Transporte público em Berlim: mapa do trem, metrô, ônibus, etc

por Guilherme Tetamanti
5/5 - (8 votes)

Transporte público em Berlim: mapa do trem, metrô, ônibus, etc

O transporte público em Berlim funciona muito bem, sendo a melhor você que está buscando sobre como se locomover na capital da Alemanha! Há basicamente 4 meios de transporte em Berlim: U-Bahn (metrô), S-Bahn (trem de superfície), Bonde Elétrico (Tram) e ônibus.

Todos esses meios de transportes alemães funcionam num sistema integrado, proporcionando aos moradores e turistas circularem por toda a cidade de forma barata, rápida e segura. O que é ótimo para quem está visitando a cidade, uma vez que consegue chegar em todo canto gastando pouco.

Berlim é dividida em três zonas (A, B e C), sendo esta divisão que norteia o sistema de transporte público. Na hora de comprar os tickets (que são unificados para todos os meios de transporte públicos), você deve ficar atento para qual zona deseja ir.

Também é possível analisar se você deseja um bilhete mensal ou até usar o city tour card.

O certo é que você não terá tanta dificuldade em usar o transporte público em Berlim. Hoje, graças à tecnologia, existe aplicativo com o mapa do metrô (que facilita muito). No mais, é só você ter cuidado para não esquecer de validar o seu bilhete para não tomar uma multa e curtir muito os atrativos da cidade!

Planeje sua viagem => Seguro viagem necessário para Alemanha

Onde se hospedar bem em Berlim »

 

Tudo sobre o transporte público em Berlim

transporte público em Berlim
Transporte público em Berlim é muito eficiente e leva o visitante para todo canto da cidade.

Como falei acima, Berlim está dividida em três zonas: A, B e C. A zona é o centro expandido, onde você circulará mais tempo, uma vez que é a região onde se encontram as principais atrações turísticas de Berlim.

Já a Zona B, é a região que abriga o aeroporto Tegel. Por sua vez, a Zona C fica um pouco mais distante do Centro. É onde fica o aeroporto de Schönefeld e a região de Potdsdam (onde está localizado o palácio Sanssouci).

A tarifa é unificada (todos os meios de transporte usam o mesmo sistema). Falo mais sobre as tarifas dos meios de transporte e os bilhetes ao longo do artigo. E detalharei mais sobre os seguintes meios de transporte:

  1. Metrô (U-Bahn)
  2. Trem (S-Bahn)
  3. Ônibus
  4. Tram (bonde)
  5. Bicicleta
  6. Táxi e Uber
  7. Ônibus turístico de Berlim

Além disso, também falarei sobre como funciona o bilhete mensal e avulso em Berlim; sites e apps para se locomover em Berlim; Transporte público do Aeroporto de Berlim.

Mas, antes de seguir com as dicas sobre o transporte público em Berlim, conheça um pouco mais da capital alemã com este vídeo oficial do site oficial de turismo da Alemanha sobre a arte urbana de rua (street art) em Berlim.

CLIQUE AQUI para alugar um carro mais barato em Berlim »

 

Como se locomover em Berlim

1. Metrô (U-Bahn)

Como se locomover em Berlim
Entrada de uma das estações do Metrô (U-Bahn) em Berlim.

Assim como a maior parte das cidades da Europa, esse é um ótimo meio de transporte público em Berlim. O metrô é uma excelente alternativa para quem está na cidade para aproveitar os atrativos turísticos de Berlim.

O metrô de Berlim foi inaugurado em 1902, sendo bastante expandido após a Segunda Guerra Mundial. Ficou com circulação restrita após a construção do Muro de Berlim, sendo restaurada e com circulação para os dois lados após a queda do muro.

Atualmente o U-Bahn conta com 173 estações, 10 linhas subterrâneas num total de 146,3 quilômetros de extensão. Muito bem estruturado, ele é considerado um dos melhores da Europa.

U-bahn
Mapa do metrô de Berlin | Foto: My Friend, via Wikimedia Commons.

As 10 linhas do metrô de Berlim são representadas por cores, cada uma com uma cor diferente, e o horário de circulação é das 5 às 01 hora. No final de semana, algumas linhas funcionam 24 horas (confira no site quais são elas) e as mais úteis para os turistas são:

  • U5 – estação Alexanderplatz;
  • U6 – estação Friedrichstraße;
  • U9 – estação Berlin Zoologischer Garten.

 

2. Trem (S-Bahn)

Locomoção em Berlim
Sistema de trem em Berlim conta com 16 linhas.

O sistema de trens rápidos de Berlim (S-Bahn) conta com 16 linhas sendo a maior parte integrada com as linhas do metrô da cidade. O S-Bahn cruza Berlim e a divisa para o estado de Brandeburgo, principalmente a partir da antiga Berlim Oriental.

Foi inaugurado em 1924, tendo a circulação interrompida durante as guerras, além do período que a cidade era dividida pelo muro de Berlim. As linhas são nomeadas com letra e número.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Berlim. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O horário de circulação dos trens rápidos de Berlim é das 6 às 22 horas, de segunda à sexta-feira, e das 7 às 22 horas, aos sábados e domingos.

As passagens compradas para o U-Bahn também são aceitam no sistema S-Bahn. E as principais linhas utilizadas pelos turistas são S5 e S75 (estações Alexanderplatz e Berlin Zoologischer Garten).

Planejando viajar de trem na Europa?
Compare preços e faça sua reserva de passagens na Rail Europe.

 

3. Ônibus

Preço do transporte público em Berlim
Ônibus característico de Berlim.

O sistema de ônibus também funciona bem dentro da cidade, sendo a rede de transporte mais antiga da capital. Foi construída em 1846 e desde 1929 é operada pela mesma empresa. Após a construção do Muro de Berlim passou a operar somente o lado Ocidental da cidade.

diferentes tipos de ônibus em Berlim que juntos somam mais de 300 linhas. São eles: ônibus normais; MetroBus;  ônibus expressos e ônibus noturno. Todos os tipos circulam com veículos bem confortáveis.

Uma dica é que não é necessário dar um sinal com as mãos para pedir ao motorista parar, pois ele vendo pessoas no ponto, vai parar. Nos pontos de ônibus e bonde você encontrará letreiros luminosos com as linhas que passam ali e seus horários.

O transporte público em Berlim é muito pontual e não é comum haver atrasos. Uma das linhas de ônibus normais mais famosa é a 100, que serve a rota turística desde Alexanderplatz ao Jardim Zoológico, passando por diversos outros pontos turísticos da cidade.

 

4. Tram (bonde)

Transporte em Berlim
Bonde de Berlim.

E a cidade também possui bondes entre a lista de transporte público de Berlim. Mas, não pense que são bondes turísticos como os encontrados no Rio de Janeiro e em Lisboa, eles começaram puxados por cavalos, mas hoje são super modernos, também super charmosos.

Foram criados por volta de 1865, sendo uma das redes de bondes mais antiga do mundo. Os bondes alemães, chamados de Tram, são ainda um importante meio para se deslocar dentro de Berlim, principalmente no Centro e na região da antiga Berlim Oriental.

Hoje eles são a terceira maior rede de bondes do mundo, ficando atrás dos bondes de Melbourne ( na Austrália) e São Petesburgo ( na Rússia). Existem 22 linhas de bonde que circulam pela cidade e a projetos para expandir a rede em 2026 e 2031.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Assim como nos pontos dos ônibus (que geralmente são os mesmos), há informações de quais linhas circulam e o quadro de horários.

 

5. Bicicleta

Como se locomover com o transporte público em Berlim
Bike também é transporte público na capital da Alemanha.

A bicicleta é outra forma de transporte público em Berlim e muito utilizada por moradores e turistas. Elas estão por toda parte na capital da Alemanha, com direito a ciclovias, e são uma maneira mais saudável e ecologicamente correta de se deslocar.

Além disso, é possível achar vários passeios de bike em Berlim, uma forma diferente de fazer um city tour. Para quem gostou da ideia, há diversas opções de aluguel de bike espalhadas pela cidade. Os preços parte de 12 euros por dia, dependendo do tipo de bicicleta.

Também é possível transportar bicicletas nos trens e metrô de Berlim, com pagamento de taxas extras e respeitando os horários permitidos. É importante checar essas regras para que você não seja barrado na porta de alguma estação e estrague seu passeio de bike.

 

6. Táxis e Uber

tem uber na alemanha
Uber é uma opção para de locomover em Berlim.

Embora não seja um transporte público e entrar, na verdade, na categoria particular, mas já que essa lista é para te ajudar a se locomover em Berlim com um pouco mais de conforto pode utilizar os táxis e os carros por aplicativo, como a Uber.

Uma boa opção para circular com conforto na capital da Alemanha é o táxi. Esse meio de transporte possui tarifas bastante aceitáveis se comparadas com outras cidades da Europa. Se couber no seu orçamento, vale a pena aproveitar o táxi num dia chuvoso ou quando estiver cansado.

Outra opção é o carro por aplicativo da Uber que também está disponível em Berlim, é geralmente mais barato que os táxis, assim como acontece no Brasil.

Lembre-se que para utilizar os carros por aplicativo, é recomendado que você tenha o app instalado no seu celular e, claro, tenha internet disponível para utilizar.

 

7. Ônibus turístico de Berlim

Transporte público em Berlim
Ônibus turísticos são uma boa opção para se locomover e conhecer os atrativos d acidade.

Como em grande parte das cidades turísticas europeias, existe a opção do ônibus turístico que leva os viajantes com conforto aos pontos de interesse mais visitados de Berlim.

Em Berlim existe apenas uma linha disponível. A boa notícia é que o audioguia também está disponível em português. Há também passeios desse tipo disponíveis na Get Your Guide. Aproveite e garanta já uma vaga no Ônibus turístico Hop-On Hop-Off de Berlim.

 

Como funciona o bilhete mensal e avulso em Berlim

bilhete avulso em Berlim
Máquina automática para a compra de bilhete em Berlim | Foto: Britta Pedersen, Visit Berlin.

Assim como em muitos lugares da Europa, os bilhetes avulsos podem ser comprados nas máquinas automáticas encontradas nas estações do metrô e dentro dos bondes.

Por sua vez, no caso do ônibus, o bilhete é comprado diretamente com o motorista. É preciso ficar atento, pois não adianta somente comprar o bilhete, uma vez que é preciso validá-lo nas máquinas amarelas antes de embarcar. E, caso você esqueça de validar o seu bilhete pode até tomar uma multa.

Para quem vai passar mais dias na cidade, vale a pena comprar o The Berlin Pass. Com o cartão, além de acesso direto e ilimitado a todos os tipos de transporte público nas zonas A, B e C, você terá entrada gratuita em 45 atrações turísticas, culturais e acesso ao ônibus turístico hop-on hop-off.

Em todas as estações e balcões de atendimento ao turismo você conseguirá um mapa do transporte público em Berlim.

 

Sites e apps para se locomover em Berlim

tickets berlim
Há diversos apps para te ajudar no transporte público e passeios em Berlim.

Para te ajudar a entender como funciona o transporte público em Berlim e facilitar a locomoção pela cidade, o governo alemão elaborou uma lista com sites, blogs e aplicativos para seu smartphone.

O Visit Berlin é um portal do Serviço de Informação Turística oficial de Berlim, onde você pode obter informações gerais sobre Berlim, desde o transporte público até os pontos turísticos. O portal também possui um blog com dicas pessoas sobre diversos temas como atrações, passeios, entre outros.

O accessBerlin App reúne opções de passeios e atrações que sejam acessíveis para pessoas com deficiência.

Já o Berlin travel guide app in German sign language é um guia de viagens em língua de sinais alemã (DGS) e o Wheelmap dá dicas para pessoas com deficiência para uma viagem segura e acessível pela cidade, com diversas informações do transporte público de Berlim.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CRIANCA, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

O Berlin by bike te mostrará o caminho mais curto e seguro para os seus passeios de bicicleta pela cidade.

   

E o aplicativo BVG FahrInfo Plus da empresa de transporte público de Berlim fornece informações atualizadas sobre viagens para o S-Bahn, U-Bahn, ônibus e bondes da cidade. Além do app de Táxi em Berlim para solicitar corridas.

 

Transporte público do Aeroporto de Berlim

aeroportos de berlim
Você pode usar o transporte público para sair do Aeroporto de Berlim.

Além de circular pela cidade, você pode utilizar o transporte público para ir do aeroporto de Berlim para o Centro. Primeiro saiba que a capital da Alemanha, principal porta de entrada do país, tem dois aeroportos: Tegel e Schönefeld.

O Tegel é o aeroporto no antigo lado ocidental, mais próximo do Centro e que recebe a maior parte dos voos. Já a distância do aeroporto de Schönefeld é maior, pois fica no antigo lado oriental.

Independente da distância, de ambos os aeroportos possuem fácil conexão com todo o sistema de transporte público. Você pode sair do aeroporto tanto de metrô, ônibus, trem e também com os transportes particulares, como Uber, táxi e transfer.

Do aeroporto de Tegel para o Centro

Do aeroporto Tegel há ônibus da linha JetExpress TXL que vai até as imediações da Alexanderplatz, em Mitte, fazendo paradas pelo caminho. O horário de circulação é das 6h às 23h, de segunda a sábado, e das 6h às 22h aos domingos. A viagem dura em torno de 40 minutos. A linha tem pontos de embarque do lado externo dos terminais A e B.

Há dois pontos de taxi oficiais dentro Aeroporto de Tegel: um no terminal A, outro no terminal C. Uma corrida entre o aeroporto Tegel e Mitte, no Centro, sai por volta de 30 euros, mas pode ser cobrada uma taxa extra de bagagem. Você também pode sair do aeroporto de Uber ou mesmo de carro alugado.

Do aeroporto de Schönefeld para o Centro

Uma das vantagens do aeroporto de Schönefeld é ter uma estação de trem em frente, ligada por uma passarela coberta e há um serviço de ônibus grátis que liga o terminal a estação. As linhas disponíveis são: R7 (direção Dessau Hauptbahnhof) e RB14 (direção Nauen Bahnhof) da S-Bahn (trem suburbano), sem baldeações a estações Alexanderplatz e Friedrichstrasse.

Há também várias opções de linhas de ônibus que saem do aeroporto com destino a Berlim. As principais linhas são a 163 – destino: Grünau, Adlershof, Schöneweide; 164 – que vai para Adlershof, Köpenick e Kaulsdorf; 171 – Rudow e Hermannplatz; 734 – vai para Waltersdorf e Zeuthen; 735 e 736 – que seguem para Waltersdorf, Schulzendorf e Königs Wusterhausen; 741 – Waltersdorf e Rotberg; 742 – que passa por Wassmannsdorf e Grossziethen.

Além delas, há ainda a opção de pegar uma das linhas de ônibus expresso. A X7, tem como destino final a estação Rudow e a SXF (Sondertarif), que segue para a Potsdam. Para quem desembarcar a noite, existem linhas noturnas: a N7 (para Rudow, Hermannplatz, Jakob-Kaiser-Platz e Spandau) e a N60 (para Adlershof).

Você também pode sair do aeroporto de Uber ou mesmo de carro alugado.

 

Dicas de como se locomover em Berlim

Como citei logo no início do artigo é bem fácil se locomover em Berlim. Afinal, os 4 meios de transporte da capital alemã: U-Bahn (metrô), S-Bahn (trem de superfície), Bonde Elétrico (Tram) e ônibus, cobrem todo o território e são muito utilizados por moradores e viajantes.

Por isso, não precisa ter medo de utilizar o transporte público em Berlim, basta estudar as linhas e planejar quais meios serão utilizados, caso você fique preocupado com o idioma alemão – mas saiba que há informações em inglês e os nativos podem te ajudar também com dicas e orientações em inglês.

Na minha visão, uma das melhores formas de como se locomover em Berlim é utilizando o combo metrô + bicicleta, ainda mais que existem bicicletários em todas as estações. Porém, para trechos e passeios específicos, utilizar ônibus, bonde e trem será essencial.

Caminhar também é sempre uma opção que gosto muito em qualquer tipo de viagem.

Assim, ao conhecer Berlim – e qualquer outra cidade do mundo – utilize os meios de transporte públicos. Eles podem te ajudar a economizar na viagem, te levar para todo canto e ainda curtir uma experiência na cidade como se fosse um local. Que tal?

Pesquisando sobre o transporte público em Berlim? Ainda tem dúvidas sobre como usar o transporte público? Foi e gostaria de contar sua experiência? Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *