Castelo de Neuschwanstein: como ir, comprar ingressos e dicas

Castelo de Neuschwanstein: como ir, comprar ingressos e dicas

O Castelo de Neuschwanstein é um destino muito procurado por turistas de todas as partes do mundo. Eu já tinha visto esse castelo em diversas fotos antes de ir conhecê-lo. Fiquei com vontade de ver por dentro e explorar seu interior

Posso dizer que me surpreendi demais quando o vi pessoalmente. A magia do lugar arrepia! É conhecido por muitas pessoas como o castelo da Cinderela.

E, de fato, o Neuschwanstein realmente serviu de inspiração para Walt Disney na criação de suas histórias e continua inspirando a todos que tem a oportunidade de vê-lo de pertinho.

Além de ver a beleza dessa construção que desafia a gravidade no topo de uma colina rochosa, mergulhar na história sobre como ela foi idealizada e construída pelo Rei Ludwig II torna esse passeio ainda mais especial.

Sendo esse o meu castelo preferido entre todos os que já conheci, na Alemanha ou não, e não podia deixar de dividir com você dicas importantes sobre ele.

Nesse artigo, vou te conto sobre as circunstâncias que envolveram a construção do castelo, as belezas que encontrará em seus arredores, como você pode adquirir os ingressos e como chegar a essa atração.

Planeje sua viagem => Hotéis na Alemanha

Seguro viagem para Alemanha »

 

Tudo sobre o Castelo de Neuschwanstein

castelo de neuschwanstein onde fica
Vista do Neuschwanstein a partir da Marienbrücke | Foto: Ana Paula Sborz.

Se você está escolhendo os pontos turísticos da Alemanha para aproveitar durante seu roteiro, recomendo que inclua Neuschwanstein em seus passeios. Por isso, neste artigo falarei sobre:

  • História do Castelo de Neuschwanstein
  • Como chegar no Castelo de Neuschwanstein
  • Mapa do Castelo de Neuschwanstein
  • O que fazer em Castelo de Neuschwanstein
  • Tours e excursões para o Castelo de Neuschwanstein
  • Hotéis perto do Castelo de Neuschwanstein
  • Dicas do Castelo de Neuschwanstein
  • Curiosidades do Castelo de Neuschwanstein

CLIQUE AQUI para agendar passeios ao Castelo de Neuschwanstein »

 

Como visitar o Castelo de Neuschwanstein

História do Castelo de Neuschwanstein

castelo de neuschwanstein castelo de hohenschwangau
Castelo de Neuschwanstein por Christian Jank, 1869 | Foto: Site oficial.

A história conta que o grande idealizador do Castelo de Neuschwanstein, o Rei Ludwig II, teria projetado essa construção colossal para se isolar das pessoas da cidade. A justificativa é de que ele seria muito tímido.

Além disso, ele também questionava alguns comportamentos que julgava impróprios na comunidade. Isso, baseado nas suas crenças religiosas.

O problema, é que Ludwig teria ficado tão obcecado pela construção, que acabou perdendo a razão e todo o seu dinheiro durante a empreitada.

O rei teria ficado abalado psicologicamente de tal forma, que foi decidido pelo conselho superior da época que ele perdesse o trono e fosse exilado.

castelo de neuschwanstein tickets
Vista do edifício do portão | Foto: Site oficial.

Curiosamente, a grandiosa obra do Castelo de Neuschwanstein foi finalizada apenas 7 semanas após a sua morte. A morte, inclusive, é um evento envolto em certo mistério.

Os registros relatam a morte do rei como tendo sido um afogamento auto infligido, ou seja, suicídio. No entanto, diversos historiadores contestam essa versão.

O fato é que o Rei Ludwig II não teve a oportunidade de ver a sua grandiosa obra concluída.

Outro ponto interessante, é que o local que deveria ser um refúgio acabou se tornando uma das atrações mais visitadas de toda a Europa.

castelo neuschwanstein site oficial
Foto da obra do castelo | Foto: Site oficial.

O castelo começou a ser construído em 1868 e foi aberto para visitação no ano de 1886 – mas as obras foram consideradas finalizadas apenas em 1892.

Atualmente, o Castelo de Neuschwanstein chega a receber mais de 1,4 milhões de turistas a cada ano.

O legado do Rei Ludwig II inclui, além do Castelo de Neuschwanstein, o Palácio Linderhof, a Königshaus am Schachen.

E ainda, o Novo Castelo de Herrenchiemsee e o “castelo velho” conhecido como Mosteiro Agostiniano de Herrenchiemsee.

Munique => Tour a Neuschwanstein, Palácio de Linderhof, Oberammergau

 

Como chegar no Castelo de Neuschwanstein

castelo de neuschwanstein e linderhof
Você pode usar transporte público ou ir de carro alugado.

Localizado entre as cidades de Schwangau e Füssen, o Castelo pode ser acessado através do sistema público de transporte alemão.

E isso serve tanto para quem vem de alguma dessas duas cidades ou está hospedado em Munique. No entanto, é preciso estar atento à disponibilidade de horários para evitar perder tempo demais com deslocamentos.

Veja quais são os principais meios de transporte na Alemanha. Se você quer ter maior flexibilidade e liberdade de horários, pode optar pelo aluguel de carro na Alemanha.

Assim, consegue se deslocar com mais facilidade entre o local onde está hospedado e essa atração turística imperdível.

neuschwanstein castle
Rota a pé e de charrete ao castelo | Foto: Site oficial.

Além disso, ter um carro disponível possibilita que você explore uma área mais ampla e tenha acesso a outras atrações e cenários, enriquecendo ainda mais a sua experiência.

A subida a pé até o topo da colina onde fica o Castelo de Neuschwanstein leva em torno de 30 minutos. O tempo depende um pouco da sua velocidade e disposição, além do clima.

Eu levei um pouco mais porque fui parando, tirando fotos, dando um tempinho para respirar o ar puro daquela floresta linda, e por aí vai. Se você preferir, é possível fazer essa subida de uma forma diferente: de charrete!

castelo da cinderela
Castelo de Neuschwanstein, fica no topo da colina.

É uma ótima opção para pessoas mais velhas, famílias com crianças ou para quem pretende visitar a Alemanha no inverno.

O valor para subir a colina dessa forma era 7 euros e, se quisesse descer por esse meio também, são mais 3,50 euros.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Alemanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Durante os meses mais quentes do verão na Alemanha, há pequenos ônibus que também oferecem o trajeto. O valor, nesse caso, precisa ser consultado com cada motorista, pois pode variar.

Particular => Excursão à região de Garmisch-Partenkirchen

 

Mapa do Castelo de Neuschwanstein

O Castelo de Neuschwanstein fica em uma região bastante turística da Alemanha, onde também há outras atrações a serem aproveitadas. Ao chegar nas redondezas, de carro ou de transporte público, você terá acesso à vários comércios locais.

O Castelo de Hohenschwangau, primeira grande atração a ser acessada, fica na parte de baixo da colina. Foi aqui que o Rei Ludwig II, criador do Neuschwanstein, passou toda a sua juventude.

Esse castelo foi totalmente reconstruído pelo Rei Maximiliano, pai de Ludwig II, após ter sido destruído durante as guerras lideradas por Napoleão.

ponte castelo neuschwanstein
Na parte baixa da colina fica o Castelo de Hohenschwangau.

Muitos dos espaços desse castelo estão intocados, e refletem com exatidão como era viver como um nobre daquela época.

O Castelo de Neuschwanstein fica no topo da colina, onde é possível visitar sua parte externa livremente e seu interior mediante à compra de tickets de entrada.

A área externa possibilita uma vista incrível das redondezas, com destaque para os lagos de uma cor azul extraordinária. Destaque para os monumentos em forma de cisne, animal que inspirou o nome do castelo.

mapa do Castelo de Neuschwanstein
Mapa do castelo | Foto: Site oficial.

O passeio pela parte interior da construção costuma começar no pátio inferior, onde poderão ser apreciadas diversas pinturas nas paredes, retratando a saga de Sigurd, história famosa do folclore alemão.

Em seguida, adentra-se na sala do trono, adornada por diversas pinturas e acabamentos na cor de ouro que completam a visão espetacular do espaço, que tem em seu centro um belíssimo lustre de quase 4 metros de altura.

O passeio continua com uma visita à sala de jantar do castelo, bem como ao quarto do Rei e a capela de orações.

Castelo de Neuschwanstein sala do castelo
Sala de canto do castelo | Foto: Site oficial.

Entre a sala de estar e a sala de estudos, também localizadas no piso inferior, uma grata surpresa: uma gruta e um jardim de inverno.

Apaixonado por artes e música, o Rei Ludwig II fez questão de adornar praticamente todas as paredes e boa parte do teto do castelo com pinturas retratando histórias antigas e poemas.

Um grande espaço da construção também foi destinado a uma sala de canto, compondo outra importante parte do castelo: o salão de bailes. O passeio costuma terminar na cozinha do palácio.

Opção => Excursão ao Castelo de Neuschwanstein e Cervejaria Alpina

 

   

Como funciona: horários de visitação, tickets

ingresso para o Castelo de Neuschwanstein
Há três atrações no complexo.

O Castelo de Neuschwanstein tem tickets disponíveis para compra antecipada no site oficial da atração e também no local — atente-se para o risco de não haver disponibilidade caso deixe para comprar no dia da visita.

Neste passeio, você poderá visitar três diferentes atrações:

  • O Castelo de Neuschwanstein
  • O Museu dos Reis Bávaros
  • O Castelo de Hohenschwangau

Quando for comprar os tickets, você já deverá selecionar quais opções deseja incluir no seu passeio. Fazendo combinações entre eles, o valor individual de cada atração fica menor.

melhores atrações da alemanha
Você pode fazer 4 diferentes combinações de visitação.

As combinações possíveis são:

  • Königsticket: inclui os dois castelos.
  • Prinzenticket: reúne o Museu dos Reis Bávaros e o Castelo de Neuschwanstein.
  • Wittelsbach-Ticket: Museu dos Reis Bávaros e Castelo de Hohenschwangau.
  • Schwanenticket: reúne as três atrações.

A retirada dos bilhetes para acesso deve ser feita na central de ingressos que fica na vila de Hohenschwangau, passagem obrigatória antes de chegar ao castelo.

Para garantir a reserva, é preciso fazê-la com no mínimo dois dias de antecedência da data da visitação.

É preciso lembrar que há a influência do clima na Alemanha nesta atração e os horários de funcionamento também variam conforme as estações do ano.

No inverno, é possível visitar os castelos das 8h30 às 15h30. Já no verão, os portões abrem mais cedo às 7h30 estendendo o horário de visitação até às 17 horas.

Premium => Tour ao Castelo de Neuschwanstein

 

O que fazer em Castelo de Neuschwanstein

O que ver no Castelo de Neuschwanstein
Prepara-se para caminhar bastante.

Como há muita coisa a apreciar neste passeio, prepare-se para caminhar bastante. Isso significa que você deve se vestir com calçados confortáveis e roupas adequadas ao clima predominante no dia do seu passeio.

Lembre-se do protetor solar e de levar uma garrafinha de água. Na minha opinião, a possibilidade de caminhar ao redor dos castelos aproveitando a rica natureza e o ar puro da Baviera, já é um programa e tanto.

Como eu já disse, é possível subir a colina até o Castelo de Neuschwanstein a bordo de um ônibus ou de charrete.  Mas, se você possui boa saúde e se sua condição física permitir, recomendo que faça essa subida a pé.

As paisagens que se revelam a cada passo são incríveis e tornam a experiência ainda mais inesquecível. Tire um tempo, por exemplo, para apreciar as águas do Rio Pöllat e do Lago Hohenschwangau.

Eles têm uma cor azul tão profunda e bonita como nunca vi igual. A visita a essa atração também é uma ótima oportunidade de conhecer o estilo de vida e os costumes de uma família da realeza.

Cidades Mágicas => Roteiro de trem na Alemanha

 

Tours e excursões para o Castelo de Neuschwanstein

GYG tem diversas excursões ao castelo.

Que tal conhecer as belezas do extremo sul da Alemanha em uma excursão pelos Castelos de Neuschwanstein e Linderhof? Esse passeio imperdível oferecido pelo Get Your Guide tem a duração de 10h30.

Além dos dois principais castelos construídos pelo enigmático Rei Ludwig II, você também conhecerá um pouco mais sobre o local onde ele passou sua infância e adolescência: o Hohenschwangau.

Essa é uma ótima oportunidade de mergulhar na história e conhecer um pouco mais a fundo a vida e o legado daquele que ficou conhecido como o Rei louco.

Com chegada e partida na cidade de Munique, o segundo passeio muito recomendado é a excursão ao Castelo de Neuschwanstein que tem ao todo 9h30 de duração.

Cidade de Füssen.

A bordo de um ônibus ou trem você fará um passeio de cerca de duas horas pelo interior do Estado da Baviera, explorando a cidade de Füssen e a região que fica localizada aos pés dos Alpes.

Os participantes desse passeio têm a facilidade de não precisar pegar filas para entrar no Castelo Neuschwanstein. Se estiver viajando com amigos ou em família, faça o tour pelo Castelo de Neuschwanstein para grupos.

Além da visita ao castelo, esse passeio inesquecível de um dia inteiro inclui uma passagem pela igreja de Wieskirche e uma visita a uma tradicional fazenda na região da Baviera.

Depois dos passeios pelos castelos, você terá a oportunidade de experimentar salsichas artesanais e deliciosos queijos que seguem um tradicional processo de fabricação. Quer jeito melhor de terminar o dia?

Regiões turísticas => Mapa da Alemanha

 

Hotéis perto do Castelo de Neuschwanstein

Hotéis perto do Castelo de Neuschwanstein
Hotel Müller | Foto: Booking.

O Hotel Müller fica localizado a menos de 1 km do Castelo de Neuschwanstein e a cerca de 200 metros do Castelo de Hohenschwangau.

Já imaginou acordar de manhã e ter como vista da sua janela o famoso castelo da Cinderela?  É isso que você terá se hospedando aqui.

Além da facilidade que está localizado praticamente aos pés dos castelos mais famosos da Alemanha o Hotel Müller também oferece um amplo leque de comodidades:

  • estacionamento gratuito e público;
  • acesso ao wi-fi sem custo adicional;
  • aceita animais de estimação;
  • oferece bicicletas para passeios ao redor do hotel,
  • possui um restaurante internacional aberto durante todo dia com menu à la carte.
hoteis em Füssen
Vila Ludwig Suíte Hotel | Foto: Booking.

Localização é um dos pontos fortes do Vila Ludwig Suíte Hotel, que fica aos pés da colina que leva aos dois castelos.

Além da proximidade com essa incrível atração turística, o hotel inclui amenidades interessantes como sauna finlandesa, banheiras de hidromassagem e um delicioso buffet de café da manhã.

Pela proximidade dessa propriedade com a cidade de Füssen — apenas 10 minutinhos de carro —, esse hotel também é uma ótima escolha para aqueles em passeio pela Rota Romântica.

Outros pontos de destaque dessa acomodação são:

  • suítes temáticas exclusivas para adultos;
  • aluguel de equipamentos de esportes como tênis e badminton;
  • atendimento em quatro idiomas (inglês, alemão, espanhol e italiano);
  • espaço para a prática de minigolfe,
  • serviços de massagem e centro de bem-estar.
hoteis com restaurante na alemanha
Hotel Alpenstuben | Foto: Booking.

O Hotel Alpenstuben possui uma estrutura tradicional e uma administração familiar, ampliando ainda mais o sentimento de aconchego.

O restaurante do hotel oferece um farto café da manhã e também tem opções da culinária típica alemã para o jantar, sob reserva.

   

Os castelos de Hohenschwangau e Neuschwanstein estão a menos de 800 metros de distância. Algumas suítes, inclusive, têm eles como um belo presente na vista obtida através de suas janelas.

Outras amenidades dessa acomodação incluem:

  • caixa eletrônico disponível;
  • acessórios para pets que se hospedam junto a seus tutores;
  • cardápios especiais para atendimento a restrições alimentares;
  • escola de esqui,
  • terraço ao ar livre.

Ingresso => Ônibus turísticos em Munique

 

Dicas para aproveitar o Castelo de Neuschwanstein

Dicas para aproveitar o Castelo de Neuschwanstein
Há restaurantes e hotéis localizados ao pé da colina.

Antes de começar a subida para o castelo você terá acesso a diversas opções em gastronomia. Restaurantes especializados e até mesmo os hotéis localizados ao pé da colina oferecem incríveis opções de pratos.

Um grande oportunidade de experimentar as comidas típicas da Alemanha. Durante a subida, pouco antes de chegar até o castelo, você também poderá encontrar quiosques que oferecem bebidas e lanches.

A melhor vista do castelo, e aquela que proporcionou melhor ângulo para fotos é obtida sobre a Marienbrücke.

A ponte do Castelo do Neuschwanstein foi construída como uma homenagem do Rei Maximiliano (pai de Ludwig II) à sua esposa, a Rainha Marie.

Marienbrücke
Ponte do castelo | Foto: Robert Böck, via Wikimedia Commons.

Durante o inverno, especialmente nos dias em que o tempo está muito ruim, a ponte fica fechada por motivos de segurança.

Embora você possa presenciar alguns espertinhos passando por cima das faixas e ignorando as proibições de acesso, não faça o mesmo!

Como você poderá ver, uma queda nesse ponto é inevitavelmente fatal, dada a grande altura entre a ponte e o rio. São mais de 90 metros de altura!

No caso de neve muito densa ou ventanias, estar sobre a ponte pode ser muito perigoso.

mapa da alemanha
Não se pode fazer imagens internas, como deste quarto | Foto: Site oficial.

Não são permitidas fotos nem filmagens no interior do Castelo, então, foque toda a sua atenção em viver o momento, apreciar ao máximo o passeio e aprender ainda mais sobre a história do lugar.

Uma grande reforma, incluindo trabalhos de restauração de paredes, teto e obras de arte, começou a ser feita no castelo no ano de 2016.

Como este é um atrativo sempre muito procurado pelos visitantes, e também por conta de seu tamanho, esse processo de reforma está sendo realizado por etapas. O término das obras está previsto para o ano de 2022.

Isso significa que se você for visitar o castelo até essa data, encontrará algumas áreas isoladas por conta das restaurações.

castelos mais bonitos da alemanha
Salão do trono | Foto: Site oficial.

Ainda assim, há uma preocupação constante dos gestores dessa grande atração em manter um acesso amplo a todos os cômodos e áreas, mesmo durante esse processo.

Para isso, são tomadas medidas de segurança para que os visitantes possam se aproximar sem correr riscos de acidentes. Então, respeite as sinalizações.

Imperdíveis => Feriados na Alemanha

 

Curiosidades do Castelo de Neuschwanstein

Rei Ludwig II
Há um passeio virtual pelo Castelo Neuschwanstein.
  1. O nome Neuschwanstein pode ser traduzido como “novo cisne de pedra”, e surgiu a partir da paixão que o Rei Ludwig II tinha pelo animal.
  2. Apesar de sua grande fixação pela obra, o Rei Ludwig II morou nesse castelo por apenas 172 dias, até o seu falecimento em 13 de junho de 1886.
  3. Pode parecer estranho associar o termo modernidade à cozinha de um castelo construído em meados do século 19. No entanto, facilidades como água corrente, um engenho a vapor e aquecimento canalizado tornam esse espaço uma grande inovação para a época.
  4. O corpo do Rei Ludwig II foi encontrado no Lago Starnberger, local onde ele teria se afogado propositalmente. Esse lago fica a cerca de 90 km do Castelo Neuschwanstein. Como já comentado, as causas e as circunstâncias da morte do Rei ainda geram discussões.
  5. É possível fazer um passeio virtual pelo Castelo Neuschwanstein no site oficial! É uma forma de ter uma noção da beleza do lugar e aumentar ainda mais a vontade de visitá-lo pessoalmente.

Particular => Tour ao Castelo de Neuschwanstein e Linderhof

 

Atrativos além do Castelo de Neuschwanstein

O Castelo de Neuschwanstein e o Castelo de Hohenschwangau são atrações importantes o suficiente para atrair turistas que vão exclusivamente visitá-las.

No entanto, Füssen e Schwangau também se tornam uma agradável surpresa para aqueles que decidem explorar os arredores.

Por isso, aconselho que você inclua um dia a mais no seu roteiro para conhecer essas cidades da Alemanha.

Ansioso para viver um dia inteirinho no mundo mágico dos castelos? Conte com a Quero Viajar Mais para ter dicas incríveis de como elaborar seu  e aproveitar ao máximo as delícias desse país.

Comente aqui embaixo sobre o que você mais gostou desse destino. Adoramos saber mais sobre você!

Tschüss!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Ana Paula Sborz

ESCRITO POR

Ana Paula Sborz

A Ana tem 30 poucos anos, se especializou em Administração de Empresas e fez parte do mundo corporativo por mais de 15 anos. Aos 31, fez sua primeira viagem internacional, um intercâmbio de 6 meses na Irlanda. Depois disso, emendou um mochilão pela Europa durante o qual conheceu 6 países, pessoas incríveis e uma nova paixão: viajar! Mora em Santa Catarina e já se mudou tantas vezes que a família a chama de cigana. Ama a natureza, filmes de suspense e seu filho de 4 patas, o Nick.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *