Carnaval em Colônia, na Alemanha: curiosidades sobre a festa

por Ana Paula Sborz

Carnaval em Colônia, na Alemanha: curiosidades sobre a festa

Você sabia que existe anualmente uma comemoração de Carnaval em Colônia, na Alemanha? Pois é, até eu estar na cidade também não sabia! A comemoração cheia de música e cores leva por água abaixo aquelas suposições comuns de que os alemães são um “povo fechado”.

A Oktoberfest já é prova suficiente do contrário. Mesmo assim, o Carnaval em Colônia vem para escancarar a alegria e a riqueza multicultural dos alemães. Essa pode ser uma ótima oportunidade para que você conheça o destino, incluindo algumas experiências diferentes do tradicional no seu roteiro.

Até porque o carnaval de Colônia carrega um simbolismo e uma história muito bacanas que vale a pena conhecer!

Aqui nesse artigo, trago para você algumas curiosidades do carnaval na Alemanha. Também mostrarei algumas semelhanças e diferenças relevantes quando comparado ao nosso carnaval no Brasil. Existe até uma parte da comemoração dedicada à festa brasileira! Pronto para a folia? Vem comigo!

Planeje sua viagem => Dicas de hospedagem em Colônia

Seguro viagem para a Alemanha »

Carnaval em Colônia: como é celebrado

*Vídeo oficial produzido pelo Carnaval de Colônia

Que tal visitar uma festa cheia de música, fantasias e diversão na Alemanha? Embora tudo isso possa ser associado à famosíssima Oktoberfest, aqui estou falando do carnaval em Colônia, na Alemanha! Prepara-se para festejar e cair na folia com os alemães!

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Colônia »

 

História do Carnaval em Colônia

carnaval de colonia
As famosas máscaras de Veneza, que foram introduzidas ao Carnaval de Colônia

As comemorações que deram origem ao Carnaval na Europa remontam à época dos gregos e romanos, que festejavam em honra a Dionísio e Saturno. As festas eram regadas a muito vinho e cantorias.

Mais tarde, os alemães instauraram suas próprias tradições, com festivais realizados durante o solstício de inverno. A ideia era expulsar possíveis demônios que pudessem trazer as pragas comuns dessa época do ano.

Máscaras e fantasias foram adicionadas, tornando-se também uma festividade dos nobres. A ideia era adicionar características comuns das festas à fantasia já realizadas naquela época em Veneza, na Itália.

No fim do século XVIII Colônia foi tomada durante a revolução francesa, e nos anos que se seguiram as festividades foram proibidas pelo comando napoleônico. Mesmo com a retomada do poder pelos prussianos, a realização da festa ficou suspensa por muitos anos.

Uma das curiosidades mais famosas da Alemanha é que o primeiro desfile de carnaval em Colônia depois desse período aconteceu somente no dia 10 de fevereiro de 1823.

Foi necessária uma assembleia que teve o então prefeito da cidade, Heinrich von Wittgenstein, como porta-voz. Os foliões reivindicavam a volta da festa, e conseguiram a autorização para tal.

Descubra => O que fazer em Colônia

 

Quando e onde ver as celebrações do Carnaval em Colônia

colonia na alemanha
Carnaval em Colônia 2020 | Foto: Beatriz Hellhammer (acervo pessoal)

O Carnaval em Colônia tem dia e hora fixa para começar todos os anos: às 11:11 horas do dia 11/11. As explicações do porquê dessa escolha tão específica são desconhecidas, ainda assim, a tradição é respeitada com todo o rigor alemão.

No entanto, as comemorações permanecem mais tímidas e restritas à bares e pubs até meados de fevereiro, que é quando começam os “crazy days”, ou seja, os “dias loucos”.

Os dias loucos do carnaval 2020, por exemplo, foram de 20 a 28 de fevereiro. Essa é a época mais divertida para estar na cidade, pois é quando acontecem os desfiles de rua com blocos, carros alegóricos e marchinhas.

Embora possam ser encontradas festividades espalhadas por toda a cidade, a folia maior se concentra na  Newmarkt, praça central, onde também fica a Catedral em Colônia.

De tão importante na cidade, a festa também é conhecida como “quinta estação do ano”.

 

Curiosidades do Carnaval em Colônia

carnaval em colonia
Mutzenmandel | Foto: Site oficial de Colônia – köeln.de

Embora se pareça em muitos aspectos com a festa realizada no Brasil, o carnaval de Colônia tem algumas curiosidades.

Tradicionalmente, os desfiles têm a presença de três personagens principais: o Príncipe, o Virgem e o Fazendeiro. Cada um desses personagens serve como um símbolo direto dos valores do povo de Colônia.

O Príncipe é a figura mais importante e reflete aspectos como a nobreza e a honra. A Virgem simboliza a mãe de Colônia, no alto de sua coragem e força. Já o Fazendeiro é o símbolo da lealdade, remetendo-se à época da Colônia Imperial.

Em um dos dias de festa, acontece o chamado “Baile Brasileiro”, onde são replicados costumes comuns do carnaval do Brasil. Nesse dia, ocorrem concursos de fantasias, escolas de samba e desfiles de carros alegóricos.

Durante a sua passagem pela cidades, você poderá provar muitas comidas típicas alemão nos restaurantes e cervejarias de Colônia. Mas, especificamente durante a festividade, há um doce que é típico dessa época do ano: o Mutzenmandeln.

Se trata de uma massa frita, que leva uma mistura básica de ingredientes como farinha, ovos, farinha de amêndoas e alguma bebida alcoólica.

O maior desfile ocorre na chamada Segunda-feira de Rosas, que em 2020 foi 24 de fevereiro. Durante o desfile, as pessoas caminham junto aos carros, separados em filas.

Na frente vão as crianças, seguidas daqueles responsáveis por sua segurança. O restante das pessoas vem atrás, na ordem de “quem chega primeiro toma o melhor lugar”.

As pessoas em cima dos carros alegóricos lançam flores e doces aos que apreciam o desfile. Para pedir os doces, as pessoas usam uma palavra no idioma antigo de Colônia, gritando “Kamelle! ”. Se quiser se enturmar, basta gritar “Kölle Alaaf”, cumprimento regional que significa “nada supera Colônia!”.

 

Dicas do Carnaval em Colônia

dicas da alemanha
Carnaval em Colônia 2020 | Foto: Beatriz Hellhammer (acervo pessoal)

Mesmo sendo realizado em pleno inverno, o carnaval em Colônia é capaz de espantar qualquer clima frio! Por isso, se você quiser conhecer uma Alemanha diferente, muito além daqueles aspectos considerados genuinamente alemães, visitar essa festa é uma ótima pedida.

O único cuidado que eu recomendo caso você decida incluir Colônia em seu roteiro pela Alemanha é reservar com antecedência a sua acomodação. A cidade tende a receber muitos visitantes durante esse período festivo, o que pode ser um empecilho.

Outra questão a se preparar é que muitas festas durante essa época são pagas, necessitando que você compre ingressos antecipadamente. Isso serve principalmente para festividades em clubes, bares e pubs.

Os valores para a entrada nessas festas tendem a começar em 5 Euros para os lugares mais populares. Nas festas mais “chiques” esses valores são bem mais salgados, então escolha de acordo com o seu perfil e tipo de experiência que deseja ter.

Para assistir aos desfiles, você pode adquirir ingressos para as arquibancadas, tendo assim uma visão privilegiada.

Os ingressos podem ser adquiridos no Centro de Vendas do Comitê de Carnaval, que fica na praça central da cidade. Procure pela Bilheteria do Teatro, na Estação Central de Metrô, no famoso centro de compras Kaukhof ou no escritório do Teatro na Rudolfplatz.

Para saber mais sobre esse assunto em específico, você pode se dirigir ao Centro de Informações Turísticas de Colônia, que fica bem em frente à Catedral.

 

A queima do Nübbel

carnaval em colonia
Vista do bairro de Altstadt-süd, em Colônia, Alemanha

No dia 25 de fevereiro ocorre a queima do “Nübbel”. Este é um boneco feito de palha, que simboliza os pecados e excessos cometidos durante o carnaval.

Quando queimado, os pecados se desfazem junto ao boneco, liberando os carnavalescos de todos os erros cometidos durante a festa. Como um “Nübbel” parece não ser suficiente para tantos pecados, digo, para tantos foliões, vários deles são produzidos e queimados por toda a cidade.

No bairro Altstadt-Nord, você pode acompanhar esse “ritual” anualmente na cervejaria Brauhaus Sion, na Kattwinkel Bar & Café, entre outros locais.

Já no Altstadt-Süd, os locais mais frequentados são o Restaurante Filos, o e o Ubier Schänke.

 

Um carnaval alternativo

halloween na alemanha
O Carnaval Alternativo de Colônia, na Alemanha

Nos últimos anos, alguns jovens têm organizado o chamado Carnaval Alternativo. A festividade inclui festas semelhantes ao Halloween e também uma espécie de cerimônia que simboliza a queima dos pecados.

A Ghost Parade, ocorreu no dia 15 de fevereiro durante o carnaval 2020, reunindo pessoas vestidas com as fantasias mais assustadoras. Em alguns lugares ocorrem, inclusive, concursos onde as pessoas competem entre si para saber quem fez a melhor produção.

 

Vale a pena viajar para o Carnaval em Colônia?

Experimentar a cultura de um país durante sua viagem é fundamental. Mas, quem é que disse que precisamos ficar no óbvio?

A Alemanha é sim muito famosa por suas cervejas, belezas naturais, importância histórica e pela Oktorbefest. No entanto, poder viver aspectos culturais mais regionais e nem tão famosos assim dá a oportunidade de você mergulhar ainda mais profundamente na história e nas crenças do país.

O Carnaval em Colônia é rico, cheio de arte e é mais uma ocasião em que a receptividade e alegria do povo alemão é revelada. Que tal pensar em uma fantasia bem legal e entrar na festa?

Programe-se, planejando antes da viagem qual é o custo de viajar para Colônia e aproveite o Carnaval maravilhoso que a cidade oferece.

E aí, agora que conhece O Carnaval em Colônia, já quer visitar a cidade no ano que vem? Deixe sua resposta nos comentários!

Tschüss! (Tchau!)

 

ESCRITO POR

Ana Paula Sborz

ESCRITO POR

Ana Paula Sborz

A Ana tem 30 poucos anos, se especializou em Administração de Empresas e fez parte do mundo corporativo por mais de 15 anos. Aos 31, fez sua primeira viagem internacional, um intercâmbio de 6 meses na Irlanda. Depois disso, emendou um mochilão pela Europa durante o qual conheceu 6 países, pessoas incríveis e uma nova paixão: viajar! Mora em Santa Catarina e já se mudou tantas vezes que a família a chama de cigana. Ama a natureza, filmes de suspense e seu filho de 4 patas, o Nick.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *