Onde comer em Amsterdam: restaurantes e pratos típicos

por Raquel Araujo

Onde comer em Amsterdam: restaurantes e pratos típicos

Neste artigo, você descobrirá onde comer em Amsterdam e qual é o preço médio de uma refeição. Independente do seu estilo de viagem, seja ele econômico ou de luxo, é possível comer bem em Amsterdam sem comprometer o seu orçamento.

A culinária holandesa não possui uma característica tão marcante como a de outros países da Europa, como a Itália. Ela tem influências de outras culturas e o resultado é uma gastronomia bem saborosa, misturando texturas. Entre os famosos queijos holandeses e os deliciosos stroopwafels, a comida holandesa surpreende com seus temperos e diferentes combinações de elementos.

Se você vai para Amsterdam, não deixe de se aventurar pelas comidas típicas. Quer saber onde comer em Amsterdam? Confira abaixo!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Amsterdam

Seguro viagem para Holanda »

 

Pratos típicos de Amsterdam

Onde comer em Amsterdam
Stroopwafel consiste em dois waffles finos e crocantes, recheados com um caramelo.

Aposto que você já ouviu falar nos queijos holandeses. Sim, eles são uma iguaria local, mas não são as únicas. A Holanda está cheia de comida saborosa, principalmente doces.

  • Torta de maçã
  • Stroopwafel
  • Queijos
  • Kibbeling
  • Snert

 

Torta de maçã

Comida típica daHolanda
Na Holanda, a torta característica é a de maçã.

Se você acha que vai encontrar torta holandesa em Amsterdam, tenho uma notícia ruim para você: eles nem sabem o que é isso! Apesar do nome, a invenção é brasileira!

Na Holanda, a torta característica é a de maçã, daquelas bem fofinhas, com muito recheio. Ela vai bem no café da manhã, após o almoço, ou no lanche da tarde. Aproveite e explore a cena de comida de Amsterdã em um passeio com guia privado.

Conhecida como Appeltaart, a torta de maçã é facilmente encontrada nos restaurantes e pode, ou não, acompanhar chantilly. Independente do local em que você comprar, com certeza, o doce vai estar delicioso. Torta de maçã é um assunto muito sério para os holandeses!

Saiba mais => O que fazer, pontos turísticos e atrações de Amsterdam

 

Stroopwafel

O que provar em Amsterdam
Foto: Markus Stroopwafels, via Wikimedia Commons.

É bem verdade que em alguns lugares do Brasil você encontra essa iguaria (no Starbucks, por exemplo, ou em lojas de produtos importados), mas nada substitui o sabor de um stroopwafel quentinho, preparado na hora.

A comida consiste em dois waffles finos e crocantes, recheados com um caramelo bem consistente, como se fosse um melaço. O stroopwafel é basicamente o pão de queijo dos holandeses, vende em qualquer lanchonete ou quiosque na rua. Saiba como fazer um Food Walking Tour em Amsterdam, para aproveitar todas as comidas de rua da cidade.

Se você pensa em ir à feira de rua Albert Cuypmarkt, uma das primeiras barracas vende stroopwafel. A diferença? Você pode acrescentar toppings nele: gotas de chocolate, chocolate branco derretido, pasta de amendoim, M&M’s… O que já é delicioso consegue ficar ainda melhor! A comida vai bem com um café ou com chá. Mas, para os amantes de doce, como eu, basta um stroopwafel (ou dois) para ser feliz.

Conheça =>  Passeios em Amsterdam

 

Queijos holandeses

Melhores queijos da Holanda
Os queijos holandeses são deliciosos e variados.

A Holanda também não brinca em serviço quando o assunto é queijo! Eles são deliciosos e variados. O mais famoso é o queijo Gouda, típico da cidade de mesmo nome, mas há outras iguarias como o Edam, para quem gosta de queijo mais picante, o Maasdam, que, além do gosto adocicado, tem um toque de nozes, ou o Leyden, que pode ser produzido com sementes de cominho.

Se você quiser provar alguns queijos, um dos lugares mais famosos em Amsterdam é o Reypenaer. Lá, inclusive, você pode pagar um menu com harmonização de queijos e vinhos por 16,50 euros.

Eu prefiro comprar os queijos na feira Albert Cuypmarkt. Os vendedores também oferecem provas e adoram explicar sobre os produtos. Esses queijos são umas das iguarias provadas durante um Tour Secret Food em Amsterdam com visitas a pequenos restaurantes e produtores locais.

Caso se anime em trazer alguns queijos para o Brasil, saiba que, desde 2016, é permitido o ingresso de até 5 quilos por pessoa de derivados do leite. Mas desde que estejam em sua embalagem original de fabricação e com rotulagem que possibilite a identificação.

Economia =>  Bilhete para viagens ilimitadas nos ônibus de Amsterdam

 

Kibbeling

Onde comer Kibbeling em Amsterdam
Kibbeling é o bacalhau fresco empanado e frito.

Se os ingleses têm o fish and chips, os holandeses têm bacalhau frito, que pode vir acompanhado por uma porção de batata frita, se você quiser.

O prato é conhecido como kibbeling. Eles usam o bacalhau fresco para empanar e, em seguida, fritar. Para a minha felicidade, o molho que acompanha é o de alho! Esse sabor pode ser provado também em um passeio com degustação de comida no bairro de Jordaan, em Amsterdam.

Como ter? => Internet na Holanda

 

Snert

Prato típico de Amsterdam
Snert | Foto: Jpatokal at wts wikivoyage, from Wikimedia Commons

Esse é um prato característico de dias frios. É uma sopa de ervilha bem grossa com pedaços de salsicha defumada e também de carne suína. Ela tradicionalmente é servida acompanha de pão de centeio. Boa pedida no inverno, a sopa também pode ser uma opção de entrada.

Não deixe de ler => Dicas e roteiro para a sua viagem de trem pela Europa

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Holanda. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Onde comer em Amsterdam?

  • Moeders
  • The Pancake Bakery
  • Greenwoods Singel
  • Eetcafe Het Pakhuis
  • Manneken Pis Vlaamse Frites
  • Maoz
  • Omeletegg
  • Burgermeester
  • Moon
  • Brasserie SenT
  • De Kas
  • Ciel Bleu

 

Restaurantes com o melhor custo-benefício

Moeders

Onde comer bem em Amsterdam
O restaurante serve uma comidinha caseira, bem típica holandesa. | Foto: Moeders

Moeders quer dizer… mãe! E é exatamente essa a proposta do restaurante: servir uma comidinha caseira, bem típica holandesa, como se você estivesse em casa. E para honrar o nome, a decoração é feita com fotos de mães!

Se você quiser contribuir, basta levar uma foto da sua. O ambiente é acolhedor e funciona desde os anos 90. Já deu para imaginar a quantidade de fotos que estampam as paredes, certo?

O restaurante é tradicional, o que significa que fica cheio. Ele aceita reservas, então, é uma opção para você garantir o seu lugar, já que o espaço não é grande. Há opções vegetarianas, sendo uma boa opção de onde comer em Amsterdam. O preço varia entre 6 euros (sopas) até 21 euros. O cardápio está disponível no site.

  • Endereço: Rozengracht 251, 1016 SX
  • Funcionamento: Diariamente das 17h às 1h (a cozinha fecha às 22h30)

Cultura => Ingresso para o Museu de Van Gogh em Amsterdam

 

The Pancake Bakery

Onde comer doces em Amsterdam
As panquecas holandesas são bem finas e servidas abertas, como se fosse uma pizza. | Foto: The Pancake Bakery

Este restaurante serve… panquecas! Mas elas são bem diferentes das nossas. As panquecas holandesas são bem finas e servidas abertas, como se fosse uma pizza. Os sabores são inúmeros, mais de 100, entre salgados e doces. Além das panquecas, eles também servem omeletes. Mas, sinceramente, recomendo comer o carro chefe da casa!

As panquecas são grandes, os preços variam entre 12 e 15 euros. O The Pancake Bakery fica bem próximo à Casa de Anne Frank, o que já contribui para um combo perfeito entre almoço e passeio. Aproveite e siga os passos de Anne Frank em um tour guiado em Amsterdam.

  • Endereço: Prinsengracht 191 – 1015 DS
  • Funcionamento: Diariamente das 9h às 21h30

Experiência => Ingresso para a Heineken Experience em Amsterdam

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Greenwoods Singel

restaurantes tradicionais de amsterdam
O ambiente é super agradável, à beira do canal Sigal. | Foto: Greenwoods Singel

Greenwoods Singel é uma boa opção para quem quer tomar café da manhã, almoçar ou fazer um lanche à tarde, entre um passeio e outro. O ambiente é super agradável, à beira do canal Sigal.

O espaço é pequeno, como muitos dos estabelecimentos de Amsterdam, mas é possível reservar uma mesa com antecedência, exceto para sábados e domingos. Há opções vegetarianas. Um café da manhã inglês completo custa cerca de 14 euros e um hambúrguer, 16 euros.

  • Endereço: Singel 103, 1012 VG Amsterdam
  • Funcionamento: De segunda a quinta, das 8h30 às 16h, e de sexta a domingo, das 8h30 às 16h30

Ticket => Excursão noturna pelos canais de Amsterdam

 

Eetcafe Het Pakhuis

Pub bem recomendado em Amsterdam
Este é um restaurante no estilo pub, perfeito para quem quer saber onde comer em Amsterdam. | Foto: Eetcafe Het Pakhuis

Famoso entre os moradores, principalmente entre os jovens e estudantes, o Eetcafe Het Pakhuis é um restaurante no estilo pub para quem quer comer bem e barato. Os pratos são muito bem servidos, sempre com porções generosas de batata frita (eu disse que era a paixão nacional).

Há opções vegetarianas. Se você quiser ir à noite, ele também é uma boa opção para tomar um chope. Uma porção de nachos custa 7 euros. Os pratos de carne variam entre 13 euros e 25 euros. O restaurante não aceita reserva.

  • Endereço: Voetboogstraat 10-12, 1012 XL AMSTERDAM
  • Funcionamento: Segunda a sábado, das 11h à 0h, e aos domingos, das 12h às 22h30

Sem fila => Ingresso para Rijksmuseum em Amsterdam

 

Restaurantes bons e baratos em Amsterdam

Manneken Pis Vlaamse Frites

batata-frita holandesa
O estabelecimento está espalhado por vários bairros em Amsterdam. | Foto: Manneken Pis Vlaamse Frites

A batata frita é uma paixão nacional na Holanda e, por mais que o prato exista no mundo inteiro, vale a pena provar as de rua em Amsterdam. Elas são tradicionais, servidas em um cone com molho à escolha do cliente.

Uma das mais famosas é a Manneken Pis Vlaamse Frites, com seus mais de 20 molhos! São três opções de tamanhos de cone, cujos preços variam de 3 a 5 euros. O estabelecimento está espalhado por vários bairros, sendo uma boa opção de onde comer em Amsterdam.

Programe-se => Passeio de barco pelos canais de Amsterdam de dia

 

Maoz

Comida vegetariana em Amsterdam
Maoz | Foto: Donald Trung Quoc Don (Chữ Hán: 徵國單), via Wikimedia Commons.

Se você curte falafel, o Maoz é o seu lugar! Esse é o carro chefe do restaurante que tem o conceito fast-food vegetariano. O preço é muito convidativo, tem falafel por 5 euros e a inclusão de salada no sanduíche é livre.

Aliás, o sanduíche é grande e bem gostoso. Para quem quer economizar, ainda mais nesses períodos em que o euro está mais caro do que nunca, o Maoz é uma ótima opção para comer de forma saudável, sem gastar muito.

Como se trata de uma grande rede, o Maoz tem mais de um endereço. Consulte o site para saber onde comer em Amsterdam.

Barato => Excursão a pé por Amsterdam

 

Burgermeester

Onde comer hambúrguer em Amsterdam
A loja serve hambúrgueres com carne saborosa e bem sequinha. | Foto: Burgermeester.

Hambúrguer é sempre uma boa pedida durante as viagens e esse é bem gostoso. Fundada em 2007, a Burgermeester possui um ambiente bacana, com variedade de hambúrgueres o suficiente para você ficar em dúvida em, pelo menos, três opções.

Para quem gosta de pimentas, como eu, prove a opção com jalapeños. Carne saborosa e bem sequinha. Os hambúrgueres variam de 8 a 13 euros. A loja possui algumas filiais pela cidade. Consulte o site para saber onde comer em Amsterdam.

Diversão => Visita ao Icebar em Amsterdam

 

Omelegg

Comida rápida e gostosa em Amsterdam
Omelegg é especializado em omeletes, mas também tem sanduíches. | Foto: Omelegg

Um lugar bom, bonito e barato para tomar café da manhã ou almoçar é o Omelegg. Especializado em omeletes, mas também com opções de sanduíches, o menu não passa de 10 euros.

As opções mais baratas custam 6 euros. Os pratos são deliciosos e bem servidos. O lugar é concorrido, mas vale a pena esperar na fila. O Omelegg está em dois endereços, um no centro da cidade e outro no bairro De Pjip. Você confere o endereço no site. O horário de ambas as filiais é o mesmo.

  • Funcionamento: Segunda a sexta, das 7h às 16h, e sábado e domingo, das 8h às 16h

Prático => City Card Amsterdam para 24, 48 ou 72 horas

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Melhores restaurantes em Amsterdam

Moon

restaurantes finos de amsterdam
O Moon fica no 19º andar de um arranha-céu. | Foto: Moon

Se você adora jantar apreciando uma vista bem bonita da cidade, não deixe de ir ao Moon. Ele fica no 19º andar do Adam Lookout, um arranha-céu com o balanço mais alto da Europa.

Depois de se balançar, você pode descer ao restaurante que é comandado pelos renomados chefs Jaimie van Heije e Tommy den Hartog. Eles dão toques modernos em pratos clássicos e usam apenas ingredientes sazonais, cuidadosamente selecionados.

Além da vista bonita, o restaurante gira! Mas fique tranquilo que é bem devagar e você provavelmente nem vai sentir. Os preços, claro, são mais salgados. No jantar, o prato mais barato custa em torno de 60 euros, enquanto no almoço o prato mais em conta custa 40 euros.

  • Endereço: A’DAM Toren, Overhoeksplein 1
  • Funcionamento: Diariamente, almoço de meio dia às 14h e jantar, das 18h às 21h

Imperdível => Excursão aos moinhos de Zaanse Schans

 

De Kas

melhores restaurantes de amsterdam
O restaurante foi construído em uma estufa desativada. | Foto: De Kas

O De Kas foi construído em uma estufa desativada que seria demolida. A ideia partiu do chef Gert Jan, que assina o menu local. Gert queria fazer uma coisa diferente com a sua carreira, e porque não este desafio?

O restaurante fica dentro do parque Frankendael e a proposta é utilizar apenas alimentos orgânicos. Parte deles é cultivado ali mesmo, no entorno do restaurante, e parte vem de produtores vizinhos.

Esse é um lugar que vale pela experiência. Ele não fica perto do centro histórico. O menu é fechado, o que significa que não há um cardápio fixo com várias opções disponíveis a sua escolha.

Ainda assim, se você quer um ambiente agradável e diferenciado, além de uma comida fresca, esse é o seu lugar. No almoço, o menu é mais barato, 35,50 euros pela opção mais simples, e no jantar, 57 euros.

  • Endereço: Kamerlingh Onneslaan 3 1097 DE Amsterdam
  • Funcionamento: Segundo a sexta, das 10h às 18h, e sábados, das 13h às 18h 

Curioso => Tour no distrito na Luz Vermelha em Amsterdam

 

Brasserie SenT

Melhor restaurante de Amsterdam que não é caro
Quer saber onde comer em Amsterdam? Este é o lugar! | Foto: Brasserie SenT

Clima aconchegante, staff educado e carne de primeira. Este é o Brasserie SenT. O lugar não é muito grande, então é fácil formar fila. Chegue cedo ou reserve uma mesa.

As carnes são muito saborosas e eles têm uma ótima variedade de vinhos. Os pratos principais variam de 17 a 30 euros. Para quem não come carne, o restaurante conta com opções de massas. Se você busca um restaurante mais sofisticado, mas sem preços exorbitantes, o Brasserie vai te satisfazer completamente.

  • Endereço: Saenredamstraat 39, 1072 CC Amsterdam
  • Funcionamento: Domingo a quinta, das 18h à 1h, e sexta e sábado, das 18h às 3h

Interessante => Excursão cultura a Coffee Shops em Amsterdam

 

Ciel Bleu

Restaurante com vista em Amsterdam
Ciel Bleu fica do 23° andar do Okura Hotel. | Foto: Okura Hotel

Com duas estrelas Michelin e no top 20 melhores restaurantes de Amsterdam no TripAdvisor, o Ciel Bleu, ou Céu azul, fica do 23° andar do Okura Hotel. O menu do restaurante muda quatro vezes ao ano para se adaptar aos produtos sazonais.

É recomendado reservar a mesa com antecedência. O restaurante é requintado, daqueles que exigem dress code, ou seja, nada de chinelos, shorts ou regatas. Espere gastar, no mínimo, 180 euros.

  • Endereço: Ferdinand Bolstraat 333
  • Funcionamento: De segunda a sábado, das 18h30 às 22h

Museu de Cera => Ingresso para o museu Madame Tussauds em Amsterdam

 

Comidas típicas e onde comer em Amsterdam

É inegável que a comida de Amsterdam é muito saborosa, sempre servida em um tamanho generoso. Todos os restaurantes que visitei me satisfizeram. O ponto alto da culinária local é a textura e o tempero, combinação capaz de transformar a experiência gastronômica de qualquer viajante em algo único.

Confira mais sobre a comida típica da Holanda nesse vídeo incrível pelo site oficial de turismo da Holanda:

Já provou a comida do país? Achou onde comer em Amsterdam? Comente aqui a sua opinião.

 

ESCRITO POR

Raquel Araujo

ESCRITO POR

Raquel Araujo

Raquel Araujo, de 28 anos, é jornalista formada pela PUC-Rio, com pós graduação em Transmídia. É carioca, pisciana, ama os livros e batatas fritas. Para ela, viajar é se conectar com outras culturas enquanto descobre um pouco mais de si mesma.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Maria Regina Cordovil

    Raquel, boa tarde. Preciso conversar com você sobre um assunto extra. Como faço?