Restaurantes em Colônia: onde comer e melhores cervejarias

Restaurantes em Colônia: onde comer e melhores cervejarias

Incluir bons restaurantes em Colônia no seu roteiro de viagem para é uma ótima ideia. Colônia foi a primeira cidade em que estive na Alemanha e, por isso, foi o lugar responsável por me apresentar os sabores e o aroma das comidas típicas alemãs.

Na época da minha viagem eu ainda não falava nenhuma palavra em alemão, mas me garantia no inglês.  A frase que mais usei foi: where to eat in Cologne?  Traduzindo: onde comer em Colônia?

Acostumados a responder perguntas diferentes, tais como: onde saber mais sobre a história de Colônia e da Alemanha?  Ou: o que fazer em Colônia? O povo local se agradava com minha pergunta e tratava logo de me apresentar alguns um dos melhores restaurantes na área.

Foi assim que descobri onde comer o famoso joelho de porco em Colônia, da mesma forma, também fui recomendada ao Restaurante Früh am Dom, que é uma das melhores cervejarias a cidade.

Meus quilinhos a mais não negam que eu sou uma apaixonada por comida. Assim sendo, para mim é impossível planejar um roteiro de viagem para a Alemanha ou para qualquer outro lugar do mundo sem incluir restaurantes de destaque.

Nesse artigo, decidi trazer a você algumas dicas sobre pratos típicos da cidade e destacar alguns restaurantes em Colônia.  A ideia é contemplar opções para todos os estilos de viagem e bolsos. Espero que goste.  Bom apetite!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Colônia

Seguro viagem na Alemanha »

 

Pratos típicos de Colônia

  1. Himmel un Ääd
  2. Rheinischer Sauerbraten
  3. Eisbein
  4. Mutzenmandeln
  5. Cerveja Kölsch

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Colônia »

 

1. Himmel un Ääd

Himmel un Ääd | Foto: Facebook FRÜH

No dialeto de Colônia, a palavra Himmel significa céu, e Ääd significa terra. Traduzindo literalmente, esse prato se chama céu e terra.

O ponto de destaque dessa receita é a black pudding, salsicha feita com sangue de porco e especiarias. Ela é muito utilizada na culinária alemã e também de outros países, como a Irlanda por exemplo.

No Himmel un Ääd a iguaria é servida geralmente com purê de batata, molho adocicado de maçãs e cebola refogada. O nome céu e terra viria exatamente por conta do contraste de sabores.

O gosto marcante da black pudding, a suavidade das batatas e a doçura do molho de maçã. Com certeza, você saíra do Aeroporto de Colônia já procurando por um desses.

Se você não for do Sul do Brasil, onde é comum o consumo desse tipo de salsicha —  chamado na região de morcilha —, talvez esteja fazendo cara feia para esse prato.

Como eu sempre digo, viajar é desbravar o desconhecido. E isso não inclui só lugares, inclui também as tradições culinárias do destino. Dê uma chance ao Himmel un Ääd.  Você pode se surpreender!

Pesquise => Aluguel de carro no aeroporto de Colônia

 

2. Rheinischer Sauerbraten

Rheinischer Sauerbraten
Rheinischer Sauerbraten

Esse prato consiste de uma carne longamente marinada em vinho e vinagre. Ela é acompanhado de um molho bastante rico, batatas cozidas e repolho roxo.

Uma curiosidade aqui é que, apesar desse prato ser preparado com carne bovina, sua receita original utilizava o cavalo. Um animal pouco convencional — e um tanto chocante — para nós brasileiros.

Sauerbraten significa “assado azedo”, referindo-se à predominância do gosto do vinagre na carne, mesmo depois de cozida. Algo fácil de entender se você pensar que o tempo de repouso da marinada é de até dois dias. Esse tempo é suficiente para cada fibra da carne absorver o gosto dos ingredientes utilizados.

A marinada que, além do vinagre, também costuma ter vinho tinto, folhas de louro, cebola, zimbro e suco de maçã. Assim, se transforma em um molho denso e bastante rico em sabores depois que é fervido junto à carne já cozida, ao final do preparo.

Apesar de o gosto azedo ser bastante presente, a composição dos ingredientes traz o equilíbrio ideal em sabores, e vale a pena ser experimentado. O prato é finalizado com salsinha picada e, em alguns restaurantes em Colônia, com amêndoas em lascas. Uma delícia!

Por isso, quando buscar por onde ficar em Colônia, procure um lugar que tenha em sua proximidade essa deliciosa iguaria.

Divertido => Ônibus de comédia em Colônia

 

3. Eisbein

restaurantes em colonia
Eisbein, prato típico da culinária alemã

Se posso dizer que “mordi minha língua” em relação a algum prato da culinária alemã foi por causa do Eisbein. Meu marido — e grande companheiro de aventuras — não sossegou até provar o famoso joelho de porco em Colônia.  Preciso confessar que eu, por outro lado, não estava assim tão ansiosa.

Apesar de, na época, morar pertinho de Blumenau, em Santa Catarina — local que respira a cultura alemã e é casa da maior Oktoberfest fora da Alemanha — eu nunca tinha me dado a chance de provar este prato.

Como eu não poderia deixar de seguir o meu próprio conselho, de mergulhar fundo nas tradições e sabores típicos durante as viagens, chegou a hora de provar o Eisbein na sua terrinha de origem.

Depois de perguntar para os moradores locais sobre o melhor lugar onde comer joelho de porco em Colônia, chegamos ao Haxenhaus.

Foi uma das melhores experiências que já tive provando novas comidas! A pele por fora do Eisbein fica pururuca, então faz aquele “croc” delicioso quando você morde. Mas, por dentro, a carne continua macia e suculenta. E eu que pensava que joelho de porco seria só osso e cartilagem! Pobrezinha!

Continuando a tradição, o acompanhamento do joelho de porco em Colônia geralmente é composto por batatas, repolho e purê de maçã, variando um pouco a depender do restaurante que você escolher.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Alemanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Imperdível => Excursão histórica por Colônia

 

4. Mutzenmandeln

restaurantes em colonia
Mutzenmandel | Foto: Site oficial de Colônia – köeln.de

Eu acho que eu tenho dois estômagos: um para o salgado e outro para o doce.  Mas, algo me diz que não sou a única pessoa assim. Vai me dizer que você também não acaba arrumando um espacinho para uma sobremesa, mesmo depois de ter se esbaldado com os pratos salgados?

Sou apaixonada por doces e, embora venha me esforçando para não chutar o balde, nunca abro mão de um pouco de açúcar. Durante minha passagem por Colônia, por exemplo, não consegui passar desapercebida pelas Mutzenmandeln.

Esse é um doce típico da época de carnaval em Colônia, uma grande festa que também vale muito a pena conhecer. Apesar disso, ele é consumido durante todo o ano e pode ser encontrado na grande maioria das padarias na cidade. Principalmente por ser uma das comidas típicas alemãs.

A massa leva poucos ingredientes, como farinha, ovos, manteiga, açúcar e alguma bebida alcoólica, como rum ou conhaque. Embora obedeça ao formato tradicional de amêndoa, algumas receitas não a levam como ingrediente,. O nome, na verdade, ficou associado ao formato mesmo — Mandeln significa amêndoas.

Depois de tudo misturado, a massa é aberta com um rolo e cortada com a ajuda de forminhas.  As pequenas amêndoas são fritas em óleo quente e depois passadas no açúcar de confeiteiro.

As Mutzenmandeln são o acompanhamento perfeito daquele cafezinho ou cappuccino no meio da tarde, entre um passeio e outro pelas magníficas ruas de Colônia.

Me diz se tem alguma chance de isso não ficar bom?

Diferente => Tour no cemitério em Colônia

 

5. Cerveja Kölsch

cerveja kolsch alemanha
Cerveja Kölsch, natural da região de Colônia

Enfrentei um difícil dilema aqui:  coloco ou não coloco uma cerveja como sendo um “prato” típico? Pensando na importância da Kölsch para os alemães de Colônia e de como ela está presente como acompanhamento na maior parte dos pratos típicos servidos na cidade, foi impossível não a colocar na lista.

Talvez seja uma novidade para você, mas as cidades do país competem entre si para provar que têm as melhores cervejas alemãs. A representante de Colônia é a Kölsch, cerveja levemente amarga, cujo processo de produção destoa um pouco do restante das tradicionais cervejas alemãs.

Esse diferencial começou em 1603, quando alguns alemães se reuniram buscando fugir da “moda” das cervejas tipo Lager, que ainda são as mais comuns na Alemanha. Para isso, buscaram um processo de alta fermentação, à baixas temperaturas, enquanto a maturação da bebida é feita em ambientes com temperatura elevada.

Existe, inclusive, uma associação chamada de Kölsch Konvention. Ela determinou leis e regras para garantir que nenhuma cerveja produzida fora de Colônia possa ser rotulada como uma Kölsch. A coisa é séria mesmo!

Dito isso, se torna impossível visitar cervejarias ou restaurantes em Colônia e não pedir uma Cerveja Kölsch. Seja para acompanhar algum dos pratos típicos ou apenas para degustar e aproveitar o momento, estando em Colônia, essa é a bebida ideal!

Aproveite!=> Tour Segredos Cervejaria Kölsch

   

 

Principais restaurantes em Colônia

  1. Max Stark
  2. Em Bierstuffge
  3. Flohmarkt
  4. Gaststaette Bei Oma Kleinmann
  5. Haxenhaus
  6. Früh am Dom
  7. Amabile
  8. Gruber’s
  9. MaiBeck

 

Restaurantes baratos em Colônia

restaurantes em colonia
Restaurante Em Bierstuffge, em Colônia | Foto: Facebook Em Bierstuffge

1. Max Stark

Esse é um excelente restaurante em Colônia para quem procura um ambiente mais despojado, com várias opções de cerveja alemã e muita comida boa.

A especialidade da casa é o Schnitzel, servido com molho de cogumelos e acompanhado por uma batata frita feita de um jeito bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. Não é preciso fazer reserva nesse restaurante.

Quer mais notícias boas?  A Kölsch aqui custa só 1,70 Euro e os pratos do cardápio começam em 4,50 Euros. Essa é uma ótima notícia para quem quer economizar e não gastar toda sua moeda da Alemanha.

Endereço: Unter Kahlenhausen 47, 50668 Colônia, North Rhine-Westphalia, Alemanha.

Confira=> Curiosidades da Alemanha

 

2. Em Bierstuffge

O Em Bierstuffge é um restaurante em Colônia em estilo Pub. Ele serve alguns dos pratos mais tradicionais da Alemanha, além, é claro, da onipresente cerveja Kölsch. As mesinhas do lado de fora do restaurante são perfeitas para aqueles dias em que o clima na Alemanha estiver favorável.

Com uma boa qualidade de ingredientes e um preço acessível, esse é o restaurante ideal para você provar alguns dos petiscos alemães mais famosos, como é o caso da Currywurst que por aqui custa 8,50 Euros.

Não é preciso fazer reserva nesse restaurante, mas se quiser pegar uma mesinha do lado de fora aconselho chegar um pouquinho antes dos principais horários das refeições, como almoço e jantar.

Endereço: Graf-Gessler-Str. 1, 50679 Colônia, North Rhine-Westphalia, Alemanha.

Viagem=> Roteiro de Trem na Alemanha

 

3. Flohmarkt

Diferente das outras opções mostradas aqui, a Flohmarkt não é um restaurante, mas sim uma grande feira realizada todos os sábados às margens do Rio Reno, em Colônia. Nessa feirinha, é possível encontrar de tudo que você imagina: desde roupas, acessórios, louças e, é claro, comida.

Minha experiência como viajante mochileira nesse roteiro na Alemanha me mostrou que é possível provar comidas incríveis e de ótima qualidade mesmo nas barraquinhas de rua mais despretensiosas. Se quiser saber do que eu estou falando, visite a Flohmarkt em Colônia e aproveite para provar algumas das delícias oferecidas.

Endereço: vá até a Hohenzollernbrücke, as barracas normalmente começam a ser montadas a partir dela.

 

Restaurantes com custo-benefício em Colônia

comida na alemanha
Restaurante Bei Oma Kleinmann | Foto: Site Bei Oma Kleinmann

4. Gaststaette Bei Oma Kleinmann

Com uma comida tradicional e em estilo caseiro, esse restaurante se destaca principalmente pelo Schnitzel de vitela e de porco.  Além da qualidade dos pratos, as porções costumam ser muito bem servidas, o que faz dessa uma ótima opção considerando o custo-benefício.

O preço dos pratos principais varia entre 11,90 e 23,90 Euros. Que tal uma Kölsch para acompanhar por apenas 1,80 Euro o copo? As reservas podem ser feitas pelo site do restaurante, sendo bom ter em seu celular internet na Alemanha.

Endereço: Zuelpicher Str. 9, 50674 Colônia, North Rhine-Westphalia, Alemanha.

 

5. Haxenhaus

Esse é um dos restaurantes mais típicos da cidade de Colônia.  Por isso mesmo, costuma atrair muitos turistas e, em alguns casos, tornar um  pouco difícil a tarefa de conseguir uma mesa.

No entanto, pratos típicos deliciosos  fazem a espera valer a pena. Exemplos são o joelho de porco e versões mais contemporâneas como o de cordeiro, além de diversas opções em salsichas caseiras vendidas em metro – é sério!

Você pode pedir uma sopa de entrada, a partir de 5,95 Euros, e um joelho de porco com receita tradicional de Colônia por 17,95 Euros. Outro atrativo que faz valer a visita é a vista lindíssima do Rio Reno que se tem do restaurante, ótima para tirar fotos durante o verão na Alemanha. Reserve uma mesa pelo site do Haxenhaus.

Endereço: Frankenwerft 19, 50667 Colônia, North Rhine-Westphalia, Alemanha.

Para curtir=> Rota romântica na Alemanha

 

6. Früh am Dom

Sendo um restaurante bastante tradicional, o Früh am Dom tem como grande ponto de destaque a proximidade com a belíssima Catedral de Colônia. São apenas 200 metros de distância!

Além de possuir uma comida deliciosa e um ambiente muito agradável, esse restaurante é um dos poucos que fica aberto até tarde. Esse é  ponto bem positivo caso você queira estender o dia de diversão por Colônia.

O ponto forte do Restaurante Früh em Colônia é que ele também é uma das mais famosas cervejarias na cidade. Assim sendo, os pratos servidos são acompanhados das cervejas fabricadas por eles, dando um toque ainda mais artesanal à sua experiência. Não é preciso reservar mesa.

Endereço: Am Hof ​​12-18, 50667 Colônia, North Rhine-Westphalia, Alemanha

   

Divertido => Cruzeiro turístico em Colônia

 

Melhores restaurantes em Colônia

restaurantes em colonia
Restaurante Gruber’s | Foto: Site Gruber’s

7. Amabile

Se você quiser complementar sua experiência em Colônia aproveitando um pouco da gastronomia de luxo da cidade recomendo que visite o Amabile.

Tendo como linha principal as cozinhas alemã e mediterrânea, esse restaurante aposta no uso de produtos frescos e sazonais para compor sequências de pratos que são renovadas periodicamente.

Além das opções à la carte, é possível optar pelo menu especial de três pratos a 48 Euros ou de quatro pratos a 59 Euros. O restaurante é tão conhecido que pode ser considerado um dos pontos turísticos de Colônia. Para reservas, basta acessar o site do restaurante.

Endereço: Gorres Str. 2 | 50674 Cologne, 50674 Colônia, North Rhine-Westphalia, Alemanha.

Histórico=> Excursão História e Lendas de Colônia

 

8. Gruber’s

Com um cardápio sofisticado, que mescla cozinha austríaca com as principais referências de outros países da Europa central, o Gruber’s é a opção perfeita para elevar o nível gastronômico da sua viagem à Colônia.

Um dos pontos de destaque desse restaurante é a oferta de vinhos austríacos especiais como uma opção para além das cervejas alemãs tradicionais.

O restaurante também serve opções à la carte, mas é muito procurado pela sua sequência de pratos.  Os preços variam entre 52 a 70 Euros para o menu de 4 pratos e de 75 a 80 Euros para o menu composto por cinco especialidades da casa.

Os pratos são ótimos para comer acompanhado durante o inverno na Alemanha. Reservas pelo site.

Endereço: Clever Str. 32, 50668 Colônia, North Rhine-Westphalia, Alemanha.

Gastronomia=> Excursão Gastronômica em Südstadt

 

9. MaiBeck

Aqui você encontrará muitos pratos das cozinhas alemã e europeia apresentados através de uma releitura moderna. Ideal para aqueles que querem experimentar os sabores locais sem abrir mão da sofisticação.

Uma refeição completa por aqui custa em média 50 Euros por pessoa. Com um cardápio bastante variado, no MaiBeck você poderá optar entre saladas, peixes, carnes e deliciosas sobremesas. A fim de atender a todos os públicos, o restaurante possui opções especiais para vegetarianos, veganos e intolerantes ao glúten.

Esse é um dos restaurantes em Colônia que só trabalha com reservas por telefone ou e-mail, para grupos de no máximo 8 pessoas. Assim, coloca-lo em sua lista durante passeios na Alemanha é extremamente recomendado.

Endereço: Am Frankenturm 5, 50667 Colônia, North Rhine-Westphalia, Alemanha.

Único=> Viagem no tempo Realidade Virtual para antiga Colônia

 

Coma bem nos restaurantes de Colônia

Não faltam bons restaurantes em Colônia, desde aqueles mais simples e com preços mais acessíveis até opções mais glamorosas e com pratos sofisticados.

Não importa qual seja sua opção, para que você tenha uma experiência gastronômica satisfatória é preciso se planejar previamente e saber um pouco mais sobre o lugar que deseja visitar.

Se você gostou das dicas de restaurantes que eu dei aqui para você, saiba que existe outra fundamental:  leve dinheiro vivo.

Eu sei que nesses tempos modernos pode ser estranho dizer isso, mas muitos restaurantes e outros estabelecimentos na Alemanha não aceitam pagamentos com cartão de crédito.  Para evitar problemas tenha sempre dinheiro suficiente com você.

E aí, qual dos restaurantes de Colônia você mais quer conhecer? Deixe sua resposta nos comentários!

Gute Reise! (Boa Viagem!)

 

ESCRITO POR

Ana Paula Sborz

ESCRITO POR

Ana Paula Sborz

A Ana tem 30 poucos anos, se especializou em Administração de Empresas e fez parte do mundo corporativo por mais de 15 anos. Aos 31, fez sua primeira viagem internacional, um intercâmbio de 6 meses na Irlanda. Depois disso, emendou um mochilão pela Europa durante o qual conheceu 6 países, pessoas incríveis e uma nova paixão: viajar! Mora em Santa Catarina e já se mudou tantas vezes que a família a chama de cigana. Ama a natureza, filmes de suspense e seu filho de 4 patas, o Nick.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *