Rijksmuseum em Amsterdam: o que ver, tickets e dicas

Rijksmuseum em Amsterdam: o que ver, tickets e dicas

O Rijksmuseum em Amsterdam é a primeira atração na lista de 868 atividades na capital da Holanda, segundo o TripAdvisor Brasil.

Estima-se que ele atraia mais de 2 milhões de visitantes por ano. Por que será que esse museu é tão importante assim?

Começando por ele ser o Museu Nacional da Holanda, portanto, símbolo de arte, história e cultura do país.

Os ingressos para entrada são concorridos, o horário e o preço são razoáveis, e há muito o que ver sobre Rembrandt e outros artistas.

Ficou curioso para saber essas informações com detalhes do famoso museu de Amsterdam? Descubra a história do museu, o que ver, como se pronuncia o seu nome, entre outras informações.

Lembrando que o Rijksmuseum, o museu Van Gogh e o museu Rembrandt são peças importantes do turismo na Holanda!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Amsterdam

Seguro viagem Holanda »

 

Rijksmuseum em Amsterdam

Rijksmuseum em Amsterdam
Saiba tudo sobre o Rijksmuseum em Amsterdam.

O Rijksmuseum é um dos principais pontos turísticos de Amsterdam, sendo um dos passeios em Amsterdam mais recomendados e concorridos, inclusive como uma opção de passeio para conexão em Amsterdam. Neste artigo você saberá:

  • História do museu
  • O que ver no Rijksmuseum
  • Tickets e funcionamento do Rijksmuseum
  • Dicas de tours no museu
  • Curiosidades do Rijksmuseum

CLIQUE AQUI para agendar tours e ingressos para o Rijksmuseum »

 

História do museu

dicas da holanda
Museu Rijksmuseum em 1895 | Foto: Photochrom, via Wikimedia Commons.

O museu foi fundado em 1800 na cidade de Haia, a fim de exibir a coleção do primeiro-ministro. Em 1808, Louis Napoleón (irmão de Napoleão Bonaporte) pede a transferência do museu para Amsterdam.

Em 1885, o museu se muda para a localização atual, na Praça dos Museus, próximo ao Museu Van Gogh. A projeção foi feita pelo arquiteto Pierre Cuypers, que combinou elementos góticos e renascentistas.

Em 2003, o museu é fechado para reforma, mas sem deixar de apresentar as suas obras-primas ao público. A reforma vai até 2013. Atualmente, o local é considerado Patrimônio Nacional da Holanda com mais de 8 mil objetos históricos e artísticos.

As obras contam a história do país desde o ano 1200 até o presente. Por isso, esse é o principal museu do país e o que mantém o maior acervo de obras do Século de Ouro Holandês (século XVII).

Esse período foi considerado a era de ouro das navegações da Holanda, oferecendo ao país a dominação de rotas marítimas e o investimento em arte pela classe burguesa. O principal artista desse período é o Rembrandt.

Custos => Quanto gasto em Amsterdam?

 

O que ver no Rijksmuseum

Rijksmuseum tickets
Acervo do Rijksmuseum tem cerca de 8 mil objetos antigos.

O acervo do Rijksmuseum em Amsterdam possui cerca de 8 mil objetos antigos, incluindo pinturas, desenhos, fotografias, gravuras, móveis, porcelana, prataria, armas, roupas, joias etc.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Holanda. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

As obras se espalham em uma superfície que chega a 30 mil m². Para saber o que ver no museu, confira abaixo a ordem cronológica na qual ele se organiza:

  • Térreo: coleção dos anos 1100-1600;
  • 1º andar: coleção dos anos 1700-1800, 1800-1900 e The Cuypers Library;
  • 2º andar: coleção dos anos 1600-1700;
  • 3º andar: coleção dos anos 1900-2000.

Entre os mais importantes itens para se apreciar, estão o ‘The Night Watch” de Rembrandt van Rijn (1642), “The Milkmaid” de Johannes Vermeer (1654-58), e “Dolls’ House” de Petronella Oortman (1676).

Além deles, os jardins do museu e a Cuypers Library (biblioteca com a mais antiga e extensa coleção de textos de história da arte holandesa) são outros pontos que chamam a atenção sobre o que ver.

Divertido => Tour guiado de bicicleta em Amsterdam

 

Tickets e funcionamento do Rijksmuseum

Entrada Rijksmuseum Amsterdam
Tickets podem ser comprados na bilheteria do local ou pela internet.

Os tickets para o museu podem ser comprados na bilheteria do local ou pela internet.

A vantagem da compra online é o desconto de 1 euro, economia de tempo ao evitar filas e a garantia da entrada no dia da sua visita (às vezes, os tickets na bilheteria estão esgotados).

Há ainda pacote com ingresso sem fila na Rijksmuseum e sem taxa de reserva, assim você garante entrada mais rápida ao museu.

Logo, você ganha mais tempo para apreciar 800 anos de história. No geral, o ingresso custa 20 euros para adultos (online 19 euros).

Crianças de 0 a 18 anos e amigos do Rijksmuseum tem entrada gratuita.

   
   

E quem tiver o Museumkaart, I Amsterdam City Card, membros do ICOM, ICOMOS, a Associação de Rembrandt, KOG, Stadspas, VVAK, BankGiro Lottery VIP-Card também não pagam.

 

Amsterdam museum tickets
Museu funciona diariamente, das 9 às 17 horas.

O museu está aberto diariamente, sempre das 9 às 17 horas (todos os dias do ano, o que inclui Natal e Ano Novo, por exemplo).

Os jardins (Rijksmuseum Gardens), loja (Rijks Shop) e cafeteria (The Café) estão abertos diariamente, das 9 às 18 horas, e não é necessário ticket de entrada (acesso gratuito).

Em geral, as pessoas passam de 2 a 3 horas apreciando as obras do museu com calma (uma visita rápida e completa dura cerca de 1h30).

Além da arte, você pode também destinar uns minutos do passeio para conhecer os jardins, comprar algo na loja e/ou tomar um café na cafeteria local.

E, nada como um guarda-volumes para facilitar a visita a uma atração turística, certo? O Rijksmuseum em Amsterdam possui um guarda-volumes gratuito para a comodidade dos visitantes. Aproveite a opção e faça um passeio mais leve!

Economia => Bilhete nos ônibus de Amsterdam

 

Dicas de tours no Rijksmuseum

Rijksmuseum tour
Conheça os melhores tours para fazer no museu.

Rijksmuseum, Museu Van Gogh e Casa de Anne Frank são atrações muito concorridas de Amsterdam.

Se você quer gerenciar bem o seu tempo e aproveitar a visita ao Rijksmuseum de uma forma diferente, pode ser que um ou mais tours sejam ótimas opções.

  • Entrada sem fila e cruzeiro de 1 hora – Se você quer aproveitar o museu e ainda economizar na hora de fazer cruzeiro, esse combo é interessante. Você tem direito a entrada mais rápida no museu e um cruzeiro pelo Cinturão de Canais.
  • Private Tour no Museu Rijksmuseum – Você é guiado por historiadores de arte profissionais para aproveitar ao máximo a sua visita no período de 2 horas. E se você tiver em família, é possível pedir o Private Family Fun Tour (inclui uma divertida caça ao tesouro).
  • Rijksmuseum sem fila e tour guiado em Amsterdam – Visita ao museu seguido de passeio a pé pelo Centro Histórico de com um guia profissional local. A duração do passeio é de aproximadamente 5 horas.
  • A arte de Rembrandt: visita guiada – Caso você tenha interesse em saber mais sobre Rembrandt e seu trabalho, esse passeio é uma ótima opção. Você faz um tour a pé por Amsterdam, apreciando as obras do artista e desfrutando uma visita guiada ao museu.

Como ter? => Internet na Holanda

 

Curiosidades do Rijksmuseum

Rijksmuseum curiosidades
Museu Nacional da Holanda contém a maior coleção de arte holandesa no mundo.

Antes de conhecer pessoalmente o Rijksmuseum é bom se informar sobre alguns fatos e curiosidades do local. Assim, a sua visita fica mais interessante e até divertida.

Como é organizado o museu: O Museu Nacional da Holanda contém a maior coleção de arte holandesa no mundo.

Para organizar todas as obras, o museu possui 80 salas divididas em 4 andares. Entre as categorias/espaços do local, temos:

  • Gallery of Honour;
  • Night Watch Gallery;
  • Middle Ages and Renaissance (1100-1600);
  • The 17th century (1600-1700);
  • The 18th century (1700-1800);
  • The 19th century (1800-1900);
  • The 20th century (1900-2000);
  • Special Collections;
  • Asian Pavilion;
  • Philips Wing;
  • Cuypers Library;
  • Great Hall;
  • Rijksmuseum Gardens;
  • Atrium;
  • The Passage;
  • The Building from the Exterior.

 

Destaques do Rijksmuseum
Descubra os destaques do acervo de obras do museu.

Destaques do museu: A “Mona Lisa” de Leonardo da Vinci no Museu do Louvre, em Paris, “O Grito” de Edvard Munch na Galeria Nacional de Oslo, na Noruega… E o que tem de especial no Museu Nacional da Holanda? Descubra os destaques do acervo de obras do museu abaixo:

   
   

  • “A Ronda Noturna” – Rembrandt (1642)
  • “A Leiteira” – Johannes Vermeer (1660)
  • “Retrato do casal Isaac Abrahamsz Massa e Beatriz van der Laen” – Frans Hals (1622)

O museu expõe ainda três casas de bonecas que oferecem uma perspectiva detalhada de como as casas de famílias ricas eram mobiliadas há séculos atrás. A mais famosa é a de Petronella Oortman.

É importante destacar que no século XVII, as casas de bonecas eram consideradas um hobby e não simples brinquedos como hoje. No museu, as casas de bonecas atraem olhares de todas as idades.

 

Rijksmuseum interior
Interior do Rijksmuseum | Foto: Rijksmuseum, via Wikimedia Commons.

Como se pronuncia o nome do museu: Muitas pessoas que se interessam por arte e cultura às vezes esbarram em algumas dificuldades nas viagens.

Uma delas é o idioma local. Afinal, Rijksmuseum: como se pronuncia? A palavra está escrita em holandês e se pronuncia assim: “reiquismiusiãm”.

As letras “ij” geralmente recebem o som de “ei”. “Museum” é uma palavra também utilizada em inglês, então, pode ser pronunciada da mesma forma. E aí é só se esforçar um pouquinho e soltar um “reiquis” no começo da palavra “museum”.

Com a pronúncia correta você pode perguntar em qualquer estabelecimento onde fica o museu e quem sabe receber até algumas dicas locais.

Inspire-se => Roteiro em Amsterdam

 

Vale a pena conhecer o Rijjksmuseum?

O Museu Nacional da Holanda é o principal museu de Amsterdam e do país.

Afinal, ele é o responsável por abrigar séculos da história em obras de arte. Isso faz dele uma parada obrigatória para quem deseja conhecer a Holanda mais a fundo.

Vale realmente a pena conferir! Veja também um incrível roteiro de trem na Holanda!

Além do Rijksmuseum em Amsterdam, o Museu Van Gogh e a Casa de Anne Frank estão no topo das atrações turísticas que mais atraem visitantes em Amsterdam.

Se você tiver tempo e gostar de história e arte, já sabe quais lugares conhecer na capital holandesa. Antes de embarcar, veja as regras e os tipos de visto para Holanda.

Ficou com alguma dúvida do Rijksmuseum em Amsterdam? Já visitou algum museu na Holanda? Deixe um comentário!

 

ESCRITO POR

Ana Paula Zanibão

ESCRITO POR

Ana Paula Zanibão

Ana, 25 anos, é gestora ambiental no diploma e redatora no dia a dia. Apaixonada por diferentes culturas, já morou na Espanha, na Bélgica, e hoje mora na Holanda. Ama viajar, escrever e viver novas aventuras, além de sonhar acordada e rir sozinha.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *