Pontos turísticos da Alemanha: 15 monumentos e paisagens

por Ana Paula Sborz

Pontos turísticos da Alemanha: 15 monumentos e paisagens

Saber antecipadamente onde estão os principais pontos turísticos da Alemanha é fundamental para que você possa planejar sua viagem da melhor maneira.

Da mesma forma, é importante alinhar os seus passeios de acordo com seus gostos e interesses, garantindo a melhor experiência possível.

Do que você mais gosta na Alemanha: música, as artes, a história, a cultura ou suas belezas naturais?

Ao planejar uma nova viagem, eu sempre tenho em mente quais os principais pontos turísticos quero conhecer, de acordo com o meu estilo e preferências pessoais. Aí construo meu roteiro conforme as minhas escolhas.

Assim, consigo aproveitar melhor a viagem e não perco tempo com deslocamentos desnecessários nem com atrações que não tem muito a ver comigo.

Para ajudar você a fazer o mesmo, separei informações importantes sobre alguns pontos turísticos da Alemanha, esse país que eu amo tanto e que quero que você conheça cada vez mais!

Planeje sua viagem => Hotéis na Alemanha

Seguro viagem Europa »

 

Pontos turísticos da Alemanha

  1. Portão de Brandemburgo
  2. Castelo Neuschwanstein
  3. Hofbräuhaus
  4. Memorial aos Judeus mortos na Europa
  5. Memorial do Muro de Berlim
  6. Catedral de Colônia
  7. Englischer Garten
  8. Viktualienmarkt
  9. Alexanderplatz
  10. Castelo de Heidelberg
  11. Neues Rathaus
  12. Elbphilharmonie
  13. Römer
  14. Main Tower
  15. Fish Market

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Alemanha »

 

O que fazer na Alemanha

Portão de Brandemburgo

Pontos turísticos da Alemanha
Monumento simboliza a vitória da paz diante das armas.

As principais fotos de pontos turísticos da Alemanha quase sempre contemplam o Portão de Brandemburgo, em Berlim. Inaugurado em 1791, o monumento de mais de 20 metros de altura simboliza a vitória da paz diante das armas e é um símbolo do período pós-guerra da Europa.

O arco do triunfo de Berlim, como também é conhecido esse monumento, foi construído a pedido de Frederico Guilherme II, que na época ocupava o posto de Rei da Prússia.

A motivação do Rei foi um acordo fechado entre a Prússia, Grã Bretanha e a República dos Países Baixos. O local se tornou ainda mais relevante por ter sido palco do evento histórico: a queda do muro de Berlim.

Hoje, o monumento é ponto de encontro de viajantes.

Descubra os principais pontos turísticos de Berlime, para conhecer melhor o ponto turístico faça o tour no Portão de Brandemburgo e na Cúpula do Reichstag.

Histórico => Excursão a Pé Terceiro Reich e Guerra Fria

 

Castelo de Neuschwanstein

Alemanha pontos turísticos
Castelo é um dos pontos turísticos mais incríveis da Alemanha.

Ao procurar imagens dos pontos turísticos da Alemanha na internet, com certeza o Castelo de Neuschwanstein será um dos primeiros a aparecer!

Construído no final do século XIX e idealizado por Ludwig II — também conhecido como o Rei Louco — serviu como inspiração para diversos contos de fadas e histórias de princesas.

Dada sua beleza e grandiosidade, o Castelo de Neuschwanstein é uma das imagens da Alemanha mais conhecidas entre todos os pontos turísticos. Aproveite e veja também dicas para sua viagem à Alemanha.

Visitar o castelo no verão e no inverno são duas experiências completamente diferentes! As paisagens mudam radicalmente junto com o clima e eu recomendo que você repita o passeio para ver de perto o charme em cada uma.

O castelo fica na cidade de Füssen, a 130 km de Munique e a cerca de 700 km de Berlim. Aproveite e confira, antes de embarcar, como é a Alemanha no inverno. Consulte uma excursão ao Castelo de Neuschwanstein.

À noite => Walking tour em Bonn

 

Hofbräuhaus

Mapa turístico da Alemanha
Prédio de 3 andares oferece uma espécie de Oktoberfest permanente.

A Hofbräuhaus, construída no século XVI, é um dos pontos turísticos mais visitados da Alemanha.

Localizado em Munique, o prédio de 3 andares oferece uma espécie de Oktoberfest permanente. A cerveja é uma bebida muito importante na cultura da Alemanha.

Falando no assunto, saiba tudo sobre a Oktoberfest de Munique. A Hofbräuhaus promove um encontro perfeito da bebida com música tradicional e comidas típicas deliciosas, servidas em um ambiente de festa e muita animação.

Tudo o que encontramos na internet em relação ao país e seus pontos turísticos, você encontrará na Hofbräuhaus: canecos gigantes de cerveja, bandinhas tocando música tradicional e pessoas vestindo roupas típicas.

Se isso não for redundância, eu diria que esse é um dos lugares mais alemães da Alemanha! Veja como ter internet na Alemanha para registrar essas experiências.

Delícia => Excursão Gastronômica em Colônia

 

Memorial aos Judeus mortos na Europa

O que vale a pena visitar na Alemanha
Memorial aos Judeus mortos na Europa | Foto: Sebastian Fischer, via Wikimedia Commons.

Um dos principais pontos turísticos da Alemanha sobre a 2ª Guerra Mundial é o Memorial dos Judeus mortos, localizado bem próximo ao Portão de Brandemburgo.

Construído em um espaço de 19 mil m², ele é formado por cerca de 2.700 blocos de concreto, posicionados cuidadosamente lado a lado, formando longos corredores.

Lembrando lápides gigantes, sem nomes ou qualquer outra inscrição, os blocos foram construídos em memória aos mais de 6 milhões de judeus mortos durante a chamada Alemanha Nazista, que durou entre os anos de 1933 a 1945.

Ao invés de negar essa parte trágica de sua história, o país faz questão de trazer à tona o assunto, através de monumentos como esse. Além desse, há outros lugares históricos para conhecer em Berlim.

Diversão => Passeio de Hot Rod em Essen

 

Memorial do Muro de Berlim

Mapa da Alemanha dividida
Muro de Berlim – ou o que sobrou dele – é o ponto turístico mais visitado da cidade.

O  Muro de Berlim foi construído em 1961 e foi utilizado até 1989. No auge de sua existência, percorria um perímetro de 155 km pelo território da cidade, dividindo-a em duas partes: oriental e ocidental.

Ele foi derrubado em 9 de novembro daquele ano, mas continua sendo muito conhecido e é um dos atrativos mais visitados de Berlim e um dos mais importantes pontos turísticos da Alemanha.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Alemanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O Memorial do Muro de Berlim é um museu ao ar livre, onde você poderá entrar em contato com a história através de textos — disponíveis em inglês e alemão —, imagens, fotos e até mesmo algumas partes preservadas do muro original.

Leia mais no artigo sobre o que fazer em Berlim. A principal parte do memorial consiste em uma faixa de 60m de comprimento, onde o muro foi preservado.

Atrás dele, também foi preservada uma área chamada de faixa da morte, corredor paralelo ao muro dotado de torres de observação, onde ficavam soldados incumbidos de impedir as fugas de um lado para o outro.

Conheça => Caminhada Guiada pela Cidade Velha de Frankfurt

 

Catedral de Colônia

Catedral de Colônia
Catedral de Colônia se destaca na paisagem da cidade.

A Catedral de Colônia é a quinta igreja mais alta do mundo, com 157 metros de altura. Sua construção em estilo neogótico foi finalizada em 1880, depois de mais de 600 anos de trabalho.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a catedral foi alvo de ataques inimigos, sendo que, pelo menos, 14 bombas a atingiram.

A guerra acabou em 1945, mas somente em 1954 é que foi possível terminar de corrigir todo o estrago causado à estrutura.

Hoje, a Catedral de Colônia é o grande cartão postal da cidade. Nas minhas andanças pela Alemanha, já vi muita catedral deslumbrante, mas esta é, sem dúvidas, a minha preferida! Conheça ela no tour guiado pelos destaques de Colônia.

Olhar para as suas paredes e até mesmo para as grandes portas pode prender sua atenção por horas, dada a riqueza de detalhes e o notável cuidado com que cada centímetro foi planejado e construído.

Colônia tem seu próprio aeroporto e está localizada a cerca de 570 km de Berlim. Aproveite e veja um roteiro em Berlim.

Regiões turísticas => Mapa da Alemanha

 

Englischer Garten

Englischer Garten
Englischer Garten. | Foto: LuxTonnerre, via Wikimedia Commons.

Se tem uma coisa que amo na Alemanha é a sua riqueza em belezas naturais. Não é à toa que muitos dos pontos turísticos estão localizados em áreas verdes, como o Englischer Garten.

Ele é considerado um dos maiores parques do mundo, na categoria paisagem urbana, ocupando uma área de mais de 4 mil km² em uma região central de Munique.

Repleto de árvores, flores e outras plantas, é um destino perfeito para quem quer aproveitar para relaxar em meio a natureza. Além disso, sua passagem pelo Englischer Garten vai enriquecer ainda mais seu álbum de fotos.

As paisagens são de tirar o fôlego, sendo uma ótima opção para curtir a Alemanha no verão! Munique fica a 600 km de Berlim, no Estado da Baviera. Confira como funciona o aluguel de carro na Alemanha.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Descubra => Como usar WhatsApp no exterior

 

Viktualienmarkt

Viktualienmarkt
Mercado a céu aberto reúne diversas tendas.

Se você gosta de boa comida, bebida, flores e artesanato, precisa conhecer o Viktualienmarkt em Munique.

Ocupando um espaço de 22 mil m², o mercado a céu aberto reúne diversas tendas, onde produtores locais vendem pães, queijos, embutidos, frutas e verduras, flores e muito mais!

Conheça as comidas típicas da Alemanha. A variedade de cores, cheiros e sabores impressiona!

Andar pelas barracas é como explorar a culinária e a cultura da Alemanha a cada passo. As barracas que eu mais gosto são as que vendem antepastos.

Você encontrará uma infinidade de produtos frescos e deliciosos que podem ser usados para compor uma cesta perfeita para um piquenique, por exemplo.

Além disso, o local também conta com alguns restaurantes e carrinhos de food truck, onde você pode comprar deliciosos pratos típicos, já prontos para o consumo.

Explore => Tour a pé em Munique

 

Alexanderplatz

Alexanderplatz
Alexanderplatz é a maior praça pública de Berlim.

A Alexanderplatz é a maior praça pública de Berlim e uma das maiores da Europa.

Além de reunir vários pontos comerciais e restaurantes, a praça também é um importante ponto de ligação entre as diversas áreas de Berlim, pois concentra estações de trem, metrô, ônibus e bondes elétricos.

Veja também passeios em Berlim. Chamada carinhosamente pelos alemães de Alex, ela também oferece dois monumentos importantes: a Brunnen der Völkerfreundschaft (Fonte da Amizade Internacional) e o Weltzeituhr (Relógio do Horário Mundial).

A Brunnen der Völkerfreundschaft tem 23m de diâmetro e foi construída em 1970. Já o Weltzeituhr, foi colocado na praça um ano antes, e mostra os horários locais de diversos países.

Os dois monumentos simbolizam a característica internacional de Berlim e de seu povo, amplamente formado por estrangeiros.

Eles fizeram parte do projeto de reconstrução da Alexanderplatz.

Além disso, o esforço em mostrar aproximação com o cenário internacional também foi reflexo do fim da segunda guerra mundial, que, aliás, foi a responsável pela destruição da praça na época.

No local também está localizada a Berliner Fernsehturm, antena de televisão com 368m de altura que, do topo, permite uma vista de 360° da capital.

Visite => Tour histórico Old Town em Nuremberg

 

Castelo de Heidelberg

Castelo de Heidelberg
Heidelberg com neve | Foto: MbahGondrong, via Wikimedia Commons.

A cidade de Heidelberg atrai mais de 9 milhões de viajantes todos anos, ansiosos por conhecer um dos principais pontos turísticos da Alemanha: o Castelo de Heidelberg.

No século XVII, o castelo foi parcialmente destruído, durante a invasão francesa à região, mas a estrutura foi recuperada com o auxílio financeiro de um conde que, surpreendentemente, era francês.

Hoje, o Castelo de Heidelberg tem alguns cômodos abertos para visitas, que foram restaurados e recuperados para replicar com exatidão como era viver na época. É possível ver móveis e objetos originais que nos levam a uma verdadeira viagem no tempo.

A visita ao castelo é a cereja do bolo dos passeios por Heidelberg. Inclusive há um belo tour de Natal no Castelo de Heidelberg.

A cidade com ruas estreitas e prédios históricos, muito bem preservados, revela traços da cultura da Alemanha em cada detalhe. Heidelberg fica a cerca de 630km de Berlim e a menos de 100km ao sul de Frankfurt.

No mar => Passe para Cruzeiro no Rio Reno

 

Neues Rathaus

pontos turísticos da Alemanha Neues Rathaus
Neues Rathaus | Foto: Thomas Wolf, via Wikimedia Commons.

A Neues Rathaus é o prédio onde está situada a nova prefeitura de Munique, um dos pontos turísticos da Alemanha localizado em uma das cidades da Eurocopa.

Erguida em 1860, a construção tem uma arquitetura em estilo clássico e charmosas floreiras em suas janelas, estando localizada na Marienplatz, a praça mais famosa da cidade.

Um dos pontos de destaque da Neues Rathaus são os bonecos que, de hora em hora, se movimentam em sua torre do relógio.

Mais do que mera decoração, a movimentação retrata o casamento do Duque Wilhelm V com sua amada esposa Renata von Lothringen.

O Duque é uma figura conhecida por ter sido o fundador da cervejaria mais famosa do país: a Hofbräuhaus, que citei anteriormente.

Nuremberg => Tour a pé na Cidade Velha e áreas do Partido Nazista

 

Elbphilharmonie

Elbphilharmonie
Prédio que abriga a Elbphilharmonie é, por si só, uma obra de arte.

A música clássica e as artes fazem parte da cultura da Alemanha de uma forma muito profunda.

Palco de festivais, grandes concertos e seminários ligados à música, esse é um dos pontos turísticos da Alemanha que precisa estar no seu roteiro em Hamburgo.

O prédio que abriga a Elbphilharmonie é, por si só, uma obra de arte. A arquitetura moderna se mistura às construções tradicionais da cidade de uma maneira muito harmônica, compondo um cenário deslumbrante.

Além disso, sua construção seguiu tendências super modernas de engenharia, favorecendo a acústica e promovendo uma vista fantástica da cidade, a partir de um andar inteiro, projetado para este fim.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

A Elbphilharmonie tem uma agenda de eventos bem movimentada. Vale a pena conferir as atrações em cartaz durante a sua viagem e conferir de perto esse belo ponto turístico alemão. Hamburgo fica a pouco menos de 300 km de Berlim.

Dica => Ingresso para Museu de História Natural de Berlim

 

Römer

Römer
Römer | Foto: Dietmar Rabich, via Wikimedia Commons.

Essa construção em estilo medieval, localizada em uma praça central da chamada Velha Frankfurt, chama a atenção por sua arquitetura, sendo um dos imperdíveis pontos turísticos da Alemanha.

Composto por três prédios de telhados cuidadosamente recortados, o Römer é um dos principais marcos da cidade e abriga a câmara municipal, desde o ano de 1405.

Logo à sua frente, está ainda a Igreja de São Nicolau, que compõe perfeitamente o roteiro para um dia de visitas a essa parte tão charmosa da cidade.

A região é chamada de Velha Frankfurt porque ainda preserva as construções e características originais de séculos passados, sem a presença dos grandes prédios do centro urbano.

Na praça central, onde o Römer está localizado, você também encontrará diversas opções em cafés, restaurantes e lojas de presentes. Conheça os pontos turísticos de Frankfurt.

Faça => Tour pela Cidade Velha de Düsseldorf

 

Main Tower

pontos turísticos da Alemanha Main Tower
Prédio sofisticado levará você, literalmente, às alturas.

Se você busca belas imagens da Alemanha através de seus pontos turísticos, precisa conhecer a Main Tower em Frankfurt. Com mais de 56 andares e 200m de altura, o prédio sofisticado levará você, literalmente, às alturas.

Mediante o pagamento de ingresso, você terá acesso a um moderno elevador que te levará até o 54º andar.

A partir dele, subindo uma pequena escadaria, estão localizadas duas plataformas de onde é possível ter uma vista ímpar de Frankfurt.

Se quiser tornar sua experiência ainda mais inesquecível, aproveite para almoçar ou jantar no Main Tower Restaurant & Lounge, localizado no 53º andar, ou faça um tour privado em Frankfurt.

Com paredes de vidro e uma vista tão incrível quanto no andar superior, o local oferece pratos da culinária alemã e internacional. No mapa da Alemanha, Frankfurt está no lado oposto à Berlim, ficando a cerca de 550 km da capital alemã.

Mais => Tour com ônibus turístico em Dresden

 

Fish Market

pontos turísticos da Alemanha Fish Market Colônia
Casinhas coloridas dão charme ao local | Foto: Thomas Robbin, via Wikimedia Commons.

Localizado às margens do Rio Reno, em Colônia, o Fish Market é um dos meus preferidos pontos turísticos da Alemanha.

Além da beleza natural do lugar, um dos pontos que chama mais a atenção são cinco casinhas coloridas, unidas umas às outras, que trazem um charme especial.

O nome desse ponto turístico se deve ao fato de que, antigamente, ele abrigava um grande mercado de peixes, estando em local privilegiado por conta da proximidade com o Rio Reno. O tempo passou, o mercado de peixes foi extinto, mas o nome ficou.

O Fish Market é o lugar perfeito para passear sem pressa pela chamada Promenade, caminho que percorre ao longo do rio. O local é arborizado e conta com diversos restaurantes, bares e sorveterias.

Por falar em sorvetes, se você também é fã, recomendo experimentar os artesanais e orgânicos vendidos em algumas lojas nos arredores.

Colônia é a capital do Estado de Hessen, está entre as cidades da Alemanha mais visitadas e fica a cerca de 570 km da capital Berlim.

Incrível => Tour assustador em Dresden

 

Conheça os pontos turísticos da Alemanha

Conhecer os potenciais pontos turísticos da Alemanha é uma mão na roda na hora de fazer o seu roteiro. Confira um roteiro de trem pela Alemanha.

Como você pôde perceber, a Alemanha tem pontos incríveis como em Berlim, com o Portal de Brandemburgo e a Alexanderplatz.

Ou quem sabe você prefira conferir de perto as delícias da cultura da Alemanha no Viktualienmarkt ou na Hofbräuhaus em Munique.

Se você é daqueles que gostam de ver tudo de cima, seu destino é a Main Tower, em Frankfurt, ou a Berliner Fernsehturm na Alexanderplatz, em Berlim.

Independentemente de qual for a sua escolha, uma coisa é certa: os pontos turísticos da Alemanha vão fazer você querer voltar outras vezes! Antes de embarcar, leia mais sobre a moeda da Alemanha.

Qual dos pontos turísticos da Alemanha você mais se interessou? Conte nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Ana Paula Sborz

ESCRITO POR

Ana Paula Sborz

A Ana tem 30 poucos anos, se especializou em Administração de Empresas e fez parte do mundo corporativo por mais de 15 anos. Aos 31, fez sua primeira viagem internacional, um intercâmbio de 6 meses na Irlanda. Depois disso, emendou um mochilão pela Europa durante o qual conheceu 6 países, pessoas incríveis e uma nova paixão: viajar! Mora em Santa Catarina e já se mudou tantas vezes que a família a chama de cigana. Ama a natureza, filmes de suspense e seu filho de 4 patas, o Nick.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *