Alemanha no verão: clima em junho, julho e agosto

por Ana Paula Sborz

Alemanha no verão: clima em junho, julho e agosto

Viajar para a Alemanha no verão é uma experiência única! Essa é a época do ano em que as cidades ganham mais vida, os dias são mais longos — bota longos nisso — e as atividades ao ar livre ocupam muito mais espaço na vida dos alemães.

Enquanto no Brasil o inverno marca presença, o clima na Alemanha em junho, julho e agosto convida para passeios no parque, pedaladas ao ar livre e até mesmo mergulhos em rios e lagos.

Em geral, as estações do ano na Alemanha são bem definidas, mas é claro que mudanças repentinas não estão descartadas! Não é incomum que o sol dê lugar à chuva em menos de 10 minutos e vice e versa, mas tudo isso faz parte da experiência, não é mesmo?

Por falar em experiência, se você é uma daquelas pessoas que acham que a Europa só combina com frio, precisa conhecer a Alemanha no verão.

Com temperaturas que farão você lembrar do verão tupiniquim, o verão alemão adiciona uma infinidade de novas atrações e surpresas ao seu roteiro. Se você já foi para a Alemanha no inverno ou no outono, por exemplo, precisa ir novamente na estação mais quente do ano.

Para te ajudar a aproveitar o melhor do verão em solo alemão, separei informações importantes e até mesmo algumas dicas de onde ir e o que fazer caso você escolha fazer um roteiro pela Alemanha nessa época do ano.

Já começo com uma dica importante: coloque os óculos de sol, o chapéu e o protetor solar na mala, você vai precisar!

Planeje sua viagem => Hotéis na Alemanha

Seguro viagem Alemanha »

 

Quando começa o verão na Alemanha?

Verão na Alemanha
Os dias de verão costumam ter céu azul e altas temperaturas.

O verão na Alemanha, assim como em toda a Europa, vai de 20 de junho a 22 de setembro e a temperatura média oscila conforme vai chegando o pico do verão, entre fins de julho e agosto.

O clima na Alemanha em junho começa a mudar na metade do mês, quando a primavera dá lugar ao verão. As temperaturas costumam ficar entre 15 e 24oC, começando a permitir que as pessoas deixem os casacos em casa.

Nessa época do ano, as pessoas começam a sair mais e a dar preferência a atividades ao ar livre.

Os piqueniques e a prática de esportes aumentam, e também é possível notar que a circulação de turistas pela Alemanha fica bem maior. Ao contrário dos meses mais frios, os meses de verão chamam as pessoas para a rua.

O clima na Alemanha em julho tende a ser o mais quente de todo o ano. Apesar da temperatura média ficar na casa dos 18oC, os termômetros podem subir para muito acima disso.

Um exemplo de como o clima na Alemanha em julho pode superar essas médias, foi o ano de 2019, que registrou a surpreendente temperatura de 40,9oC.

Na verdade, 2019 foi um verão muito quente em toda a Europa e as temperaturas bateram recordes em vários outros países também.

O clima na Alemanha em agosto mantém as temperaturas elevadas, mas dentro de uma média mais baixa, que fica em torno dos 18oC.

Em agosto já é possível perceber que os dias começam a escurecer mais cedo, iniciando o processo de entrada no outono.

Se você ficou curioso para saber os detalhes das outras estações do ano no país, confira tudo sobre a Alemanha no inverno.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Alemanha »

 

Cuidados na Alemanha no verão

Berlim verão
Roupas frescas e de algodão são a melhor pedida para o verão alemão.

Uma dica fundamental para que você possa aproveitar a Alemanha no verão sem preocupações é cuidar da sua saúde. O que eu quero dizer com isso?

Não se engane com o sol, mesmo que haja um ventinho fresco, o uso de protetor solar não é algo a ser negociado. Por isso, use!

Óculos de sol e chapéu ajudam a proteger os olhos e o rosto dos raios solares, e ainda diminuem a sensação de calor nos dias mais quentes. Escolher bem o que vai vestir também é importante.

Não faça como eu na minha primeira viagem para a Alemanha no verão… Eu achei que ficaria bem passeando pelas cidades usando calças jeans em meados de julho. Péssima ideia!

Prefira roupas leves e confortáveis, de preferência de algodão. Beber muita água também ajuda a espantar o calor e a se manter hidratado.

Portanto, se quiser beber cerveja, beba, mas intercale com água para manter sua saúde em dia até o final do passeio.

Ah, e falando em cerveja, leia também um guia completo sobre a principal festa da cerveja alemã, a Oktoberfest de Munique.

Barato => Excursão guiada em Berlim

 

O muda na Alemanha no verão?

Berlim no verão
Locais e turistas se espalham pela grama em frente à catedral de Berlim.

Com a chegada do sol e do calor, a paisagem na Alemanha muda radicalmente e eu não estou falando apenas da cor do céu ou da natureza que revela toda sua beleza. O clima é outro e a energia também. A vida acontece é do lado de fora.

Só no verão você vai encontrar um cenário que não existe em nenhuma outra estação do ano na Alemanha: centenas de pessoas sentadas ou deitadas sobre toalhas em qualquer área verde das cidades, mesmo nos grandes centros urbanos.

Praças, parques e beiras de lagos e rios passam a ser os lugares mais frequentados pelos alemães nessa estação.

Ah, deixa eu te contar! Ao contrário do inverno, quando o sol começa a se pôr às 4 horas da tarde, no alto verão a escuridão só chega a partir das 10 horas da noite. Veja como ter internet na Alemanha para pesquisar sobre o clima durante a viagem.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Alemanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O dia também começa mais cedo. Às vezes, durante os dias mais longos do verão, o sol já dá as caras antes das 5 da manhã. A natureza é realmente muito sábia!

Criando as condições perfeitas para que possamos aproveitar ainda mais os nossos dias de verão na Alemanha.

Prático => Roteiro de trem pela Alemanha

 

Piqueniques no verão alemão

Sombra e água fresca é bom. Mas, que tal cerveja e churrasco? Um dos programas preferidos dos alemães nessa estação do ano são os piqueniques.

As pessoas costumam comprar bebidas — especialmente cerveja — e algumas comidinhas e aproveitar um dia inteiro sob a sombra das árvores ou mesmo se deitando ao sol.

Em alguns lugares, você encontrará alemães até mesmo assando churrasco. Não espere, é claro, a nossa famosa picanha ou costela no churrasco feito pelos alemães.

Esse preparo na Alemanha costuma estar limitado às salsichas e, às vezes, alguns hambúrgueres.

Como a média das temperaturas durante o ano é muito baixa, é de se imaginar que piscinas e parques aquáticos não são atrações muito comuns na Alemanha.

Por isso, quando o verão chega, as fontes das principais praças, os lagos, os rios e os canais se transformam em uma opção perfeita para um mergulho nos dias mais quentes.

Esse é um programa delicioso para aproveitar o clima na Alemanha em julho e agosto, os meses com as temperaturas mais altas do ano.

Medieval => Excursão em Heidelberg

 

Nudismo e liberdade

Verão em Munique
Parques de Munique e naturistas no verão. | Foto: David Kostner, via Creative Commons

Quando faz calor, outro comportamento peculiar dos alemães se revela, e pode ser um pouco chocante para nós brasileiros: o nudismo.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Não estou dizendo que você encontrará pessoas nuas andando pela rua aleatoriamente. Mesmo porque isso não é permitido.

O nudismo, ou naturalismo, é permitido em espaços específicos, principalmente nos clubes e também em alguns parques. Descubra também sobre as praias de nudismo em outros lugares do mundo.

Mas, o importante a ser frisado aqui, é que os alemães têm um relacionamento muito saudável com seus corpos e não têm vergonha de tirar a roupa, mesmo em lugares públicos.

Então, caso você esteja passeando por um parque e aviste alguém aproveitando o dia de sol sem roupas, não se preocupe!

Provavelmente não se trata de nenhum tarado ou pervertido, é só alguém exercendo o Freikörperkultur, traduzindo para o português: cultura do corpo livre.

Isso faz parte da cultura do europeu em geral, mas mais precisamente do alemão. A nudez, nesse caso, não tem nenhuma conotação sexual, estando muito mais ligada ao exercício da liberdade sobre o próprio corpo do que qualquer outra coisa.

Existem alguns clubes e áreas específicas onde as pessoas costumam praticar o nudismo. No entanto, não é incomum ver mulheres de topless ou mesmo pessoas vestindo ou trocando seus trajes de banho ou roupas sem nenhum pudor nos parques ou à beira de fontes de água.

Histórico => Excursão a Pé Terceiro Reich e Guerra Fria em Berlim

 

Lugares para ir no verão alemão

  1. Leipzig
  2. Berlim
  3. Munique
  4. Hamburgo

 

Leipzig

O que fazer em Leipzig
Johanna Park é um dos locais favoritos | Foto: Frank Vincentz, via Creative Commons

Um dos bairros mais procurados em Leipzig no verão é o Plagwitz. Nele, você encontrará muito entretenimento, lojas e restaurantes. Falando na gastronomia, confira o que comer na Alemanha.

Além disso, o local é muito procurado para a prática de esportes aquáticos, como a canoagem. Outro local onde esse esporte é comum é o Cospuden, lago artificial situado ao sul de Leipzig onde também é possível nadar.

Como o que combina com o verão são atividades ao ar livre, recomendo também que inclua no seu roteiro dois dos parques mais bonitos da cidade, o Clara Zetkin e o Johanna. Se preferir, alugue uma bike em Leipzig.

Eles são vizinhos um do outro e oferecem ambientes perfeitos para caminhadas, corridas, pedaladas e diversos outros esportes. Seus amplos gramados também são muito propícios para piqueniques ou apenas para deitar e relaxar.

O Clara Zetkin e o Johanna ficam a menos de 2 quilômetros da Panorama Tower, ponto turístico importante da cidade onde é possível ter uma visão incrível de Leipzig vista de cima.

Como no verão a noite demora muito mais para chegar, um programa interessante é jantar no restaurante internacional que fica na torre, enquanto aprecia o entardecer em Leipzig acompanhado de uma boa bebida e de um prato delicioso.

Aventura => Cruzeiro de 3h pela natureza em Leipzig

 

Berlim

Parques em Berlim
Mauerpark costuma atrair muitas pessoas no verão. | Foto: ya po guille, via Creative Commons

Como a Alemanha é um país em que na maior parte do tempo as temperaturas são baixas, os meios de transporte não possuem ar-condicionado.

Isso significa que andar de ônibus ou metrôs naqueles dias mais quentes de verão na Alemanha pode não ser tão confortável assim.

Berlim não é diferente. A praticidade e a liberdade de deslocamento que a bicicleta oferece faz com que ela seja a queridinha dos berlinenses, que aproveitam o ventinho no rosto enquanto pedalam em direção aos parques, praças e lagos.

Estando na capital, que tal alugar uma bicicleta em Berlim e fazer o mesmo?

Você pode pedalar até os bairros de Kreuzberg ou Neulkölln e se sentar à beira de um de seus canais enquanto aproveita uma bebida gelada.

A região de Maybachufer, bem pertinho dali, é um dos pontos preferidos das pessoas que visitam Berlim para contemplar o pôr do sol. É ou não é o jeito perfeito de encerrar um dia lindo de verão em terras alemãs?

Eu sei que eu disse que não é muito comum encontrar piscinas públicas na Alemanha. Mas, adivinha o que há em Berlim? Sim!

A Badeschiff é uma piscina flutuante em pleno Rio Spree, que atrai muitos visitantes durante o verão, se tornando, durante a estação, um dos mais divertidos pontos turísticos de Berlim.

Como você pode ver, visitar Berlim no verão é uma ótima pedida! Além de aproveitar aquelas atrações que são imperdíveis o ano todo, como os museus e os prédios históricos, a natureza se torna um espetáculo à parte nessa época do ano.

E falando nesses atrativos que são sucesso entre os turistas o ano todo, confira os melhores lugares  e passeios históricos em Berlim.

Leia também => Top atrações turísticas gratuitas em Berlim

 

Munique

Parques em Munique
Englisch Garten costuma ficar assim no verão. | Foto: Rosser1954, via Creative Commons

Um dia de sol e verão em Munique é o convite perfeito para apreciar uma bela cerveja sob a sombra das árvores em um tradicional Biergarten. Vale agendar um tour a pé em Munique.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Se você não é fã de bebidas alcoólicas, que tal um Apfelschorle geladinho para refrescar?

Ainda não conhece? O Apfelschorle é uma mistura simples de suco de maçã com água gaseificada, criando um refrigerante em estilo home made amplamente consumido em toda a Alemanha além de outros países como Suíça e Áustria.

Outra alternativa para se refrescar durante o verão na Alemanha é dar um delicioso mergulho.

Um dos locais mais famosos para isso é o Feldmochinger See, maior lago de Munique, abrangendo uma área de mais de 165 metros quadrados. Em algumas partes do lago a profundidade pode chegar a 8 metros.

Outro ponto turístico da Alemanha muito procurado no verão é a Eisbach Wave.

Um desnível no Rio Eisbach, que surgiu após uma obra em seu canal na parte que passa por dentro do Englischer Garten, cria uma forte corredeira que gera ondas artificiais de fazer brilhar os olhos de qualquer surfista.

Mas, atenção! Surfar a Eisbach Wave não é para qualquer um. Alguns blocos que estão depositados no fundo desse canal podem ser extremamente perigosos no caso de tombos. Por isso, é recomendado que apenas surfistas experientes se aventurem nessas ondas.

O melhor lugar para ter a visão perfeita dessa atração é a Prinzregentenstrasse, ponte que fica logo acima do ponto mais procurado pelos corajosos surfistas. Você pode passar pelo local, ao agendar um passeio de segway em Munique.

Prático => Ônibus turístico em Munique

 

Hamburgo

Cidades alemãs
Bares e restaurantes tomam conta das calçadas | Foto: Hannes Jähnert, via Creative Commons

O principal atrativo dessa cidade da Alemanha no verão é que ela é rodeada de água. O que esperar de diferente de Hamburgo, cidade que possui o segundo maior porto da Europa? O local é tão bonito que tem até uma excursão Luzes do Porto de Hamburgo.

As atrações mais procuradas são os dois lagos formados pelo Rio Alster: o Alßenalster e o Binneralster, lagos artificiais de uma cor azul profunda localizados em uma área verde muito bonita.

As pessoas escolhem a região desses lagos por sua natureza ímpar, aproveitando as belezas naturais para fazer longas caminhadas ou simplesmente pedalar nos caminhos e trilhas que existem no entorno deles. Se preferir não fazer tudo a pé, veja como agendar uma excursão particular de carro por Hamburgo.

Para os que querem um contato mais próximo com água é possível alugar pequenos botes, praticar stand up paddle ou deslizar sobre as águas a bordo de barcos a vela.

Independentemente da sua escolha, a proximidade com a água e a brisa que vem das centenas de árvores ao redor com certeza espantará qualquer calor.

Durante o verão em Hamburgo também é comum encontrar atrações oferecidas pelo governo local ou por outras organizações nos quais não é preciso pagar entrada.

Uma das que faz mais sucesso é o Zeise Open Air, cinema ao ar livre que oferece sessões gratuitas dos filmes mais aclamados no ano anterior.

As sessões normalmente acontecem no grande jardim do Altona City Hall, local onde antes havia uma antiga estação de trem e que agora funciona como um espaço público para eventos.

Imperdível => Cruzeiro noturno pelo porto de Hamburgo

 

O verão alemão espera por você!

Se tem uma coisa que eu amo na Alemanha é a sua capacidade de se adaptar aos mais diferentes climas e nos surpreender com novos comportamentos, paisagens e atrações.

Visitar a Alemanha no verão me trouxe uma visão completamente nova sobre o país, ampliando as possibilidades sobre o que fazer e aonde ir. Para saber qual região mais te atrai, confira o mapa da Alemanha com as principais regiões turísticas do país.

Definitivamente, no meu ranking pessoal, o verão está no topo dentre todas as estações do ano na Alemanha.

E você, ficou curioso para viver essas experiências também? Conte comigo para montar seu roteiro na Alemanha e conhecer os melhores parceiros para dar segurança e conforto à sua viagem.

Tá esperando o quê? Arrume as malas e Gute Reise!

O que achou das minhas dicas para curtir a Alemanha no verão? Tem mais alguma sugestão? Participe nos comentários e ajude outros leitores.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Ana Paula Sborz

ESCRITO POR

Ana Paula Sborz

A Ana tem 30 poucos anos, se especializou em Administração de Empresas e fez parte do mundo corporativo por mais de 15 anos. Aos 31, fez sua primeira viagem internacional, um intercâmbio de 6 meses na Irlanda. Depois disso, emendou um mochilão pela Europa durante o qual conheceu 6 países, pessoas incríveis e uma nova paixão: viajar! Mora em Santa Catarina e já se mudou tantas vezes que a família a chama de cigana. Ama a natureza, filmes de suspense e seu filho de 4 patas, o Nick.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *