A Rota Romântica na Alemanha é a viagem perfeita para quem quer agradar aos olhos e ao coração. Experiência própria: é impossível fazer esse caminho e não voltar apaixonado pelas cidades que compõe a rota.
Em relação ao crush eu não sei, mas pelo país, eu tenho certeza! Há mais de 70 anos, esse caminho de 470 quilômetros atrai milhares de turistas interessados em conhecer de perto a magia de cada uma das 29 cidades.
Por ser chamada de Rota Romântica, algumas pessoas podem pensar que esse é um passeio destinado a casais apaixonados somente. Preciso te dizer que isso não é verdade!
A Rota Romântica na Alemanha tem esse nome por causa do conjunto de experiências que ela proporciona: belos cenários, boa comida, muita história, construções seculares e o melhor da hospitalidade alemã.
Por isso, fazer uma excursão à Rota Romântica na Alemanha, por exemplo, também é uma ótima ideia. Para fazer esse passeio, o meio de transporte adequado é o carro.
Como a ideia é ir apreciando o caminho, não faria muito sentido trilhar a Rota Romântica na Alemanha a bordo de um trem ou ônibus. Mas isso também é possível.
Além disso, como o mapa das cidades da Rota Romântica na Alemanha inclui localidades bem pequenas, o transporte público alemão não consegue atender com facilidade.
Pronto para se apaixonar pelas paisagens das cidades da Rota Romântica na Alemanha? Prepare as malas e o coração e vem comigo para esse maravilhoso da Europa!
Planeje sua viagem => Hotéis bem avaliados na Alemanha
Seguro viagem com cobertura nas cidades alemãs »
Rota Romântica na Alemanha: mapa das cidades
- Würzburg
- Wertheim
- Tauberbischofsheim
- Lauda-Königshofen
- Bad Mergentheim
- Weikersheim
- Röttingen
- Creglingen
- Rothenburg ob der Tauber
- Schillingsfürst
- Feuchtwangen
- Dinkelsbühl
- Wallerstein
- Nördlingen
- Harburg
- Donauwörth
- Rain
- Augsburg
- Friedberg
- Landsberg am Lech
- Hohenfurch
- Schongau
- Peiting
- Rottenbuch
- Wildsteig
- Steingaden
- Halblech
- Schwangau
- Füssen
Para te ajudar a viver essa experiência, montei um roteiro que passa pelas 29 cidades da Rota Romântica na Alemanha, além de Berlim e outras que fazem parte dos desejos de turistas que visitam a Europa.
Se está na dúvida de quantos dias para fazer a Rota Romântica na Alemanha, te digo que depende. Isso porque, você pode personalizar esse roteiro, dedicando mais ou menos dias para cada uma dos destinos incluídos na trip.
Até porque nas paradas que fazem parte dessa rota você encontrará muitos dos principais atrativos da Alemanha, daí vale muito a pena ver quais deles te agradam mais conhecer.
Antes de conhecer minha sugestão de roteiro, veja este vídeo sobre a Rota Romântica da Alemanha produzido pelo setor oficial de turismo do país, o Germany Tourism.
CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Alemanha »
Roteiro por 29 cidades da Rota Romântica
1. Würzburg
A Rota Romântica na Alemanha começa em Würzburg, que fica a cerca de 120 quilômetros de Frankfurt. Por isso, recomendo que você retire o seu carro alugado em Frankfurt ou quem sabe um motorhome.
A cidade é um museu à céu aberto, com diversas construções em estilo barroco. Exemplos de monumentos desse estilo que chamam a atenção são a Capela Schönborn e o Neumünster.
Outro ponto forte de Würzburg é o vinho, especialmente o vinho branco derivado da uva Silvaner. Minha sugestão é aproveitar o dia todo na cidade, pernoitar e no outro dia bem cedinho continuar o roteiro.
Para isso, veja a lista de hotéis em oferta em Würzburg. E, para conhecer a cidade, você pode fazer um tour de trem turístico em Würzburg.
2. Wertheim
O deslocamento entre Würzburg e Wertheim leva em torno de meia hora. Para garantir que está no caminho certo, basta procurar pelas placas marrons ao longo da estrada com a inscrição Romantische Straβe.
Ter um GPS também é fundamental nesse passeio, por isso, garanta que terá acesso à internet na Alemanha.
Chegando à cidade, não deixe de conhecer o Castelo Wertheim, construção medieval que fica situada no topo de uma colina. No cume, é possível ter uma vista privilegiada de toda a cidade antiga.
Entre duas a três horas são suficientes para conhecer as principais atrações desse destino. Ressalto apenas que, na hora de organizar sua viagem pelo país, verifique se cairá em alguns dos feriados alemãs, uma vez que você pode encontrar festas e programações especiais ou tudo fechado atrapalhando seu roteiro.
3. Tauberbischofsheim
Menos de 30 minutos de carro separam Wertheim e Tauberbischofsheim. Os principais atrativos desta cidade da Rota Romântica na Alemanha são sua arquitetura enxaimel, estilo germânico tradicional, e o Castelo Kurmainz.
Se você é fã de esgrima, saiba que o esporte é especialmente apreciado na cidade, que conta com um moderno centro para sua prática.
Dependendo do horário que terminar seu passeio por aqui, você pode almoçar na cidade ou deixar para fazê-lo no próximo destino.
4. Lauda-Königshofen
Saindo de Tauberbischofsheim, em apenas 10 minutos você chega a Lauda-Königshofen. A cidade é conhecida por suas vinhas e vinícolas.
São lindos cenários para se desfrutar de uma dos pratos típicos da Alemanha acompanhada por um bom vinho ou alguma das cervejas. Por isso, recomendo que opte por almoçar na cidade.
Em menos de duas horas é possível conhecer o Centro Histórico da cidade, liberando você para partir para a nossa próxima parada: Bad Mergentheim.
5. Bad Mergentheim
Cerca de 15 minutos de carro e já chegamos ao nosso próximo destino na Rota Romântica na Alemanha.
Bad Mergentheim é uma cidade pequena, porém, repleta de encantos. Ela é muito conhecida entre os alemães por sua água, que alegam ter poderes curativos.
Se gosta de passear ao ar livre, aproveite para conhecer o Kurpark, espaço grande e bem arborizado. Na cidade, ainda há uma casa onde Beethoven teria se hospedado e composto alguns de seus principais arranjos.
Uma hora e meia na cidade já é o suficiente para conhecer os principais pontos e se apaixonar!
6. Weikersheim
Saindo de Bad Mergentheim, em 15 minutos de carro já estamos em Weikersheim. Uma parada obrigatória na cidade é o Castelo de Weikersheim, que possui belos jardins muito comparados aos de Versalhes, na França.
Outro ponto de interesse é a Weikersheimer Orangerie, um espaço gigante construído pelo Conde Carl Ludwig.
Antigamente, o local abrigava mais de 400 árvores de frutas cítricas, protegidas do inverno em estufas. Hoje, restaram poucas delas, mas o passeio ainda vale muito a pena pois o lugar é simplesmente fantástico!
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Alemanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
7. Röttingen
Nosso próximo destino da Rota Romântica na Alemanha fica a menos de 9 quilômetros de Weikersheim, assim, em 10 minutos já chegamos.
Uma atração muito interessante de Röttingen é o Sonnenuhrenweg, um caminho que nos leva em um passeio de 2 quilômetros e passa por 25 relógios solares.
Durante a caminhada, você ainda verá lindas casas em estilo germânico, as muralhas da cidade com suas sete torres de defesa e o Castelo Brattenstein.
Que tal aproveitar para tomar um café no centrinho da cidade antes de seguir viagem?
8. Creglingen
Um dos locais mais visitados da cidade é a Herrgottskirche, igreja onde há um altar dedicado à Maria. O lugar é considerado especial.
É que no auge das comemorações da Assunção de Maria, em agosto, os raios de sol tocam a face da imagem da mãe de Jesus, que enfeita o altar, pela primeira vez no ano.
Outras atrações da cidade são a Torre Lindlein e o Museu Judaico. Aproveite o fim de tarde na cidade, deixando para jantar no próximo destino, onde também sugiro que passe a noite.
9. Rothenburg ob der Tauber
De Creglingen a Rothenburg ob der Tauber são 20 minutos de carro. Escolhi essa cidade para pernoite, pois ela é a minha queridinha dentre todas as que fazem parte da Rota Romântica na Alemanha.
Caso você não esteja fazendo um tour pela rota de acordo com a localização das cidades, não deixe de agendar um tour para Rothenburg pela Rota Romântica.
Até porque, esta é uma das cidades alemãs imperdíveis desse caminho. Afinal, Rothenburg ob der Tauber tem, em uma de suas esquinas, uma das construções mais fotografadas do país: a Plönlein.
De tão mágicos, os arredores da Plönlein teriam servido de inspiração para a criação da Vila do Gepeto, “pai” do amável Pinóquio.
Além disso, algumas cenas de Harry Potter e as Relíquias da Morte também foram filmadas na cidade, e ela é um dos destaques entre os municípios que realizam mercados de Natal na Alemanha.
Sugiro duas pernoites aqui, uma logo na chegada e a segunda depois de aproveitar um dia inteiro na cidade. Pesquise hotéis em Rothenburg.
10. Schillingsfürst
Há pouco mais de 20 quilômetros de Rothenburg ob der Tauber está Schillingsfürst. Minha dica de viagem é sair bem cedinho, pois vamos passar por mais sete cidades além dessa até chegar à Augsburg, onde será o próximo pernoite.
Um programa imperdível nessa cidade é o Castelo Hohenlohe-Schillingsfürst, que fica no topo de uma colina e oferece uma vista incrível do resto da cidade.
O Brunnenhausmuseum também é um passeio interessante, sendo um museu que abriga utensílios e máquinas agrícolas rústicas, como as puxadas por boi, muito utilizadas na região em séculos passados.
Os chocolates em forma de ouriço são uma tradição secular da cidade. Não deixe de provar!
Entre uma a duas horas aqui e estamos prontos para o próximo destino. Lembre-se que o clima no país muda muito a cada estação, então é preciso ter as roupas certas e ficar muito atento, caso esteja dirigindo, sobretudo no inverno.
11. Feuchtwangen
A cerca de 17 quilômetros de Schillingsfürst encontramos Feuchtwangen, cidade bem pequena que tem como principais atrações o Romanischer Kreuzgang e um Cassino.
Durante o verão, a cidade oferece diversas atrações ligadas à música e ao teatro, atraindo visitantes de outras partes da Alemanha e também de diversos outros países.
A Igreja de Stiftskirche também merece uma parada. Sua construção em estilo medieval, com vitrais coloridos e teto em arcos rende belíssimas fotos. Seguimos, então, para a próxima cidade da Rota Romântica na Alemanha.
12. Dinkelsbühl
Em 15 minutos de viagem saímos de Feuchtwangen e chegamos à Dinkelsbühl. A riqueza da cidade se concentra em suas construções intocadas.
Essas construções estão entre uma minoria na Alemanha que não sofreu danos durante as guerras que assolaram o país. Na cidade, passeie pelo centro e conheça os quatro portões que delimitam seu território e dão um ar medieval e mágico ao local.
O mercado de vinhos e a Catedral de São Jorge complementam o passeio. Minha sugestão é que você almoce em Dinkelsbühl antes de seguir viagem. Veja como comprar moeda estrangeira para ter dinheiro em espécie para algumas comprinhas.
13. Wallerstein
Wallerstein está localizada há pouco mais de 25 quilômetros de Dinkelsbühl, tendo como principais atrativos os Jardins Wallerstein e o Castelo de Baldern.
A cidade também conta com um belíssimo jardim em estilo inglês, que possui plantas e flores cuidadosamente escolhidas para cada época do ano.
Um jardim de rosas também integra o local, com alguns espécimes raros da flor que não podem ser facilmente encontrados em nenhuma outra parte do mundo.
Uma hora é suficiente para conhecer as principais atrações de Wallerstein e então seguir para a próxima cidade da Rota Romântica na Alemanha.
14. Nördlingen
Partindo de Wallerstein, em menos de 10 minutos de carro já estaremos em Nördlingen. Um fato muito interessante acerca dessa cidade é que ela foi construída dentro de uma grande cratera.
Essa cratera foi causada pela queda de um meteorito há milhões de anos. O incidente também trouxe outra característica importante ao local.
Com o impacto, o solo e as pedras foram bombardeadas por carbono, criando minúsculos pontos de luz dentro delas, como pequenos diamantes.
Mais tarde, essas pedras brilhantes foram utilizadas como material para construção de diversos prédios na cidade, inclusive a própria igreja.
Quando os raios de sol atingem as escadarias da torre, por exemplo, é possível enxergar os pequenos pontos de luz. Esse é uma das coisas mais curiosas da Alemanha que você verá nessa rota.
Um passeio de uma hora é o suficiente para conhecer os principais pontos de Nördlingen.
15. Harburg
Um trajeto de 20 minutos de carro separa Nördlingen de Harburg. A cidade foi fundada em 1150 e até hoje mantém algumas das construções originais da época, mesmo tendo passado por diversos cercos e batalhas.
Um dos pontos de destaque nessa cidade da Rota Romântica na Alemanha é o Castelo de Harburg, localizado no alto de uma colina.
A dica é fazer uma caminhada pelas muralhas ao redor do castelo, podendo conferir sua beleza por todos os ângulos.
16. Donauwörth
Pouco mais de 12 quilômetros à frente de Harburg está Donauwörth. Aconselho focar o passeio na região próxima à ilha Ried, onde encontrará atrações como a Hoher Meer, o Heimatmuseum e a Fischerplatz.
A cidade faz parte do roteiro de diversas excursões saindo de Munique, como o tour premium ao Castelo de Neuschwanstein e Linderhof.
Se você estiver seguindo o roteiro proposto, chegará à cidade no fim da tarde. Se você visitar a Alemanha no verão, ainda tem algumas horas de luz do sol. Já se for em outra época do ano, a noite já deve ter chegado.
Portanto, analise se deseja parar no próximo destino ou apenas fazer uma passagem rápida e já se dirigir à Augsburg, lugar do próximo pernoite.
17. Rain
A cidade de Rain fica a apenas 15 quilômetros de Donauwörth, e sua principal atração é o Dehner Blumenpark, um belíssimo jardim que merece um passeio caso você chegue à cidade com alguma luz do sol.
Se a noite já tiver chegado, vale uma passadinha de carro mesmo pelas ruas principais da cidade para sentir a energia sensacional do lugar.
Depois, seguimos para Augsburg, próxima na Rota Romântica na Alemanha. De Rain à Augsburg são 40 minutos de viagem.
18. Augsburg
Chegando à Augsburg, sugiro que escolha um lugar para jantar e vá descansar em um dos hotéis de Augsburg. O dia seguinte será todo dedicado a essa cidade.
Um dos pontos turísticos mais procurados de Augsburg é a Fuggerei, pequena vila idealizada por Jacob Fugger em 1516 e que foi destinada às famílias pobres daquela época.
A cidade ainda tem um pequeno museu e um bunker, local construído para que as pessoas pudessem se proteger durante os bombardeios na época das guerras.
Minha sugestão é passar mais uma noite na cidade e no outro dia acordar bem cedo para iniciar a última parte do nosso roteiro.
19. Friedberg
Saindo de Augsburg, em cerca de 15 minutos você chegará em Friedberg. Os pontos turísticos mais visitados na cidade são a Torre Marienbrunnen e a Prefeitura de Friedberg.
Na cidade também há um castelo medieval, cuja torre possibilita uma visão completa da cidade e até mesmo do município vizinho visitado anteriormente, Augsburg.
Em cerca de 1 hora é possível passear por esse destino e continuar esse roteiro na Alemanha.
20. Landsberg am Lech
A viagem de Friedberg até Landsberg am Lech é um pouquinho mais longa, cerca de 50 minutos. A grande atração da cidade é a Mutterturm (Torre Mãe).
Idealizada por Hubert von Herkome e construída entre os anos de 1884 e 1887. Essa construção teria sido a inspiração para uma das princesas mais conhecidas dos contos de fadas: a Rapunzel.
Entre uma e duas horas por aqui e podemos seguir viagem.
21. Hohenfurch
Hohenfurch é um vilarejo pacato que fica a apenas 25 quilômetros de Landsberg am Lech. Na cidade, dê uma passada pela Capela de Santa Úrsula e pela Igreja Pfarrkirche.
Como essa é uma localidade bem pequena, não há muitos monumentos ou prédios em destaque. Ainda assim, é uma ótima oportunidade para sentir como é a vida em uma comunidade com tão poucos habitantes.
E que ainda mantém um ar medieval dentro da Rota Romântica na Alemanha. Menos de 1 hora aqui e estamos prontos para continuar o passeio.
22. Schongau
Em 5 minutinhos já estamos em Schongau. Aproveite para dar uma volta no Centro Histórico e tomar um café em algum dos restaurantes que existem por ali.
Te convido também a conhecer a lindíssima igreja de Maria Himmelfahrt. Os ornamentos do interior dessa construção são muito bem elaborados e cheios de detalhes, merecendo uma visita já que na minha opinião é uma das igrejas mais belas do mundo.
Sei que ficará hipnotizado por tanta beleza, mas lembre-se que ainda temos várias cidades para visitar! Tire alguns minutos para apreciar a atração e vamos em frente.
23. Peiting
Schongau e Peiting ficam a menos de 10 minutos de distância uma da outra na Rota Romântica na Alemanha. Faça uma visita à Villa Rustica e, se sua visita coincidir com a primeira sexta-feira do mês, terá a grata surpresa.
É que você irá encontrar a feirinha dos agricultores, onde são comercializados produtos orgânicos e artesanais. Cerca de meia hora aqui e estamos prontos para seguir.
24. Rottenbuch
Menos de 10 quilômetros à frente está Rottenbuch. Atrações que valem a pena conhecer aqui são o mosteiro Rottenbucher.
Além da Echelsbacher Brücke, belíssima ponte em arco famosa na região por conta de sua estrutura diferenciada.
Daqui, vamos para Wildsteig, e nos aproximamos cada vez mais do fim da nossa Rota Romântica na Alemanha. Mas, não fique triste, o melhor sempre fica para o final
25. Wildsteig
Descendo mais um pouco no mapa da Alemanha, com cerca de 5 minutos de viagem, chegamos a Wildsteig. Recomendo que você visite a Igreja de St. Jakob.
Mas, a grande atração aqui é o cenário natural criado pelos alpes, que rodeiam boa parte da cidade e sempre valem a pena serem observados seja em qual tour pela Europa você estiver. Encante-se e aprecie a vista! Mas, sem demora! Nosso próximo destino nos espera a menos de 10 minutos de viagem.
26. Steingaden
Steingaden é uma cidade de pouco mais de 3 mil habitantes, tendo um ar bucólico que te deixará muito relaxado durante a Rota Romântica na Alemanha.
Uma das atrações principais é a Wieskirche, igrejinha em estilo rococó que foi tombada como patrimônio histórico da humanidade pela Unesco.
No local, também está o Museu da Peregrinação, que vale uma visita. O fim da tarde se aproxima, e o fim da nossa jornada também.
27. Halblech
Menos de 9 quilômetros separam Steingaden e Halblech. Os pontos de interesse mais procurados por aqui são os lagos, entre eles o Illasbergsee, o Forggensee e o Bannwaldsee que, para mim, estão entre os lagos mais bonitos do mundo.
Se já estiver escuro, pode ficar um pouco difícil apreciar os lagos. Então, aproveite para visitar algumas das diversas igrejas da cidade: St. Andreas, St. Michael e a simpática Capela de St. Peter.
28. Schwangau
Halblech fica bem do ladinho de Schwangau, então em menos de 10 minutos de carro você já está no novo destino.
Em Schwangau aproveite para dar uma volta no centrinho e, como estamos no final da nossa Rota Romântica na Alemanha, se ainda não garantiu as lembrancinhas para os parentes e amigos essa é uma boa hora.
A cidade faz parte das cadeias montanhosas europeias. Em seguida, vamos para a última cidade do nosso roteiro: Füssen, a 5 minutos de distância.
29. Füssen
Chegando em Füssen, como já será escuro, recomendo que procure um restaurante para jantar e passe a noite em um dos hotéis em Füssen.
No dia seguinte, use as primeiras horas da manhã para explorar a cidade e depois vá até a grande cereja do bolo da Rota Romântica na Alemanha: o Castelo de Neuschwanstein, que fica entre Füssen e Schwangau.
A linda construção que serviu de inspiração para Walt Disney e outros diversos artistas, pode ser aproveitada de diversas formas como um tour pelo Castelo de Neuschwanstein para grupos, por exemplo.
A caminhada colina acima proporciona lindas vistas, ver o castelo de pertinho é emocionante, e visitar seu interior completa a experiência. Você pode ainda fazer uma excursão de trem ao Castelo de Neuschwanstein, aumentando ainda mais a magia do local.
Se quiser conhecer ainda mais o meu castelo preferido na Alemanha, confira o post que fiz especialmente sobre o Castelo de Neuschwanstein com mapa, como chegar, horários e dicas para aproveitar.
Quase ao lado desse grande atrativo está outro castelo, o Hohenschwangau, que também é aberto à visitação e vale muito a pena a incluir no seu passeio.
Rota Romântica na Alemanha: vale a pena?
O cenário e as paisagens desse caminho se renovam a cada estação, por isso trilhar a Rota Romântica no inverno alemão será muito diferente do que fazê-lo na primavera ou no verão, por exemplo.
Essa é a desculpa perfeita para querer voltar outras vezes! Afinal, não dá para escolher a melhor época para visitar as cidades da Rota Romântica da Alemanha sem saber como é o clima e como fica a região em cada estação.
Passar por cidades pitorescas e mais isoladas dos grandes centros é uma ótima oportunidade para conhecer mais do país.
Já decidiu quem será seu par nesse passeio pela Rota Romântica na Alemanha? Compartilhe este post e, quem sabe, você descobre a companhia perfeita para essa aventura.
Tschüss!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *