Alemanha no inverno: temperatura, o que levar e destinos para visitar

por Ana Paula Sborz

Alemanha no inverno: temperatura, o que levar e destinos para visitar

Visitar a Alemanha no inverno pode ser a melhor experiência da sua vida…ou então a pior! Deixa eu te explicar…

O inverno na Europa, em geral, pode ser bastante severo, principalmente para quem está acostumado ao clima tropical do Brasil. Se você não estiver preparado, pode não conseguir aproveitar seu roteiro pela Alemanha do jeito que gostaria.

Ter as roupas e calçados certos, proteger a pele e os lábios com um hidratante específico e manter-se sempre bem aquecido é o pacote padrão de medidas para que você tire o melhor proveito dos seus dias em terras alemãs.

Nesse artigo, vou te falar um pouco mais sobre o que levar para Alemanha no inverno, como programar seu roteiro e até mesmo dar algumas dicas especiais que vão te ajudar, por exemplo, a dirigir na Alemanha em dias de neve.

Escolhe um casaco quentinho, põe o gorro e a luva e vem comigo para mais essas dicas!

Planeje sua viagem => Hotéis na Alemanha

Seguro viagem Alemanha »

 

Quando começa o inverno na Alemanha?

Alemanha no inverno
A paisagem de Berlim muda completamente no inverno.

O inverno na Alemanha, como é na Europa, se inicia no dia 21 de dezembro e vai até o dia 20 de março. Nesse período, a média de temperatura costuma ficar em 5oC no país.

No entanto, algumas regiões podem experimentar temperaturas negativas durante o dia e, principalmente, à noite.

Em Hamburgo, as temperaturas mínimas durante os meses de dezembro e janeiro estão na casa de -1oC. Já em Munique, as mínimas podem chegar -3oC durante esses mesmos meses.

Mesmo com essas médias, as temperaturas em muitas cidades podem ser ainda mais baixas. Não é raro que, no pico do inverno, algumas localidades na Alemanha experimentem temperaturas negativas entre -10oC e -20oC.

Falando nas regiões alemãs, conheça o mapa da Alemanha, com as principais áreas turísticas do país.

Importante lembrar que temperatura, aquela registrada pelos termômetros, é diferente de sensação térmica. Dependendo de outros fatores como a velocidade do vento e a umidade do ar, a sensação de frio pode chegar a temperaturas ainda mais baixas.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Alemanha »

 

Vantagens de visitar a Alemanha no inverno

O que fazer em Berlim
Museus e pontos turísticos estarão bem menos lotados.

Uma das vantagens de fazer o seu roteiro pela Alemanha no inverno é que muitas das atrações como os museus, por exemplo, entram em baixa temporada.

Na maioria dos casos, isso significa que será bem mais fácil conseguir tickets e geralmente não há filas.

Além disso, um roteiro pela Alemanha na estação mais fria do ano passa a incluir algumas atrações típicas de inverno, como as pistas de patinação no gelo e os belíssimos mercados de Natal, que começam a ser montados em fins de novembro em todo o país.

Uma das características do inverno alemão é a neve, que costuma ocorrer em todas as regiões. Mas, os volumes de neve e os dias em que ela dá as caras mudam muito de ano para ano.

Em 2019, por exemplo, nevou na Alemanha em plena primavera!

A neve por si só já é uma atração maravilhosa, pois para nós, brasileiros, é algo fora da nossa realidade. Quem aí tem vontade de fazer o famoso anjinho na neve? Esse é um sonho que pode se tornar realidade se você viajar para Alemanha no inverno.

Como nem tudo são flores, existe um detalhe sobre a Alemanha no inverno que eu não curto muito… Amanhece por volta das 8 horas da manhã e perto das 4 horas da tarde o sol já está se pondo! Sim, os dias são bem mais curtos do que no verão.

Mas, isso não é problema se você organizar seus passeios da forma certa. A fim de aproveitar a luz do dia, planeje os passeios ao ar livre na parte da manhã.

Para o período da tarde, programe os passeios em lugares fechados, como museus e teatros, por exemplo.

Para que você aproveite ao máximo sua viagem, é preciso estar muito atento na hora de fazer as malas para passar a estação mais fria do ano em terras alemãs. Você sabe o que levar para Alemanha no inverno?

Barato => Excursão guiada em Berlim

 

Cuidados especiais na Alemanha no inverno

Alemanha no inverno
Você precisará de roupas adequadas | Foto: Sebastian Grünwald, via Creative Commons

Ver as paisagens branquinhas e sentir a neve fofa sobre os pés é uma experiência incrível. Mas, lembre-se de que a neve nada mais é do que a água no estado sólido. Então, ao derreter, molhará tudo o que estiver em contato com ela.

Em relação a isso, existe um ditado muito comum na Alemanha: “Es gibt kein schlechtes Wetter, nur falsche Kleidung!” Traduzindo para o português, essa frase significa que: não existe clima ruim, só roupas inadequadas!

Em geral, os casacos e os calçados que usamos no frio do Brasil não são ideais para a Alemanha no inverno.

Por isso, procure lojas especializadas, como é o caso das lojas de artigos esportivos para encontrar casacos impermeáveis e com a função chamada de “corta vento”.

O mesmo serve para os calçados, que devem ser impermeáveis e cujo solado deve ser tratorado para evitar que você escorregue no gelo. Luvas, cachecóis e gorro também são acessório indispensáveis.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Alemanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Pouca gente sabe, mas a pele também sofre muito por causa dos ventos gelados e precisa de cuidados. Para os lábios, um hidratante desses encontrados no Brasil mesmo já serve.

Já para a pele, é melhor deixar para comprar na Europa, pois existem alguns produtos específicos para sua proteção.

Ao chegar na Alemanha você encontrará em qualquer farmácia os chamados cold creams, que são hidratantes específicos e com uma consistência diferenciada que protegem a pele do vento e de possíveis queimaduras que podem ser causadas pelo frio.

 

Aluguel de carro no inverno

Alemanha no inverno
Dirigir na neve requer alguns cuidados e atenção redobrada.

Vai alugar um carro para percorrer seu roteiro no país? Saiba que dirigir na Alemanha no inverno pode ser um desafio. Veja mais sobre aluguel de carro na Alemanha.

Por mais que as prefeituras das cidades estejam super preparadas e sempre procurando limpar as vias, dirigir por uma estrada coberta de neve ou com uma simples camada de gelo exige muito mais atenção e cuidado.

O segredo para evitar acidentes se você decidir dirigir na Alemanha é reduzir a velocidade, ficar atento às placas de sinalização e prestar atenção no comportamento dos motoristas locais.

Observando quem já está acostumado a dirigir nessas condições, você pode evitar passar por locais mais perigosos e garantir a sua segurança.

Está pensando em alugar um carro para fazer sua viagem com mais comodidade? Então confira dicas para alugar carro barato.

Mágico => Roteiro de trem pela Alemanha

 

4 destinos para ir no inverno alemão

  1. Munique
  2. Heidelberg
  3. Hamburgo
  4. Nuremberg

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Munique

Castelos na Alemanha
Castelo de Neuschwanstein é ainda mais deslumbrante coberto de neve.

Se você já viu fotos da Alemanha no inverno deve ter percebido que a neve é um item que normalmente está presente.

Com a chegada dessa estação, as atrações turísticas do país também se transformam, ganhando uma cara completamente diferente do verão, como é o caso do Castelo Neuschwanstein.

Se você estiver em Munique no inverno, não deixe de incluir esse passeio em seu roteiro. O castelo fica pertinho da cidade e é possível visitá-lo fazendo um bate e volta. Agente aqui uma excursão ao Castelo de Neuschwanstein.

O Palácio de Nymphenburg também é uma atração muito procurada em Munique no inverno. Construído no ano de 1664, este foi o local de nascimento do Rei Ludwig II, o mesmo que construiu o Castelo Neuschwanstein.

Além de abrigar museus onde você poderá ver obras de arte e conhecer mais sobre os costumes e o estilo de vida da monarquia alemã no século XVII, saiba que o palácio está localizado em uma linda área verde de cerca de 80 hectares.

No local, jardins muito bem cuidados e fontes de água corrente podem ser apreciados durante o verão e primavera.  Já durante o inverno, o espaço se transforma e atrai muitas pessoas ansiosas por patinar nos seus canais congelados.

Sendo muito frequentados durante as épocas mais quentes do ano, os famosos Biergartens de Munique podem não ser uma boa ideia durante o inverno, ainda mais porque a grande maioria deles estará fechada durante os dias mais frios ou quando a neve aparecer.

Mas, não fique triste! A cerveja e as comidas típicas da Alemanha estão garantidas nas centenas de restaurantes da cidade.

Uma sugestão em Munique é a Hofbräuhaus, cuja animação e calor humano fará você esquecer as temperaturas baixas do lado de fora. Se estiver bem protegido do frio, vale agendar um tour a pé em Munique.

Ah, para finalizar as dicas sobre esse destino, não deixe de ler tudo sobre a Oktoberfest em Munique.

Prático => Ônibus turístico em Munique

 

Heidelberg

O que fazer na Alemanha no inverno
Heidelberg costuma ficar coberta de neve | Foto: MbahGondrong, via Creative Commons

Visitar a cidade de Heidelberg, no sudoeste da Alemanha, é uma mistura perfeita entre cultura, história e muita diversão.

Um dos principais pontos turísticos de Heidelberg é o seu palácio, localizado na montanha de Königstuhl. Sua arquitetura gótica e renascentista chama a atenção dos visitantes, que podem conhecer também o seu interior.

Para acessar o castelo você pode subir a pé os mais de 300 degraus até o topo da montanha, ou então usar o funicular, pequeno bonde que faz todo serviço para você. Marque seu passeio para o Castelo de Heidelberg.

Além de abrigar esse importante ponto turístico de Heidelberg, a montanha Königstuhl ganha uma nova importância durante o inverno alemão.

Com a chegada da neve, o local se torna um dos lugares preferidos na cidade para que crianças e adultos aproveitem o dia divertindo-se em cima de trenós.

Outro ponto positivo de estar no topo dessa montanha é que ele permite uma vista única de Heidelberg. No inverno, os telhados cobertos de neve branquinha compõem com o céu cinzento, criando um cenário que você não esquecerá tão cedo!

A região nos arredores do Castelo de Heidelberg também é a escolhida para abrigar os mercados de Natal na cidade.

Nada combina mais com o inverno na Alemanha do que a decoração de Natal, o cheiro delicioso das comidas típicas e uma xícara de alguma bebida quentinha.

Além disso, normalmente são montados rinques de gelo, onde você pode alugar patins e se divertir por horas. Veja como ter internet na Alemanha para registrar essas experiências.

Medieval => Excursão em Heidelberg

 

Hamburgo

Inverno em Hamburgo
Quem procura neve também não vai se decepcionar em Hamburgo.

Como em Hamburgo o volume de chuvas costuma ser bem alto durante o inverno, é importante colocar em seu roteiro atrações em locais mais protegidos do clima, que às vezes pode ser hostil.

Se você quiser aproveitar o inverno em Hamburgo, norte da Alemanha, para esquiar no gelo, precisa conhecer a Snow Dome, que fica a apenas 30 minutos de carro ao sul da cidade, na pequena localidade de Bispingen.

O grande diferencial do Snow Dome é que o local onde as pessoas se divertem deslizando no gelo é coberto, impedindo que as chuvas ou os ventos mais fortes estraguem a diversão.

Visitar Hamburgo no inverno também é uma ótima oportunidade de conhecer alguns dos vários museus que existem na cidade, fugindo do grande movimento do verão na Alemanha.

Um dos museus que atraem muitos visitantes é o Cap. San Diego, que é um antigo navio de carga que foi transformado em museu.

Ao embarcar, participe de uma visita guiada pelos corredores dessa embarcação e conheça mais sobre como era o dia a dia de seus tripulantes.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Se quiser complementar a experiência e saber como é passar uma noite a bordo de um navio cargueiro, saiba que há quartos disponíveis para reserva.

Outro museu muito interessante é o Speicherstadt, que possui duas exibições permanentes e intrigantes, ambas focadas no assunto inclusão.

A primeira delas se chama Dialog im Dunkeln, que em português significa “Diálogo no Escuro”. A mostra interativa coloca o visitante em situações do cotidiano do ponto de vista das pessoas cegas, estimulando a empatia.

Outra mostra adicionada em 2014 foi a Dialog im Stillen, “Diálogo no Silêncio”, que tem a mesma proposta da amostra anterior, mas nesse caso tem as dificuldades das pessoas surdas como ponto de partida.

Essa é a oportunidade perfeita para aproveitar tudo o que há de bom no seu roteiro pela Alemanha no inverno e ainda voltar para casa com várias lições valiosas para a vida.

Ah, e em dezembro, confira uma excursão Luzes do Porto de Hamburgo.

Privado => Excursão particular de carro por Hamburgo

 

Nuremberg

Inverno na Alemanha
Telhados cobertos de neve em uma fria manhã de inverno em Nuremberg.

Uma das coisas que mais faz sucesso em Nuremberg no inverno é a culinária local.

Você não pode deixar de provar o tradicionalíssimo Lebkuchen, delicioso biscoito de gengibre, acompanhado por uma xícara de chocolate quente. Não há frio que resista à essa combinação!

Nuremberg tem um dos mercados de Natal mais antigos da Alemanha, o que faz com que seja um dos maiores e mais procurados também.

O perfume do Glühwein, vinho quente fervido com especiarias que é muito consumido nessa época do ano, invade os pequenos corredores entre as barracas, misturando-se a outras delícias como a Bratwurst, salsicha alemã servida no pão com alguns molhos, principalmente a mostarda.

Além das diversas opções de comidas e bebidas, há muito entretenimento também. Sabe aqueles carrosséis coloridos e cheios de luzes que a gente vê na tela do cinema? Nuremberg tem!

O clima mágico fica ainda mais completo com os trenzinhos que levam as crianças para um passeio cheio de diversão.

Na maioria dos anos, também é instalado um aparelho que produz uma chuva de espuma, que imita a neve quando o tempo não está propício para a neve de verdade.

Visitar um mercado de Natal no inverno de Nuremberg é um festival para todos os seus sentidos.

Outro passeio bacana para conhecer o lado histórico da cidade é o tour medieval em Nuremberg ou um tour histórico Old Town em Nuremberg.

Recomendo => Passeio de trem turístico por Nuremberg

 

Que tal curtir o inverno na Alemanha?

Para mim, o inverno alemão é uma das estações mais charmosas do ano, permitindo viver experiências únicas, principalmente para quem mora em um país tropical, como é o caso do Brasil.

As paisagens da Alemanha se transformam durante o ano, ganhando pinceladas de cores diferentes conforme as estações vão mudando.

Chega de ficar só vendo fotos da Alemanha no inverno, se planeje e vá pessoalmente conhecer a magia desse lugar!

Agora que você já sabe o que levar para Alemanha no inverno, ficará protegido do frio e poderá aproveitar ao máximo a sua experiência na terra da cerveja.

Quer ainda mais conselhos para ter a viagem perfeita? Confira dicas para viajar na Alemanha e também um guia completo com 10 cidades da Alemanha que você precisa conhecer! Depois de tudo isso, faça as malas e Gute Reise!

Ficou com alguma dúvida sobre como é viajar para a Alemanha no inverno? Deixe sua pergunta nos comentário!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Ana Paula Sborz

ESCRITO POR

Ana Paula Sborz

A Ana tem 30 poucos anos, se especializou em Administração de Empresas e fez parte do mundo corporativo por mais de 15 anos. Aos 31, fez sua primeira viagem internacional, um intercâmbio de 6 meses na Irlanda. Depois disso, emendou um mochilão pela Europa durante o qual conheceu 6 países, pessoas incríveis e uma nova paixão: viajar! Mora em Santa Catarina e já se mudou tantas vezes que a família a chama de cigana. Ama a natureza, filmes de suspense e seu filho de 4 patas, o Nick.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *