Natal na Alemanha: mercados e tradições para curtir essa festa

Natal na Alemanha: mercados e tradições para curtir essa festa

As feiras de Natal na Alemanha levam milhares de turistas todos os anos para diversas cidades alemãs. Sou apaixonada pela Alemanha e acho um dos países mais lindos do mundo. Mas, durante o Natal, o país se transforma e consegue ficar ainda mais deslumbrante.

Depois que estive no país, minha percepção sobre o Natal mudou completamente! A beleza das construções em estilo germânico e o frio do inverno europeu ajudam a construir o cenário perfeito para que você experimente o Natal de uma forma muito diferente.

Afinal de contas, essa época do ano no Brasil é sinônimo de praia e calor, bem diferente do que você encontrará na Alemanha no inverno, estação que está em seu auge durante as comemorações natalinas no país. Nesse artigo, quero te contar um pouco mais sobre as feiras de Natal na Alemanha.

E, te apresentar o mundo mágico que te espera caso decida fazer seu roteiro pelo país nessa época do ano. Vou te levar para um passeio no mercado de Natal de Munique, que mistura o clima natalino com o melhor da culinária alemã. Passaremos também pelo mercado de Natal de Rothenburg.

Essa cidade se destaca o ano todo por fazer parte da magnífica Rota Romântica. O mercado de Natal de Frankfurt, bem como o de Augsburg e o de Nuremberg também entram no roteiro pelo melhor da Europa.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis na Alemanha

Seguro viagem obrigatório para a Alemanha »

 

Natal na Alemanha

Alemanha
Natal é um ótima época para visitar a Alemanha.

O Natal  na Alemanha é uma época mágica no país, sobretudo para quem, assim como eu, ama a data. Neste período, um dos feriados na Alemanha, as praças ganham a companhia de árvores decoradas, luzes coloridas e muitos enfeites durante os últimos dias de novembro até o fim de dezembro.

Além disso, as praças das cidades, que normalmente já possuem algumas tendas de comércio durante todo o ano, ficam mágicas em época de mercados de Natal na Alemanha o que o torna um dos mais interessantes de toda a Europa. A época é tão especial que tem até Tour de Natal no Castelo de Heidelberg.

Para você conhecer melhor as tradições natalinas no país, falarei sobre:

  • Principais feiras de Natal na Alemanha
  • O que encontrar no mercados de Natal na Alemanha
  • O que fazer nas feiras de Natal na Alemanha
  • Curiosidades do Natal na Alemanha

Antes de continuar, veja este vídeo produzido pelo órgão de turismo da Alemanha, o Germany Tourism, mostrando um pouco da magia no Natal no país.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Alemanha »

 

Principais feiras de Natal na Alemanha

  1. Mercado de Natal em Munique
  2. Mercado de Natal em Rothenburg
  3. Mercado de Natal em Frankfurt
  4. Mercado de Natal em Augsburg
  5. Mercado de Natal em Nuremberg

 

O que encontrar no mercados de Natal na Alemanha

mercados de Natal na Alemanha
Diversas cidades da Alemanha realizam mercados de Natal.

As feiras de Natal na Alemanha têm o poder de transformar os espaços, o clima e até mesmo o perfume que predomina no ar. Visitá-las é uma dica valiosa caso sua viagem seja no fim do ano.

As tradicionais barracas de comidas tradicionais ganham novos vizinhos, que oferecem pratos e bebidas especialmente consumidos nessa época do ano. O Bratwurst e o Currywurst passam a dividir espaço com os deliciosos Lebkuchen.

Esses biscoitos natalinos com um perfume inconfundível. Lembra muito o pão de mel que comemos no Brasil, o Lebkuchen é feito com diversas especiarias, entre elas o cravo, a canela e o gengibre. Já deu até para imaginar o cheirinho, não é?

mercados de Natal na Alemanha comidas
Lebkuchen | Foto: Silar, via Wikimedia Commons.

Para tornar esse doce ainda mais especial, os alemães costumam decorá-los com desenhos e também com frases de amor e carinho. Por isso, ele é um dos presentes preferidos para dar a alguém especial durante as comemorações de Natal.

Quando se trata de bebidas, o Glühwein é o centro das atenções. Sendo muito semelhante ao quentão, famosa nas festas juninas no Brasil, esse vinho quente com especiarias é um dos queridinhos dos alemães e dos turistas.

Além de delicioso, o Glühwein ajuda a manter o corpo quente durante as baixíssimas temperaturas que costumam atingir a Alemanha em dezembro. Outra coisa que eu adoro são as xícaras nas quais o Glühwein é servido.

mercados de Natal na Alemanha bebida
Glühwein, vinho quente com especiarias, é queridinho dos alemães.

Na Alemanha, quando você compra uma bebida em festas e até mesmo em restaurantes, é comum que seja cobrado de você um valor pelo copo.

Esse valor é chamado de pfand, e é como se fosse um aluguel do copo ou da xícara que você está utilizando. Ao terminar sua bebida, é só retornar o copo no balcão e pegar o seu dinheiro de volta.

No entanto, vai ser difícil você querer devolver as suas xícaras após beber o Glühwein. Algumas cidades capricham tanto na confecção desse recipiente que ele acaba se tornando a lembrança perfeita para levar com você ao final da viagem.

Cada um dos mercados de Natal na Alemanha costuma oferecer uma xícara diferente, com o nome da cidade e uma decoração exclusiva. Não à toa, muitas pessoas colecionam essas xícaras natalinas e visitam novas feiras no país todos os anos para aumentar ainda mais sua coleção.

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Alemanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O que fazer nas feiras de Natal na Alemanha

1. Mercado de Natal em Munique

feira de natal alemanha
Feira em Munique | Foto: QVM.

A cidade de Munique oferece alguns dos pontos turísticos da Alemanha mais visitados pelos turistas que viajam para o país.

Muito conhecida pela Oktoberfest e pelos Biergartens, a cidade ganha uma cara nova conforme vai chegando mais perto do Natal.

mercado natal Munique
Decoração em Munique | Foto: QVM.

O clima natalino se espalha por toda a cidade e é possível encontrar barraquinhas, árvores de Natal e as mais diversas decorações por todo lugar. Alguns dos mercados de Natal na Alemanha mais conhecidos na cidade são:

  • Weihnachtsmarkt am Chinesischen Turm, localizado no Englischer Garten, bem próximo à Torre Chinesa;
  • Christkindlmarkt am Sendlinger Tor, montado na Praça Sendlinger Tor, bem pertinho da saída do metrô;
  • Mittelalter Weihnachstmarkt, que fica na Praça Wittelsbacher e é um mercado bem diferente, focado na cultura medieval;
  • Weihnachtsdorf im Kaiserhof, montado no espaçoso pátio da Residência Oficial de Munique.

christmas market europa
Mercado em Marienplatz | Foto: QVM.

No entanto, o mercado de Natal de Munique mais famoso e também mais antigo é montado em um dos cartões-postais mais conhecidos da cidade: a Marienplatz. Ela, inclusive, é uma das paradas do ônibus turístico em Munique.

Esse mercado central é conhecido como Münchner Christkindlmarkt, que significa exatamente mercado de Natal de Munique.

As primeiras barracas começam a ser montadas no fim de novembro, permanecendo abertas até o dia da véspera de Natal quando o mercado é oficialmente encerrado.

natal munique
Delícias na Marienplatz | Foto: QVM.

Você pode percorrê-los sozinho ou fazer um tour pelos Mercados e Vila de Natal de Munique. Munique é a capital do Estado da Baviera e está localizada a pouco menos de 600 quilômetros da cidade de Berlim.

Para aproveitar bastante as atrações da cidade, uma boa dica é adquirir o City tour card em Munique que dá desconto nas entradas de diversas atrações e ainda permite o uso do transporte público.

 

2. Mercado de Natal em Rothenburg

mercado de natal rothenburg
Principal mercado de Rothenburg ob der Tauber é montado na Marktplatz.

A cidade de Rothenburg ob der Tauber se destaca por fazer parte da belíssima Rota Romântica. Inclusive, saindo de Munique você pode fazer um tour para Rothenburg pela Rota Romântica.

E o mercado de Natal em Rothenburg amplia ainda mais o clima de romantismo desse lugar. Por isso, não ia ficar de fora da lista de mercados de Natal na Alemanha.

O ano de 2020 marca a 500ª edição do mercado de Natal em Rothenburg ob der Tauber e a cidade se orgulha de ter conseguido manter a maior parte das tradições dessa época praticamente intactas.

   

Algumas das principais atrações da cidade durante a época do Natal são as apresentações musicais no centro histórico, incluindo corais infantis que entoam músicas natalinas. O principal mercado de Rothenburg ob der Tauber é montado na Marktplatz.

mercados de Natal na Alemanha rothenburg
Loja Käthe Wohlfahrt.

Fica bem em frente à prefeitura da cidade, mas diversas outras tendas podem ser encontradas em áreas ao redor do Centro.

 Rothenburg ob der Tauber também tem uma característica curiosa quando o assunto é Natal. Há uma loja na cidade, a Käthe Wohlfahrt, onde é Natal o ano todo! É verdade!

A loja é especializada em itens natalinos, oferecendo árvores, enfeites, presépios e tudo mais o que você imaginar para deixar seu Natal mais bonito. Por isso, caso não consiga visitar a cidade em um fim de ano, não deixe de visitar essa loja.

Você terá um relance de como é estar no Natal nesse destino fantástico. Rothenburg ob der Tauber fica no sul da Alemanha, no Estado da Baviera.

Está localizada a 255 quilômetros de Munique e a pouco mais de 530 quilômetros de Berlim, a capital alemã.

 

3. Mercado de Natal em Frankfurt

mercado de natal frankfurt
Mercado de Natal de Frankfurt.

O local escolhido para a montagem do mercado de Natal de Frankfurt não poderia ser melhor: em frente ao prédio da prefeitura da cidade, um dos atrativos turísticos de Frankfurt.

O Römer, como é conhecido o prédio histórico que dá nome também a praça onde está localizado, se encaixa com perfeição ao cenário criado para receber o Natal.

Tenho certeza de que você irá registrar muitas fotos desse lugar lindo! Então, você não pode deixar de ver as dicas sobre chip de celular na Alemanha, para ficar com conexão de internet e conseguir postar tudinho nas suas redes sociais!

Um dos grandes diferenciais do mercado de Natal em Frankfurt é que ele geralmente é montado ao redor de uma árvore natural gigante, escolhida todos os anos para essa ocasião especial.

Festas na Alemanha
Todos os anos há cerca de 200 barracas.

A árvore utilizada no ano de 2019, por exemplo, tinha cerca de 32 metros de altura, podendo ser vista de longe pelos visitantes, mesmo antes de chegarem à praça central.

Como Frankfurt é uma grande cidade, não podíamos esperar que o seu mercado de Natal fosse diferente, não é mesmo? Todos os anos, em torno de 200 barracas são montadas ao redor da gigantesca árvore de Natal.

Nas barracas, além dos produtos da culinária local e doces típicos natalinos. Também é possível comprar artesanato, itens de decoração, chocolates e vários outros produtos artesanais. é um dos mais famosos mercados de Natal na Alemanha.

A cidade fica no Estado de Hesse e está localizada a mais ou menos 550 quilômetros da capital da Alemanha, Berlim.

 

4. Mercado de Natal em Augsburg

Festas em Augsburg
Mercado de Natal em Augsburg.

Augsburg é uma cidade pequena, que assim como Rothenburg ob ter Tauber, faz parte da Rota Romântica e também destaca na rota das cervejas alemãs.

O mercado de Natal de Augsburg é sempre montado na principal praça da cidade: a Rathausplatz, praça da prefeitura. As comemorações de Natal aqui também seguem uma tradição secular, de mais de 500 anos.

Uma das tradições intocadas é o correio de Natal, ou Himmlische Postamt, local onde crianças — e adultos — podem entregar sua carta destinada ao bom velhinho.

Outra atração que não pode faltar na cidade é a apresentação do Coro de Meninos da Catedral de Augsburg, que performam cantos clássicos natalinos durante as manhãs e tardes nos dias que antecedem o Natal.

Concertos e canções folclóricas também compõe o calendário musical do mercado de Natal em Augsburg. Vale a pena conhecer esse entre os mercados de Natal na Alemanha.

Para esse roteiro, alugar um carro na Alemanha é a melhor alternativa. Saindo de Munique, Augsburg fica a apenas 80 quilômetros de distância. Já até capital Berlim, são cerca de 570 quilômetros.

 

5. Mercado de Natal em Nuremberg

Festas em Nuremberg
Mercado de Natal em Nuremberg.

Nuremberg fica localizada ao norte do Estado da Baviera, a 440 quilômetros de Berlim. A cidade é conhecida por reunir uma grande quantidade dos passeios mais legais na Alemanha com atrações históricas sobre a época do Nazismo.

É nessa cidade que estão, por exemplo, a Passarela de Desfiles do Partido Nazista Alemão e o Centro de Documentação Nazista. O tour pela cidade velha de Nuremberg e áreas do partido nazista é imperdível.

No entanto, visitar Nuremberg durante a época do Natal traz uma energia completamente diferente para esse destino. Talvez seja o doce perfume das amêndoas torradas fresquinhas ou dos Lebkuchen que acabaram de sair do forno!

Esse é um dos maiores e mais famosos mercados de Natal de toda a Alemanha e vem sendo realizado todos os anos desde fim de século XVI, mantendo algumas características intocadas.

Datas das festas alemãs
Mercado de Natal de Nuremberg se destaca pelas tendas de artesanato.

Recomendo o tour pela Cidade Velha de Nuremberg e os mercados de Natal. Assim como em algumas outras cidades alemãs, o mercado de Natal de Nuremberg se destaca pelas suas tendas de artesanato, onde é possível comprar diversos itens de decoração feitos de madeira, talhados de forma manual.

   

As crianças têm diversão garantida no mercado de Natal de Nuremberg, pois todos os anos são montados brinquedos como carrosséis e até mesmo uma mini ferrovia a vapor para que elas possam aproveitar ainda mais a festa.

O mercado principal da cidade é montado no Hauptmarkt, mas diversas barraquinhas também podem ser encontradas próximas a Frauenkirche e em outros pontos ao redor do Centro. Ressalto ainda que neste época o passeio de trem turístico em Nuremberg fica ainda mais lindo e divertido. Recomendo!

 

Onde passar o Natal na Alemanha?

Bom, o clima de Natal, a neve e as tradições e guloseimas são tradicionais em todo o país. E, dessa forma, em qualquer destino alemão que você for passar a data será muito especial. Agora, caso você queira essa experiência de conhecer um Mercado de Natal, busque incluir no seu roteiro alguma ou algumas das cidades listadas acima. Tenho certeza que o sentimento ao final da sua trip será de pura magia.

 

Curiosidades do Natal na Alemanha

Quando se comemora o Natal na Alemanha?

Adventskranz
Adventskranz, a Coroa do Advento, é uma das tradições do Natal na Alemanha.

Assim como todos os países que seguem a tradição cristã, o Natal na Alemanha é comemorado em 25 de dezembro. Como no Brasil, a véspera do Natal, dia 24 de dezembro, é importante uma vez que é quando família e amigos se reúnem e vão à igreja, ceiam juntos e ainda trocam presentes.

Além disso, há o tradicional almoço de Natal no dia 25 e ainda um feriado no dia 26. Mas, semanas antes disso, já começa o Weihnachtzeit, que em alemão significa Período de Natal, é contado a partir do último domingo de novembro. Desde então, já há as feiras de Natal nas cidades e outras tradições ligadas ao Natal.

Uma delas é o Dia de São Nicolau, comemorado em 6 de dezembro quando amigos, família e vizinhos deixam presentes e doces nas botas. E o que é a tradição Adventskranz que acontece na Alemanha? Acontece também no advento que são os domingos antes do Natal.

Os alemãs fazem uma guirlanda com ramos de pinheiro e colocam sobre ela quatro velas. A cada domingo uma dessas velas é acesa. A ideia é que a cada vela acesa o caminho fica mais iluminado até chegar o dia do Natal, que marca o nascimento de Jesus.

 

Como são decoradas as árvores de Natal na Alemanha?

natal na alemanha
Alemãs compram e enfeitam a Árvore de Natal somente no dia 24 de dezembro.

Geralmente, os alemãs compram e enfeitam a Árvore de Natal somente no dia 24 de dezembro e a “missão” fica por conta dos adultos, as crianças só veem a árvore quando ela está pronta. Embora seja a tradição mais comum, há quem prefira esticar esse clima e monta a árvore já no período do advento.

Assim, é possível curtir mais o clima natalino com a casa decorada. O dia de desmontar a árvore e guardar os enfeites da casa, assim como no Brasil, é no Dia de Reis, em 06 de janeiro. Ela é decorada com a estrela na ponta e muitas bolas, além de outros enfeites, inclusive doces.

 

Tem Papai Noel na Alemanha?

No Natal alemão as crianças não esperam que na Véspera do Natal sejam visitadas pelo Papai Noel que irá trazer os presentes. Na verdade, eles esperam que espírito do menino Jesus (Christkind, em alemão) visite as casas, mas de forma invisível, sem que ninguém veja.

A estrela de Natal colocada na ponta da árvore quem guia esse espírito e anuncia a chega do menino Jesus na casa. Segundo as tradições e histórias contadas pelos pais aos filhos é esse espírito que traz os presentes para as pessoas no Natal. Você até encontra decorações e papais noéis na cidade, mas eles representam a figura de São Nicolau.

Sendo responsáveis por aqueles presentes trocados no começo de dezembro, como citei acima. Na noite de Natal nada de sino e hohoho anunciando a chegada do bom velhinho carregando um saco lotado de presentes. Diferente do que estamos acostumados no Brasil, mas mesmo assim bacana de conhecer e participar.

 

Mercados de Natal incríveis na Alemanha

Participar de algum dos mercados de Natal na Alemanha mudará sua forma de ver essa data comemorativa. O clima frio, a culinária típica alemã e os costumes alemães ligados à essa época do ano vão fazer você se apaixonar! E, se você já gostar de Natal vai ser igual criança conhecendo a Disney, completamente mágica.

Beber um Glühwein quentinho enquanto se delicia com um Lebkuchen fará você sentir o clima natalino como nunca antes. Além disso, você poderá aproveitar para comprar lindas decorações para a sua árvore que servirão como uma lembrança do seu roteiro na Alemanha.

Ah, uma dica importante antes de viajar é dar uma olhada no nosso artigo sobre o que fazer durante o inverno na Alemanha. Afinal de contas, você precisa estar preparado e confortável para aproveitar ao máximo os mercados de Natal, não é mesmo? Nada de passar frio e evitar sair, sobretudo à noite. Veja também outras dicas de viagem para a Alemanha.

Conhece mais alguém que ama o Natal? Tem alguma dica sobre o Natal alemão? Compartilhe esse post e, quem sabe, ganhará um companheiro de viagem para passar o seu próximo Natal na Alemanha!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Ana Paula Sborz

ESCRITO POR

Ana Paula Sborz

A Ana tem 30 poucos anos, se especializou em Administração de Empresas e fez parte do mundo corporativo por mais de 15 anos. Aos 31, fez sua primeira viagem internacional, um intercâmbio de 6 meses na Irlanda. Depois disso, emendou um mochilão pela Europa durante o qual conheceu 6 países, pessoas incríveis e uma nova paixão: viajar! Mora em Santa Catarina e já se mudou tantas vezes que a família a chama de cigana. Ama a natureza, filmes de suspense e seu filho de 4 patas, o Nick.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *