Praia da Pinheira: o que fazer, pousadas e casas para alugar

Praia da Pinheira: o que fazer, pousadas e casas para alugar

Continuando nossa viagem pelo litoral de Santa Catarina, a Praia da Pinheira, que fica no município de Palhoça, é certamente um dos destinos mais incríveis para se conhecer no estado.

Localizada a 53 km ao sul da capital Florianópolis, trata-se de um vilarejo que possuí ótima infraestrutura e é uma das paisagens mais belas do Brasil que eu tive o privilégio de conhecer.

Há uma grande variedade de atrativos no local, com opções de praias calmas e agitadas, rios, trilhas ecológicas e lazer que atrai pessoas de todo o tipo, desde famílias, mas também muitos jovens e surfistas. Há sempre o que fazer!

Mas afinal, qual a melhor praia da Pinheira? Onde ficar na Praia da Pinheira? Como é o clima na Praia da Pinheira? E o que comer na Praia da Pinheira?

Para te ajudar no planejamento para conhecer este destino litorâneo incrível, neste artigo preparei guia completo sobre a Praia da Pinheira, com mapa, pousadas, casas para alugar, fotos e tudo o que fazer na região.

Siga as dicas abaixo e aproveite muito a viagem!

Planeje sua viagem => Hotéis e pousadas na Praia da Pinheira

Vantagens de contratar um seguro de viagem »

 

Onde fica a Praia da Pinheira SC?

A Praia da Pinheira fica localizada na cidade de Palhoça, uma das mais belas do litoral de Santa Catarina, estando ao sul de Florianópolis e Balneário Camboriú; além de ficar ao norte de Garopaba e Imbituba; ou seja, pode ser visitada facilmente por turistas que estão em qualquer destino litorâneo do estado.

Confira abaixo a distância da praia da Pinheira para as áreas mais turísticas de Santa Catarina:

  • Florianópolis: 53 km
  • Balneário Camboriú: 112 km.
  • Garopaba: 39 km.
  • Imbituba: 58 km.
  • Blumenau: 183 km
  • Beto Carrero World: 148 km.
  • Serra catarinense: 178 km.

Em relação a como chegar na Praia da Pinheira, a maneira mais fácil é desembarcar no Aeroporto Hercílio Luz em Florianópolis, que fica a um trajeto de pouco mais de 1 hora de carro pela BR-101.

Para fazer este trajeto de ônibus, deverá ir até até a Praia do Sonho e dela pode pegar um Uber até a Praia da Pinheira, pois a distância é de 4,8 km.

CLIQUE AQUI para alugar um carro mais barato em Santa Catarina »

 

Qual a melhor praia da Pinheira: mapa

  1. Praia da Pinheira (Praia do Meio)
  2. Praia de Baixo
  3. Praia de Cima
  4. Prainha
  5. Praia do Maço
  6. Praia do Mar Aberto
  7. Ponta do Papagaio
  8. Praia do Sonho

Agende => Passeios guiados em Santa Catarina

 

O que tem para fazer na Praia da Pinheira?

A Praia da Pinheira é um vilarejo de praias com mar geralmente calmo, costões, morros e trilhas, muitas trilhas. Sua tranquilidade atrai muitas famílias, que lotam hotéis, pousadas e casas de aluguel durante o verão. As principais praias são Praia de Baixo, Praia de Cima, Prainha e Praia do Maço.

Confira abaixo tudo o que precisa saber sobre as praias da Enseada da Pinheira e seus arredores (Sonho e Ponta do Papagaio), além de dicas de onde se hospedar em cada uma delas.

Aonde ver? => Rota da Baleia Franca em Santa Catarina

 

1. Praia da Pinheira (Praia do Meio)

praia da pinheira santa catarina
Praia da Pinheira em Santa Catarina | Foto: TripAdvisor.

Também conhecida como Praia do meio, a Praia da Pinheira fica do centro da enseada e é excelente para se banhar, pois conta com águas cristalinas e ondas que são apenas leves.

Ela possuí uma faixa de areia bem larga, o que acomoda bastante turistas, que estendem seus guarda-sóis para curtir o sol e o visual. É muito comum também ver pessoas jogando esportes de areia, especialmente na alta temporada.

Aproveite também a infraestrutura de bares e restaurantes ao redor.

Hotéis na Praia da Pinheira:

  • Hotel barato na Praia da Pinheira | Hostel Pinheira: localizado a cerca de 5 minutos de caminhada da praia, ele dispõe aos hóspedes camas confortáveis, cozinha, churrasqueira e um belo jardim. Endereço: Rua 509, Pinheira – Terceira casa à direita.
  • Hotel custo-benefício na Praia da Pinheira | Pinheira Beach Residence: esta casa de temporada beira-mar proporciona um lindo visual da praia, além de contar com churrasqueira, ar-condicionado, mesa de jantar, cozinha e máquina de lavar roupa; a propriedade aceita pets. Endereço: Rua das Flores s/n..

Encontre mais hotéis e pousadas na Praia da Pinheira »

 

2. Praia de Baixo

praia da pinheira sc
Praia de Baixo é perfeita para famílias | Foto: Larissa Fraga, via Wikimedia Commons.

Localizada ao sul da Enseada da Pinheira, a Praia de Baixo tem águas calmas, com muitos bares e restaurantes nas proximidades; porém não possuí quiosques.

Por sua proximidade da Vila da Pinheira, ela é bastante frequentada por famílias, até porquê é uma praia muito boa para as crianças de divertirem, tanto na areia como nas águas, que são bem calmas e limpas.

Devido à ausência de ondas, ela é ótima para banho e também é utilizada para a prática de esportes como natação, caiaque vela e windsurf. Por isso, no verão você verá diversos barcos de pesca na região.

Além disso, por causa da sua extensão (7 km) e da areia bem firme, ela é ótima para corridas e caminhadas.

Hotéis na Praia de Baixo:

  • Hotel barato na Praia de Baixo | Residencial Villa das Flores: hospedagem boa e barata, com TV de tela plana, máquina de café e frigobar nas acomodações; além de aceitar pets e estar próximo a vários pontos de comércio. Endereço: Rua Neusa Vidal Schmidt 47.
  • Hotel custo-benefício na Praia de Baixo | Vila Beach Residence: situados perto da praias, estes apartamentos contam com 2 quartos, cozinha e sala de estar. Endereço: Rua don patrício 38, Pinheira.

 

3. Praia de Cima

O que fazer na Praia da Pinheira
Praia de Cima, minha preferida na região da Pinheira.

Já a Praia de Cima, com apenas 700 metros de extensão, é muito aconchegante e oferece uma linda vista das ilhas da região, incluindo o sul de Florianópolis. Localizada a leste da Praia de Baixo (elas são separadas por um costão) está limitada pelo morro da Toca e a Ponta das Andorinhas.

Vale muito a pena caminhar pela trilha que leva ao extremo da Ponta das Andorinhas, pois o local tem inúmeras pedras que criam piscinas naturais quando a maré está baixa.

Pousadas na Praia da Pinheira
Vista da casa em que fiquei hospedado na Praia de Cima.

Na minha opinião, se hospedar na Praia de Cima é das melhores opções na Pinheira. Conheci essa casa de visual impar sobre a pedra que pertence a uma família há mais de 40 anos, que agora dividem a magia desde lugar com outros viajantes!!!

A casa é quase pé na areia, fica em cima de uma pedra com acesso por uma pequena trilha que sai da praia Praia de Cima.

Localizada ao lado da Praia de Baixo, em geral ela é bem tranquila e com uma infraestrutura menos,; não à toa quem a visita leva alguns alimentos e bebidas para aproveitar o dia. Algumas casas de veraneio estão presentes no local.

O mar da Praia de Cima é bem tranquilo e perfeito para banho; tente visitá-la fora da alta temporada, pois desfrutar dessa praia mais vazia é certamente uma sensação maravilhosa.

Hotéis na Praia de Cima:

  • Hotel barato na Praia de Cima | Residencial Gil: fica a 300 metros da praia, com direito a ar-condicionado, TV de tela plana e varanda nos quartos, além de aceitar pets e ter estacionamento gratuito. Endereço: Rua Mil Quatrocentos e Trinta e Cinco 54-138.
  • Hotel custo-benefício na Praia de Cima | Pousada Vila da Praia: com churrasqueira e parquinho infantil, esta propriedade conta com quartos próprios para famílias e área para refeições. Endereço: Rua das Gaivotas, 101, Pinheira.

 

4. Prainha

Praia da Pinheira / Santa Catarina
Prainha, no caminho entre Pinheira e Guarda do Embaú.

A Prainha, com suas ondas fortes, é o destino predileto dos surfistas da região. Ainda selvagem, sem construções e com acesso somente por trilha, ela é uma ótima opção para os que gostam de privacidade, ainda mais por estar rodeada por morros com mata nativa, costões e dunas.

Também conhecida como Praia da Gaúcha Pelada, ela fica no caminho entre a Praia da Pinheira e a Guarda do Embaú, sendo cercada pela vegetação local; eu recomendo que visite-a, mesmo que seja de forma rápida

Uma dica importante para quem deseja conhecer a Prainha é levar água e lanches, uma vez que não há comércio no caminho.

   

Hotéis na Prainha:

  • Hotel barato na Prainha | Pousada Guarda Beach House: .aproveite a hospedagem nesta propriedade, que possuí piscina ao ar livre, churrasqueira e um bom café da manhã. Endereço: Rua do Cumbatá (anexo 726).
  • Hotel custo-benefício na Prainha | Zululand Bangalôs: com direito a piscina ao ar livre e mesa de bilhar, o local aceita pets e dispõe de confortáveis camas de casal nos quartos. Endereço: Servidão Emerenciana, s/n..

 

5. Praia do Maço

Trilha
Praia do Maço é cercada pela Mata Atlântica.

Também valeu a pena conhecer o Vale Utopia e a Praia do Maço, que fica em um lugar rodeado por Mata Atlântica e repleto de grutas, sendo a Gruta da Rapinha a mais famosa. Outro atrativo é um penhasco de pedras, com uma vista incrível do mar.

Ela possuí ondas fortes, mas não é incomum ver famílias com guarda-sóis na faixa de areia; caso resolva passa um tempo nela, leve algo para comer e beber.

A Praia do Maço, possuí apenas 50 metros de extensão e é uma região totalmente isolada (por ser de difícil acesso); ou seja, trata-se de uma praia perfeita para aqueles turistas que buscam paz.

 

6. Praia do Mar Aberto

praia do mar aberto pinheira
Praia do mar Aberto na Enseada da Pinheira | Foto: TripAdvisor.

Esta é uma praia praticamente colada na Praia do Meio, sendo uma das mais badaladas da Praia da Pinheira, tanto que, no verão, está sempre repleta de turistas.

Porém, é importante ressaltar que a infraestrutura dela não é tão vasta assim, sendo raros os quiosques nos arredores; os restaurantes por perto também não são muitos, mas é possível encontrar bons lugares para se alimentar.

As suas águas são calmas e rasas, ótimas para se banhar e se divertir com as crianças.

Hotéis na Praia do Mar Aberto:

  • Hotel barato na Praia do Mar Aberto | Residencial Berê: pousada ótima para famílias, com TV,  mesa de jantar e cozinha equipada com fogão e geladeira. Endereço: Rua 1305, s/n.
  • Hotel custo-benefício na Praia do Mar Aberto | Residencial Sol Nascente: esta propriedade beira-mar possuí apartamentos com cozinha equipada, TV, frigobar e churrasqueira. Endereço: Avenida Beira Mar – 4900.

 

7. Ponta do Papagaio

ponta do papagaio sc
Ponta do Papagaio em Palhoça | Foto: Djalmo da Silva, via Wikimedia Commons.

O Balneário Ponta do Papagaio fica localizado ao norte da Enseada da Pinheira, a 4,3 km de distância do centro do vilarejo.

Trata-se de outro lugar paradisíaco, sendo uma das praias mais bonitas em Palhoça; ela conta com um mar calmo, raso e cristalino, excelente para nadar e praticas esportes aquáticos, especialmente o stand up paddle.

Uma dica da Ponta do papagaio é fazer a quase inexplorada trilha, que dá acesso a uma “praia secreta” deserta, que proporciona uma sensação de paz espetacular.

Hotéis na Ponta do Papagaio:

  • Hotel barato na Ponta do Papagaio | Pousada Maria Nicolau: situada beira-mar, ela oferece piscina ao ar livre com espreguiçadeiras, além de apartamentos com TV, sala de star e uma pequena cozinha. Endereço: Rua 600, s/n.
  • Hotel custo-benefício na Ponta do Papagaio | Pousada Águas de Papagaio: também beira-mar, esta é uma ótima dica de hospedagem, com direito a bar, um belo café da manhã, salão de jogos e confortáveis quartos com vista. Endereço: Rua 801, Ponta Papagaio.

 

8. Praia do Sonho

praia do sonho praia da pinheira
Praia do Sonho é um lugar incrível para quem busca tranquilidade | Foto: TripAdvisor.

Situada a 5 km do Centro da Enseada da Pinheira, a Praia do Sonho é uma dica imperdível nos arredores, pois trata-se de uma praia pequena e tranquila, com areia limpa e branca em uma faixa extensa, além de um belo mar calmo e cristalino.

Nela é possível também fazer um passeio de barco e desfrutar de todas as belezas da região e desembocar até mesmo em Florianópolis. Além disso, é uma praia muito boa para pescar e, claro, praticar esportes aquáticos.

Já a estrutura de restaurantes é boa no raio de 1 km, porém não há muitos quiosques na praia.

Hotéis na Praia do Sonho:

  • Hotel barato na Praia do Sonho | Pousada Casa do Sonho: esta propriedade beira-mar conta coma uma área externa agradável com churrasqueira e mesa de bilhar; aproveite ainda a piscina e o café da manhã. Endereço: Rua Tangará, 115.
  • Hotel custo-benefício na Praia do Sonho | Ilha dos Moleques: trata-se de um apartamento beira-mar, que possuí TV, mesa de trabalho e cozinha nos quartos; além de churrasqueira e estacionamento gratuito. Endereço: Rua Tocantins, 125 (2 Andar) – Praia Do Sonho.

Melhores => Praias de Santa Catarina

 

Praia da Pinheira: casas para alugar

 

Trilha Pinheira / Guarda do Embaú

Viagem para a Guarda do Embaú
Costão de pedras na trilha para a Guarda.

Sério, eu adoro ficar largado na praia tomando cerveja e comendo todas as delícias que vendem na praia…açaí, milho, sorvete, pastel. Porém, o que mais gostei de fazer quando visitei a região de Palhoça, foi a trilha entre as praias da Pinheira e Guarda do Embaú, o passeio mais famoso feito pelos turistas na região.

Com um trajeto de aproximadamente 10 quilômetros, encontrei paisagens ainda intocadas, além de conhecer a Prainha, Vale da Utopia e a Praia do Maço. Como estava hospedado na casa que recomendei logo acima, comecei a trilha na Pinheira, com acesso justamente pela Praia de Cima, bem pertinho da casa.

A trilha atravessa morros, campos abertos, mata fechada, pedras e vários trechos de areia, caminhando pela praia. O passeio é cansativo, mas como pode ver pelas fotos, o visual é sensacional.

Não deixe de levar água, protetor solar e alguns lanches, afinal são 10 km e várias praias, então recomendo se preparar para passar o dia todo, terminando o passeio já no fim da tarde ao chegar na Guarda do Embaú.

   

Ahhh, é bom levar um saco estanque para proteger sua carteira e eletrônicos, pois terá que atravessar duas vezes o Rio da Madre, ao chegar na Guarda. A travessia principal pode ser feita em barcos (dependendo do horário e época do ano), mas a outra somente a pé (na maré baixa) ou a nado.

Confira => Roteiro em Florianópolis

 

Pedra do Urubu

Trilha da Pedra do Urubu / Guarda do Embaú
Vista do alto da Pedra do Urubu.

Para quem gosta de trilhas, na Guarda é possível fazer uma que não é tão radical, mas ainda assim proporciona um vista de tirar o fôlego. A dica é subir a Pedra do Urubu, através de uma trilha que dura cerca de meia hora, e te garanto que a paisagem lá de cima compensa qualquer esforço.

Do alto, é possível ver boa parte da Baixada do Maciambú, incluindo a Praia da Pinheira, Praia da Guarda do Embaú, Ilha dos Corais, Praia da Gamboa, Siriú, Garopaba, Rio da Madre, Paulo Lopes, entre vários outros destinos turísticos de Santa Catarina.

Melhores => Trilhas em Florianópolis

 

O que comer na Praia da Pinheira?

restaurantes praia da pinheira
Frutos do mar são a especialidade dos restaurantes na Praia da Pinheira.

Assim como acontece em boa parte do litoral catarinense, os frutos do mar se destacam nos cardápios de restaurantes, bares e quiosques na Praia da Pinheira. Um bom camarão frito ou à milanesa, anchova grelhada e o tradicional filé de peixe são algumas das opções para comer na região.

Porém, na Praia da Pinheira também existem estabelecimentos que servem massas, pastéis, pizzas, carnes e até mesmo culinária árabe; basta encontrar aquele mais agrada ao seu paladar.

Para te ajudar, trago aqui quatro sugestões de restaurantes na Praia da Pinheira:

  • Restaurante do Rica: a casa é especializada em frutos do mar, tendo o camarão à milanesa como principal prato, mas conta com um cardápio variado; a casa abre diariamente, somente para o almoço. Endereço: Rua Servidao Rozalina Raulino,13 – Jd. Cambara.
  • Cozinha Da Mamma: ótima dica de buffet na Praia de Cima, também com variadas opções de frutos do mar a parte; nele, você encontra ainda boas opções de pastéis e massas no jantar. Endereço: Rua Manoel Martins, s/n – Cerqueira Cesar.
  • Ki-Massa: ótima para comer ao ar livre, trata-se de uma pastelaria e pizzaria na Praia do Meio; aproveite também para experimentar a “sequência de frutos do mar” e as massas da casa. Endereço: Rua Manoel Martins, 49, – Praia da Pinheira.
  • Dubala Lanches: para quem gosta de comida árabe a dica é esta lanchonete, que serve pratos famosos como esfihas, tabule, kibe, coalhada e káfta; ela fica na Praia de Cima.  Endereço: Rua Mil Trezentos e Oitenta e Oito, 77 – Enseada da Pinheira.

Leia também => Comidas típicas e restaurantes em Florianópolis

 

Previsão do tempo Praia da Pinheira

Fotos da Guarda do Embaú
Entardecer no Rio Madre / Guarda do Embaú.

De um modo geral, o clima em Palhoça não apresenta extremos; ou seja, o calor não é escaldante e no frio não é muito intenso. Nela é possível encontrar belos dias de sol o ano todo.

Época favorita dos turistas para frequentar o litoral catarinense, o verão na Praia da Pinheira apresenta temperaturas que variam de 22 ºC a 30 ºC; é importante ressaltar que nas primeiras semanas da estação (época de natal e réveillon) as chuvas são mais comuns na região; portanto se não quer correr este risco é melhor viajar a partir da segunda semana de janeiro.

Já no outono, os termômetros registram mínimas de 15 ºC e máximas de 27 ºC, sendo uma época muito boa para viajar, pois o clima ainda é bom e as praias estão bem mais vazias.

Durante o inverno venta bastante na região, dando uma sensação maior de frio; em julho, as temperaturas baixam até 7 ºC à noite, porém marcam cerca de 25 ºC durante o dia.

Por sua vez, na primavera elas batem entre 16 ºC e 28ºC, tendo alguns dias de chuva, especialmente na parte final da estação.

Tudo sobre => Clima em Santa Catarina

 

Praia da Pinheira em Santa Catarina

Sou apaixonado pelo litoral de Santa Catarina e vários outros destinos na região sul do Brasil. Como você pôde perceber, a Praia da Pinheira é um paraíso no estado e se destaca pela preservação de suas praias.

Trata-se do lugar ideal para aproveitar o mar e a natureza ao redor com ótima infraestrutura, mas sem o agito e o movimento costumeiro das praias de Florianópolis, por exemplo.

Após escolher em qual praia pretende se hospedar, não se esqueça de fazer a reserva com antecedência do hotel e também do aluguel de carro; assim você pode planejar seu roteiro de viagem com tudo garantido.

Para finalizar, recomendo o artigo com o guia completo de Garopaba, outra cidade litorânea que vale a pena conhecer.

E você, quais praias pretende visitar na Praia da Pinheira? Já sabe em qual pousada se hospedar? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Antonio

    Pretendo ir aí na Guarda do Embaú no fim de Janeiro e ficar uns 07 dias, tá de bom tamanho prá conhecer tudo? Um grande abraço.

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Antonio, Boa, uma semana na Guarda é suficiente sim. Pelo menos suficiente para conhecer bem kkkk, pois com certeza vai querer voltar. Não deixe de fazer essa trilha até a Pinheira, vá sem pressa, com comida e protetor solar. Na volta pegue um taxi até a Guarda! Abraços

  3. Janah Leite

    vou fazer esse caminho, depois te conto...seu blog dá dicas para lugares que já vou, que legal...gostei...essa pedra do urubu tenho que ir...adoro tirar fotos, legal todas as dicas... meu insta é @maeefilhatrips Vamos em janeiro...antes passar no praia do sono em Paraty... Bom final de ano...abraço

  4. Guilherme Tetamanti

    Boa viagem, vai adorar a trilha e a vista lá de cima!!

  5. Tábara

    Parabéns pelo site, adorei as dicas.

  6. Guilherme Tetamanti

    Obrigado :)