Moeda da Alemanha: qual levar, cotação e dicas de câmbio

por Ana Paula Sborz

Moeda da Alemanha: qual levar, cotação e dicas de câmbio

Já pensando em arrumar as malas, mas ainda não sabe nada sobre a moeda da Alemanha ou quais as principais dicas para fazer o seu dinheiro render na viagem? Que bom que você veio! Tenho algumas dicas valiosas.

Ao pensar em viajar para o exterior, muitas pessoas esquecem que o câmbio é um dos fatores que pode interferir diretamente na sua capacidade de aproveitar da melhor maneira.

Assim como a definição da melhor data para viajar e dos principais locais que pretende conhecer, entender como funciona o câmbio e como garantir a troca dos seus reais pela moeda da Alemanha, com o menor custo, é fundamental!

Em 2017, pude realizar um grande sonho: fazer um mochilão pela Alemanha! Essa experiência inesquecível fez com que eu aprendesse algumas formas de aproveitar melhor o dinheiro que tinha disponível.

Neste artigo, você vai ficar sabendo tudo sobre a moeda da Alemanha, antes do euro, qual conversor usar para simular seus gastos e as melhores formas de fazer o câmbio.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis na Alemanha

Seguro viagem obrigatório para a Alemanha »

 

Moeda da Alemanha: qual levar

Moeda da Alemanha
Saiba tudo sobre a moeda da Alemanha.

A moeda da Alemanha é o euro. Apesar de ser muito conhecida mundialmente, sua história é jovem. As primeiras discussões sobre a necessidade de unificação da moeda dos países da União Europeia iniciaram na década de 60. O objetivo era facilitar o comércio entre os países da Europa.

Depois de muitas discussões, foi formada a moeda que, em janeiro de 1999, começou a circular nos principais países da União Europeia. Uma das principais regras foi de que os países adotassem uma política de controle da inflação, não permitindo que ultrapasse 1,5%.

O acordo também propôs metas para o déficit orçamentário e para o montante da dívida pública, tendo como base o volume do PIB de cada país.

Os países que fazem parte do acordo são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Espanha, Eslovênia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta e Portugal.

Apesar de ser considerado um ótimo acordo para a maior parte dos países pertencentes à União Europeia, Reino Unido, Dinamarca e Suécia decidiram não participar.

Motivos políticos e não concordância com os nomes indicados para assumir o Banco Central Europeu — instituição criada para tratar especificamente deste assunto — são apontados como fatores importantes para a decisão.

Cada país levou um tempo diferente para substituir totalmente a sua moeda antiga pelo Euro. Na Alemanha, esse processo levou 3 anos.

CLIQUE AQUI para comprar euro online »

 

Relação Real x Euro

Moeda da Alemanha antes do euro
Uma estratégia utilizada quando o valor oscila é fazer compras parciais.

Na hora de converter os seus reais para euro, você perceberá que o valor para realizar muda o tempo todo.

Isso acontece por causa da flutuação do câmbio, ou seja, o valor percebido na comparação entre o euro e o real neste segundo, pode não ser o mesmo daqui a um minuto.

Teorias econômicas à parte, o que nos resta é entender que comprar o euro no momento certo e da maneira correta pode fazer o seu real render mais. Ferramentas de busca como o Google, já oferecem o serviço de conversor de moedas. Falando em Google, não deixe de conferir como comprar chip de internet na Alemanha.

Ao digitar as palavras “Euro hoje” ou “conversor de moeda”, o buscador irá retornar uma ferramenta para realizar as suas simulações de câmbio da moeda da Alemanha.

Mesmo que você não entenda muito sobre a dinâmica do câmbio, a ferramenta apresenta um gráfico que fica a fácil visualizar se a moeda está em queda ou se seu valor vem aumentando nos últimos dias.

Isso pode te ajudar a decidir se é melhor comprar os euros que você precisa naquele momento ou se você prefere aguardar um pouco mais.

Uma estratégia muito utilizada, quando o valor está oscilando bastante, é fazer compras parciais. Se você precisa de mil euros, por exemplo, você pode fazer 3 compras de trezentos e poucos de cada vez.

Os adeptos desta prática dizem que a média dos valores pagos geralmente é favorável e diminui os riscos de fazer a compra total num pico, ou seja, no momento em que a moeda está mais cara.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Alemanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Onde fazer câmbio? No país ou no Brasil?

Conversor de moeda
A melhor decisão sempre será planejar com antecedência.

Muitos viajantes ficam em dúvida sobre qual o melhor momento e local para realizar o câmbio da moeda da Alemanha. Será melhor já levar a moeda daqui do Brasil? Ou quem sabe a melhor decisão é deixar para comprar ao chegar lá?

Bem, isso vai depender de quais os riscos você está disposto a correr. Eu explico! Como disse antes, a cotação do euro (assim como do dólar e outras moedas) muda o tempo todo.

Ao deixar para comprar somente no destino, você perde o poder de análise e decisão sobre a melhor hora de comprar.

Assim, terá que pagar o valor da cotação daquele exato momento. Na minha experiência, a melhor decisão sempre será planejar com antecedência.

É claro que imprevistos acontecem e nada impede de que você precise ou queira comprar mais ao chegar ao destino.

Mas, na minha opinião, é fundamental que você já chegue preparado com moeda suficiente para cobrir suas principais despesas. Existem três formas para que você possa fazer a troca:

  • Trocar por dinheiro em espécie
  • Comprar um cartão pré-pago
  • Transferir dinheiro para o exterior
Câmbio euro
Basta entrar no site, checar o valor do câmbio e efetuar o pagamento.

Para as duas primeiras formas, sugiro que contrate os serviços de empresas especializadas e de confiança. Quando precisei comprar euros, minha escolha foi pela Confidence Câmbio.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

O processo é bem simples, basta entrar no site, checar o valor do câmbio para a quantidade que você precisa e efetuar o pagamento.

Depois disso, é só optar por retirar seus euros em espécie ou o seu cartão pré-pago internacional em uma das mais de 120 lojas espalhadas pelo Brasil.

Você também pode solicitar a entrega no endereço que preferir. Para garantir a melhor cotação, o site também permite que você configure alertas, enviando atualizações para que você possa decidir a melhor hora de comprar. A terceira forma é transferir dinheiro para o exterior.

É uma mão na roda para quem vai ficar mais tempo fora, para fazer um intercâmbio, por exemplo. Ao invés de pagar taxas altíssimas com escolas ou reservando moradia através de transferências diretas do seu banco, sugiro que use o Remessa Online.

Este é um site altamente confiável que simplifica as transações de envio de dinheiro para o exterior. Além de você economizar muito em taxas, o dinheiro chega rapidinho na conta de destino.

E agora uma surpresa: leitores do site têm ainda mais vantagens! Basta digitar o cupom “queroviajarmais” antes de finalizar o pedido!

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

 

Dica bônus

Cartão de crédito internacional
É preciso considerar os custos envolvidos nessas operações.

Algumas pessoas que possuem cartão de crédito internacional podem pensar que já têm em mãos a melhor ferramenta para fazer as suas compras durante viagens no exterior. Entretanto, é preciso considerar os custos envolvidos nessas operações.

A flutuação do câmbio e a incidência de tarifas, como o IOF, podem tornar a viagem bem mais cara. Por outro lado, você pode se beneficiar com o acúmulo de milhas.

Além disso, considere que, quando você perde o poder de decisão sobre quanto vai pagar no câmbio do real para a moeda da Alemanha, você tende a gastar muito mais.

Se você dispõe um orçamento determinado, uma subida brusca no valor pode consumir suas reservas muito antes do esperado. Esse acontecimento acaba tirando a oportunidade de cumprir com seus objetivos e planos.

 

Como planejar os gastos da minha viagem à Alemanha?

Dicas gastos na Alemanha
É preciso saber qual o seu agente limitador e planejar o roteiro a partir daí.

Acredito que, para que você possa aproveitar ao máximo a sua viagem a Alemanha (ou a qualquer outro lugar), é preciso saber qual o seu agente limitador e planejar o roteiro a partir daí. Você tem um número limitado de dias para fica lá?

Tem uma reserva financeira específica que não pode ser extrapolada? Outra decisão importante é acerca do estilo de viagem que você pretende adotar.

No meu caso, por exemplo, queria poder passar o máximo de dias no país, gastando o menos possível da moeda da Alemanha.

Por isso, estabeleci um valor máximo diário de gastos e, a partir daí, pensei no meu roteiro. Planejamento é o primeiro passo a ser dado por qualquer pessoa que deseja fazer uma boa viagem. Confira também como funciona o aluguel de carro na Alemanha.

Posso dizer que ter planejado minha passagem pela Alemanha de maneira detalhada fez com que eu pudesse aproveitar ao máximo, sem passar aperto.

Planilha de gastos Alemanha
Sendo especialista em Administração, tenho um impulso natural de colocar tudo em planilhas.

Sendo especialista em Administração, tenho um impulso natural de colocar tudo em planilhas. Não foi diferente no planejamento do meu mochilão pela Alemanha.

Se você gosta de Excel, tá aí uma ótima ferramenta para começar o seu planejamento também. Se você não entende muito do programa, o velho papel e caneta também resolvem o problema. Lembre-se de considerar os principais custos:

  • Alimentação
  • Transporte
  • Acomodação
  • Tickets de entrada das atrações
  • Lembrancinhas
  • Imprevistos (muita gente esquece de reservar um dinheirinho para esse item)

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Quanto vou gastar por dia na Alemanha?

Como economizar na Alemanha
Hospedagens em hostels e quartos de Airbnb podem ser a melhor opção.

O valor que você irá gastar por dia durante a sua experiência pela Alemanha dependerá muito do estilo da sua viagem.

   

Caso siga meu exemplo e decida fazer um mochilão de baixo custo, as escolhas de como e onde irá se alimentar e se hospedar, por exemplo, deverão estar alinhadas a esse estilo.

Hospedagens em hostels podem ser a melhor opção quando comparados a hotéis. Da mesma forma, ao invés de comer em restaurantes todos os dias, você poderá optar por fazer compras nos supermercados locais e cozinhar.

Se essa for a sua escolha, lembre-se disso na hora de reservar acomodação, pois será preciso ter acesso a uma cozinha.

Dica de mochileira: quando optar por comer em restaurantes, fuja daqueles mais badalados! Fale com os locais e pergunte onde eles mais gostam de ir.

Assim, você garante preços muito mais baixos e acesso à verdadeira culinária do lugar, sem armadilhas!

Se a prioridade da sua viagem for o conforto, pesquise os hotéis e restaurantes que gostaria de conhecer e inclua os valores aproximados no seu planejamento.

Comer barato em Berlim
Pergunte onde os locais mais gostam de ir.

Não se esqueça que grandes deslocamentos consomem um tempo precioso da viagem. Seja estratégico na hora de decidir o hotel onde vai ficar, prefira aqueles mais perto dos principais pontos turísticos.

Um ponto positivo é que o transporte público na Alemanha é muito eficiente e barato. Sendo assim, ele pode entrar no planejamento da sua viagem sem prejudicar os orçamentos mais enxutos, mesmo com a moeda da Alemanha.

Ao realizar o planejamento seguindo as dicas que você acabou de ler, tenho certeza de que sua viagem estará adequada ao que você dispõe de recursos e tempo, tornando-se uma memória fantástica que você levará para o resto da sua vida.

 

Moeda da Alemanha em mãos? Partiu!

Garanta a melhor experiência na sua viagem para a Alemanha. Siga as dicas e planeje seu roteiro com carinho e atenção. Cada detalhe conta.

Sobre qual é a melhor forma de levar dinheiro para a sua viagem, tenho uma dica final: minha sugestão é que você use duas formas em conjunto.

Leve um pouco de moeda da Alemanha em espécie e o restante no cartão (em ambos os casos, vejas as cotações no site da Confidence Câmbio). Assim, você não corre riscos desnecessários, andando com um monte de notas em espécie, mas ainda consegue se virar para pagar suas compras em pequenos estabelecimentos que não aceitam cartão.

Sim, principalmente nas cidades menores da Alemanha, ainda há lojas e restaurantes que só aceitam dinheiro vivo. Olha o planejamento aí novamente mostrando sua importância!

Espero que depois dessa leitura, você se sinta mais preparado e confiante para a sua viagem. Para ajudar ainda mais, veja também dicas para viajar na Alemanha.

Agora que já sabe qual é a moeda da Alemanha, ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

Até a próxima! Tschüss!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Ana Paula Sborz

ESCRITO POR

Ana Paula Sborz

A Ana tem 30 poucos anos, se especializou em Administração de Empresas e fez parte do mundo corporativo por mais de 15 anos. Aos 31, fez sua primeira viagem internacional, um intercâmbio de 6 meses na Irlanda. Depois disso, emendou um mochilão pela Europa durante o qual conheceu 6 países, pessoas incríveis e uma nova paixão: viajar! Mora em Santa Catarina e já se mudou tantas vezes que a família a chama de cigana. Ama a natureza, filmes de suspense e seu filho de 4 patas, o Nick.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *