Melhores restaurantes em Frankfurt: comer pratos típicos

Melhores restaurantes em Frankfurt: comer pratos típicos

É sempre bom se informar sobre os melhores restaurantes em Frankfurt e o que cada um tem para oferecer, onde comer pratos e comidas típicas, pois essa é uma excelente forma de fazer com que a experiência da sua viagem a umas das principais cidades da Alemanha seja melhor ainda.

Quinta maior cidade alemã e centro financeiro do país, Frankfurt é considerada uma metrópole multicultural da Europa, uma vez que, apesar da maior parte de sua população ser nativa, o restante é composto por mais de 180 etnias diferentes.

Essa miscigenação trouxe parte da cultura de cada povo, assim como dos seus alimentos típicos. Portanto, hoje é possível encontrar tanto restaurantes especializados na culinária local, quanto uma variedade de restaurantes das mais diversas etnias em um mesmo quarteirão.

Tanto que, para ilustrar esse fato, temos uma ruazinha simpaticamente apelidada pelo povo de “Freßgass” (Beco da Comida), mas que nos mapas você encontrará sob o nome “Große Bockenheimer Straße”.

Era nessa rua onde, depois da Primeira Guerra Mundial, ficavam as mercearias e venda de iguarias, que hoje dão lugar a restaurantes, bares descolados, cafés transados, cervejarias e lojinhas gourmets, onde você pode experimentar joelho de porco e outras delícias nos melhores restaurantes de Frankfurt. Confira.

Planeje sua viagem => Viajar com internet na Alemanha

Seguro viagem para Alemanha: qual é o mais indicado? »

 

Quais são os pratos típicos de Frankfurt?

A Alemanha é mundialmente famosa por sua culinária, principalmente quando o assunto são queijos, carnes embutidas e bebidas fermentadas.

Em Frankfurt, não poderia ser diferente: a cidade se orgulha em oferecer uma variedade de pratos típicos exclusivos da região do rio Meno, que podem ser conferidos a seguir.

CLIQUE AQUI para comprar os melhores passeios em Frankfurt »

 

1. Handkäs’ mit Musik

Gastronomia da Alemanha
Creme de queijo é servido como entrada nas refeições.

O famoso “queijo de mão” tem esse nome por ser feito manualmente com leite azedo e ter seu formato moldado à mão. Esse aperitivo pode ser servido tanto com ou sem cebola, acompanhado de pão preto e manteiga.

Aos desavisados, esse prato pode parecer como um simples pão com queijo, mas na verdade seu sabor é bastante incomum: enquanto o queijo possui uma acidez própria, o marinado de cebola com azeite garante que a combinação toda seja bastante azeda.

 

2. Grüne Soße

Iguarias típicas da Alemanha
Tradicional “molho verde” com batatas | Foto: Grie_Soss, via Wikimedia Commons.

Feito à base de iogurte, sour cream e ovos cozidos, recebe o nome de ‘molho verde’ devido à coloração que a mistura adquire ao adicionar as 7 ervas frescas que dão sabor ao molho frio.

Este é tão popular que, em maio, a cidade oferece um festival de sete dias em honra à especiaria. Costuma ser servido com batatas cozidas ou acompanhando outra receita alemã famosa, o Schnitzel.

 

3. Frankfurter Würstchen

Pratos típicos da Alemanha
Tradicional salsicha de Frankfurt | Foto: Bernd Gross, via Wikimedia Commons.

Provavelmente, a especiaria mais famosa da região, essa salsicha é feita exclusivamente de carne de porco envolta por intestino de ovelha e é  comercializada na região desde o século XIII.

Mais fina que as outras salsichas tradicionais, seu sabor especial se dá por conta do método com o qual é defumada em baixas temperaturas.

É tradicionalmente servida acompanhada de pão, mostarda e salada de batata.

 

4. Frankfurter Rippchen mit Sauerkraut

Pratos com carne de porco na Alemanha
Alemães adoram carne de porco com chucrute | Foto: Dontworry, via Wikimedia Commons.

Outro famoso prato regional à base de carne de porco é a costela cozida com chucrute, servida também com purê de batata e mostarda amarela.

 

5. Apfelwein

Principais vinhos da Alemanha
Caixas com vinhos de maçã | Foto: Silar, via Wikimedia Commons.

Considerado a bebida nacional do estado de Hessen, o ‘vinho de maçã’ é, na verdade, uma sidra de sabor azedo, resultado da fermentação da maçã.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Alemanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Tradicionalmente é servida pura, mas como seu sabor forte não agrada a todos os paladares, também é comumente servida “gespritzt” com água ou “süßgespritzt” com limonada.

E como tudo na Alemanha é motivo para festa, essa especiaria também é homenageada em um festival que acontece todos os anos no mês de agosto, no centro da cidade de Frankfurt.

 

6. Frankfurter Kranz

Doces famosos na Alemanha
Apetitoso Bolo Alemão | Foto: Hannes Grobe, via Wikimedia Commons.

Essa sobremesa foi criada em 1735 em homenagem à cidade de Frankfurt, que na época era considerada a cidade coroa do Impero Germânico.

Como o próprio nome diz, a “coroa de Frankfurt” imita uma coroa de verdade, com formato de rosca, sua massa de pão de ló é recheada com creme e geleia, enquanto a cobertura crocante é feita com nozes caramelizadas que representam o ouro, e as cerejas decorativas simbolizam os rubis da coroa.

 

Onde comer em Frankfurt?

  1. Kleinmarkthalle
  2. Tonbul Grill Kebaba House
  3. Zum Alten Franfkurter
  4. Vapiano
  5. Paulaner am Dom
  6. Im Herzen Afrikas
  7. Relais & Châteaux Restauraunt Lafleur
  8. Villa Merton
  9. Main Tower Restaurant & Lounge

 

Restaurantes baratos em Frankfurt

1. Kleinmarkthalle (Pequeno Mercado)

Onde comer na Alemanha
Diversas opções para alimentação são encontradas no mercado.

Um dos principais atrativos turísticos de Frankfurt, o Kleinmarkthalle é o mercado central da cidade; onde é possível comprar frutas, flores e legumes frescos, assim como especiais locais e internacionais como queijos, carnes embutidas, vinhos e frutas secas.

A maior parte das barracas também oferece degustação dessas especiarias, então é impossível sair de lá de barriga vazia.

Além disso, têm também as barracas de lanches e quitutes que são preparados na hora e podem ser apreciados ali mesmo. Um exemplo é da barraca da senhora Schreiber, cujas famosas salsinhas com pão e mostarda costumam ser motivo de fila tanto de turistas como de locais.

Se você ainda não estiver satisfeito, basta subir ao mezanino para encontrar restaurantes que oferecem refeições mais completam e geralmente com um preço mais camarada que os outros restaurantes em Frankfurt.

  • Horário de funcionamento: segunda à sexta, das 8h às 18h e sábado, das 8h às 16h.
  • Endereço e como chegar: Hasengasse 7, Altstadt. As estações de metrô mais próximas são a Hauptwache e a Konstablerwache, que ficam a 500 metros do mercado.

 

   

2. Tonbul Grill Kebab House

Pratos turcos na Alemanha
Tipicamente turco, o döner é muito consumido em Frankfurt.

Há anos os turcos são a etnia que mais imigra para a Alemanha. Tanto que sua culinária já se tornou parte do dia a dia dos alemães e o döner de longe é o prato favorito.

Ótimo para quem quer fazer uma refeição farta, rápida, saborosa e barata. O lanche feito com pão pita é recheado de pedaços de carne assada no espeto, alface, tomate, cebola molho de iogurte e até batata-frita; para os vegetarianos existe também a opção de substituir a carne por bolinhos de falafel, que também fica delicioso.

O famoso fast-food turco pode ser encontrado tanto em botequins no metro quanto em restaurantes e food trucks espalhados pela cidade, basta encontrar um enorme espeto giratório com carne assando e você saberá que ali com certeza terá um döner pra você.

Apesar de ser grande a oferta pela cidade, um dos melhores restaurantes em Frankfurt para comer o famigerado lanche é o Tonbul, um pequeno restaurante no centro da cidade que conquistou o público tanto pelo döner quanto pelos outros pratos turcos deliciosos. Você pode se sentar para comer com calma, ou pedir o lanche para viagem para comer em casa ou na rua mesmo.

  • Horário de funcionamento: segunda à sexta, das 10h à 1h; sábado, das 8h às 3h e domingo, das 10h à meia-noite.
  • Endereço e como chegar: Töngesgasse 4, Altstadt. Próximo à estação Konstablerwache.
  •  

Delícia => Excursão gastronômica em Frankfurt

 

3. Zum Alten Frankfurter

Comidas típicas da Alemanha
Schnitzel é um dos principais pratos no menu do restaurante.

Comida típica alemã, boa e barata. Se é isso que você procura este será um lugar ideal para você conhecer, pois trata-se de um restaurante familiar que, apesar de ser no centro, é pouco turístico e mais visitado por moradores locais.

O ambiente é agradável e aconchegante, enquanto o cardápio oferece uma variedade de comidas típicas como o Schnitzel e a Frankfurter Würstchen Aproveite também para experimentar uma variedade de cervejas da região.

  • Horário de funcionamento: segunda a sábado das 11h às 23 h, não abre de domingo.
  • Endereço e como chegar: Ziegelgasse 2, Altstadt. Mais próximo da estação Dom/Römer, mas fica a menos de 700 metros da Hauptwache.
  • Um dos restaurantes em Frankfurt com bom custo-benefício.

 

4. Vapiano

Dicas para comer na Alemanha
Local ideal para comer massas na Alemanha | Foto: Vapiano

É uma rede de restaurantes alemã, porém especializada na culinária italiana trazendo um novo conceito de fast-food.

Com ingredientes frescos e naturais, os pratos são preparados na hora e customizados pelo cliente, que pode optar por um cardápio com variadas massas, risotos, saladas, pizzas e sopas, além de sobremesas deliciosas.

O Vapiano é uma excelente opção pra quem está fazendo compras pela Zeil e procura uma refeição leve, saudável e saborosa, com um excelente custo-benefício.

  • Horário de funcionamento: domingo à quinta-feira, das 11h às 23:30h; de sexta-feira e sábado das 11h à 00:30.
  • Endereço e como chegar:  Goetheplatz 1-3, Altstadt. Aproximadamente à 300 metros da Hauptwache.

 

5. Paulaner am Dom

Cervejarias na Alemanha
Observe a paisagem saboreando a típica cerveja alemã.

Se você é fã de cervejas alemãs, com certeza vai reconhecer esse nome. A cervejaria Paulaner é uma das mais antigas e famosas da Baviera, sendo uma das seis marcas que participam do Oktoberfest de Munique e uma das mais exportadas para todo o mundo.

Foi criada no século XVII por monges da Ordem Paulaner, que fermentavam a bebida para consumo próprio e para vender na taverna do monastério.

O Paulaner am Dom é um restaurante franquiado da cervejaria Paulaner e oferece tanto uma vasta variedade de cervejas da marca, quanto comidas típicas da região da Baviera que são as mais conhecidas mundo a fora, como o joelho de porco, a bretzel e uma variedade de salsinhas.

  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 11 à meia-noite.
  • Endereço e como chegar:  Domplatz 6, Altstadt. Localizado logo atrás do Dom, portanto a estação mais próxima é a própria Römer/Dom.

Aproveite => Passeio noturno em Frankfurt

 

6. Im Herzen Afrikas

Restaurantes exóticos na Alemanha
Toque africano é visto no design | Foto: Im Herzen Afrikas.   

Para os que procuram alternativas mais exóticas, esse restaurante oferece uma experiência completa com seus pratos tradicionais africanos e com o ambiente aconchegante e decorado para fazer com que você se sinta em outro continente.

O cardápio do Im Herzen Afrikas se divide em opções com e sem carne, tendo também uma variedade de pratos veganos. Localizado no bairro Bahnhofsviertel, onde ficam a maioria dos hotéis de Frankfurt, essa é uma boa opção para turistas hospedados na área.

  • Horário de funcionamento: terça à sexta-feira e domingos, das 17h às 23h e sábado das 16h à meia-noite.
  • Endereço e como chegar:  Gutleutstraße 13, Bahnhofsviertel. Próximo à estação Willy-Brandt-Platz.

 

Melhores restaurantes em Frankfurt

7. Relais & Châteaux Restauraunt Lafleur

Onde comer na Alemanha
Menus pequenos e saborosos são servidos no Ralais & Châteaux.

Com duas estrelas Michelin, esse é considerado o melhor restaurante de Frankfurt. Localizado dentro do jardim botânico Palmengarten, sua cozinha é comandada pelo renomado chef Andreas Krolik, que segundo ele segue uma “linha clássica contemporânea, combinado com aspectos mediterrâneos e ingredientes locais”.

   

O Relais & Châteauxcompõe menus com pratos pequenos, porém de sabor contrastante e extremamente saborosos. É importante notar que o restaurante frisa a importância de se fazer a reserva com antecedência e que apenas crianças maiores de 12 anos são bem-vindas.

  • Horário de funcionamento: terça a sábado, das 18h à meia-noite.
  • Endereço e como chegar:  Palmengartenstraße 11, Westend. Localizado na porção sul do Palmengarten, próximo à estação Bockenheimer Warte.

 

8. Villa Merton

Melhores restaurantes da Alemanha
Elegância é a marca do estabelecimento | Foto: Villa Merton.

A antiga vila que abriga esse restaurante e é responsável por seu nome, foi construída em 1927 por Richard Melton, que na época fazia parte da elite fabril de Frankfurt.

Atualmente, sob a supervisão do chef André Großfeld, conquistador de uma estrela Michelin, o restaurante da vila traz uma combinação entre a cozinha clássica e moderna, com pratos ricos tanto em aroma quanto em sabor.

Antes de visitar o restaurante Villa Merton, verifique a disponibilidade do mesmo e se possível faça uma reserva para garantir uma mesa.

  • Horário de funcionamento: o bistrô abre todos os dias, das 12h às 14h e das 18 às 22 horas; enquanto o restaurante serve apenas o jantar de segunda à sábado, das 18h às 22h.
  • Endereço e como chegar:  Am Leonhardsbrunn 12, Diplomatenviertel. A parada do Straßenbahn 16 na Juliusstraße é a estação mais próxima ao restaurante, a 4 quarteirões de distância.

 

9. Main Tower Restaurant & Lounge

Pontos turísticos de Frankfurt
Vista panorâmica da Frankurt | Foto: Main Tower Restaurant.

Com uma das melhores vistas panorâmicas da cidade, o restaurante fica no quinquagésimo terceiro andar da Maintower, prédio mais alto de Frankfurt.

Por ser inteiro revestido de vidro, o local tem uma vista privilegiada da cidade e do horizonte, que também por ser apreciada do lounge, onde você pode relaxar aproveitando um drink e aperitivos.

Mas engana-se quem pensa que o visual é a única coisa que faz do Main Tower Restaurant uma visita obrigatória: com pratos assinados pelo chef Benjamin Karger, a cozinha promete te surpreender ainda mais com seus menus degustação com vários pratos e sua extensa cartela de vinhos.

A aqueles que não fizerem uma reserva com antecedência, será cobrada uma taxa de 7,50€ de entrada na torre como é cobrada dos turistas que vem apenas apreciar a vista.

  • Horário de funcionamento: para almoço de terça à sexta-feira, das 12h às 14:30h; para jantar de terça à quinta-feira, das 18h à meia-noite e de sexta-feira e sábado, das 18h à 1h. O lounge funciona de terça e quinta das 21h à meia-noite e de sexta-feira e sábado das 21h à 1h.
  • Endereço e como chegar: Neuer Mainzer Straße 52-58. A parada de S-Bahn mais próxima é a estação Taunusanlage, onde passam as linhas S1 a S9.

 

Desfrute dos restaurantes em Frankfurt

É inquestionável que Frankfurt tenha uma oferta extensa de variadas lanchonetes e restaurantes em Frankfurt que prometem agradar tanto os mais exigentes paladares quanto os bolsos mais apertados, sem deixar a desejar em sabor e qualidade.

Esse é somente mais um dos motivos para convencer você a conhecer esta cidade incrível e imperdível para quem pretende vivenciar um pouco mais da cultura alemã.

Veja mais das delícias servidas na cidade neste vídeo feito pelo site oficial de turismo de Frankfurt:

Você está com planos de viajar para a Alemanha e visitar os melhores restaurantes em Frankfurt? Compartilhe suas dúvidas nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Lisa Freire-Jansen

ESCRITO POR

Lisa Freire-Jansen

Lisa Freire-Jansen, 25 anos , arquiteta e urbanista. Faz pós-graduação em Construções, Comunidades e Planejamentos Sustentáveis. Adora estudar, viajar e conhecer novos lugares e pessoas.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *