Pontos turísticos de Berlim: mapa dos 11 principais lugares

por Guilherme Tetamanti

Pontos turísticos de Berlim: mapa dos 11 principais lugares

Hoje é dia de conhecer os principais pontos turísticos de Berlim, a capital da Alemanha. A cidade alemã é uma das mais visitadas capitais da Europa e um dos destinos prediletos dos turistas no continente.

Mas não é por menos, afinal a cidade é um verdadeiro museu a céu aberto por ter sido palco de vários acontecimentos importantes da história, principalmente em relação à segunda guerra mundial. Além disso, sua vida cultural intensa e noite para lá de animada, atrai diversos perfis de viajantes.

Para ajudar quem vai visitar a cidade, preparei uma lista com mapa de localização e fotos dos 11 principais pontos turísticos de Berlim, incluindo o famoso Muro de Berlim.

É claro que existem infinitas atrações turísticas numa cidade tão grande e multicultural, mas essas dicas são importantes para começar a planejar seu roteiro, mesmo que seja para 1 dia de domingo.

É até difícil recomendar quantos dias ficar em Berlim, pois mesmo ficando mais de uma semana em minha última visita, quero voltar para explorar outros lugares turísticos e segredos da capital da Alemanha. Eu diria que, no mínimo, 4 dias inteiros são necessários para conhecer o básico.

Planeje-se => Seguro viagem na Alemanha

Onde é melhor se hospedar em Berlim »

Pontos turísticos de Berlim: mapa dos principais atrativos

  1. Portão de Brandemburgo
  2. Reichstag
  3. Memorial do Holocausto
  4. Muro de Berlim
  5. Coluna da Vitória (Siegessaule)
  6. Checkpoint Charlie
  7. Topografia do Terror
  8. Igreja Memorial Kaiser Wilhelm
  9. Museumsinsel (Ilha dos Museus) e Berliner Dom
  10. Bebelplatz
  11. Alexanderplatz e Torre de TV

O que visitar em Berlim

A cidade de Berlim proporciona aos turistas paisagens lindas, construções com importância história para o mundo, pontos turísticos modernos e muito o que se fazer. Por conta da sua localização na Europa Central, Berlim fica lindíssima em qualquer estação do ano.

É óbvio que você encontrará diversas listas na internet do que fazer na capital alemã, separadas por temas, por estações do ano, e vários outros tipos, mas pensei neste artigo para te mostrar os melhores pontos turísticos para conhecer Berlim, na Alemanha.

São aqueles tops, imperdíveis na viagem, sobretudo se for a primeira vez na cidade. Grande parte deles você conhecerá através de um free walking tour, passeio de bike guiado ou qualquer outro tour que contrate para desbravar essa histórica cidade da Europa.

No vídeo acima, produzido pelo site oficial de turismo da Alemanha, você conhece um pouco mais da história e das curiosidades daquele quem talvez, seja o local mais famoso do país, o Muro de Berlim.

CLIQUE AQUI para agendar os passeios mais procurados em Berlim »

O que fazer em 3 dias em Berlim?

Citei no início do artigo que, para mim, 4 dias inteiros são necessários para conhecer o básico da cidade. Mas, como sempre recebo perguntas sobre o que fazer em 3 dias em Berlim, decidi reunir os 11 principais atrativos da capital para que você possa distribuir neste período.

Até porque, na minha recomendação de que você faça passeios guiados, em apenas um tour irá visitar vários desses pontos turísticos e ainda conhecerá mais da história local.
Há opção de tour com ônibus turístico em Berlim ou mesmo utilizar o Berlin WelcomeCard, que disponibiliza um guia, passagem de ônibus e descontos em entradas.

1. Portão de Brandemburgo

Melhores pontos turísticos de Berlim
Portão de Brandemburgo, está localizado na Pariser Platz, em Mitte.

Um dos principais cartões postais de Berlim é o Portão de Brandemburgo, localizado na Pariser Platz, em Mitte, um distrito bastante valorizado na cidade e considerado um dos melhores bairros para se hospedar em Berlim.

O monumento foi construído no final do século XVIII e era um dos portões que davam acesso a cidade. Parcialmente destruído na Segunda Guerra Mundial, ficou isolado com a divisão entre Alemanha Ocidental e Oriental.

Hoje, completamente restaurado, é um dos lugares mais visitados em Berlim.

2. Reichstag

Atrações de Berlim
Reichstag é o edifício do parlamento alemão | Foto: Magnus Manske, via Wikimedia Commons.

Bem próximo ao Portão de Brandemburgo fica o Reichstag, edifício do parlamento alemão. O belíssimo prédio foi palco de fatos importantes da história alemã, como o momento em que o político Philipp Scheidemann proclamou a República da Alemanha pela janela, no ano de 1918.

A cúpula e o terraço do prédio do Reichstag são abertos a visitação, só é necessário fazer uma inscrição online (em inglês). Por estaremos localizados bem próximos, você pode fazer um tour guiado que inclui o Portão de Brandemburgo + Cúpula do Reichstag em Berlim.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Berlim. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

São três horas de passeio pelo Portão de Brandenburger e Pariser Platz, pelo edifício do Reichstag, onde você poderá caminhar em torno de sua cúpula de vidro, explorar o bairro do governo e parlamento de Berlim com um guia que fala alemão para obter uma melhor compreensão da história política única da Alemanha.

3. Memorial do Holocausto

Mapa dos pontos turísticos de Berlim
Memorial do Holocausto em homenagem aos judeus mortos na Europa.

Também na região de Mitte, fica o Memorial do Holocausto em homenagem aos judeus mortos na Europa, um dos lugares históricos de Berlim sobre a Segunda Guerra Mundial.

O monumento, inaugurado em 2005, consiste de 2.711 blocos de concreto cinza escuro e de alturas variadas (lembrando caixões), distribuídos em fileiras paralelas.

Caminhar por entre os blocos me trouxe a sensação de estar num labirinto sem fim, o que provavelmente tenha sido intencional para fazer alusão às inúmeras vidas perdidas na guerra.

Também integram o memorial uma sala subterrânea chamada de “Local da Informação”, onde acontecem exposições que documentam a perseguição e o extermínio dos judeus, e guarda o nome de todas as vítimas conhecidas do Holocausto.

Faça uma excursão pelo terceiro Reich e conheça melhor todas essas histórias

4. Muro de Berlim

Principais pontos turísticos de Berlim
Muro de Berlim ou “Gedenkstätte Berliner Mauer” é um marco na história do país.

O Muro de Berlim ou “Gedenkstätte Berliner Mauer” é um marco na história do país e conhecer seus resquícios é visita obrigatória para quem está na cidade, sendo um dos pontos turísticos mais procurados de Berlim.

Ele dividiu a cidade entre os anos de 1961 e 1989, mas ainda hoje existem vários “pedaços” remanescentes de muro na cidade, e o mais famoso deles é conhecido como East Side Gallery, que fica ao longo do Rio Spree.

Este pedaço de muro recebeu – e ainda recebe – grafites de vários artistas, uma espécie de desabafo diante da história do país. Nesse documentário rápido é possível entender um pouco o sentimento dos alemães sobre a importância de sua preservação.

O Muro de Berlim realmente é algo que fez parte da história não só da cidade, mas de um período importante da Guerra Fria e que marca a história mundial, embora, claro, seja bem mais dolorida para os alemães que viram da noite para o dia sua cidade e famílias separadas pelo muro.

   

Assim como o Memorial do Holocausto e diversos outros atrativos da capital da Alemanha, o muro (ou os pedaços que restam dele) é um monumento icônico no país e, dessa forma, os tours guiados para conhecer o Muro de Berlim são muito procurados e devem ser agendados com antecedência.

É claro que caminhando pela cidade você consegue, de forma independente, encontrar alguns desses trechos do muro, mas com explicações históricas a visita é mais interessantes e emocionante. Por isso, procure também pelos tours gratuitos em Berlim que, com certeza algum terá parada no muro.

5. Coluna da Vitória (Siegessaule)

Fotos dos pontos turísticos de Berlim
Coluna da Vitória (Siegessaule) | Foto: De-okin, via Wikimedia Commons.

A coluna da vitória foi construída para comemorar as vitórias do Império Alemão em guerras. O monumento tem um museu em seu interior e um terraço circular, composto de colunas de granito vermelho.

Ao visitar o terraço não deixe de apreciar os belos mosaicos de vidro, que retratam cenas importantes da história do reino da Prússia.

6. Checkpoint Charlie

Pontos de interesse em Berlim
Checkpoint Charlie é onde acontecia o controle da passagem entre os dois lados da cidade..

O Checkpoint Charlie era o principal ponto de fiscalização do Muro de Berlim, onde acontecia o controle da passagem entre os dois lados da cidade.

Depois da queda do muro, o ponto foi preservado como parte do museu desta área, mantida exatamente como era na época da existência do muro.

É um local marcante para quem viveu naquela época e que mesmo para quem não viveu dá para imaginar um pouco os transtornos e sofrimentos que a população passou no período que o muro dividia a cidade e também muitas famílias que moravam em bairros diferentes e, de repente, estavam em lados opostos do muro.

7. Topografia do Terror

Atrações em Berlim / Alemanha
Memorial Topografia do Terror.

O memorial Topografia do Terror é um museu ao céu aberto, gratuito, e fica na antiga sede da temida Gestapo, órgão de repressão do Partido Nazista.

O local foi bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial e hoje abriga um memorial com as lembranças da época. Por exemplo, onde hoje há uma estrutura quadrada de metal em torno de pedras no chão ficavam no passado as celas da prisão da Gestapo.

Além disso, o memorial reune documentos, fotos e biografias dos nazistas que comandavam e trabalhavam nos campos naquele período. Para saber mais, tem uma post super bem explicado no blog Simplesmente Berlim.

Planejando alugar um carro em Berlim?
Compare preços e faça sua reserva no portal RentCars.

8. Igreja Memorial Kaiser Wilhelm

Dicas de pontos turísticos em Berlim
Igreja Memorial Keiser Wilhelm (Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche).

A Igreja Memorial Keiser Wilhelm (Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche) é uma das atrações turísticas mais famosas de Berlim. Construída por ordem do Kaiser Wilhelm II em homenagem ao seu avô, o Kaiser Wilhelm I, era apenas mais uma bela construção da cidade.

Mas, durante a Segunda Guerra Mundial o prédio foi parcialmente destruído e por volta de 1950 os planos eram demolir as ruínas e substituir a construção. Os moradores da cidade foram contra e protestaram, o que fez com que os governantes decidissem transformar as ruínas em um memorial.

Conhecida também com Igreja Bombardeada é um dos prédios mais bonitos e uma das histórias bem interessantes para descobrir durante sua estada em Berlim.

9. Museumsinsel (Ilha dos Museus) e Berliner Dom

Lugares mais visitados de Berlim, Alemanha
Museu Antigo e Berliner Dom.

A Ilha dos Museus em Berlim é uma região, localizada no bairro de Mitte, que abriga cinco dos mais relevantes museus da Alemanha: Museu Pergamon, Altes Museum (Museu Antigo), Neues Museum, Alte Nationalgalerie e Museu Bode.

A Catedral de Berlim (Berliner Dom) fica bem em frente. Claro que, como todos os pontos turísticos de Berlim, os museus são muito procurados pelos viajantes.

Comprar o ingresso antes não garante apenas que você tenha a entrada e, com isso, a certeza que irá conhecer determinado atrativo no destino, mas geralmente eles tem o serviço de evitar filas, que são longas, e muitas vezes preços mais atrativos que na bilheteria local.

Se você curte este tipo de passeio, saiba que os museus de Berlim não estão limitados a esta área, pelo contrário, há muitas opções e eles estão espalhados por toda a cidade. O blog Agenda Berlim publicou um texto mostrando museus para visitar em sua primeira vez em Berlim.

10. Bebelplatz

Fotos de atrações em Berlim
Bebelplatz em Berlim.

A Bebelplatz em Berlim é uma praça repleta de edifícios históricos, entre eles a Ópera Nacional, a Catedral de St. Hedwig e os prédios da Faculdade Humboldt.

O local foi palco de uma importante passagem da história da Alemanha, a famosa Queima de Livros, momento em que milhares de livros foram queimados por membros do Partido Nazista. Na praça, há um monumento em memória a esse episódio.

11. Alexanderplatz e Torre de TV

Melhores lugares de Berlim
Alexanderplatz é uma das principais e mais movimentadas praças de Berlim.

A Alexanderplatz é uma das principais e mais movimentadas praças de Berlim, onde está localizada a maior estação de metrô e trem da cidade – falando neste meio de transporte, saiba que a população usa muito o trem na Alemanha, inclusive para curtir a vida noturna em Berlim, que já adianto que é bem animada.

Além disso, a Alexanderplatz abriga a Torre de TV, um dos cartões postais da cidade que são modernos e não históricos, como a maior parte das construções. A construção mais alta de Berlim e de onde se tem uma vista incrível, de 360 graus da cidade. A praça abriga ainda o Urania-Weltzeituhr, um relógio que mostra a hora dos mais diversos fusos horários do mundo.

   

Para uma excursão mais completa e sem fila na entrada, que tal fazer um tour gastronômico em Mitte? É um passeio diferente e bem divertido que recomendo que você faça.

Esse tour passa pelos pontos turísticos do bairro como a Alexanderplatz e ainda te proporciona conhecer a gastronomia alemã, com degustação de 5 especialistas internacionais e originais de Berlim, cada uma em um restaurante diferente. São aproximadamente 3 horas de passeio.

O que fazer em 2 ou um dia em Berlim?

Embora eu recomende com muita intensidade que você fique mais tempo na cidade, não posso te obrigar a fazê-lo simplesmente porque nem sempre dá.

E, pronto! Às vezes não temos tempo suficiente e optamos por conhecer mais lugares ou mesmo encaixamos no roteiro programado um bate-volta para Berlim, mas com o retorno da viagem já dando as caras.

Seja qual for o caso, tente em outra oportunidade voltar a Berlim para se aprofundar melhor na cultura e história da cidade, além de conhecer melhor os atrativos que visitou. Para quem vai ficar apenas um ou dois dias, recomendo que faça um tour guiado completo, uma vez que ele passará nos locais mais conhecidos da cidade.

Caso queira fazer o seu roteiro por Berlim será preciso traçar rotas bem detalhadas e, talvez, até cronometrar seu tempo de visita, o que não é muito bacana de se fazer em viagens, mas ira garantir que nenhum ponto turístico da sua lista fique de fora desse dia de passeio. Tendo dois dias dá para equilibrar melhor esse roteiro.

Entre os locais imperdíveis estão o Muro de Berlim, o Memorial do Holocausto, o Portão de Brandemburgo, o Reichstag, além da Alexanderplatz e seus atrativos como a Torre de TV, e a Igreja Memorial Keiser Wilhelm (a Igreja Bombardeada).

Se der, inclua o memorial Topografia do Terror, que guarda importantes documentos e detalhes da época de domínio nazista na Alemanha.

O que fazer em Berlim no inverno?

frio em berlim
Inverno alemão é bem frio e costuma nevar.

Caso você conheça o inverno da Alemanha e queira saber o que fazer em Berlim no frio, devo ressaltar que como o clima fica bem gelado nesta época, você deve repensar longas caminhas ou mesmo passeios guiados ao ar livre, uma vez que a média de temperatura costuma ficar em 5oC no país.

No entanto, algumas regiões podem experimentar temperaturas negativas durante o dia e, principalmente, à noite. É muito importante ter as roupas e calçados certos, proteger a pele e os lábios com um hidratante específico e manter-se sempre bem aquecido.

E, embora tenha essa questão do frio intenso e da neve, vale ressaltar que o Natal acontece no inverno europeu e a Alemanha é destaque pelos Mercados de Natal. Fora isso, é baixa temporada no país, o que significa que será bem mais fácil conseguir tickets e geralmente não há filas.

E tem mais: estar na Alemanha na estação mais fria do ano passa a incluir algumas atrações típicas de inverno, como as pistas de patinação no gelo. Não podemos negar também que os pontos turísticos de Berlim, como o Portão de Brandemburgo por exemplo, ficam ainda mais lindos e fotogênicos na luz do inverno ou cobertas de neve.

Por isso, a menos que você odeie frio e neve, não acredito que será ruim conhecer os atrativos de Berlim no inverno. Mas, assim como em qualquer outra época do ano, caso vá ficar apenas 3, 2 ou um dia na cidade faça um planejamento bem detalhado, compre ingressos antecipadamente para que nada estrague sua visita a capital alemã.

Dicas de outros lugares turísticos em Berlim?

Berlim é incrível e conhecer um pouco mais sobre a história de seus pontos turísticos é essencial para entender como a cidade se desenvolveu e hoje é uma das metrópoles mais interessantes da Europa.

É verdade que bate uma tristeza ao visitar muitos desses lugares, pois só existem devido aos conflitos que aconteceram no passado. Por outro lado, essa triste história deixa sua viagem ainda mais rica.

Obviamente existem muitos outros lugares históricos para explorar e infinitos museus. Além disso, também existe uma Berlim que respira ares mais leves, muita cultura, gastronomia e vida noturna.

Pesquisando sobre os melhores pontos turísticos de Berlim? Ainda tem dúvidas sobre quais as atrações mais visitadas e populares? Já conhece a cidade? Deixe suas dicas e comentários abaixo!

Até + !!!

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Vanessa Orfao

    Oi Guilherme! Adorei passear aqui no seu blog, revivi algumas viagens e olhei diversos lugares que ainda são sonhos. Eu comecei a escrever um blog como hobby, mas sem dúvida seria um sonho de consumo que ele pudesse ser profissional e eu pudesse viver de viagens e fotografias que são minhas duas grandes paixões. Parabéns!!! Me espelho em seu blog. Bjo

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Van, O legal dos blogs é isso né, inspirar outros viajantes. Se você tiver foco e fazer isso também com seu público, sempre criando conteúdo de qualidade, também poderá viver disso!! Obrigado pela visita :) Beijos

  3. Nicole Plauto

    Olá, Guilherme! Adoro seu blog e adoro acompanhar você no snap! Prazer ser citada aqui, obrigada! Muito legal o seu post com as principais atrações turísticas sob o seu ponto de vista, adorei. Abraços, Nicole

  4. Guilherme Tetamanti

    Oi Nicole, Parabéns pelo trabalho no blog, super completo :) Abraços