O que fazer em Colônia e roteiro para 5 dias na Alemanha

O que fazer em Colônia e roteiro para 5 dias na Alemanha

Fazer um roteiro como tudo o que fazer em Colônia pode ser um tanto difícil, já que essa é uma das mais belas cidades da Alemanha. São tantas coisas para ver que escolher o que colocar na lista primeiro se torna um desafio. Quando estive na cidade, fiquei por um período de 5 dias, e achei que foi o suficiente para aproveita-la. Se eu ficaria mais dias? Mas é claro que ficaria!

E sei que ainda teria muitas coisas a descobrir nesse destino incrível. No entanto, entendo que para cumprir os “passeios obrigatórios” por Colônia, 5 dias são o bastante. Como sei que algumas pessoas não têm paciência ou mesmo não levam muito jeito com pesquisa, pensei que seria legal montar um roteiro básico de até 5 dias com o que fazer em Colônia na Alemanha.

A ideia é abranger os pontos turísticos mais importantes de Colônia, mas também abrir janelas de tempo para apenas observar a vida cotidiana do destino. São momentos assim que enriquecem ainda mais as experiências de viagem.

Dá tempo até de conhecer cidades próximas à Colônia e fazer compras de exemplares da legítima água de colônia! Como a maioria dos voos vindos do Brasil chega em Frankfurt ou Munique, meu roteiro começa na primeira opção.  Los geht’s! (Vamos lá!)

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Colônia

Seguro viagem mais barato para a Alemanha »

 

O que fazer em Colônia: quantos dias?

Colônia se encaixa no roteiro de todos que viajam pela Alemanha. Dos apressados, que têm apenas um dia para ver os principais atrativos e monumentos, até os que podem dedicar mais tempo para aproveitar as belezas da cidade.

Pensando nisso, fiz um roteiro em Colônia que começa com 1 dia. Conforme sua disponibilidade, ele pode ser estendido em até 5 dias (ou mais).

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Colônia »

 

Montar um roteiro em Colônia

Pronto para partir rumo a um roteiro inesquecível em Colônia? Dividi os pontos de maior interesse na cidade para que você explore as belezas desse destino em até 5 dias de passeio!

 

Dia 1 do roteiro em Colônia

  1. Catedral de Colônia
  2. Hohenzollernbrücke
  3. Fisch Market e Rio Reno

 

1. Catedral de Colônia

 colonia alemanha
Imagem da Santa Ceia na Catedral de Colônia

A primeira atração a ser visitada nesse roteiro fica bem no centro da cidade e não tem como passar despercebida: a Catedral de Colônia.

A construção em estilo gótico tem mais 150 metros de altura e abriga um tesouro enigmático, cuja necessidade de proteção foi uma das motivações de sua construção. Se trata de uma urna que conteria os restos mortais dos Três Reis Magos.

A magnitude dessa catedral e a riqueza de detalhes que foram adicionados à sua fachada torna uma visita em um programa em particular. As portas ornamentadas e a grande quantidade de imagens esculpidas merecem que você dedique uns bons minutos de sua atenção.

Adentrando à Catedral, outro show de beleza! Os vitrais coloridos, as colunas trabalhadas e a amplitude do lugar impressionam.

Aqui vai uma importante dica: eu sei que lugares tão bonitos fazem com que você queira tirar muitas fotos. Mas, respeite os sinais de proibido fotos, não use flash quando as fotos forem permitidas e mantenha o máximo de silêncio, afinal, essa é uma igreja.

Se você estiver em forma, vale à pena subir os mais de 500 degraus da torre da Catedral até o seu topo, de onde terá uma vista deslumbrante de Colônia.

Imperdível => Excursão histórica por Colônia

 

2. Hohenzollernbrücke

roteiro frankfurt colonia
Ponte Hohenzollernbrücke, com a Catedral de Colônia ao fundo | Foto: Thomas Wolf, via Wikimedia Commons.

Terminando a visita nesse que é meu ponto turístico favorito na cidade, você caminhará pouco mais de 300 metros em direção ao Rio Reno. Lá estará a famosa Ponte dos Cadeados de Colônia, a Hohenzollernbrücke.

Ela ficou conhecida pelo fato de que muitos visitantes costumam deixar um cadeado preso à estrutura da ponte, acreditando em uma superstição de que isso traria prosperidade amorosa.

Caminhar pelos 409 metros de comprimento da ponte é um passeio muito legal. A cada metro que você se afasta de uma margem em direção à outra o cenário vai mudando. Uma nova construção se revela, um novo ângulo da Catedral pode ser apreciado e o Rio Reno emoldura tudo de forma esplendorosa.

Ir até o final da Hohenzollernbrücke é opção sua (ou da sua disposição). Minha sugestão é que você se mantenha do mesmo lado do Rio, pois ainda há lugares para visitar em Colônia deste lado.

Diferente => Tour no cemitério em Colônia

 

3. Fish Market e Rio Reno

roteiro em colonia
Rio Reno com a cidade de Colônia

Para o resto do dia, separei um programa mais sossegado. Voltando pela Ponte dos Cadeados, continue a caminhar ao longo das margens do Reno, até o Fish Market.

Se estiver viajando para a Alemanha no verão, não deixe de dar uma paradinha na Wasserspielplatz, pracinha onde há um local para se refrescar e se divertir. Ela fica no caminho e não será nada difícil de achar.

Ao chegar no Fish Market, não deixe de registrar a beleza do lugar, com as casinhas coloridas e uma vista privilegiada do Reno e da Ponte dos Cadeados. No local, você terá diversas opções em bares e restaurantes, onde pode garantir o almoço e aproveitar o resto do dia.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Alemanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Ao longo do Rio Reno, existem diversos locais onde você pode sentar e relaxar enquanto aprecia uma bebida e observa o vai e vem de pessoas em uma das cidades da Alemanha que eu mais amo. Essa é uma das minhas maneiras favoritas de terminar um dia de passeio.

Viagem => Roteiro de trem na Alemanha

 

Dia 2 do roteiro em Colônia

  1. Museu do Chocolate
  2. Deutsches Sport & Olympia Museum

 

1. Museu do Chocolate

roteiro na Alemanha
Museu do Chocolate em Colônia | Foto: Uwe Aranas, via Wikimedia Commons.

O segundo dia do nosso roteiro em Colônia começa bem doce, com uma visita ao delicioso Museu do Chocolate. Localizado às margens do Reno, esse é o local perfeito para que você possa conhecer um pouco mais sobre a história do doce mais amado em todo o mundo.

Ao visitar o Museu, você será levado a uma visita ao passado. De volta à época em que as primeiras experiências foram feitas pelos maias e astecas, na tentativa de ampliar as formas de consumo de uma fruta que era abundante em suas terras: o cacau.

A viagem continua com o avanço dos séculos, e a transformação do cacau em uma bebida licorosa que, de tão especial, só podia ser consumida por reis e nobres.

Os processos de fabricação do chocolate foram evoluindo, passaram a ser utilizadas forminhas para modelar o doce e agregar ainda mais valor. Aos poucos, as formas e o gosto que conhecemos hoje foram criados e se espalharam pelo mundo.

Durante a visita, você terá acesso a forminhas de metal e outros equipamentos utilizados na produção de chocolate nos séculos passados. Dentro do museu, há até uma estufa que replica a vegetação onde o cacau nativo costuma crescer!

Como não poderia ser diferente, o passeio termina com uma degustação de chocolate, banhado em um delicioso waffer crocante. Com esse conhecimento, você já estará preparado para fazer uma especial rota romântica na Alemanha.

Imperdível => Excursão histórica por Colônia

 

2. Deutsches Sport & Olympia Museum

museu do esporte colonia
Deutsches Sport & Olympia Museum em Colônia | Foto: Site Sports Museum

Para queimar todas as calorias desse chocolate, que tal visitar em seguida o Deutsches Sport & Olympia Museum? Esse museu reúne muito material acerca da história dos esportes praticados na Alemanha e também sobre as Olimpíadas, com foco, é claro, nas conquistas realizadas por atletas alemães.

Essa é uma região muito bem abastecida de opções gastronômicas variadas. Escolha um entre os diversos restaurantes em Colônia e finalize o dia com um delicioso jantar.

   

 

O que fazer no 3º dia

  1. Jardim Botânico de Colônia
  2. Rhein-Seilbahn e Rheinpark
  3. Bairro Deutz

 

1. Jardim Botânico de Colônia

brasileiros em colonia alemanha
Jardim Botânico de Colônia | Foto: Ladislaus Hoffner, via Wikimedia Commons.

Nosso terceiro dia está repleto de passeios ao ar livre, assim, sugiro que comece o roteiro com um passeio no Jardim Botânico de Colônia.

Esse é um parque municipal de quase 12 mil hectares, que reúne uma extensa gama de flores e vegetação originária de várias partes do mundo.

A entrada do parque já gera um primeiro impacto bastante positivo. O jardim florido, a fonte central jorrando água e um prédio lindíssimo de fundo compõem o cenário.

Caminhando pelo parque, você poderá entrar nas diversas estufas que existem no local. Cada uma delas contém espécies que costumam crescer em ambientes específicos. É impossível não se impressionar.

Vá com um calçado confortável e um cartão de memória extra, além de ter um celular com internet na Alemanha! Você com certeza irá querer tirar muitas fotos por aqui!

Divertido => Cruzeiro turístico em Colônia

 

2. Rhein-Seilbahn e Rheinpark

roteiro em colonia
Rheinpark | Foto: Elke Wetzig, via Wikimedia Commons.

Terminando o tour pelo Jardim Botânico, vamos até o Rhein-Seilbahn, que fica a 400 metros da entrada. No local, se prepare para uma aventura! Vamos cruzar o Rio Reno pelas alturas! O bondinho superdivertido leva você pode um passeio até o outro lado do Reno, oferecendo uma vista em 360 graus a partir das alturas. A travessia dura poucos minutos, mas vale muito à pena!

Chegando do outro lado, você estará no Rheinpark, parque urbano com cerca de 40 hectares de abrangência. Ele é muito procurado por turistas e moradores locais para a prática de esportes ao livre, piqueniques ou simplesmente para relaxar aos finais de semana.

Jardins muito bem cuidados e extensos gramados verdes formam um belíssimo cenário à beira do Reno. Assim, é o local perfeito para descansar e recuperar as energias. Um dos programas mais procurados — e muito divertidos — no Rheinpark é o Kleinbahn, pequeno trem que leva os visitantes para um passeio pelo parque de uma forma diferente.

Uma boa dica é conferir os feriados na Alemanha para não pegar o parque cheio. Aproveite e divirta-se muito aqui! Se quiser, pode até levar umas guloseimas e aproveitar um piquenique.

Histórico => Excursão História e Lendas de Colônia

 

3. Bairro Deutz

bairro de deutz, colonia
Calçadão Rheinboulevard no bairro Deutz | Foto: , via Wikimedia Commons.

Para terminar o terceiro dia de passeio do nosso roteiro em Colônia, sugiro que fique pela região e explore mais os arredores. O Bairro Deutz, que fica um pouco mais ao sul do Rheinpark, reúne um público jovem nos finais de tarde em suas dezenas de restaurantes.

Pode ser uma ótima oportunidade de conhecer mais sobre os costumes do povo local e aproveitar um pouco a vida noturna da cidade. Aproveite para provar a Kölsch, a versão local mais consumida por aqui dentre todas as cervejas alemãs.

Aproveite! => Tour com degustação na Cervejaria Kölsch

 

Dia 4 do roteiro

  1. Museum Ludwig
  2. Museu Romano-Germânico
  3. Prefeitura de Colônia e Früh am Dom

 

1. Museu Ludwig

roteiro de cinco dias em colonia
Museu Ludwig | Foto: Facebook/Divulgação.

Nosso quarto dia de roteiro em Colônia é voltado aos dois principais museus da cidade, o Ludwig e o Romano-Germânico.

O primeiro deles é dedicado a diversas obras de arte de artistas renomados, como Pablo Picasso. A criação desse museu se deu a partir da doação de mais de 350 obras, pertencentes à coleção pessoal de Peter e Irene Ludwig.

Uma curiosidade da Alemanha é que, a partir desse marco, o museu foi ampliando a sua coletânea. Hoje, abriga um acervo gigantesco de artistas alemães e de todo o resto de mundo. Se você ama arte, vai adorar passar por aqui.

Gastronomia => Excursão Gastronômica em Südstadt

 

2. Museu Romano-Germânico

como ir de bonn a colonia
Museu Romano-Germânico | Foto: Raimond Spekking, via Wikimedia Commons.

O segundo museu, o Romano-Germânico, traz um olhar mais sobre a questão da arquitetura e história da cidade. A partir dos monumentos e outros itens expostos no local é possível entender um pouco mais sobre a contribuição do povo romano na construção das primeiras estruturas sanitárias da cidade, por exemplo.

Mosaicos e uma grande coleção de vasos romanos de vidro chamam a atenção dos visitantes para o luxo e grande nível de detalhamento dos ornamentos.

Durante a visita, você poderá ter uma visão sobre os últimos 100 mil anos da história da humanidade. Tudo isso é documentado a partir da importância de achados arqueológicos em exposição.

 

3. Prefeitura de Colônia e Früh am Dom

restaurante em colonia
Restaurante Früh am Dom | Foto: Site Früh am Dom

Terminadas as visitas aos museus, uma passadinha na Prefeitura da Cidade, a chamada Rathaus. Observe a arquitetura do prédio e das construções ao redor. Que tal aproveitar para tirar mais algumas fotos?

   

Nosso passeio termina com uma deliciosa refeição em um dos restaurantes em Colônia que são mais procurados pelos turistas, o Früh am Dom. Pertinho da Catedral, esse restaurante que também é uma cervejaria oferece comida típica alemã regada a muita cerveja. Ein Prosit! (Saúde!)

 

O que fazer no 5º dia

  1. Museus de Artes Aplicadas de Colônia, Kolumba e Wallraf–Richartz
  2. Museu do Perfume
  3. Visita a cidades vizinhas

 

1. Museus de Artes Aplicadas de Colônia, Kolumba e Wallraf–Richartz

Museus em Koln
Museu Wallraf–Richartz em Colônia | Foto: Facebook Museu Wallraf–Richartz

Para o quinto dia em Colônia te dou duas sugestões diferentes, conforme o seu perfil. Se você ama museus e quer continuar explorando essas atrações em Colônia, existem vários outros a serem explorados, como: o Museum de Artes Aplicadas de Colônia, o Museu Kolumba e o Museu Wallraf–Richartz.

Todos esses museus ficam na região central, podendo facilmente ser acessados a pé. Escolha aqueles que mais tem a ver com seus interesses e aproveite a visita. Como se sabe, visitas culturais são alguns dos principais passeios para fazer na Alemanha.

 

2. Museu do Perfume

Koln
Museu do Perfume | Foto: Raimond Spekking, via Wikimedia Commons.

Um museu um pouco diferente desses que citei, mas muito interessante também, é o Museu do Perfume. Ele conta a história da criação da primeira água de Colônia e de como a família Farina continua a produção das fragrâncias até hoje.

Aproveite e volte para casa com mais informações sobre esse item tão importante em nossas vidas. Além de visitar o museu, você pode ter acesso às melhores águas de Colônia da Alemanha e garantir suas compras.

A entrada ao museu faz parte do KölnCard, cartão turístico que oferece acesso gratuito ao transporte público por até 48 horas e descontos de até 50% em diversas atrações.

 

3. Vista a Cidades Vizinhas

Bonn, na Alemanha
Panorama de Bonn, na Alemanha | Foto: Site do estado da Renânia do Norte-Vestfália (nrv-tourism)

Agora, se você até gosta de museus, mas já ficou satisfeito com os que eu sugeri para o quarto dia, pode querer ampliar um pouco a sua passagem pela Alemanha, incluindo cidades vizinhas à Colônia no seu roteiro.

É claro que, caso prefira, você pode fazer esse trajeto a partir do transporte público alemão. Mas, sugiro que opte por alugar um carro na Alemanha, a fim de ter maior liberdade de horários.

Uma das cidades que recomendo que inclua no passeio é Bonn, que fica a menos de 30 quilômetros de Colônia. A cidade é muito bonitinha e foi berço de um dos compositores mais aclamados de todos os tempos: Bethoven!

Há estátuas do artista pela cidade e até mesmo a casa onde ele viveu ainda está preservada e se transformou em um museu que está de portas abertas ao público.

Outras atrações a visitar na cidade de Bonn são o Palácio de Poppelsdorf, a antiga prefeitura e o lindíssimo Biergarten na Alter Zoll. Com um carro alugado, esse passeio pode ser ainda mais interessante.

Você pode fazer caminhos alternativos, como ir de Bonn a Colônia pelo lado do Reno contrário ao que você foi. Assim, você poderá explorar uma área ainda maior e se surpreender ainda mais com as belezas do caminho.

Hospedagem => Hotéis imperdíveis na Alemanha

 

O que fazer em Colônia

Ter em mente os principais pontos que se quer visitar é muito importante quando você planeja conhecer um novo lugar. Fiz essas sugestões de roteiro em Colônia exatamente pensando na sua experiência na cidade. Espero que seja tão maravilhosa quanto foi a minha.

Muitos brasileiros em Colônia ficam encantados com as belezas naturais da cidade e o grande número de opções em lazer.

Talvez seja por isso que a cidade seja o lar de tantos conterrâneos que escolhem as terras alemãs como novo lar. Espero que essas ideias de roteiro possam te ajudar a organizar seus passeios e dar uma boa ideia do que fazer quando estiver na cidade.

Minha proposta de roteiro de até 5 dias buscou cobrir o máximo possível dos pontos mais procurados pelos turistas,. Ainda assim, tenho certeza que, se você decidir ficar por mais tempo, não vão faltar programas para se encantar ainda mais com essa cidade.

E aí, agora que já viu um roteiro em Colônia, qual dos pontos turísticos você mais quer conhecer? Deixe sua resposta nos comentários!

Gute Reise! (Boa Viagem!)

 

ESCRITO POR

Ana Paula Sborz

ESCRITO POR

Ana Paula Sborz

A Ana tem 30 poucos anos, se especializou em Administração de Empresas e fez parte do mundo corporativo por mais de 15 anos. Aos 31, fez sua primeira viagem internacional, um intercâmbio de 6 meses na Irlanda. Depois disso, emendou um mochilão pela Europa durante o qual conheceu 6 países, pessoas incríveis e uma nova paixão: viajar! Mora em Santa Catarina e já se mudou tantas vezes que a família a chama de cigana. Ama a natureza, filmes de suspense e seu filho de 4 patas, o Nick.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *