12 feriados na Alemanha: festas e eventos imperdíveis

por Ana Paula Sborz

12 feriados na Alemanha: festas e eventos imperdíveis

Você sabe quais são os feriados na Alemanha e como eles podem impactar na sua viagem? Muitas datas comemorativas coincidem com o calendário brasileiro, mas há exceções.

Conhecer os eventos da Alemanha pode te ajudar a organizar melhor o roteiro na Europa e a se preparar para alguns problemas que podem surgir.

Afinal, você não quer ter a surpresa desagradável de planejar sua ida a um restaurante ou loja e encontrá-lo fechado, certo?

Os feriados na Alemanha e os comportamentos relacionados a eles podem ser diferentes dependendo do Estado, como o Dia da Unificação Alemã e o Dia de Finados.

Como pode ser visto no mapa da Alemanha, o país é dividido em 16 grandes Estados e cada um deles tem uma cultura e religião predominante, o que acaba refletindo diretamente na forma como as comemorações são conduzidas.

Vale a pena conhecer e se preparar para viver ao máximo a experiência de estar em terras alemãs durante as datas comemorativas. Vamos nessa?

Planeje sua viagem => Dicas de hotéis na Alemanha

Seguro viagem para contratar na Alemanha »

Quais são os feriados na Alemanha?

  1. Ano Novo
  2. Dia dos 3 reis magos
  3. Dia Internacional da Mulher
  4. Sexta-feira Santa e Páscoa
  5. Dia do trabalho
  6. Assunção de Cristo e Dia dos Pais
  7. Pentecostes
  8. Corpus Christi
  9. Dia da Unificação Alemã
  10. Dia da reforma
  11. Dia de todos os Santos e Finados
  12. Natal

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Alemanha »

Festas e eventos imperdíveis na Alemanha

Ano Novo

Assim como no restante da Europa e do mundo, a virada do dia 31 de dezembro para 1º de janeiro marca o Ano Novo na Alemanha. As pessoas se reúnem em grandes festas com muita comida, bebida e espetáculos de fogos; especialmente na capital Berlim.

A grande diferença é que os fogos de artifício são proibidos durante todo o ano, sendo liberados para vendas poucos dias antes do Réveillon.

Como símbolos do Ano Novo na Alemanha existem o Schornsteinfeger (limpador de chaminé), a Marienkäfer (joaninha), o Schwein (porco) e o Klee (trevo de quatro folhas).

Como você já pode imaginar, é muito difícil encontrar algum comércio, loja ou restaurante aberto no primeiro dia do ano, embora vários estabelecimentos ofereçam ceias no dia 31 de dezembro.

Por isso, se programe para não ficar sem o que fazer em Berlim, caso esteja na capital especificamente neste, entre os feriados na Alemanha.

Dia dos 3 Reis Magos

Dreikönigskuchen
Dreikönigskuchen | Foto: Adrian Michael, via Wikimedia Commons.

O Dia dos 3 Reis Magos é comemorado em 6 de janeiro, dia em que eles teriam chegado ao local onde nasceu Jesus.

Na Alemanha, a data carrega algumas tradições e simbolismos, como o Dreikönigskuchen, bolo que vem com um pequeno boneco representando um rei ou uma rainha.

O sortudo que encontrar o boneco é considerado parte da realeza por um dia, mesmo que seja de faz de conta. Se estiver na Alemanha durante essa época, que tal entrar na brincadeira também?

Dentre os Estados alemães, essa data é considerada feriado apenas em Baden-Württemberg, Baviera e Saxônia-Anhalt.

Isso significa que pode ser difícil encontrar algum comércio aberto nas cidades alemãs que pertencem a esses Estados.

Esse dia também marca o fim das festividades natalinas, sendo a data escolhida para retirar os enfeites e desmontar a árvore de Natal.

Uma da curiosidades sobre a Alemanha é que a Catedral de Colônia tem em seu interior uma urna, onde estariam os restos mortais dos três reis magos.

Apesar de esse ser um fato muito contestado e de não haver possibilidade de confirmar a identidade dos corpos, milhões de pessoas de todo o mundo visitam o local todos os anos.

Eu já fui conhecer e vou te dizer, independentemente da sua religião ou crença, é um passeio que eu super recomendo. Confira como é alugar um carro na Alemanha.

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher na Alemanha
Essa é uma data especial em todo o país.

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorada em várias partes do mundo. Embora não esteja no calendário oficial de feriados na Alemanha, essa é uma data especial em todo o país.

No entanto, Berlim foi além, decretando o dia 8 de março como feriado. Lojas, escritórios e até mesmo escolas não funcionam nesse dia.

Por isso, caso planeje visitar a região, reveja seu roteiro de forma a não perder o dia, procurando o que comer na Alemanha ou alguma atração específica para visitar, pois provavelmente encontrará as portas fechadas.

A elevação dessa data comemorativa para um feriado é vista pelos berlinenses como uma grande vitória em prol dos direitos das mulheres, que deveria ser copiada pelas outras partes da Alemanha e do mundo. O que você acha sobre isso?

Sexta-feira Santa e Páscoa

Na Sexta-feira Santa (Karfreitag), as famílias geralmente iniciam as comemorações em eventos religiosos, como missas e cultos.

Esse é um dos feriados na Alemanha que ainda carregam muitas tradições relacionadas à mitologia germânica. Oster, que significa Páscoa em alemão, é uma palavra derivada de Ostera, nome conhecido na mitologia para designar a deusa da primavera.

Além da morte e ressurreição de Cristo, a época da Páscoa também marca a chegada da primavera na Alemanha. Por isso, alguns costumes, principalmente em pequenas vilas e cidades mais retiradas, mesclam crenças cristãs e costumes pagãos.

Um desses costumes é a Osterfeuer, grande fogueira que simboliza a vitória do sol da primavera sobre a escuridão do inverno alemão.

Os adultos, assim como no Brasil, costumam esconder doces, chocolates e outros presentes pela casa e também pelo jardim para que as crianças possam encontrá-los.

Os ovos de Páscoa não são muito comuns na Alemanha, mas pequenos ovinhos e coelhos de chocolate são muito apreciados.

As pessoas também se presenteiam com ovos cozidos coloridos. Isso mesmo, ovos de galinha que são cozidos e, em seguida, se adicionam corantes para que ganhem tons diferentes.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Alemanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

A segunda-feira pós-Páscoa também é feriado na Alemanha, então, somente serviços essenciais costumam funcionar nesse dia. Fique ligado!

Dia do trabalho

Dia do trabalho na Alemanha
Antes manifestantes distribuíam cravos vermelhos, simbolizando a luta dos trabalhadores.

O Dia do Trabalho, assim como em vários outros países, também é um dos feriados nacionais na Alemanha. A tradição de comemorar esse dia remonta ao início do século 19 e tem origem em discussões históricas e políticas importantes.

Manifestações na Austrália, com trabalhadores pleiteando a redução da carga horária para 8 horas diárias, em 1856, e também uma greve geral ocorrida nos Estados Unidos, em 1886, teriam acontecido em um dia primeiro de maio, motivando a escolha desse dia em particular.

Sendo um feriado essencialmente político, essa data comemorativa da Alemanha costuma estimular algumas manifestações e comícios em prol dos direitos dos trabalhadores.

Há algumas décadas, manifestantes distribuíam cravos vermelhos, simbolizando a luta da classe trabalhadora. Porém, essa prática é quase extinta nos dias atuais.

Passando por algumas cidades alemãs, como Munique, você verá que nas praças principais há um grande mastro, chamado de Maibaum (árvore de Maio).

Esse mastro normalmente marca o local preferido dos alemães para realização de festas e outras celebrações, como é o caso do Dia do Trabalho.

Uma tradição que sobreviveu ao tempo foi a Tanz in den Mai, que pode ser traduzido como a dança de maio, quando mulheres usam roupas típicas e dançam em torno do mastro, enquanto trançam fitas ao redor.

Se você estiver na Alemanha nessa época, essa é uma festa linda que vale a pena conhecer. No entanto, lembre-se que é um feriado nacional e a grande maioria das lojas e do comércio estarão fechados.

Assunção de Cristo e Dia dos Pais

Procissão do Preciosíssimo Sangue
Procissão do Preciosíssimo Sangue | Foto: Ra Boe, via Wikimedia Commons.

O Dia da Assunção de Cristo é comemorado, desde o ano de 1934, como um dos feriados na Alemanha e ocorre exatamente 39 dias após o domingo da Páscoa.

A comemoração é baseada nas revelações bíblicas do Evangelho que retratam a subida de Jesus aos céus após a ressurreição.

Uma tradição religiosa interessante acerca dessa data comemorativa ocorre na cidade de Weingarten, no estado de Baden-Württemberg.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

A cidade conduz uma procissão em estilo medieval, chamada de Procissão do Preciosíssimo Sangue. Um grande diferencial é que os fiéis participam montados em seus cavalos.

À frente da fila, liderando os fiéis, vai o sacerdote chamado de “Cavaleiro do Sangue” que carrega consigo uma relíquia em que se alega conter o sangue de Jesus Cristo.

O sangue teria sido colhido por São Longuinho, após Jesus ter curado seus olhos, história relatada em uma passagem bíblica.

Curiosamente, essa data comemorativa na Alemanha também é utilizada como comemoração do Dia dos Pais. Diferente do Brasil, em terras alemãs, o Dia dos Pais é aproveitado pelos homens, em geral, como um dia especial para beber.

Em algumas cidades maiores, como Berlim e Munique, é comum ver homens carregando carrinhos repletos de bebidas pelas ruas da cidade. Gosta da bebida? Então, sabia tudo sobre a rota da cerveja na Alemanha.

Pentecostes

Pentecostes na Alemanha
Pentecostes tem como símbolo a pomba branca.

O Dia de Pentecostes é celebrado 10 dias após a Assunção de Cristo e marca o quinquagésimo dia após a Páscoa. Na Bíblia, ele é lembrado como o dia em que o Espírito Santo desceu dos céus e se revelou aos apóstolos e discípulos de Cristo.

Assim como em outras partes do mundo, o Pentecostes tem como símbolo a pomba branca, ave que remete ao divino espírito santo.

Ocorrendo dez dias antes do Corpus Christi, o Pentecostes também marca o início de uma novena, que é um rito onde os fiéis rezam durante nove dias até a chegada da nova celebração.

Apesar de estar no calendário de comemorações em toda a Alemanha, o domingo de Pentecoste é considerado feriado apenas no Estado de Brandemburgo. Já a segunda-feira que vem logo a seguir é considerada feriado em todo o país.

Em Bremen, Baixa Saxônia e Renânia do Norte-Vestfália, a terça-feira de Pentecostes também é um dia sem escola, embora a maioria dos comércios funcionem normalmente.

Corpus Christi

O Corpus Christi é celebrado em todo o mundo, a contar 60 dias após o Domingo de Páscoa. Eventos relacionados ao Corpus Christi são conduzidos por toda a comunidade cristã na Alemanha.

No entanto, algumas cidades se destacam, como é o caso de Colônia, que é palco de uma grande solenidade realizada na maravilhosa Catedral de Colônia.

Munique, na Baviera, localizada em uma região conhecida por ser de maioria cristã, também promove grandes procissões e eventos nessa época.

Mesmo em cidades de culturas e matrizes religiosas bem diversificadas, como é o caso de Berlim, as pessoas se reúnem em celebrações e também realizam procissões.

Essa data comemorativa na Alemanha é considerada feriado apenas nos Estados de Baden-Württemberg, Baviera, Hesse, Renânia do Norte-Vestfália, Renânia-Palatinado e Sarre.

Dia da Unificação Alemã

Tag der Deutsch Einheit
Tag der Deutsch Einheit | Foto: Lupus in Saxonia, via Wikimedia Commons.

No dia 3 de outubro é comemorado o Dia da Unificação Alemã, em alemão Tag der Deutsch Einheit. Oficialmente, as comemorações são realizadas em Berlim. No entanto, a cada ano, outra cidade é escolhida para receber os eventos.

Na era medieval, a Alemanha era dividida em reinos e ducados, o que dificultava o desenvolvimento do país, já que seus esforços eram divididos.

O pangermanismo foi o movimento em prol da união desses reinos e ducados, que foi concretizada em 1871. Esse processo de unificação não foi amigável, sendo concretizado apenas após a realização de três guerras, lideradas pelo reino da Prússia.

A primeira guerra ocorreu em 1864, com Prússia e sua aliada Áustria vencendo a Dinamarca. Como resultado, o território de Schleswig foi anexado a Prússia e o território de Holstein foi anexado a Áustria.

Em 1866, ocorreu a segunda guerra, curiosamente entre Prússia e Áustria, aliados na guerra anterior. Prússia venceu e a maioria dos Estados germânicos, que ainda estavam sob domínio austríaco, foram unificados ao território prussiano.

A terceira e maior guerra ficou conhecida como guerra franco-prussiana, em 1871. Vencendo a guerra, o Rei da Prússia foi proclamado Kaiser do Império alemão e essa data marcou o Dia da Unificação Alemã.

Antigamente, esse feriado era celebrado em 17 de junho na Alemanha Ocidental e no dia 7 de outubro na Alemanha Oriental. Em 1990, depois do fim da divisão e a queda do muro, a data foi firmada para 3 de outubro.

Esse é um dos feriados na Alemanha perfeitos para quem quer mergulhar um pouco mais na história do país. Inclusive, nesta data, você pode fazer os melhores passeios na Alemanha em algum dos lugares históricos de Berlim.

Dia da Reforma Protestante

Segundo feriado na Alemanha em outubro, o Dia da Reforma Protestante é comemorado no dia 31 pelos cidadãos dos Estados de Brandemburgo, Mecklenburgo-Pomerânia Ocidental, Saxônia, Saxônia-Anhalt e Turíngia.

Assim sendo, alguns comércios dessas regiões podem permanecer fechados. A celebração lembra um marco na vida do ícone desta religião, Martin Luther, ocorrido na data de 31 outubro de 1517.

Martin Luther, mais conhecido como Lutero, resolveu anexar suas 95 teses, contestando as práticas da Igreja Cristã naquela época, no portão da igreja de Wittenberg. Sua ação gerou comoção pública, junto a outras ações envolvendo questionamentos sobre o ponto de vista da igreja.

A Reforma visava acabar com a prática que limitava o acesso dos fiéis aos materiais sagrados e também seu entendimento sobre a palavra de Deus, pois a condução de cultos e missas eram sempre em latim.

No feriado não são observadas grandes movimentações nas cidades, além da realização de cultos nas igrejas protestantes.

Algumas famílias mais tradicionais consomem os chamados pãezinhos da reforma, uma massa doce e assada no formato de uma rosa, forma escolhida para simbolizar Lutero.

Martin Luther nasceu em 14 de novembro de 1483 na cidade de Eisleben. A casa onde nasceu foi transformada em museu e é aberta para visitação.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Para os que gostam de história ou querem entender um pouco mais sobre a Reforma Protestante, essa é uma ótima indicação de passeio.

   

Dia de todos os santos e Finados

Alleheiligenstriezel
Alleheiligenstriezel | Foto: Ian Alexander, via Wikimedia Commons.

O Dia de todos os santos é um dos feriados na Alemanha essencialmente católicos, comemorado apenas em Baden-Württemberg, Baviera, Renânia do Norte-Vestfália, Renânia-Palatinado e Sarre.

Ele é comemorado no dia primeiro de novembro, sendo um dia depois do Dia da Reforma e um dia antes do Dia de Finados na Alemanha.

Sendo assim, são três dias seguidos de feriados e celebrações, que podem ou não incorrer em comércios fechados, a depender da região da Alemanha.

Por conta de sua conotação religiosa, esse costuma ser um feriado silencioso, pois não são tolerados grandes eventos com música alta ou dança.

É claro que a cultura vem mudando com o passar dos anos. Mas, estando em regiões de maioria católica, é melhor evitar esses comportamentos durante a data.

Algumas regiões têm tradições especiais, como Mainz, onde uma vela especial é acesa, seguindo o costume que remonta ao século XIV.

Já no sul da Alemanha, algumas famílias costumam assar um doce chamado Alleheiligenstriezel, que nada mais é do que um pão trançado, salpicado com sal grosso e lâminas de amêndoas.

Natal

Uma das tradições dessa época na Alemanha são as quatro velas do Advento, período que começa quatro domingos antes do Natal.

Uma vela é acendida a cada domingo, começando no início do Advento. Elas funcionam como uma contagem regressiva, então, no domingo de Natal, as quatro velas estarão acesas.

Outra tradição muito comum é o calendário do Advento. Ele tem 24 pequenas portas ou aberturas, onde são colocados chocolates, pequenos presentes ou mensagens carinhosas.

Iniciando no dia primeiro de dezembro, uma porta é aberta a cada dia, revelando um pequeno presente.

No dia 25 de dezembro, na manhã de Natal, as crianças desembrulham o presente principal. Uma diferença aqui é que na cultura alemã não é o Papai Noel quem traz esse presente, mas o menino Jesus.

Esse é um dos feriados na Alemanha que eu mais amo, pois é quando está no auge a época dos mercados de Natal. Você pode fazer diversos passeios como o tour pela Cidade Velha de Nuremberg e os mercados de Natal.

Se você está planejando sua viagem no finzinho de novembro ou durante dezembro, poderá ver e sentir de pertinho toda a magia envolvida nos mercados de Natal. É de arrepiar! Veja como ter internet na Alemanha.

Além de toda a decoração natalina, brinquedos e pistas de patinação, que mudam completamente o cenário das praças nas principais cidades alemãs, há muitas barracas de bebidas e deliciosos pratos típicos da Alemanha que você precisa provar.

Detalhe importante! Na Alemanha, o dia 26 de dezembro também é feriado, portanto, todo o comércio estará fechado. No dia 24 de dezembro, as lojas, restaurantes e outros estabelecimentos normalmente fecham entre meio-dia e duas horas da tarde.

Outro ponto a se considerar aqui é que essa época do ano atrai muitos visitantes, então planeje-se com antecedência para não ter problemas com hospedagens, passagens ou tickets para atrações específicas como o tour de Natal no Castelo de Heidelberg.

Quase todo domingo é feriado na Alemanha

Uma coisa curiosa em relação aos costumes alemães é o valor que eles dão para os domingos. Esse dia da semana é reservado para o descanso!

Por isso, em muitos locais, é proibido ouvir música alta, usar aparelhos que façam barulho (como cortador de grama, por exemplo) e até mesmo fazer churrasco no jardim.

Não estou dizendo que existe uma lei ou nada parecido para que essas coisas sejam proibidas. O que existe é uma regra social, que eu aconselho que seja cumprida para evitar problemas com a vizinhança.

O impacto dessa cultura de recolhimento pode gerar problemas para quem não está acostumado. O principal deles é que pode ser um desafio encontrar algum comércio aberto nesse dia.

Aproveite o melhor da Alemanha

Agora que você já conhece as principais datas comemorativas e feriados na Alemanha, vai ficar mais fácil programar sua viagem, não é mesmo? Visitar o país durante suas datas comemorativas pode ser uma oportunidade de conhecer ainda mais sobre a sua cultura e história.

Por outro lado, caso sua intenção seja conhecer locais que costumam fechar nessas datas, é importante usar essa informação para reprogramar seu passeio.

Antes de embarcar, veja dicas para sua viagem na Alemanha e as principais regiões turísticas do país no artigo sobre o mapa turísticos da Alemanha.

Já decidiu as datas da sua viagem? Gostou de saber dos feriados na Alemanha? Conte nos comentários!

Gute Reise! (Boa viagem!)

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Ana Paula Sborz

ESCRITO POR

Ana Paula Sborz

A Ana tem 30 poucos anos, se especializou em Administração de Empresas e fez parte do mundo corporativo por mais de 15 anos. Aos 31, fez sua primeira viagem internacional, um intercâmbio de 6 meses na Irlanda. Depois disso, emendou um mochilão pela Europa durante o qual conheceu 6 países, pessoas incríveis e uma nova paixão: viajar! Mora em Santa Catarina e já se mudou tantas vezes que a família a chama de cigana. Ama a natureza, filmes de suspense e seu filho de 4 patas, o Nick.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *