Roteiro na Alemanha: dicas para viagens de 7 a 30 dias
O primeiro passo na elaboração do seu roteiro na Alemanha é a definição do orçamento e do tempo disponível que você terá para a viagem.
Na minha primeira ida para a Alemanha, quase não tinha dinheiro, mas queria conhecer o máximo de cidades possível. Consegui viajar para sete cidades alemãs em apenas 14 dias.
Foi bom? Foi maravilhoso! Mas, hoje sei que se tivesse me planejado melhor não seria tudo tão corrido e eu poderia ter aproveitado muito mais.
Como não há melhor professor do que o erro, decidi transformar esse aprendizado em algumas dicas importantes para que você não passe pelos mesmos apertos que eu passei.
Para tentar agradar gregos e troianos, separei as sugestões de roteiro conforme a possível duração da sua viagem: 7, 10, 20 e 30 dias.
É claro que os roteiros podem ser adaptados conforme sua preferência, e até incluir outros países como Áustria e Holanda (hoje chamada de Países Baixos) ou focar no Norte da Alemanha, por exemplo.
A ideia aqui é te dar uma ajuda sobre como planejar seu roteiro na Alemanha de modo que a viagem seja confortável, segura e inesquecível.
Planeje sua viagem => Hotéis recomendados na Alemanha
Seguro viagem para contratar na Alemanha »
Neste artigo você vai ver:
Roteiro na Alemanha
Neste artigo darei sugestões dos seguintes “tamanhos” de roteiro na Alemanha, pois cada turista tem um objetivo de viagem. Enquanto alguns preferem conhecer ao máximo a capital Berlim e outras cidades alemãs; enquanto outros optam por ampliar os horizontes e visitar outros destinos turísticos da Europa.
- Roteiro de 7 dias na Alemanha
- Roteiro de 10 dias na Alemanha
- Roteiro de 20 dias na Alemanha
- Roteiro de 30 dias na Alemanha
CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Alemanha »
Roteiro de 7 dias na Alemanha
Viajantes que não têm muito tempo disponível podem conseguir aproveitar alguns dos mais importantes pontos turísticos da Alemanha em um roteiro de 4 dias.
No entanto, considero que 7 dias é o tempo mínimo para um roteiro mais elaborado. Para te ajudar a montar o seu roteiro pela Alemanha separei três das cidades mais importantes da área central e sul do país.
E ainda inclui uma visita a um castelo! Acredito que esses pontos compõem perfeitamente um roteiro na Alemanha para 7 dias de viagem.
Mas, se você quiser ainda mais dicas de destinos para visitar, confira sugestões de cidades para visitar na Alemanha. Os destinos visitados no roteiro sugerido são:
- Munique
- Nuremberg
- Stuttgart
- Castelo Neuschwanstein
Meu conselho é que você tenha a cidade de Munique como base, que sua viagem comece e termine nela.
Minha recomendação para esse roteiro é: 2 dias em Munique, 2 em Nuremberg, 1 em Sttutgart, mais 1 dia em Munique e 1 dia para conhecer o Castelo Neuschwanstein (bate e volta a partir de Munique).
Dias 1 e 2: Munique
Munique, na minha opinião, reúne toda a essência do que há de mais alemão, por isso abre o primeiro destino do roteiro na Alemanha. Além da Oktoberfest, encontrará boa comida, cerveja e muitos pontos turísticos históricos.
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
Alguns dos mais famosos são o Viktualienmarkt, o Englischer Garten e a Hofbräuhaus. Muitos deles você pode conhecer em um tour com ônibus turístico em Munique.
Se você for para a Alemanha no verão, poderá ver algo inimaginável: pessoas surfando no meio de um parque. Isso mesmo!
Por conta de uma reforma feita em um canal que fica dentro do Englischer Garten, formaram-se ondas radicais que são muito apreciadas pelos surfistas.
Prático => City tour card em Munique
Dias 3 e 4: Nuremberg
Nuremberg é uma charmosa cidade que ainda preserva boa parte de suas muralhas e construções medievais. Dentre os principais atrativos desse lugar, sugiro que aproveite vá ao Centro Histórico, a Frauenkirche e a praça Hauptmarkt.
Se for fazer esse tour na Alemanha durante o inverno, poderá aproveitar um dos mais belos mercados de Natal da Alemanha em Nuremberg, que está dentre os mais procurados de todo o país.
Se gostou da sugestão, aproveite e agende uma excursão de 1h30 para conhecer a Cidade Velha de Nuremberg e os mercados de Natal.
Recomendo => Passeio de trem turístico e Nuremberg
Dia 5: Stuttgart
Duas das atrações mais procuradas de Stuttgart são os museus da Mercedes-Benz e da Porsche, já que a cidade abriga a sede dessas que são consideradas marcas símbolos de luxo e qualidade no que diz respeito a carros.
Já para quem curte mais as atrações ao ar livre, opções de passeio muito interessantes são o jardim anexo ao Schlossplatz, o Rosensteinpark e o Killersbergpark.
Você pode fazer um passeio completo pela cidade com o tour de ônibus turístico em Stuttgart.
Dia 6: retorno à Munique
Aproveite esse dia em Munique para tomar uma cerveja em algum Biergarten e experimentar uma das comidas tradicionais da Alemanha, como o Eisbein, o chucrute e os diversos tipos de salsichas alemãs.
Dia 7: Bate-volta Castelo Neuschwanstein
A construção do Castelo Neuschwanstein remonta ao final do século 19 e é envolvida em diversas histórias interessantes. O local é imperdível neste roteiro na Alemanha.
Por isso, a depender do seu tempo e recursos disponíveis, vale a pena fazer a visita guiada ao interior do castelo e conhecer um pouco mais sobre como ele foi construído e as circunstâncias envolvidas.
O deslocamento entre cada um desses trechos do roteiro está estimado entre 1h30 e 2h30, percorrendo uma distância total de 721 km.
Para que você ganhe mais agilidade no passeio, recomendo alugar um carro na Alemanha para fazer esse roteiro de 7 dias pelo país.
Roteiro de 10 dias na Alemanha
Para quem tem 10 dias disponíveis para viagem, preparei um roteiro pelo norte da Alemanha. Esta viagem começa por Berlim, capital do país, e termina em Frankfurt. As cidades escolhidas para este roteiro na Alemanha foram:
- Berlim
- Hamburgo
- Hannover
- Düsseldorf
- Frankfurt
Dias 1, 2 e 3: Berlim
Os três primeiros dias desse roteiro na Alemanha são reservados para a maravilhosa cidade de Berlim. Para ficar esses dias, recomendo ler o artigo sobre onde se hospedar em Berlim.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Alemanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Uma das coisas que eu mais gosto nela, e que você também poderá sentir estando por lá, é a grande diversidade de seu povo.
Por ser uma cidade dinâmica e com várias oportunidades de trabalho, muitas pessoas de diversos países escolhem Berlim como novo lar, enriquecendo ainda mais sua cultura.
Um ponto muito positivo dessa característica é que, pela grande quantidade de nacionalidades presentes nessa cidade, a vida noturna e as opções gastronômicas se tornaram uma atração à parte!
E para aproveitar tudo o que a cidade oferece de melhor, confira um guia completo sobre os melhores passeios para fazer em Berlim.
Dias 4 e 5: Hamburgo
O porto de Hamburgo é um dos três maiores de toda a Europa, sendo um ponto turístico muito procurado por todos que visitam a cidade. Dá até para fazer um cruzeiro noturno pelo porto de Hamburgo.
No Centro, você poderá conhecer a Rathausmarkt, praça onde está localizado o clássico edifício da Prefeitura, inaugurado em 1897, e também onde são realizadas diversas feiras durante todo o ano.
Se você estiver viajando com crianças — ou ainda guarda o espírito da infância dentro de si — super recomendo que visite o Miniatur Wunderland.
Neste local, você encontrará uma área enorme onde foram feitas réplicas cheias de detalhes de algumas das principais cidades do mundo.
Dia 6: Hannover
A fim de guiar os visitantes da melhor maneira possível enquanto exploram a cidade, foi pintada uma linha vermelha que percorre mais de 4 km em Hannover, iniciando na estação ferroviária e levando às atrações mais procuradas.
Sem dúvidas, a linha vermelha ajuda muito na hora de saber para onde ir a fim de conhecer os principais pontos turísticos de Hannover.
No entanto, deixa eu te dar uma dica: depois que terminar de seguir as atrações indicadas pela linha vermelha, explore! Já visitou toda a cidade? Então parta para conhecer os arredores de Hannover.
Dia 7: Düsseldorf
Düsseldorf é a capital do estado da Renânia do Norte-Vestfália, sendo um importante centro econômico, financeiro e de moda da Alemanha.
Além disso, Düsseldorf frequentemente aparece no ranking das melhores cidades para se viver e trabalhar no país. Para um tour completo em apenas um dia, faça um excursão com ônibus turístico em Düsseldorf.
Dentre os principais pontos a visitar na cidade destaco a antiga prefeitura, a Marktplatz, o caminho ao longo do Rio Reno chamado de Rheinuferpromenade e a atrativa Alameda de compras conhecida como Königsalee.
Dias 8, 9 e 10: Frankfurt
Os principais atrativos de Frankfurt são o Römer, o Centro Histórico e a Catedral da cidade. Também é uma experiência interessante passear entre os gigantescos prédios da parte moderna de Frankfurt.
E, assim, aproveitar para conhecer a Main Tower, que é um dos principais pontos turísticos de Frankfurt. No topo da Main Tower, a partir do seu 54º andar, você terá uma visão completa da cidade.
Se preferir, ainda pode reservar uma mesa no restaurante panorâmico que existe no prédio, tornando sua experiência ainda mais especial. E falando nisso, não perca esta lista com dicas dos melhores restaurantes em Frankfurt.
Nesse caso, não estou contando o dia de chegada e saída, sendo assim, considere esse como sendo um roteiro na Alemanha de 9 dias ao todo, descontando algumas horas para organizar sua chegada e saída.
Roteiro de 20 dias na Alemanha
Para aproveitar melhor o seu tempo, a melhor forma de se movimentar entre as cidades nesse roteiro na Alemanha é alugando um carro.
Se você se anima com a ideia, não deixe de conferir estas dicas para alugar carro pela internet. No entanto, com alguns pequenos ajustes, é possível fazer esse roteiro pela Alemanha de trem ou de ônibus.
Inclusive, cruzando a fronteira para a Holanda (Países Baixos). As cidades escolhidas para compor esse roteiro são:
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
- Munique
- Nuremberg
- Frankfurt
- Wiesbaden
- Colônia
- Düsseldorf
- Rotterdam (Países Baixos)
- Amsterdam (Países Baixos)
Dias 1 a 4: Munique
Mais uma vez começamos um roteiro na Alemanha por Munique. Será que é porque eu amo essa cidade?
Coma um Bretzel, beba uma cerveja em uma caneca gigante, passe uma tarde em um Biergarten.
Enfim, caminhe e explore as belezas da cidade mais alemã da Alemanha ou faça um tour guiado a pé por Munique. Tenho certeza que você sairá dessa cidade amando Munique tanto quanto eu.
Dias 5 e 6: Nuremberg
Se você se interessa por história e quer saber um pouco mais sobre a época do nazismo, Nuremberg é o lugar certo. Há uma parte da cidade onde você poderá encontrar o Centro de Documentação Nazista.
Esse local abriga um museu aberto à visitação. Pertinho do museu, há ainda uma longa passarela, que era utilizada para os desfiles do partido nazista ente os anos de 1933 e 1938.
Para saber mais, você pode fazer um tour pela Cidade Velha e áreas do Partido Nazista. Outras atrações imperdíveis são a Frauenkirche e a praça Hauptmarkt.
Dias 7, 8 e 9: Frankfurt
Uma das coisas que eu mais gosto em Frankfurt é o contraste entre cidade grande, super desenvolvida, e as construções e praças que ainda mantêm seu contexto histórico e os traços da arquitetura de séculos atrás.
Em relação à culinária, recomendo que prove o Bretzel e a Currywurst, duas comidas típicas da Alemanha muito consumidas na região.
Incrível => Cruzeiro turístico em Frankfurt
Dia 10: Bate e volta para Wiesbaden
Wiesbaden é a capital do Estado de Hessen e está localizada a cerca de duas horas de viagem saindo de Frankfurt.
Na cidade, aproveite para conhecer a Catedral, o Museu de Gutenberg e a Kurhaus.
Wiesbaden também está localizada em uma região produtora de vinhos! Se você é um apreciador da bebida, aproveite para degustar os diversos rótulos disponíveis nos restaurantes e lojas especializadas.
Dias 11 e 12: Colônia
Um dos pontos de maior destaque na cidade é a lindíssima Catedral de Colônia. Você ficará encantado com o tamanho e a riqueza de detalhes dessa construção do ano de 1248. Descubra quais são os lugares para visitar em Colônia.
A poucos metros está a Hohenzollernbrücke, ponte símbolo da cidade. Continuando a caminhada ao longo das margens do Rio Reno, você encontrará o Fish Market, cenário perfeito para relaxar em um final de tarde.
Separe um dos dias para ir também até o Rhein-Seilbahn, teleférico que cruza o Rio Reno entre o Jardim Botânico (Flora und Botanischer Garten) e o maravilhoso Rheinpark.
Dias 13 e 14: Düsseldorf
Düsseldorf é um exemplo de cidade desenvolvida no que diz respeito a qualidade de vida. A Altbier, cerveja típica da região, é motivo de orgulho para os alemães que moram nessa cidade.
Tanto que será a primeira opção em bebidas a ser oferecida a você em todo e qualquer restaurante. Experimente, vale a pena!
Localizada a beira do Rio Reno, essa é uma das cidades da Alemanha que nos convida a fazer a maior parte dos passeios a pé.
Indico => Visita guiada com um vigia noturno em Düsseldorf
Dias 15 e 16: Rotterdam (Países Baixos)
Sendo a segunda maior cidade dos Países Baixos (antiga Holanda), tem atrações incríveis como o Museumpark, a Ponte Erasmus e o Euromast, por exemplo. Veja o que conhecer em Rotterdam.
Em um dia inteiro, é possível conhecer as principais atrações turísticas dessa cidade. No entanto, reservamos um dia a mais para que você possa visitar Molenwaard, que fica bem pertinho.
Na cidade de Molenwaard, está localizada a Kinderdijk, avenida que reúne quase vinte moinhos de vento, revelando uma das construções símbolos da Holanda.
Dias 17 ao 20: Amsterdam (Países Baixos)
Um dos lugares mais indicados para iniciar seu passeio por Amsterdam é a Praça dos Museus. Dois dos museus mais famosos que você encontra nessa região são o Museu Van Gogh e o Rijksmuseum.
Se você é mais chegado a paisagens naturais vai adorar conhecer o Vondelpark, um dos espaços verdes mais frequentados por turistas e também por quem mora em Amsterdam.
Para quem curte a noite, super recomendo um passeio ao bairro conhecido como Red Light District.
Roteiro de 30 dias na Alemanha
Se você for uma daquelas pessoas sortudas que tem 30 dias para passear pela Alemanha, eu recomendo que aproveite para dar uma escapadinha para algum dos países vizinhos.
Começando por Berlim e descendo pelo mapa da Alemanha até chegar em Munique, esse roteiro ainda levará você às principais cidades da Áustria. Esse roteiro na Alemanha e Áustria compreende as seguintes cidades:
- Berlim
- Leipzig
- Dresden
- Nuremberg
- Würzburg
- Rothenburg ob den Tauer
- Dinkelsbühl
- Landsberg am Lech
- Munique
- Castelo de Neuschwanstein
- Innsbruck (Áustria)
- Salzburg (Áustria)
- Viena (Áustria)
Dias 1 ao 4: Berlim
Apesar de ser uma cidade vibrante e de ter muitas características de modernidade, Berlim é uma das cidades da Alemanha que mais possui museus, monumentos históricos e memoriais.
Como é o caso do Museu do Muro de Berlim, da Alexanderplatz e do Portão de Brandemburgo, por exemplo. Você pode fazer diversos passeios em lugares históricos de Berlim.
Por isso, aconselho que você separe pelo menos 4 dias do seu roteiro para explorar Berlim. Acredite em mim, valerá a pena! Assim, veja quais hotéis são recomendados em Berlim para sua estadia.
Dias 5 e 6: Leipzig
A praça Naschmarkt concentra diversas atrações, como a antiga Câmara de Comércio, que foi construída entre os anos de 1678 e 1687 e a antiga prefeitura, que hoje abriga um museu municipal com artefatos bem interessantes.
Próximo dali está a Augustusplatz, outra praça bem movimentada que é onde está um dos prédios mais altos da cidade: o Panorama Tower.
Do alto desse prédio é possível ter uma visão em 360 graus de toda Leipzig, uma das cidades bacanas da Alemanha. Você também pode fazer uma caminhada histórica em Leipzig.
Dias 7 e 8: Dresden
Dresden é a capital do estado da Saxônia, tendo a catedral Frauenkirche como um dos seus pontos turísticos mais conhecidos, por conta de sua cúpula que se destaca na paisagem.
Na culinária, um dos pratos típicos mais conhecidos da região é o Stollen, pão doce recheado de frutas muito consumido no Natal, mas disponível durante todo o ano.
Veja os principais lugares turísticos de Dresden para já conhecer a cidade com antecedência.
Dias 9 ao 12: Nuremberg
Nuremberg é praticamente uma fortaleza, sendo que a parte antiga dessa cidade medieval fica concentrada dentro de grossos muros utilizados antigamente para proteção.
Se você gosta de caminhar, assim como eu, pode tirar um dia inteiro para ir caminhando ao longo do muro e descobrindo diversas outras construções históricas.
Divertido => Passeio culinário a pé por Nuremberg
Dia 13: Würzburg
Würzburg é uma linda cidade em estilo medieval que faz parte da Rota Romântica na Alemanha. Dentre as principais atrações, está o palácio da cidade que foi construído no ano de 1720.
Ele possui nada menos do que 350 quartos! Aproveite a visita guiada para saber ainda mais sobre a história do local, imperdível neste roteiro na Alemanha.
Não deixe de visitar também a Dom St. Kiliam, principal Catedral da cidade, e a Marktplatz, praça central que reúne diversas lojas, restaurantes e cafés.
Dica => Excursão turística de trem em Würzburg
Dia 14: Rothenburg ob der Tauer
Rothenburg ob der Tauber é uma cidade relativamente pequena. Portanto, passeie com calma pelas ruas que remetem a época medieval.
Repare nas construções históricas e super bem preservadas, nas muralhas e nas ruas estreitas que revelam novos cenários a cada passo.
Uma das imagens mais conhecidas dessa cidade é a Plönline, uma das esquinas mais fotografadas de toda a Alemanha. Veja como ter internet ilimitada na Alemanha para registrar essa viagem.
Nela uma casa amarela em estilo enxaimel cria o cenário perfeito para mais alguns cliques a fim de registrar esse momento.
Como comprar? => Passagem de trem na Europa
Dia 15: Dinkelsbühl e Landsberg am Lech
Pequenas, porém cheias de surpresas, as cidades de Dinkelsbühl e Landsberg am Lech podem ser visitadas no mesmo dia, desde que você não tenha preguiça de acordar cedo!
O passeio começa em Dinkelsbühl, com destaque para sua muralha fortificada e repleta de torres, além de diversas construções medievais intocadas.
A cerca de 180 km está nossa segunda parada: Landsberg am Lech. Uma das coisas mais interessantes dessa cidade é que ela foi construída dentro de uma cratera.
Se você tiver pique para subir os 350 degraus da Torre Daniel, poderá ter uma visão completa da cidade vista de cima. Ótima opções neste roteiro na Alemanha.
Passo a Passo => Comprar moeda estrangeira
Dias 16 ao 20: Munique
Em Munique visite a Hofbräuhaus, experimente o Eisbein, passeie no Englischer Garten e não deixe de comprar algumas delícias no Viktualienmarkt.
Dia 21: Castelo de Neuschwanstein
Ver esse castelo de pertinho realmente é muito mágico. No entanto, para garantir aquela foto perfeita, o segredo é você caminhar até Marianbrücke, ponte que fica próxima ao castelo e que permite uma visão total dessa obra prima.
Dias 22 a 24: Innsbruck (Áustria)
A cidades faz parte dos Alpes Austríacos, destaque nas cadeias montanhosas da Europa. Em Innsbruck, visite a Hofkirche e o Goldenes Dach, além de aproveitar para se deliciar com a culinária local.
Você sabia que alguns pratos da culinária típica da Alemanha têm origem austríaca? Que tal experimentar o Spätzle e o Schnitzel em seu país de origem durante o roteiro na Alemanha?
Ah! Se gosta de esquiar, esse destino também será perfeito para você! Há estações de esqui onde você pode, inclusive, alugar roupas e equipamentos, sem precisar se preocupar em comprar nada.
Um tour interessante te leva a conhecer a parte da Cidade Clássica de Innsbruck. Se a ideia de visitar o país parece interessantes, aproveite para conferir tudo sobre a Áustria. Veja ainda as opções de hotéis em Innsbruck.
Dias 25 a 26: Salzburg (Áustria)
Quem lembra do filme A Noviça Rebelde? Algumas das locações mais importantes do longa que fez sucesso há algumas décadas foram feitas em Salzburg e alguns desses locais estão no Centro da cidade, como o Palácio Mirabell.
Tanto que um tour bastante procurado é a excursão original “A Noviça Rebelde”. A cidade também foi berço de Mozart, por isso há várias atrações relacionadas a vida do compositor.
Recomendo que o deslocamento entre Salzburg e Viena seja feito de trem. A viagem dura entre 2 horas a 3h30 a depender do trem que você escolher. As paisagens que se revelam enquanto o trem se desloca são de tirar o fôlego.
Dias 27 a 30: Viena (Áustria)
Nosso roteiro na Alemanha termina com três dias na capital da Áustria, a belíssima Viena. Antes de saber mais da cidade, já veja as opções de bairros para ficar em Viena.
Na minha opinião, o local ideal para começar o seu passeio pela cidade é a Catedral de São Estêvão. Outras atrações imperdíveis são o Palácio de Hofburg, a Maria-Theresen-Platz e o Palácio Belvedere.
Mas não deixe de conhecer todos quais são os passeios imperdíveis de Viena.
Escolha o roteiro na Alemanha
Planejar seu roteiro com antecedência faz toda a diferença na hora de viajar. Assim, você aproveita melhor seu tempo e seu dinheiro. Por falar em aproveitar ao máximo sua viagem, segue uma dica de quem aprendeu na prática.
Nas minhas andanças pela Alemanha eu descobri que, às vezes, aqueles restaurantes mais deliciosos e aquelas vistas mais especiais não estão desenhadas em um mapa.
Por isso, explore, fale com os nativos, observe onde eles comem e quais seus lugares favoritos. Quer mais? Então confira dicas para sua viagem na Alemanha.
Dica de ouro assim só aqui no Quero Viajar Mais, né?! Agora é só escolher seu roteiro na Alemanha e Gute Reise!
O que achou das minhas sugestões de cidades para um roteiro na Alemanha? Compartilhe este artigo com seus companheiros nessa aventura inesquecível.
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *