O que fazer em Itajaí, Santa Catarina: praias e atrativos

por Elisabeth Almeida

O que fazer em Itajaí, Santa Catarina: praias e atrativos

Descobrir o que fazer em Itajaí, cidade do litoral catarinense, é uma excelente opção para fazer turismo em uma das cidades mais visitadas de Santa Catarina.

Como a maioria das cidades do sul do Brasil, ela teve colonização alemã, italiana e açoriana. Além disso, Itajaí é a cidade com o segundo maior porto do Brasil em relação à pesca e movimentação de contêineres e o principal do estado.

Situada no litoral Norte, Itajaí surgiu e se desenvolveu às margens do rio Itajaí-Açú e esbanja beleza e acolhimento há 159 anos! A cidade possui uma excelente infraestrutura, com arquitetura histórica encantadora, principalmente no Centro.

Suas belíssimas praias fazem sucesso no verão, inclusive para quem é fã de surf. Isso sem contar a natureza exuberante e os pontos cercados pela Mata Atlântica preservada. Eu como catarinense, recomendo certamente a cidade para quem deseja conhecer o litoral de Santa Catarina.

Quer descobrir o que fazer em Itajaí no inverno, à noite ou durante os dias de sol?

Para te ajudar neste planejamento de viagem, preparei neste artigo um guia completo de Itajaí, com dicas de como chegar, como se locomover, pontos turísticos, praias, onde ficar, restaurantes, shopping, baladas e ainda minha sugestão para um roteiro de 2 dias na cidade.

Boa leitura!

Planeje-se => Hotéis em oferta em Itajaí

Comprar passagens aéreas com desconto »

 

O que ver e fazer em Itajaí?

* Vídeo oficial do Ministério do Turismo.

Itajaí é tradicionalmente uma cidade litorânea, com a vantagem que as praias são bem próximas umas das outras e agradam tanto a surfistas como banhistas. Além disso, a cidade também conta conta atrações culturais, como museus, igreja, centro histórico e festas regionais imperdíveis.

A mais famosa delas é a Marejada, que ocorre na mesma época da Oktoberfest de Blumenau, o que faz muitos turistas irem de uma cidade para outra no mês de outubro.

Confira abaixo todos os detalhes para planejar sua visita e se divertir com o turismo em Itajaí.

 

Como chegar em Itajaí?

Turismo em Santa Catarina
Itajaí fica localizada a 100 km de Florianópolis | Foto: Eduardo Marquetti, via Wikimedia Commons.

Para quem deseja ir para Itajaí de avião, o Aeroporto de Navegantes é o local mais próximo para aterrissar; ele fica a 6,3 km de distância. Para quem deseja desembarcar na capital, o aeroporto de Florianópolis fica a 109 km de distância de Itajaí.

Tudo irá depender de onde você está vindo, disponibilidade de voos e valores, é claro. Confira as melhores dicas para comprar .

Aluguel de carros no Brasil
Carro alugado é a opção mais prática para para chegar em Itajaí.

O acesso a Itajaí para quem vem de carro é feito pela BR-101, uma boa rodovia, bastante sinalizada e que proporciona uma viagem tranquila. Essa será sua rota caso você venha do Norte ou do Sul. Alugar um carro sem dúvidas é uma excelente opção.

Os principais aeroportos em Santa Catarina contam com empresas que fazem o aluguel; o processo é bem simples e existem carros a valores bastante acessíveis. Uma dica é alugar um carro em Navegantes, pois você pode fazer a reserva online, retirar o veículo no aeroporto e dirigir por apenas 23 km até Itajaí

Se tiver tempo de sobra no roteiro em Itajaí ou se estiver viajando em família ou amigos, aproveite a independência que um veículo pode te proporcionar e faça todos os passeios em seu próprio tempo. Lembre-se apenas que você deve ser maior de idade, possuir a carteira de habilitação definitiva e ter cartão de crédito.

Outra opção é que empresas de ônibus todo o Brasil possuem linhas com destino à Itajaí. Em Santa Catarina e em grande parte do Sul, a companhia mais comum é a Catarinense. Já nos outros Estados, não atendidos por essa empresa, o turista interessado pode fazer pesquisar pela Itapemirim e a 1001.

O ônibus de Florianópolis a Itajaí sai da rodoviária da capital, tem o preço da passagem de 37,60 reais e tempo de viagem é de 2 horas e 10 minutos.

ALUGUE AQUI um carro mais barato em Florianópolis »

 

Como se locomover em Itajaí?

Dicas de Itajaí
Para saber horários e linhas dos ônibus, aplicativo Praiana Aqui ajuda muito os turistas.

Muitas são as possíveis formas de locomoção em Itajaí. Inclusive, o transporte público. Consulte sites e aplicativos como o Moovit e fique por dentro das linhas de ônibus que você precisa pegar para se locomover em Itajaí.

Uma dica legal, caso você queria visitar as praias, é pegar um ônibus conhecido como “Praiana”. Ele tem a passagem barata e percorre os principais trajetos do litoral. Praiana, na verdade, é o nome da empresa de ônibus; há até um aplicativo, o Praiana Aqui, que te permite monitorar onde estão os ônibus de cada linha.

Entretanto, como os passeios da parte central da cidade são todos muito próximos, e até mesmo as praias não são longes do Centro recomendo os motoristas de aplicativo devido ao conforto. Uber e 99 funcionam perfeitamente em todo o município. Compare os preços e aproveite!

Caso queira conhecer os arredores, confira as distâncias do Centro de Itajaí para os destinos turísticos da região:

  • Beto Carrero World: 28 km.
  • Balneário Camboriú: 15,2 km.
  • Blumenau: 62 km.

Adquira => Pacotes para o Beto Carrero World

 

Pontos turísticos de Itajaí

  1. Porto de Itajaí
  2. Morro da Cruz
  3. Igreja Matriz Santíssimo Sacramento
  4. Mercado público itajaí
  5. Festas regionais no Centro
  6. Parque Aquático Zacarias

 

1. Porto

Cidades turísticas de Santa Catarina
Porto de Itajaí é um dos mais importantes do Brasil | Foto: lotsemann, via Wikimedia Commons.

Não dá para negar que o Porto de Itajaí é imponente e atrai olhares de turistas e moradores locais todos os dias. Ele é o grande responsável pela movimentação da economia catarinense, sendo o maior exportador de congelados do país e o maior porto pesqueiro da região Sul do Brasil.

O local sempre recebe navios de grande porte, graças ao canal de acesso que permite a chegada de grandes embarcações. Quando se fala de grandes embarcações, imagine também cruzeiros. Se você estiver em viagem e por acaso sua rota passar pelo sul do país, Itajaí é a única cidade na qual você poderá desembarcar (ou embarcar).

  • Endereço: R. Blumenau, 5 – São João, Itajaí.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 13 às 19 horas.

 

2. Morro da Cruz

O que conhecer em Itajaí
Vista do Mirante do Morro da Cruz e Itajaí | Foto: TripAdvisor.

Quer ver Itajaí bem do alto? Então, suba o Morro da Cruz e aprecie um visual fantástico.

Com 180 metros de altitude, esse mirante é um local de fácil acesso, pois fica bem na parte central da cidade, no bairro Fazenda, permitindo que você tenha uma visão panorâmica de toda a cidade; até mesmo de municípios vizinhos, como Navegantes.

Veja o encontro do rio Itajaí-Açú com o mar, os navios chegando ou deixando o porto, os molhes, o estádio de futebol Hercílio Luz, grande parte do litoral e até o Centro Histórico. Lá em cima, além de uma bela paisagem, você encontra também um restaurante em estilo medieval para apreciar refeições deliciosas.

  • Endereço: R. Antônio Menezes Vasconcelos Drumond, 271-355 – Fazenda, Itajaí.
  • Horário de funcionamento: aberto 24 horas por dia.

 

3. Igreja Matriz Santíssimo Sacramento

Turismo no Brasil
Igreja Matriz de Itajaí | Foto: Larissa Fraga, via Wikimedia Commons.

Um verdadeiro espetáculo! A Igreja Matriz é um monumento artístico, histórico e cultural do Itajaí, além de ser o cartão-postal mais famoso da cidade. Cheia de elementos românticos e góticos, ela tem uma construção imponente, que foi iniciada em 1940 e durou 15 anos.

Hoje, ela é um patrimônio histórico, tombado em 2001. As pinturas internas são de artistas italianos e as colunas são folheadas a ouro. Na parte de fora, há uma capela em homenagem à Nossa Senhora de Fátima e um chafariz.

  • Endereço: Praça Gov. Irineu Bornhausen – Centro, Itajaí.
  • Horário de funcionamento: de quinta a terça das 9 horas às 17 horas.

 

4. Mercado Público Itajaí

mercado público Itajaí
Aprecie todas as atrações, restaurantes e comércios | Foto: TripAdvisor.

Artesanato e culinária local com direito a peixe, muito peixe. Inclusive, ao lado do Centro, está o Mercado de Peixe, ponto comercial de produtos coloniais.

   

Mas, falando do Centro de Cultura Popular no Mercado Público, ele foi inaugura do em 1917 e é o ponto de encontro de apreciadores de boa música, principalmente aos sábados, quando acontecem os shows no local.

Aproveite para caminhar pelo local, fazer compras de iguarias típicas e almoçar nos restaurantes que o mercado possuí.

  • Endereço: Praça Felix Busso Asseburg – Centro, Itajaí.
  • Horário de funcionamento: segunda a sexta das 7 horas e 30 minutos às 18 horas; sábado das 7 horas e 30 minutos às 14 horas.

 

5. Festas regionais no Centro

O que conhecer em Itajaí
Marejada é a festa mais popular de Itajaí | Foto: Turismo de Itajaí.

Enquanto Blumenau é famosa por sua Oktoberfest, Itajaí celebra, também em outubro, a famosa Marejada. Uma festa super tradicional na região com culinária típica portuguesa, muitos peixes e frutos do mar, e tudo isso junto à apresentação de grupos de música e folclore.

Outra data bacana no calendário é o Festival de Música de Itajaí, que acontece em setembro e recebe personalidades do país inteiro.

 

6. Parque Aquático Zacarias

O que fazer em Itajaí Santa Catarina
Local conta com piscinas, tobogãs e muita natureza | Foto: Parque Aquático Zacarias.

Para quem procura o que fazer em Itajaí com crianças e toda a família, o Parque Aquático Zacarias é um excelente opção para passar o dia e se divertir nas épocas mais quentes do ano.

Além das piscinas bem grandes, os brinquedos e as ótimas opções de alimentação, um destaque do parque é toda a natureza que existe ao redor, o que valoriza a atmosfera local.

O preço de entrada do Parque Aquático Zacarias é de 60 reais, idosos pagam 30 reais, crianças até 5 anos e 11 meses não pagam e crianças até 12 anos e 11 meses pagam 50 reais.

  • Endereço: Rua Benjamin Dagnoni, Travessa Zacarias Bernardes, 350, Itajaí.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 8 horas às 19 horas; domingo das 7 horas às 19 horas.

 

Praias de Itajaí

Praias de Santa Catarina
Praia Brava fica na divisa com Balneário Camboriú.

Apesar de Itajaí contar com diversas praias, uno elas em um único tópico pois ficam bem pertinho uma da outra. Em uma tarde você consegue passear e explorar todas elas.

  • Praia da Atalaia: excelente para a prática do surf, com vários quiosques.
  • Praia do Geremias: águas rasas, limpas e mansas, local onde fica o monumento do Bico do Papagaio, lindo!
  • Praia de Cabeçudas: Logo após o Bico do Papagaio. Praia com águas tranquilas e tem, em seu lado direito, o Morro do Farol, local para caminhada e ideal para uma ótima visão do mar.
  • Canto do Morcego: paradisíaca, rico em natureza e querida por surfistas.
  • Praia Brava: praia de renome nacional, a Brava fica bem pertinho de Balneário Camboriú e fica lotada na alta temporada. Além da própria praia, há casas noturnas e restaurantes por ali. A parte sul é chamada de Praia dos Amores, com um mar menos agitado. Ponto de pouso dos praticantes de voo livre após a decolagem no Morro do Careca.

Melhores => Praias mais  turísticas de Santa Catarina

 

Onde ficar em Itajaí?

Hotéis em Itajaí
Novotel é uma das diversas opções de hospedagem no Centro | Foto: Booking.

A área localizada no Centro de Itajaí é a melhor opção de hospedagem, se você busca conhecer não só as praias, mas também a região histórica. Agora, se você quer descansar e passar seus dias na praia, escolha uma hospedagem mais perto do mar.

As praias de Cabeçudas e Brava são os lugares mais famosos da cidade. A primeira, para famílias, e a segunda, para surfistas e a galera mais jovem.

 

Hotéis em Itajaí

  • Hotel barato em Itajaí | Hotel Itajaí Tur: situado próximo a praia e a somente 600 metros do Centro, este hotel é um ótima dica de onde se hospedar barato em Itajaí. Ele conta com estacionamento gratuito, café da manhã incluso na diária e TV a cabo nos quartos. Nota dos hóspedes: 8,1.
  • Hotel custo-benefício em Itajaí | Novotel Itajaí: localizado a 1 km do Centro, ele possui academia, estacionamento privado e um bar. Entre as comodidades, estão também sauna, restaurante, recepção 24 horas, serviço de quarto e wi-fi gratuito; os quartos têm TV, banheiro, guarda-roupa e ar-condicionado. Aproveite ainda o café da manhã delicioso! Nota dos hóspedes: 8,9.
  • Melhor hotel em Itajaí | Hotel João de Barro: também localizado na Praia Brava, esta propriedade beira-mar conta com piscina, churrasqueira e café da manhã incluso na diária; os quartos dispões de banheira, ar-condicionado, TV de tela plana e frigobar. Nota dos hóspedes: 8,8.

 

Restaurantes em Itajaí

Comidas típicas de Santa Catarina
Mercado Público de Itajaí é só uma das opções para comer na cidade | Foto: autosound, via Wikimedia Commons.

Itajaí, apesar de catarinense, não é uma cidade muito ligada em comidas típicas da época da colonização, como em Blumenau. Um dos pontos mais legais da cidade é a pluralidade de opções de alimentação, mas, claro que o forte de Itajaí é o peixe.

Tendo a pesca como uma das principais atividades econômicas, fruto do mar é o que não falta na cidade! Visite o Mercado Público e aprecie porções fresquinhas de peixes deliciosos!

Agora, se você busca mais opções e variedade, visite o local conhecido como a Via Gastronômica.

O local onde fica o monumento Caminhos de Sodegaura, à beira-rio, tem os mais variados tipos de opções de restaurantes, bem um ao lado do outro. Assim, fica fácil escolher. Uma caminhada a pé pela calçada te ajuda a decidir entre cantinas italianas, churrascarias ou pizzarias. Aproveite!

 

Restaurantes em Itajaí

  • Arepa’s: você já imaginou jantar em um restaurante colombiano? Para isso, basta ir no Arepa’s, que se destaca por ter no cardápio o melhor dos pratos típicos da Colômbia, além de sanduíches e porções. A casa conta com drinques personalizados. Endereço: R. Profa. Erotides da Silva Fontes, 280 – São Vicente.
  • Bistrô Dal Molin: decorado de forma intimista em um ambiente aconchegante com paredes de vidro, o local apresenta uma boa variedade de carnes, peixes e frutos do mar; além de pães e pastas ótimas de entrada. Endereço: R. Carola Coelho, 182 – Praia Brava.
  • Restaurante Drummond: para quem deseja saber onde comer frutos do mar em Itajaí, esta é uma excelente opção; ele fica na Praia Brava na divisa com Balneário Camboriú. Endereço: Av. Carlos Drummond de Andrade, 70 – Praia Brava.
  • Santo Grill: ótima dica de onde comer carne em Itajaí, a casa conta com cortes de peças nobres, chopp gelado e pratos complestos. Fica localizado próximo ao Mirante do Morro da Cruz. Endereço: Av. Min. Victor Konder, 1212 – Fazenda.
  • Brava Sushi: para aproveitar um restaurante japonês em Itajaí, esta é uma ótima sugestão; orém a casa está sempre cheia, portanto procure chegar cedo para apreciar toda a variedade do cardápio. Endereço: Av. José Medeiros Viêira, 2400 – Praia Brava.

 

Shopping em Itajaí

shopping Itajaí
Local é praticamente um ponto turístico da cidade | Foto: Itajaí Shopping.

Se você busca onde fazer compras em Itajaí, o que fazer em Itajaí com chuva ou simplesmente deseja fazer um passeio legal, nada com uma bom shopping para isso.

Conhecido em toda a região, o Itajaí Shopping fica no Centro, a poucos metros da praia e do Porto da cidade. Trata-se de um shopping de 3 andares, que conta com uma variada praça de alimentação, composta pelos fast-foods mais tradicionais do país.

Aproveite também todas as lojas de roupas e acessórios para passar o tempo ou comprar um presente legal. No final do dia, você pode ainda curtir um cinema em Itajaí no 3º piso; uma dica é ir assistir um filme na quarta-feira, pois os ingressos custam apenas 11 reais.

  • Endereço: Samuel Heusi nº 234 – Centro, Itajaí.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 8 horas às 19 horas; domingo das 7 horas às 19 horas.

Mais da região => Dicas de compras em Balneário Camboriú

 

   

O que fazer em Itajaí à noite?

baladas em itajaí
Famosa balada fica na Praia Brava em Itajaí | Foto: Warung.

Se você procura o que fazer em Itajaí à noite, saiba que a cidade conta com boas opções de bares e baladas.

A mais famosa delas é a Warung, que fica localizada na Praia Brava. Ela é considerada um dos templos da música eletrônica na região e recebe DJs reconhecidos nesse cenário musical.

Além disso, ela já esteve nas listas de melhores clubes do mundo! Sua decoração tem uma pegada balinesa, há um deck com vista para o mar e a música é boa; a estrutura da balada é excelente, com bares e pistas de danças incríveis, uma delas ao ar livre.

As pessoas são bonitas e a paisagem é mais impressionante ainda, tanto que muitos clientes esperam o sol nascer para apreciar a natureza no final da festa.

Em relação aos bares em Itajaí, você já imaginou beber uma cerveja ou um drinque em um bar com piscina? Se te interessou, visite o Galera’s Bar, que fica na Praia Brava e funciona diariamente até às 22 horas. Aproveite para saborear petiscos e fazer novas amizades.

Outro lugar tradicional em Itajaí é o Bar do Alemão, que fica no bairro Dom Bosco, norte da cidade. Trata-se de um local para jogar bilhar e beber uma bebida gelada; há mesas na calçada para os dias mais quentes.

Leia também => Baladas mais famosas de Balneário Camboriú

 

O que fazer em Itajaí no inverno?

 o que fazer em itajaí no inverno
Palácio Marcos Konder preserva a história da cidade | Foto: Turismo de Itajaí.

Dentre os pontos turísticos da cidade, alguns deles são ótimos para quem procura o que fazer em Itajaí no inverno. É o caso dos museus em Itajaí, que preservam a história e a cultura da região.

O mais famosos deles é o Palácio Marcos Konder, que desde 1999 abriga o Museu da História de Itajaí. Localizado no Centro da cidade, ele foi a sede, durante décadas, dos três poderes da cidade; hoje conta com um acervo riquíssimo para quem deseja conhecer a cultura catarinense.

Outra dica é o Museu Etno-Arqueológico de Itajaí, que situa-se no bairro Itaipava, um pouco mais afastado da praia. Inaugurado em 2010, o local conta com um laboratório de arqueologia, um espaço educativo para os visitantes e mostra o que há de mais interessante na arqueologia sambaquiana.

 

Roteiro em Itajaí para 2 dias

Roteiro em Itajaí
Aproveite um dia das belezas e atrativos de Itajaí | Foto: Andréia Bohner, via Wikimedia Commons.

Itajaí é uma cidade relativamente pequena, em que tudo fica muito próximo e você consegue resolver as questões turísticas em um único dia. Mas, quer uma dica boa? Divida seu roteiro entre a cidade e as praias.

Assim, fica bem fácil aproveitar tudo com muita calma e você não fica ansioso para chegar à praia antes do sol se esconder e nem tem que sair correndo da praia para visitar os pontos turísticos com areia na sola do sapato.

Pegue uma praia no primeiro dia. Comece pelo point, que é a Brava, vá até o Canto do Morcego, para então chegar a Cabeçudas e Jeremias. Não deixe de registrar o famoso Bico do Papagaio nessa última.

Para encerrar, visite os Molhes da Barra e aprecie, se tiver sorte, a chegada ou partida de algum navio. Descanse, e no segundo dia, suba até o Morro da Cruz. Admire a vista panorâmica da cidade e desça rumo aos outros pontos turísticos.

Conheça a Igreja Matriz, o Mercado Público e todos os outros pontos turísticos sobre os quais falei acima.

 

Tudo o que fazer em Itajaí, Santa Catarina

Viu só como é fácil encontrar o que fazer em Itajaí? Essa belíssima e hospitaleira cidade da Região Sul do Brasil tem muito a oferecer: desde história, até cultura e belíssimas praias. A cidade é uma das principais cidades próximas a Balneário Camboriú, assim como Penha, Blumenau, Bombinhas e muitas outras.

Claro que uma das épocas mais indicadas para que você conheça Itajaí é o verão. Mas, a cidade também possui grandes atrativos durante o restante do ano, como os festivais.

Não deixe de passar por Itajaí quando vier conhecer Santa Catarina. Inclua a cidade no roteiro e, a qualquer época do ano, vivencie uma experiência inesquecível!

E você, já decidiu o que fazer em Itajaí na sua viagem? Já esteve na cidade e tem mais alguma dica para compartilhar? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

Jornalista, apaixonada por filmes clássicos e pipoca. Uma garota que nasceu no interior de São Paulo e em 2015 deu seus primeiros passos em direção ao Mundo, morando no País Basco, Espanha. Não contente em 2016 fui para Portugal, onde concluí meu curso de Mestrado em Cultura e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Logo no primeiro dia de aula a professora disse a frase que definiria meu estilo de vida: "VIAJAR é um formador de identidade, hoje é mais importante dizer 'para onde se foi' do que 'o que se tem', é ser cidadão do mundo".

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Hotéis Fazenda

Veja as melhores opções de hotéis fazenda no Brasil

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Hotéis Fazenda

Veja as melhores opções de hotéis fazenda no Brasil

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Maísa

    Matéria perfeita! Super completa! Adorei!

  2. Karina

    Excelente artigo!! Ajudando a tirar aquele preconceito de que Itajaí tem apenas o seu Porto na cidade.. Com certeza irei passar por lá, numa próxima parada em SC

  3. Polly Batista

    Olá, Karina! Tudo bem?! Que bom que gostou!

  4. Polly Batista

    Olá, Marisléia. Agradecemos!

  5. Eduardo Souza

    Excelente! Já quero viajar para lá.. Agora só falta o $$

  6. Marisléia

    Adoreiii. Ótimas dicas. Lí e relí. Muito bem escrito e explicadíssimo. Quero continuar, consultando este site e quem sabe, conhecer Itajaí, em breve!