Berlim

O turismo em Berlim é ao mesmo tempo empolgante, emocionante e apaixonante. É que a capital da Alemanha é uma aula de história mundial e não apenas nos livros e nos museus, mas nas ruas, casas, e no contato com a população.

Além disso, a cidade proporciona aos turistas paisagens lindas, construções históricas, pontos turísticos modernas e muito o que se fazer. Por conta da sua localização na Europa Central, Berlim fica lindíssima em qualquer estação do ano. Por isso, trata-se de um destino europeu muito procurado por viajantes do mundo inteiro.

Para organizar sua viagem, é importante conhecer os principais pontos turísticos de Berlim, saber como funciona a cidade e outros detalhes sobre moeda, clima e tudo mais para facilitar.

Por isso, neste artigo apresento  todos os artigos que existem no blog para esse destino alemão. É só clicar nos links e aproveitar todas as dicas!

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Berlim

Seguro viagem para Alemanha »

 

Turismo em Berlim: Mapa da cidade

  • País: Alemanha
  • Região metropolitana: Berli
  • Área total: 891,82 km²
  • População total: 3 711 930 hab.
  • População metropolitana: 6 004 857

*Fonte: Wikipédia

No mapa acima você confere onde estão localizados os principais pontos turísticos de Berlim e que, certamente, são a razão da sua visita.

É possível perceber que, assim como é comum na Alemanha e em muitos países da Europa, os atrativos são próximos uns do outros, sendo mais fácil conhecer o Portão de Brandemburgo e em seguida visitar o Reichstag, por exemplo.

A distância do aeroporto de Berlim-Tegel para o centro é de 12 km, pode parecer longe em relação aos atrativos, mas em 2o minutos de carro você já estará diante deles.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Berlim »

 

Tudo sobre Berlim

berlim onde fica
Berlim fica no nordeste da Alemanha e é a maior cidade do país.

Berlim é a capital e um dos 16 estados da Alemanha. Trata-se também da maior cidade do país, com pouco mais de 890 mil km² e a 7ª área urbana mais populosa entre os países da União Europeia, com quase 4 milhões de habitantes.

Quanto ao clima na Alemanha, na capital ele é temperado, com temperatura média anual de 9 ºC, sendo junho, julho e agosto os meses mais quentes; enquanto que dezembro, janeiro e fevereiro os mais frios.

A cidade é um grande destino turístico europeu, um grande centro de conexão para o transporte ferroviário e aéreo do continente, sede de grandes universidades, centros culturais, destaque no setor de serviços e indústria.

Resumindo, não é à toa que Berlim é um dos centros globais mais importantes em cultura, política, ciência, entre outros.

Em Berlim se fala alemão, a moeda oficial é o euro, tem um fuso horário de 4 horas em relação ao horário oficial de Brasília e o código telefônico é 030.

Prático => Ônibus turístico em Berlim

 

Mais sobre a história de Berlim

berlim o que fazer
Muro de Berlim ainda possui pedaços que podem ser visitados pelos turistas.

Muito da curiosidade inicial das pessoas em relação ao turismo em Berlim vem da sua história. Antiga capital do Reino da Prússia, foi ocupada pelas tropas de Napoleão Bonaparte e depois as venceu.

Mas o grande marco da sua história começou com a nomeação de Adolf Hitler, do Partido Comunista como chanceler, em 1933.

Ele queria demolir a cidade e construir uma nova Berlim, o que incluía também a eliminação dos judeus da Alemanha. Foi ainda um dos instigadores do início da Segunda Mundial, período em que coordenou na Alemanha Nazista o Holocausto, o genocídio de mais de 6 milhões de judeus que residiam no país, incluindo crianças.

O Holocausto foi o maior assassinato sistemático de extermínio étnico do século XX.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha estava em ruínas e ainda era ocupada por tropas de vários países. Reunidos, esses exércitos dividiram o país em várias regiões e durante a Guerra Fria (1948/1949) os soviéticos dominaram parte do país, criando o Bloqueio de Berlim, que dividiu a cidade da noite para o dia com um grande muro em Oriental e Ocidental.

O desenvolvimento foi desigual nos dois lados, até a queda do mudo e o fim do governo oriental em 1989. O Muro de Berlim possuí pedaços existentes até hoje, o que certamente é um dos principais atrativos em Berlim para visitar.

Imperdível => Excursão histórica a pé em Berlim

 

O que fazer em Berlim

Fazer turismo em Berlim é uma cidade fantástica e pulsante, com diversos tipos de atrações para todos os estilos de viajantes, tanto de dia quanto à noite.

Confira mais images lindas no vídeo abaixo, produzido pelo site oficial de turismo de Berlim:

 

Onde ir em Berlim

Portão de Brandemburgo Berlim
Portão de Brandemburgo é o cartão-postal de Berlim.

Quem está planejando essa viagem, deve entender como a cidade funciona e o que fazer em Berlim, assim fica mais fácil organizar seu roteiro e otimizar os passeios com deslocamentos mais rápidos.

Antes de tudo, saiba que a cidade possuí dois aeroportos: o Tegel e o Schönefeld, por isso, veja os preços de passagens para cada um e onde fica em relação a sua hospedagem.

Os dois possuem bom acesso ao transporte público e neste artigo explico como ir do aeroporto ao centro de Berlim para chegar no hotel que escolheu.

Por falar em hospedagem, conheça também os melhores hotéis em Berlim. No post, há dicas das melhores propriedades para te ajudar na escolha de onde ficar na cidade.

Para você explorar bem a cidade como um alemão e ainda chegar aos pontos turísticos que escolheu conhecer, sugiro que entenda como se locomover em Berlim.

O sistema de transporte público é todo integrado e funciona de forma bastante eficiente, tanto que é o mais utilizado pelos alemães. Ao todo, são quatro tipos de transporte: U-Bahn (metrô), S-Bahn (trem de superfície), Tram (bonde elétrico) e ônibus.

Caso prefira dirigir dentro de Berlim e para outras cidades próximas, pode optar pelo aluguel de carro na Alemanha. Só não se esqueça que em Berlim é preciso ter 25 anos no mínimo e um cartão de crédito internacional a para guiar um veículo.

Conforto => Traslado privado do aeroporto de Tegel

 

reichstag berlim
Tour pelo Reichstag é outra dica fantástica de passeio em Berlim.

Alguns dos pontos turísticos de Berlim são o Portão de Brandemburgo, o Memorial do Holocausto, os trechos do Muro de Berlim, museus, galerias, diversos castelos, até aqueles lugares frequentados somente pela população local (há sempre pérolas escondidas).

Entre aqueles atrativos turísticos de Berlim que considero imperdíveis na cidade, sobretudo na sua primeira viagem, está Ilha dos Museus  e a Alexanderplatz, onde fica a enorme Torre de TV.

Se preferir por passeios com guia, clique no links de tours e passeios pagos em Berlim, mas também existem várias atrações gratuitas em Berlim.

Para focar seu passeio nos lugares importante na história da Alemanha, preparei um artigo sobre os principais lugares históricos para visitar em Berlim.

Conheça => Tour guiado pelo Reichstag 

 

onde comer em Berlim
Não deixe de provar a tradicional culinária alemã em Berlim.

Até agora você já descobriu como sair do aeroporto e se locomover em Berlim, os melhores lugares para se hospedar e ainda as atrações turísticas imperdíveis da cidade, mas não pense que as dicas sobre a capital alemã já acabaram…

Para conhecer melhor os lugares, é bacana experimentar a culinária local. Por isso, fiz um artigo sobre onde comer em Berlim, você encontrará lugares ótimos, como a tradicional Augustiner, o bistrô Café Brel Berlin, o famoso Sophieneck, a badalada cervejaria Brauhaus Südstern e muito mais.

Se você não cansou de “bater perna” durante o dia e tem pique após um delicioso jantar pode aproveitar a agitada vida noturna de Berlim. No artigo melhores baladas e casas noturnas em Berlim detalho quais são os lugares mais famosos.

Caso sobre pelo menos um dia no seu roteiro, recomendo que conheça ainda algumas das cidades próximas de Berlim para ir de trem, como por exemplo Potsdam, Dresden e Leipzig.

Delícia => Food tour em Berlim

 

Faça turismo em Berlim

A Alemanha é um país incrível e cheio de história, muita delas concentradas na pulsante Berlim.

Por isso, a cidade é um destino imperdível para viajantes que curtem história, arquitetura, gastronomia diferente, cidades urbanas e organizadas, além da vida noturna agitada. Enfim, tudo o que você gosta de fazer, provavelmente terá uma opção no turismo em Berlim.

Não deixe a Alemanha e, especificamente, Berlim de fora do seu roteiro pela Europa, mesmo se tiver poucos dias para dedicar ao país.

Principalmente porque a capital alemã, além de fantástica, é a porta de entrada para destinos comuns que não possuem voo direto do Brasil, como Viena e Praga. Sem contar que de Berlim não é difícil conhecer as outras cidades alemãs e os demais países da Europa.

Para finalizar, recomendo que leia minhas dicas de roteiro em Berlim, com tudo o que fazer na cidade em até 5 dias de viagem. E não esquece, que ao longo desse post estão todos os links do nosso guia de Berlim.

E você, pretende fazer turismo em Berlim em breve? Já esteve na cidade e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

Background Tickets
Berlim

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Berlim

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Berlim

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *