Aluguel de carro na Alemanha: preços, documentos e dicas

Aluguel de carro na Alemanha: preços, documentos e dicas

Dependendo do roteiro da sua viagem, o aluguel de carro na Alemanha se torna indispensável. Algumas rotas desse destino foram, inclusive, pensadas para que você as faça a bordo de um veículo, como a Romântica e a dos Castelos.

A Alemanha possui um sistema de transporte público bastante eficiente e de custo acessível. Por isso, fica fácil planejar uma viagem em território alemão utilizando apenas esse tipo de transporte.

No entanto, existem diversas atrações que são mais retiradas, e estão localizadas em cidades ou até mesmo vilarejos onde o transporte público não chega ou chega com pouca disponibilidade de horários.

Nesse caso, o aluguel de carro na Europa é a melhor escolha para que você ganhe agilidade e qualidade nos seus passeios.

Você sabe de que documentos precisa para o aluguel de carros no exterior? Conhece alguma locadora na Alemanha? Ou, quem sabe busca realizar um desejo antigo e quer saber se existe o aluguel de carros esportivos na Alemanha?

Nesse artigo, vou esclarecer todas essas dúvidas e muito mais. Aperte os cintos e vem comigo!

Planeje sua viagem => Hotéis na Alemanha

Seguro viagem Europa »

 

Tudo sobre aluguel de carro na Alemanha

Aluguel de carro Alemanha
Alugar um carro na Alemanha vai literalmente ampliar seus horizontes no país.

O aluguel de carro na Alemanha pode entrar no seu planejamento como uma forma de ampliar o território explorado durante sua viagem para a Europa e adicionar mais conforto à sua experiência.

Escolher uma locadora de veículos de confiança e prestar atenção em detalhes como a contratação de um seguro e a emissão da PID – Permissão Internacional para Dirigir podem fazer toda a diferença!

  • Como é o aluguel de carro na Alemanha
  • Brasileiro pode dirigir na Alemanha
  • Reservo antes de sair do Brasil ou só quando chegar
  • Qual é o melhor lugar para pegar meu carro
  • Que tipo de carro escolher
  • As estradas do país são boas
  • Sinais de trânsito na Alemanha
  • Pedágios na Alemanha
  • Tem bastante estacionamento no país
  • Cuidados ao alugar um carro no país
  • Regiões mais indicadas para dirigir

CLIQUE AQUI para reservar seu carro na Alemanha »

 

Como é o aluguel de carro na Alemanha?

Como alugar carro na alemanha
Condutores com menos de 25 anos não podem alugar carros no exterior.

Uma informação que talvez pouca gente saiba é que para que você possa alugar um carro no exterior é preciso ter pelo menos 25 anos.

Essa regra é válida na maior parte das localidades, enquanto algumas permitem que o aluguel seja feito a partir de 21 anos de idade. Além da idade mínima, outras regras se aplicam para que você possa alugar um carro na Alemanha.

  • possuir carteira nacional de habilitação emitida há mais de 2 anos;
  • apresentar o seu passaporte brasileiro e ter um cartão de crédito internacional em seu nome,
  • ter limite de crédito disponível que seja suficiente para cobrir o valor solicitado a título de caução.

Por falar em caução, você sabe como essa medida de segurança funciona no aluguel de veículos? Caução é um valor estipulado por cada locadora a depender da categoria do veículo que você escolher e também do período em que ele ficará sob sua responsabilidade.

Esse valor não é debitado do seu cartão na hora da reserva, mas ele fica bloqueado. É uma garantia para a locadora no caso de descumprimento de qualquer uma das cláusulas do contrato.

Ingressos => Passeios guiados na Alemanha

 

Brasileiro pode dirigir na Alemanha?

Alugar carro na Europa
Brasileiros podem dirigir na Europa com a CNH válida.

Essa é uma das primeiras perguntas que vem em mente quando o assunto é aluguel de carro na Alemanha. Mas, afinal, será que brasileiros podem dirigir no exterior? A resposta é sim.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é válida para condução de veículos no exterior por 90 dias.

Como normalmente este também é o mesmo período válido para o visto de turista, a maioria dos viajantes não encontra problemas ao utilizar o documento brasileiro para dirigir na Alemanha.

No entanto, existe um documento chamado PID – Permissão Internacional para Dirigir, que é reconhecido e válido em mais de 130 países.

A posse desse documento pode facilitar muito caso você seja parado por algum agente de trânsito, pois os seus dados estarão traduzidos em diversos idiomas, entre eles o alemão, o francês, o russo e o espanhol.

Caso aconteça algum acidente ou você acabe cometendo alguma infração de trânsito, você pode ter o carro apreendido e as autoridades locais podem exigir a tradução dos seus documentos para que possam liberá-lo.

Essa situação pode causar certo incômodo e tomar um tempo precioso da sua viagem. Por isso, recomendo que você faça a PID antes de viajar.

O pedido do documento é muito simples e ele fica pronto entre 3 a 5 dias, devendo ser providenciado junto ao DETRAN do estado brasileiro onde você mora.

Em Berlim => Ingresso sem fila e mesa na janela da Torre de TV

 

Reservo ainda no Brasil ou quando chegar?

Aluguel de carro na Alemanha
Pelo site da Rentcars é possível simular os preços de aluguel de carro.

Se você já leu algum outro artigo meu aqui no site, com certeza já sabe o que eu vou responder agora. Sim, eu vou falar sobre planejamento. Se você é um viajante frequente já sabe o quão estressante é quando alguma coisa dá errado durante o roteiro.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Alemanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Para evitar problemas, sempre recomendo que saia de casa rumo à sua viagem já com tudo definido. Isso inclui o aluguel do carro. Para isso, conte sempre com a RentCars, nosso parceiro aqui no Quero Viajar Mais!

Ao invés de procurar por aluguel de carros na Alemanha com a Hertz, Avis ou qualquer outra empresa que faça o aluguel de carros no exterior, você pode obter as melhores ofertas comparando essas e outras locadoras num só lugar.

Através do site da RentCars, você consegue informar a cidade, dia e horário em que pretende retirar o seu carro alugado, tendo ainda a opção de devolver o carro em outra localidade.

Ao fazer a pesquisa informando os dados solicitados, você poderá consultar todas as opções disponíveis e optar por aquela que melhor se encaixa à sua necessidade.

Conheça => Curiosidades da Alemanha

 

Melhor lugar para pegar meu carro

Aeroporto de Berlim
Aeroporto em Berlim | Foto: calflier00, via Wikimedia Commons.

O melhor lugar para pegar o seu carro vai depender do seu planejamento. Se você chegar em algum dos maiores aeroportos da Alemanha como é o caso de Berlim, Frankfurt ou Munique, por exemplo, pode não valer a pena pegar o seu carro alugado já no primeiro dia.

Por isso, recomendo que primeiro você aproveite todas as atrações da sua cidade de chegada. E, depois, pegue seu carro alugado para explorar as outras localidades do seu roteiro na Alemanha.

Sem ideias de por onde começar? Dá uma olhada nas principais regiões turísticas do país no mapa da Alemanha que fizemos pensando em você! E conheça também os principais meios de transporte na Alemanha para usar antes de pegar seu carro.

Prático => City tour card em Munique

 

Que tipo de carro escolher?

aluguel de carro alemanha
Carros mini são indicados para quem viaja em até duas pessoas.

Dependendo da sua rota e de quantas pessoas estão com você pode ser uma boa opção o aluguel de van na Alemanha. Já se viaja sozinho ou só com mais uma pessoa, pode se aventurar com o aluguel de um carro esportivo.

Fiz uma simulação onde retiraria um carro em Munique no dia 19 de maio de 2020 e ficaria com ele por 5 dias, devolvendo na mesma cidade em 23 de maio.

O próprio site oferece uma série de possibilidades em veículos, desde um veículo mini (Ford Ka ou similar), passando por modelos maiores, mas mais econômicos (Ford Fiesta ou similar), modelos intermediários (Ford Focus ou similar), SUVs, compactos (Opel Meriva) e vans (Ford Transit).

Dentro desses modelos, os valores apresentados de acordo com os locais e datas que eu informei foram de 540,69 reais (mini) até 1.417,56 reais (van). Tem opção para todos os gostos, estilos e bolsos. Normalmente, estas serão as primeiras opções apresentadas na sua busca.

   
   

Clicando na setinha laranja, na lateral direita da tela, abrem-se opções de veículos superiores. Depois das vans, aparecem veículos como as minivans, modelos standard (VW Passat ou similar), modelos premium (Audi A6 ou similar), modelos full size (Opel Astra Wagon ou similar) e também opções de luxo (VW Tiguan Allspace).

No caso desses veículos superiores, os valores variam entre 818,05 reais (standard) até 1.418,06 reais (luxo).

Lembrando que esses valores correspondem aos dados que informei na minha simulação e podem variar de acordo com o local de retirada, devolução, datas e quantidade de dias!

Recomendo => Passeio de trem turístico e Nuremberg

 

As estradas da Alemanha são boas?

Aluguel de carro na Alemanha
Qualidade das estradas é ótima | Foto: Jochen Teufel, via Wikimedia Commons.

A Alemanha é um país super desenvolvido. Isso se reflete na qualidade dos seus serviços e da sua infraestrutura. Na minha passagem pela Alemanha, fiquei impressionada com a qualidade das ruas e rodovias, até mesmo nas pequenas cidades.

Outro fato que chama a atenção de muitos brasileiros é a existência das Autobahns, as vias sem limite de velocidade. Pelo menos é isso que a maioria das pessoas pensam! Metade das Autobahns tem como limite máximo de velocidade 130 km por hora.

Por outro lado, cerca de um terço delas tem outros limites. Naqueles em que não existem limites fixos, a velocidade máxima permitida muda conforme as condições do clima (chuva, neve, etc.).

Veja como é o clima na Alemanha e como costuma estar o tempo na época da sua viagem – sobretudo no inverno da Alemanha.

Nesse tipo de rodovia, é permitido que os motoristas acelerem mais porque algumas medidas importantes são tomadas. Por exemplo, não há cruzamentos de veículos e todas as saídas são sempre para a direita, evitando colisões laterais.

Além disso, a qualidade do asfalto é um ponto a mais, pois na grande maioria dos trajetos ele possui uma espessura duas vezes maior do que em outras rodovias. Isso aumenta a durabilidade e evita que ocorram buracos ou irregularidades na pista que possam provocar acidentes.

Apesar disso tudo, pasme: a Alemanha não cobra pedágios em suas rodovias! Houve uma tentativa de cobrar pedágios de carros com placas estrangeiras em 2019, mas o plano foi derrubado em votação no tribunal europeu.

Leia também => Top atrações turísticas gratuitas em Berlim

 

Sinais de trânsito na Alemanha

Sinalização de trânsito Alemanha
Sinalização na Alemanha é bem semelhante ao Brasil, mas há diferenças.

Eu já sei que você ficará encantado ao dirigir pelas estradas na Alemanha. São tantas paisagens lindas, tantas construções interessantes. Mas, o cuidado ao dirigir é fundamental!

Por falar nisso, você sabia que a sinalização de trânsito na Alemanha tem algumas diferenças quando comparadas ao Brasil? Apesar a maior parte das placas ser muito semelhante, existem algumas bem diferentes.

Quando você se aproximar de um cruzamento de linha de trem, por exemplo, verá uma placa branca com três faixas vermelhas na diagonal. Cada uma das faixas simboliza 80 metros.

A primeira placa a ser vista contém três faixas, avisando que existe um cruzamento férreo à 240 metros. Depois de 80 metros haverá uma nova placa com apenas duas faixas, e depois da mesma distância uma última placa com uma faixa só, avisando que o cruzamento estará a 80 metros à frente.

Outro tipo de placa interessante é o que marca o fim de zonas específicas. A área de pedestres, por exemplo, tem seu início marcado por uma placa azul e branca, com o desenho de duas pessoas.

Para demarcar o fim dessa área, utiliza-se uma placa com mesmo desenho, mas em preto e branco, e sobre o desenho são traçadas cinco linhas na diagonal. Bem diferente, né?

Ingressos => Torre de TV de Sttutgart

 

Tem bastante estacionamento na Alemanha?

Carro alugado em Berlim
Em Berlim, as vagas na rua são pagas | Foto: edwin.11, via Wikimedia Commons.

Principalmente nas grandes cidades da Alemanha, todos os espaços públicos para estacionamento são pagos. É como se fosse uma Zona Azul, como as que temos no Brasil.

Para garantir que não levará multa, você precisa comprar um ticket em algum parquímetro próximo do local onde deixou o carro, colocando-o em algum lugar visível sobre o painel do veículo.

Nos grandes centros, é comum encontrar alguns letreiros luminosos que ajudam bastante na hora de encontrar uma vaga de estacionamento. Elas mostram a direção em que as vagas se encontram e quantas delas estão disponíveis.

Já fora da parte central, os carros normalmente são estacionados no encostamento mesmo, por isso pode ser um pouco complicado encontrar uma vaga adequada próximo ao seu destino e você pode ter que caminhar um pouco.

Divertido => Cruzeiro turístico em Frankfurt

 

Cuidados ao alugar um carro na Alemanha

Aluguel de carros Europa
Alugar um carro com GPS é fundamental para facilitar sua viagem pela Alemanha.

Quando você dirige por um lugar novo e com paisagens tão incríveis, como é o caso da Alemanha, fica difícil prestar atenção ao trânsito e não perder as entradas para as ruas ou cidades que você está procurando. Por isso, eu entendo que é fundamental que você utilize um GPS sem internet, nesse artigo mostro como usar.

   
   

Apesar de poder usar o seu celular para isso, eu recomendo que você contrate esse acessório junto com o aluguel do seu veículo.

O GPS do veículo é normalmente mais fácil de operar com uma mão só e fica numa posição mais segura, sem que você tenha que tirar totalmente os olhos da pista.

Caso você prefira usar o GPS do seu próprio celular em aplicativos como o Google Maps, é bom ter certeza de que você terá um chip de internet na Alemanha à sua disposição. Por falar em segurança no trânsito, a questão do seguro do veículo também é um ponto importante.

Normalmente, quando se faz um aluguel de carro na Alemanha ou em qualquer outro lugar do mundo, é adicionado como padrão um seguro básico, que não costuma ter uma cobertura muito satisfatória.

Por isso, sempre considere ampliar a cobertura do seguro quando for efetuar o aluguel de carro na Alemanha.

Apesar dos países da Europa serem conhecidos pelo baixo preço em seus produtos, como os itens de supermercado, por exemplo, os serviços costumam custar muito caro. Isso inclui o conserto de veículos. Se algum imprevisto acontecer, ter um seguro que arque com essas despesas é muito mais vantajoso.

Por falar em despesas, não esqueça de incluir no seu orçamento o custo que terá com combustível durante o período em que estiver com o carro. Como em qualquer outro país, ao efetuar o aluguel de carro na Alemanha você precisa devolver o veículo com o tanque cheio.

O valor pago pelo litro da gasolina na Alemanha varia, assim como no Brasil. Mas, para que você tenha uma ideia, entre o final de 2018 e o início de 2020 o valor mínimo por litro foi de 1,38 euro e o valor máximo foi 1,41 euro.

Para calcular melhor o preço, saiba mais da moeda da Alemanha.

Imperdível => Excursão ao Castelo de Neuschwanstein

 

Regiões para dirigir na Alemanha

Cidades da Alemanha
Alugar carro na Alemanha é mais vantajoso para visitar cidades pequenas.

Cidades maiores normalmente concentram as suas atrações turísticas bem próximas umas das outras, ou em locais aonde o acesso via transporte público é favorecido.

Além disso, encontrar uma vaga para estacionar o seu carro alugado em grandes centros pode ser um desafio. Por isso, eu não acho uma boa ideia alugar um carro caso sua intenção seja concentrar seus passeios em grandes centros.

Nesses casos, você estará bem servido com o transporte público local. Agora, se o que você quer é explorar as cidades e as paisagens ao redor, alugar um carro com certeza fará toda a diferença.

Tendo a liberdade de dirigir para onde quiser você ganha mais conforto, pois pode ir parando sempre que desejar, seja para fazer um lanche, tirar fotos ou simplesmente apreciar a paisagem.

E falando em paisagens incríveis, não deixe de conferir pontos turísticos da Alemanha ideais para um roteiro de carro.

Delícia => Excursão Gastronômica em Colônia

 

Reserve seu veículo na Alemanha!

Agora que você já sabe o que precisa para dirigir na Alemanha e descobriu que a RentCars é o melhor jeito para conseguir as melhores ofertas no aluguel do seu veículo, só falta escolher para onde vai, não é mesmo?

Antes de mais nada, sugiro que você confira dicas da Alemanha para que sua viagem seja ainda melhor. A boa notícia é que o Quero Viajar Mais está recheado de conteúdo bom para ajudar você nessa incrível missão.

Programe a sua viagem com a nossa ajuda e garanta férias inesquecíveis!

Alguma dúvida sobre o aluguel de carro na Alemanha? Deixe suas dúvidas e dicas nos comentários abaixo.

Gute Reise! (Boa Viagem!)

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Ana Paula Sborz

ESCRITO POR

Ana Paula Sborz

A Ana tem 30 poucos anos, se especializou em Administração de Empresas e fez parte do mundo corporativo por mais de 15 anos. Aos 31, fez sua primeira viagem internacional, um intercâmbio de 6 meses na Irlanda. Depois disso, emendou um mochilão pela Europa durante o qual conheceu 6 países, pessoas incríveis e uma nova paixão: viajar! Mora em Santa Catarina e já se mudou tantas vezes que a família a chama de cigana. Ama a natureza, filmes de suspense e seu filho de 4 patas, o Nick.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *