Clima na Alemanha: quando ir, melhor época e hora local

por Ana Paula Sborz

Clima na Alemanha: quando ir, melhor época e hora local

Arrumar as malas para viajar é sempre um desafio, mas, se você sabe qual será o clima na Alemanha durante a sua passagem pelo país, essa tarefa fica muito mais fácil. Descubra quando ir, como são as estações do ano na Alemanha e qual a melhor época do ano para viajar.

Você já ouvir falar na expressão “oito ou oitenta”? Ela é muito usada para descrever situações em que a realidade pode oscilar drasticamente entre dois extremos.

Sendo assim, eu acredito que ela define com precisão como é o clima na Alemanha no decorrer do ano.

Consegue imaginar que, em um mesmo lugar, as temperaturas podem ultrapassar os 40ºC no verão e, quando chega o inverno despencar para abaixo dos -10ºC? E eu nem estou falando da sensação térmica!

Quando cheguei na Alemanha pela primeira vez foi durante o verão e posso te dizer: eu não estava preparada para o clima na Alemanha em agosto!

Por isso, achei importante conversar um pouco com você sobre como é o clima na Alemanha durante o ano para que você possa se preparar melhor.

Planeje sua viagem => Hotéis na Alemanha

Seguro viagem para a Alemanha »

 

Clima na Alemanha: melhor época para viajar

Clima na Alemanha
Saiba tudo sobre o clima na Alemanha.

Dependendo da época do ano em que você irá viajar, encontrará um clima completamente diferente no mapa da Alemanha. Cada estação tem seu charme e beleza, fazendo com que você conheça peculiaridades e paisagens bem diferentes dos pontos turísticos da Alemanha a depender da sua escolha de datas.

Para mim, foi mágico passar a primavera na Alemanha e ver seus jardins repletos de flores. Do mesmo modo, me senti num filme de romance com o clima na Alemanha em setembro, quando começa o outono na Europa e as folhas das árvores vão mudando de cor. Veja como ter internet na Alemanha para registrar as cores dessa viagem.

Exatamente pelo fato de que as paisagens e os costumes mudam drasticamente com as estações do ano na Alemanha, a melhor época para visitar o país depende do que você pretende experimentar. E pouca gente pensa nisso, mas você sabia que o clima na Alemanha durante a sua viagem pode interferir no seu orçamento? É verdade!

Se você é um explorador nato, prefere atividades ao ar livre, as melhores épocas do ano são a primavera (março a junho), o verão (junho a setembro) e o início do outono (setembro a dezembro). Assim, você foge das baixas temperaturas do inverno (dezembro a março) e da época chuvosa que normalmente o precede.

Clima na Alemanha em agosto
Seu guarda-roupas brasileiro é capaz de te atender na primavera.

Neste tipo de viagem, você tende a gastar menos, por três principais motivos:

  • Não são necessárias roupas especiais, já que o seu guarda-roupas brasileiro é capaz de te atender durante as temperaturas que você enfrentará nessas épocas do ano. Sendo assim, você não precisará pagar excesso de bagagem para trazer roupas e botas pesadas e nem gastar para compra-las no destino.
  • Atividades ao ar livre tendem a ser mais baratas, pois não há ingressos a pagar para entrar na grande maioria dos lugares como praças e parques.
  • A alimentação sai mais em conta, principalmente se você optar por realizar piqueniques. Ao invés de gastar em restaurantes, você pode comprar comida e bebida nos supermercados e montar um cardápio só seu, delicioso e barato!

Conselho valioso: você não deve subestimar o calor alemão, como eu fiz! Se viajar para Alemanha no verão leve roupas leves e não esqueça do chapéu, dos óculos de sol e de proteger a sua pele dos raios solares. Enfrentei meus dois primeiros verões de calça jeans e tive que correr em uma loja para comprar uma bermuda e protetor solar.

Agora, se o que você gosta mesmo é do frio, o outono e o inverno da Alemanha foram feitos para você! Embora haja muitas atividades para fazer ao ar livre, as pessoas costumam preferir o aconchego dos restaurantes e bares. A experiência gastronômica no inverno alemão vai te deixar com água na boca. Deixe o regime para depois!

Neve na Alemanha
No inverno, você precisará comprar pelo menos um casaco em lojas especializadas.

No quesito gastos, é bem provável que o viajante que optar por conhecer a Alemanha no inverno gaste um pouco mais do que gastaria em outras estações. Os principais motivos para esses gastos extra são:

  • No auge do inverno, as roupas comuns de frio feitas no Brasil geralmente são insuficientes. Isso significa que você precisará comprar pelo menos um casaco em lojas especializadas, por exemplo, lojas que vendem artigos esportivos.
  • Os calçados utilizados na neve precisam, além da proteção contra o frio, ser impermeáveis. Lembre-se: neve é água, e conforme ela vai derretendo vai molhando tudo o que toca. Tenho certeza de que você não quer gastar seu precioso tempo na Alemanha indo ao médico, certo? Então, manter seus pés secos durante o inverno alemão é uma meta a ser cumprida! E isso, infelizmente, requer algum investimento.
  • Atividades internas custam mais! Desde entradas em museus, um café (ou dois, ou três), um delicioso prato de comida deliciosa e quentinha… Não sei você, mas eu no inverno sou possuída por um apetite que não é meu! E aí, lá se vão mais Euros — embora eu ache que gastar com comida nunca é desperdício.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que encontrará nas diferentes estações do ano na Alemanha e quais os gastos extras a depender da sua escolha, é hora de saber mais sobre o clima e as temperaturas na Alemanha.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Alemanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Alemanha »

 

Qual é o clima da Alemanha

Primavera na Europa
O clima na Alemanha obedece a estações bem definidas.

O clima na Alemanha obedece a estações bem definidas, embora a temperatura e o céu possam parecer um tanto instáveis em alguns momentos. Vou começar com a primavera! Com o fim do inverno, o gelo já se foi e a natureza começa a renascer.

O clima na Alemanha em março dá boas vindas a estação das flores, que vai oficialmente do dia 21 desse mês até o dia 20 de junho. A temperatura em abril se torna mais amena, o sol aparece por mais tempo e as pessoas já retomam atividades ao ar livre, como os piqueniques e os passeios nos parques.

O clima em junho começa a mudar, é o verão chegando! A estação que vai de 21 de junho até 20 de setembro pode trazer temperaturas altas. O clima em julho é normalmente muito quente.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

No ano de 2019, esse mês foi considerado o mais quente da história da Alemanha, com termômetros marcando 40,9ºC! Como você já deve imaginar, as praias não são um ponto forte no roteiro na Alemanha. No entanto, o que você pode não saber, é que há como enfrentar as altas temperaturas.

É muito comum ver as praças e parques repletos de pessoas nos dias mais quentes, descansando na sombra das árvores e se banhando em rios e lagos. Também é uma ótima época para um cruzeiro turístico em Frankfurt.

Verão alemão
Clima em julho é normalmente muito quente.

A partir de 21 setembro, a estação presente é o outono, que traz temperaturas um pouco mais amenas e faz a paisagem começar a mudar. As árvores e plantas ganham um tom dourado, por causa das folhas que começam a secar.

Em setembro, as temperaturas ficam entre 9 e 19ºC e alguns dias podem ser bastante chuvosos. Ainda assim, os fins de tarde constroem paisagens tão lindas que as pessoas preferem fazer atividades ao ar livre. Ver o sol se pondo enquanto seus raios tocam as folhas douradas das árvores durante o outono alemão é emocionante!

Em novembro, já é possível perceber que os dias começam a ficar mais curtos e que o sol se despede mais cedo. Além disso, as temperaturas começam a baixar e o céu se torna mais cinzento.

As temperaturas mínimas em novembro giram em torno dos 4ºC. Para fugir do frio, aproveite o ingresso sem fila para o Museu Pergamon.

Inverno alemão
Durante o inverno, a neve costuma se fazer presente.

Durante o inverno, que começa em 20 de dezembro, a neve costuma se fazer presente em boa parte das cidades e o clima na Alemanha muda completamente. Essa estação é muito propícia para quem gosta de se aquecer ao lado de uma lareira tomando um vinho e apreciando uma boa comida.

Aqui cabe dizer que nem só de cerveja vive a Alemanha, saiba que o país tem excelentes vinhos. Mas isso é assunto para outro artigo. Para os mais aventureiros, a patinação no gelo é uma das atrações preferidas. Seja em lagos congelados ou em rinques especiais preparados, famílias inteiras se divertem deslizando à la Frozen.

Outra coisa que eu adoro no inverno alemão é que ele acontece durante uma época do ano que eu amo: o Natal. As principais praças da cidade se transformam em grandes feiras a céu aberto, onde artesanato, bebidas e comidas típicas natalinas dividem espaço com a decoração e o clima encantador na espera pelo bom velhinho.

E, independente da estação, um passeio imperdível é para o Castelo de Neuschwanstein saindo de Munique.

Histórico => Excursão a pé Terceiro Reich e Guerra Fria

 

Qual é o fuso da Alemanha?

Fuso-horário da Alemanha
Diferença entre o horário brasileiro e o alemão são de 4 horas.

O fuso horário da Alemanha corresponde ao meridiano +1 de Greenwich, fazendo com a diferença entre o horário brasileiro e o alemão seja de 4 horas. Quando estamos tomando café da manhã aqui no Brasil, o alemão já está quase na hora do almoço.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

O horário de verão alemão, quando os relógios são adiantados em 1 hora, normalmente ocorre no dia 29 de março de cada ano. Sendo assim, o horário no Brasil passa a ser de 5 horas a menos durante esse período. Essa diferença de fuso horário também pode ter impacto em outro tipo de relógio: o biológico!

É normal que nos primeiros dias da sua viagem, além de se adaptar ao clima na Alemanha, você tenha também que se adaptar a uma nova rotina de alimentação e sono. Mas, não se preocupe! Conhecer novos lugares, experimentar novas comidas e culturas, e acompanhar os comportamentos do povo alemão, te farão esquecer qualquer desconforto.

Horário de Berlim
Para o seu primeiro dia no país, planeje atividades que não exijam grande esforço físico.

De qualquer forma, eu tenho um conselho que pode te ajudar. Para o seu primeiro dia no país, planeje atividades leves e que não exijam grande esforço físico.

Evite longas caminhadas ou ficar em pé por muito tempo. O voo saindo do Brasil até a Alemanha é longo, e a viagem em si muitas vezes já nos deixa um tanto cansados.

Eu sempre faço assim nas minhas viagens mais longas e dá super certo! Indo com mais calma no primeiro dia, eu consigo me recuperar do voo e estar 100% para aproveitar ao máximo o resto dos meus dias no destino.

À noite => Walking tour em Bonn

 

Acerte o relógio e escolha o look ideal

Existem muitas situações na nossa vida que podem ser facilitadas — e muito — quando a gente tem as informações corretas em mãos. Viajar não é diferente! Ao conhecer o clima na Alemanha e as temperaturas durante as diferentes épocas do ano, você consegue decidir qual o melhor momento para realizar esse grande sonho.

Espero que com esse artigo você possa ter sentido um pouco da magia de passar o Natal nas paisagens nevadas durante o inverno. Ou consiga ter se imaginado embaixo de uma árvore durante um delicioso piquenique num parque alemão cheio de flores.

Além disso, após a leitura, tenho certeza de que você conseguirá preparar a sua mala da melhor forma e tirar de letra os desconfortos de experimentar um fuso horário diferente.

Veja também dicas de viagem para a Alemanha, as melhores cidades da Alemanha para visitar e qual é a moeda da Alemanha.

Agora que já sabe o clima na Alemanha, está pronto para embarcar? Depois vem aqui contar pra gente como foi!

Gute Reise! Tschüss!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Ana Paula Sborz

ESCRITO POR

Ana Paula Sborz

A Ana tem 30 poucos anos, se especializou em Administração de Empresas e fez parte do mundo corporativo por mais de 15 anos. Aos 31, fez sua primeira viagem internacional, um intercâmbio de 6 meses na Irlanda. Depois disso, emendou um mochilão pela Europa durante o qual conheceu 6 países, pessoas incríveis e uma nova paixão: viajar! Mora em Santa Catarina e já se mudou tantas vezes que a família a chama de cigana. Ama a natureza, filmes de suspense e seu filho de 4 patas, o Nick.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *