O que fazer nos arredores de Amsterdam: passeios de bate-volta

por Raquel Araujo

O que fazer nos arredores de Amsterdam: passeios de bate-volta

Sem dúvida, Amsterdam é uma cidade que merece atenção, mas a Holanda não se resume apenas a ela, os arredores de Amsterdam também rendem ótimas visitas e prometem encantar o turista na mesma proporção. Muitos desses locais você pode conhecer em um bate-volta, sem gastar mais de duas horas de viagem.

A Holanda é um país pequeno e bem conectado. É fácil se deslocar entre as cidades e, muitas vezes, você consegue aproveitá-las a pé. Escolha um dia de tempo bom e caia na estrada (ou nas linhas de trem da estação Centraal). Se você pretende passar um bom tempo na Holanda, o que eu recomendo fortemente é: aproveite as dicas deste post para organizar o seu roteiro e conheça os arredores de Amsterdam.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Amsterdam

Seguro viagem para Holanda »

 

Arredores de Amsterdam

Arredores de Amsterdam
Arredores de Amsterdam também rendem ótimas visitas e prometem encantar o viajante.
  • Zaanse Schans
  • Rotterdam
  • Gouda
  • Utrecht
  • Keukenhof

Descubra => Melhores tours guiados em Amsterdam

 

Zaanse Schans

O que fazer em Amsterdam
Zaanse Schans mantém construções originais de vilas holandesas dos séculos XVIII e XIX.

Talvez, esse seja um dos bate-volta mais famosos nos arredores de Amsterdam, na Holanda. 22 km separam Amsterdam de uma verdadeira volta ao passado. Isso porque Zaanse Schans mantém construções originais de vilas holandesas dos séculos XVIII e XIX, só de caminhar pelo vilarejo já é um encanto.

A cidade funciona como um museu a céu aberto e, de fato, ela foi projetada para preservar a memória da era industrial da Holanda. Em 1961, Zaanse Schans começou a nascer e, para isso, foram levadas construções inteiras de outros lugares da Holanda até o vilarejo.

Como a cidade se tornou um ponto muito requisitado pelos viajantes, ela tem uma estrutura voltada para os turistas, com várias lojas de souvenirs, cafés, restaurantes e outras atrações, como um cruzeiro em Zaanse Schans.

É no local que estão os moinhos de vento que são imagem internacional da Holanda. No total são 11, seis deles abertos ao público. Aproveite a ida à cidade para visitar as oficinas de tamancos e lojas de queijos. De forma geral, as atrações funcionam das 9h às 17h, porém nem todas estão abertas diariamente.

Há duas formas de chegar a Zaanse Schans, saindo da estação Centraal. Uma delas é pegando um trem para Uitgeest e descer na estação Zaanse Schans. O trajeto dura cerca de 20 minutos e o trem custa cerca de 3 euros ou agende uma confortável excursão de Amsterdam para Zaanse Schans.

A outra opção é ir de ônibus, através da linha 391 Zaandam Zaanse Schans, da empresa Connexxion. Basta descer na última parada, que é exatamente a entrada da vila. O ônibus custa cerca de 6 euros e a viagem dura 40 minutos. Uma boa opção nos arredores de Amsterdam.

  • Endereço: Schansend 1, 1509 AW Zaandam, Países Baixos

Curiosidade => Como usar WhatsApp na Europa?

 

Rotterdam

Cidades da Holanda para visitar
Rotterdam deu uma aula de como se reinventar e se tornou uma das maiores cidades da Holanda.

Provavelmente, você já deve ter visto algumas imagens das famosas casas cubos da Holanda. Elas são chamadas de Kijk Kubus e são um dos principais atrativos de Rotterdam, cidade conhecida por sua criatividade e inovação. A arquitetura é incrível e parece que elas flutuam no ar. O melhor é que muitas delas estão disponíveis em sites de reserva.

Porém, nem sempre tudo foi animado em Rotterdam. A cidade foi quase totalmente destruída durante a Segunda Guerra Mundial, o que resultou na rendição da Holanda diante dos nazistas.

Reconstruída das cinzas, Rotterdam deu uma aula de como se reinventar e se tornou uma das maiores cidades da Holanda. Vindo de Amsterdam, você vai sentir a diferença quando chegar em Rotterdam, ela aposta em construções arrojadas que são o paraíso para quem entende de arquitetura ou para quem gosta de admirar construções que não se vê em qualquer lugar. Experimente um passeio de ônibus turístico de Rotterdam.

Não deixe de visitar o canal de Rotterdam, o Maritiem Museum, que conta um pouco da história da cidade como um importante porto da Europa com direito à visitação a um navio. Veja o ingresso antecipado para o Museu Marítimo em Rotterdam.

 

Mais dicas de Rotterdam

Passeios perto de Amsterdam
Kijk Kubus são um dos principais atrativos de Rotterdam.

Outro lugar indispensável é o mercado municipal. Conhecido como Markthal, ele tem nada menos que onze metros de altura. Criado em 2014, o mercado chama a atenção não apenas pela sua forma e tamanho, mas por conseguir combinar um mercado com, pasme, apartamentos, em um só lugar.

Quer se impressionar ainda mais? Aproveite e faça um bike tour em Rotterdam.

Ao longo dos seus 11m estão apartamentos, muitos com vista para o interior do mercado. O teto côncavo é decorado com murais gigantes de artistas holandeses. Quando conseguir tirar os olhos da beleza do mercado, aproveite para degustar os produtinhos a venda.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Holanda. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

E já que o sobrenome de Rotterdam é arquitetura, não deixe de visitar o NAI, Instituto Holandês de Arquitetura. O lugar abriga um museu que mostra toda a transformação da cidade, os projetos inovadores, etc. Para chegar a Rotterdam pegue um trem na estação Centraal em direção à cidade.

Há opções de trens rápidos e normais. Eles custam cerca de 15 euros. A viagem dura de 40 minutos a uma hora, dependendo da sua opção de transporte. Uma ótima opção nos arredores de Amsterdam.

  • Kijk Kubus: Overblaak 70, 3011 MH Rotterdam
  • Mercado municipal: Ds. Jan Scharpstraat 298 3011 GZ Rotterdam
  • Instituto de Arquitetura: Museumpark 25 Rotterdam, Netherlands

Como ter? => Internet na Holanda

 

Gouda

Cidades turísticas da Holanda
Cidade é pequena e dá para explorá-la a pé..

Com certeza você já ouviu esse nome! E, sim, o queijo leva o nome da cidade que o produz. Mas Gouda, além de ser a produtora de 60% dos queijos holandeses, também é conhecida por ser o berço de outra comida típica de Amsterdam: o stroopwafle (uma sobremesa que consiste em dois waffles bem finos com um caramelo denso no meio, como um melado).

Não deixe de prová-las! Em muitos cafés, ela é feita na hora e com uma bebidinha quente forma uma dupla perfeita. Dica: aposte nas barraquinhas na rua, os stroopwafles são enormes e deliciosos e leia também o post sobre o que comer em Amsterdam.

A cidade é pequena e dá para explorá-la a pé. A maior parte dos pontos turísticos está no centro histórico, como por exemplo a De Waag, casa onde os queijos eram pesados. O lugar data do século XVI e agora abriga uma lojinha de queijos e souvenires.

No térreo, ainda tem um museu que conta a historia do comercio do queijo na região. Não poderíamos esperar menos de Gouda! Esses lugares fazem parte do roteiro de um walking tour em Gouda. É só conferir!

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Dê um pulo também na Igreja Sint Janskerk para ver os seus vitrais, um dos mais importantes da Holanda. Há ainda o prédio da prefeitura em seu estilo gótico.

Mas se há um lugar que merece a sua atenção é o Goudse Markt, o Mercado de Queijo. Com mais de 300 anos de tradição, recebe um evento durante às quintas-feiras da primavera e do verão.

Vários produtores locais se reúnem na rua para negociar as suas peças de queijos. Você também encontrar quatro moinhos, daqueles tradicionais da Holanda. Perto do centro estão dois deles: o Molen de Roode Leeuw (aberto quinta, das 9h às 14h, e sábado, das 9h às 16h) e o Molen’t Slot (abertos sábado e domingo, das 10h30 às 18h).

 

Outras atrações de Gouda

Bate e volta de Amsterdam
A maior parte dos pontos turísticos está no centro histórico.

Há dois trens que saem de Amsterdam sentido Gouda. Um deles é direto e o outro faz uma parada em Utrecht (o trem custa 11 euros), cidade que também merece a sua atenção e será abordada abaixo.

O tempo de viagem até Gouda é de aproximadamente uma hora. Esta é uma das mais famosas cidades nos arredores de Amsterdam.

  • De Wang: Markt 35, 2801 JK Gouda, Países Baixos
  • Igreja Sint Janskerk:  Achter de Kerk 2, 2801 JW Gouda
  • Moinho Molen de Roode Leeuw: Vest 65, 2801 VZ Gouda
  • Moinho Molen’t Slo:t Punt 17, 2801 PZ Gouda

Economia =>  Bilhete nos ônibus de Amsterdam

 

Utrecht

Cidades para visitar em um dia na Holanda
Utrecht é mais uma cidade para se visitar em um dia.

A apenas 30 minutos de Amsterdam, Utrecht é mais uma cidade para se visitar em um dia. De cara, é possível perceber uma diferença entre ela e a vizinha Amsterdam. Muitos dos canais de Utrecht têm as margens rebaixadas e formam agradáveis cafés e restaurantes. Não deixe de sentar em um deles e simplesmente ver o tempo passar.

Utrecht é uma das cidades mais antigas da Holanda e, em 1808, chegou a ser capital do Reino da Holanda. Hoje, a cidade tem o forte universitário e abriga uma das mais prestigiadas faculdades do país. Descubra uma visita guiada a Utrecht.

Então, dá para imaginar a animação do lugar! Utrecht tem um ar bucólico. Outrora foi considerada a principal da Holanda, mas perdeu o título para Amsterdam. Aproveite para caminhar bastante apreciando a vista e as ruelas de paralelepípedos.

O símbolo da cidade, que não pode ficar de fora do seu roteiro, é a Dom Tower, aberta diariamente. A torre em estilo gótico e tem 112 metros de altura. Ela foi construída entre 132 e 1382 como parte da Catedral de Saint Martin, mas, após um tornado, a estrutura que as unia foi destruída e nunca mais refeita.

É possível subir na torre por 9 euros. Mas aviso que são 465 degraus! Apesar do esforço, a vista compensa qualquer sacrifício. Mas uma dica, não fique apenas na torre. O jardim da Catedral também vale muito a pena!

E em quantos lugares você pode provar uma cerveja artesanal enquanto petisca uma comidinha dentro de um castelo? Bom, isso sem dúvida pode acontecer em Utrecht. A cervejaria Oudaen está situada em um antigo castelo, cujas origens remetem ao século XII.

 

Mais atrativos de Utrecht 

Tours nos arredores de Amsterdam
Muitos dos canais de Utrecht têm as margens rebaixadas.

Outro passeio bacana é o Under Dom, atração relativamente recente, aberta diariamente, menos às segundas, que é uma jornada pelos subterrâneos da cidade para ver tesouros arqueológicos e escavações, além de ouvir curiosidades sobre o passado romano da cidade, passando pelo período da Idade Média, pela tempestade que fez com que a torre Dom se isolasse da Igreja, etc.

Recomenda-se que compre o ingresso antecipado pelo site, há dois tipos de passeios disponíveis: o tour arqueológico (14 euros) e o tour e descobertas (11 euros).

Se estiver viajando com crianças, aproveite e visite o Miffy Museum. A coelha Miffy foi criada pelo ilustrador e escritor holandês Dick Bruna e em Utrecht ganha um cantinho só para ela.

O museu conta toda a trajetória do personagem e está aberto diariamente, menos às segundas. Além do museu, é possível ver algumas imagens da Miffy espalhadas pela cidade. Procure nos sinais de trânsito, por exemplo…

Para chegar a Utrecht saindo de Amsterdam, basta pegar um trem na Estação Centraal, ele custa 7,60 euros e o trajeto dura cerca de meia hora. Vale o passeio nos arredores de Amsterdam.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 
  • Dom Tower: Domplein 21, 3512 JC Utrecht
  • Catedral de Sant Martin: Achter de Dom 1, 3512 JN Utrecht
  • Oudaen: Oudegracht 99, 3511 AE Utrecht
  • Under Dom: Domplein 4, 3512 JC Utrecht
  • Miffy Museum: Agnietenstraat 2, 3512 XB Utrecht

Prático => Translado do aeroporto para hotel em Amsterdam

 

Keukenhof

Melhores passeios nos arredores de Amsterdam
Keukenhof significa horta, que era a função da região séculos atrás.

Keufenhof é o maior parque de flores do mundo. Sabe aquelas fotos lindas de tulipas coloridas dignas de um wallpaper? Pois é, as flores ficam aqui! E o melhor de tudo, isso está pertinho de Amsterdam aguardando por uma visita.

A única dificuldade do lugar é que ele é um parque sazonal, ou seja, não está aberto todos os dias do ano. Para visitá-lo, a palavra chave é: planejamento. Pois, como ele só abre durante a primavera, a procura é grande e os ingressos esgotam meses antes. Para saber se o parque vai abrir durante a sua estadia em Amsterdam, consulte o site oficial.

Keukenhof significa horta, que era a função da região séculos atrás. Até que no fim da década de 40, um grupo de floricultores holandeses se reuniu para transformar as terras dali em um parque para exposições de floricultura.

Hoje, Keukenhof recebe cerca de um milhão de visitantes por temporada. Isso mesmo, um milhão em apenas algumas semanas do ano! Veja um excursão de Amsterdam para Keukenhof.

O mais bacana é que a cada ano o parque recebe uma nova temática, o que faz com que ele nunca esteja igual (e, claro, permite que você o visite quantas vezes quiser, sem ter aquela sensação de “já vi isso antes!”).

Mais de 100 floricultores trabalham no período em que o parque está fechado e plantam mais de sete milhões de bulbos para a temporada seguinte. Motivo suficiente para já reservar agora a sua visita!

 

Dicas para Keukenhof

Cidades imperdíveis da Holanda
Mais de 100 floricultores trabalham ali no período em que o parque está fechado.

Além das tulipas, você também vai ver rosas, orquídeas e outras enormes variedades de flores em exposição nos galpões. Pegue o mapa do lugar na recepção e perca-se. O ingresso individual custa 17 euros, se comprado online. Crianças/adolescentes de 4 a 17 anos pagam 8 euros.

Há opções de tours guiados pelo parque que contam em detalhes a história do lugar, nesse caso eles são pagos por fora.

É possível chegar a Keukenhof em uma linha exclusiva de ônibus para quem sai de Amsterdam. O ônibus é o 858, que parte do Aeroporto de Schiphol. Para chegar até o aeroporto, pegue o 197 da Connexxion.

No site de Keukenhof, há opção de ticket que dá direito ao ônibus 858. O preço é 25 euros com ida e volta incluída. Caso queira comprar a opção que inclui, além do deslocamento de Schiphol até o parque (858), o transporte de Amsterdam até o aeroporto (197), o valor do combo é de 30 euros ou garanta ainda um ingresso para Keukenhof sem fila antecipado. Um passeio imperdível nos arredores de Amsterdam.

  • Endereço: Stationsweg 166A, 2161 AM Lisse

Fácil => Transfer do aeroporto de Amsterdam

 

Dicas de cidades próximas de Amsterdam

Vale a pena conhecer essas cidades e se conectar ainda mais com as culturas e tradições da Holanda. Apesar de Amsterdam ser linda e valer cada dia do seu roteiro, não deixe de incluir aos menos um desses lugares para bate-volta. Se for na primavera, Keukenhof é imprescindível.  Nas demais estações do ano, Zaanse Schans é indispensável.

O que achou dos arredores de Amsterdam? Tem alguma outra dica de passeios perto da cidade? Deixe nos comentários.

 

ESCRITO POR

Raquel Araujo

ESCRITO POR

Raquel Araujo

Raquel Araujo, de 28 anos, é jornalista formada pela PUC-Rio, com pós graduação em Transmídia. É carioca, pisciana, ama os livros e batatas fritas. Para ela, viajar é se conectar com outras culturas enquanto descobre um pouco mais de si mesma.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *