Cidades de Santa Catarina: 10 principais lugares turísticos

Cidades de Santa Catarina: 10 principais lugares turísticos

As cidades de Santa Catarina mais turísticas te interessam e estão na sua lista de próximos destinos? Então, com certeza você está no artigo certo!

Certamente, a região Sul do Brasil é rica em belos cartões-postais e um dos estados que mais se destaca no quesito turismo é Santa Catarina, pois é abundante em cultura e belezas naturais; além de oferecer variadas opções de lazer aos turistas.

Posso até ser suspeita para falar pelo fato de ser catarinense e conhecer muito bem cada região turística, mas um estado que tem praias paradisíacas, serras catarinenses deslumbrante, cidades com a arquitetura europeia, neve no inverno, infraestrutura de primeira linha e festas muito famosas certamente agrada a qualquer tipo de turista.

Mas afinal, quais cidades conhecer em Santa Catarina? Onde passar o final de semana em Santa Catarina? Quais são os lugares para conhecer em Santa Catarina em família, ou então onde passear em Santa Catarina no inverno?

Para escolher bem seu próximo destino em sua próxima viagem ao Sul, selecionei neste artigo uma lista só com as melhores cidades turísticas em Santa Catarina que você não pode deixar de conhecer.

Planeje sua viagem => Dicas de hospedagem em Santa Catarina

Seguro viagem para viajar no Brasil »

 

Cidades turísticas em Santa Catarina

  1. Florianópolis
  2. Blumenau
  3. Balneário Camboriú
  4. Pomerode
  5. Bombinhas
  6. Joinville
  7. São Francisco do Sul
  8. Urubici
  9. Itajaí
  10. Penha

CLIQUE AQUI e reserve os melhores passeios em Santa Catarina »

 

Quais cidades conhecer em Santa Catarina?

*Vídeo oficial da Santur SC

Se você nunca havia pensado em conhecer cidades de Santa Catarina, tenho certeza que depois dessa leitura irá mudar de ideia. Esse é um estado que você precisa incluir em sua lista de lugares para conhecer no Brasil.

Além da tão turística capital Florianópolis, conheça melhor Balneário Camboriú e Bombinhas no litoral catarinense, Blumenau e Pomerode no Vale Europeu, a região serrana com possibilidade de neve em Urubici e ainda as belas Joinville e São Francisco do Sul no norte do estado.

Ainda existem cidades de Santa Catarina ótimas para viajar em família, como Itajaí e Penha, onde fica o Beto Carrero World. Confira melhor como é cada uma delas e decida qual será o seu próximo destino.

Fácil => Alugue um carro mais barato em Santa Catarina

 

1. Florianópolis

Lugares escondidos em Santa Catarina
Praia da Joaquina em Florianópolis | Foto: Herbert VAlterE, Wikimedia Commons.

Floripa, a Ilha da Magia! São várias as formas de se falar da capital do estado, que não poderia ficar de fora da lista de cidades de Santa Catarina. Florianópolis é formada por uma grande ilha principal, a Ilha de Santa Catarina, algumas ilhas menores e também a parte do continente.

A cidade foi fundada em 1673, quase 500 mil habitantes e é considerada a capital brasileira com o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Ou seja, qualidade de vida é o que não falta.

Uma dica para quem chega querendo ficar por uns dias é escolher hospedar-se na ilha. A ponte Hercílio Luz, que liga ao continente, tem tráfego intenso todos os dias e, se você puder poupar o transtorno de enfrentar horas no engarrafamento, melhor.

A única exceção é para o caso de você estar viajando na alta temporada (dezembro e janeiro), em que o trânsito afeta quase todas as regiões. Nesse caso, vale a pena planejar um roteiro em Florianópolis com os locais que você pretende visitar e ficar pelas proximidades.

A ilha tem quatro regiões bem definidas: o Norte, a área mais nobre; o Sul, a região menos explorada e cheia de belezas naturais e paradisíacas, onde fica o aeroporto Hercílio Luz; o Leste, com muitas opções de entretenimento noturno e o Centro, onde ficam a maioria das opções de hospedagem, lazer, transporte público e, inclusive, o terminal rodoviário da cidade, a rodoviária Rita Maria.

Adquira => Pacote de viagem para Florianópolis

 

Sul de Florianópolis

Roteiro Santa Catarina
Florianópolis possuí um litoral fantástico | Foto: PFelipe Micaroni Lalli, via Wikimedia Commons.

No Sul da ilha e em frente à Praia do Campeche fica a Ilha do Campeche, um paraíso natural que você precisa conhecer! O acesso até a ilha é feito por embarcações que saem de diversas praias do entorno. Saindo do Campeche, a viagem dura cerca de dez minutos. A ilha tem águas calmas e cristalinas que permitem a prática do mergulho livre. Esse é sem dúvidas um passeio lindo e inesquecível.

Também na parte Sul fica a Lagoa do Peri, um espelho d’água de 5 km², rico em belezas naturais, excelente para banho e com um parque para as crianças. Quem viaja em família precisa sentir a paz desse lugar e ver toda a beleza com seus próprios olhos.

Para quem gosta de história, o Sul da ilha também conta com o Ribeirão da Ilha, um conjunto de pequenas praias que abrigou a primeira comunidade de índios do local, os carijós. O que não falta em Ribeirão é tradição. O local é bastante famoso por ter ruas bem estreitas e casarões coloniais bem coloridos, com cara de cidade histórica mesmo.

Já ao Centro da ilha está a alma da capital, a Lagoa a Conceição, que é uma das principais atrações em Santa Catarina. Ponto de encontro dos jovens que frequentam a Florianópolis, a Lagoa possui muitas opções de bares, restaurantes e uma paisagem com belas águas, verde e muita gente bonita.

 

Norte de Florianópolis

Melhores cidade de Santa Catarina
Ponte Hercílio Luz em Florianópolis | Foto: Herr stahlhoefer, via Wikimedia Commons.

Nesta região também existem diversos pontos de interesse de Florianópolis, que com certeza valem a pena conhecer.

Ao norte da Lagoa fica a Costa da Lagoa, cantinho com fauna e flora preservada, onde só se é possível chegar de barco e as embarcações saem da Lagoa de hora em hora. Os passeios levam em torno de 40 minutos. Para quem gosta de natureza, vale a pena conhecer!

Ainda próximo à Lagoa, é possível chegar às Dunas da Joaquina. Por meio de uma trilha de areia, o caminho possibilita uma visão da Lagoa e, depois, da belíssima praia da Joaquina. As dunas são um ponto turístico muito famoso na região. Além de serem consideradas as melhores da região Sul, foi ali que começou o sandboard, uma espécie de surf na areia.

Quer ver todas as belezas do Centro de um só lugar? Então, vá ao Mirante Ponto de Vista. No bairro da Lagoa, é possível enxergar toda a região central, inclusive a Lagoa e as Dunas. A visão é digna de cartão postal! Toda cidade com história para contar tem um mercado público tradicional, em Floripa não é diferente.

O Centro Histórico, ainda na região central, conta com o Mercado Público de Florianópolis, uma belíssima construção que comercializa tudo o que você pode imaginar!

A caminho do Norte fica o tradicional bairro Santo Antônio de Lisboa. Sabe aqueles lugares em Santa Catarina incríveis, que alguém vai quando quer conhecer um lugar, de verdade?

Esse é Santo Antônio de Lisboa. Um dos bairros de Florianópolis no qual você pode vivenciar as tradições e experimentar os sabores típicos da capital.

Na região Norte fica também a badalada Jurerê Internacional: mais do que uma das praias de Florianópolis, é um bairro de luxo em meio à natureza. Lindas águas, paisagens, mansões e gente endinheirada. O passeio é legal para quem gosta de ostentar. É bem possível encontrar alguém famoso por ali. São construções lindíssimas, hotéis com várias estrelas, baladas e até shopping a céu aberto. Se passar por lá, não deixe de registrar a visita.

O Norte também tem bastante história para contar. É possível visitar a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, uma grande construção projetada para ser o sistema de defesa da Ilha. Com certeza, uma das principais cidades de Santa Catarina.

 

2. Blumenau

Pontos turísticos de Blumenau
Blumenau é um das cidades mais chamosas do Brasil | Foto: Marinelson Almeida, via Wikimedia Commons.

Escrever sobre Blumenau é algo que deixa meu coração até mais quentinho! Sabe aquela sensação de conforto? Pois é, me sinto exatamente assim quando falo da cidade que nasci. Com 168 anos, pouco mais de 300 mil habitantes e a 153 km da capital, a minha Blumenau é um charme!

Localizada em uma região chamada de Vale do Itajaí, é a 3ª cidade mais populosa do estado. Apesar disso, Blumenau pode ser considerada um misto de cidade grande e interior.

A colonização europeia é bem forte, principalmente a Alemã, que pode ser observada e sentida por meio da arquitetura, com suas construções tipicamente germânicas — ao estilo enxaimel (vistas até na parte central da cidade) — e a gastronomia, nos restaurantes tradicionais.

Como nem tudo é perfeito, existe uma coisa sim que incomoda bastante os blumenauenses: o trânsito. Inclusive, o tráfego é digno de ser comparado a grandes cidades, como São Paulo. Confira como chegar em Blumenau.

Se eu tivesse que fazer um grande resumo sobre essa cidade, seria: capital nacional da cerveja e local da segunda maior Oktoberfest do mundo, Blumenau é uma cidade que sabe dar boas festas, mas também tem muitas paisagens lindas em meio à natureza.

Ela pode ser considerada um polo tecnológico, pois abriga muitas grandes empresas do setor, e é bastante reconhecida por oferecer em seu comércio uma grande variedade de cristais e produtos têxteis. Para conhecer bem a cidade, faça a Rota Alemã em Blumenau e Pomerode.

Para quem busca mais qualidade de vida, Blumenau é considerada um centro de imigração muito grande para populações das mais variadas partes do Brasil que procuram o Sul para recomeçar.

  • Distância para Florianópolis: 151 km.

Prático => Pacote de viagem para Blumenau

 

O que fazer em Blumenau

Festival da Cerveja em Blumenau
Festival da Cerveja em Blumenau | Foto: Tiagofachini, via Wikimedia Commons.

Realizado no mês de março, também no Parque Vila Germânica, o Festival da Cerveja reúne diversos produtores, nacionais e internacionais. Por essa razão a cidade tem uma rota da cerveja.

São 3 dias em que apaixonados por cerveja podem aprender mais nas palestras realizadas durante o evento, desfrutar de boa música, boa comida e, claro, muita cerveja! São mais de 800 rótulos disponíveis, de mais de 130 cervejarias.

Outro evento imperdível é a Sommerfest, que nada mais é do que a Oktoberfest de verão em Blumenau. Realizada em janeiro, conta com vários eventos turísticos na cidade e a mesma fartura de comidas e bebidas típicas alemãs, no Parque Vila Germânica.

A única diferença é o tamanho do evento, que geralmente é reduzido e acontece em metade do espaço no qual que ocorre a Oktoberfest tradicional.

Já a Stammtisch é a maior festa de rua da cidade e pode ser considerada uma reunião entre amigos. Este evento, conhecido carinhosamente pelos blumenauenses como “Stam”, ocorre todo o mês de abril, de manhã até à tarde, na principal rua do centro da cidade (XV de novembro).

Clubes de lazer da cidade, bairros, casas noturnas, motoclubes, todos têm suas tendas e nelas passam o dia com muita comida típica e, claro, muita cerveja.

Para participar, é só comprar o ingresso dos grupos que são abertos. Eles geralmente contemplam uma espécie de abadá, com caneca e camiseta, e dão direito a open beer e open food. Conheça as melhores baladas em Blumenau.

Oktoberfest em Blumenau
Oktoberfest atraí diversos turistas para Blumenau | Foto: Vitor Pamplona, via Wikimedia Commons.

A segunda maior Oktoberfest do mundo, atrás somente da original, na Alemanha. Esse é um evento que para a cidade, literalmente.

A maior parte da estrutura da festa está localizada no Parque Vila Germânica, mas, durante cerca de 20 dias do mês de outubro, as ruas da cidade também ficam fechadas para os desfiles, que acontecem praticamente todos os dias.

É possível ver várias pessoas vestidas de Fritz e Frida (alemães tradicionais) e desfrutar da cerveja (sem álcool) que é distribuída de graça pelo centro da cidade durante todos os dias da festa. Confira o guia completo sobre a Orktoberfest em Blumenau.

FestItália Julho é mês de comida italiana na cidade. São 10 dias de muitas massas, queijos e vinhos. Essa festa é uma celebração realizada pelos imigrantes italianos da região há mais de 25 anos.

O evento é realizado em um dos pavilhões do Parque Vila Germânica e conta também com boa música e forte demonstração da cultura italiana na região.

Cidades mais bonitas de Santa Catarina
Casas enxaimel em Blumenau | Foto: Proggy, via Wikimedia Commons.

Bastante mencionada como acima, como local de grandes celebrações, o Parque Vila Germânica é a maior estrutura para eventos na cidade, por isso mesmo muitas das opções de hospedagem em Blumenau ficam na região.

São 26.000 m² de construções em estilo europeu, preparados para receber festas, feiras, eventos e shows. O espaço fica aberto ao público o ano inteiro e lá dentro é possível encontrar diversos restaurantes e lojas de souvenirs.

Passeios em Blumenau
Topo do Spitzkopf em Blumenau | Foto: Mussangui, via Wikimedia Commons.

Morro do Spitzkopf trata-se de uma montanha com 936 metros de altitude. Ela fica localizado no Parque Ecológico Spitzkopf, a 15 km do Centro de Blumenau, e possui muita Mata Atlântica, cascatas, riachos e piscinas naturais. A trilha de 6 km de extensão atrai aventureiros fãs de natureza e belas paisagens.

Do alto do morro é possível avistar outros morros conhecidos na região, as cidades litorâneas e até mesmo o mar. O local fica aberto aos finais de semana e feriados, das 7h às 18h. Adultos pagam R$10, estudantes R$5 e crianças até 6 anos não pagam.

A Vila Itoupava é a região mais alemã de Blumenau. Quem se interessar pela cultura em suas raízes não pode deixar de conhecer. O distrito fica a 25 km de Blumenau e seus moradores são em maioria descendentes de alemães que preservam origens, costumes e cultura do país.

Inclusive, é muito comum ouvir pessoas falando alemão por aqui. As casas da Vila têm o estilo enxaimel de construção e é possível também ver os postes nas ruas pintados com as cores da bandeira alemã. O que não faltam por ali são restaurantes e padarias com culinária típica. Não deixe de conhecer!

O Museu da Cerveja é passeio obrigatório para os fãs da bebida. Blumenau, que é a capital nacional da cerveja, tem, além de muitas cervejarias, um museu que reúne antigos equipamentos utilizados na fabricação, fotos e documentos que registram a história da cerveja em Blumenau.

   
Parques de Blumenau
Parque Ramiro Ruediger | Foto: Andrevruas, via Wikimedia Commons

Um local para relaxar em meio ao agito da cidade. Ao lado da Vila Germânica, o Parque Ramiro Ruediger é aberto ao público e tem muitas opções de entretenimento para quem gosta de esportes e natureza.

Além de seus belos gramados que permitem piqueniques e boas leituras à sombra das árvores, o “Ramiro”, como é popularmente conhecido, conta com pistas de corrida e caminhada, além de ciclovia, bosques, playgrounds, lanchonetes, e quadras poliesportivas de tênis e de areia.

Teatro Carlos Gomes Bem no coração do centro da cidade, o Carlos Gomes chama a atenção por sua beleza e arquitetura. Com uma praça cheia de área verde, o local é um ótimo cenário para fotos. Vale a pena uma visita dentro do teatro, onde funcionam escolas de música e dança.

Aproveitando a deixa de bons locais para fotos, a prefeitura de Blumenau tem toda sua construção no estilo típico europeu. Ela, por si só, já é um cenário lindo para fotografias.

Ali também, na praça em frente ao prédio, há o letreiro “Ich liebe Blumenau” (Eu amo Blumenau, em alemão) e a Macuca, primeira locomotiva de Blumenau, que está estacionada ali desde 1991, quando a antiga ferrovia deu lugar à prefeitura.

 

3. Balneário Camboriú

Praias de Balneário Camboriú
Balneário Camboriú recebe turistas de toda a América do Sul | Foto: Astrodyum, via Wikimedia Commons.

Essa é uma cidade que dispensa apresentações. A 81 km da capital, ela é muito conhecida por suas belas praias e sua beira-mar central recheada de arranha-céus. Balneário não poderia estar fora da lista de melhores cidades de Santa Catarina.

Quem gosta de praias e aventuras, não pode deixar de fazer um dos passeios mais legais da cidade: o bondinho! Pois é, não é só no Rio de Janeiro que esses carrinhos nas alturas fazem sucesso. É sem dúvidas um ótima opção para o seu roteiro em Balneário Camboriú.

Em Balneário, este passeio para o Parque Unipraias percorre um caminho cheio de Mata Atlântica que termina na bela praia de Laranjeiras, ótima opção para tomar um banho revigorante. E o melhor de tudo, conta com traslado de ida e volta do seu hotel!

Quem quiser aproveitar também, pode praticar um pouco de arvorismo e andar no famoso trenó Youhooo, que corta 710 metros de mata, ou fazer um passeio de tirolesa sentada, no ZipRider.

Essas atividades estão disponíveis na estação Mata Atlântica, no Parque Unipraias, mesmo local onde está o bondinho.

No mar, existem passeios de barco que saem do Molhe da Barra Sul e fazem um tour pelas praias da cidade. O barco Pirata é o mais famoso. Lá dentro acontece um teatro inspirado no Capitão Gancho, com direito a luta e marujo jogado ao mar. Inclusive, agende um passeio de Barco Pirata em Balneário Camboriú.

  • Distância para Florianópolis: 84 km.

Imperdível => Pacote de viagem para Balneário Camboriú

 

O que fazer em Balneário Camboriú

Pontos turísticos de Balneário Camboriú
Bondinho no centro de Balneário Camboriú | Foto: Nivaldo Cit filho, via Wikimedia Commons.

Pela área central de Balneário também circula o Bondinho, um ônibus adaptado bastante conhecido pelos moradores que, neste verão, a atração funciona 24 horas por dia. Por falar na estação mais quente do ano, confira quais as melhores praias de Balneário Camboriú.

Lembra dos bondinhos que não existem só no Rio de Janeiro? Pois Balneário também conta com um lindo Cristo Redentor, chamado de Cristo Luz. O monumento de 33 metros segura um canhão de luz com um dos braços e ilumina a cidade inteira. Sua luz muda de cor durante a noite.

Ele fica no alto de um mirante que possui um presépio que fica montado o ano todo, lojas, restaurantes e atrações culturais, inclusive shows. Esse passeio é incrível, tanto de dia, quanto á noite. Se você quiser, já pode reservar a sua excursão noturna com jantar em Balneário Camboriú.

Se durante o dia, a cidade é agitada, à noite o movimento fica ainda mais intenso. Existem diversas casas noturnas localizadas, bares e restaurantes localizados em frente ao mar, na Avenida Atlântica, com músicas dos mais variados estilos.

Se tiver a chance, não deixe de aproveitar mais uma das cidades turísticas de Santa Catarina.

Descubra => Onde ficar em Balneário Camboriú

 

4. Pomerode

Pomerode Santa Catarina
Portal de Pomerode | Foto: Marinelson Almeida, via Wikimedia Commons

A cidade mais alemã do Brasil, que faz parte de qualquer roteiro no Vale Europeu é outro exemplo de cidades de Santa Catarina.

Assim é conhecida a charmosa Pomerode. Na região do Vale do Itajaí e a 179 km da capital do Estado, Pomerode é cheia de belezas típicas europeias e, por isso, está na lista das melhores cidades turísticas de Santa Catarina.

Logo na chegada à cidade, um dos atrativos turísticos de Pomerode é o grande Pórtico do Imigrante, que é uma réplica do portal de Stettin, na extinta Pomerânia, que havia sido construída para homenagear os imigrantes que fundaram a cidade.

A cidade também possui um outro portal, esse chamado de Portal Turístico Sul, totalmente construído em estilo enxaimel; o local tem uma pracinha linda e uma loja de souvenirs.

Pomerode também conta com uma Rota do Enxaimel, e é inclusive o maior acervo de construções desse tipo fora da Alemanha; ou seja, em nenhum outro país você verá a cidade proporciona aos turistas.

O centro da cidade conta com o Teatro Municipal, o Museu Pomerano e o Centro Cultural. Todos locais cheios de história e cultura, além, claro, de lojas de souvenirs. Ali, entre o Teatro e o Museu é que é montada toda a estrutura da Osterbaum (Árvore da Páscoa), que leva milhares de turistas à cidade todos os anos.

É possível visitar também o Museu do Marceneiro, que conta a história de uma família local com o ofício de fabricar móveis, a praça Torgelow, com esculturas de bronze em tamanho real que representam os 180 anos da imigração alemã em Santa Catarina e a Vila Encantada, primeiro parque de dinossauros do Estado.

Esses últimos destinos são locais ideais para o passeio com crianças! Diferentemente dos outros pontos turísticos, gratuitos a Vila possuí dias e horários específicos de funcionamento e também cobram um valor para ingresso de adultos e crianças.

  • Distância para Florianópolis: 172 km.

 

5. Bombinhas

Bombinhas Santa Catarina
Bombinhas e suas praias exuberantes | Foto: Andreia Reis, via Wikimedia Commons.

A 75 km de Florianópolis, Bombinhas é aquela cidadezinha que, quando você visita uma vez, quer voltar sempre. O local é aconchegante e, mesmo que muito movimentado na alta temporada, conta com diversas opções de praias para os mais variados gostos.

A cidade conta com Museus, um lindo mirante, capelas históricas e casas de cultura, tudo muito próximo um do outro, já que Bombinhas é muito pequena.

Porém, o atrativo principal que leva turistas à Bombinhas são suas águas; por isso leia sobre as melhores praias de Bombinhas.

Famosas por serem cristalinas, Bombas e Bombinhas são as praias mais badaladas da cidade. O turista ainda tem à disposição outras 37 opções de maravilhosas praias tão famosas e bem frequentadas quanto a que dá nome à cidade.

Vale muito a pena conhecer mais uma das cidades de Santa Catarina.

  • Distância para Florianópolis: 77 km.

 

6. Joinville

Joinville Santa Catarina
Não deixe de conhecer Joinville quando estiver em Santa Catarina | Foto: Matheus Gallo, via Wikimedia Commons.

A maior cidade do estado, e conhecida como Capital da Dança, não poderia estar de fora da lista de principais cidades turísticas de Santa Catarina.

Joinville é uma das cidades históricas de Santa Catarina, conhecida por sediar a única filial de uma das escolas mais respeitadas do mundo, a Escola do Teatro Bolshoi.

Para sair na foto, não pode faltar uma visita ao famoso Pórtico de Joinville. Em estilo enxaimel, ele é o cartão postal da cidade e é também onde funciona a Secretaria de Turismo da cidade. Ao lado também dá para registrar o moinho da cervejaria local Opa Bier.

Joinville conta com um belíssimo mirante em sua parte central e permite a visão de toda a paisagem sob os mais variados ângulos, inclusive, do mar, próximo à região.

Outros pontos nos quais é possível se encantar com a arquitetura enxaimel são o Mercado Público Municipal e a Estação da Memória, antiga estação de trem da cidade.

Além do Bolshoi e também o Festival da Dança, maior do mundo, que atrai milhares de brasileiros todos os anos no mês de julho. Você já ouviu falar? Se não, assiste esse vídeo abaixo. É inspirador! Foi feito pelo Visit Brazil, do Ministério do Turismo.

Vale também a caminhada pela rua mais bonita da cidade, a Rua das Palmeiras. Com mudas trazidas direto do Rio de Janeiro, esse calçadão é cercado pelas árvores que dão nome à rua e leva ao Museu Nacional de Imigração e Colonização, um dos vários museus e institutos responsável por registrar a história dessa linda cidade.

Pontos turísticos de Joinville
Portal de entrada em Joinville | Foto: Beraldo Leal, via Wikimedia Commons.

Outra famosa opção de turismo local é o passeio no Barco do Príncipe, um roteiro feito pela Baía da Babitonga, que sai de Joinville e passa por 14 ilhas rumo ao nosso próximo destino da lista: São Francisco do Sul.

   

O passeio dura cerca de 5 horas e conta com almoço dentro do barco e também boa música ao vivo. A embarcação fica ancorada por 1h30 em São Francisco do Sul, para que os turistas explorem o local, que é uma das cidades mais antigas do Brasil. Aproveite mais uma das cidades de Santa Catarina.

  • Distância para Florianópolis: 186 km.

 

Onde passar o final de semana em Santa Catarina?

7. São Francisco do Sul

São Francisco do Sul Santa Catarina
São Francisco do Sul em Santa Catarina | Foto: Otávio Nogueira, via Wikimedia Commons.

Trata-se da cidade mais antiga de Santa Catarina, a terceira mais antiga do Brasil e que une praias a pontos turísticos culturais. São Francisco do Sul carrega muita cultura e simpatia.

Esta cidadezinha do litoral, colonizada por Portugueses, possui mais de 400 imóveis tombados como patrimônio histórico e é dona do maior porto do estado de Santa Catarina.

A cidade possui diversos museus e um lindo centro, perfeito para ser explorado durante uma caminhada a pé! Além, é claro, de uma bela igreja matriz e de um mercado público cheio de história para contar.

Quem não quiser percorrer todo o centro caminhando, conta também com a opção de ir de trem. Isso mesmo! A Francisquinha City Tour percorre todo o centro em um passeio que dura 1h30.

Direto dos anos 50, é possível visitar o ilustre Cine Teatro X de Novembro. Local de aulas de dança e música, ele ainda funciona como uma sala de cinema com capacidade para, pasmem: 445 pessoas. Imagina assistir a um filme com tanta gente assim? Uma experiência e tanto, com certeza!

Centro Histórico São Francisco do Sul
Centro Histórico de São Francisco do Sul | Foto: Marta mitie ogawa, via Wikimedia Commons.

São “Chico” também tem um belíssimo parque ecológico e um dos postos Texaco mais antigos do Brasil, o quinto, para ser mais exata. A construção é de 1937 e vale muito uma foto, porque o prédio é uma graça!

Com a grandiosidade que a cidade recebeu devido ao porto, São Francisco do Sul ganhou um ponto de defesa recheado de grandes canhões, o Forte Marechal Luz. O local é aberto diariamente para visitação, se conseguir, conheça mais essa parte da história de uma das melhores cidades turísticas de Santa Catarina e do Brasil.

  • Distância para Florianópolis: 192 km.

 

Onde passear em Santa Catarina no inverno?

8. Urubici

Pedra Furada, Sao Joaquim, Urubici, Holidays, Brazil
Pedra Furada em Urubici é um dos lugares mais belos do Brasil.

Um dos melhores lugares para ver neve no Brasil e uma das principais cidades turísticas de Santa Catarina é Urubici, que fica no sul do estado e faz parte da Serra do Rastro, que apresenta belezas naturais de tirar o fôlego.

Com cerca 10 mil habitantes, a cidade fica a 950 metros de altitude e é toda cercada de montanhas, fazendo parte da Reserva Mundial da Biosfera da Floresta Atlântica, o que a torna um patrimônio da Unesco.

Essas características geográficas a tornam um dos melhores lugares para ver neve em Santa Catarina; por isso ela possuí uma boa rede hoteleira e é muito procurada pelos turistas nas épocas mais frias do ano.

Considerada a terra das hortaliças, ela também se destaca pelo ecoturismo, turismo de aventura, pelo cultivo da maçã e também pelo chimarrão, bebida típica do Sul do país.

Você pode visitar locais como o Morro da Igreja, com 1.822 metros de altitude, que é simplesmenteo ponto habitado mais alto do Brasil e a a grande atração da cidade, inclusive quando neva.

Há também muitos outros lugares especiais, como a incrível Pedra Furada, a Serra do Corvo Branco, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, a Pedra da Águia e o Cânion do Espraiado. Ela também conta com registro arqueológico, que tem várias inscrições rupestres, como a Máscara do Guardião.

Urubici faz parte dos caminhos da Serra do Rio do Rastro, uma rodovia de 35 km de extensão repleta de subidas e descidas que é contemplada pela natureza local ao redor.

Para conhecer melhor essas belezas naturais, recomendo este tour na Serra do Rastro e Urubici saindo de Florianópolis.

  • Distância para Florianópolis: 172 km.

 

Lugares para conhecer em Santa Catarina em família

9. Itajaí

Beach, Brazil, Brava Beach, Itajaí, Santa Catarina
Itajaí é ótima para viajar em família em Santa Catarina.

Além das já citadas Blumenau e Pomerode, o Vale do Itajaí é uma das regiões mais fantásticas de Santa Catarina, sendo que a cidade que rende seu nome é uma dica ótima para quem quem pretende viajar com crianças e curtir uns dias no estado.

Localizada no Litoral Norte de Santa Catarina, Itajaí teve colonização alemã, italiana e açoriana; além disso, possuí o segundo maior porto do Brasil em relação à pesca e para a movimentação de contêineres.

O principais pontos turísticos de Itajaí são: Morro da Cruz, Igreja Matriz Santíssimo sacramento e o Centro de Cultura Popular.

A cidade ainda tem belíssimas praias que fazem sucesso no verão, como Atalaia, Jeremias e Cabeçudas (foto), que possuí águas tranquilas e reúne muitas famílias em sua faixa de areia.

Para conferir tudo sobre a cidade e planejar sua viagem, leia sobre o que fazer em Itajaí, com dicas de como chegar, onde ficar, onde comer e as festas regionais da cidade.

  • Distância para Florianópolis: 99 km.

 

10. Penha

Cidades para visitar em SC
Visite e se divirta com o maior parque da América Latina | Foto: Beto Carrero World.

Localizada a 26 km de Itajaí está a cidade de Penha, que sem dúvida alguma está entre as cidades mais visitadas de Santa Catarina, com uma rede hoteleira muito boa e uma infraestrutura completa.

Isso se deve ao fato de ser a cidade onde fica o Beto Carrero World, maior parque temático do continente e recebe cerca de 2 milhões de visitantes do mundo inteiro, para aproveitarem todos os brinquedos e os 50 pontos de alimentação que o local possuí..

Outros atrativos do parque são a exposição de carros de luxo, que também dá para dirigir, passeios de helicóptero e o show Acqua; além de áreas como a Ilha dos Piratas, Madagascar, Aventura radical, Terra da fantasia e o Velho Oeste.

Conheça também a Vila Germânica, onde ocorre também a Oktoberfest do Beto Carrero World, com chopps artesanais e comidas típicas, tendo um clima mais familiar do que a tradicional festa de Blumenau.

Se você procura o que fazer em Penha além do Beto Carrero World, aproveite para conhecer na cidade a Praia Vermelha, a Praia do Lucas, a Praia da Saudade e o Museu Oceanográfico Univali.

  • Distância para Florianópolis: 118 km.

 

Mais cidades turísticas em Santa Catarina

Como uma nativa e moradora de Santa Catarina, confesso que tive dificuldade escolher apenas 7, por isso te indico também mais destinos turísticos; eles possuem artigos próprios aqui no site, então você pode ler e se informar melhor para conhecê-los também.

Além dessas cidades famosas citadas, sugiro que você faça um roteiro pelo sul de Santa Catarina e inclua as cidades de Nova Veneza, Laguna e também a rota da Baleia Franca. Você não vai se arrepender!

Outra dica é conferir o artigo praias de Santa Catarina, com as dicas dos melhores destinos pra viajar no litoral catarinense, em cidades incríveis como Garopaba, Imbituba e Palhoça; fora as já citadas neste artigo.

Com belezas naturais que agradam aos mais variados públicos, basta escolher o melhor roteiro e começar a arrumar as malas. Não perca a oportunidade de se apaixonar pelas melhores cidades turísticas em Santa Catarina.

E você, quais destas cidades de Santa Catarina pretende incluir no seu roteiro? Tem mais alguma dica para compartilhar? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Mariana Fernandes

ESCRITO POR

Mariana Fernandes

Mariana Fernandes, 25 anos, é jornalista e leitora assídua. Nasceu em Blumenau (SC), mudou-se para São Paulo ainda criança e lá ficou por 17 anos. Agora, de volta às origens, vive em Blumenau novamente e é apaixonada por (re) conhecer sua cidade e o Estado de Santa Catarina. Faz pós-graduação em Marketing Digital e ama passar tempo com seu vira-lata de 4 anos: Bolt, o supercão.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Hotéis Fazenda

Veja as melhores opções de hotéis fazenda no Brasil

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Hotéis Fazenda

Veja as melhores opções de hotéis fazenda no Brasil

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *