Catedral de Colônia: mapa, como chegar, horários e dicas

Catedral de Colônia: mapa, como chegar, horários e dicas

A Catedral de Colônia se destaca entre as demais construções religiosas do país por conta de sua arquitetura de traços fortes e de sua história de resistência através dos anos.

Quando planejei meu roteiro pela Alemanha decidi colocar Colônia como primeira parada, e pode ter certeza de que esse ponto turístico, em particular, teve grande peso nessa escolha.

Eu sei que as fotos da Catedral de Colônia na Alemanha já permitem que você tenha uma boa ideia da sua grandiosidade e beleza. Mas, acredite em mim, estar a seus pés e ver tudo de pertinho não tem comparação!

Como fica bem na parte central da cidade, sendo vizinha, inclusive, da Estação Central, a Catedral de Colônia é muitas vezes utilizada como ponto de referência para que os turistas possam escolher onde ficar na cidade.

Da mesma forma, muitos passeios a pé pela cidade são planejados tendo essa atração como ponto de partida. As histórias em torno da Catedral de Colônia são repletas de curiosidades.

Nesse artigo, decidi trazer para você algumas delas, bem como uma visão mais aprofundada sobre esse ponto turístico que impressiona por fatores muito além da sua beleza.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Colônia

Sfeguro viagem Europa »

 

Mapa da Catedral de Colônia

A Catedral de Colônia está localizada no Centro da parte antiga da cidade, chamada de Innenstadt, sendo o ponto turístico mais visitado.

A área total da Catedral de Colônia é de 6.900 m², onde estão distribuídos 11 altares, 3 relíquias e diversas tumbas. O conjunto com os mosaicos, inscrições antigas, vitrais e outros objetos de arte presentes no espaço, formam praticamente um museu.

A Catedral de Colônia possui 12 entradas, sendo que a única delas que chegou mais perto de ser concluída na época original da construção é a Peters Portal, na parte da frente da catedral, no lado direito.

catedral de colônia arquitetos
Vista aérea da Catedral de Colônia.

As demais entradas foram finalizadas já no século 19, onde, baseados nas demais estruturas da Catedral de Colônia, arquitetos projetaram novas peças e detalhes que foram posteriormente adicionados. Mesmo o Peters Portal teve que ser modificado.

Apenas cinco das imagens que adornam a entrada são originais. As demais, por conta do avançado estado de desgaste, tiveram que ser substituídas por réplicas feitas em pedra.

As duas torres da Catedral de Colônia atingem a altura de 157 metros de altura, dando a ela o título de igreja mais alta da Alemanha e terceira igreja mais alta do mundo.

CLIQUE AQUI para agendar passeios para Catedral de Colônia »

 

História da Catedral de Colônia

dicas da Alemanha
Catedral de Colônia foi considerada finalizada em 15 de outubro de 1880.

A construção da Catedral de Colônia foi considerada finalizada em 15 de outubro de 1880, depois de cerca de 6 séculos de obras.

A principal motivação de sua construção começou em 1164, quando foram trazidos a Colônia pelo arcebispo Rainald von Dassel os restos mortais dos Três Reis Magos, saqueados por um imperador alemão em Milão.

A igreja que existia na época teve sua capacidade rapidamente atingida, o que iniciou as discussões sobre a necessidade de ampliá-la.

Konrad von Hochstaden, arcebispo na época, lançou a pedra fundamental no ano de 1248 projetando a nova Catedral de Colônia a partir de uma planta baixa inspirada em modelos franceses, seguindo fortemente o estilo gótico.

dicas de colonia
Vitral da Catedral de Colônia.

A construção seguiu até o ano de 1560, quando a questão financeira começou a pesar. Ao mesmo tempo, um novo estilo começava a questionar a escolha feita para a Catedral de Colônia acerca de sua arquitetura.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Alemanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Os renascentistas alegavam que o gótico estava fora de moda, e que deveriam ser feitas mudanças no projeto.

A Catedral de Colônia sofreu outro golpe em 1794, quando o exército de Napoleão Bonaparte se apossou da casa de orações, passando a utilizá-la como depósito de armas. A “profanação” desse espaço sagrado durou até o fim da guerra.

Somente em 1842, sob ordens do então Rei da Prússia, Frederico Guilherme, as obras foram retomadas com a supervisão do renomado arquiteto Ernst Friedrich Zwirner. Passaram-se 38 anos a partir dessa retomada até a inauguração da catedral.

Regiões => Mapa da Alemanha

 

Como chegar na Catedral de Colônia

catedral de colonia curiosidades
Estação Central de Colônia, fica bem atrás da Catedral.

A Catedral fica no Centro da cidade, a apenas 12 minutos de trem do aeroporto de Colônia.

O deslocamento é ainda mais fácil pelo fato de que há uma estação de trem no próprio aeroporto, cuja linha leva até a Estação Central de Colônia, que fica bem atrás da Catedral.

Quem optar pelo aluguel um carro na Alemanha, também consegue chegar facilmente a Colônia, pois as estradas são muito bem conservadas e sinalizadas.

Você pode chegar até a Catedral de Colônia por meio de um tour guiado também. Falarei deles mais abaixo, mas deixo um exemplo como o cruzeiro pelo Rio Reno e visita guiada ao Centro Histórico de Colônia, onde está a igreja.

Conheça => Pontos turísticos da Alemanha

 

Como funciona: horários, ingressos e mais

catedral de colonia planta baixa
Subida na torre e a visitação do tesouro tem horários especiais.

É possível ver de perto todas as relíquias contidas nesse belíssimo lugar. A entrada na Catedral é gratuita, onde você terá acesso à grande maioria das obras e atrativos que existem em seu interior.

   

Para visitar o tesouro — onde estão expostas as obras mais valiosas — ou subir a torre de onde se tem uma visão privilegiada da cidade, é preciso comprar ingressos. Os ingressos para visitação a cada área custam 6 euros para adultos.

Mas, há desconto de metade do valor para crianças, estudantes ou pessoas com deficiência que apresentarem documentação comprobatória.

Se preferir, pode comprar um ingresso combinado, que inclui o Tesouro e a subida na torre. Esses ingressos custam 8 euros por adulto e a metade no caso de crianças, estudantes ou deficientes.

colonia
Sala dos tesouros | Foto: Catedral de Colônia/Divulgação.

Entre novembro a abril, a Catedral de Colônia abre para visitação às 6 às 19h30. De maio a outubro, o horário de fechamento é estendido até às 21 horas. Aos domingos e feriados, o horário para visitação é entre a 13 às 16h30.

A subida na torre e a visitação do tesouro tem horários especiais, diferentes dos horários de visitação da Catedral.

Nos meses de março, abril e outubro os horários para visitar a atração são das 9 às 17 horas. Entre maio e setembro o horário é estendido em 1 hora, encerra-se às 18 horas.

Já entre novembro e fevereiro, quando é inverno na Alemanha, as visitas terminam às 16 horas. Isso se justifica pois, durante o inverno anoitece bem mais cedo, prejudicando assim que se tenha a melhor visão a partir da torre.

Divertido => Ônibus de comédia em Colônia

 

Tours e excursões para a Catedral de Colônia

catedral de colonia tres reis magos
Cruzeiro passa pela Catedral de Colônia.

Uma ótima maneira de conhecer mais a fundo um destino é através da contratação de guias experientes, que poderão te ajudar a entender melhor sobre a história e as particularidades de cada uma de suas atrações.

Quando for planejar sua viagem para conhecer a Catedral de Colônia, considere incluir algum passeio desse tipo no seu roteiro! Para te ajudar, separei 3 passeios que achei bem legais no Get Your Guide, parceiro do Quero Viajar Mais.

  • Destaques do Colónia: Particular 2 horas Walking Tour: Essa caminhada começa na Catedral de Colônia, onde você terá um apanhado geral sobre sua história. Depois disso, a caminhada continua passando por atrações como o Bairro Judeu o Museu do Perfume e a Câmara Municipal.
  • Colônia: Excursão Guiada de Bicicleta por 3 Horas: Esse passeio levará você por uma pedalada de 15 quilômetros através das ruas de Colônia, conhecendo a história da cidade e suas principais atrações turísticas, inclusive a famosa Catedral.
  • Colônia: Cruzeiro Turístico com Opções: Que tal ver a Catedral de Colônia e as outras belezas da cidade a partir de um novo ponto de vista? Nesse passeio, você fará um cruzeiro pelo Rio Reno, no qual aprenderá mais sobre a história da cidade.

Mais opções => Passeios em Colônia

 

Hotéis perto da Catedral de Colônia

roteiro na Alemanha
Hotéis próximos a Catedral de Colônia.

Tenho certeza de que você ficará tão apaixonado pela Catedral de Colônia que vai querer ficar bem pertinho dela durante toda a sua estadia na cidade.

Pensando nisso, separei para você os 3 melhores hotéis ao redor desse ponto turístico.

  • Eden Hotel Früh am Dom: As suítes desse hotel 3 estrelas são espaçosas e bem iluminadas, além de a grande maioria delas oferecer uma vista incrível da Catedral de Colônia, que fica a apenas 200 metros de distância. O hotel ainda possui um restaurante que serve comidas típicas da Alemanha, um bar e serviço de quarto, para sua maior comodidade. Nota 8,5 no Booking.
  • Hotel Mondial am Dom Cologne MGallery: Com nota 8,6 no Booking, esse hotel é considerado fabuloso pelos hóspedes. Com um spa e um centro de bem-estar, a acomodação promete uma hospedagem tranquila e relaxante. O Mondial fica a apenas 200 metros da Catedral de Colônia e a apenas 100 metros de outras atrações como o Museu Romano-Germânico e a Filarmônica de Colônia.
  • First Domizil: Esta é uma acomodação mais simples, mas que não perde nada em conforto. Como tem uma pequena cozinha disponível na suíte, é ideal para os viajantes que precisam economizar ou que apenas preferem ter a opção de cozinhar a própria comida. Se o que você busca é localização, não poderia querer mais! O First Domizil fica bem do lado da Catedral de Colônia, menos de 1 minuto de caminhada e você já estará aos pés dessa gigante de pedra. Nota 8,7 no Booking.

Mais bairros => Onde se hospedar em Colônia

 

Dicas para aproveitar a Catedral de Colônia

turismo religioso na alemanha
Catedral de Colônia é o coração da cidade.

A Catedral de Colônia é o coração da cidade, então você pode ter acesso ao que quiser em um raio de poucos metros. Restaurantes, bares e diversas opções em compras estão a poucos passos dali.

A Altstadt, ou seja, a cidade antiga de Colônia, acabou se desenvolvendo ao redor dessa construção, que na época de sua inauguração era considerada a mais alta do mundo com seus 157 metros.

Como a Catedral de Colônia acaba sendo referência para praticamente tudo na cidade, sempre recomendo que você opte por acomodações que sejam próximas a ela, como as que eu sugeri há pouco.

Para aproveitar ainda mais a visita à Catedral, recomendo que vá com um calçado confortável — principalmente se quiser subir as escadarias da Torre.

   

Também peço que respeitem as regras do local. Não são permitidas gravações de imagem ou áudio, e as fotos podem ser tiradas desde que sejam para fins particulares e não usem flash.

Diferente => Tour em cemitério de Colônia

 

Curiosidades da Catedral de Colônia

obras de arte colonia
Imagem da Santa Ceia na Catedral de Colônia.

Como a Catedral de Colônia é gigantesca e cheia de obras valiosas, é fácil imaginar que deve dar um trabalhão manter tudo bem conservado. E dá mesmo!

As obras de renovação não terminam nunca! Por isso, durante a sua visita, com certeza verá alguma das áreas da construção isoladas para manutenção.

Mas, não se preocupe! Isso normalmente não traz nenhum prejuízo à visitação. Há um ditado na cidade que faz certa piada sobre essa missão sem data para acabar.

Os alemães brincam que, se um dia as obras na acabarem, é porque o fim do mundo deve estar bem próximo.

Uma das preocupações no que diz respeito à parte externa, ou seja, a fachada é a acidez constante provocada pela chuva e, pasmem, pelas fezes dos pombos que circulam por ali.

 A acidez vai corroendo as pedras e aos poucos vai causando erosão. Quanto à chuva, não há muito o que fazer.

Mas contra os pombos, algumas medidas são tomadas. Uma delas, inclusive, é muito curiosa! São utilizadas aves de rapina altamente treinadas para afastar os pombos da construção. Solução bem criativa, não acha?

Dica => Roteiro na Alemanha

 

Tudo sobre a Catedral de Colônia

Viu só quanta coisa legal em torno dessa atração turística maravilhosa? A Catedral de Colônia é sim, o ponto central da cidade, mas existem muitos outros pontos turísticos em Colônia que valem a pena conhecer.

Ah, e se você quiser mergulhar ainda mais na história da Catedral de Colônia, basta acessar o site Kölner Dom, da própria igreja. Você encontrará um conteúdo excelente que te deixará com ainda mais vontade de conhecê-la.

Acessando o site você poderá também ver quais são os próximos eventos, já que frequentemente o lugar recebe atrações especiais.

Tenho certeza de que você conhece alguém que também adoraria saber mais sobre essa atração. Que tal compartilhar esse post?

E você, gostou das dicas? Já conhece esse atrativo da cidade? Deixe sua resposta nos comentários!

Tschüss! (Tchau!)

 

ESCRITO POR

Ana Paula Sborz

ESCRITO POR

Ana Paula Sborz

A Ana tem 30 poucos anos, se especializou em Administração de Empresas e fez parte do mundo corporativo por mais de 15 anos. Aos 31, fez sua primeira viagem internacional, um intercâmbio de 6 meses na Irlanda. Depois disso, emendou um mochilão pela Europa durante o qual conheceu 6 países, pessoas incríveis e uma nova paixão: viajar! Mora em Santa Catarina e já se mudou tantas vezes que a família a chama de cigana. Ama a natureza, filmes de suspense e seu filho de 4 patas, o Nick.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *