Transporte público em Frankfurt: metrô, ônibus, trem e bike

Transporte público em Frankfurt: metrô, ônibus, trem e bike

Quem pretende visitar a cidade, deve saber como funciona o transporte público em Frankfurt. As opções de se locomover em Frankfurt, na Alemanha, são muitas, e com certeza existe uma que se encaixa melhor no seu perfil.

O rio Meno atravessa a cidade de fora a fora, sendo responsável por dividi-la em duas porções, ‘ao norte’ e ‘ao sul’ do rio. Ao sul, a porção menor, corresponde ao antigo distrito de Sachsenhausen; e ao norte, que teve sua urbanização muito mais acelerada, é também a porção mais populosa de Frankfurt.

É também ao norte do rio que ficam os bairros mais turísticos como Altstadt, cidade antiga onde se encontram os monumentos históricos; Innenstadt, ou cidade de dentro, onde fica o centro comercial e as principais estações intermodais; e o Bahnhofsviertel, bairro hoteleiro onde fica a estação ferroviária central. Juntos formam a região central de Franfkurt, uma área que pode ser desbravada à pé.

Além de ser extremamente segura, sua topografia é relativamente plana e as ruas são todas arborizadas, fazendo com que a caminhada também seja muito agradável. Mesmo se caminhar for uma opção para você, provavelmente também será necessário fazer uso de algum meio de transporte durante sua viagem, e estamos aqui para te ajudar nisso.

Planeje sua viagem => Hotéis nas principais cidades da Alemanha

Como encontrar o melhor seguro viagem para a Europa »

 

Transporte público em Frankfurt

A expressão ‘pontual como um trem alemão’ não existe por acaso: o país é famoso por seu sistema ferroviário, principal meio de transporte utilizado pelos alemães. O transporte público na Alemanha se subdivide em diversas modalidades como metrô, tram, ônibus e os trens propriamente ditos.

Apesar de caro, o transporte público em Frankfurt é extremamente eficaz e a forma mais fácil de fazer uso de todos esses modais é com auxílio dos aplicativos, como da Deutsche Bahn, ou para os íntimos DB, a companhia ferroviária alemã.

  • Metrô
  • Tram
  • Ônibus
  • Bicicleta
  • Táxi
  • Carros por aplicativo
  • Trem

CLIQUE AQUI para comprar os melhores passeios em Frankfurt »

 

Como se locomover em Frankfurt

Metrô

Dicas de transporte público em Frankfurt
U-Bahn em Frankfurt | Foto: Pedelecs, via Wikimedia Commons.

Se pretende usar o transporte público em Frankfurt, o metrô será sua principal forma de locomoção, além de ser muito fácil de ser usado chega aos principais pontos de interesse em Frankfurt.

O metrô na Alemanha é o U-bahn (Untergrundbahn), mas existem também o S-bahn (Schnellbahn), trens mais rápidos, muitas vezes intermunicipais, que param nas estações principais e intermodais, como o Hauptbahnhof, a Hauptwache e a Konstablerwache. Você pode adquirir o Frankfurt Card e ter acesso a uma gama de serviços de transporte e desconto em atrações turísticas em Frankfurt.

O U-bahn por sua vez conta com nova linhas (U1 a U9) que funciona apenas dentro dos limites do município interligando os todos bairros da cidade. Inclusive, você pode usar aplicativos de transporte para se locomover com o U-bahn: é só colocar o local de partida e destino e eles te indicam a linha, qual estação descer, a distância e trajeto até a estação, tudo o que você precisa saber.

O aplicativo mais prático é o da empresa de transportes da região Reno-Meno, o RMV-app, pois também é possível comprar os tickets. O aplicativo da Deutsche Bahn (DB-Navigator) apesar de fornecer as mesmas informações, é mais vantajoso para aqueles que precisam tanto de transporte local quanto de trens de longa distância.

Ambas as ferramentas têm a opção de serem operados em inglês, mas se essa não for uma opção para você, sempre é possível usar o bom e velho Google Maps, desde que a opção ‘transporte público’ esteja acionada.

 

Dicas para usar o metrô de Frankfurt

Meio de transporte em Frankfurt
Tickets podem ser comprados no aplicativo da RMV.

Como já foi mencionado, é muito fácil se locomover com os metrôs alemães. As estações são facilmente localizadas pelas placas azuis com os grandes ‘U’s e todas as plataformas possuem mapas da cidade com sua localização e as linhas de U-bahn e S-bahn da RMV, discriminadas por cor, nome e sentido do trajeto.

As plataformas têm letreiros que informam os próximos comboios (com a descrição do sentido para o qual está indo), assim como a contagem regressiva para sua chegada. Durante o dia os U-bahn costumam passar no máximo a cada 10 minutos, e essa frequência diminui à noite, chegando à intervalos de até 60 minutos durante a madrugada.

Se você não tiver feito a compra do ticket no aplicativo da RMV, é possível fazê-lo na própria plataforma nas máquinas eletrônicas. Estes, além de oferecem opções de idiomas para a interface, como inglês e espanhol, possibilitam o pagamento com cartões de débito ou crédito, assim com cédulas e moedas. As opções de bilhete são:

Bilhete único: adultos (+15 anos) 2,75 euros, crianças (6 a 14 anos) 1,55 euros, menores de 5 anos não pagam. Válidos apenas para uma viagem durante o seu trajeto total, não sendo necessário pagar por outro ticket ao mudar de modal de transporte.

Bilhete diário: adultos 5,35 euros, crianças 3,00 euros. Válidos para viagens ilimitadas durante o dia da compra até as 05 horas do dia seguinte.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Alemanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Bilhete diário para grupo: 11,30 euros. Válidos para até 5 pessoas, adultos ou crianças, em viagens ilimitadas durante o dia da compra. Opção mais econômica se você estiver viajando em companhia.

Bilhete semanal: adultos 26,10 euros, não há desconto infantil. O bilhete é válido durante 7 dias a partir da data da compra.

Bilhete semanal: adultos 90,40 euros. O bilhete é válido durante 30 dias a partir da data da compra.

Os valores citados são referentes a percursos dentro da zona tarifária 50, que engloba todo o limite territorial da cidade, com exceção do aeroporto de Frankfurt. Para viagens que extrapolam os limites municipais é necessário adquirir uma passagem extra referente ao trecho entre a fronteira da cidade e o seu destino final.

Na Alemanha, não existe cobrador ou uma catraca que restrinja o acesso aos vagões. A fiscalização dos bilhetes é esporádica dentro dos vagões, sendo imprescindível que você esteja sempre com o bilhete em mãos, caso contrário estará correndo o risco de levar uma multa cujo valor costuma girar em torno de 50 euros.

 

Tram

Opções de transporte público em Frankfurt
Straßenbahn | Foto: Melkom, via Wikimedia Commons.

O Straßenbahn (trem de rua) ou tram como é mais conhecido, é um bonde sob trilhos que compartilha a rua com os carros. Funciona complementando as linhas de metrô, mas a sua plataforma de embarque não é subterrânea, e é compartilhada com os ônibus.

Assim como o U-bahn e o S-bahn, suas linhas também são representadas no mapa da RMV, são aquelas identificadas apenas por números. Aqui também vale o sistema de bilhete único usado no metrô, de forma que se você já tiver adquirido um bilhete, não é necessário comprar um avulso apenas para andar de tram.

Porém, se você ainda não tiver nenhum bilhete, fique atento pois não são todas as plataformas que oferecem pontos de venda eletrônicos, e pode ser que você precise ir à uma estação de U-bahn para adquirir o seu. Se o foco principal da sua viagem for visitar os pontos turísticos de Frankfurt, você usará apenas as linhas de metrô.

Apesar disso, é sempre bom se familiarizar com os diferentes meios de transporte público em Frankfurt, pois nunca se sabe quando serão necessários. Leia o post com todas as dicas da Alemanha e tenha mais contato com a cultura alemã.

 

   

Ônibus

Dicas de como se locomover em Frankfurt
Ônibus em Frankfurt | Foto: CharlesT, via Wikimedia Commons.

Ao contrário do metrô e do tram, o percurso dos ônibus não está mapeado no esquema de transportes de RMV, ficando mais complicado identificar o melhor trajeto para chegar ao seu destino. Apesar disso, com os aplicativos de transporte como o da RMV ou da DB, você vai perceber que é muito simples andar de ônibus em Frankfurt.

Os pontos de ônibus indicam quais as linhas passam ali, assim como seu itinerário. É necessário dar sinal ao motorista para indicar sua intenção de subir à bordo. Assim como nos demais modais de transporte público alemães, não há cobrador, mas esteja com sua passagem em mãos no caso dos fiscais entraram no ônibus.

Há letreiros internos indicando as próximas paradas, que também são anunciadas. Assim, se você souber o nome do ponto que você vai descer, não precisa se preocupar em perder sua parada. Não se esqueça de apertar um dos botões instalados nas barras de apoio para solicitar a parada.

O ônibus funciona como um sistema complementar de transporte público em Frankfurt, passando por áreas menos movimentadas e sem muito apelo turísticos. Por isso, dentre os principais pontos turísticos de Frankfurt, o Palmengarten é um dos poucos que é mais facilmente acessado por ônibus ao invés do metrô, já que as linhas 36 e 75 te levam diretamente à entrada do jardim botânico.

Prático => Ônibus turístico de Frankfurt

 

Bicicleta

Passeios de bike em Frankfurt
Posto de retirada de bike | Foto: Sir James, via Wikimedia Commons.

Frankfurt é uma cidade linda que merece ser apreciada e uma ótima forma para conhecê-la melhor é pedalando. Atualmente, existem várias companhias de aluguel de bicicletas incluindo a Deutsche Bahn, que procura integrar os modais sob trilhos disponibilizando pontos de retirada das bicicletas próximos às estações de metrô.

Tanto os aplicativos da DB quanto da RMV indicam os locais para retirada das bicicletas, mas o melhor aplicativo para alugá-las é o Call a bike, criado pela Deutsche Bahn. Depois de fazer seu cadastro no app, é por meio dele que você paga o aluguel de até 2 bicicletas por vez usando seu cartão de crédito.

Mas se você não tiver contratado um serviço de internet, em alguns terminais, como o Hauptbahnhof, é possível contratar o serviço pessoalmente ou ligando para a central da Deutsche Bahn.

Anuidade: 3 euros. Taxa de cadastro obrigatória. Fique atento para a taxa não se renovar automaticamente no próximo ano e faça o cancelamento do serviço ao fim da sua viagem.

Preço por meia hora utilizada: 1 euro, com limite de 15 euros.

Preço da diária: 15 euros, 12 euros para estudantes e maiores de 65 anos.

Aplicativo de aluguel de bike
Bike pode ser alugada pelo aplicativo.

Assim que o serviço for contratado e você localizar sua bicicleta, o aplicativo vai destravar o cadeado da mesma. O cadeado também permite que você faça paradas ao longo do seu trajeto e, se na hora de devolvê-la não houver nenhum ponto de devolução, é possível deixá-la em qualquer esquina por uma taxa adicional de 5 euros que será debitada automaticamente do seu cartão.

O aluguel te dá uma infinidade de opções: você pode tanto levar a bicicleta com você em um trajeto de metrô, deixá-la na estação de partida e retirar uma nova ao chegar no seu destino, ou mesmo se locomover apenas de bicicleta. O app do Google Maps oferece ótimas percursos, sendo possível usá-lo offline desde que o mapa tenho sido previamente baixado.

É uma delícia pedalar pela cidade, principalmente nos dias quentes, aproveitando as ruas planas e sombreadas, mas se você estiver indo para Frankfurt no inverno, não se esqueça de trazer luvas bem quentinhas e impermeáveis, já que a temperatura beira os 0°C.

Economia => Cruzeiro turístico em Frankfurt

 

Táxi

Meios de transporte para se locomover em Frankfurt
Além da tarifa mais alta, nos táxis é comum dar gorjeta.

Por ser uma cidade internacional, a maior parte da população fala inglês e os motoristas de táxi não são exceção. Os motoristas costumam esperar em frente à estação central e aos pontos turísticos mais famosos, mas você também pode pedir para a recepção do seu hotel contatar um motorista ou contratar o serviço pelo TaxiApp.

O preço da corrida varia de acordo com a distância do trajeto, mas ser a opção mais cara de transporte público em Frankfurt. Além disso, é esperado uma gorjeta de 8 a 10% do valor da corrida. Se o serviço for pedido pelo aplicativo, o valor da corrida é descontado automaticamente do seu cartão de crédito, caso contrário o pagamento é feito em dinheiro.

 

Carros por aplicativo

Uber na Alemanha
Uber é uma boa opção de transporte público em Frankfurt.

Se você já for habituado a usar aplicativos como Uber, essa com certeza será uma boa pedida. Com preços mais competitivos que o táxi, o transporte por aplicativo também é uma ótima opção para aqueles que se sentem inseguros em falar alemão ou inglês.

Assim como no táxi, a forma de pagamento se dá ou diretamente pelo aplicativo com cartão de crédito ou com o pagamento a vista em dinheiro.

   

 

Trem

Andar de trem
Trem na estação central de Frankfurt.

Os trens regionais, intermunicipais e mesmo internacionais chegam e partem de Frankfurt na estação central, o Hauptbahnhof. Localizado na porção central da cidade, é possível chegar ao terminal usando qualquer um dos modais já citados.

Para embarcar em um dos trens é necessário comprar sua passagem marcando o local de partida e de destino, para tanto você pode usar o aplicativo da Deutsche Bahn, os caixas eletrônicos disponíveis na estação ou, se preferir, fazer a compra com os atendentes dos balcões da DB que ficam próximos da entrada principal da estação.

Todas as opções aceitam cartão de débito e crédito, e as últimas duas também possibilitam o pagamento em dinheiro. Ao contrário dos meios de transporte que funcionam dentro da cidade, nos trens de longa distância com certeza aparecerá um cobrador para conferir sua passagem.

As passagens de trem costumam ser bastante caras, por isso quem quer viajar para as cidades vizinhas de Frankfurt, mas sem sair do estado de Hessen, vale a pena adquirir o Hessenticket que custa 36 euros e pode ser usado durante um dia inteiro de viagens ilimitadas dentro do estado para um grupo de até 5 pessoas (adultos ou crianças).

Roteiro
Estação Central de Frankfurt.

Outra dica para aqueles que vão fazer viagens mais longas é contratar os BahnCards, os cartões de desconto da Deutsche Bahn.

BahnCard 25: oferece 25% de desconto em todos os bilhetes vendidos pela Deutsche Bahn. Crianças (até 5 anos) 19,90 euros, jovens (6 a 26 anos) 39 euros, adultos (27 a 59 anos) 62 euros, idosos (maiores de 60 anos) 41 euros.

BahnCard 50: oferece 50% de desconto em todos os bilhetes com preço integral ou 25% de desconto em bilhetes promocionais. Crianças (até 5 anos) 79,90 euros, jovens (6 a 26 anos) 69 euros, adultos (27 a 59 anos) 255 euros, idosos (maiores de 60 anos) 127 euros.

Os valores são respectivos à anuidade dos cartões para a classe econômica, exceto para crianças e idosos cujos cartões são válidos apesar durante três meses. A recontratação se dá de forma automática ao fim do ano contratado e é necessário cancelar o serviço para evitar uma cobrança inesperada.

Completo => Tour privado em Frankfurt

 

Dicas de transporte em Frankfurt

Saber se locomover na cidade é fundamental, ainda mais tendo em vista a quantidade de opção de transporte que são oferecidas, de forma que você possa fazer uma decisão bem informada em relação a qual a melhor opção para a sua viagem. Inclusive, leia mais sobre os meios de transporte na Alemanha.

Por mais que o transporte público em Frankfurt seja rápido e eficiente, é sempre importante planejar os pontos de turismo que pretende visitar para otimizar sua viagem, economizando tempo e dinheiro.

Veja mais a cidade  por meio desse vídeo incrível feito pelo site oficial de turismo de Frankfurt:

Você está com planos de viajar para a Alemanha e tem dúvidas sobre os meios de transporte em Frankfurt? Então, tire suas dúvidas nos comentários abaixo.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Lisa Freire-Jansen

ESCRITO POR

Lisa Freire-Jansen

Lisa Freire-Jansen, 25 anos , arquiteta e urbanista. Faz pós-graduação em Construções, Comunidades e Planejamentos Sustentáveis. Adora estudar, viajar e conhecer novos lugares e pessoas.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Fernanda

    Muito bom este artigo!

  2. Polly Batista

    Olá, Fernanda. Que bom que gostou! Obrigada!