara

    Boa noite Vamos para Berlim passar o Natal, não sei se devo ficar em um hotel em Berlim ou achamos algo mais barato em outra cidade proxima de Berlim?

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Cinara, Ahhh, vale a pena ficar sim em Berlim. Veja onde ficar em Berlim, fiz esse post com várias dicas. Abraços

  3. Valéria Junca

    Olá, Estou viajando para a Alemanha em set próximo visitando a Rota Romântica na Baviera de carro alugado a partir de Frankfurt. Planejo ir de Fussen a Garmisch-Partenkirchen para conhecer o Zugspitze. Diversos sites de viagem sugerem o caminho via estrada da Áustria. Realmente é o melhor ? Há necessidade de documento especial para o carro ao atravessar as fronteiras de saída para a Áustria e retorno a Alemanha ? Obrigada

  4. Guilherme Tetamanti

    Oi Valéria, É difícil afirmar qual é melhor, a região é muito linda. Sobre cruzar as fronteiras, você terá livre acesso em todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen, inclusive Áustria e Alemanha. Abraços

  5. Clara

    Olá Guilherme vou de Berlim para Baden Baden de carro em agosto e gostaria de uma sugestão de cidade para pernoitar, já que não quero fazer esse percuso em um só dia. Desde já agradeço! Clara

  6. Guilherme Tetamanti

    Oi Clara, Foge bem pouco da rota, mas acho que vale bastante a pena ficar em Dresden. Adorei a cidade! Abraços

  7. Soraia Rachid Modesto

    Ola, Eu e meu marido estamis ptogramando nossa viagem para Alemanha em maio a junho 2019 e.Vamos descer em Milao e depois pegaremos um carro até a Alemanha.Você acha viável essa viagem de carro ou seria nelhor fazermos ela de trem?

  8. Polly Batista

    Oi, Soraia! Tudo bem? Pelo que entendi, você quer pegar o carro na Itália e devolver na Alemanha. A primeira coisa a ter em mente é que você atravessará outros países (Suíça ou Áustria) nesse caminho. Para isso, é bom ficar atenta às regras de trânsito de todos esses países envolvidos. Na Itália, é preciso a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Fiz uma comparação de valores e o preço aumenta muito para pegar o carro em um país e devolver em outro. Usei o comparador da Rentcars e pegar o carro no aeroporto de Milão e devolver no aero de Munique, por exemplo, fica R$ 5 mil. Já devolver em Veneza, R$ 600. Mas, não há dúvidas que você aproveitará mais as paisagens da Europa de carro. Dá uma lida no post sobre Aluguel de carro na Itália e também Aluguel de carro na Suíça. Espero que te ajude! Boa sorte!

  9. Carmen Villa Real

    Olá! Viajaremos em maio para Berlin. Gostaria de saber se conseguimos tour para cidades próximas com guia em português/espanhol com facilidade. Obrigada!

  10. Polly Batista

    Olá, Carmem! Tudo bem?! Em português é bem difícil, mas em espanhol é mais fácil. Veja esse site com os melhores passeios guiados em Berlim. É só colocar no campo de busca "berlim espanhol"que aparecerão mais de 10 passeios guiados nesse idioma! Boa Sorte e boa viagem!

  11. Guilherme Tetamanti

    Oi Leia, A apólice não precisa estar em alemão. Veja tudo sobre o seguro viagem para a Europa. Abraços

  12. Mara

    Olá Guilherme, eu vou no dia 28 de maio, para a Alemanha e ficarei em casa de parentes vou sozinha mas. estou com medo na saída do Aeroporto pois não sei falar o inglês. Será fácil arrumar um brasileiro no avião para me ajudar neste processo? Se alguém for viajar nesta data para Frankfurt e ler meu comentário vamos fazer amizade?

  13. Guilherme Tetamanti

    Oi Mara, O que recomendo é levar todos os documentos impressos, como carta convite dos parentes, seguro viagem, passagem de volta, etc. Tenha também um aplicativo no celular que faça a tradução do português para inglês, sem precisar de internet. Abraços

  14. Luciana

    Olá, eu vou no dia 08 de maio e volto no dia 04 de junho, ficarei em um cidade próximo a Frankfurt, você sabe me indicar passeios que eu possa fazer com crianças? Tenho uma filha de 9 anos e um menino de 4 anos.

  15. Guilherme Tetamanti

    Oi Luciana, Eu sempre pesquiso sobre passeios no site Get Your Guide. Encontrei também um artigo sobre o que fazer com crianças no blog Mari pelo Mundo. Abraços

  16. Leia

    Oi tudo bem. Tira uma dulvida.estou indo para a Alemanha. O seguro viagem tem que ser traduzido para o alemao ou pode ser em ingles? Obrigada

  17. Luciana

    Olá Guilherme, Estou pretendendo viajar para a Alemanha no período de 16 de junho a 6 de julho. Nesse período as cidades estão muito cheias de turistas e os preços estão mais caros em comparação a outros meses? Agradeço desde já.

  18. Guilherme Tetamanti

    Oi Luciana, Acredito que seja um bom período para viajar na Alemanha, e toda a Europa. É final da primavera e início do verão, e você pegará a mudança dos preços. Abril e maio talvez sejam meses mais baratos ao comprar passagens e reservar voos, mas nada muito relevante se você conseguir se planejar com alguma antecedência. Abraços