Pontos turísticos de Hannover: 9 atrações da cidade alemã

por Lisiane Vilanova

Pontos turísticos de Hannover: 9 atrações da cidade alemã

Quer conhecer os pontos turísticos de Hannover? Então, este artigo é o lugar certo para você! Embora seja uma cidade sem tanta fama turística, como outras da Alemanha, Hannover é encantadora, única e possui atrativos que surpreendem a ‘gregos e troianos’.

Capital do estado alemão Baixa Saxônia, no norte do país, Hannover é uma grande cidade em todos os sentidos, com diversos locais que fazem valer à pena conhecer essa região. Está entre as dez cidades mais verdes da Alemanha, o que embeleza ainda mais seus lugares turísticos.

A cidade é mais conhecida por suas feiras tecnológicas, especialmente por ter sediado a Exposição Universal de 2000, a Expo 2000, que teve participação de mais de uma centena de países, mas sua parte histórica e artística são tão ricas e interessantes quanto este setor business.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Hannover

Seguro viagem Europa »

 

Mapa dos pontos turísticos de Hannover

  1.  Estação Ferroviária Central – Hauptbahnhof
  2.  Opernhaus – Ópera de Hannover
  3. Centro Histórico
  4. Jardins de Herrenhausen
  5. Neue Rathaus
  6.  Maschseepark
  7.  Sprengel Museum
  8.  Rio Leine
  9.  Casa de Leibniz

CLIQUE AQUI para os melhores passeios em Hannover »

 

O que fazer em Hannover

Em Hannover, destino ainda pouco explorado por brasileiros que visitam a Alemanha, você pode aproveitar um pouco de tudo que a cidade oferece: parques, arte, história, gastronomia e tecnologia, seja caminhando na maior parte do tempo ou utilizando o transporte público como metrô, ônibus ou bondes.

O transporte público é bem eficiente e, para utilizar, basta validar e guardar o bilhete durante a viagem, já que não há controle por catracas, somente fiscalização.

Ficando 3 dias na cidade você conseguirá seus pontos turísticos. Um guia interessante é a Linha Vermelha pintada no chão da cidade que, por aproximadamente 4 quilômetros, nos guia aos principais pontos turísticos de Hannover. Venha comigo seguir a Linha Vermelha e descobrir as riquezas turísticas de Hannover.

Imperdível => Dicas de viagem para Alemanha

 

Estação Ferroviária Central (Hauptbahnhof)

Pontos turísticos de Hannover
Estação Ferroviária | Foto: Christian A. Schröder, via Wikimedia Commons.

Se você chegar na cidade pela Estação Ferroviária Central (Hauptbahnhof) já estará em um ponto turístico da cidade e um dos bem bonitos. A estação tem saída para a Praça Ernest August (Ernest August Platz), onde fica o imponente monumento do Rei de Hannover Ernst August, lembrando dos tempos da realeza Alemã. Para isso, descubra bilhetes de trem em oferta na Alemanha.

No entorno da praça, você encontrará bons restaurantes e lojas típicas alemãs, com destaque para os locais que vendem lanches deliciosos, em especial as wurst (linguiças típicas) e bebidas, como as tradicionais e deliciosas cervejas da Alemanha e o vinho quente para os dias frios.

Delícias => O que comer na Alemanha

 

Opernhaus – Ópera de Hannover

Principais pontos turísticos de Hannover
Ópera de Hannover | Foto: Martina Nolte, via Wikimedia Commons.

Para conhecer um pouco mais da cultura alemã, que tem a ópera como elemento mais popular, a visita à Opernhaus é parada obrigatória, sendo um dos principais pontos turísticos de Hannover. Situado próximo à Estação Ferroviária (Hauptbahnhof), na Praça da Ópera (Opernplatz), está o imponente prédio da Ópera de Hannover (Opernhaus).

A Opernhaus foi construída em 1845 em estilo neoclássico, com estátuas dos principais poetas e compositores famosos na sua varanda. Se tiver tempo, vale a pena verificar os espetáculos em cartaz e assistir esse tipo de show tão rico e valorizado pelos alemães.

 

Centro Histórico

Atrações turísticas de Hannover
Antiga prefeitura de Hannover | Foto: A.Unnewehr, via Wikimedia Commons.

O Centro Histórico de Hannover foi totalmente reconstruído de acordo com a arquitetura original anterior. É um passeio para uma boa caminhada ou até de bicicleta, pois há muitos pontos turísticos neste local. Além de obras de arte e intervenções artísticas comuns no espaço.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Alemanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Seguindo a Linha Vermelha encontramos a Praça do Mercado (Am Mark), ponto onde surgiu a cidade e que reúne vários outros locais turísticos, como os prédios históricos com arquitetura gótica, como a antiga Prefeitura (Altes Rathaus), construída no século XV.

Por ali também estão a Igreja de São Jorge e São Tiago (Marktkirsche), conhecida também por ‘Igreja do Mercado’, que é datada de 1349, e a rua Kramerstrasse, com antigas construções enxaimel, típicas da Alemanha, que mostram mais um estilo arquitetônico do passado da região, que deixam um ar pitoresco e charmoso na caminhada.

Outro ponto turístico que impressiona na caminhada, é a Igreja de Santo Egídio (Aegidienkirche), formada pelos escombros da igreja bombardeada em 1943 e que se tornou um memorial da guerra. É onde está guardado o Sino da Paz, doação da cidade de Hiroshima, Japão.

Economia => Como funciona o Tax Free na Europa

 

Palácio e Jardins Reais de Herrenhausen

Pontos de interesse em Hannover
Jardins Reais Herrenhausen.

Não muito longe do Centro Histórico, chega-se aos Jardins de Herrenhausen (Herrenhauser Garten), que significa “Jardins das Casas dos Senhores”. É um grande e belíssimo jardim real, dividido em quatro estilos que impressionam pela riqueza e variedade, sendo conhecido como um dos mais bonitos jardins da Europa.

É aqui que encontramos o Grande Jardim (Grosse Garten), um dos jardins barrocos mais conhecidos da Europa, o Jardim da Montanha (Berggarten), um jardim botânico com uma moderna estufa de plantas raras, o Georgengarten e o Welfengarten, jardins ingleses cercado de esculturas clássicas.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Não deixe de conferir as grutas construídas em 1676, que em 2003 foram transformadas com esculturas atuais, coloridas e suntuosas que remetem ao universo dos contos de fadas, assinado pela artista plástica francesa Niki de Saint Phalle.

Você encontrará ainda o Museu Wilhem-Busch, artista precursor das histórias em quadrinhos, caricaturista, pintor e poeta, nascido em 1832. No acervo encontra-se a coleção de seus 2000 desenhos.

Para chegar nos Jardins, você pode usar o metrô na estação Kröpcke (próxima à estação principal de trens de Hannover, a Hauptbahnhof), linhas 4 e 5 em direção a Garbsen ou a Stöcken. Também também dá para chegar aos jardins Große Garten e Berggarten pela parada Großer Garten. Eles ficam abertos das 9 às 16h30.

Chip => Quanto custa usar internet na Europa

 

Neue Rathaus – Nova Prefeitura

Pontos turísticos de Hannover mais visitados
Nova Prefeitura | Foto: Gil Maria Koebberling, via Wikimedia Commons.

No sul da cidade, há mais um dos pontos turísticos de Hannover imperdíveis, o prédio da Neue Rathaus – Nova Prefeitura. Datado de 1913, o prédio tem uma arquitetura interessante e rica, misturando elementos barrocos e de neoclassicismo, entre outros.

É o único prédio da cidade que não foi destruído na 2ª Guerra Mundial, quando mais de 90% das edificações foram bombardeadas. Vale a pena conhecer o prédio também à noite, que com sua elaborada iluminação, transforma o cenário noturno da cidade.

Ao entrar, na Neue Rathaus, mais surpresas interessantes e emocionantes. No hall, há maquetes mostrando a cidade  antes e depois da guerra, uma realidade do passado que não pode ser esquecida, e onde podemos ter uma noção da grande destruição bélica em uma cidade.

Há também um mirante. Para o acesso, um interessante elevador que faz um trajeto em curva, de acordo com a arquitetura do prédio, nos conduz a uma das mais belas vistas da cidade, de onde avistamos até as montanhas mais distantes. E a fila para esse mirante, vale a pena cada minuto pela espera. Horário de funcionamento: 10 às 18 horas.

Dúvida => Como usar o WhatsApp no exterior

 

Maschsee Park

Pontos turísticos de Hannover imperdíveis
Foto: Ra Boe, via Wikimedia Commons.

Atrás do prédio da Neue Rathaus está o Maschsee Park, o grande parque urbano de Hannover onde está o lago Maschsee. É um local tradicional e querido pelos habitantes da cidade, seja para prática de esportes, passeios ou participar de algum festival.

O parque é daqueles lugares com boa energia e boas opções de passeios para todas as idades, basta caminhar e apreciar a natureza. E, se for verão ou primavera, há muita chance de estar sendo realizado algum evento, como festivais e concertos.

Descubra => Rotas populares de trem na Europa

 

Sprengel Museum

Roteiro em Hanover, na Alemanha
Sprengel Museum | Foto: Axel Hindemith, via Wikimedia Commons.

Finalizando a parte Sul da cidade, junto do Maschsee Park, está o Sprengel Museum. O museu de arte moderna e contemporânea de Hannover é um dos principais acervos de obras do século XX, com quadros de Pablo Picasso, Paul Klee, Niki Saint Phalle, fotografias e artistas que representaram o Expressionismo Alemão.

Sua arquitetura externa, em linhas retas e cinza, contrastam com as cores e obras pulsantes do seu acervo, que traz fascínio até para quem não gosta  de arte moderna. O museu funciona de terça-feira a domingo das 10 às 18 horas.

Dicas => Europa no inverno

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

Rio Leine e as esculturas

Roteiro de 10 dias na Alemanha
Rio Leine | Foto: Carlito Scholz, via Wikimedia Commons.

Nesta lista de pontos turísticos de Hannover, não poderia faltar o rio que cruza a cidade. A orla do rio Leine é perfeita para uma agradável caminhada. Além da natureza, a orla é enfeitada com as enormes e coloridas esculturas das ‘Nanas’, personagens da artista plástica francesa Niki Saint Phalle.

Aos sábados, acontece uma incrível Feira de Pulgas, que vende desde antiguidades, roupas, frutas e tudo mais que se possa imaginar. Fica na Leibnizufer, 30169, próximo a Marktkirche, no Centro Histórico.

Como funciona => Seguro bagagem

 

Casa de Leibniz

O que fazer em Hannover
Foto: Axel Hindemith, via Wikimedia Commons.

Para finalizar a caminhada, cruze o rio e siga a esquerda, em direção a Marktkirche. Não deixe de passar pela casa de um dos grandes gênios alemães, o matemático e filósofo, conhecido como o fundador da ciência moderna, Gottfried Leibniz.

A casa, localizada no 5 Holzmarkt, foi construída em 1499. Pare um momento e observe onde viveu um ilustre intelectual, responsável por grande parte do desenvolvimento que temos atualmente.

Completo => Roteiro na Europa

 

Dicas de pontos turísticos de Hannover

Roteiro de 5 dias em Hannover
Centro Histórico de Hannover.

Após conhecer os principais pontos turísticos de Hannover, você já viajou no tempo, em estilos, arte e história, ao mesmo tempo que está numa cidade moderna, segura, organizada e com muita beleza natural. Curiosamente, Hannover não é tão famosa por seu  lado turístico, mas conhecida pelas famosas Feiras Tecnológicas.

O passeio a essas atrações turísticas durante um roteiro em Hannover traz uma lição de vida e luta, e ainda conhecimento de uma história que fez parte da atual construção do mundo contemporâneo. Seja na arquitetura, na culinária alemã ou na arte. Além disso, a organização da cidade deixa o viajante seguro em circular pelos pontos de interesse sem dificuldades.

Hannover poderia ser uma cidade industrial, cinza, fria, entediante, mas preferiu se colorir e resgatar a história do seu passado ao mesmo tempo que se desenvolve. E esse contraste é mágico! Hannover nos surpreende pela superação pós-guerra, pois se reergueu e se transformou num cidade belíssima e que vale a pena cada minuto da visita.

Confira esse vídeo incrível sobre as belezas de Hannover, feito pelo site oficial de turismo de Hannover:

Já conhece Hannover ou a cidade ainda está na sua lista de destinos? Conte nos comentários quais pontos turísticos de Hannover mais te interessou.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Lisiane Vilanova

ESCRITO POR

Lisiane Vilanova

Lisiane é uma Brasileira que gosta de viver com Jazz, Arte, História, Perfumaria e Genealogia. Estudou Letras e trabalhou em áreas administrativas, mas viajar e mudar de país sempre estão na pauta do dia. Já morou em alguns países da Europa e atualmente vive no Chile, descobrindo mais da América do Sul.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Rossana

    Adorei, Lisiane. Parabéns pelo artigo. Por favor, escreva sobre Paris pois será nosso destino em breve. E sei que já morou lá, então és a melhor pessoa para me dar dicas. Beijos e sucesso no Chile Ro