Roteiro em Berlim: o que fazer entre 1 e 5 dias de viagem

por Guilherme Tetamanti

Roteiro em Berlim: o que fazer entre 1 e 5 dias de viagem

Um roteiro em Berlim de 1, 2, 3, 4 ou 5 dias tem que contemplar os pontos turísticos mais incríveis da cidade e arredores da capital da Alemanha. Isso porque Berlim é sensacional e tem muito o que fazer e visitar. Quem está de viagem marcada para esse destino deve planejar bem a programação para aproveitar ao máximo tudo o que ele oferece.

Berlim proporciona experiências históricas, culturais e artísticas em cada esquina, recomendo que você não deixe de conhecê-la em uma eurotrip. A infraestrutura turística da cidade é ótima, com hotéis, restaurantes, museus, teatros, parques e uma infinidade de outras atrações imperdíveis. Confira minhas dicas de roteiro em Berlim!

Planeje-se => Onde se hospedar em Berlim

Seguro viagem barato para a Alemanha »

 

 Quantos dias ficar em Berlim?

Quantos dias ficar em Berlim?
Reichstag, Parlamento de Berlim.

Muita gente me pergunta qual é o número de dias ideais para conhecer Berlim, pois sempre surge a dúvida de quanto tempo é necessário para conhecer a cidade antes de visitar outros destinos turísticos da Alemanha.

Para mim, em 5 dias dá para montar um bom roteiro em Berlim, mas é claro que você não visitará todos os atrativos de uma das cidades mais históricas da Europa. Por isso eu sempre digo esta uma capital que deve ser visitada pelo menos duas vezes, pois são muitos os atrativos e detalhes a se conhecer.

Menos dias do que isso fica bem corrido, mas se é o que você tem, confira neste artigo um guia completo para visitar Berlim e monte os passeios de acordo com o seu tempo.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Berlim »

 

Roteiro em Berlim: 1 dia

Roteiro em Berlim de 1 dia
Portão de Brandemburgo em Berlim.

Para começar a viagem em Berlim é legal visitar alguns dos maiores símbolos da cidade, como o bairro de Mitte e outros atrativos do antigo lado oriental da cidade. Eles contam muito sobre a política e o passado da Alemanha, além de serem os lugares mais procurados pelos turistas que viajam para a capital.

Por exemplo, ficam na região o Memorial do Holocausto, o famosos Portão de Brandemburgo, o parque Tiergarten, o Palácio Reichstag (Parlamento Alemão), entre outros.

Esse último passeio, especificamente,  é um verdadeiro mergulho na história da Alemanha. Por isso, recomendo que faça um tour pelo interior e a cúpula do Reichstag.

Primeiro dia de roteiro em Berlim
Antena de TV em Berlim.

Para dar continuidade ao primeiro dia de roteiro em Berlim, vale a pena aproveitar para conhecer também a região de Alexanderplatz, que fica pertinho de Mitte. A praça é a mais conhecida de Berlim.

Por lá você encontra barraquinha de comidas, artistas de rua e um grande shopping. Em alguns dias da semana ela recebe feiras itinerantes.

Além disso, essa praça abriga uma grande antena de TV, a Berliner Fernsehturm, onde é possível subir e admirar uma vista incrível da cidade. A dica é subir no final da tarde e aproveitar o entardecer lá de cima.

Entrada Prioritária => Torre de TV de Berlim

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Berlim. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Roteiro em Berlim: 2 dias

Roteiro de 2 dias em Berlim
Igreja Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche.

Se no primeiro dia exploramos o lado oriental da cidade, que tal conhecer o antigo lado ocidental? A primeira parada é o bairro de Charlottenburg.

É onde fica a Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche (veja aqui as opções de passeios), uma igreja muito importante para a história de Berlim.

Ela foi bombardeada durante a segunda guerra e até hoje permanece com uma de suas torres destruída, para deixar vivo na memória das pessoas o horror da guerra.

Ao lado da antiga igreja, foi construída uma nova, que também é muito bonita.

Além disso, Charlottenburg abriga uma das principais avenidas da cidade, a Kurfürstendamm, um grande polo comercial de Berlim, ótimo para quem pretende fazer compras. Próximo dali fica o Parque Tiergarten, o 2º maior parque da cidade, considerado o pulmão de Berlim.

O parque é perfeito para fazer um piquenique, caminhar, tomar um sol, ler um livro, etc. Por falar nisso, descubra outras atrações gratuitas em Berlim.

Roteiro de 2 dias em Berlim na Alemanha
Parque em Berlim.

Se der tempo, vale a pena também visitar o Museu Story of Berlin. Todo multimídia, que retrata de uma forma bem atraente a história de Berlim. Se você é fã de museus, não deixe de adquirir o Berlin Welcome Card, cartão de atrações com entrada inclusa em diversos museus e transporte público.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Por fim, para encerrar o segundo dia, uma visita a região de Kulturforum. Ela foi planejada para abrigar diversos equipamentos culturais.

Ficam aqui a sede da Filarmônica de Berlim, o Bauhaus Archive e Neue Nationalgalerie, entre várias outras atrações. De noite, aproveite para descobrir o que fazer à noite em Berlim.

 

Dicas de roteiro em Berlim: 3 dias

Roteiro em Berlim de 3 dias
Checkpoint Charlie em Berlim.

Não tem como ir a Berlim e não visitar os marcos do Muro de Berlim. Para abrir a programação do dia, uma parada no Checkpoint Charlie, que é um antigo posto militar na divisa entre Alemanha Oriental e Ocidental durante a guerra fria. O espaço abriga um museu que relata a história do Muro de Berlim.

No exato local onde o muro atravessava a cidade, há uma marcação no chão. Seguindo ela, chegamos existe uma exposição muito bacana, que chama Topografia do Amor.

A exposição retrata um pouco da história do país no regime nazista. Veja todos os passeios históricos para fazer em Berlim.

Além disso, bem perto do Checkpoint Charlie ficam dois museus bem bacanas. O Museu Judaico de Berlim, que apresenta a história deste povo na cidade e também o Museu de Tecnologia.

O que fazer em Berlim em 3 dias
Eu encostado no que restou do muro, em East Side Gallery.

Para continuar o tour pelo Muro de Berlim, vale a pena visitar a East-Side-Gallery. Se estiver no Checkpoint Charlie você terá que pegar o metrô até o local.

A East-Side-Gallery é um espaço ao ar livre que abriga 100 obras pintadas ao longo de um trecho do muro de Berlim.

Prático => Ticket do ônibus turístico em Berlim

 

Roteiro em Berlim: 4 dias

Roteiro em Berlim 4 dias
Bode Museum em Berlim.

Berlim tem muitos, mais muitos museus e vale a pena dedicar um dia somente para visitá-los. Para começar o dia, uma parada na Ilha dos Museus.

O espaço, que reúne cinco importantes museus e é considerado patrimônio cultural mundial pela Unesco. A entrada de todos é paga e os preços variam.

O que fazer em 4 dias em Berlim
Pergamonmuseum em Berlim | Foto: Raimond Spekking, via Wikimedia Commons.

Os mais visitados são o Pergamonmuseum que tem um templo grego em seu interior e o Neues Museum, que abriga o busto da rainha egípcia Nefertiti.

Mas, além deles, o espaço abriga ainda o Bode-Museum, o Altes Museum e a Alte NationalgaleriePara completar o passeio, bem perto dali ficam também o Museu de História Alemã, o Museu de História Natural.

Sem filas => Passe de 30 museus em Berlim

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Roteiro em Berlim: 5 dias

Roteiro em Berlim 5 dias
Mauerpark | Foto: Norbert Aepli, via Wikimedia Commons.

Para fechar o roteiro de viagem em Berlim uma programação bem legal é visitar locais menos “turísticos” e mais frequentados por moradores, para sentir como é o cotidiano da cidade. Para começar o dia, uma visita ao Mauerpark.

   

Se puder escolher o dia da semana, vá no domingo, que é quando ele recebe uma feira de antiguidades bem diversa.

Nesse parque também fica um pedaço do muro de Berlim, que é interessante conhecer.

Roteiro de 5 dias em Berlim
Prater Garten | Foto: Calflier001, via Wikimedia Commons.

Outro programa clássico entre os moradores é ir ao Prater Garten. Em funcionamento desde 1837, ele é o biergarten mais antigo de Berlim.

O local é um verdadeiro achado e você ainda tem boas opções de lugares para comer.

Dicas => Melhores passeios para fazer em Berlim

 

Saiba montar um roteiro em Berlim

A Alemanha é uma ótima pedida para fazer turismo por conta das suas cidades muito organizadas, um povo educado e pontos turísticos impressionantes, que contam muito sobre a história da humanidade.

É óbvio que em Berlim, essa máxima não é diferente, por isso essas dicas de roteiro irão te ajudar muito a aproveitar mais o que a capital da Alemanha tem a oferecer aos turistas. Particularmente, sempre que vou a Europa, a cidade está presente no meu roteiro.

Uma outra dica importante é reservar os passeios e os hotel que você escolheu em Berlim com antecedência, pois a cidade é muito procurada, no verão europeu principalmente. Portanto o planejamento é fundamental para curtir a viagem ao máximo

Para finalizar, se você quiser ainda um roteiro em Berlim de 6 e 7 dias e conhecer outros destinos nos arredores, leia o artigo cidades próximas de Berlim para ir de trem e inclua algumas delas na sua viagem.

E não deixe de assistir esse vídeo feito pelo site oficial de turismo da Alemanha convidando você a conhecer as maiores atrações da Alemanha, muitas delas em Berlim, claro:

E você, já esteve em Berlim? Esqueci de colocar alguma sugestão que não pode faltar em um roteiro em Berlim? Deixe nos comentários.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *