Rota da cerveja na Alemanha: 14 cidades e lugares para beber

por Ana Paula Sborz

Rota da cerveja na Alemanha: 14 cidades e lugares para beber

As cervejas na Alemanha fazem parte da cultura e da história alemã de uma maneira muito marcante. Confesso que não costumo beber muita cerveja, mas durante a minha passagem pela Alemanha, fiz questão de experimentar a receita típica de cada uma das regiões pelas quais passei.

O consumo de cervejas alemãs importadas é algo muito comum no Brasil, bem como em outros países do mundo. Na verdade, não poderia ser diferente já que o país é visto como referência no que diz respeito a esse tipo de bebida.

Embora a região da Baviera, mais precisamente os arredores de Munique, sejam mundialmente conhecidos por conta da Oktoberfest e consequentemente da cerveja é possível encontrar muitas opções em outras regiões do país.

Existem, inclusive, variações da bebida que só podem ser produzidas em uma única cidade. O regionalismo é um ponto bastante forte quando se fala em cerveja alemã, sendo praticamente impossível definir as características da bebida “padrão” do país.

Levando em conta essa pluralidade e riqueza de cores, sabores e histórias envolvidas, uma rota da cerveja na Alemanha teria que abranger os mais diferentes estados.

Nesse artigo, eu preferi trazer as atrações cervejeiras de 14 cidades diferentes para que você possa incluí-las no seu planejamento da melhor maneira possível. Se prepare, porque é cerveja que não acaba mais!

Planeje sua viagem => Hotéis bem avaliados na Alemanha

Seguro viagem para Alemanha: qual fazer? »

 

Rota da cerveja na Alemanha: cidades

  1. Andechs
  2. Augsburg
  3. Bamberg
  4. Berlim
  5. Bremen
  6. Colônia
  7. Düsseldorf
  8. Erding
  9. Frankfurt
  10. Freising
  11. Heidelberg
  12. Kelheim
  13. Munique
  14. Werder

A seguir, te apresento as principais atrações cheias de curiosidades relacionadas à cerveja. Mas, antes, dê uma olhada no vídeo sobre a bebida produzido pelo órgão oficial de turismo da Alemanha:

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Alemanha »

 

Turismo cervejeiro na Alemanha: onde ir

De norte a sul, de leste a oeste da Alemanha, a ordem é se divertir e se deliciar com tantas opções da bebida que também é a queridinha dos brasileiros e também de turistas da Europa, que visitam em peso Berlim e outras cidades para provar deste sabor inigualável.

 

1. Andechs

cervejas alemãs importadas
Vista para o Mosteiro Beneditino de Andechs.

Abro a lista de cidades para tomar cervejas na Alemanha com Andechs. Um dos locais mais procurados da cidade é o Mosteiro Beneditino de Andechs.

Fundado no ano de 1455, o mosteiro situa-se às margens do Lago Ammersee, e é referência na produção de cerveja na região. São fabricados 8 diferentes rótulos da bebida, incluindo uma versão sem álcool.

No local, além da cervejaria, também há um restaurante aberto ao público onde são servidos pratos de comidas típicas alemãs e da cozinha bávara acompanhados da cerveja da casa.

Andechs fica a 42 quilômetros de Munique.

 

2. Augsburg

cerveja alema puro malte
Vias calmas e tranquilas de Augsburg.

A Cerveja Riegele é produzida pela Cervejaria Brauerei S. Riegele na cidade de Augsburg. Tem um teor de álcool de 4,7% e cor um pouco mais escura do que a Weizenbock.

Essa cerveja alemã é classificada como sendo uma Weizen Doppelbock. A cervejaria ainda oferece uma excursão pelo seu interior para grupos entre 15 a 35 pessoas.

Caso queira ir ainda mais a fundo no mundo das cervejas na Alemanha, nesse mesmo local é possível participar de um curso de fabricação de cerveja com duração de 8 horas.

Ou de um seminário, de aproximadamente 4 horas, que promete tornar você um especialista nessa bebida. A cidade de Augsburg fica a 80 quilômetros de Munique.

Faz parte da imperdível Rota Romântica da Alemanha e você também pode conhecer Augsburg em um tour Privado para Garmish-Partenkirchen.

 

3. Bamberg

cerveja alemã weihenstephaner
Cidade fica próximo a região central do mapa da Alemanha.

A Cerveja Aecht Schlenkerla Rauchbier é produzida na Cervejaria Brauerei Heller, sendo uma das cervejas na Alemanha mais tradicionais nessa região.

É uma cerveja com um toque de defumado inconfundível. Com teor alcoólico de 5,1%, essa Rauchbier tem uma cor escura, embora no paladar, ofereça uma sensação de frescor.

O nome Schlenkerla é originado de um apelido e foi dado ao mestre cervejeiro e atuava no local na época, que mancava de uma perna. Manco, em alemão, é schlenkernden.

Schlenkerla, significa “local do manco”. Um tanto pejorativo, mas o nome pegou. Bamberg fica próxima à região central do mapa da Alemanha, a pouco mais de 400 quilômetros de Berlim.

Na cidade você pode fazer tours guiados para conhecer cervejarias.

 

4. Berlim

cerveja rittmeister é boa
É impossível visitar Berlim e não sair completamente apaixonado.

A Brauhaus Lemke am Schloss é considerada a cervejaria em estilo pub mais antiga da cidade de Berlim.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Alemanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Situada bem próxima ao Palácio de Charlottenburg, o local costuma atrair muitos turistas durante todo o ano em busca das melhores cervejas da Alemanha.

Nessa cervejaria, você encontrará mais de 15 rótulos diferentes de cerveja, desde as mais tradicionais, como a IPA e a Stout, até as mais diversificadas em versões com adição de suco de framboesas ou maturadas em barris de carvalho.

A cervejaria também oferece tours guiados que são realizados na estrutura destinada exclusivamente à produção das bebidas, localizada no Centro de Berlim, região que também concentra alguns dos destinos turísticos da Alemanha.

Além desses tours, Berlim possui diversos outros passeios para degustar cervejas locais.

 

5. Bremen

Cerveja alemã erdinger
Bremen fica a 400 km de distância da capital alemã.

A Cervejaria Beck’s produz a cerveja alemã vendida no Brasil do tipo Lager, que leva o mesmo nome. É considerada uma cerveja alemã puro malte.

A marca foi fundada em 27 de junho de 1873 por três apaixonados por cerveja, dentre eles um mestre cervejeiro, tornando-se um sucesso rapidamente.

Estima-se que sejam consumidas mais de 3 mil unidades da Cerveja Beck’s por todo o mundo a cada dia. O orgulho local acerca da marca é tanto, que seu símbolo principal é uma chave que corresponde a chave da cidade de Bremen.

A Beck’s é uma das cervejas alemãs importadas que também são produzidas no Brasil.

O passeio por essa cervejaria é uma ótima opção na cidade, onde os visitantes poderão conhecer todos os processos de fabricação das marcas Beck’s e Haake- Beck. Bremen fica a 400 quilômetros de distância da capital alemã.

 

6. Colônia

Guia de cervejas na Alemanha
Cidade fica próximo a Frankfurt.

A cerveja Kölsch é uma bebida leve e refrescante, sendo o estilo tradicional de cerveja alemã mais consumido em Colônia.

O perfume do malte aparece suave e o sabor é levemente amargo. É uma ótima bebida para quem, assim como eu, não curte cervejas com um amargor muito acentuado.

Foi a primeira cerveja alemã que eu provei durante a minha viagem ao país.  Ela é servida em copos de vidro entre 200 ml a 300 ml.

Como, na época, estávamos em pleno verão na Alemanha, achei essa quantidade ótima, pois, permite que o consumo da bebida seja feito até o fim sem que ela perca a temperatura ideal.

Existem cerca de 25 marcas diferentes que produzem a cerveja do tipo Kölsch na cidade. Uma curiosidade é que não é permitida a fabricação fora de Colônia.

Por isso, aproveite que está na cidade e faça o tour Segredos da cervejaria Kölsch. A cidade fica próximo a Frankfurt, são cerca de 190 quilômetros de distância.

   

 

7. Düsseldorf

Melhores cervejas na Alemanha
Düsseldorf fica a pouco mais de 230 km de Frankfurt.

A Altbier é uma cerveja que usa um método de fermentação mais antigo, sendo submetida a temperaturas mais baixas no processo de maturação.

Esse método é muito comum no Estado da Renânia do Norte-Vestfália, principalmente na cidade de Düsseldorf.

A bebida se encaixa como sendo do tipo Ale, relativamente incomum na Alemanha. Sua cor geralmente é avermelhada e possui um aroma bem acentuado por conta do malte e lúpulo se utilizados.

A cidade possui cinco cervejarias principais, incumbidas da produção dessa bebida tão tradicional: Füchschen, Schumacher Alt, Brauerei Kürzer, Uerige e a Zum Schlüssel.

Düsseldorf fica a pouco mais de 230 quilômetros de Frankfurt. Para um passeio completo, faça um tour de cerveja com degustação de comida típica.

 

8. Erding

cervejas na Alemanha mais saborosas
Erding fica bem pertinho de Munique, cerca de 40 km.

Se você é fã da bebida de malte e lúpulo mais conhecida no mundo, já deve ter ouvido falar da cerveja alemã Erdinger.

A cervejaria possui mais de 10 rótulos diferentes. No entanto, é a Weissbier a mais conhecida e apreciada. Essa é uma cerveja clara e de baixo amargor, com teor de álcool de 5,3 %.

Dado o interesse de que as pessoas possam aproveitar ao máximo uma das cervejas de trigo mais consumidas na Alemanha, a Erdinger elaborou um copo exclusivo que promete concentrar os aromas da bebida.

Com isso, ele tornar a experiência de bebê-la ainda mais agradável. A cervejaria oferece visitas guiadas nos idiomas alemão e inglês.

O passeio tem duração de cerca de 3 horas, incluindo uma degustação dos principais rótulos ao final. Erding fica bem pertinho de Munique, são cerca de 40 quilômetros de distância.

 

9. Frankfurt

cervejas na Alemanha baratas
Frankfurt é uma das principais cidades alemãs.

Na cidade de Frankfurt se destaca no universo de produção das cervejas alemãs a Cervejaria Warsteiner. A variedade mais famosa produzida aqui é a Warsteiner Pilsener.

A receita tradicional segue há mais de 260 anos as leis de pureza alemãs, possuindo um teor alcoólico de 4,8%.

Segundo os fundadores da marca, o componente diferencial das cervejas produzidas por eles é a qualidade superior da água utilizada.

Fundada no ano de 1753 a Cervejaria Warsteiner continua sobre administração familiar, embora seus processos produtivos sejam constantemente modernizados.

A cervejaria tem um amplo espaço para visitação, que deve ser agendada previamente. Leia também sobre os principais pontos turísticos de Frankfurt.

 

10. Freising

cervejas na Alemanha importadas de outros países
Cidade fica a 40 km de Munique.

A cerveja alemã Weihenstephaner é a menina dos olhos da cidade de Freising, que fica a 40 quilômetros de Munique.

São cerca de 15 rótulos disponíveis, desde as mais tradicionais até as mais diferenciadas como é o caso da Hefeweissbier Light e da Kristall Weissbier.

É possível conhecer o processo de fabricação e armazenamento da cervejaria em uma visita que pode durar entre uma a duas horas. Ao optar pela visita de duração mais longa, o participante leva de brinde um copo exclusivo da marca.

Assim como na maioria das cervejarias, os tours guiados pelas instalações da Weihenstephaner devem ser agendados previamente.

 

11. Heidelberg

cervejas na Alemanha caseiras
Esta é outra cidade que vale a pena conhecer.

A Cervejaria Klosterhof é conhecida por ser especialista na produção de cervejas alemãs orgânicas em Heidelberg. Uma das mais famosas produzidas por eles é a Imperial Stout, com um nível de álcool de 8%.

Há ainda a Weizenbock (cerveja de trigo) a Maibock (cerveja mais forte e maltada) e a Pils (cerveja pilsen tradicional).

Um dos grandes diferenciais do local e que acaba atraindo muitos visitantes é que a construção aonde a Cervejaria está localizada é um antigo mosteiro construído há mais de 700 anos.

Heidelberg fica a cerca de 90 quilômetros de Frankfurt. Na cidade você pode ainda fazer um tour de Cerveja Artesanal e Comida de Rua de Heidelberg.

12. Kelheim

cervejas na Alemanha apimentadas
Esta região fica a 130 km de Munique.

A Weisses Brauhaus, cervejaria que produz a Schneider, é a mais antiga produtora de cerveja de trigo de toda a Baviera. Por isso, Kelheim é uma das cidades alemãs que deve estar no roteiro das cervejas.

A família Schneider adquiriu a propriedade no ano de 1928, e desde então vem produzindo uma das receitas de cerveja do tipo Weisse que está entre as cervejas alemãs importadas mais consumidas no Brasil.

Em Kelheim, onde fica a matriz da cervejaria, há um delicioso Biergarten, onde você pode apreciar os mais de 10 rótulos da casa.

Além de saborear iguarias típicas como o queijo de fígado, o porco assado com molho de cerveja, o Schnitzel e o Sauebraten.

A Schneider também tem duas lojas em Munique, cidade que fica a 130 quilômetros de distância.

 

   

13. Munique

cervejas na Alemanha secas
Munique é uma cidade turística e cheia de atrativos.

A cidade de Munique é a casa da Oktoberfest, evento que atrai turistas do mundo todo sendo regada a muita comida típica e, é claro, muita cerveja.

Por conta disso, como já era esperado, a cidade é um grande celeiro para a produção de cervejas de todos os estilos que você pode imaginar.

Algumas das cervejarias que se destacam na cidade são: Augustiner Keller, a Hofbräuhaus e a Paulaner. Por serem marcas muito consumidas na cidade, não é nada difícil encontrar a Augustiner e a Paulaner.

Ao caminhar pelas ruas do centro de Munique, você com certeza passará por algum local que oferece esses produtos. A Hofbräuhaus, em particular, merece a sua atenção.

É uma cervejaria histórica que iniciou suas atividades no século 16 e que distribui, ao longo de seus três andares, uma riqueza imensa no que diz respeito a cultura alemã.

Nesse lugar, é Oktoberfest todo dia! E você pode se aprofundar no tema com excursões de cerveja artesanal e comidas típicas. Imperdíveis!

 

14. Werder

cervejas na Alemanha cítricas
Werder fica a 60 km de Berlim.

A cerveja Rittmeister é uma boa pedida para quem vai passar pelos arredores de Werder, que fica a apenas 60 quilômetros de Berlim.

A Cervejaria Zum Rittmeister, que produz o rótulo, começou as atividades há pouco tempo, em 2014, mas tem como base um processo produtivo bem tradicional da região que remonta ao século 19.

Outra aposta da marca é o carrinho de cerveja. Na mesma pegada dos food trucks, esses veículos levam a bebida a festas, eventos aniversários e clubes.

No local, além da cerveja da casa, você poderá encontrar ótimas opções em gastronomia típica e uma hospedaria, caso queira estender o passeio e aproveitar mais de um dia nesse destino.

 

Curiosidades para quem ama cerveja alemã

dicas de munique
Delícias da cultura da cervejeira alemã são exploradas neste passeio.

Apesar das receitas tradicionais ainda fazerem muito sucesso, as cervejas artesanais vêm ganhando cada vez mais espaço no paladar alemão. Misturas com frutas ou outros ingredientes impensados, são mais comuns hoje.

Outro ponto interessante é que o consumo das cervejas sem álcool também vem aumentando, eliminando aos poucos o preconceito que muitos consumidores tinham em relação a essa versão da bebida.

Quem vai para esse destino partindo de um país tropical, como é o caso do Brasil, pode também estranhar a temperatura na qual as cervejas na Alemanha são servidas.

Sabe aquela cervejinha trincando de gelada? Só no Brasil mesmo. Como a Alemanha é um país onde as temperaturas são baixas na maior parte do ano, não é um costume dos alemães beber líquidos gelados, nem mesmo a água.

roteiro em berlim
São inúmeras as degustações possíveis de cervejas de primeira.

Outro fato utilizado como justificativa é que quando a cerveja está muito gelada pode ficar difícil de sentir todas as suas nuances de sabor, pois a língua fica um pouco entorpecida com as temperaturas baixas.

Uma curiosidade que eu achei muito interessante quando estive na Alemanha também é a rivalidade — saudável — entre algumas regiões e cidades em relação à suas receitas tradicionais de cerveja.

A Kölsch de Colônia e a Altbier de Düsseldorf, por exemplo, não fazem questão de esconder que tem como missão reforçar a superioridade do sabor e da qualidade de seu líquido precioso em detrimento da cidade “rival”.

Provei as duas e, sinceramente… não sou eu quem vai colocar mais lenha nessa fogueira! Posso dizer que ambas são maravilhosas.

 

Rotas cervejeiras na Alemanha: vale a pena?

Eu acredito que conhecer os pratos típicos do destino que visito, tanto comidas quanto bebidas, me permite estar mais conectada com a cultura do lugar. Assim foi na Alemanha, onde pude experimentar e conhecer um pouco dos processos de fabricação e da história da cerveja

Por mais que a cerveja não fosse minha bebida preferida, me permiti experimentar várias delas, entendendo um pouco da história envolvida e da paixão com que muitas pessoas vêm produzindo esse produto, muitas vezes seguindo uma tradição de séculos.

Muitas das cervejarias que mencionei aqui tem rótulos de cervejas sem álcool, então, mesmo que você não beba, é interessante se dar a oportunidade de viajar com o paladar também enquanto conhece um novo lugar e uma nova cultura. Veja como comprar chip de internet na Alemanha, para não deixar de registrar essas experiências.

Espero que você tenha gostado dessas dicas e possa incluir alguns dos destinos citados no seu roteiro, experimentando você também algumas cervejas na Alemanha. Leia também sobre como é clima na Alemanha.

Compartilhe esse post com seus amigos apaixonados por cerveja e conta, aqui nos comentários, qual você ficou mais ansioso para provar entre as cervejas na Alemanha?

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Ana Paula Sborz

ESCRITO POR

Ana Paula Sborz

A Ana tem 30 poucos anos, se especializou em Administração de Empresas e fez parte do mundo corporativo por mais de 15 anos. Aos 31, fez sua primeira viagem internacional, um intercâmbio de 6 meses na Irlanda. Depois disso, emendou um mochilão pela Europa durante o qual conheceu 6 países, pessoas incríveis e uma nova paixão: viajar! Mora em Santa Catarina e já se mudou tantas vezes que a família a chama de cigana. Ama a natureza, filmes de suspense e seu filho de 4 patas, o Nick.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *