7 cidades próximas de Berlim: Quedlinburg, Dresden, etc

7 cidades próximas de Berlim: Quedlinburg, Dresden, etc

As cidades próximas de Berlim, a capital da Alemanha, são tão interessantes quanto ela, cheias de atrativos legais. Há inúmeros lugarejos e cidadezinhas super charmosos e interessantes por perto, para visitar em sua viagem pela Alemanha.

Uma das vantagens é que na maioria dos casos é possível ir de trem! O que deixa o deslocamento ainda mais rápido e torna possível de fazer em um bate-volta.

A cidade medieval de Quedlinburg é apenas uma das cidades nos arredores de Berlim que você pode incluir no seu roteiro de viagem pela Alemanha, além de Dresden, Spreewald entre outras cidades alemãs.

Neste artigo, você descobrirá como ir de Berlim, o que fazer e outras dicas incríveis sobre cidades pequenas perto de Berlim que valem a pena a visita. Conheça-as.

Planeje sua viagem => Seguro viagem Alemanha

Onde se hospedar em Berlim »

 

Cidades próximas de Berlim para visitar

  1. Potsdam
  2. Dresden
  3. Liepnitzsee
  4. Spreewald
  5. Sachsenhausen
  6. Quedlinburg
  7. Leipzig

Depois de você conhecer os principais pontos turísticos de Berlim, é uma boa ideia incluir no seu roteiro pela Alemanha algumas cidades pequenas, medievais e lindas da Europa.

E se você pensa que não pode mais se impressionar após admirar tudo o que Berlim tem a oferecer, prepare-se para descobrir as belezas que se escondem nas cidades próximas, que podem ser visitadas de trem. Confira abaixo tudo sobre cada uma delas.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Berlim »

 

Onde ir próximo a Berlim de trem

Onde ir próximo a Berlim de trem
Centro de Dresden na Alemanha.

É natural durante uma viagem a Europa fazermos alguns bate-volta para cidades menores próximas da nossa base turística. Pois estando tão pertinho de verdadeiros cartões-postais, quem resiste a um bom e velho full day?

Algum viajante com bom juízo vai deixar de conhecer Bruges estando em Bruxelas? Ou estando em Veneza, perder Verona?

A mesma lógica serve para a Alemanha. Se você está de viagem marcada para Berlim ou já conhece bem a cidade, que tal descobrir cidades perto da capital que você precisa conhecer?

Lhe apresento 7 cidades próximas de Berlim que são lugares imperdíveis! Veja como ter internet na Alemanha para registrar essas experiências.

Prático => Ticket do ônibus turístico em Berlim

 

Cidades próximas de Berlim

1. Potsdam

Cidades perto de Berlim
Palácio de Sanssouci em Potsdam.

Uma das cidades próximas de Berlim mais visitadas é Potsdam. Ela fica bem perto de Berlim e chega a fazer fronteira com a capital. A cidade foi a casa da realeza prussiana até o ano de 1918 e abriga diversos palácios.

São muitos os atrativos na cidade. Um dos mais famosos é Park Sanssouci, patrimônio da Unesco. O espaço, além de belos jardins e um gramado convidativo para o descanso, abriga vários palácios.

Os principais são o Palácio Sanssouci e o Neues Palais. Há ainda uma Orangerie, galeria de artes, o Palácio Cecilienhof e a casa de banhos romanos abertos à visitação.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Alemanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
O que fazer nos arredores de Berlim
Neues Palais em Potsdam na Alemanha.

O centro da cidade também é muito bonito e compensa a visita. Vale a pena conhecer a Igreja de St. Nikolai, a rua de pedestres Brandenburger Str. e o Holländisches Viertel, um bairro de arquitetura holandesa.

Para chegar até Potsdam, basta pegar a linha S7 do S-Bahn. Essa linha deixa os visitantes na estação central da cidade. A viagem dura cerca de 45 minutos para quem embarcar no centro de Berlim.

{ Dicas exclusivas }

Se você está de viagem marcada para a Berlim, não deixe de ler o artigo com dicas de viagem para a Alemanha. Saiba tudo sobre moeda, visto, gastronomia, cerveja, idioma, melhor época para viajar, entre outras curiosidades desse destino.

Turismo => Melhores passeios em Berlim

 

2. Dresden

Cidades mais bonitas da Alemanha
Cada da Ópera, Semperoper, em Dresden.

Apesar de não ser tão próxima de Berlim ou Berlin (em inglês), Dresden é uma das cidades próximas de Berlim que vale a pena a visita. Ela fica a 190 quilômetros de distância da capital e a viagem de trem dura cerca de 2 horas.

cidades próximas de Berlim dresden
Palácio de Zingre em Dresden.

A cidade foi a capital da Saxônia e guarda até hoje importantes monumentos e construções históricas. Entre os principais atrativos estão o Palácio de Zwinger, o Taschenbergpalais, Semperoper (a Casa da Ópera), entre muitos outros pontos de interesse em Dresden.

Oportunidade => Bilhete de ópera e tour em Dresden

   
   

 

3. Liepnitzsee

Bate-volta de Berlim
Lago de Liepnitzsee na Alemanha.

A cidade Liepnitzsee abriga um dos lagos mais bonitos da Alemanha. Ele tem águas muito claras, com visibilidade de até 3 metros de profundidade. O local abriga várias casas de veraneio e era fechado para visitação do público em geral até 1992.

É bem fácil chegar a Liepnitzse de trem. A linha que dá acesso a cidade é a S2 do S’Bahn. A viagem dura cerca de 1h40.

Esse é um lugar para quem gosta de ficar próximo à natureza, mas pense bem se vale a pena visitar o local no inverno. Provavelmente, a paisagem estará menos atraente nesta opção entre as cidades próximas de Berlim.

Barato => Excursão guiada em Berlim

 

4. Spreewald

cidades próximas de Berlim Spreewald
Spreewald na Alemanha.

Outra das cidades próximas de Berlim que vale a pena a visita é Spreewald. Ela fica a 100 quilômetros da capital alemã e é possível chegar de trem. Posso dizer que ela é uma das cidades mais bonitas da Alemanha, sem medo de errar.

A cidade tem uma paisagem belíssima, que é considerada reserva da biosfera pela Unesco. Ela é cortada por cerca de 300 canais do Rio Spree (o mesmo que cruza Berlim), formando um cenário impressionante.

{ Transporte Público Alemão }

Certamente você ja ouviu falar da eficiência alemã. Já viajei três vezes ao país, totalizando uns 45 dias em território germânico e tive a chance de usar todos os tipos transportes. Conto os detalhes no post sobre como funciona o transporte público na Alemanha. Confira.

Os canais são os principais atrativos e é possível fazer diversos tipos de passeios de barco. Além disso, dá ainda para praticar trekking para admirar a paisagem de outro ponto de vista. Para chegar, o turista deve pegar a linha de trem RE2, que tem saída de hora em hora de Berlim.

Passeio => De Berlim para Spreewald com passeio de barco

 

5. Sachsenhausen

Passeios históricos perto de Berlim
Sachsenhausen na Alemanha.

Trata-se de um antigo campo de concentração em Oranienburg. Mas, ao contrário de outros campos, como os de Auschwitz ou Dachau, o Sachsenhausen não foi construído para ser um campo de extermínio, ele era usado principalmente para presos políticos.

Mas no caso final da guerra, o campo passou a ser usado pelos soviéticos e renomeado para “Campo Especial N. 1”. Sendo uma opção diferente de passeio entre as cidades próximas de Berlim.

O trem que dá acesso é o S1 da linha S-Bahn. Você tem que desembarcar na estação Oranienburg. Sachsenhausen fica há uns 10 minutos de caminhada da estação.

Barato => Excursão guiada no parlamento de Berlim

 

6. Quedlinburg

Como ir de Berlim para Quedlinburg
Castelo de Quedlinburg.

Para ir de Quedlinburg para Berlim é só pegar um trem. Porém, a viagem é um pouco mais longa, cerca de 2h30.

   
   

A cidade é um charme, o tipo de local que você se sente realmente na Europa. Ela abriga diversas construções medievais, casas em estilo enxaimel, como encontramos também na região d Blumenau, e muitos jardins.

{ Gastronomia na Alemanha }

Não se espante com a pronúncia dos pratos típicos da Alemanha. Deixe a surpresa para quando você experimentar a culinária local. Quer saber porquê? Leia sobre  o que comer na Alemanha e aproveite a experiência!

cidades próximas de Berlim Quedlinburg
Arquitetura de Quedlinburg na Alemanha.

Mas para além da beleza, a cidade integra a lista de Patrimônios Históricos e Culturais da Unesco. Ela é uma das cidades mais antigas do território alemão e abriga o castelo de Henrique I, rei fundador da dinastia Ottoniana.

Gastronomia => Dicas de restaurantes bons e baratos em Berlim

 

7. Leipzig

cidades próximas de Berlim Leipzig
Cidade velha de Leipzig.

A cidade de Leipzig é muito conhecida por ser onde Johann Sebastian Bach nasceu, o famoso compositor alemão. Ela tem grande importância histórica e cultural para o país.  Foi lá que começou o movimento que desencadeou na Reunificação Alemã.

Entre os vários atrativos, vale a pena visitar as Igrejas de São Tomás, onde Bach está sepultado, e de São Nicolau, o Museu de Belas Artes e a sala de concertos Gewandhaus. A viagem de trem é bem rápida e dura cerca de 1h15 minutos.

Tour => Passeio guiado em Leipzig

 

Arredores de Berlim

Essas cidades são mesmo imperdíveis para serem incluídas no seu roteiro em Berlim. A Alemanha tem muito a oferecer aos seus visitantes, viajar pelo país além de uma imersão na história, ainda tem cidades belíssimas.

Veja dicas de como ir do aeroporto ao centro de Berlim e dos melhores hotéis em Berlim.

E você tem alguma dica sobre outros lugares e cidades perto de Berlim que não citei neste artigo? Tem outras dicas sobre o que fazer nos arredores de Berlim? Deixe nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Aline

    Olá! Adorei a matéria. Muito bem explicada. Já conheço Munique no inverno, mas pretendo conhecer Berlim. Recomenda no inverno (fevereiro)? Qual dessas cidades é a mais bonitinha? Obrigada!