Amsterdam

COMPARTILHE

O turismo em Amsterdam, fortalecido por seus museus e paisagens naturais, atrai milhões de visitantes por ano. E como quem avisa amigo é, tenho que dizer que é impossível não se apaixonar por essa cidade que é segura, organizada, fácil de locomover, cheia de história e ainda ostenta uma excelente cultura ciclística.

Fora isso, Amsterdam tem uma vida noturna bem intensa, o que atrai muitos jovens. O período ideal para visitá-la é quando você puder ir. A cidade é linda independente do mês! Claro, que durante a primavera e o verão os dias são mais longos e você consegue aproveitar mais ao ar livre.

Mas eu fui no inverno e me diverti demais! O clima na capital da Holanda (atual Países Baixos), no geral, é ameno, até mesmo no verão. O inverno pode trazer alguns graus negativos, eu peguei -3°C, por exemplo, mas se você é friorento, saiba que Amsterdam não tem o pior frio da Europa.

Quer saber mais? Veja neste artigo todos os links de todos os posts sobre Amsterdam para você clicar e ler as melhores dicas!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Amsterdam

Seguro viagem para a Holanda »

Mapa do turismo em Amsterdam

  • País: Países Baixos
  • Área total: 219 km²
  • Área metropolitana: 1815 km²
  • População total  833 989 hab.

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Amsterdam »

Tudo sobre Amsterdam

Turismo em Amsterdam
Amsterdam fica na região da Holanda do Norte.

Amsterdam é dividida em zonas: Amsterdam Noord, do outro lado do Rio IJ, uma área cheia de personalidade, com muitas iniciativas criativas. Amsterdam Oost, uma área mais tranquila próxima ao Centro. Amsterdam Zuid/Oud-Zuid abriga boa parte dos pontos turísticos, como Rijksmuseum, o Museu Van Gogh, Vondelpark, etc.

Além de Amsterdam West, uma área vibrante com ótimas opções para compras. Possui cerca de 800 mil habitantes, é a maior cidade da Holanda, mas esse número, pasmem, é inferior a quantidade de turistas que a visitam. Em 2017, por exemplo, foram 5,2 milhões de visitantes, segundos dados do governo.

O idioma oficial é o holandês, mas o inglês também é uma língua muito falada em todo o país, principalmente nos lugares turísticos, como Amsterdam. A moeda é o euro. Você não precisa de visto para o país e pode permanecer como turista por até três meses.

E, se você está preocupado com o jet lag, saiba que a diferença no fuso é de 3 a 5 horas a mais ao longo do ano. Assim como no Brasil, a Holanda tem horário de verão, que começa na primavera e vai até o inicio do outono, época que faz com que anoiteça por volta das 22h.

É nesse período que há mais diferença entre os horários do Brasil e da Holanda. Nos meses de inverno na Europa, quando o Brasil já está com o horário de verão, a diferença cai para 3 horas.

Mais da história da capital da Holanda

O que fazer em Amsterdam durante o dia

Agora, se você precisar ligar para Amsterdam de algum telefone que seja de fora da cidade, disque primeiro o +31, código da Holanda, seguido do código de área da cidade, que no caso de Amsterdam é o 20, seguido do número local.

O berço de artistas como Vicent Van Gogh está entre os dez países mais desenvolvidos do mundo, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. O país também é um exemplo de políticas de liberdade e tolerância.

A Red Light Street atrai milhares de turistas que querem conhecer as famosas janelas vermelhas. Na Holanda, e consequentemente na cidade, a prostituição é regulamentada e as mulheres têm direitos trabalhistas.

A cidade surgiu de um pequeno povoado de pescadores às margens do rio Amstel e daí surgiu o nome do povoado, Amsterdam. Atualmente, a cidade combina a atmosfera histórica com seus prédios baixos, ruelas e os charmosos canais, com a conectividade de uma metrópole.

O que fazer em Amsterdam

Amsterdam é uma cidade que por si só exala cultura, história, rastros do passado e o que mais me fez me apaixonar, a arquitetura e os canais.

Onde ir e atrações

o que fazer em 1 dia em amsterdam
Museu Rijksmuseum / Amsterdam.

A cidade é cheia de programas bacanas para preencher os seus dias, o que não falta na cidade é atração para ver. E o melhor: tem passeios para todos os gostos, desde museus, walking tours, parques e até o maior balanço da Europa, no topo de um prédio.

Agende os melhores passeios guiados em Amsterdam e veja as dicas sobre o que fazer em Amsterdam. E como a cidade já é conhecida por suas ciclovias, nada como alugar uma bike para ver de perto uma das maiores belezas de Amsterdam: sua arquitetura.

Empresas oferecem opções de tours guiados, onde você pode aprender um pouco mais sobre a história da cidade. E para mais dicas do que ver e fazer em Amsterdam, visite o site do Conexão Amsterdam, um site completo com dicas sobre a Holanda e sua capital.

museus em amsterdam
Museu de Van Gogh / em Amsterdam.

Não deixe também de ler por aqui os principais pontos turísticos, assim você garante que não vai deixar nada de fora do seu roteiro. Mas já adianto que um dos melhores lugares para visitar é a emocionante e famosa Casa de Anne Frank.

Além do Museu Rijksmuseum, que é o Museu Nacional da Holanda, portanto, símbolo de arte, história e cultura do país; e claro o Museu de Van Gogh, sendo um dos passeios mais concorridos e recomendados. Eu recomendo que você passe pelo menos 3 dias pela cidade para ver todos os principais pontos turísticos.

Para te ajudar, montei sugestões de roteiros de 1 a 5 dias. Eles estão no artigo sobre roteiro em Amsterdam. Se a sua estadia for longa, não deixe de visitar os arredores de Amsterdam, como o vilarejo de Zaanse Schans, famoso por seus moinhos de vento.

O melhor é que a cidade fica bem próxima e dá para fazer bate e volta. Agora, se você também gosta de viajar e trazer algumas lembranças para casa, o artigo compras em Amsterdam destrincha os melhores lugares para visitar.

aeroporto schiphol
Aeroporto Schiphol, principal de Amsterdam.

A capital dos Países Baixos recebe voos diretos do Brasil, vindos do Rio de Janeiro, de São Paulo e Fortaleza. São mais ou menos dez horas a bordo dos aviões da companhia holandesa KLM. Ao desembarcar, você estará no aeroporto internacional de Schiphol, o único da região.

Ele não fica na cidade em Amsterdam, mas sua localização é bem próxima, são apenas 20km de distância, que ficam ainda mais simples de serem percorridos diante de tantas opções de transporte público em Amsterdam. Ônibus e trem são as mais em conta.

No artigo sobre como ir do aeroporto de Amsterdam para o Centro tem dicas e preços você descobrir os detalhes. E se você fizer escala de algumas horas, leia o post sobre o que fazer em uma conexão em Amsterdam, onde te ajudo a planejar uma visita rápida à cidade.

onde ficar em amsterdam
Bairro Leidseplein, em Amsterdam.

Outro assunto fundamental é sobre o melhor lugar para se hospedar. No artigo com os melhores hotéis em Amsterdam veja as melhores opções de hospedagem com hotéis 4 e 5 estrelas, modernos e bem localizados na cidade.

Caso você não consiga as melhores localizações, uma das vantagens da cidade é ter um sistema de transporte muito bom. Assim sendo, basta garantir que a sua hospedagem esteja próxima a um ponto de ônibus ou tram, os famosos bondes, para você circular tranquilamente.

Lembrando que tram, metrô e ônibus funcionam de 6h até meia-noite. Após esse horário, entram em circulação os ônibus noturnos que garantem que você volte em segurança mesmo que seja tarde da noite. Para usar o transporte, compre um bilhete nos ônibus de Amsterdam.

onde comer em amsterdam
Queijo Gouda, típico em Amsterdam.

E mudando de assunto… não sei vocês, mas eu adoro provar a culinária local nos países em que visito. E a Holanda é uma das maiores produtoras de uma das coisas que eu mais amo: queijo! O gouda, inclusive, é fabricado na cidade de… Gouda, que é bem pertinho.

A culinária holandesa, em si, é bem variada. Um lugar bacana para provar uma comida caseira é no Moeders, que em português significa mãe, tudo a ver com a proposta do lugar.

Eu falo sobre onde comer em Amsterdam no artigo onde listo outros restaurantes, incluindo um café conhecido pela melhor torta de maçã da cidade e dos deliciosos stroopwaffles.

vida noturna red light district
Turismo em Amsterdam: Red Light District

Depois das melhores refeições, é hora de cair na noitada! Justamente por isso é que a cidade atrai muitos turistas jovens interessados na sua vida noturna agitada. Há baladas por todo canto, mas alguns bairros são pontos certeiros para você se divertir.

No artigo vida noturna em Amsterdam eu falo sobre a Red Light, De Pijp e os arredores da Praça Leidse. Não deixe também de conhecer The Bulldog, coffee shop mais antigo da cidade, aberto na década de 70, que faz sucesso até hoje! Mas é só para maiores de 18 anos.

E já que o assunto são festas, algumas datas ao longo do ano garantem muita diversão pela Holanda, como o Dia do Rei, em 27 de abril; e a Pride Amsterdam, Parada Gay da cidade.

E para quem viaja em família, veja os atrativos em Amsterdam para crianças, pois a cidade é repleta de atrações para os pequenos.

cidade das bicicletas
Amsterdam, cidades das bicicletas.

E a dúvida cruel de toda a viagem é: quanto eu vou gastar? Para te ajudar, eu fiz um balanço, levando em consideração gastos com alimentação, hotel, passeios, seguro viagem (que é obrigatório nos países que fazem parte do espaço Schengen, como a Holanda) e passagem, com base nos valores de 2018.

Está tudo bem detalhado em no artigo onde mostro quanto gasto em Amsterdam. Claro, que o valor é variável, depende do seu estilo de viagem.

Dicas de turismo em Amsterdam

Ahhh, Amsterdam! Suas belezas encantam qualquer turista. E vale lembrar que a cidade holandesa oferece experiências incríveis graças à sua vibe livre, senso de responsabilidade individual e bem-estar coletivo.

É incrível como tudo funciona e como a população vive bem. É um lugar fascinante para suas próximas férias. Espero que com esses artigos você consiga fazer da sua viagem para a capital holandesa a melhor possível!

Vai fazer turismo em Amsterdam? Conte sobre sua viagem nos comentários!

Até + !!!

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais