Pontos turísticos de Frankfurt, Alemanha: mapa dos 9 lugares

por Lisa Freire-Jansen

Pontos turísticos de Frankfurt, Alemanha: mapa dos 9 lugares

Os pontos turísticos de Frankfurt são tantos que a cidade promete satisfazer o gosto daqueles que buscam lazer e diversão, quanto de quem procura passeios com ênfase histórico-cultural ou gastronômicos.

Fundada no século I pelos francos às margens do rio Meno, a cidade que outrora funcionava como centro comercial mercantil, hoje é o maior centro financeiro da Europa Continental, sendo sede do Banco Central Europeu e a quinta maior cidade da Alemanha.

O que muitos não sabem sobre a cidade é que seu nome completo é Frankfurt ao Meno, pois no leste da Alemanha existe uma xará chamada Frankfurt do Oder e foi necessário diferenciá-las entre si acrescentando um sobrenome. Como o próprio nome diz, a cidade se ergueu às margens do rio Meno, um importante afluente do rio Reno.

Com tantos anos de história, essa cidade que já se reergueu após duas guerras mundiais, nunca perdeu seu charme nem atrativos. Atualmente, por conta da oferta de emprego e de estudo que oferece, um terço da sua população é de imigrantes estrangeiros.

Planeje sua viagem => Chip com internet na Alemanha

Seguro viagem para Alemanha: qual contratar? »

 

Quais são os pontos turísticos de Frankfurt?

  1. Praça do Römerberg
  2. Catedral de São Bartolomeu
  3. Margens do rio Meno
  4. Compras na Zeil
  5. Antiga Ópera
  6. Kleinmarkhalle
  7. Passeio pelo Palmengarten
  8. Maintower
  9. Bares de Sachsenhausen

CLIQUE AQUI para comprar os melhores passeios em Frankfurt »

 

O que fazer na cidade?

Entre a Altstadt (cidade antiga), que foi toda restaurada após a Segunda Guerra Mundial e os prédios contemporâneos de arquitetos renomados que proporcionam o skyline mais imponente da Alemanha, são muitos pontos turísticos de Frankfurt que valem a visita, dentre as quais algumas são apresentadas a seguir.

Prático => Ônibus turístico de Frankfurt

 

Praça do Römerberg

O que fazer em Frankfurt no inverno
Praça do Römerberg | Foto: Pedelecs, via Wikimedia Commons.

Localizada no coração da Altstadt (cidade antiga), a praça é o principal cartão postal de Frankfurt. Rodeada por construções medievais como a antiga Igreja de São Nicolau, a prefeitura municipal desde 1405, o centro de informação ao turista, lojas de souvenires e restaurantes em Frankfurt bem tradicionais, a praça é parada obrigatória para qualquer viajante.

Ao centro, fica o Gerechtigkeitsbrunnen (Fonte da Liberdade) com uma estátua da deusa Justitia, esculpida em arenito no século XVII.

Durante os trinta dias que antecedem o Natal, a praça abriga uma das famosas feirinhas de natal alemãs. Sob o enorme pinheiro surgem as barracas de comidas típicas do inverno europeu, assim como de decorações natalinas e o carrossel.

Não perca a oportunidade de se esquentar tomando um Glühwein (vinho quente) acompanhado de amêndoas caramelizadas. Esse é, com certeza, um dos pontos turísticos de Frankfurt mais famosos.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Frankfurt. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Dica amiga: na compra do vinho quente é pago o Pfand (calção) pelas canecas, que costuma custar em torno de 1€ e é ressarcido na hora da devolução da mesma, mas também é permitido levá-las como souvenires.

  • Horário de funcionamento: a praça fica sempre aberta, porém a feira de natal funciona de segunda a sábado, das 10h às 21h, e domingo, das 11h às 21h. As datas variam conforme o calendário de cada ano, mas é de praxe começar 30 dias antes do Natal e encerrar antes das comemorações do dia 24 de dezembro.
  • Preço: entrada franca, paga-se apenas o que for consumido.
  • Transporte público: Estação Dom/Römer, na linha U4 e U5. Pegando a saída Römer você sai direto na praça.

Descontos => Frankfurt Card 

 

Catedral de São Bartolomeu

Visitando Frankfurt
Catedral de São Bartolomeu | Foto: rupp.de, via Wikimedia Commons

O Kaiserdom de Frankfurt, ou seja, a catedral imperial da cidade, foi erguida em 1239 em nome de São Bartolomeu e é até hoje o monumento histórico de maior importância na cidade. Em 1867, a construção foi devastada por conta de um incêndio e, mais tarde, foi reconstruída em arenito vermelho no estilo neogótico.

Sua torre de 95 metros de altura oferece uma vista panorâmica sem igual, evidenciando o contrataste da cidade antiga com a cidade moderna ao fundo. A subida até a torre, porém, não é para qualquer um; é preciso enfrentar os 328 degraus da escada em caracol que leva até o topo, sem patamares para descanso.

Quem quiser se aventurar pode comprar os ingressos para a torre no quiosque na lateral direita da catedral. Para aqueles que preferem esperar embaixo, podem assistir ao concerto do órgão, que além de ser aberto ao público, é acessível para portadores de necessidades especiais.

  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 20h, exceto sextas-feiras que abre das 13h às 20h. O acesso à torre é apenas permitido entre novembro e abril e, dependendo das condições climáticas, se dá das 10h às 17h.
  • Preço: a catedral tem entrada franca. Para subir na torre existe uma taxa.
  • Transporte público: Estação Dom/Römer, na linha U4 e U5. A saída Dom da direta na Catedral.

 

Margens do rio Meno

Arquitetura Frankfurt
Rio Meno | Foto: Dietmar Rabich, via Wikimedia Commons

Dividindo a cidade ao meio, o rio Meno foi o berço da urbanização de Frankfurt, que se ergueu ao seu redor. Atualmente suas margens operam como um grande parque linear, onde os moradores praticam corrida e andam de bicicleta, e no verão os gramados se enchem de piqueniques ao fim da tarde. Viaja nos dias mais frios? Confira como é a Europa no inverno.

   

Também é possível desvendar o rio navegando por ele com os navios turísticos que fazem passeios até o rio Reno, passando pelas paisagens bucólicas das montanhas com os castelos antigos que ficam ao longo do leito do rio.

A região também oferece a Eisener Steg, construída em 1869, a antiga ponte de ferro criava uma conexão para os pedestres entre a cidade e o distrito ao sul, Sachsenhausen.

Atualmente, além de oferecer uma incrível vista do skyline composto pelos modernos prédios que margeiam o rio, seus gradis são repletos de cadeados coloridos que foram trancados por apaixonados que visitaram a ponte e ali deixaram uma promessa amorosa. De fato, este é um dos pontos turísticos de Frankfurt mais famosos.

  • Horário de funcionamento: sempre aberto.
  • Preço: entrada franca.
  • Transporte público: a estação mais próxima é a Dom/Römer, na linha U4 e U5, da qual são 200 metros de caminhada até a ponte pela viela Fahrtor.

Economia => Cruzeiro turístico em Frankfurt

 

Compras na Zeil

Compras em Frankfurt
Rua Zeil | Foto: FNDE, via Wikimedia Commons

A Zeil é a maior rua de pedestres de Frankfurt, sendo uma verdadeira promenade arborizada, ladeada por lojas das mais variadas marcas, estilos e preços. É o principal centro comercial da cidade e é onde fica localizado o MyZeil, um shopping center de 8 andares cuja arquitetura com curvas futuristas faz dele uma parada obrigatória.

A Zeil também surpreende na variedade de ofertas de restaurantes e fast-foods, atendendo à todos os gostos e bolsos. Às quintas e sábados, sobre a estação Konstablerwache, acontece o Bauernmarkt (feira dos fazendeiros), onde é possível comprar frutas e legumes frescos e colhidos na região do rio Reno.

  • Horário de funcionamento: sempre aberta, porém, o comércio funciona de segunda à quinta, das 10h às 20h, e de sexta e sábado, das 10h às 21h.
  • Preço: gratuito.
  • Transporte público: as estações Hauptwache e Konstablerwache ficam uma em cada extremidade da Zeil, de forma que todas as linhas de U-Bahn têm parada em uma das delas.

 

Alte Oper (Antiga Ópera)

Pontos turísticos de Frankfurt
Antiga Ópera | Foto: Felix König, via Wikimedia Commons

Se você continuar caminhando pela Zeil, passando a Hauptwache, começa uma ruazinha intitulada Biergasse (Beco da Cerveja), que te leva até a antiga Ópera. O edifício de 34 metros de altura foi inaugurado em 1880 e é considerado um marco da história de Frankfurt, uma demonstração da crescente potência que a cidade representava.

A construção em estilo renascentista tem clara influencia grega, tendo seus frontões inspirados no Partenon de da acrópole de Atenas, e foi planejado como resposta à exigência burguesa por entretenimento e cultura.

Porém, durante a Segunda Guerra Mundial, a antiga Ópera, assim como a maior parte da cidade, foi incendiada e precisou ser reconstruída nos anos que sucederem ao fim da guerra. Definitivamente, esse é um dos pontos turísticos de Frankfurt mais clássicos.

  • Horário de funcionamento: os horários dos espetáculos variam, mas costumam ter início entre 17h e 20h.
  • Preço: a partir de 30€, dependendo do espetáculo e do lugar na plateia.
  • Transporte público: a Estação Alte Oper, das linhas U6 e U7, te leva diretamente à fachada frontal da Ópera.

 

Kleinmarkthalle (Pequeno Mercado)

Lugares turísticos de Frankfurt
Kleinmarkthalle | Foto: Eva K., via Wikimedia Commons

Os amantes da culinária vão se apaixonar pela Kleinmarkthalle. O pequeno mercado existe desde 1879 e conta com 156 estandes que oferecem tanto alimentos tipicamente regionais, como frutas e legumes frescos, queijos, molhos e salsichas, quanto especiais provindas de outros países, como frutas secas, temperos e até mesmo flores.

É a opção perfeita para aquele lanchinho rápido e saboroso na hora da fome. Por falar nisso, saiba o que comer na Alemanha.

  • Horário de funcionamento: segunda à sexta, das 8h às 18h, e sábado, das 8h às 16h.
  • Preço: entrada gratuita, mas paga-se o que for consumido.
  • Transporte público: as estações mais próximas são a Hauptwache e a Konstablerwache que ficam a 500 metros do mercado. Ande até a metade da Zeil, onde começa a Hasengasse, e desça 200 metros até encontrar seu destino à direita.

 

Passeio pelo Palmengarten (Jardim das Palmeiras)

Atrações turísticas de Frankfurt
Palmengarten | Foto: W. Bulach, via Wikimedia Commons

Os jardins mais bonitos de Frankfurt se estendem por 22 hectares de um paisagismo exuberante. A criação do jardim botânico foi possível graças à coleção de plantas tropicais do Duke de Nassau, em exibição nas estufas climatizadas.

Se os espécimes não forem o bastante para te encantar, as lindas estufas em formato de estrela com certeza o farão. Entre vastos gramados, lagos com vitórias régias e a enorme variedade de flores, a visita ao Palmengarten é com certeza um passeio delicioso do qual você não vai se arrepender. Com certeza, este é um dos pontos turísticos de Frankfurt mais tradicionais.

  • Horário de funcionamento: de fevereiro a outubro, das 9h às 18h, e de novembro a janeiro, das 9h às 16h.
  • Preço: adultos 7€, crianças (até 13 anos) 2 € e grupos a partir de 20 pessoas 6€ por pessoa.
  • Transporte público: de ônibus, as linhas 36 e 75 levam à parada Palmengarten, na entrada do parque. De metrô, as linhas U6 e U7 param na estação Westend, de onde é necessário caminhar por 600m metros pela Siesmayerstraße até a entrada.

 

   

Main Tower

Pontos de interesse em Frankfurt
Main Tower | Foto: Christian Wolf, via Wikimedia Commons

Projetada pelo escritório de arquitetura Schweger & Partner, a Main Tower é uma das atrações turísticas mais famosas de Frankfurt. Com 240 metros de altura e 56 andares, a torre compõe o skyline, sendo o quarto maior edifício da cidade.

Levando 3 anos para ser construída, foi finalmente concluída em 1999, como o primeiro arranha-céu da Europa a ter sua fachada inteiramente coberta de vidro, sendo necessárias 2550 janelas para realizar tal façanha. Se você gosta de curiosidades, leia também o artigo com dicas da Alemanha para sua viagem.

Outra conquista do projeto foi receber, em 2016, o certificado LEED de platina pelos padrões de sustentabilidade alcançados na obra. A torre é aberta ao público, oferecendo exibições no foyer e possibilitando a subida até o deck de observação, onde também é possível apreciar a vista enquanto saboreando um dos pratos deliciosos do restaurante.

  • Horário de funcionamento: Exposições – de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Observatório – no verão, de domingo a quinta-feira, das 10h às 21h, sexta-feira e sábado, das 10h às 23h; no inverno, de domingo a quinta-feira, das 10h às 19h, e sexta-feira e sábado, das 10h às 21h.
  • Preço: adultos (+12 anos) 7,50€, e grupos familiares (2 adultos e até 3 crianças) 19€, crianças (até a 6 anos) não pagam tarifa.
  • Transporte público: de S-Bahn estação Taunusanlage, pegando qualquer linha S1 a S9 sentido Hauptwache, são mais 10 minutos de caminhada da estação até a entrada da torre.

Completo => Tour privado em Frankfurt

 

Bares de Sachsenhausen

Pontos turísticos de Frankfurt
Bares de Sachsenhausen | Foto: Timur Y, via Wikimedia Commons

Datando desde 1193, o distrito ao sul da cidade é historicamente responsável por prover peixes, frutas e bebidas à Frankfurt. No decorrer dos anos, houve o aprimoramento do desenvolvimento de vinhos e cervejas alemãs, de forma que Sachsenhausen ficou conhecida como uma região de bares, onde pode-se ir para experimentar o famoso Apfelwein (vinho de maçã) do qual a cidade tanto se orgulha.

Apesar de ser afamado por sua vida noturna, se você tiver um tempinho durante o dia também não perderá a viagem, o bairro exala o charme das vielas estreitas e das casas de enxaimel. Aproveite esse que é um dos pontos turísticos de Frankfurt mais boêmios.

  • Horário de funcionamento: o bairro pode ser visitado a qualquer momento, porém, os bares costumam abrir às 20h, ficando abertos até às 5h nos finais de semana.
  • Preço: gratuito, porém pode haver taxa para entrar em determinados bares.
  • Transporte público: estação Lokalbahnhof, das linhas S3 a 6, S15, S16 e S18. Chegando na estação ande 400 metros pela Darmstädter Straße sentido norte.

 

Aproveitando os pontos turísticos de Frankfurt

Apesar de não ser o principal destino dos turistas que visitam a Alemanha, Frankfurt está sem dúvidas entre as cidades da Alemanha que deve ser considerada se você estiver pensando em visitar o país.

Essa cidade milenar esbanja beleza através da urbanização que conta sua história, desde a cidade antiga com suas construções medievais até os modernos prédios às margens do rio Meno. Venha conhecer os pontos turísticos de Frankfurt, com certeza você vai se encantar também.

Conheça mais a cidade  por meio desse vídeo incrível feito pelo site oficial de turismo de Frankfurt e surpreenda-se ainda mais com o destino alemão.

Quer conhecer os pontos turísticos de Frankfurt? Qual você mais gostou? Deixe sua resposta nos comentários.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Lisa Freire-Jansen

ESCRITO POR

Lisa Freire-Jansen

Lisa Freire-Jansen, 25 anos , arquiteta e urbanista. Faz pós-graduação em Construções, Comunidades e Planejamentos Sustentáveis. Adora estudar, viajar e conhecer novos lugares e pessoas.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Everton Nascimento

    Amei o Post. Parabens! Sensacional! Continue realizando esse trabalho tão importante que faz da vida das pessoas mais felizes.