Como se locomover em Amsterdam: dicas de transporte público

por Raquel Araujo

Como se locomover em Amsterdam: dicas de transporte público

Esse post é para você que quer aprender como se locomover em Amsterdam de forma rápida. A boa notícia é que, além de linda, a cidade conta com um transporte público pra lá de eficiente. Trânsito não é uma característica, pelo menos não de carros, afinal, na capital do ciclismo, a bicicleta é preferência nacional!

Amsterdam oferece 500 quilômetros de ciclovia, mais de 100 quilômetros de canais, 200 trams da cidade e sistema de ônibus. Tem transporte público para todos os lados – e bolsos!

Uma mobilidade eficiente, que ajuda qualquer turista a aproveitar ao máximo. Outra vantagem é que os transportes são gerenciados pela mesma empresa, o que permite maior conectividade entre eles.

Abaixo, você confere as opções de transporte, assim como as tarifas (vigentes em 2018) e os tipos de passes disponíveis, dicas de como usar o ov-chipkaart e até sugestões de aplicativos de transporte para não se perder.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Amsterdam

Seguro viagem para Holanda »

 

Transporte público em Amsterdam

Como se locomover em Amsterdam
Amsterdam oferece muitos meios de transporte.

Para se locomover em Amsterdam, na Holanda, você pode escolher entre bicicleta, metrô, ônibus, tram ou balsa. Para utilizá-los, basta comprar o famoso OV-Chipkaart, o “Bilhete Único” dos holandeses. Só não se esqueça de validar a passagem na entrada e saída, basta encostar o passe no totem próximo às portas.

Descubra => Melhores tours guiados em Amsterdam

 

Escolhendo os passes de transporte

Amsterdam Travel Ticket

Onde comprar bilhete de transporte em Amsterdam
Loja da GVB Tickets | Foto: Marion Golsteijn, via Wikimedia Commons

Quando estive na cidade, optei pelo Amsterdam Travel Ticket. Ele inclui transporte ilimitado de tram, ônibus e metrô.

Para quem for chegar pelo Aeroporto de Schiphol, que fica em outro município, esse bilhete dá direito ao trem de segunda classe (ida e volta) até a cidade, além de duas linhas de ônibus intermunicipais que também vão para Amsterdam: Connexxion 397 e Niteliner N97 (você pode pegá-los exatamente na saída do aeroporto).

O Amsterdam Travel Ticket está disponível nas versões para um, dois ou três dias. Visite o site oficial e compre o Amsterdam Travel Ticket.

  • Preço: 1 dia (16 euros), 2 dias (21 euros) e 3 dias (26 euros).
  • Onde comprar: livrarias AKO do aeroporto, posto de atendimento ao turista, máquinas de autoatendimento nas estações, lojas da GVB Tickets e em alguns hotéis.

Economia =>  Bilhete para viagens ilimitadas nos ônibus de Amsterdam

 

Passes diários

Transporte público de Amsterdam
Foto: Alfenaar, via Wikimedia Commons.

Para quem busca melhor custo-benefício, os passes diários possuem o melhor preço, apesar de só incluírem transporte dentro de Amsterdam, ou seja, não englobam deslocamento até o aeroporto, ônibus intermunicipais e nem os trens regionais. Você pode comprar passes de 24 horas (7,50 euros) até passes de 168 horas (34 euros)

  • Preço: 24h (7,50 euros), 48h (12, 50 euros), 72h (17,50 euros), 96h 922,50 euros), 120h (27,50 euros), 144h (31,50 euros) e 168h (34,50 euros).
  • Onde comprar: terminais espalhados pelas estações, alguns hotéis, centros de informações aos turistas e no site oficial dos passes diários de Amsterdam. Caso esteja interessado nos passes de 24h ou 48h, eles (apenas eles) podem ser comprados diretamente com os motoristas, mas apenas com cartão de crédito.

Como ter? => Internet na Holanda

 

Passe de uma hora

Estação de trem em Amsterdam
Amsterdam Central Station | Foto: Clay Gilliland, via Wikimedia Commons.

Se você quer visitar Amsterdam, mas o seu tempo é de apenas algumas horas entre uma conexão e outra, uma opção é adquirir o passe de uma hora, que inclui deslocamentos de metrô, ônibus e tram dentro de Amsterdam. O passe, válido apenas por 60 minutos, não inclui o deslocamento até o aeroporto. Indico essa opção apenas para quem quer fazer um bate-volta bem rápido. Se esse não for o seu caso, os outros passes são mais vantajosos.

Cultura => Ingresso para o Museu de Van Gogh em Amsterdam

 

Ov-chipkaart anônimo

ov-chipkaart como funciona Amsterdam
Ov-chipkaart | Foto: Moeerd, via Wikimedia Commons

Por fim, o OV-Chipkaart anônimo é um cartão com validade de cinco anos, que pode ser recarregado quantas vezes quiser. O cartão é pensado para os moradores, mas se você for passar mais de uma semana em Amsterdam, essa é uma boa alternativa para você também.

Caso opte por ele, tenha cuidado para não perdê-lo, porque ele não pode ser bloqueado. Porém, se você for seguir viagem e ainda houver alguns euros no seu cartão, você pode solicitar um reembolso no guichê da GVB na Centraal Station.

  • Preço: 7,50 euros (custo do cartão descarregado) + o valor da recarga. A recarga mínima varia de 4 a 10 euros, dependendo do transporte que você irá utilizar.
  • Onde comprar: bancas de revista como Primera ou Bruna, supermercados como o Albert Heijn, nos terminais espalhados pelas estações. Para encontrar outros pontos de venda clique no site oficial do Ov-chipkaart anônimo.

Importante: Independente da opção de passe escolhido, o tempo dele só começa a contar a partir do primeiro uso. Ou seja, a partir da primeira validação dentro do meio de transporte.

Experiência => Ingresso para a Heineken Experience em Amsterdam

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Holanda. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Tipos de meio de transporte de Amsterdam

Como se locomover em Amsterdam de tram

Andar de tram em Amsterdam
Estação de Tram | Foto: C messier, via Wikimedia Commons.

Atenção, não confundir com trem! É tram, com “A” mesmo. O que significa um bondinho que circula pela cidade, uma das maiores características de Amsterdam. Ele, de longe, é o melhor meio de transporte, se você não tiver fôlego para rodar pela cidade em uma bicicleta ou a pé. São 200 bondes distribuídos nas 14 linhas.

Há estações próximas a todos os pontos turísticos e, apesar de o imaginário brasileiro sobre o conceito de um bonde, o tram pode ser bem rápido! As estações são equipadas com visores que indicam a hora do próximo veículo. Eles são muito pontuais e os condutores levam essa pontualidade a sério.

Senti isso na pele quando, inocentemente, corri para pegar um tram parado e pedi para o condutor esperar o resto do grupo que vinha atrás. O rapaz, muito educado, disse que essa espera, mesmo que de alguns segundos, faz diferença.

Quando entrar no tram, não se esqueça de validar a sua passagem no totem. Dê preferência para entrar pela porta da frente, ao lado do condutor ou pela porta traseira. As portas do meio são de saída.

As paradas são anunciadas em um sistema de som e aparecem em letreiros dentro do veículo. Quando chegar o seu ponto, faça o sinal e não esqueça do check-in de saída. Os bondes circulam das 6h à 00h30, depois desse horário é recomendado usar ônibus ou Uber, que também funciona bem na cidade.

Ticket => Excursão noturna pelos canais de Amsterdam

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Como se locomover em Amsterdam de bicicleta

Onde alugar bicicleta em Amsterdam
Bicicleta é o meio de transporte mais utilizado em Amsterdam.

Amsterdam tem a maior taxa de ciclistas por habitante em todo o mundo. E não é só isso, a cidade tem mais bicicleta do que carro! Andar de bike vai além do deslocamento, é um estilo de vida, e é por isso que as magrelas são uma característica da “Veneza do norte”. Amsterdam já chegou a ser eleita pelo The Guardian como uma das melhores cidades do mundo para pedalar.

Se quiser ter uma experiência completa de Amsterdam, recomendo que alugue uma bicicleta por, pelo menos, algumas horas. Mas, para isso, é preciso saber algumas regras de convivência. Nunca ande na ciclovia. Tipo… Nunca!

Exceto, claro, se você estiver de bicicleta. Neste caso, andar fora da ciclovia é motivo para multa. Se estiver pedalando em grupo, nunca feche a ciclovia e respeite a sinalização. Os sinais têm luzes especificas para bicicletas.

Sem fila => Ingresso para Rijksmuseum em Amsterdam

Onde tem ciclovia em Amsterdam
Amsterdam possui 500 quilômetros de ciclovia.

Lembre-se também de gesticular quando for mudar de direção. Como pedestre, sempre olhe para os dois lados ao cruzar a ciclovia e fique atento porque motos também podem dividir o espaço com as bikes. Pode parecer muita coisa para assimilar, mas acredite, carros, motos, bicicletas e pedestres funcionam em perfeita harmonia.

Se for alugar uma bike, pesquise primeiro a loja. As mais famosas são a Mac Bike e a Yellow Bike. Para alugar, você vai precisar apresentar o passaporte e, provavelmente, precisará deixar uma garantia na loja, seja o número do seu cartão de crédito ou uma quantia como calção. Antes de sair com a sua bike, certifique-se de que ela esteja em bom estado. O tempo de aluguel costuma ser de, no mínimo, uma hora. E, ah, não se esqueça de fazer um seguro!

Programe-se => Passeio de barco pelos canais de Amsterdam de dia

 

Como se locomover em Amsterdam de ônibus

Como andar de ônibus em Amsterdam
Ônibus de Amsterdam | Foto: Jan Oosterhuis, via Wikimedia Commons

Pegar ônibus em Amsterdam não tem mistério. É a mesma dinâmica que em qualquer lugar do mundo. O sistema de tram domina o centro da cidade e suas linhas são muito bem distribuídas. Se você estiver um pouco mais afastado dessa zona, o ônibus vai te servir melhor, mas, claro, ele também circula pelo centro. Se você for aproveitar as baladas de Amsterdam e voltar tarde, os ônibus noturnos substituem os trams a partir de 00h30.

O acesso ao sistema de ônibus está incluído nos passes de transporte. Porém, ele é válido somente naqueles veículos que circulam internamente em Amsterdam, ou seja, apenas nos ônibus branco e azul (é fácil de decorar porque eles têm a mesma cor do tram).

Barato => Excursão a pé por Amsterdam 

Passear de ônibus em Amsterdam
Nenhum ônibus aceita dinheiro. | Foto: Alfenaar, via Wikimedia Commons

O ônibus da Connexxion vai ser o seu melhor amigo, se você precisar ir do aeroporto ao centro ou vice-versa. O ônibus é espaçoso e confortável, pensado para quem está com suas bagagens. A linha que você deve pegar é a Connexxion 397 (antigo 197), que funciona das 5h à meia-noite. Caso você chegue após esse horário, utilize o ônibus Nightliner, com saídas de hora em hora. A parada fica logo na saída do aeroporto.

Os visores vão te indicar a hora que o ônibus passará. Nenhum transporte público de Amsterdam aceita dinheiro, então, se você não tiver comprado no aeroporto um passe que dê direito ao 397, como o Amsterdam Travel Ticket, basta comprar a sua passagem com cartão de crédito direto com o motorista. Dentro do ônibus, a dinâmica é a mesma do tram, você valida o seu bilhete na entrada e saída.

Diversão => Visita ao Icebar em Amsterdam

 

Como se locomover em Amsterdam de metrô

Andar de metrô em Amsterdam
Metrô de Amsterdam. | Foto: Vitaly Volkov, via Wikimedia Commons.

O metrô não é o melhor meio de transporte para circular no centro histórico da cidade. Apesar de ter cinco linhas e 52 estações, o metrô de Amsterdam conecta as zonas periféricas. O intervalo entre eles é demorado, variando de 15 a 20 minutos.

O metrô só vai te servir se quiser passear por áreas mais afastadas, como conhecer o estádio do Ajax, por exemplo. Se não for esse o seu caso, o tram vai te atender completamente. O metrô funciona das 6h30 à meia-noite.

Prático => City Card Amsterdam para 24, 48 ou 72 horas

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Como se locomover em Amsterdam de barca / ferrys

onde pegar ferry em amsterdam
Os ferrys funcionam 24h por dia.

Este transporte é gratuito e o que mais interessa ao turista sai da estação Amsterdam Centraal. É lá, por exemplo, que você vai pegar a barca 907 para o Adam Lookout, um rooftop com restaurante e com o balanço mais alto da Europa no topo, ou para o bairro Noord (barca 902), o lado mais cool de Amsterdam, onde a arquitetura, a tradição e a criatividade se encontram.

Os ferrys funcionam 24h por dia e é muito comum encontrar vários ciclistas fazendo a travessia neles. Mas, veja bem, é importante não confundir os ferrys com os barcos turísticos que circulam pelos canais. Esses são, de fato, pagos. As barcas gratuitas circulam apenas pelo Rio IJ. Você pode conhecer as outras linhas de barcas no site oficial.

Imperdível => Excursão aos moinhos de Zaanse Schans

 

Como se locomover em Amsterdam de trem

é seguro andar de trem em amsterdam
Os trens internacionais saem apenas na estação Centraal.

Trem é uma das formas de transporte mais utilizadas na Europa. Se você pretende conhecer outras cidades da Holanda ou se vai seguir viagem para algum país próximo, o trem é uma excelente escolha. Ele também é uma boa opção para sair do aeroporto e ir ao centro de Amsterdam. A plataforma fica dentro do próprio aeroporto.

Para comprar a passagem, se dirija a uma máquina de autoatendimento amarela. Lembrando que o passe de transporte Amsterdam Travel Ticket dá direito a um trem de segunda classe para o centro. O trem que sai do aeroporto para Amsterdam vai para a Estação Centraal e o trajeto não leva mais de 20 minutos.

Os trens internacionais saem apenas na estação Centraal. As principais empresas que operam em Amsterdã são a Eurostar, Thaly’s e a ICE, ou Intercity Express. Trens noturnos também saem da Estação Centraal, como os que vão para Munique ou Zurique e são operados pela CityNightLine.

Curioso => Tour no distrito na Luz Vermelha em Amsterdam

 

Como se locomover em Amsterdam de táxi e Uber

Tarifa de táxi em Amsterdam
Andar de taxi em Amsterdam costuma sair bem caro!

Táxi em Amsterdam é beeem caro. Os carros possuem placa azul e a licença do taxista fica no painel. Dê preferência ao transporte público e só use táxi se for muito necessário. Caso queira pegar táxi na saída do aeroporto, busque por pontos autorizados. Outra opção é utilizar Uber, que funciona bem em toda a cidade.

Interessante => Excursão cultura a coffee shop em Amsterdam

 

Como se locomover em Amsterdam usando aplicativo de transporte

Aplicativos úteis em Amsterdam
Aplicativos de transporte são ótimos para quem quer saber como se locomover em Amsterdam.

Uma dica para você decidir qual é o melhor meio de transporte em Amsterdam, use o aplicativo 9292 nl. Você também consegue acessar diretamente no navegador. Ele funciona como um Google Maps, basta preencher os campos “From”, com o local que você está, e o “To”, com o local para onde você quer ir. Clique em “Plan your trip” e veja as opções disponíveis.

Museu de Cera => Ingresso para o museu Madame Tussauds em Amsterdam

 

Transporte público em Amsterdam

Amsterdam é uma cidade muito funcional. O transporte público chega a toda parte e vai ser a melhor opção para a sua viagem, independente da hora que você precise utilizá-lo para fazer os passeios em Amsterdam.

Além de funcionar bem, o que mais me chamou a atenção foi a pontualidade. Tenho certeza de que você também terá uma ótima experiência na cidade.

O que achou do artigo? Esqueci algum detalhe importante? Deixe seu comentário!

 

ESCRITO POR

Raquel Araujo

ESCRITO POR

Raquel Araujo

Raquel Araujo, de 28 anos, é jornalista formada pela PUC-Rio, com pós graduação em Transmídia. É carioca, pisciana, ama os livros e batatas fritas. Para ela, viajar é se conectar com outras culturas enquanto descobre um pouco mais de si mesma.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *