Transporte público em Berlim: mapa do trem, metrô, ônibus, etc

Transporte público em Berlim: mapa do trem, metrô, ônibus, etc

O transporte público em Berlim funciona muito bem, sendo a melhor você que está buscando sobre como se locomover em Berlim! Há basicamente 4 meios de transporte em Berlim: U-Bahn (metrô), S-Bahn (trem de superfície), Bonde Elétrico (Tram) e ônibus, que funcionam num sistema integrado proporcionando aos moradores e turistas circularem por toda a cidade de forma barata, rápida e segura.

Berlim é dividida em três zonas (A, B e C), sendo esta divisão que norteia o sistema de transporte público. A zona é o centro expandido, onde você circulará mais tempo, uma vez que é a região onde se encontram as principais atrações turísticas de Berlim.

Já a Zona B, é a região que abriga o aeroporto Tegel. Por sua vez, a Zona C fica um pouco mais distante do centro. É onde fica o aeroporto de Schönefeld e a região de Potdsdam (onde está localizado o palácio Sanssouci).

Na hora de comprar os tickets (que são unificados para todos os meios de transporte públicos), você deve ficar atento para qual zona deseja ir. Também é possível analisar se você deseja um bilhete mensal ou até usar o city tour card.

O certo é que você não terá tanta dificuldade em usar o transporte público em Berlim. Hoje, graças à tecnologia, existe aplicativo com o mapa do metrô (que facilita muito). No mais, é só você ter cuidado para não esquecer de validar o seu bilhete para não tomar uma multa e curtir muito os atrativos da cidade!

Planeje sua viagem => Seguro viagem Alemanha

Onde se hospedar em Berlim »

 

Como usar o transporte público em Berlim

Como falei acima, Berlim está dividida em três zonas: A, B e C. A tarifa é unificada (todos os meios de transporte usam o mesmo sistema).

Assim como em muitos lugares da Europa, os bilhetes avulsos podem ser comprados nas máquinas automáticas encontradas nas estações do metrô e dentro dos bondes.

Por sua vez, no caso do ônibus, o bilhete é comprado diretamente com o motorista. É preciso ficar atento, pois não adianta somente comprar o bilhete, uma vez que é preciso validá-lo nas máquinas amarelas antes de embarcar.

Para quem vai passar mais dias na cidade, vale a pena comprar o The Berlin Pass. Com o cartão, além de acesso direto e ilimitado a todos os tipos de transporte público nas zonas A, B e C, você terá entrada gratuita em 45 atrações turísticas, culturais e acesso ao ônibus turístico hop-on hop-off.

Em todas as estações e balcões de atendimento ao turismo você conseguirá um mapa do transporte público em Berlim, mas caso queira estudar as rotas, é possível baixar o mapa no site oficial.

Se estiver procurando aplicativos para seu smartphone, existe uma lista incrível no site do Visit Berlin, sobre tudo o que você pode imaginar.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Berlim »

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Alemanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Metrô (U-Bahn)

Como se locomover em Berlim

Assim como a maior parte das cidades da Europa, esse é um ótimo meio de transporte público em Berlim. O metrô é uma excelente alternativa para quem está na cidade para aproveitar os pontos turísticos de Berlim. Muito bem estruturado, ele é considerado um dos melhores da Europa.

No total, são 10 linhas (cada uma delas representada com uma cor diferente) e o horário de circulação é das 5:00 à 01:00 da manhã. No final de semana, algumas linhas funcionam 24 horas e as mais úteis para os turistas são:

  • U5 – estação Alexanderplatz;
  • U6 – estação Friedrichstraße;
  • U9 – estação Berlin Zoologischer Garten.

Entrada Prioritária => Torre de TV de Berlim

 

Trem (S-Bahn)

Locomoção em Berlim

O sistema de trem em Berlim conta com 15 linhas e o horário de circulação é das 6:00 às 22:00, de segunda à sexta-feira, e das 7:00 às 22:00, aos sábados e domingos. Se está na cidade e procura diversão leia sobre a vida noturna em Berlim.

   
   

As principais linhas utilizadas pelos turistas são S5 e S75 (estações Alexanderplatz e Berlin Zoologischer Garten).

Compare preços e faça sua reserva no portal Rail Europe.

 

Ônibus

Preço do transporte público em Berlim
Ônibus característico de Berlim.

O sistema de ônibus também funciona bem dentro da cidade. No total, são mais de 54 linhas, que circulam com veículos bem confortáveis. Uma dica é que não é necessário dar um sinal com as mãos para pedir ao motorista parar, pois ele vendo pessoas no ponto, vai parar.

Nos pontos de ônibus e bonde você encontrará letreiros luminosos com as linhas que passam alí e seus horários. O transporte público em Berlim é muito pontual e não é comum haver atrasos. Veja como ter internet na Alemanha para pesquisar durante a viagem.

Passeio => Cúpula do Reichstag em Berlim

 

Tram (bonde)

Transporte em Berlim
Bonde de Berlim.

Hoje existem 22 linhas de bonde que circulam pela cidade. Além de charmoso, ele é um importante meio para se deslocar dentro de Berlim, principalmente no centro.

Assim como nos pontos dos ônibus (geralmente são os mesmos), há informações de quais linhas circulam e o quadro de horários. Confira os melhores hotéis em Berlim.

Planejando alugar um carro em Berlim?
Compare preços e faça sua reserva no portal RentCars.

 

Bicicleta

Como se locomover com o transporte público em Berlim

A bicicleta é outra forma de transporte público em Berlim muito utilizada por moradores e turistas. Elas estão por toda parte na capital da Alemanha, com direito a ciclovias, e são uma maneira mais saudável e ecologicamente correta de se deslocar.

Além disso, é possível achar vários passeios de bike em Berlim, uma forma diferente de fazer um city tour. Para quem gostou da ideia, há diversas opções de aluguel de bike espalhadas pela cidade.

Também é possível transportar bicicletas nos trens e metrô de Berlim, com pagamento de taxas extras e respeitando os horários permitidos.

Gastronomia => O que comer na Alemanha

 

Táxis e Uber

Se você deseja um pouco mais de conforto, uma boa opção é o táxi, com tarifas bastante aceitáveis se comparadas com outras cidades da Europa.

   
   

O Uber também está disponível em Berlim, é geralmente mais barato que os táxis e caso ainda não utilize o aplicativo, ganhe R$ 20,00 de desconto em sua primeira corrida se cadastrando através desse link => Desconto Uber.

 

Ônibus turístico de Berlim

Transporte público em Berlim

Como em grande parte das cidades turísticas europeias, existe a opção do ônibus turístico que leva os turistas com conforto aos pontos de interesse mais visitados de Berlim.

Em Berlim existe apenas uma linha disponível.  A boa notícia é que o audioguia também está disponível em português.

Garanta => Ônibus turístico Hop-On Hop-Off de Berlim

 

Dicas de como se locomover em Berlim

Dicas de transporte público em Berlim

Uma das melhores formas de como se locomover em Berlim é utilizando o combo metrô + bicicleta, ainda mais que existem bicicletários em todas as estações. Porém, para trechos e passeios específicos, utilizar ônibus, bonde e trem será essencial.

Saiba como ir do aeroporto de Berlim para o centro e conheça o mapa turístico da Alemanha.

Pesquisando sobre o transporte público em Berlim? Ainda tem dúvidas sobre como usar o transporte público? Foi e gostaria de contar sua experiência? Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *